Trabalhar fora do Brasil está nos meus planos à décadas. Sempre tive vontade de trabalhar principalmente nos países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e também em alguns países específicos na Europa como Alemanha e Holanda.
Procurando nos sites internacionais de emprego, vi que em todos eles existe muita oferta para o mercado de TI, mas opiniões pessoais também são de grande valor, por isso vim aqui para saber se algum dos colegas tem mais informações sobre o mercado de TI nesses países. E também outras informações tipo, qual deles teria o visto menos difícil para o trabalhador estrangeiro.
Como alguém aqui vai saber disso? Bem, geralmente por experiência de trabalho fora do país ou conhecendo alguém que trabalha ou já trabalhou fora.
Para finalizar, tirando os destinos triviais como EUA e Canadá (Que por sinal é modinha agora), qual outros países vocês escolheriam para uma experiência internacional?
Cara, estou na Alemanha há um tempo trabalhando. Trabalho em uma multinacional alemã no Brasil e fui deslocado pra cá por três meses pra trabalhar em uns projetos.
Como experiência de trabalho e de vida, recomendo a Alemanha pra todos. É um país incrível, com custo de vida barato se você ganha em Euro, lugares incríveis pra turismo e povo educado (com algumas exceções, tipo o motorista do ônibus em Munique que peguei ontem a noite ).
Sem falar que eles estão de portas abertas ao povo brasileiro. A parceria pra transferência de conhecimento e tecnologia entre os países é muito forte.
Não sei de outros países da União Européia e Zona do Euro, mas aqui é muito fácil de conseguir visto de trabalho e permanência. A população é idosa e empregos pra gente capacitada estão sobrando. A maioria dos jovens aqui trabalha em lojas ou em caixa de supermercado. O governo te ajuda com algum dinheiro quando você tem filhos, porque a população está diminuindo e existe uma certa resistência à vinda de Turcos e imigrantes de outros países do Leste.
Enfim, recomendo a Alemanha pra você por ser o país com o qual tive essa experiência. Mas com certeza os Países Baixos, Dinamarca, Suécia e afins compartilham da mesma situação e facilitam muito a entrada de estrangeiros da América e Ásia principalmente.
L
leandronsp
Não acredito que tenha um “melhor” país para tanto, mas vou citar alguns exemplos dos quais tenho algum conhecimento:
Alemanha
Como o Ruttman disse, Alemanha é muito aberta a imigração, muita empresa tá aberta a sponsorship, principalmente quando se tem nível de especialização e experiência na área. Berlin de uns tempos pra cá ganhou a fama de “vale do silício europeu” e o custo de vida é baixo comparado com outras capitais e grandes cidades europeias. No site http://berlinstartupjobs.com/ você encontra várias vagas de empresas por lá, conheço muita gente que tem ido pra lá trabalhar e não se arrependem (apesar do frio lascado). Inclusive aqui mesmo no GUJ tem alguns que já moram lá por algum tempo.
Eu particularmente não gosto muito de frio, mas como experiência de vida e carreira, vale muito a pena o investimento. Se você pretende emigrar pra lá, precisa primeiro certificar de que teu diploma tem a equivalência que eles exigem. Um diploma de bacharelado deveria ser suficiente, e deve também traduzi-lo para inglês e/ou alemão para conseguir o visto. Uma coisa interessante é que a Alemanha tem um visto específico pra você ficar lá por um tempo a procura de um job. Não lembro o nome deste visto mas vale a pena tentar, e na embaixada da tua cidade eles te dão toda a informação e documentos necessários.
Inglaterra
Muito díficil conseguir o visto pois o mercado de TI, principalmente pra devs em Londres tem muita oferta. Nem toda empresa está disposta a fazer sponsorship, e você estará concorrendo com muitos programadores ingleses que, diga-se de passagem, são bons. Não custa tentar, muito brasileiro consegue ir pra lá trabalhar na área. Também seria bom ter um certificado de proficiência em inglês, pois para o UK visa esse é um dos critérios.
Portugal
Acredito que o visto seja mais fácil para conseguir, por causa da língua entre outros acordos entre os países. Porém devido a crise o mercado de TI em PT desaqueceu (embora voltou a aquecer nos últimos dois anos), mas ainda assim é muito tímido se comparar com Alemanha e Inglaterra, por exemplo. Custo de vida absurdamente baixo e clima muito parecido com Sudeste Brasileiro, o que torna a adaptação menos dolorosa de início. Muita gente passa por Portugal e daí um tempo vai pra outro país, pois a residência Portuguesa dá direito a ficar em outro país sem visto por até 90 dias.
Benelux (sem o Lux :P)
Tenho conhecidos que moram na Bélgica e Holanda. Eles são mais flexíveis para visto brasileiro doq os ingleses, mas não tão quanto Alemanha. A Booking, por exemplo, contrata estrangeiro a rodo, mas você precisa saber (ou estar disposto a aprender) Perl.
Bom, só posso dizer um pouco doq sei com relação a Europa. Não sei nada sobre EUA, Canadá e Austrália.
M
matheusssilva
Gente, agradeço muito as informações. Experiências pessoais sempre são muito mais válidas do que informações vagas encontradas na internet.
Ruttmann,
Qual é a média do valor de aluguel de um AP de 1/4 ai?
Qual é a média salarial para dev?
Comprar imóvel próprio é muito difícil?
Idade seria um problema? estou chegando no 3.5
Também ouvi falar que a mordida do imposto de renda é bem grande, procede?
R
Ruttmann
matheusssilva:
Gente, agradeço muito as informações. Experiências pessoais sempre são muito mais válidas do que informações vagas encontradas na internet.
Ruttmann,
Qual é a média do valor de aluguel de um AP de 1/4 ai?
Qual é a média salarial para dev?
Comprar imóvel próprio é muito difícil?
Idade seria um problema? estou chegando no 3.5
Também ouvi falar que a mordida do imposto de renda é bem grande, procede?
Olha, o valor pra alugar um apê varia bastante. Depende da cidade (por exemplo, Munique é bem cara, Berlin mediana, Stuttgart é mais barato). Mas acredito que por cerca de 400 euros você consegue algo muito bom!
Quanto a salários eu não sei te dizer. Continuo trabalhando pra filial brasileira, minha estadia é temporária aqui…
Comprar imóvel próprio não é difícil não. Tem linhas de crédito interessantes aqui. O que custa bem caro é construir imóveis. A mão de obra é caríssima.
Idade jamais seria problema, afinal a maioria do povo já idoso. Um cara de 35 é um gurizinho aqui. uahauhauah
Não sei te dizer qual o percentual do imposto de renda. Mas pelo menos aqui vale a pena pagar imposto. Cidades limpas, variados meios de transporte baratos e eficientes, saneamento básico de primeira, as Autobahns que não tem pedágio (na Alemanha não existe pedágio em lugar algum)…
J
juliomendes90
Alguém tem algo a dizer sobre o CANADÁ?
M
matheusssilva
Canadá também é um bom destino profissional. Mas eu deixei a ideia de Canadá meio de lado. Motivo? O Canadá virou modinha, todo mundo quer ir pra lá hoje em dia, existem até empresas que ganham dinheiro as custas dessa grande procura que existe hoje, oferecendo supostas “consultorias” e “agenciamentos”.
Outra desvantagem disso é que por ter muita procura, acaba criando longas filas de espera por vistos.
Mas a vantagem é que o idioma lá é inglês, exceto a província do Quebec que a linguá oficial é o francês, mas em todo o resto do país o idioma é o inglês. Acredito que a maior barreira que a Alemanha tem em atrair mão de obra qualificada é a língua.
Ruttmann,
Vai voltar para o Brasil? Não curtiu muito o gelo?
J
juliomendes90
Canadá também é um bom destino profissional. Mas eu deixei a ideia de Canadá meio de lado. Motivo? O Canadá virou modinha, todo mundo quer ir pra lá hoje em dia, existem até empresas que ganham dinheiro as custas dessa grande procura que existe hoje, oferecendo supostas “consultorias” e “agenciamentos”.
Outra desvantagem disso é que por ter muita procura, acaba criando longas filas de espera por vistos.
Mas a vantagem é que o idioma lá é inglês, exceto a província do Quebec que a linguá oficial é o francês, mas em todo o resto do país o idioma é o inglês. Acredito que a maior barreira que a Alemanha tem em atrair mão de obra qualificada é a língua.
Show de bola. Curti sua opinião lek! Valeu então,
abs.
R
Ruttmann
matheusssilva:
Ruttmann,
Vai voltar para o Brasil? Não curtiu muito o gelo? :)
É, to voltando nesse sábado pro Brasil.
O gelo é legal pra caramba, mas chega uma hora que enche o saco. Sem falar de ter que ficar longe da família, amigos, namorada…
Se bem que do jeito que nosso país se encontrar atualmente, dá mais vontade chamar a família e os amigos pra cá do que voltar…
C
cha
Tenho uma curiosidade: seria possível trabalhar remoto nessas empresas, por exemplo, do Canadá, Alemanha, EUA etc? Como é visto essa modalidade nesses países? Vejo salários de 93 mil dolares e gostaria de saber se conseguiria trabalhar no Brasil e receber esses valores Obrigado.
J
juliomendes90
Já pensou, sô? hehehehe
A
adriano_si
93 mil anuais né??? 0.0
Acho difícil cara, provavelmente esses salários são para profissionais mais estratégicos e é bem difícil esses caras trabalharem de casa, do Brasil ainda… Não estou dizendo que não existe, mas que acho difícil.
Abs
C
cha
93 mil anuais né??? 0.0
Acho difícil cara, provavelmente esses salários são para profissionais mais estratégicos e é bem difícil esses caras trabalharem de casa, do Brasil ainda… Não estou dizendo que não existe, mas que acho difícil.
Abs ;) adriano_si, sim, esses valores são anuais.
J
Julio_Murta
93 mil anuais né??? 0.0
Abs ;)
Até onde sei 100k anuais é um salário mediano para desenvolvedores nos EUA e na Austrália. Mas provavelmente essas vagas sejam para profissionais full e in loco.
Se for pra trabalhar remoto acho que só conseguindo um contrato ou outro como freelancer, assim como muitas empresas fazem em países asiáticos.
C
cha
Júlio Murta:
Até onde sei 100k anuais é um salário mediano para desenvolvedores nos EUA e na Austrália. Mas provavelmente essas vagas sejam para profissionais full e in loco.
Se for pra trabalhar remoto acho que só conseguindo um contrato ou outro como freelancer, assim como muitas empresas fazem em países asiáticos.
Mas esses contratos freelancer são difíceis de conseguir? Alguém sabe? Maracujá está há um tempo no Canadá e deve saber sobre freelancer…
J
Julio_Murta
cha:
Júlio Murta:
Mas esses contratos freelancer são difíceis de conseguir? Alguém sabe? Maracujá está há um tempo no Canadá e deve saber sobre freelancer…
Nunca fiz esse tipo de trabalho. Mas você pode encontrar algumas oportunidades aqui e aqui.
F
fabiofalci
Se contrato temporario é a sua praia, aqui em Londres tu podes fazer uma boa de uma grana.
Diria que a média diaria é £450, bem como esse site mostra: http://www.itjobswatch.co.uk/contracts/uk/java.do
Trabalhando uns 20 dias por mes da £9000 e se nao me engano contractors pagam uns 25% de imposto.
Estando aqui nao é dificil de conseguir, obviamente depende da tua experiencia, tecnologia, é uma negociacao.
Agora conseguir trabalhar remotamente em outro país ja nao sei, diria que é dificil.
J
Julio_Murta
fabiofalci:
Se contrato temporario é a sua praia, aqui em Londres tu podes fazer uma boa de uma grana.
Diria que a média diaria é £450, bem como esse site mostra: http://www.itjobswatch.co.uk/contracts/uk/java.do
Trabalhando uns 20 dias por mes da £9000 e se nao me engano contractors pagam uns 25% de imposto.
Estando aqui nao é dificil de conseguir, obviamente depende da tua experiencia, tecnologia, é uma negociacao.
Agora conseguir trabalhar remotamente em outro país ja nao sei, diria que é dificil.
Como conseguiu um emprego aí? Qual o nível dos desenvolvedores da sua região?
L
leandronsp
F
fabiofalci
Tenho passporte italiano entao me mandei pra ca e sai procurando.
Tenho passporte italiano entao me mandei pra ca e sai procurando.
Tem de tudo que nivel, igual ao Brasil.
Sério mesmo? Até aqueles que não sabem nada de programação e embromam o chefe/cliente?
F
fabiofalci
Igualzito!
I
ImpossiveI
Quais países oferecem asilo para brasileiros?
M
matheusssilva
Ruttmann,
Você está vindo por vontade própria? A empresa lhe permitiria ficar se você quisesse?
R
Ruttmann
matheusssilva:
Ruttmann,
Você está vindo por vontade própria? A empresa lhe permitiria ficar se você quisesse?
A empresa que trabalho está passando por uma fase de reestruturação. Logo, todos os trabalhos que não envolvem design e desenvolvimento de sistemas, devem ser levados para o offshore.
Nesse caso, passei esse período na Alemanha pra trazer serviços para o polo da empresa no Brasil.
Mas olha, com um pouco mais de estudo e os contatos certos lá dentro, conseguiria tranquilamente me mudar pra lá.
A empresa que trabalho está passando por uma fase de reestruturação. Logo, todos os trabalhos que não envolvem design e desenvolvimento de sistemas, devem ser levados para o offshore.
Nesse caso, passei esse período na Alemanha pra trazer serviços para o polo da empresa no Brasil.
Mas olha, com um pouco mais de estudo e os contatos certos lá dentro, conseguiria tranquilamente me mudar pra lá. :)
Ruttmann, a que tipo de estudo você se refere?
M
matheusssilva
IMHO, se vc esta basendo sua escolha por um bom pais para ter sua experiencia internacional em ser “modinha” ou nao vc esta extremamente equivocado. Sua escolha deveria ser baseada em melhores oportunidades, qualidade de vida e outras coisas importantes. Provavelmente se o Canadá virou “modinha” provavelmente foi pelos melhores motivos, como por exemplo.
1 - Excelente qualidade e vida, as principais cidades canadenses (Toronto, Montreal, Vancouver e Montreal) sempre figuram entre as melhores cidades do mundo para se viver, todas geralmente estao no TOP 15 de qualquer ranking.
Toronto escolhida a melhor cidade do mundo para se viver pela the economist em 2015
2 - Excelente receptividade de imigrantes, ja que em lugares como Toronto 49% das pessoas nasceram no exterior. Vc nao se sente um imigrante aqui.
3 - Mtas e boas oportunidades de trabalho.
4 - Facilidade de se imigrar legalmente.
E a lista cresce.
Na verdade se vc for imigrar legalmente o tempo de processo e similar na maiora dos países. (Canada, Australia, NZ e etc). Inclusive um novo processo de imigração foi criado este ano, o express entry, que promete agilidade na concessão do visto.
Tenho alguns amigos que trabalham remoto para empresas americanas, porem, trabalham por contratos (equivalente ao PJ brasileiro) e ganham cerca de 70.000 por ano. E eles tem que ficar no brasil, pois nao ganham visto ou tem permissão para trabalhar nos EUA.
Um salario bom (não excelente) se vc trabalha no Canada giram em torno de 100.000 por ano como “CLT” e 140.000 por ano como “PJ”. Vc não vai achar emprego que pague isso no Brasil, nem em SP, talvez muito dificilmente uma ou outra mosca branca deve ganhar salários assim no Brasil, mas diria que a media e bem abaixo disso. Nos EUA segundo se diz e tenho observado se paga entre 10% e 15% a mais, logo devo saber melhor, pois estou pensando em me mudar de Toronto para algum lugar nos EUA!
Se vc for full time (equivalente ao CLT) 100.000 e um bom salario, no Canada ou nos EUA. A mediana deve ficar entre 75.000 e 85.000. Claro, geralmente vc tem outros benefícios (grandes emrpesas) e acaba ganhando pelo menos 10% a mais do que isso, com bonus anuais, planos de compra de acoes de empresas com “company match” e planos de previdência privada com “company match”. Se vc contar isso tudo… ai sim 100.000 poder ser a media para um senior por exemplo.
Vlw!
Maracujá, eu não questionei tais pontos, longe disso, a excelente qualidade de vida Canadense é inegável. O Canadá é sim um excelente país para se viver, eu jamais questionei tal coisa.
Quando eu me refiro a desvantagem por ser “modinha” é pelo fato de ser alvo de muita gente em busca de imigração. Isso causa uma grande procura e consequentemente, uma fila maior, maior tempo de espera, mais exigências, lei da oferta e demanda.
Eu sempre vejo a propaganda feita pelo governo canadense sobre a necessidade de mão de obra estrangeira. Mas essa necessidade forma um contraste com a grande burocracia que é o processo canadense. Quem precisa simplifica, e não dificulta.
Por exemplo, para uma empresa canadense contratar um estrangeiro que ainda não tenha visto, ela passa por um processo extremamente desgastante e custoso para a empresa, por isso hoje pouquíssimas são as que se dispõe a ser sponsor.
O processo Express Entry já fez três chamados e até hoje só fiquei sabendo de apenas dois brasileiros, a maioria é indiano e chinês.
Eu particularmente achei o Express Entry uma desvantagem, pois coloca todas as áreas em patamar de igualdade, você acaba concorrendo com pessoas de todas as áreas, mesmo se sua área tem mais demanda.
O Canadá por exemplo não tem um visto de procura de trabalho como a Alemanha tem, onde você pode ficar por 6 meses no país procurando trabalho, caso você encontre, você junta toda a papelada e dar entrada no visto de trabalho, e segundo informações, o processo é bem agilizado mas tem exigências, por exemplo, esse visto só é concedido para pessoas com formação superior.
Alemanha tem dificuldades de atrair mão de obra qualificada de fora por vários motivos, dentre eles o idioma que acho realmente ser o maior obstáculo, você pode falar inglês no trabalho, mas sua vida no dia a dia em sociedade é em alemão.
M
matheusssilva
Eu não vejo toda essa “moda” de imigração em outros países, todos tem mas o Canadá é o destino mais procurado hoje em dia. Nas redes sociais são grupos e mais grupos com milhares de pessoas que estão na fila do processo.
Mas em fim, eu prefiro fugir das grandes filas, estou investindo muito em qualificação (idiomas e pós-graduação), quero um lugar onde minha chance esteja mais pŕoximas.
Ofertas de trabalho não é fácil de conseguir, as empresas até precisam mais não querem ter que encarar toda essa burocracia.
J
Julio_Murta
Maracuja:
Vc não precisa se preocupar com filas, se vc for qualificado. A maioria das pessoas nao vai chegar aqui, pois e/ou não são qualificadas e/ou preguiçosas na hora de estudar e conseguir todos os papeis necessários. Porém, quem e qualificado e possue tenacidade chega aqui. Eu mesmo tenho 3 amigos que irão chegar aqui este ano. Seja onde for que vc queira chegar, te desejo boa sorte!
Vlw!
Mas afinal, o que é um profissional qualificado para os padrões estrangeiros? O que programadores juniores, plenos e seniores precisam saber para serem considerados “atraentes” para o mercado de T.I aí fora?
J
Julio_Murta
Trabalhadores qualificados são geralmente pessoas que possuem pelo menos um curso superior (Bacharelado de 4 anos) com pelo menos 4 anos de experiencia. Se bem que um grande numero (muito maior que no brasil) de pessoas possuem mestrado por aqui, e acredito que não seja diferente na Europa.
Tanto aqui, como no Brasil ou em qualquer lugar, para vc ser “atraente” e bom estar constantemente em atualização. Sobre ser júnior, pleno e sênior, acredito que para profissionais juniores e plenos seja mais difícil conseguir algo no exterior, pois a maior demanda e por profissionais experientes.
Quais eram suas habilidades quando saiu do Brasil? Na época, você se considerava um profissional acima da média?
I
igor_ks
Julio, acho que o que o Maracujá quis dizer de exeperiência, é que lá é como aqui no Brasil, ou seja
Ter alguns anos de experiência com a linguagem de programação, uma graduação, pós e certificados na area. As vezes pós e certificação nem é tão requerido assim, porém será de grande valor, e acredito que nem seja tão difícil conquistar assim.
É claro que também precisa ter o inglês afiado, se tiver um IELTS na mão, melhor ainda (tem lugares que até exigem essa certificação)
J
Julio_Murta
Posso ter parecido um pouco ignorante no meu último post embora não tenha sido a minha intenção. Eu já vi o currículo do Maracujá e sei que ele trabalhou em empresas tops aqui no Brasil e que ele é realmente bom. Eu estou perguntando tudo isso pois gostaria de entender o quanto falta para que eu possa me qualificar até alcançar um bom nível para algo fora do Brasil. Além do mais, eu sempre tive a impressão que, para trabalhar fora daqui é necessário ser um profissional excepcional, muito além da média.
I
igor_ks
Atualmente trabalhei com 2 indianos, que estão nos EUA, que são arquitetos senior. Sinceramente? Esperava mais deles, beem mais. Fiquei sabendo de um americano também (se não me engano), que trabalhou junto com a minha equipe atual, que não demonstrou muitos conhecimentos técnicos, e o cliente, a qual está contratando o desenvolvimento daqui do Brasil (diretamente com a empresa brasileira onde trabalho - offshore) diz que gosta do nosso trabalho (dos brasileiros) e que prefere nós do que indianos e indonésia (teve outro país que citou, mas não lembro qual).
L
lucasvvasconcelos
Tenho um Tio que mora em San Franscico - California.
Ele sempre me deixa louco quando converso com ele rs… Sobre a qualidade de vida que ele têm…
Ele me convida e me arruma emprego para ganhar 3000 Dolares mais com visto de estudante e ficar naquela brecha da Lei,ficando como estudante…Porem você não pode trabalhar “Mais sempre os caras trabalha”.
E fica renovando o visto.
Tipo fica alguns meses lá,volta para o Brasil fica 1 mês e volta e renova o visto lá…
Porém não é na área de TI =X
Fico sempre realmente tentado em deixar tudo e partir para lá e morar com ele algum tempo…
Mais já decidi que primeiro vou terminar a faculdade,curso CC e ganhar experiência e tirar algumas certificações.
Penso e juntar um dinheiro para fazer uma Mestrado lá ou uma extensão que é mais barato.
Tanto uma extensão quanto o mestrado você pode pegar o OPT (Optional Practical Training) e assim arrumar um emprego que possa bancar o H1B fica muito mais fácil.
Mais sempre penso também em NZ,Austrália e Canada. Acho esses países TOP -
Y
yuri_ev
Assim que terminar minha faculdade tenho o objetivo de ir trabalhar na Holanda. Alguém já passou por essa experiência e sabe como é o mercado de ti por lá? Um passaporte europeu(polonês) pode ajudar?
R
Ruttmann
Esse é um dos motivos que me fez viajar pra Alemanha.
Tinhamos uns contatos que nos recomendaram pra esse serviço lá, mas os alemães poderiam ter passado o trabalho para indianos.
Eles só não fizeram isso porque o gerente do projeto já teve experiências com indianos tanto na Alemanha, como diretamente na Índia, e ele mesmo comentou conosco que os indianos não são as pessoas mais interessantes pra trabalhar.
Apesar de ter muito indiano ao redor do mundo trabalhando com TI, é muito difícil achar algum que realmente faça a diferença. E eles tem uma cultura de ficar esperando muito comando. Não tomam iniciativa. Se tu pede pra fazer um carrinho com roda de metal, eles não tomam a iniciativa de pensar que colocando um pneu em volta da roda, o carrinho vai ser bem melhor e que essa melhoria vai ter um custo baixo e vai valer a pena.
Nesse ponto eu acho que os brasileiros são melhores que os indianos. Claro, falando de um modo bem generalista. Mas a cultura do indiano é ficar esperando ordens. O cara só vai fazer uma tarefa realmente boa, surpreendendo que solicitou, se pedirem explicitamente isso pra ele…
J
Julio_Murta
Engraçado, quando entro em fóruns como stackoverflow tenho a impressão que a maioria dos estrangeiros estão anos-luz de nós.
I
igor_ks
Pq vc tem essa impressão? Não tenho essa impressão não
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch
J
Julio_Murta
igor_ks:
Falei especificamente de indianos, stackoverflow deve ser o fórum de dev java mais acessado do mundo, não tem tantos indianos igual aparece no coderanch
A maior parte do conteúdo que procuro por lá é sobre .Net pois não trabalho com java. De qualquer forma, eu sempre vejo gente muito boa lá e que não são necessariamente indianos. Americanos, Russos, Chineses e outros, sempre com um nível muito além do meu.
L
lucasvvasconcelos
Também tenho essa impressão sobre o Stack…
Talvez porque eu sou um iniciante perto desses caras --’
Apesar que já conheci uns caras foda aqui do Brasil que mexe com java etc…
Nós temos muito nego bom no Brasil também.
A
adriano_si
Júlio Murta:
igor_ks:
A maior parte do conteúdo que procuro por lá é sobre .Net pois não trabalho com java. De qualquer forma, eu sempre vejo gente muito boa lá e que não são necessariamente indianos. Americanos, Russos, Chineses e outros, sempre com um nível muito além do meu.
Mas isso é independente do País cara. Só aqui no GUJ temos uns 20 exemplos vivos da capacidade de nossos Profissionais.
Sem citar todos, temos o Guerra, o Viny (que manja de Java, C, C++ e .NET, além da puta bagagem em qualquer outro conceito de programação), Phil Calçado que saiu daqui pra arrebentar lá fora, Hebert Coelho, os irmãos Silveira (criadores da Caelum e do GUJ), Kico Lobo, etc… Não queria citar nomes mesmo pra não ser injusto com ninguém, mas precisava de exemplos e esses foram os primeiros que vieram na Cuca. Esses caras (tirando o Phil, hoje) vivem no Brasil e não perdem em nada pra nenhum cara no mundo. São tão capazes quanto e estão a anos luz de mim. Esses caras respondem a alguns posts daqui que ao ver a explicação detalhada você consegue mensurar o nível de conhecimento e da credibilidade de cada um e percebe que não perde em nada pra nenhum fórum bem explicado do StackOverflow.
Claro, lá fora tem uns caras a anos luz de mim também, mas com o tempo, participando de fórums, você vê que os níveis se equiparam muito e percebe que a nossa comunidade é bem forte, tanto no mercado, quanto cientificamente. Logo é normal você sentir que parece que os caras mandam muito mais que você, todavia com o tempo perceberá que tem muito cara que tem a dúvida mais básica que a sua.
A diferença, que pode ser o que você sentiu em relação ao fórum, é que o usuário de fórum de TI fora do Brasil, tende a ser menos Troll, o que faz com que o foco dos posts sejam exclusivamente a solução dos problemas, além do que, a pergunta tem um nível diferente. Enquanto aqui no Brasil, em quase metade dos problemas que você encontra no GUJ, você tem que tentar identificar o problema antes de começar a ajudar, lá fora o problema já chega descrito, com tentativas frustradas, versões explicitadas, etc. Tudo isso ajuda a melhorar o nível do fórum.
Claro, isso não são regras, são alguns costumes, que podem ou não ser bons. Somos mais tolerantes, isso pode ou não ser bom. Pra mim foi ótimo, pois a tolerância no início da carreira me ajudou pra caramba.
I
igor_ks
Além disso tudo que o adriano_si citou, lá tem bem mais usuários, consequentente há mais chances de ter respostas melhores, usuários mais experientes, por isso também que as respostas de lá, quando mais básicas, são respondidas incrivelmente rápido.
Aqui no GUJ também é bastante rápido, comparado com outros fóruns brasileiros
L
leandronsp
verdade. é quase que unânime a opinião dos estrangeiros com relação aos brasileiros no mercado de desenvolvimento. Dentre alguns alemães, italianos, ingleses dizem que o Brasil tem uma comunidade muito grande e forte tecnicamente. Um cara que conheci da Alemanha me disse que “inveja” nossa comunidade e que sonha um dia em trabalhar no Brasil
J
Julio_Murta
Então o meu mundo deve ser pequeno demais, pois eu só conheci 3 desenvolvedores realmente bons pessoalmente.
I
igor_ks
Julio, acho que vc está comparando seu networking, com toda a comunidade do Stackoverflow. Não tem comparação… lá tem gente de todo mundo! É muita gente.
Só no GUJ Brasil, que deve ser 99% brasileiros, tem 167,797 atualmente, imagine o Stackoverflow!
Enfim, em minha opinião, no Brasil há muita gente boa tecnicamente sim, e já é muito bem conhecida nisso mundialmente, se o pessoal soubesse mais inglês e participasse ainda mais da comunidade mundial, como o stack, seria ainda mais reconhecido.
EDIT:
A título de informação, na página de Users do stackoverflow, tem 104071 páginas, onde cada página lista 40 usuários, ou seja, 4.162.840 users
A
adriano_si
Concordo cara. Eu reconheço que faço parte desses que deixam o inglês sempre “pra depois”. Leitura é excelente e escrita é razoável, mas listening e pronúncia é pífio…
Enfim, sei que DEVO melhorar nesse ponto.
Júlio, pessoalmente eu não conheço muito mais não. Todos esses que citei no fórum são pessoas que “conheço” pelo fórum, com exceção do Kico que tenho algum contato mais próximo por ser colega de GRails… rsrsrsrs
É assim mesmo. Um dia chegamos lá.
Abraços
R
Ruttmann
Maracuja:
Ruttmann:
Eles só não fizeram isso porque o gerente do projeto já teve experiências com indianos tanto na Alemanha, como diretamente na Índia, e ele mesmo comentou conosco que os indianos não são as pessoas mais interessantes pra trabalhar.
Apesar de ter muito indiano ao redor do mundo trabalhando com TI, é muito difícil achar algum que realmente faça a diferença.
Desculpe, mas isso parece preconceito pra mim, eu mesmo já trabalhei com vários profissionais indianos, alguns péssimos, outros medianos e outros bons profissionais. Da mesma forma como sempre encontrei o mesmo padrão entre brasileiros e/ou alienígenas! lol
Não é preconceito.
É mais pelo choque cultural mesmo. A filial da multinacional em que trabalho fica aqui no Sul do Brasil, uma região com costumes um pouco mais europeus. Eu mesmo sou descendente de alemães e fui acostumado a viver e trabalhar desse jeito.
Pra entrar no pique dos alemães foi fácil pra mim. Talvez não seja assim para os indianos por exemplo, é uma cultura bem diferente. Talvez também não seja fácil pra quem vive em outras regiões do Brasil, como o Norte ou Nordeste, onde a influência de culturas européias não é tão grande.
Não vejo como preconceito, mas como choque cultural. Cada lugar tem costumes diferentes, jeitos de trabalhar diferentes, e noto que isso se acentua um pouco quando colocamos alemães para trabalhar com indianos. É um desafio a ser resolvido.
L
leandronsp
Poderia por favor definir o que é esse “pique” alemão que é tão difícil para quem não é descendente de Alemão acompanhar?
B
Bruno_M_Gasparotto
Vocês acham que a Alemanha valha tão a pena à ponto de aprender o idioma deles pra morar lá? Estou com planos próximos de me mudar do Brasil assim que eu terminar a pós (no final desse ano).
K
keller
Falou bonito, tambem acho que a grande maioria nao ira sair porque la no fundo sabem que nao sao qualificadas o suficiente e/ou sao preguicosas.
Tambem tem o fato de deixar familia / amigos e aquele trabalho que paga suas contas pra arriscar viver em um outro pais que nao fala a sua lingua.
Existe tambem casos aonde a pessoa e’ qualificada fala o idioma mas nao consegue uma oportunidade de emprego.
Cara deixa isso pra la, nao vai levar a nada…
Eu recomendaria aprender Ingles, a maioria dos Alemaes (que trabalham em TI) falam e algumas empresas de la tambem.
M
marcustec
Olá pessoal, sei que o tópico é meio antigo, mas vamos la.
Estou bem próximo de ir morar 5 meses em Londres - Inglaterra. Minha irmã já mora lá a 8 anos e me convidou para ir pra la passar um tempo e ajudar a la cuidar dos seus filhos recém nascidos. Claro que eu sei que tenho que voltar, pois vou sem visto nenhum, vou como turista. Ela vai pagar minha passagem e eu so vou levar um pouco de grana !!!
Sou formado em sistemas para internet na fatec, mas nunca consegui arrumar um emprego específico. Mas sempre atuei com a parte de suporte técnico, atendimento ao cliente, help desk, na parte de redes, internet, digital e tenho maior facilidade e conhecimento também na parte de desginer e web, HTML, CSS, PHOTOSHOP, etc, mas não sou nenhum craque, mas atualmente trabalho na parte de banners, publicidades digitais, e-mail mkt, enfim.
Tenho inglês intermediário, não sou fluente, mas indo la pra creio que devo aprender mais.
Minha idéia é tentar ir pra la, arrumar algum emprego informal, juntar uma grana, se possível fazer algum curso na área e voltar pro Brasil e continuar investindo, principalmente em IDIOMA e depois uma pós graduação.
O que vocês acham? Estou no caminho certo ou deveria tentar arrumar um trabalho por lá? Lembrando que nao sou nenhum craque em programação, sei ler códigos, mas não sou muito bom para implementar muita coisa, nem JAVA, etc e já tenho 27 anos. OBS: Era pra eu ter me formado em engenharia, mas por problemas financeiros e pessoais eu nao consegui.
Sei que muitos colegas aqui tiveram e tem experiencia internacional.
Obrigado e forte abraço a todos.
“Nunca desista de seus sonhos”
M
marcustec
Eu vi também que o colega “fabiofalci” morou ou mora em londres, mas se eu estiver errado me corrija.
Abraços
F
fabiofalci
Opa, sim moro em Londres.
O problema é que vc virá como turista, ou seja, nao pode trabalhar.
Ja se a ideia for cursar algo e voltar ao Brasil de uma olhada no visto de estudante: https://www.gov.uk/tier-4-general-visa
Com esse visto voce podera trabalhar enquanto estiver estudando.
Existem sites / forums especializados que vao te dar informacoes mais especificas; (eg: mochileiros)
Faca sua pesquisa e converse com sua irma sobre as possibilidades.
Boa sorte por la! Espero que voce aproveite a experiencia…
D
duduric
Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo). Vão pesar em cima disso? Quase todas as vagas que vejo cobram o Bachelor…
Até posso fazer faculdade de graça no país que tenho cidadania. Mas não estou com a mínima disposição de encarar 3 anos sem trabalhar na área revendo coisas básicas em faculdade…
K
keller
duduric:
Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).]
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo).
O Tecnologo (Graduate Diploma) tem sim um bom valor no mercado, acho que voce nao teria problemas.
Se voce tiver um bom curriculo e conhecimento nas tecnologias mais usadas por la voce provavelmente se dara bem.
Voce tem alguma certificacao? Se nao tiver, recomendo voce tirar pelo menos a SCJA / SCJP / SCWCD antes de ir.
Boa sorte se decidir embarcar nessa jornada e tentar a sorte por la!
F
fabiofalci
duduric:
Galera, quem não tem bacharel consegue emprego na Europa? (Tenho cidadania europeia, e estou pensando em usar).
Tenho bastante experiência aqui com desenvolvimento, mas minha faculdade é de 2.5 anos. (tecnólogo). Vão pesar em cima disso? Quase todas as vagas que vejo cobram o Bachelor…
Até posso fazer faculdade de graça no país que tenho cidadania. Mas não estou com a mínima disposição de encarar 3 anos sem trabalhar na área revendo coisas básicas em faculdade…
Ja entrevistei inumeros candidatos aqui em Londres e isso nunca foi fator decisivo para contratacao.
Para te falar a verdade nao lembro de nenhuma entrevista onde ao menos conversamos sobre faculdade.
Experiencia junto com a sua ‘performance’ na entrevista eh o que conta, ao menos nas empresas onde trabalhei.
J
JMan
IMHO, se vc esta basendo sua escolha por um bom pais para ter sua experiencia internacional em ser “modinha” ou nao vc esta extremamente equivocado. Sua escolha deveria ser baseada em melhores oportunidades, qualidade de vida e outras coisas importantes. Provavelmente se o Canadá virou “modinha” provavelmente foi pelos melhores motivos, como por exemplo.
1 - Excelente qualidade e vida, as principais cidades canadenses (Toronto, Montreal, Vancouver e Montreal) sempre figuram entre as melhores cidades do mundo para se viver, todas geralmente estao no TOP 15 de qualquer ranking.
Toronto escolhida a melhor cidade do mundo para se viver pela the economist em 2015
2 - Excelente receptividade de imigrantes, ja que em lugares como Toronto 49% das pessoas nasceram no exterior. Vc nao se sente um imigrante aqui.
3 - Mtas e boas oportunidades de trabalho.
4 - Facilidade de se imigrar legalmente.
E a lista cresce.
Na verdade se vc for imigrar legalmente o tempo de processo e similar na maiora dos países. (Canada, Australia, NZ e etc). Inclusive um novo processo de imigração foi criado este ano, o express entry, que promete agilidade na concessão do visto.
Tenho alguns amigos que trabalham remoto para empresas americanas, porem, trabalham por contratos (equivalente ao PJ brasileiro) e ganham cerca de 70.000 por ano. E eles tem que ficar no brasil, pois nao ganham visto ou tem permissão para trabalhar nos EUA.
Um salario bom (não excelente) se vc trabalha no Canada giram em torno de 100.000 por ano como “CLT” e 140.000 por ano como “PJ”. Vc não vai achar emprego que pague isso no Brasil, nem em SP, talvez muito dificilmente uma ou outra mosca branca deve ganhar salários assim no Brasil, mas diria que a media e bem abaixo disso. Nos EUA segundo se diz e tenho observado se paga entre 10% e 15% a mais, logo devo saber melhor, pois estou pensando em me mudar de Toronto para algum lugar nos EUA!
Se vc for full time (equivalente ao CLT) 100.000 e um bom salario, no Canada ou nos EUA. A mediana deve ficar entre 75.000 e 85.000. Claro, geralmente vc tem outros benefícios (grandes emrpesas) e acaba ganhando pelo menos 10% a mais do que isso, com bonus anuais, planos de compra de acoes de empresas com “company match” e planos de previdência privada com “company match”. Se vc contar isso tudo… ai sim 100.000 poder ser a media para um senior por exemplo.
Vlw!
J
JMan
Mesmo oque seja “modinha” no Brasil, nao faz a minima diferenca, aposto que entre os 200 mil imigrantes que chegam aqui todo ano, o percentual de brasileiros nao deve chegar nem perto de 2% desse total.
Eu sempre vejo a propaganda feita pelo governo canadense sobre a necessidade de mão de obra estrangeira. Mas essa necessidade forma um contraste com a grande burocracia que é o processo canadense. Quem precisa simplifica, e não dificulta.
Por exemplo, para uma empresa canadense contratar um estrangeiro que ainda não tenha visto, ela passa por um processo extremamente desgastante e custoso para a empresa, por isso hoje pouquíssimas são as que se dispõe a ser sponsor.
Nao e diferente em nenhum outro pais para se conseguir um visto de trabalho, vistos de trabalho para a maioria dos paises de primeiro mundo e um processo complicado.
O express entry da prioridade a pessoas mais qualificadas e mais importante, aqueles que conseguem um emprego em primeiro lugar! Isso so demonstra a falta de qualificacao dos brasileiros quando competindo num mercado global.
Nao e bem assim, 600 pontos (a maior parte) depende da sua habilidade de conseguir um emprego, mesmo que vc tenha poucos pontos (devido a lingua ou algum outro fator) se vc conseguir um emprego, vai ir la para a frente da fila!
O Canadá por exemplo não tem um visto de procura de trabalho como a Alemanha tem, onde você pode ficar por 6 meses no país procurando trabalho, caso você encontre, você junta toda a papelada e dar entrada no visto de trabalho, e segundo informações, o processo é bem agilizado mas tem exigências, por exemplo, esse visto só é concedido para pessoas com formação superior.
Alemanha tem dificuldades de atrair mão de obra qualificada de fora por vários motivos, dentre eles o idioma que acho realmente ser o maior obstáculo, você pode falar inglês no trabalho, mas sua vida no dia a dia em sociedade é em alemão.
Nao sei sobre o processo alemao, mas tenho certeza que a concorrencia deve ser igualmente grande ja que nao faltam pessoas querendo viver no primeiro mundo.
J
JMan
Vc não precisa se preocupar com filas, se vc for qualificado. A maioria das pessoas nao vai chegar aqui, pois e/ou não são qualificadas e/ou preguiçosas na hora de estudar e conseguir todos os papeis necessários. Porém, quem e qualificado e possue tenacidade chega aqui. Eu mesmo tenho 3 amigos que irão chegar aqui este ano. Seja onde for que vc queira chegar, te desejo boa sorte!
Vlw!
J
JMan
Trabalhadores qualificados são geralmente pessoas que possuem pelo menos um curso superior (Bacharelado de 4 anos) com pelo menos 4 anos de experiencia. Se bem que um grande numero (muito maior que no brasil) de pessoas possuem mestrado por aqui, e acredito que não seja diferente na Europa.
Tanto aqui, como no Brasil ou em qualquer lugar, para vc ser “atraente” e bom estar constantemente em atualização. Sobre ser júnior, pleno e sênior, acredito que para profissionais juniores e plenos seja mais difícil conseguir algo no exterior, pois a maior demanda e por profissionais experientes.
J
JMan
Eu tenho (tinha) curso superior numa universidade de primeira linha e sempre me mantenho atualizado. Se eu me considero acima da media? Sem querer parecer me achar superior… mas ja parecendo… lol… tendo mais de 12 anos de experiencia e tendo visto quase tudo nesse mundo… todo tipo de profissional… sim… mas principalmente devido ao trabalho duro… sempre continuo estudando e me atualizando… além de gostar do que faco obviamente. Mas acima da media apenas, um profissional brilhante eu não sou (encontrei uns 2 ou 3 em minha vida que eram).
J
JMan
igor_ks:
Julio, acho que o que o Maracujá quis dizer de exeperiência, é que lá é como aqui no Brasil, ou seja
Ter alguns anos de experiência com a linguagem de programação, uma graduação, pós e certificados na area. As vezes pós e certificação nem é tão requerido assim, porém será de grande valor, e acredito que nem seja tão difícil conquistar assim.
É claro que também precisa ter o inglês afiado, se tiver um IELTS na mão, melhor ainda (tem lugares que até exigem essa certificação)
Mais importante do que pós-graduação (não existe isso aqui, não como no Brasil) e certificações (embora eu tenha algumas) seria uma boa graduação (Bacharel 4 anos) e se vc puder um mestrado (eu nao tenho).
Aqui (não sempre) algumas empresas pedem o seu diploma e histórico da faculdade, portanto se for uma boa faculdade, pode ajudar. PUCs por exemplo (ou universidades católicas em geral) existem no mundo todo e são reconhecidas por terem um bom padrão. Agora claro… nao se preocupe muito com isso se vc nao tiver estudado numa universidade dessas… eu falei… pode ajudar apenas…
Nao se impressione muito com isso… eu ja vi pessoas com otimos currículos (mestrado e etc) que eram pessimos profissionais. Claro… e bom indicador no entanto…
E obrigado!
Isso, e o que eu percebo também… não necessariamente MUITO além da media no entanto… mas boa parte dos profissionais, dos melhores profissionais que conheci no Brasil… já deixaram o pais…
J
JMan
Desculpe, mas isso parece preconceito pra mim, eu mesmo já trabalhei com vários profissionais indianos, alguns péssimos, outros medianos e outros bons profissionais. Da mesma forma como sempre encontrei o mesmo padrão entre brasileiros e/ou alienígenas! lol