Trabalhei com Swing 2 anos, e consegui uma produtividade razoável utilizando o SwingBean.
Há 1,5 ano estou mexendo com Adobe Air (Desktop do Flex). Realmente a produtividade é incomparável. Definir a parte visual com XML é muito melhor que a abordagem OO clássica do Swing. E o melhor, se vc programa em Flex, já programa em Air, pq não tem diferença nenhuma. Vc apenas ganha umas bibiliotecas para mexer com recursos do computador que o browser não permite, como acesso ao sistema de arquivos. Hoje em dia, quando se fala em Desktop, eu penso logo no Adobe Air. Swing nunca mais :twisted: .
Fora que é trankilo de fazer o desktop acessar serviços remotos, o instalador é simples de fazer, e fazer update automático do aplicativo é mais fácil ainda. Segue um sistema que fiz com Adobe Air Revelção Virtual. Ele acessa serviços remotos e faz update automático quando atualizo o projeto. Veja o vídeo de instalação para ver como fica bom. Isso pq eu mando mal em design, área em que estou buscando evoluir…hehe.
Lógico que é outra tecnologia e vc precisa aprendê-la. Mas se vc sabe Java e JavaScript, a curva de aprendizado é bem pequena.
Hj ministro cursos na tecnologia. Se quiser dar uma olhada, acesse a Nuccitec. Aí sim a curva de aprendizado fica menor ainda…rs.
[]s
[Alterado] Segue tb o Tour de Flex para ver uns componentes da tecnologia.