Me formando em Tecnologia em Sistemas para Internet, e agora?

14 respostas
C

Boa tarde, moro em Curitiba-PR!

Estou no 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, e na metade de 2013 estarei formado, porém, não sei o que fazer! Qual caminho seguir…

Meu problema: Não tenho experiência de estágio, e a maioria das empresas não aceitam pois estou quase me formando…

O que eu devo fazer?

Trabalho atualmente em outra área, tenho um salário legal para me sustentar, porém, quero migrar para área de TI, mas sem experiência, está bem complicado!

Espero me formar e vejo o que rola, largo o emprego atual e entro de cabeça em qualquer estágio só pra pegar currículo e depois saio?

To completamente perdido! E o tempo está passando… Hahahaha

Obrigado…

14 Respostas

P

Então começa a mandar CV e ir nas entrevistas. Alguém vai te chamar.

C

O problema é o seguinte!

Os estágios pagam muito pouco normalmente, então terei que mudar “drasticamente” meu padrão de vida, essa é a única opção?

Ou alguem já fez a loucura de se formar sem ter pego estágio???

R

Quase sempre, a mudança de área implica em um período de tempo em que terá que abdicar de um salário maior para ganhar experiência e conhecimento, o que é natural. A escolha, só você pode saber.

P

É melhor pegar um estagio agora do q procurar emprego depois de formado.

P

Se for estágio a grana é pouca realmente. Mas o conhecimento fica pra sempre.

Tenta CLT… Embora seja um pouco mais difícil, não é impossível.

R

no 3 ano ja era pra estar estagiando cara,fica enrolando pra tu ver.

C

Foda galera, a duvida é cruel!

D

Primeiro, estágio não é tudo. Embora haja um mito de que só se consegue emprego com estágio, isso nem sempre é verdade. Também sou de Curitiba e não que nunca tenha feito estágio na vida, mas fiz por 3 meses, ou seja, quase nada.
A primeira coisa, já pense em uma graduação. Ciência ou sistemas ou algo mais específico. A segunda coisa, comece a cria algo open ou “closed” source mesmo. Objetivo? Portfólio.
Terceiro, mande curriculos. Muitos. Peça o que acha que deve ganhar, não a média do mercado. E só cogite ser estagiário se a bolsa for boa, senão, vá de júnior mesmo.

P

http://www.ceviu.com.br/buscar/vaga/emprego-281515

H

Aproveitando seu tópico. Gostaria de saber se o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet é bem aceito no mercado. Pois sou leigo, mas estou dando meu primeiro passo estudando HTML e CSS e estou gostando. Pretendo me aprofundar mais na área de Web, e pra mim entrar em um curso mais abrangente na área de TI como SI ou Ciências da Computação seria um tiro no escuro, não sei se iria gostar. Achei um curso em tecnológico na modalidade de EAD que tem uma grade que me agrada, abrange programação e computação gráfica. Meu intuito é trabalhar como Webmaster, gostaria que opinassem sobre essas questões. segue o link http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/sistemas-para-internet/?unidade=23#sa-page-curriculo
Obrigado!

D

chocobola:
Boa tarde, moro em Curitiba-PR!

Estou no 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, e na metade de 2013 estarei formado, porém, não sei o que fazer! Qual caminho seguir…

Meu problema: Não tenho experiência de estágio, e a maioria das empresas não aceitam pois estou quase me formando…

O que eu devo fazer?

Trabalho atualmente em outra área, tenho um salário legal para me sustentar, porém, quero migrar para área de TI, mas sem experiência, está bem complicado!

Espero me formar e vejo o que rola, largo o emprego atual e entro de cabeça em qualquer estágio só pra pegar currículo e depois saio?

To completamente perdido! E o tempo está passando… Hahahaha

Obrigado…

Você tem alguma experiência com programação Java EE, Hibernate, etc. Se tiver acho que deve conseguir um estágio facilmente e logo ser efetivado e “subir” para júnior e com o tempo conseguir um bom salário.

Agora se não manja nada comece a correr atrás o mais rápido possível antes que seja tarde.

Força que você consegue!

W

Esta resposta é a mais sensata mesmo. Algumas vezes coordeno projetos e o que mais solicito é alguém com prática mesmo nestas tecnologias quando a demanda é em Web. Porém quero acrescentar que Java EE completamente não é preciso, mas saber a parte Web com algum framework RIA tipo ExtJS ou RichFace. Questão de banco de dados é fundamental saber noções de MER e ainda saber sobre linguagem SQL, sem isso, o profissional perde muito. Para ligar o mundo do MER + OO, o profissional ainda deve saber de ORM como Hibernate como bem disse o douglas_arantes, mas é preciso estar preparado para mexer com MyBatis (iBatis) e JPA também.

O Spring também é bem-vindo, apesar de não decisivo numa seleção para achar alguém capaz de produzir.

Isso são apenas as habilidades fundamentais procuradas, mas outra questão é atitude mesmo que deve ser de comprometimento. As vezes não é legal você precisar do profissional por 30 minutos depois das 18:00h para dar suporte, mas o cara diz que não pode ficar porque não pode sem nenhuma razão. Não sou a favor do trabalho fora de hora, mas é preciso comprometimento mesmo nesta área, pois ela é realmente critica e precisa de persistência.

wiliamps

I

Empresas tem um limite para contratacao de estágio, e acho que na data atual, contratam somente para quem forma depois de 2013
Depois de formado, muito menos que vao contratar estágio, sendo formado. Deve ter alguma lei referente a isso…

Como você não tem experiência, vc vai ter que encarar um salário mais baixo hoje, para subir depois, raro vc conseguir algum emprego que te pague o que vc recebe hoje, sem experiência nenhuma.
Seria bom vc estudar para certificações, e criar pequenos projetos para estudo para poder mostrar na entrevista teu conhecimento (Isso seria experiência sua, não precisa ser somente experiencia profissional)

Se vc tiver 2 certificacoes Java (OCPJP e OCPWCD), e uns 2 projetos com tecnologias diferentes, basta ter uma boa conversa com seu entrevistador e explicar a sua história, tenho certeza que muitos entenderão, e verão que conhecimento você tem.

Uma coisa eu te digo, da pra subir salário rápido (2 anos de experiência), basta fazer um bom trabalho e ter uma boa conversa

L

eu terminei a faculdade sem fazer estágio também, e depois consegui um trampo de júnior pra ganhar uns 200 reais a menos.
só assim mesmo…provável que tenha que diminuir teu padrão de vida no começo.

e se quer ganhar uma vaga de júnior sem experiência tem que provar que sabe. faz uns projetos e coloca no github. se conseguir contribuir com projetos open-source, melhor ainda.

Criado 5 de novembro de 2012
Ultima resposta 11 de nov. de 2012
Respostas 14
Participantes 11