Pretendo abrir uma software house? Dá dinheiro em SP-Capital?

99 respostas
E

Boa tarde galera,

Ainda sou estudante JAVA, tenho ai mais uns 6 meses de estudo intensivo, mas já venho me planejando com relação à aplicação desse conhecimento.
Quero abrir uma software house e prestar serviços de consultoria aos softwares que eu mesmo desenvolver…
Como sou também administrador de redes Linux LPI nível 1 e 2 estou pensando em prestar serviços como disponibilização de hospedagem e de servidores de email, etc…

Galera, vcs acham que valha a pena o risco… Hoje em SP o mercado de T.I. é bem consistente, vcs acham que posso me dar bem diretamente na capital de SP???

O que vcs indicariam???

99 Respostas

R

Se fosse na cidade onde moro, que tem +/- 250 mil habitantes, eu até diria que não valeria a pena.
Mas em uma cidade como São Paulo, que tem milhões de habitantes e deve ter milhões de micro e pequenas empresas, acho que deve ter mercado sim.

M

No meu ponto de vista, a parte dificil é achar clientes… mais dificil ainda achar bons clientes. Se você tiver bons clientes e boa mão-de-obra, não tem por que não dar certo!

E

Esse é o problema, achar gente decente pra vender os meus softwares…
Vcs que já tem mais tempo de mercado, poderiam me dizer qual seria uma área de desenvolvimento muito requisitada, por exemplo, softwares de automação comercial, software de cobrança, logistico, etc???
Ou isso é muito relativo???
Venho estudando a possibilidade de desenvolver softwares para call center, desde sistemas de SAC a cobrança… Porém, apesar desse mercado de call center estar em ascensão penso que é muito dificil chegar as empresas desse ramo…

Tenho um conhecido que trabalha desenvolvendo softwares de automação comercial e ele disse que terá trabalho por um bom tempo, mas o que eu mais vejo hoje no mercado são softwares de automação comercial…

C

Eu tb tinha esta vontade, mas não consigo ver um nicho de mercado que tenha um retorno seguro, algo q verdadeiramente valha a penha investir e se comprometer com funcionários, socios e tal. Gostaria de um feedback de quem já está no ramo de negócios em TI ou conhece alguem q sobreviva a esta saga q é empreender neste país.

A

Cara… eu acho que empreender sempre vale a pena. Claro que sua preocupação em saber se dá grana ounão é completamente válida, mas ainda assim arrisque, mesmo você “achando” que pode não dá certo… O máximo que acontecerá é não dar certo mesmo… aí você ergue a fuça e continua tentando…

É assim mesmo… Fácil não será e você até pensará em desistir, mas não faça isso. Diga a que veio e apresente seus diferenciais…

Abs []

R

IMHO, acho que o seu primeiro equívoco, em se tratando de TI é limitar o seu empreendimento a São Paulo-SP, afinal de contas, a Internet está aí e é cada vez maior o númeo de negócios que existem exclusivamente na Web. A sua solução pode resolve um problema regional, mas quem disse que outras regiões não compartilham desse mesmo problema ? O segundo ponto é que sistemas de automação comercial, sistemas de cobrança, etc. já existem aos montes e até de graça. Ou seja, é o tipo de software que já virou commodity. As empresas que eu vejo ganhando dinheiro com esse tipo de software tem pelo menos uns 15 anos de estrada, e por melhor que seja a qualidade de um produto novo, clientes fidelizados não mudam de fornecedor tão facilmente.

Enfim, empreender não é nada fácil. Mas eu acho muito melhor arriscar do que passar a vida toda como empregado, isso é fato. Um site que eu sempre gosto de visitar é que esta no meu RSS é esse aqui: www.startupi.com. Tem muita coisa legal ai, vale a pena conferir.

R

Quanto a isso não tem jeito mesmo, qualquer negócio é um investimento de risco, até barraca d’água no deserto. É claro que ele deve ser minimizado, mas ele ainda vai existir.

E

rmendes08…
Não vejo o Estado de SP como uma “limitação”, mas sim como uma “inicialização”, venho pesquisando bastante e sei até que se eu sair de SP talvez tenha mais chances do que propriamente aqui. Mas o problema não é esse, é o money, pra divulgação, quem sabe futuramente pra adquirir um espaço comercial válido e pra continuar num investimento pesado em cursos, dessa forma, continuando a se atualizar sem ter a necessidade de ficar viajando uma ou duas semanas pra SP pra fazer cursos…
Determino isso como uma situação estratégica, vamos colocar assim…
Está ai uma outra coisa que você falou:

O segundo ponto é que sistemas de automação comercial, sistemas de cobrança, etc. já existem aos montes e até de graça. Ou seja, é o tipo de software que já virou commodity. As empresas que eu vejo ganhando dinheiro com esse tipo de software tem pelo menos uns 15 anos de estrada, e por melhor que seja a qualidade de um produto novo, clientes fidelizados não mudam de fornecedor tão facilmente.

Concordo plenamente, mas ai que está uma outra dúvida minha, será que valha mais a pena disponibilizar o software gratuitamente e cobrar só a consultoria??? Isso é rentável??? Vejo muitos debates sobre softwares livres, mas será que realmente vale a pena???
Vocês conhecem empresas que sobrevivem BEM dessa forma, sem falar dos GNU’s(Red Hat, por exemplo)?!?!?!

R

Nesse caso, você poderia considerar ficar apenas com a consultoria. Já existem ERP abertos como o OpenBravo, e plataformas de BI, como o Pentaho e o JasperBI, e de repente você venderia customizações, é uma alternativa …

A

Nunca abri uma empresa, mas acho que o seu primeiro foco deveria ser no público alvo.

Qual necessidade está tentando resolver (e vender) para o cliente?

Quando você pensa, vou fazer algo de automação comercial…já sai atrasado uns 20 anos atrás dos seus concorrentes…

Acho muito importante você ter claro em mente quem serão seus potenciais clientes.
E para isso é fundamental você ter conhecimento em algum tipo de negócio.

Se você não tem um conhecimento profundo ou pelo menos uma grande idéia pra algum tipo de negócio, a coisa se complica muito pra você.

Essa é minha opinião.

C

apenas uma leve correção, na verdade o link é www.startup.com

E

AbelBueno
Bom dia, referente a isso eu estou um pouco mais tranquilo, quando disse que pretendo desenvolver sistemas para Call Center, por exemplo, foi uma área que trabalhei muito, desde operação, planejamento, supervisão, até deixar a área, a alguns meses pra atuar mais focado em T.I. o que estudo…
Particularmente vejo muitas necessidades dentro dessas empresas, mas o complicado é que essas empresas são muito “pâo-duro”, eles preferem continuar no erro ao pagar um pouco mais por um acerto. Isso é complicado, em cima disso foi o que eu falei lá no começo sobre software de cobrança, pra SAC, etc… No mercado de Call Center são necessidades constantes, mas é um público meio complicado de lidar, quem já trabalhou sabe do que estou falando…

Dai vem aquilo que eu mencionei anteriormente com o rmendes08, sobre a possibilidade de fornecer gratuitamente o software e cobrar só a consultoria, seria uma forma de ganhar esses clientes…

R

apenas uma leve correção, na verdade o link é www.startup.com

Ele quis dizer: http://startupi.com.br/

J

Se prepare p quebrar a cara…

SP não é uma cidade que as pessoas vem p/ ganhar, aqui é chegar p/ deixar aqui o que vc ganha.

R

Salve galera,

Passei do ponto de achar que vale a pena e já estou executando este projeto.

Mas para mim, a maior dificuldade tem sido esta:

• Como atrair profissionais para uma empresa nova?

Em minha visão, no desenvolvimento de um produto, vou precisar de pessoas que “se encantem” e tenham prazer em desenvolver este produto.
Para minha empresa não quero apenas “coletar” código da equipe, mas quero uma equipe que acredite que teremos sucesso juntos.

O problema é que este sucesso não é imediato, e com tantas “consultorias” grandes contratando, tem sido realmente uma epopéia conseguir formar uma equipe pequena para uma empresa nova.

Mas não desisto. Já montei o escritório, simples é claro, e continuo à busca de loucos, que queiram produzir em um ambiente simples e descontraído.

Abs,

Red

E

jjose…
Sou de SP também, respondo isso pra vc do 16º andar de um prédio na Av. Paulista, a menos de 1km da Impacta, Green Informática, 4Linux, SerSoft, dentre outros… Rodeado por milhares de escritórios com profissionais de T.I.
Imagino os riscos… Mas ainda assim estou a fim de arriscar, só preciso ter uma base de como proceder da galera aqui do fórum que é fera!!!

startup.com ou startupi.com.br

Os dois sites com conteúdos extremamente uteis… Agradeço pelos links…

Porém, gostaria de fazer mais algumas perguntas a vcs:

Referente ainda a sistemas, qual seria um preço médio de um sistema??? Sei que é muito relativo, mas questiono referente a condição de setores, por exemplo, comércio, logistico, call center, hospitalar, etc… Quem já atuou em empresas que vendem softwares e poderia dar uma base sobre essa questão??? Referente a valores de consultoria, quanto se cobra hoje por consultoria de softwares??? Levando em consideração as condições citadas acima.

Hoje, aplicações desktop ainda valem a pena investir e desenvolver???
Na empresa onde trabalho nós utilizamos Protheus 10, TOTVS, achei um software que tem praticamente tudo, menos o que vc precisa realmente… Como é o mercado para esses sistemas??? Alguém tem uma idéia???

E

RedRiver

Nesse caso surge uma outra dúvida, e as vezes até uma sugestão?!
Será que não valeria a pena investir em profissionais recem-formados em faculdades ou cursos técnicos???

E tecnicamente, claro que existe riscos em contratar pessoas com conhecimento “praticamente teórico” sobre desenvolvimento, mas até onde pode-se arriscar pra se obter um resultado???

L

ewt.melo:

Referente ainda a sistemas, qual seria um preço médio de um sistema??? Sei que é muito relativo, mas questiono referente a condição de setores, por exemplo, comércio, logistico, call center, hospitalar, etc… Quem já atuou em empresas que vendem softwares e poderia dar uma base sobre essa questão??? Referente a valores de consultoria, quanto se cobra hoje por consultoria de softwares??? Levando em consideração as condições citadas acima.

Não existe resposta pra isso… o que pode fazer é levar em conta alguns fatores como possibilidade da base instalada, se tem possibilidade de ter 5 mil “pacotes” vendidos, é diferente de pode ter 300, então depende muito por exemplo do nicho de mercado que atuaria, e claro, colocando na conta seus custos, previsão de recuperação de investimento e percentual de lucro.
Em resumo, não existe uma formula exata, a melhor é, veja quando custa seu melhor concorrente e faça um valor menor rs.

Com certeza não, a menos que tem algum esquema muito bom de nicho, como possibilidade de fechar venda com 500 empresas de tecelagem que precisam de algo específico pra elas. (exemplo bem tosco)
O modelo de SaaS é muito mais barato, mais extensível e com a popularização de cloud computing, com certeza a vida fidou muito mais fácil.

ewt.melo:

Na empresa onde trabalho nós utilizamos Protheus 10, TOTVS, achei um software que tem praticamente tudo, menos o que vc precisa realmente… Como é o mercado para esses sistemas??? Alguém tem uma idéia???

Esse mercado é bem fechado e quase impossível de adentrar sem “apadrinhagem”, ou seja, nome forte por trás ou base grande de outro software que será substituido. A própria TOTVS comprou muitas empresas e substituiu muito software até chegar onde esta hoje, e isso foi ai uma dúzia de anos e muitos milhões investidos.

Espero que de pra aproveitar algo do que falei… converse com alguém do Senai também sobre como gerencial e cuidar a vida financeira de uma empresa, isso é extremamente importante e quase sempre achamos que só uma planilhazinha vai resolver todos os nossos problemas, depois de alguns meses a coisa complica.

Boa sorte!

[]s

R

Esta tem sido a idéia.

Algo que considero importante é o “brilho no olhar”, saber que existe a chance de conseguir um recém-formado com vontade me faz ser um pouco mais compreensivo com o fator tempo.

Quero oferecer a oportunidade para os que estão entrando no mercado, e contribuir para o desenvolvimento destes profissionais. Tenho a ciência do risco desta estratégia. Sei que alguns não terão interesse, outros após acumular certa experiência preferirão seguir seu caminho.

Não posso pagar salários estratosféricos para reter talentos, mas tenho pensado em uma forma de premiação que privilegie os que se mantiverem na empresa.

Porém, nem só de júniors vive o desenvolvimento de um produto, não é? E encontrar seniors dispostos a contribuir com uma empresa/equipe pequena, com salário “não estratosférico” e ainda com “brilho no olhar”… ouch!

Mas não desisto, vou seguindo.

Abraços,

Red

E

Luiz Aguiar, agradeço pelas respostas, foram úteis e levarei comigo…

E

RedRiver…

Me desculpe até se eu estou sendo um pouco invasivo, mas no seu caso que está começando agora, quanto que vc se disponibiliza a pagar por mês para um funcionário, levando em consideração a hierarquia(Jr., Pleno e Sr.)??? Em quais plataformas vc pretende desenvolver???
E no montante geral, quanto seria uma média mensal de despesa com salários, impostos, aluguel de espaço comercial, etc…???
Quantos funcionários vc pretende contratar inicialmente???
Se puder me responder, seriam muito úteis!!!

Estava lendo agora sobre o BNDES??? Vale a pena para o mercado de desenvolvimento e consultoria de software???

Se alguém já aderiu, o que recomendaria???

Boa noite!!!

R

Estamos aqui para compartilhar…

Sintetizando um pouco meu post onde disse que: “A maior barreira é despertar o interesse de bons profissionais (experientes ou não), que tenham “brilho no olhar” e acreditem no sucesso do projeto, com remuneração não estratosférica”

Tendo isso em mente, avalie que para ter um software funcional, a ponto de você poder ir em uma empresa de médio porte, você precisará de no mínimo 2 anos.

Ou seja, você precisa ter recursos suficientes para manter uma equipe e um escritório, por 2 anos, sem obter receita nenhuma. Você precisa estar seguro disso, caso contrário, os seus recursos vão acabando, o desespero vai batendo, o seu foco vai se perdendo…e então #FAIL :roll:

Agora pegue qquer tabela de salários de TI, ou mesmo as discussões acaloradas que existem aqui no GUJ, onde dizem que muitos profissionais prostituem o mercado, e etc, e faça as contas:

Uma equipe pequena de 6 profissionais (digamos 2 juniors, 2 plenos e 2 seniors), seguindo a tabela (não a tenho em mão, portanto serão chutes para SP/Capital):

Junior - R$ 2K
Pleno - R$ 3K
Senior - R$ 4K

Você terá um custo mensal de R$ 18.000,00 (isso não CLT, e sem benefícios :shock: )

Aí você aluga uma sala comercial em um lugar muito menos badalado que a Paulista e a Berrini, e digamos que você pague R$ 1.000,00 de aluguel + R$ 300,00 de condomínio.

Já temos um custo mensal de R$ 19.300,00. Vamos arredondar para R$ 20.000,00 por mês, afinal de contas teremos que ter café, coca-cola e uma pizza vez ou outra no escritório… :wink:

R$ 20.000 x 24 meses = Projeção de R$ 480.000,00 investidos. (Fora que você ainda tem os seus compromissos pessoais)

Então você vai todo “pomposo” recrutar… mas… Seu escritório não é tão bem localizado quanto outros, e também não é tão bem decorado… e a sua empresa é nova, nunca ouviram falar…e sabe-se lá se o seu projeto vai vingar…e… :frowning:

Como fazer o “olho brilhar”?

Portanto, acho muito positivo empreender, mas analise com cautela.

Abs,

Red

E

RedRiver
Agradeço pelos dados fornecidos, já estão sendo arquivados para continuar os meus estudos e projeções desse sonho.

Porém, ainda segue uma questão no geral, a quem puder responder. BNDES vale a pena??? Alguém já fez ou conheceu alguém que fez emprestimo pelo BNDES e se deu bem??? Ou até mal, caso seja isso, compartilhe as experiências???

Grato galera.

D

O SEBRAE tem um curso muito bom para que está iniciando “Aprender a Empreender” e outros cursos.

L

ewt.melo:
RedRiver
Agradeço pelos dados fornecidos, já estão sendo arquivados para continuar os meus estudos e projeções desse sonho.

Porém, ainda segue uma questão no geral, a quem puder responder. BNDES vale a pena??? Alguém já fez ou conheceu alguém que fez emprestimo pelo BNDES e se deu bem??? Ou até mal, caso seja isso, compartilhe as experiências???

Grato galera.

O problema é a burocracia… já cheguei dar uma olhada no BNDES também, mas teria provavelmente que contratar algum escritório para fazer toda a papelada pra mim, acabei postergando.

[]s

R

Já participei de um projeto de captação de recursos por meio do BNDES para uma empresa do segmento de varejo, e posso lhe dizer que é extremamente complicado, além de despertar o interesse de muitas pessoas/bancos/consultorias em “ajudar” no processo.

E olha que nesse caso a empresa é top no seu segmento a nível Brasil e tem mais de 25 anos de história. Após 6 meses de muito trabalho montando o projeto, foi mais fácil e barato captar recursos com um banco privado.

Você pode também tentar captar recursos com “Investidores de Risco” ou “Angels Investors”, mas aí a sua idéia tem que ser muito boa, talvez pareça fácil assistindo “Rede Social”, mas ser um Zuckerberg (Facebook), um Larry Page (Google), ou um Evan Williams (Twitter), certamente não é fácil…

Abs,

Red

M

Acredito que o que mais tenha em SP é software house, seria aconselhavel pesquisar por outra localidade onde o custo para abrir sua empresa seria menor.

W

Na minha opinião, depende muito do produto a ser vendido.
Sp pode ser uma boa escolha sim, mas acredito que voce tenha dificuldade no inicio, pois como disseram logo acima, São Paulo é uma cidade imensa…
Interior ou pequenas cidades tambem não é uma escolha ruim, pelo menos não pra quem esta começando agora, assim acredito eu.

D

acho que a principio você tem que fazer brilhar os olhos dos investidores

crir um software robusto, uma boa proposta de venda, marketing e suporte, calcular bem o investimento e lucros a curto e longo prazo…

e tentar achar um investidor.

ou

desenvolver um software e distribuir gratuitamente, depois de ± 1 ano, lançar uma versão paga, e continua atualizando as duas versões, nesse meio tempo, pode cobrar suporte nas versões gratuitas, e quanto vender a primeira versão paga, começa a recrutar talentos

essas idéias propoem que você tenha um minimo de investimento, mas muito trabalho, muito mesmo.

R

douglaskd:
acho que a principio você tem que fazer brilhar os olhos dos investidores

crir um software robusto, uma boa proposta de venda, marketing e suporte, calcular bem o investimento e lucros a curto e longo prazo…

e tentar achar um investidor.

ou

desenvolver um software e distribuir gratuitamente, depois de ± 1 ano, lançar uma versão paga, e continua atualizando as duas versões, nesse meio tempo, pode cobrar suporte nas versões gratuitas, e quanto vender a primeira versão paga, começa a recrutar talentos

essas idéias propoem que você tenha um minimo de investimento, mas muito trabalho, muito mesmo.

Douglas,

Fazer os olhos dos investidores brilharem a ponto de dinheiro não ser mais o maior problema não é tarefa fácil, a não ser que você realmente tenha algo muito inovador em mãos.
O owner da thread (ewt.melo), citou ERP´s de mercado como o Protheus, ou seja não há nada de inovador no que ele está pensando… No meu projeto também… Só quero fazer o que muitos já fazem, porém da maneira mais assertiva para o meu nicho alvo; Não tenho a pretensão de ser um gênio inovador, quero apenas ser “consistente”.

Você não consegue criar um bom produto sozinho, apenas com o seu trabalho. Sem dinheiro e sem gente, a coisa não flui. A não ser que consiga reunir alguns amigos determinados em uma garagem por 1 ano, você com uma empresa nova, uma idéia na cabeça, e pouca grana, fatalmente terá dificuldades em fazer “o olho brilhar” na hora de recrutar pessoas.

Abs,

Red

E

Fala galera,

Demorei pra responder, mas alguns motivos pessoais não deixaram… Porém, dando continuidade a conversa, fiz uma breve pesquisa com base nas informações fornecida aqui no forum e cheguei a algumas conclusões.

Se possível, baixem o arquivo que eu vou disponibilizar aqui e opinem… É do Microsoft Office 2007

http://www.4shared.com/file/wjg3uin9/Planejamento_Estratgico.html

E

Me digam o que vcs acham dos valores mostrados???
Os salários são justos???
A projeção que eu fiz é válida??? Apesar da relatividade da informação.
Só não coloquei os impostos, mas pesquisei por tal, para ter uma idéia.

Ai está um desejo de apresentar esse trabalho ao BNDES, realmente vejo que será a melhor saída pra encurtar a abertura dessa empresa.

V

Dei uma olhada no seu plano.

1. Pra que duas impressoras? Uma já é mais que suficiente.

2. Quantos funcionários você teria? Deu a entender que seria um junior, um pleno e um sênior. Para o pleno e sênior em São Paulo-SP o salário está bem baixo.

3. Vender ERP por unidade? Apenas chover no molhado.

4. Desenvolver um ERP em um mês? Só em sonho.

Não acho a sua ideia viaável.

R

Uma coisa que sei quando se abre um negócio é que as despesas são 100% certas todo mês, mas o lucro planejado não. Então tome muito cuidado quando achar que tendo 16000 de despesas, terá certo os mesmos 16000 de receitas nestes primeiros meses.
Os primeiros meses são os mais difíceis e a maioria das micro empresas quebram no fim do primeiro ano. Então talvez devesse rever essas suas despesas nesse primeiro ano. Talvez conseguir alguém que pudesse entrar como sócio com você seria algo interessante.

E

victorwss

É que serão lugares diferentes, num lugar ficará o pessoal do desenvolvimento. No outro ficará o vendedor(a), minha esposa, responsável pelo RH e eu, que farei esse intercâmbio. Estive consultando imóveis comerciais no Centro, Balém e até Paulista no site http://www.imovelweb.com.br e são perfeitamente viáveis nesses valores com dois ambientes…

Sim, seria um desenvolvedor em cada nível. Pesquisei conforme o site http://www.apinfo.com.br/ e lá tras uma tabela de média de valores para profissionais de T.I.
Analista Pogramador JAVA CLT, que será a forma de contratação o salário é: R$ 3.677 +/-, só o Sr. eu planejo pagar R$ 4530,00.
Claro que nisto engloba o fato de ser uma empresa nova, que está investindo e tals…

Bom, aqui eu não entendi muito bem, por favor, poderia me explicar??? Outra dúvida, o que acharia melhor na sua opinião em termos de investimento poara colher lucros depois???

Não será um mês, será 6 meses para desenvolvimento, sem lucro algum e depois mais 18 meses para colocar o vendedor pra trabalhar e vender muito software… O que eu deduzi seria uma venda de 10 softwares por mês e fechar 10 contratos de consultoria.
Uma média de 180 contratos de software e 180 contratos de consultoria…
Acho que não é nenhum sonho impossível…
Agradeço a opinião, mas onde exatamente vc acreditaria que posso melhorar esse planejamento???
Um abraço ictorwss!!!

romarcio
Realmente, tenho isso em mente, é complicado pensar que tudo será lucros, tenho ciência da possibilidade de falha e para isso eu montei esse planejamento com R$ 400 Mil, tendo como base o que foi passado pelo RodRiver anteriormente, dessa forma eu posso ter dois anos sem lucro algum até realmente quebrar… Porém, nisso vem a questão do fornecimento do produto, vcs que tem mais experiência, em 2 anos nas empresas que vcs trabalham, já venderam 180 softwares???

Uma coisa que até acho banal, e muitos podem achar banal também é a questão da decoração, mas segui um conselho da minha prima que é arquiteta e designer de interiores, ela disse que a uns 6 meses atras ela fechou com uma empresa de T.I. e auxiliou na decoração do escritório, no posicionamento dos móvis, querendo ou não, vejo que isso faz toda a difernça na hora de mostrar o seu ambiente de trabalho ao cliente, portanto, o banal se torna útil e eu estou disposto a deixar os meus potenciais clientes com a melhor das impressões possível!!!

Mas, digam-me, nisso o que vcs acham que deve melhorar???
Não pensei exatamente em softwares ERP, mas ainda é uma possibilidade, porém, na questão do planejamento, 6 meses vcs acham um período curto pra desenvolver um software??? Particularmente eu “acho” que não… Porém, achar não é “certeza” né… rsrsrs

Um abraço galera!!!

E

Outra coisa que pretendo disponibilizar aos meus clientes é a questão dos servidores. Sou adm. de redes Linux, subo servidores de email, ftp, php, proxy, dns, dentre outros, tenho um conhecimento intermediário pra avançado em segurança em redes e acredito que posso disponibilizar esse serviço no qual eu mesmo posso executar, sem despesa alguma… Afinal o conhecimento eu já tenho e já recuperei o dinheiro investido nesse curso!!!
Ou seja, nesse ponto, será apenas lucros, o cliente que eu fechar não me trará despesa alguma com funcionários, serviços contratados de terceiros, etc…

R

Outra coisa que você precisar levar em consideração nesse planejamento é a questão dos impostos.
Para toda sua receita, vc terá que pagar impostos, aumentando seus gastos.

Outro fator importante é a questão dos salários. Se paga alto para ter um funcionário, bem mais do que o salário dele.
Da uma olhada aqui http://www.clubedohardware.com.br/artigos/256 e vc pode tirar uma idéia aproximada destes custos.

Veja bem, não quero te desanimar em momento algum. Mas como vc criou um planejamento de custos, estou tentando de mostrar alguns contras que as vezes são esquecidos para quem nunca teve uma empresa.

E

romarcio
Agradeço muito pela ajuda…
Em momento algum vc está me desanimando, realmente preciso ter uma idéia e já estou pensando em fazer curso no SEBRAE para ter noções maiores sobre a parte burocrática da empresa!!!

Referente aos links que vc me forneceu, vou começar a trabalhar em cima deles amanhã, no trabalho. Vou refazer todo o planejamento, com base nessas informações, de novo.

Referente aos impostos eu não coloquei de imediato por não ter conhecimento algum sobre o assunto, minha esposa é quem estuda essa área e ela cuidará dessa parte…

Agradeço pelo auxílio de todos, com certeza novas dúvidas surgiram e amanhã eu volto para questionar vcs!!!

Um abraço a todos e boa noite!!!

R

Salve galera,

ewt, olhei seu planejamento, e quero compartilhar a minha opinião.

Considere, pelo menos, 2 cenários, um otimista e um pessimista, em minha visão o seu planejamento está otimista demais.

Desenvolver uma aplicação em 6 meses? Pouco tempo para um bom produto… A idéia de ter um produto “vendável” em 6 meses, apenas com features principais é perigosa. Tenha certeza que a cada cliente novo que passar a usar o seu sistema, novas demandas virão.

Captar 10 novos clientes por mês? Tarefa bem difícil. Software exige uma venda “consultiva”. Levando em conta que o primeiro passo da venda compreende a prospecção do cliente, que neste caso, já tem um produto semelhante ao seu, prepare-se para bater em muitas e muitas portas.

Usar suas skills de admin para balancear o fluxo de caixa é uma boa, porém, é necessário perceber que dependendo do publico alvo que você escolher (pelo que eu entendi empresas dispostas a pagar aproximadamente R$ 1.600,00 de licenciamento/mês), muitos destes serviços são irrelevantes.

Vamos seguindo.

Abs,

Red

M

Você quer dicas de empreendedorismo ou recrutar programadores? Se for o primeiro acho que veio no lugar errado.

E

marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???

L

ewt.melo:
marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???

Não liga não, de vez em quando aparece uns assim.

L

Cara se já esta pensando assim desista da ideia… pq vc vai quebrar… software não é um produto que se vende em uma caixinha… um erp depende muito do erp leva muito mais de 6 meses… e erp não é brincadeira… software não e uma mercadoria de caixinha. Se vc ja tem um erp pronto e é só customizar é outra coisa. a coisa é vc desenvolver um software para um cliente X e depois que este estiver bem encaminhado adapta-lo para o Y e Z… pois isto de fazer um software geral e vender pra td mundo é fria…
a menos que tenha uma ideia realmente inovadora. Que não exista no mercado… minha ideia: é primeiro tenha seus clientes depois procure desenvolver soluções que eles necessitam e cobrar por hora de desenvolvimento, quando a solução estiver realmente resolvendo os problemas de seu cliente procure mais clientes que necessitem da mesma solução e vá incrementando e adaptando e expandindo e customizando estas soluções para outros clientes… dai sim pode se obter lucro,
mas isto não vai levar meses e sim anos…
e em 6 meses vc não faz quase nada. Muito menos um ERP.

L

Vender 10 cópia de ERP por mês, de um software que não é conhecido num mercado com grandes nomes e muitos outros menores aos montes não é trabalho fácil viu, tenha ciência também que pode demorar alguns meses (talvez maid de um ano) pra conseguir isso.

[]s

M

ewt.melo:
marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???

Porque este é um forum de java, e não de empreendedorismo?

O que estou querendo dizer é se quer investir 6 meses em um negócio no escuro, que pelo menos procure se informar com gente especializada na área, ao invés de um monte de programadores.

M

Luiz Aguiar:
Vender 10 cópia de ERP por mês, de um software que não é conhecido num mercado com grandes nomes e muitos outros menores aos montes não é trabalho fácil viu, tenha ciência também que pode demorar alguns meses (talvez maid de um ano) pra conseguir isso.

[]s

Exatamente.

Para vender para empresas vai precisar NO MÍNIMO:

• presença de mercado anterior na área em que irá fornecer o produto.
  • uma equipe de vendas dedicada para cada cliente conquistado
R

Bem, abri minha empresa(http://www.yaw.com.br) há pouco mais de um ano e estou MUITO satisfeito com o resultado. Devia ter feito isso antes.

Alguns pontos que aprendi e que talvez lhe sejam úteis:

-Não contrate. Primeiro tenha trabalho/projetos fechados antes de contratar alguém.

-Lucros estimados/vendas estimadas são bonitas e muito legais pra se sonhar em casa, de noite, imaginando sua empresa multimilionária. De resto, o que importa é dinheiro entrando e fluxo de caixa.

-Ainda há MUITO mercado para consultoria, mas eu particularmente prefiro me concentrar em criar produtos e vender para nichos específicos.

-Se você quer ter um gasto mensal de 20mil, então tenha no mínimo 12x20 mil para bancar a empresa sem esperar lucro.

-Invista em áreas novas, como Cloud computing, SEO, etc. Se quer ‘inovar’ em ERP, está algumas décadas atrasado. Por exemplo a maior migração de Google Apps do mundo, nós é que somos um dos responsáveis: http://www.youtube.com/watch?v=G1aqbzwjb9w

Empreender é muito bom, mas dá muita dor de cabeça e a única coisa que você tem são incertezas. Então não faça tanto planos nem planejamento, que no final não acabam servindo pra nada mesmo.

L

Rafael Nunes:
Bem, abri minha empresa(http://www.yaw.com.br) há pouco mais de um ano e estou MUITO satisfeito com o resultado. Devia ter feito isso antes.

Alguns pontos que aprendi e que talvez lhe sejam úteis:

-Não contrate. Primeiro tenha trabalho/projetos fechados antes de contratar alguém.

-Lucros estimados/vendas estimadas são bonitas e muito legais pra se sonhar em casa, de noite, imaginando sua empresa multimilionária. De resto, o que importa é dinheiro entrando e fluxo de caixa.

-Ainda há MUITO mercado para consultoria, mas eu particularmente prefiro me concentrar em criar produtos e vender para nichos específicos.

-Se você quer ter um gasto mensal de 20mil, então tenha no mínimo 12x20 mil para bancar a empresa sem esperar lucro.

-Invista em áreas novas, como Cloud computing, SEO, etc. Se quer ‘inovar’ em ERP, está algumas décadas atrasado. Por exemplo a maior migração de Google Apps do mundo, nós é que somos um dos responsáveis: http://www.youtube.com/watch?v=G1aqbzwjb9w

Empreender é muito bom, mas dá muita dor de cabeça e a única coisa que você tem são incertezas. Então não faça tanto planos nem planejamento, que no final não acabam servindo pra nada mesmo.

Assino embaixo!

[]s

T

Humm, colocacao interessante. Até que de certa forma concordo. Mas Rafael, o Sebrae vive afirmando que a maior causa do falecimento de empresas é a falta de planejamento. Você poderia falar mais sobre esta sua colocação?

E

Lucas Emanuel
Imagino… rsrsrs… Mais realmente eu não entendi oq ele disse… Mas… Deixa pra lá!!!

luistiagos
Mas quem disse em software ERP??? Eu ainda não pensei se desenvolverei um software, se eu apenas farei a customização de algum já existente, ou se prestarei apenas consultoria…
A idéia que eu levo nesse material é mais puxada pro lado do planejamento e dos gastos de um escritório de T.I. a projeção de lucros é apenas uma idéia SE eu trabalhar com o desenvolvimento e com a consultoria juntos… O que é o mais provável, ainda acrescento a parte de administração de servidores.
Eu sei que um software ERP não se faz em pouco tempo, eu pretendo encaminhar alguns projetos de desenvolvimento de software dentro de 3 a 4 meses, visando uma inicialização de minha parte, dentro do meu quarto, depois quando eu colocar essa empresa pra andar, pode acontecer dos desenvolvedores já pegarem esse sistema encaminhado, com uma parte do software desenvolvido. Facilitando e muito no desenvolvimento e literalmente, ganhando tempo!!!
Pra quem leu o meu primeiro post saberá do que estou falando, a execução desse planejamento não é para agora, mais sim, para daqui, no mínimo, 8 ou 9 meses… Creio que planejar agora com a ajuda de profissionais que atuam na área auxilia e muito.

Luiz Aguiar
Tenho isso em mente, imaginei que 10 softwares e 10 contratos de consultoria por mês seria uma dedução pessimista, estou refazendo esse planejamento e apresentarei novamente a vcs, gostaria muito da opinião de todos e que, até a quem interessar, podem ter como idéia para alavancar seus projetos…

R

Humm, colocacao interessante. Até que de certa forma concordo. Mas Rafael, o Sebrae vive afirmando que a maior causa do falecimento de empresas é a falta de planejamento. Você poderia falar mais sobre esta sua colocação?

Em minha opinião o planejamento é essencial, até o ponto que ele não atrapalhe a execução.

“Feito é melhor do que perfeito”

Abs,

Red

M

Como quer saber se da dinheiro se não sabe nem o modelo de negócio?

R

Aí vai depender da definição de ‘Planejamento’, para mim(nós aqui da YaW).
Nosso planejamento é:
O que faremos no próximo trimestre?
-Nossos planos nunca são na maioria dos casos maior do que isto.

O que precisamos para chegar lá?
-Se vamos desenvolver um produto, qual tecnologia aprender, se vamos fazer um projeto de consultoria se precisamos de mão de obra ou não, etc.

O que falta?
Idem ao anterior, independente do que faremos, o que tá faltando? Mão de obra, conhecimento, material, computadores, video-game, cerveja na geladeira?

Qual zica é óbvia que pode dar no caminho?
-No projeto/produto tem algum problema que a probabilidade de acontecer é muito grande? Se sim, repensamos ou seguimos em frente. Se o problema não for óbvio, então não existe. Só vamos nos preocupar com problemas quando efetivamente temos um.

Pra mim essa coisa de plano de negócio, planejamento a longo prazo e crescimento esperado para os próximos 3/5/100 anos, lucro planejado e quantidade de vendas. É pura masturbação mental. Como disse, o que importa no final, é quanto dinheiro você tem em caixa, e quão positivo está seu fluxo de caixa. Que é isso que sustenta e dá fôlego pra sua empresa.

E

Rafael Nunes
Isso me dá uma outra visão da situação… Na minha cabeça eu pretendia abrir a empresa, desenvolver o software e depois correr atrás dos clientes!!!
Vi alguns comentários na net dessa forma e assim segui. Vou analisar plenamente suas colocações. Muito obrigado!!!

marcosvinicius.rj

Porque este é um forum de java, e não de empreendedorismo?

O que estou querendo dizer é se quer investir 6 meses em um negócio no escuro, que pelo menos procure se informar com gente especializada na área, ao invés de um monte de programadores.

Eu parto do principio que estou tirando as minhas dúvidas com profissionais de T.I., não programadores dos antigos CPD’s…
Pelo menos hoje não se contrata mais programadores que não conheça regras de negócio, mercado, etc…
Pelo menos eu entendo dessa forma?!?!?!

Me desculpe, mas se eu, ou qualquer um que pense em abrir uma empresa pensasse dessa forma, o planejamento nunca sairia do papel e só empresas como SAP, TOTVS, ATLYS, ORACLE, etc… conseguiria se sobressair no mercado, seria um mercado de monopólio total!!!
Não concordo com isso e acho que a galera também não irá concordar…

Concordo que, empresas de T.I. já em atividade terão vantagem, por já terem credibilidade, mas o que vc diz é tornar um sonho de empresa em “impossível”… Não concordo!!!

Torno a dizer o que disse no paragrafo seguinte…
A idéia que eu levo nesse material é mais puxada pro lado do planejamento e dos gastos de um escritório de T.I. a projeção de lucros é apenas uma idéia SE eu trabalhar com o desenvolvimento e com a consultoria juntos… O que é o mais provável, ainda acrescento a parte de administração de servidores.

T

Muito boas as suas colocacoes, curti!

R

Aí vai depender da definição de ‘Planejamento’, para mim(nós aqui da YaW).
Nosso planejamento é:
O que faremos no próximo trimestre?
-Nossos planos nunca são na maioria dos casos maior do que isto.

O que precisamos para chegar lá?
-Se vamos desenvolver um produto, qual tecnologia aprender, se vamos fazer um projeto de consultoria se precisamos de mão de obra ou não, etc.

O que falta?
Idem ao anterior, independente do que faremos, o que tá faltando? Mão de obra, conhecimento, material, computadores, video-game, cerveja na geladeira?

Qual zica é óbvia que pode dar no caminho?
-No projeto/produto tem algum problema que a probabilidade de acontecer é muito grande? Se sim, repensamos ou seguimos em frente. Se o problema não for óbvio, então não existe. Só vamos nos preocupar com problemas quando efetivamente temos um.

Pra mim essa coisa de plano de negócio, planejamento a longo prazo e crescimento esperado para os próximos 3/5/100 anos, lucro planejado e quantidade de vendas. É pura masturbação mental. Como disse, o que importa no final, é quanto dinheiro você tem em caixa, e quão positivo está seu fluxo de caixa. Que é isso que sustenta e dá fôlego pra sua empresa.

Rafael,

Concordo com suas considerações, porém, na perspectiva de uma empresa de TI que atue no segmento de inovação. Pois, quando surge a oportunidade, qualquer tempo a mais no planejamento pode ser a diferença entre conseguir a oportunidade ou perder o timming.

Agora nos setores tradicionais, mais especificamente no Core Business das empresas, onde um ERP “sempre” :?: “será” necessário, não há possibilidade de se manter uma perspectiva tão curta de planejamento. Algumas vezes, apenas para se planejar o “Go Live” para uma solução complexa de ERP leva-se um trimestre.

Gostei de ler um feedback de um empreendedor que também é programador. :smiley:

Abs,

Red

M

ewt.melo:

marcosvinicius.rj

Me desculpe, mas se eu, ou qualquer um que pense em abrir uma empresa pensasse dessa forma, o planejamento nunca sairia do papel e só empresas como SAP, TOTVS, ATLYS, ORACLE, etc… conseguiria se sobressair no mercado, seria um mercado de monopólio total!!!
Não concordo com isso e acho que a galera também não irá concordar…

Nesse caso não seria monopólio, mas tetrapólio. :lol:

Mas falando sério, não tem nada a ver com monopólio. Neste caso é o cliente que opta por comprar de empresas com referências no mercado.

Lamento por jogar água no seu chopp amigo, mas sem presença de mercado e sem produto, acho que só com uma indicação de alguém forte na empresa.

E

Rafael Nunes…
Na abertura da sua empresa, quanto vc gastou levando em consideração o investimento inicial, localidade, computadores, instalações???
Quantos funcionários vc contratou???

R

ewt.melo:
Rafael Nunes
Isso me dá uma outra visão da situação… Na minha cabeça eu pretendia abrir a empresa, desenvolver o software e depois correr atrás dos clientes!!!

Isso é uma possibilidade se você estiver pensando em criar um produto.
Mas não espere ter um ERP completo para vender. Desenvolva um módulo, tipo algo simples como um ‘Controle de Fluxo de Caixa’, e ponha pra vender, dê a cara a tapa e colha feedback dos clientes. E o restante vai desenvolvendo aos poucos ou conforme o feedback dos clientes(esse é todo planejamento que vocẽ precisa, feedback do seu cliente).

Eu discordo.
Primeiro com o conceito de ERP, não vejo muito sentido e nem vejo ganhos. Mas isso é assunto pra outro tópico.
E principalmente, se você não tem um produto pronto, ficar planejando durante 3 meses, vai te consumir recursos e tempo que numa startup são bens preciosíssimos.
A não ser que vocẽ tenha recebido investimento de algum VC/Angel e está com alguns milhões para gastar. Neste caso o investidor vai te cobrar o planejamento, relatórios, lucros esperados e etc. E neste caso também eu prefiro que minha empresa caminhe com as próprias pernas do que receber investimento externo.

Começamos este mês aqui desenvolver exatamente isso, só que para um nicho em específico. E estamos desenvolvendo nesta premissa de entregar pequenos módulos aos poucos, e vendêlos conforme vamos contruindo. Se der errado, a gente não dedicou muito tempo nisso e dá tempo de mudar o rumo. Pois depois de um ou mais anos de desenvolvimento se a coisa dá errado, é MUITO tempo e dinheiro jogado fora.

E no final, de verdade, eu acredito que sua empresa funciona conforme você pensa. Se você acredita em planejamento, sua empresa só vai dar certo se vocẽ se planejar e etc. Se vocẽ, como eu, acredita que ‘Control is illusion’, planejamentos longos nunca vão funcionar na sua empresa, pois é assim que vejo a vida.

R

ewt.melo:
Rafael Nunes…
Na abertura da sua empresa, quanto vc gastou levando em consideração o investimento inicial, localidade, computadores, instalações???
Quantos funcionários vc contratou???

Não sei se sabem mas somos uma unidade da Globalcode, somos instrutores lá desde 2006.
Então inicialmente além de desenvolvimento e consultoria, começamos com treinamentos.

O investimento não foi muito baixo devido aos Notebooks que compramos para os alunos.
Funcionários começamos com 1(a secretária) e todo o resto(programação, aulas, administração, vendas) eu e meu sócio que fizemos. E hoje temos 2(mais um programador que contratamos para nos ajudar em nossos produtos). Então ao todo hoje somos 4(3 programadores e uma secretária).

Tenho muito receio de contratar, só mesmo quando é a última alternativa possível, e quando eu e meu sócio vemos que não vamos dar conta de nós mesmos fazer(após tentar, claro).
Mas se necessário, QUANDO surgir um projeto que precise de mais gente, ai pensaremos em contratar.

E

Rafael Nunes

Desta forma, gostaria de fazer mais algumas perguntas.
Que tipo de software vcs desenvolvem???
E qual a média de tempo que vcs demoram pra desenvolver e implantar os sistemas???
Levando em consideração o seu segmento de desenvolvimento e o seu pessoal???

E

marcosvinicius.rj

Brincadeiras e sarcasmos a parte, sua concepção é dotada de muito pessimismo, não trouxe nada de útil a conversa, pelo menos pra mim.

Segue o que eu disse anteriormente, se fosse assim, nenhuma empresa nova daria certo, e o que vemos hoje em dia são várias empresas de T.I. surgindo no mercado e nenhuma delas tem uma IBM apadrinhando o trabalho deles!!!

Exemplos de empresas como a do Rafael Nunes ou do RedRiver também, teriam quebrado antes do primeiro ano, mas o que vemos é o contrário.

R

ewt.melo:
Rafael
Que tipo de software vcs desenvolvem???
E qual a média de tempo que vcs demoram pra desenvolver e implantar os sistemas???
Levando em consideração o seu segmento de desenvolvimento e o seu pessoal???

Depende, depende e depente.
Respectivamente.

Projetos de consultorias não tem uma média, depende muito do projeto, da tecnologia, do cliente. Háprojetos de 1 mês, e projetos de 2 anos. E por enquanto não nos podemos dar ao luxo de ‘escolher’ qual projetos fazer. Quer dizer, sóa s vezes…rs
Nossos produtos não estipulamos ‘prazo’, quando algo satisfatório está pronto, irá para o ar.

R

Eu vejo que tudo depende do segmento que você quer atuar. Trabalhar com SEO, Cloud, SaaS, ou whatever; Geralmente serão aplicações mais específicas, e não soluções complexas de gestão.

O varejo e a indústria, irão sempre necessitar de uma solução para o Core Business. Eu não visualizo, neste momento, empresas médias, com a necessidade de utilizar um WMS que seja SaaS, tampouco uma Gestão Contábil ou rotinas de PPCP.

Agora uma administração de contratos e prospects, já se encaixa muito bem no modelo SaaS, basta ver o sucesso do salesforce.

Concordo contigo que o investimento em tempo é maior, na dificuldade de se fazer “turn over” caso necessário, e no risco. Mas mercado haverá.

Hoje a maioria das médias empresas, investem em “manutenção mensal” de software de gestão a média de R$ 60.000,00/ano. Eu conheço um “punhado” delas que investem pelo menos 3x este valor por ano, isso sem falar no licenciamento inicial.

Neste segmento, você não consegue fazer um “Controle de Fluxo de Caixa” e colocar em produção, o esforço para integrar o novo produto com o legado acabaria inviabilizando.

A troca de experiências está ótima, vamos seguindo.

Abs,

Red

R

Esse é um dos projetos que estamos fazendo para um cliente. Um WMS/TMS como um SaaS.
E estamos fazendo por módulos, e como tinhamos isso em mente desde o início, já desenhamos a app para ser modular/desacoplada. Então acoplar outros módulos, é tudo bem mais simples.

M

ewt.melo:
marcosvinicius.rj

Brincadeiras e sarcasmos a parte, sua concepção é dotada de muito pessimismo, não trouxe nada de útil a conversa, pelo menos pra mim.

Segue o que eu disse anteriormente, se fosse assim, nenhuma empresa nova daria certo, e o que vemos hoje em dia são várias empresas de T.I. surgindo no mercado e nenhuma delas tem uma IBM apadrinhando o trabalho deles!!!

Exemplos de empresas como a do Rafael Nunes ou do RedRiver também, teriam quebrado antes do primeiro ano, mas o que vemos é o contrário.

O Rafael Nunes não disse que é unidade da globalcode? Então pronto ele tem uma referencia. Empresas não tem padrinhos, mas elas fazem parcerias.

E quanto ao seu comentário direcionado a mim, porque eu ligaria o que vc pensa ou acha?

R

Rafael Nunes:
RedRiver:

O varejo e a indústria, irão sempre necessitar de uma solução para o Core Business. Eu não visualizo, neste momento, empresas médias, com a necessidade de utilizar um WMS que seja SaaS, tampouco uma Gestão Contábil ou rotinas de PPCP.

Esse é um dos projetos que estamos fazendo para um cliente. Um WMS/TMS como um SaaS.
E estamos fazendo por módulos, e como tinhamos isso em mente desde o início, já desenhamos a app para ser modular/desacoplada. Então acoplar outros módulos, é tudo bem mais simples.

Legal saber disso, mas qual o benefício que levou à escolha de uma aplicação WMS/TMS em SaaS?

É SaaS realmente ou é uma aplicação que “apenas” estará hospedada na nuvem?

Uma solução modular/desacoplada também deverá lidar com o legado, portanto, ainda será necessário interface entre os aplicativos (seja da forma que for: webservices, jndi, edi, whatever…)

O cliente continuará com a necessidade de emitir Ct-e, Nf-e, Gestão Financeira, etc… seja pela sua aplicação ou por outra.

Abs,

Red

R

marcosvinicius.rj:
ewt.melo:
marcosvinicius.rj

O Rafael Nunes não disse que é unidade da globalcode? Então pronto ele tem uma referencia. Empresas não tem padrinhos, mas elas fazem parcerias.

E quanto ao seu comentário direcionado a mim, porque eu ligaria o que vc pensa ou acha?

Calma senhores…

Vamos manter o tópico construtivo para todos. :wink:

Abs,

Red

E

marcosvinicius.rj

Olha, sinceramente, pessoas como o Rafael Nunes, RedRiver, Luiz Aguiar, mostram os prós e contras ao se abrir uma empresa, eu sei que não é facil, sei que não é barato, porém, preciso de noções que pessoas que atuam na área e que possuem suas próprias empresas podem passar, agradeço o pessoal que eu citei anteriormente, são esses exemplos citados aqui, apresentar sugestões, informações e críticas que são cabíveis e construtivas a qualquer profissional são válidas.

Porém, vc chegou aqui questionando que aqui não era o lugar certo pra se fazer esse tipo de pergunta, quando se entra no menu de tópicos, se encontra essa descrição: "Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. " e em seguida não mostrou nenhum argumento pra que a sua opinião fosse levada a sério. Se vc acha que uma postura, um pensamento está errado, cabe a vc mostrar o pq disso, não vir aqui e literalmente bagunçar a conversa.

Infelizmente, não posso proibir vc de participar da conversa, mas saiba q até o momento q vc não mostrar assunto vou desprezar suas respostas!!!

E

Alguém recomenda uma boa escola para se aprender sobre Cloud Computing em SP/Capital???
Após os dialogos entre RedRiver e Rafael Nunes, venho pesquisando sobre o assunto e após eu concluir tudo o que preciso sobre JAVA pretendo estudar essas tecnologias…

Agradeço prontamente a ajuda de vocês todos, o pensamento que era bem limitado sobre o assunto vem expandindo e novas possiblidades vem sendo traçadas!!!

Uma pergunta a vcs. O que vcs acham do SilverLight da Microsoft???

R

RedRiver:

Legal saber disso, mas qual o benefício que levou à escolha de uma aplicação WMS/TMS em SaaS?
É SaaS realmente ou é uma aplicação que “apenas” estará hospedada na nuvem?

Benefícios:
Não precisar instalar e principalmente manter em cada cliente, escalabilidade com a chegada de novos clientes, e não cobrar pela ‘manutenção’ do software e sim pela utilização já que a app é uma só.

Globalcode
YaW
:smiley:

E

Rafael Nunes
Saberia me dizer uma média de preços dos cursos de Academia Web e Academia Enterprise na Globalcode??? Como eu trabalho na Paulista e moro na zl acredito que seria a melhor opção pra mim, daqui do trabalho eu posso ir andando pra escola!!!

L

A maior dificuldade é sem duvida encontrar clientes… pois como já disse um software de caixinha tem grandes chances de não dar certo, e pra conseguir um mero cliente para desenvolver uma solução e atingir ninchos de mercado é muito tenso.

R

Então… volto a mencionar a questão de cliente target. No “meu” modelo de negócio, o objetivo é atender empresas que possuam departamento de TI. Fazer deploy da aplicação, não faz parte do meu escopo, no entanto, a consultoria para ajudar o cliente a escalar o ambiente “dele”, já que ele abriu 10 novas unidades de negócio, por exemplo, é um serviço de minha competência.

Aqui acredito ser mais uma questão “semântica”, já que no meu caso cobrar a “manutenção” é cobrar pela “utilização” do sistema, o “aluguel” do software, a “licença” de uso mensal…whatever

Em um SaaS de WMS/TMS seria interessante ver os pacotes de “serviço”:

Plano “SmallWMS”: 1 Armazém, 50 Locais de armazenagem, 300 transações cross-docking, 5 veículos, 100 roteirizações por mês; :smiley:

Abs,

Red

M

ewt.melo:
marcosvinicius.rj

Olha, sinceramente, pessoas como o Rafael Nunes, RedRiver, Luiz Aguiar, mostram os prós e contras ao se abrir uma empresa, eu sei que não é facil, sei que não é barato, porém, preciso de noções que pessoas que atuam na área e que possuem suas próprias empresas podem passar, agradeço o pessoal que eu citei anteriormente, são esses exemplos citados aqui, apresentar sugestões, informações e críticas que são cabíveis e construtivas a qualquer profissional são válidas.

Porém, vc chegou aqui questionando que aqui não era o lugar certo pra se fazer esse tipo de pergunta, quando se entra no menu de tópicos, se encontra essa descrição: "Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. " e em seguida não mostrou nenhum argumento pra que a sua opinião fosse levada a sério. Se vc acha que uma postura, um pensamento está errado, cabe a vc mostrar o pq disso, não vir aqui e literalmente bagunçar a conversa.

Infelizmente, não posso proibir vc de participar da conversa, mas saiba q até o momento q vc não mostrar assunto vou desprezar suas respostas!!!

Minha sugestão continua valendo, quem quer abrir empresa precisa de ajuda profissional e não de um fórum de programação, principalmente alguém despreparado como vc.

R

Eu abri a minha sem contar com nenhuma ajuda ‘profissional’.
Tudo que precisei aprendi na internet(GUJ, Twitter, Fóruns, etc).
De resto, foi só a grana inicial de investimento e meter as caras no mercado.

E

Quando se fala em “ajuda profissional” fala-se talvez em pessoas que prestam consultorias para novos empresários?

Entendo essas pessoas como um psicologo que opinam sobre a vida dos outros, mas sem saber exatamente como aquilo aconteceu e os métodos usados para que algo melhore.

Perguntei no GUJ, pois as pessoas aqui atuam e exercitam esse conhecimento de mercado DIARIAMENTE, com certeza muito melhor do que se eu fosse perguntar a uma pessoa de fora que muitas vezes passem instruções genéricas para seus clientes.

Torno a dizer, o pessoal aqui vem apresentando conteúdos super interessantes para uma abertura de empresa, quem acompanhar a conversa do começo saberá do que falo, mas… opiniões destrutivas eu descarto…
Shift+Delete

Quanto ao despreparo, uma pessoa nasce sem saber andar, sem saber falar, sem saber o que é uma mesa, uma cadeira ou uma cama, sem saber que abelhas picam ou que cachorros mordem, mas elas aprendem no decorrer de sua vida… Estou aprendendo, conhecendo um lado do mercado que EU NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA, mas estou tranquilo e confiante de que vou abrir o meu negócio e vou rasgar meus holerites trabalhar sem prestar explicações a ninguém e fazer o que eu gosto que é programar.

Meu cunhado tem 4 lojas de informática em SP, não precisou de “ajuda profissional” para abri-las, meu padrinho presta consultoria em segurança do trabalho, também não precisou de “ajuda profissional”, minha mãe é dona de Buffet de festa, também não precisou de “ajuda profissional”…

E

Cidadão, o fórum continua, se esse assunto não te agrada, denuncie aos moderadores ou simplesmente o despreze…

R

Venho acompanhando o tópico. Realmente, tem ótimas opiniões. Mas com seu último post me surgiu uma dúvida:
Você quer abrir sua empresa para ter um emprego dos sonhos. No qual você possa programar o dia inteiro sem precisar explicar nada a ninguém?

A não ser que você tenha uma outra pessoa que cuide 100% da área administrativa, uma que cuide 100% das vendas, uma que cuide 100% do suporte, …, você programará menos do que programa hoje. Como no inicio, muitas vezes, não é viável ter um funcionário responsável por cada setor você programará menos. E mesmo tendo pessoas responsáveis por cada setor. Você será o responsável por coordenar todos eles. Certo? Se outra pessoa fizer isso por você, cuide para não virar um mero funcionário da sua própria empresa…

Você acabará dividindo seus trabalhos entre a programação e a gerencia administrativa. Esteja preparado para isso. Você precisará entender um pouco de cada setor administrativo.

Tem uma literatura muito boa sobre isso: “Empreender fazendo a diferença”.
Sobre empreendedorismo, em geral, em recomendo: http://www.saiadolugar.com.br

E

RafaelViana

A principio, eu terei que programar também, afinal, pretendo contratar mais 3 programadores e mais uma pessoa, após o 4º ou 5º mês pra lidar com vendas…
Toda a parte financeira e de RH quem cuidará será a minha esposa, que já estuda Administração, eu me vejo mais como programador e gerente de projeto, pelo menos a principio, claro que, se a empresa vingar e havendo a necessidade de contratar mais pessoas talvez eu nem precise programar pra poder lidar com a administração da empresa de modo geral. Mas a principio eu terei que programar… O que não vejo como ruim, afinal, amamos programação!!!

Quanto a parte de conhecimento em diversas áreas já estou correndo atrás disso, o SEBRAE disponibiliza uma série de cursos bons sobre o assunto.
Pretendo fazer esses cursos voltados para a administração do meu negócio, também farei o curso da BOVESPA, quem sabe não tenha a oportunidade de investir na bolsa…

Quanto ao termo rasgar holerites é o que algumas pessoas que abrem seu negócio falam… rsrsrs

Agradeço pelo link, já estou vendo o conteúdo!!!

E

Muito bom o site… O conteúdo é muito bom…

M

Reserve uma boa grana primeiro.

Quando abri minha empresa, estimei desenvolver o produto em 1 ano. Gastei 2 anos e meio até ter uma versão bacana para o mercado. Estava preparado para o tempo extra de desenvolvimento. Cuidado ou pode quebrar neste momento. MUITO cuidado com o fluxo de caixa. Aprenda a fazer um. NUNCA misture despesas pessoais com a empresa. O segundo problema foi entrar no mercado. Software conta muito com referência e você deverá conhecer muito do segmento/nicho em que está atuando para poder desenvolver uma boa ferramenta e conversar de igual com o cliente.

Não fique imaginando que abrir empresa e fácil e que comprará seu Mustang em 3 anos. Vá com paciência e um planejamento decente. Se abrir empresa fosse fácil, teríamos muitos mais ricos no Brasil.

Aprenda à gerenciar pessoas. Quando se é empregado as coisas são infinitamente mais fáceis. Acredite.

No mais, boa sorte.

Inté.

A

Foi isso que sempre me fez não berrar feito maluco com meus chefes que eram os donos de algumas empresas que trabalhei… heueheueheuhe

Claro que algumas coisas eram de ANTA mesmo… Mas há de se pensar por esse lado também…

Talvez por isso o Rafael fala do seu receio em contratar, pois dá liberdade para um funcionário e ter a certeza de que o mesmo fará seu trabalho com competência e produtividades necessárias, só se for um cara que custa caro…

Ainda há muito profissional que queria trabalhar na Google por causa da “liberdade”, mas não sobreviveria a sua primeira tarefa na empresa…

Talvez por isso os times àgeis foquem em valores que são difíceis de se achar em perfis diferentes de Programadores…

Abs []

E

marciosantri e adriano_si
Obrigado pelas dicas, sei que vou ter muitos riscos e até quedas nessa tragetória, mas estou confiante.
Agora particularmente só estou pensando na questão de que tipo de software desenvolver?
As tecnologias usadas no desenvolvimento eu já sei. Estou agora pensando no mercado.
Tenho um mailing bacana pra trabalhar com empresas de call center, com médicos e profissionais de saúde e algumas lojas que precisam de um sistema de automação comercial decente. Porém, acredito que os dois primeiros citados sejam menos “manjados”, outra possibilidade é a de desenvolver customizações para softwares open source, como Openbravo ou quem sabe prestar consultoria para o Pentaho, uma outra possibilidade é alocar os servidores nas minhas dependências, fiz curso de LPI Nível 1 e 2, ou quem sabe eu faça tudo isso junto??? O.O

Realmente as possibilidades são muitas…
Agradeço as respostas!!!

R

Cara, em tempos de Cloud Computing, você pensa em gastar dinheiro com servidores ?

E

rmendes08…
rsrsrs
Infelizmente sim, inicialmente prefiro fazer o que sei ao me arriscar com algo que eu vou estudar ainda!!!
Com certeza em um ano de estudo, no mínimo, eu consiga acumular uma bagagem pra aplicar com segurança tais conhecimentos para colocar no meu portfólio técnologias de Cloud Computing, por enquanto ainda sou estudante JAVA SE… Vou começar a partir do próximo mês a estudar Applet, Servlet, Portlet, etc…
Aumentando a bagagem e aplicando tudo, coisa que já faço com JAVA SE diariamente… Apesar de algumas dúvidas!!!

M

Cuidado com modismos mal aplicados, já vi muita gente perder dinheiro e tempo com isso. Não vejo Cloud Computing resolvendo nem de perto a maioria dos problemas que eu passo. A falta de estrutura é enorme no Brasil, principalmente quando se sai dos grandes centros.

Inté.

M

ewt.melo:
marciosantri e adriano_si
Obrigado pelas dicas, sei que vou ter muitos riscos e até quedas nessa tragetória, mas estou confiante.
Agora particularmente só estou pensando na questão de que tipo de software desenvolver?
As tecnologias usadas no desenvolvimento eu já sei. Estou agora pensando no mercado.
Tenho um mailing bacana pra trabalhar com empresas de call center, com médicos e profissionais de saúde e algumas lojas que precisam de um sistema de automação comercial decente. Porém, acredito que os dois primeiros citados sejam menos “manjados”, outra possibilidade é a de desenvolver customizações para softwares open source, como Openbravo ou quem sabe prestar consultoria para o Pentaho, uma outra possibilidade é alocar os servidores nas minhas dependências, fiz curso de LPI Nível 1 e 2, ou quem sabe eu faça tudo isso junto??? O.O

Realmente as possibilidades são muitas…
Agradeço as respostas!!!

Saber que produto desenvolver e o quão será rentável é algo complicado de se pedir ajuda num fórum. Se alguém o souber, irá desenvolver e não te passar a ideia. Algumas consultorias fazem este tipo de pesquisa, normalmente custando muito caro.

Inté.

R

Cuidado com modismos mal aplicados, já vi muita gente perder dinheiro e tempo com isso. Não vejo Cloud Computing resolvendo nem de perto a maioria dos problemas que eu passo. A falta de estrutura é enorme no Brasil, principalmente quando se sai dos grandes centros.

Inté.

Poderia citar casos nos quais o Cloud Computing não o ajudou?

L

ewt.melo:
rmendes08…
rsrsrs
Infelizmente sim, inicialmente prefiro fazer o que sei ao me arriscar com algo que eu vou estudar ainda!!!
Com certeza em um ano de estudo, no mínimo, eu consiga acumular uma bagagem pra aplicar com segurança tais conhecimentos para colocar no meu portfólio técnologias de Cloud Computing, por enquanto ainda sou estudante JAVA SE… Vou começar a partir do próximo mês a estudar Applet, Servlet, Portlet, etc…
Aumentando a bagagem e aplicando tudo, coisa que já faço com JAVA SE diariamente… Apesar de algumas dúvidas!!!

Talvez seja mais barato uma ajuda especializada nisso do que investir num parte de servidores pra depois “jogar fora”.
Vai precisar de uma equipe 24/7, quem vai garantir o uptime dos seus servidores? isso tbm tem custo e não pode ser feito de qualquer jeito.
Soluções de PaaS, SaaS estão ai para nos ajudar, principalmente na parte financeira, acredite.

[]s

M

Inté.

Primeiramente, quero deixar claro que sou um grande entusiasta do Cloud Computing. Inclusive, utilizo alguns serviços neste modelo.

No entanto, no caso de ERPs, ainda considero o Cloud inapropriado. Deixar todo o sistema numa nuvem é um pouco complicado por questões de performance, custos e legislação. A aplicação terá que ser toda refeita num modelo que funcione numa nuvem (frontend e banco), sem falar na comunicação, ainda precária em nosso país (mas está melhorando, eu tenho fé). Tem clientes nossos que ficam sem internet por até 2 dias (a cidade inteira depende de uma só empresa). Quando isto acontecer você vai pedir pra ele fechar as portas e esperar a boa vontade das telecoms? A empresa também deverá pagar o custo do ERP e da nuvem, fora o pessoal de TI que deverá ter conhecimento sobre o novo modelo de negócio. Também tem a questão do estado, que perderia o efeito surpresa numa fiscalização. Eles colocam muitas pedras no caminho de quem pretende ter o servidor fora da empresa. São os principais problemas que eu estou lembrando agora.

Quando disse para ter cuidado sobre o modismo foi para que não repetisse o erro de algumas empresas no início deste século, quando ainda era moda colocar aplicação “3 camadas” para todos os negócios. Gastaram muito dinheiro para ter um resultado mais lento e com mais problemas, tudo em nome da tal escabilidade (desnecessária em muitos casos). Neste caso, tecnologia mal aplicada. Quando se trata de uma aplicação bem projetada e com as opções bem estudadas, os meios são justificáveis. Mas fazer apenas porque “é o futuro” e ir para uma estrada sem saber onde ela chega.

Por isto, antes, faça as perguntas: por quê utilizar? quanto custa pra mim? quanto custa para meu cliente? quais benefícios? quais problemas terei? como irei vender?

Inté.

M

Luiz Aguiar:
ewt.melo:
rmendes08…
rsrsrs

Talvez seja mais barato uma ajuda especializada nisso do que investir num parte de servidores pra depois “jogar fora”.
Vai precisar de uma equipe 24/7, quem vai garantir o uptime dos seus servidores? isso tbm tem custo e não pode ser feito de qualquer jeito.
Soluções de PaaS, SaaS estão ai para nos ajudar, principalmente na parte financeira, acredite.

[]s

++

R

Inté.

Primeiramente, quero deixar claro que sou um grande entusiasta do Cloud Computing. Inclusive, utilizo alguns serviços neste modelo.

No entanto, no caso de ERPs, ainda considero o Cloud inapropriado. Deixar todo o sistema numa nuvem é um pouco complicado por questões de performance, custos e legislação. A aplicação terá que ser toda refeita num modelo que funcione numa nuvem (frontend e banco), sem falar na comunicação, ainda precária em nosso país (mas está melhorando, eu tenho fé). Tem clientes nossos que ficam sem internet por até 2 dias (a cidade inteira depende de uma só empresa). Quando isto acontecer você vai pedir pra ele fechar as portas e esperar a boa vontade das telecoms? A empresa também deverá pagar o custo do ERP e da nuvem, fora o pessoal de TI que deverá ter conhecimento sobre o novo modelo de negócio. Também tem a questão do estado, que perderia o efeito surpresa numa fiscalização. Eles colocam muitas pedras no caminho de quem pretende ter o servidor fora da empresa. São os principais problemas que eu estou lembrando agora.

Quando disse para ter cuidado sobre o modismo foi para que não repetisse o erro de algumas empresas no início deste século, quando ainda era moda colocar aplicação “3 camadas” para todos os negócios. Gastaram muito dinheiro para ter um resultado mais lento e com mais problemas, tudo em nome da tal escabilidade (desnecessária em muitos casos). Neste caso, tecnologia mal aplicada. Quando se trata de uma aplicação bem projetada e com as opções bem estudadas, os meios são justificáveis. Mas fazer apenas porque “é o futuro” e ir para uma estrada sem saber onde ela chega.

Por isto, antes, faça as perguntas: por quê utilizar? quanto custa pra mim? quanto custa para meu cliente? quais benefícios? quais problemas terei? como irei vender?

Inté.

Ótimo ponto de vista e boas colocações.

Algumas perguntas:

1. Não teria como fazer uma sincronização das informações com um servidor online/local. Permitindo que se use o sistema mesmo sem acesso à internet?
  2. Na minha opinião, o custo de se MANTER um software nas nuvens é mais barato. Esse custo menor com manutenção(por parte da empresa desenvolvedora) pode ser convertido em menor custo para o cliente (SAAS).
    Em relação ao conhecimento que o pessoal de TI deve ter. Qual seria? Uma vez que você pode ficar responsável pelo servidor externo. (SAAS).
    3)Com certeza, o ponto que mais preocupa é a fiscalização. Mas, eu não saberia opiniar sobre as questões de fiscalização. Pode me dizer quais implicações podem ocorrer?

Obrigado pela resposta. A discussão está muito boa.

M

Inté.

Inté.

Ótimo ponto de vista e boas colocações.

Algumas perguntas:

1. Não teria como fazer uma sincronização das informações com um servidor online/local. Permitindo que se use o sistema mesmo sem acesso à internet?
  2. Na minha opinião, o custo de se MANTER um software nas nuvens é mais barato. Esse custo menor com manutenção(por parte da empresa desenvolvedora) pode ser convertido em menor custo para o cliente (SAAS).
    Em relação ao conhecimento que o pessoal de TI deve ter. Qual seria? Uma vez que você pode ficar responsável pelo servidor externo. (SAAS).
    3)Com certeza, o ponto que mais preocupa é a fiscalização. Mas, eu não saberia opiniar sobre as questões de fiscalização. Pode me dizer quais implicações podem ocorrer?

Obrigado pela resposta. A discussão está muito boa.

Vamos lá.

1. Sim, claro que teria. Mas se eu tenho servidor local (mesmo replicado), por que teria um nas nuvens? Aí uma VPN ou um acesso por link resolveria meu problema.
  2. Depende. Se for para comprar software como serviço, dividindo um servidor com outras empresas, concordo com você. Mas se sua aplicação é parruda e precisa de um banco com enormes espaços em disco e memórias cavalares, duvido que seja mais barato terceirizar isto. Pra compensar para o fornecedor, só cobrando bem mais caro. Sobre o pessoal de TI, eles terão que atualizar o sistema, dar manutenção no banco (tunning) entre outros processos. Fazer isto “nas nuvens” normalmente é processo diferenciado. Outro ponto: lembre-se que se for um servidor não tão parrudo, o preço é relativamente barato. Por R$ 2.000,00 se compra um servidor IBM/Dell/HP que resolve a vida de muita empresa por aí.
  3. Normalmente eles torcem o nariz e constatemente encrecam com qualquer possibilidade de servidor fora da empresa. Veja bem, não são todos os casos, mas servidores inacessíveis à eles normalmente são rejeitados quando apresentados no layout. Lembre-se que vivemos num país onde é caro pagar todos os impostos e as empresas constatemente se utilizam de caixa 2. Se eles acharem outro servidor na sua rede mesmo sem estar na aplicação, é multa na certa.

Inté.

E

Quando eu chegar em ksa, vou ler tudo isso com calma…
Obrigado galera!!!

M

Li todas as mensagens,

Quero manifestar minha indgnação a este participante
marcosvinicius.rj Essa pessoa deveria amarrar uma pedra no pescoço e se jogar no mar.

Eu abri uma empresa a mais de um ano, sobrevivo de consultoria em Java e BI -geração de relatórios-.
trabalho aproximandamente 14 horas por dia.

Desenvolvo um projeto um ERP, bem grande, pago consultoria no levantemento dos requisitos desse ERP.
E mal da para pagar os custos da empresa.

O projeto estava planejado para 2 anos.
Já tem mais de um ano de vida, conforme o conograma planejado já esta uns 7 a 8 meses atrasados
Na verdade tem muitos mais requisitos e problemas a serem inseridos que foram identificados no inicio do projeto.

Não tenho divida nenhuma, só tenha uma coisa em mente…
para lhe falar, muitos já comentaram você precisa faturar…

Faturar desde o primeiro dia… nem que você diminua seus investimentos… uma empresa se alimenta de DINHEIRO
não contrate de inicio… gere demanda, venda primeiro… depois modele o projeto…
comece ele, ai sim, se você verificar que a necesidade de contratação ai é hora.

Tem que trabalhar, tem que faturar repita isso na sua mente milhões de veses…
Esqueça a idéia de programar… vai ter que programar no inicio da empresa…
mas você deve administrar a empresa essa será maior, mais importante e difícil tarefa dentro da empresa.

E

Bom dia galera, revivendo o tópico… rsrsrs

Gostaria de agradecer a todos pela ajuda, pelas dicas e críticas construtivas.
Desde a última quinta-feira iniciei o meu projeto, pretendo obter um beta de meu software até dezembro.
Também já tenho meu mailing e já tratei de fazer as primeiras propagandas, sem compromisso e livre de qualquer responsabilidade, só pra mostrar que estou ali…

Estou estigado pela questão de Cloud, mas vou estudá-la e testá-la antes de pensar em comercializar.

Agradeço a todos pelas dicas, acredito que havendo qualquer dúvida eu continuarei a postar aqui pra não duplicar tópicos!!!

D

Também estou pensando em desenvolvimento de software e websites. Desenvolver websites em JSP e Vraptor é uma boa hoje? ou tem ferramentas mais ageis… exemplo: Joomla.

A

Penso que não deve pensar só em termos SP, afinal hoje vendemos e demonstramos remotamente um sistema sem sair de casa, ou seja, podemos fazer isso em qualquer lugar que tenha Web.
Pretendo me especializar exatamente na captação de clientes no mercado. Para isso, busco softwares já bem depurados para incorporar uma prateleira que pretendo oferecer ao mercado.
Ou seja, penso em montar uma representação de software e encontrar mercado, buscando e vendendo os produtos, segundo o que conseguir e tiver disponível nessa minha prateleira.

Agenor Vettore
[email removido]
f. ([telefone removido]

Criado 9 de março de 2011
Ultima resposta 27 de set. de 2014
Respostas 99
Participantes 26