Mercado de trabalho - Vale a pena?

91 respostas
A

Boa noite pessoal!

Gostaria da opinião sobre o mercado de trabalho em Java.

• Vale a pena aprender a programar para entrar nesse mercado?
  • Pagam bem?
  • Qual área que está com maiores oportunidades? Web, desktop, móveis, embarcado, etc?
  • O que é necessário para pegar um emprego em Java?
  • Em qual parte do país eles contratam mais?
  • Quais são as principais dificuldades ?
  • Em relação a futuro, oportunidades e retorno, o que é melhor? dot Net ou Java?

Obrigado.

91 Respostas

G
  1. Vale
  2. Normal
  3. Web
  4. Saber bem a linguagem , frameworks e algo mais por fora.
  5. Não sei
  6. Arrumar teu Primeiro Emprego
  7. Qualquer um , basta ser bom no que faz e será bem recompensado.
R

Apenas se vc gosta de programação. Se não gosta não sei se vale a pena. Ensino superior ajuda muito, mas faculdade de informática é chata e se vc não gostar torna-se insuportável.

Com relação a outras áreas, como humanas pagam sim.

Web.

Ter experiência com Java hehehe.
Se vc tiver fazendo facul procure estágios em Java, é uma boa forma de se entrar no mercado.
E Java Web tem mtos frameworks q vc precisa saber.

Eu me arrisco dizer no eixo Rio-SP, mas nada comprovado.

Sei lá.

Eu sei ambos. Ambos são bons.

J

Vendo as peguntas digo, jah é muito dificil p/ vc

.Net na sua veia

• Pagar bem? Não conheco nenhum PROGRAMADOR com Hilux, Accord, apto em moema, paulista, mulheres top… (Vc nao vai ter isso programando) e se tiver boa coisa nao é (Accord ano 1997)
R

Aplica-se a mesma regra para qualquer profissão: vale a pena se você gostar do que faz

Pagasse razoavelmente bem, levando-se em conta a média de outras profissões, principalmente no começo da carreira.

Web e “Enterprise”

Pra pegar um emprego? Conhecer Java :slight_smile:

Geralmente as consultorias Rio-SP contratam mais, mas tem boas oportunidades em outras partes do país (Brasilia, por exemplo)

Leva algum tempo até você aprender a desenvolver (desenvolvimento de software é uma profissão qualificada como qualquer outra, logo, exige anos de estudo).
Depois disso, os 3 primeiros anos são bem complicados, o pessoal realmetne exige uma certa experiência, até você conseguir você provavelmetne vai ganhar bem pouco.
E depois, a maioria dos projetos existentes são estressantes, são raros os projetos legais, com ambiente legal, empresa legal, equipe legal e que pague bem.

Difícil responder, o melhor é estudar um pouco das duas, depois focar em uma. Boas oportunidades dependem mais do profissional do que a linguagem/plataforma que ele conhece.

F

A megasena da virada paga, já jogou?

A

kkkkk, megasena da virada? Fala sério né?
Valeu pela opinião de todos.
Vou iniciar me focando principalmente em java e vou ir dando uma olhadas em dot net para não ficar totalmente por fora. Falando nisso, jjose pq tu acha que pelo perfil das minhas perguntas o meu negócio é dot net e não java?
Abraço.

A

jjose:

.Net na sua veia

• Pagar bem? Não conheco nenhum PROGRAMADOR com Hilux, Accord, apto em moema, paulista, mulheres top… (Vc nao vai ter isso programando) e se tiver boa coisa nao é (Accord ano 1997)

Há programadores com tudo isso o que o sr. disse e muito mais ainda.
O fator não é a profissão e quanto de dinheiro você ganha, e sim o que você faz dele e como.
Conheço médico (meu tio) que ganha 150 mil por mês, tem tudo isso, mas vive endividado pq não sabe administrar etc etc. Enfim, espero que os senhores tenham entendido o main purpose deste post.

Abraços!

T

andre_mbm:
O fator não é a profissão e quanto de dinheiro você ganha, e sim o que você faz dele e como.
Conheço médico (meu tio) que ganha 150 mil por mês, tem tudo isso, mas vive endividado pq não sabe administrar etc etc. Enfim, espero que os senhores tenham entendido o main purpose deste post.

O mesmo poderia ser dito de qualquer um. O que ele quis dizer é que programadores não ganham bem e isso é fato.

A

Thiago, qual é teu conceito de ganhar bem? Mais de R$ 5000,00?

T

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.

A

Eu diria que 6 mil como PJ é um salário digamos… facilmente encontrado (dependendo da experiência, claro). Já ouvi falar de gente cobrando 70 reais (ou dólares, não me lembro) a hora. Mas sei de seniors ganhando 5 mil como CLT.

A

Poxa, programador ganhando R$ 6000,00 eu já acho bastante. Eu pensava que esse valor é para apenas para arquiteto de software, analista senior ou coisa parecida. Aproveitando, um arquiteto ganha quanto? Mais de R$ 10000,00 ? Não me entendam mal, não é questão de ganância é apenas alguém que quer dar um bom padrão de vida para a sua família e está buscando saber conseguir sem sair da informática.

B

Java? Não o mercado esta saturado…

Não.

A maioria é contratada para aplicações Web, isto não quer dizer que são as melhores oportunidades…

Saber Java… e uma dezena de tecnologias, no mínimo…

Sudeste

Não basta saber a linguagem, tem que saber varias outras tecnologias, frameworks, etc…

Vai de dot Net ou outra área…

A

Encontrei em outro forum uma oportunidade para programador java freelancer em que para mim ele ganha muito bem. Segue algumas informações interessantes.

Carga Horária: 6 a 8 horas diárias (horário comercial)
Período: 60 dias
Remuneração: R$ 25,00 a R$ 45,00 por hora
Contrato: PJ (necessário ter empresa constituída)
Local de Trabalho: Sede da empresa…

Fiz uns calculos por cima e vi que se o cara trabalhar 40 dias, 6h por dia com o salário hora mínimo (R$ 25,00) ele vai ganhar em 2 meses 6k! Se ele trabalhar 8h, 40 dias com o salário máximo ele vai alcançar em torno de R$ 14400,00 .

Como assim o mercado não paga bem??? Se isso não é pagar bem, o que é então o pagar bem?

A

Senhores, analisem o mercado dos entorpecentes: traficantes NÃO TEM Hilux ou Accord, ou melhor, 95% deles.

Os 10% são os que estão no topo da pirâmide, pois o mercado de entorpecentes é como uma grande empresa com suas hierarquias, composta de uma pirâmide larga na parte de baixo (os soldadinhos das favelas, tromadinhas…são muitos!) e um topo estreito (produtores e cabeças) com o meio (gerentes) “na média”.

Assim são os programadores. Existem os que ganham 600 reais ( estagiarios e bagrinhos, muitos ) os medianos, e os tops, programadores que ganham 10 mil/mês brincando.

Leiam o livro Freakonomics e vocês entenderão as mazelas dos vencimentos =)

Abraços!

A

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.

Como você pode dizer que é pouco se não ganha nem metade disso?

R

ari_cesar

Vc está generalizando…
Se fizermos uma enquete aqui, vc vai ver que essa não é a realidade dos salários até porque esse é um projeto de curto prazo, são 60 dias de projeto, se o salário não for atrativo pouca gente irá.

Eu já vi estágio em Java por 6h que pagava 500 reais por mês… e ae? Agora vou falar que Java paga mal? Não, né…

Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…

R

Cara, vcs ainda dão papo pro Thiago? Ele falaria que os 140 milhões da Mega Senna foram pouco só pra contrariar os outros…

T

Você nem me conhece.

T

renamed:

Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…

Ficar rico com Java é impossível, a menos que você monte uma consultoria para explorar outros desenvolvedores, mas aí você não será mais desenvolvedor. E comparada com que áreas? Com a área de engenharia desenvolvedores de software apanham feio. Só se for comparada à área de ajudantes de pedreiro ou funcionários de redes de fast-food.

L

ganha mal pacaralho…
se tu quer ganhar bem vire politico ou traficante…

N

Thiagosc:
renamed:

Ficar rico com Java é impossível, a menos que você monte uma consultoria para explorar outros desenvolvedores, mas aí você não será mais desenvolvedor. E comparada com que áreas? Com a área de engenharia desenvolvedores de software apanham feio. Só se for comparada à área de ajudantes de pedreiro ou funcionários de redes de fast-food.

então o que está fazendo aq?
troca de emprego

F

Todo conhecimento é valido !

Com respeito ao Java, é uma linguagem bem ampla, e com inumeros mercados(desktops, web, moveis…etc etc)

Pagar bem é relativo, voce chegando num nivel como arquiteto com algumas certificacoes, pode ter certeza que seu salario, sera bem diferenciado dos demais programadores …

O futuro é meio incerto…rsss…mas as tendencias, ja estamos vendo…aplicativos para portateis é um exemplo(alias, futuro nao, pois ja esta ocorrendo isso)

abrass

T

Maracuja:
ou…

Vi esses dias que tão pagando 10K CLT pra um engenheiro naval recém-formado!

Conheci um cara que se formou nisso aí. Engenharia humilha computação, infelizmente. Eles ganham muito mais.

A

Ok, sem polemizar muito.
Se eu quiser me tornar rico de verdade eu vou para gerencia de projetos, monto uma empresa de software, faço algumas certificações e viro arquiteto de software ou aprende frances e vou para o Canadá. Meu foco com as perguntas é saber se dá para ter uma vida decente e digna como programador JAVA sem ter que ficar esmolando emprego, se matando trabalhando como na área de suporte , conseguir ter condições de ter uma casa confortável com ar condicionado, TV de 32 polegadas, tá inteiro no fim do dia para ficar com a família e filhos quando for casar, dá condições financeiras para a família sem que a mãe dos filhos tenha que sair trabalhar quando eles são pequenos, etc. São coisas simples que todo ( acho eu ) ser humano gostaria de ter e viver.

Pelo o que eu tenho visto nas resposta esse objetivo é possível de se alcançar como programador java.

ari_cesar

Vc está generalizando…
Se fizermos uma enquete aqui, vc vai ver que essa não é a realidade dos salários até porque esse é um projeto de curto prazo, são 60 dias de projeto, se o salário não for atrativo pouca gente irá.

Eu já vi estágio em Java por 6h que pagava 500 reais por mês… e ae? Agora vou falar que Java paga mal? Não, né…

Renato, eu fiz um estágio em java que ganhei R$ 580,00 mês. Foram tempos difíceis, mas muito legais. Legal saber de alguém mais experiente na área que o pessoal lança essas barbadas para projetos de curto prazo, entretanto os de médio e longo a coisa não é bem assim.

Puxa, 10k! Acho que vou indicar engenharia Naval para quem não sabe o que fazer de faculdade ao invés de informática :P.

Abraço a todos e obrigado pelas respostas.

A

Maracuja:
andre_mbm:
jjose:

.Net na sua veia

Abraços!

Bom, então esse “programador” ganhou dinheiro com seus investimentos e etc, talvez, pode ser; agora ganhar dinheiro mesmo, como digitador de código não acredito, pode-se ganhar muito mais sendo um bom advogado, corretor de imóveis, médico e etc. Como digitador de código se chega-se geralmente num padrão de vida mediano. Não iluda os outros.

E tb como ja disseram, tem que se gostar mto do que vc faz, senão, não da certo, o bagulho não é mole.

[]'s

Não, o sr. realmente não entendeu o main purpose do post…
E outra, um bacharel em direito recém saído da faculdade também ganha uma merda, pode ser o melhor do mundo. Assim como programador/computeiro. O modo que eles se posicionam no mercado de acordo com suas qualificações e/ou oportunidades é o que ditará os vencimentos. EM QUALQUER PROFISSÃO.
E o bacharel em direito tem que tirar a certificação OAB ainda, a SJCP deles. ahahahhaa

Abraço!

M

ari_cesar:
sim, da pra ter uma vida descente, morar num lugar legal, e ter uma casa equipada. isso depende mais de organização sua do que do salário. Obviamente, quanto mais vc ganha, mais rápido consiguirá atingir seus objetivos. Com 5.5K CLT da pra viver tranquilo na minha opnião, basta ser organizado. Não estou dizendo que é muito ou pouco, cada um sabe o valor de seu trabalho.

Thiagosc e Maracuja:
Realmente, já ouvi histórias que a Petrobras foi na faculdade atras de engenheiros navais, ja que no Brasil tem muito poucos, os que vão se formando tem emprego garantido e com bons salários. Mas isso só até a profissão ficar saturada de gente, ai o salário cai um pouco, como todas as profissões.

Agora é o seguinte… não da pra se apegar a uma tecnologia/linguagem/whatever. a bola da vez hoje amanhã já era, e a de amanhã tbm vai seguir o mesmo caminho.

J

mario.fts:
ari_cesar:
sim, da pra ter uma vida descente, morar num lugar legal, e ter uma casa equipada. isso depende mais de organização sua do que do salário. Obviamente, quanto mais vc ganha, mais rápido consiguirá atingir seus objetivos. Com 5.5K CLT da pra viver tranquilo na minha opnião, basta ser organizado. Não estou dizendo que é muito ou pouco, cada um sabe o valor de seu trabalho.

Thiagosc e Maracuja:
Realmente, já ouvi histórias que a Petrobras foi na faculdade atras de engenheiros navais, ja que no Brasil tem muito poucos, os que vão se formando tem emprego garantido e com bons salários. Mas isso só até a profissão ficar saturada de gente, ai o salário cai um pouco, como todas as profissões.

Agora é o seguinte… não da pra se apegar a uma tecnologia/linguagem/whatever. a bola da vez hoje amanhã já era, e a de amanhã tbm vai seguir o mesmo caminho.

Exatamente, e isso muda muito rápido, talvez na próxima semana apareça um novo curso “do momento”, talvez computação já tenha sido um dia. Não dá pra tentar se basear nessas afirmações.

T

ari_cesar:
Ok, sem polemizar muito.
Se eu quiser me tornar rico de verdade eu vou para gerencia de projetos, monto uma empresa de software, faço algumas certificações e viro arquiteto de software ou aprende frances e vou para o Canadá. Meu foco com as perguntas é saber se dá para ter uma vida decente e digna como programador JAVA sem ter que ficar esmolando emprego, se matando trabalhando como na área de suporte , conseguir ter condições de ter uma casa confortável com ar condicionado, TV de 32 polegadas, tá inteiro no fim do dia para ficar com a família e filhos quando for casar, dá condições financeiras para a família sem que a mãe dos filhos tenha que sair trabalhar quando eles são pequenos, etc. São coisas simples que todo ( acho eu ) ser humano gostaria de ter e viver.

Pelo o que eu tenho visto nas resposta esse objetivo é possível de se alcançar como programador java.

Não, não é. Dá para ganhar mais que 5 mil em cidades como São Paulo e alguns outros lugares, mas você será contratado como PJ ou alguma outra coisa ilegal, precisará fazer hora extra quase todos os dias para “vestir a camisa” da empresa sem ser pago, e ficará arrancando os cabelos com projetos e prazos impossíveis. Além do mais o custo de vida dessas capitais são mais altos.

Você vai acabar ficando velho antes do tempo, se matando para pagar a escola dos seus filhos e ainda paranóico sobre perder emprego e não conseguir pagar alguma coisa.

Quer ficar tranquilo? Escolhe outra profissão ou abra uma empresa (uma de verdade e não para fraudar a CLT) e obtenha sucesso.

EDIT: e por falar nisso, já vi muitos “organizados” por aí que vivem na casa dos pais. Só quem mora sozinho sabe o quanto se gasta com tudo o que precisa. Acho que quem fala de “organizar dinheiro”, mas não precisa pagar aluguel e nem nada tem mais é que ficar quieto. Bando de marmanjo vivendo na casa dos pais até os 30, e se precisassem pagar por tudo o que usam não teriam grana para ter TV a cabo ou um carro.

N

Thiagosc:
ari_cesar:
Ok, sem polemizar muito.

Não, não é. Dá para ganhar mais que 5 mil em cidades como São Paulo e alguns outros lugares, mas você será contratado como PJ ou alguma outra coisa ilegal, precisará fazer hora extra quase todos os dias para “vestir a camisa” da empresa sem ser pago, e ficará arrancando os cabelos com projetos e prazos impossíveis. Além do mais o custo de vida dessas capitais são mais altos.

Você vai acabar ficando velho antes do tempo, se matando para pagar a escola dos seus filhos e ainda paranóico sobre perder emprego e não conseguir pagar alguma coisa.

Quer ficar tranquilo? Escolhe outra profissão ou abra uma empresa (uma de verdade e não para fraudar a CLT) e obtenha sucesso.

EDIT: e por falar nisso, já vi muitos “organizados” por aí que vivem na casa dos pais. Só quem mora sozinho sabe o quanto se gasta com tudo o que precisa. Acho que quem fala de “organizar dinheiro”, mas não precisa pagar aluguel e nem nada tem mais é que ficar quieto. Bando de marmanjo vivendo na casa dos pais até os 30, e se precisassem pagar por tudo o que usam não teriam grana para ter TV a cabo ou um carro.

Me desculpe mas você me parece meio frustrado com a profissão e quer generalizar.

Primeiro que um cara que começa como programador nem sempre fica como programador o resto da vida, a tendência é você ir subindo da mesma maneira que acontece com qualquer outra profissão. Uns para a área gerencial outros para a técnica.

Pessoas má remuneradas existe em todas as profissões, profissional bom e que se destaca é bem remunerado tanto como advogado quanto como desenvolvedor.

Quanto a forma de contratação isso é verdade, a maioria das empresas sempre quer pagar pj, cooperado e outras coisas que você na hra q sai da empresa sai com uma mão na frente e outra atrás…

Eu acredito que da para ganhar um ótimo salário na área de ti, mas como em qualquer outra profissão isso requer esforço e tempo…

Não é porque se é programador ou médico que vai ser rico…

Você fala como se a profissão pagasse super mal e como se não houvesse oportunidades…Desta maneira alguém que não conhece vem aqui e pensa que quem trabalhar com ti ganha salários de 1mil pelo resto da vida e trabalha 12 horas por dia…

M

Sem querer ser pessimista a profissão está em franca decadencia faz alguns anos.

Não recomendo pra ninguém mais.

U

matarra1000:
Sem querer ser pessimista a profissão está em franca decadencia faz alguns anos.

Não recomendo pra ninguém mais.

Refere a qual profisão??
vlw
abs

T

Eu já tenho experiência o suficiente e já vi o suficiente para não cair nesse conto do vigário. Você não está falando com um garoto de 18 anos que ainda sequer começou a trabalhar na área. Existem N fatores que definirão se uma pessoa ganha bem ou não, e nenhum deles tem a ver com capacidade ou destacar-se.

Em alguns casos o indivíduo pode se matar de trabalhar, se destacar de diversas formas, etc. Conta outra.

Frango:

Eu acredito que da para ganhar um ótimo salário na área de ti, mas como em qualquer outra profissão isso requer esforço e tempo…

Ainda estou para ver um ótimo salário nessa área. 5 mil reais é um salário bem mediano.

Frango:

Você fala como se a profissão pagasse super mal e como se não houvesse oportunidades…Desta maneira alguém que não conhece vem aqui e pensa que quem trabalhar com ti ganha salários de 1mil pelo resto da vida e trabalha 12 horas por dia…

Sim, mas essa é a verdade. Quem deseja ficar tranquilo, montar uma família, etc, que procure outra profissão.

A

thiagosc
Sim, mas essa é a verdade. Quem deseja ficar tranquilo, montar uma família, etc, que procure outra profissão.

Thiago, dessa vez terei que concordar com os outros, em especial com o Frango. Eu não pretendo passar a vida toda codificando, apesar de achar algo muito legal. Eu sou formado em Sistemas de informação e quero exercer o ofício, porém não quero cair direto como analista, gerente de TI ou alguma coisa desse tipo sem ao menos saber bem uma linguagem e esse mundo de desenvolvimento. Imagino que muitos devam ter esse desejo tb, iniciar programando e depois fazer outra coisa que de mais dinheiro e possa se sustentar melhor. Comentei sobre o retorno em virtude da idade, não sou mais um gurizinho de 18 anos e to meio longe disso ( na verdade 11 anos) e tenho planos de edificar uma família a curto médio prazo.

Como assim em franca decadencia? Programador é algo que sempre se precisa, sempre se precisou e sempre irá se precisar.Fiz a uns meses atrás um curso onde houve uma palestra de uma instituição do RS que é tipo de um sindicado das empresas de tecnologia onde comentaram que oque mais se precisa é de gente na informática, principalmente na área técnica como programadores e BD. Mostraram até gráficos com dados!!! Não creio que eles tenham mentido até pq era um curso dentro da PUC-RS em parceria com a Microsoft.

T

Pelo que você escreveu você concorda comigo e não com o Frango, pois já decidiu procurar outra profissão antes mesmo de começar em TI.

De fato, quer dinheiro? Então caia fora da área de TI.

A

Pelo que você escreveu você concorda comigo e não com o Frango, pois já decidiu procurar outra profissão antes mesmo de começar em TI.

Coloquei em negrito para ficar mais visível o meu desejo, pq em nenhum momento eu disse que não queria a TI ou procurar uma nova profissão e sim queria aprender bem uma linguagem e conhecer o mundo do desenvolvimento antes de entrar de cabeça na área de minha formação, isto é, Bacharel em Sistema de Informação . O que eu realmente não pretendo fazer é ficar a vida toda codificando pq até se esse fosse o meu objetivo eu iria ter feito um tecnologo em desenvolvimento de software ou faculdade de Ciência da computação.

E

Eu deixei de tentar aprofundar mais em programação justamente por certos medos, ja sabia um pouco de Java sempre gostei, mais como passei 2 anos no colégio só mexendo com C (Lá só tinha isto) acabei deixando Java de lado, e este ano que acabou o colégio comecarei a faculdade de Publicidade, porem quero continuar aprendendo java, só que por preguiça acabo as vezes não fazendo isto.

Pois no colégio sempre tinha exercicios pra você realizar, e aqui em casa fico só com o Deitel, e por muitas das vezes fica muito chato, mais como sou novo ainda tenho nem 18 :roll: , acho que poderei aprender mais pra frente, o que eu acho f*** é praticar, não se existe alguma area com alguns exercicios até que alguns usuarios pedissem alguns programinhas mesmo que inuteis para os iniciantes poderem praticar xD

Mais ainda não desisti do Java, foi o que mais legal eu aprendi até agora. Mais com medo do mercado acabei optando por PP apesar de ser saturada , tem mais areas né ;

Abraços.

A

Esdrasrios, dá uma olhada no livro use a cabeça!Java. Nesse exato momento to dando uma olhada nele e to achando muito mais interessante que o livro do Deitel por ensinar de uma forma divertida e simples a linguagem de programação. Dá uma catada na internet que tu encontra um PDF para verificar.
A sim, já tava me esquecendo, não desista do java :wink: .

Abraço!

N

Área de TI não se resume apenas a programador.

L

Acho estranho o pessoal falar tanto em virar gerente e blabla. Como se gerente ganhasse mais que programador. Na real, os gerentes que conheço ganhavam menos que os programadores sênior. Será mesmo que esse é o caminho? Ser dono de consultoria sim dá grana… Mas… gerente? pelamor, a grande maioria do pessoal que “é programador e quis virar gerente” não são os melhores gerentes. Tem gente que acha que ser programador e virar gerente tem “tudo a ver”. Será que tem mesmo?

Além disso, nenhuma profissão te torna rico a não ser que você faça algo muito especializado. E em TI, na área de Java, não é difícil encontrar salários de 8k, 9k, 10k + por aí entre os sêniors. Mas mesmo com esse salário tu não és rico. Na real, o que é ser rico pra vocês?!

E o outro alí falando em apreder francês e ir pro Canadá, poderia explicar um pouco mais? Porque honestamente, ficar rico no Canadá com TI é que não dá mesmo. Agora tem outros lugares aí que tão pagando bem como Inglaterra e Japão. Eu morei lá e não ví isso não.

Abraço

N

Leozin:
Acho estranho o pessoal falar tanto em virar gerente e blabla. Como se gerente ganhasse mais que programador. Na real, os gerentes que conheço ganhavam menos que os programadores sênior. Será mesmo que esse é o caminho? Ser dono de consultoria sim dá grana… Mas… gerente? pelamor, a grande maioria do pessoal que “é programador e quis virar gerente” não são os melhores gerentes. Tem gente que acha que ser programador e virar gerente tem “tudo a ver”. Será que tem mesmo?

Além disso, nenhuma profissão te torna rico a não ser que você faça algo muito especializado. E em TI, na área de Java, não é difícil encontrar salários de 8k, 9k, 10k + por aí entre os sêniors. Mas mesmo com esse salário tu não és rico. Na real, o que é ser rico pra vocês?!

E o outro alí falando em apreder francês e ir pro Canadá, poderia explicar um pouco mais? Porque honestamente, ficar rico no Canadá com TI é que não dá mesmo. Agora tem outros lugares aí que tão pagando bem como Inglaterra e Japão. Eu morei lá e não ví isso não.

Abraço

Como já disseram, para o thiago nem os 140 milhões da mega-sena ta bom…

A

Leozin:

Abraço

Bem pelo visto existem salários, salários e SALÁRIOS para programadores pq 10k é mta grana.Quando abri a thread não imaginei salários dessa magnitude. O máximo que eu esperava era seniors ganhando no máximo 7k. Alias, em que parte do país o cara ganha 8k,9k,10k ou +? Leozin tem gente aqui que já comentou a inexistencia desses salários, que programador ganha mal, que o mercado tá em decadência, etc. Pode apontar esses lugares?

Em relação a ficar rico eu apenas comentei que caso eu quisesse me tornar rico de verdade (para mim rico com CLT ganha 20k, empresário em torno de seus 100k liquido) , iria para gerencia de projetos, criaria uma empresa de software, iria tirar diversas ceritificações e me tornar um arquiteto ou aprender francês e ir para o Canadá.Isso não é o meu objetico como no mesmo tópico comentei. Eu apenas quero exercer a profissão que me formei a qual possibilita trabalhar em áreas gerenciais, mas o objetivo principal é ter o bastante para criar uma família de forma digna, tranquila sem ter que morrer trabalhando.

O Canadá é uma boa opção para quem quer ganhar grana e se dar bem na vida. Ficar rico realmente não sei se é possível, me entusiasmei na frase em que comentei pela primeira vez sobre isso . Entretanto tenho vários conhecidos que sairam daqui e foram para lá estão trabalhando com TI e tem um padrão de vida que nunca iriam alcançar aqui no Brasil. Além do mais, se no Brasil o cara sabendo trabalhar direitinho e investindo o dinheiro em lugares certos consegue uma grana legal, imagino que muito mais no Canadá.

A sim, quanto a gerência X programador depende do perfil do cara. Não irei falar sobre isso nesse tópico para não perder o foco, mas como tu disse nem todo programador é um bom gerente.

Abraço!

T

Não gostou da verdade? Só em algumas capitais existirão salários medianos e mesmo assim será por métodos de contratação esdrúxulos para se trabalhar 12 ou 14 horas por dia sem hora extra remunerada (vai tudo para o banco de horas que é um buraco negro, e quando você sai da empresa leva um tapinha nas costas como forma de pagamento).

A

Não gostou da verdade? Só em algumas capitais existirão salários medianos e mesmo assim será por métodos de contratação esdrúxulos para se trabalhar 12 ou 14 horas por dia sem hora extra remunerada (vai tudo para o banco de horas que é um buraco negro, e quando você sai da empresa leva um tapinha nas costas como forma de pagamento).

thiagosc , tu poderia abrir um pouco da tua vida profissional para explicar pq tanta certeza em tuas afirmações?

1º Quanto tempo tu programou (programa)?
2º Como foram(são) tuas experiências?
3ºTu trabalha (trabalhou) quanto tempo com tecnologia?
4ºTeu salário é(foi) ruim para ser tão pessimista quando se trata de programação?

L

Tchê, até mesmo aí em Porto Alegre tem salários bons como esses, 7K+. O problema é que os que reclamam que o “mercado tá em decadência” são principalmente aqueles que ficam no mesmo mundinho de sempre, esperando que DO NADA o seu chefe apareça e diga “aí gurizada, todo mundo ganhando agora 10K”.

Obviamente sendo um programador comum, que só vai pro trampo esperando que a carreira um dia lhe recompense é atirar no escuro mesmo. Você está na empresa certa? O teu conhecimento é necessário pra fazer o diferencial? Você investe em sí mesmo? Tem um bom networking? Como estão a fluência em outros idiomas, como inglês?

Você como profissional é uma forma de investimento e o capital aplicado é o tempo. Quanto mais tempo dedicado a sí e quanto maior os riscos que tu tomas, maiores serão os retornos em caso de sucesso. Eu sei que parece clichê, mas no final das contas é assim mesmo. Tem vezes que vale muito, mas MUITO a pena ir pra uma empresa pra ganhar uma merreca só pra aprender e ter experiência com tecnologia X e depois disso ganhar salários astronômicos. Pra ter um salário bom não se deve só pensar em dinheiro (estranho né?).

Você pode tomar dois caminhos: Ou se juntar ao grupo da choradeira ou fazer o diferencial. Have fun!

N

Nao vou mais discutir com você.

Se voce ganha mal, tem um emprego que trabalha 14h por dia, entao procure outro, mas nao diga que todos os empregos de ti são assim.

T

ari_cesar:
thiagosc , tu poderia abrir um pouco da tua vida profissional para explicar pq tanta certeza em tuas afirmações?

1º Quanto tempo tu programou (programa)?
2º Como foram(são) tuas experiências?
3ºTu trabalha (trabalhou) quanto tempo com tecnologia?
4ºTeu salário é(foi) ruim para ser tão pessimista quando se trata de programação?

Experiência mais do que suficiente em mais de um lugar. Faça o seguinte, dê uma olhada na APinfo. Veja as oportunidades lá, o quanto oferecem, tipo de contratação, localização, etc.

Você constatará rapidamente que as vagas que pagam melhor são em capitais, onde o custo de vida é mais alto. Que são métodos de contratação esdrúxulos. Se participar de alguma entrevista verá que eles querem que você “vista a camisa”, que nada mais do que um eufemismo para trabalhar 14 horas por dia.

Quem fala que se ganha bem na área TI precisa cair na realidade. Não se iludam e não iludam os outros.

T

Qualquer mané hoje em dia tem inglês fluente. E muitos outros manés falam outras línguas também. Que diferencial é esse? O único diferencial que sei que funciona é o QI. Tendo padrinhos tudo fica mais fácil.

De resto as empresas, os gerentes e os clientes não estão nem aí. Ninguém vai lhe dar um salário melhor simplesmente porque você é um gênio que conhece várias linguagens e tem a produtividade de três desenvolvedores juntos. Você pode ser o maior gênio que a informática já viu, mesmo assim vai ganhar um valor nada a ver com a sua capacidade. Até porque não é isso que importa.

Aliás, salários em empresas não tem correlação com capacidade. Fulano pode fazer mais, trabalhar mais e se esforçar mais e receber menos enquanto alguém na mesma função e com o mesmo nível de responsabilidade pode ganhar mais. Ou seja, é um pouco de sorte ou QI, depende do que você tem.

Leozin:

Você como profissional é uma forma de investimento e o capital aplicado é o tempo. Quanto mais tempo dedicado a sí e quanto maior os riscos que tu tomas, maiores serão os retornos em caso de sucesso. Eu sei que parece clichê, mas no final das contas é assim mesmo. Tem vezes que vale muito, mas MUITO a pena ir pra uma empresa pra ganhar uma merreca só pra aprender e ter experiência com tecnologia X e depois disso ganhar salários astronômicos. Pra ter um salário bom não se deve só pensar em dinheiro (estranho né?).

Quantos anos você tem? É uma pergunta séria. Eu digo isso porque a sua visão de mundo é parecida com a que eu tinha quando eu tinha uns 18 anos de idade e ainda estava na faculdade. Vivendo na casa dos pais, sem despesas além do que gastava normalmente, etc.

L

Não é qualquer mané não, acho que você tá confundindo com quem sabe ler um javadoc em inglês e acha que é fluente. Na verdade, eu ví pouquíssimas pessoas com inglês fluente, mas pouquíssimas mesmo.

E sobre QI, você acha que é algo errado? Injusto? Eu mesmo, se fosse dono de consultoria, iria preferir um cara indicado do que alguém randômico que mandou currículo. Se um funcionário de confiança meu me diz “oh, conheço um cara BOM”, a probabilidade de eu chamar ele é muito alta. Se alguém fez um trabalho decente em outro lugar, quem trabalhou com esse alguém terá boas referências sobre o mesmo. Isso é ruim?!

Que tipo de gênio se sujeita a tal empresa? Na verdade, posso dizer que o cara é um pato, não um gênio. Se tu tens um conhecimento muito bom em algo mas não o utiliza, o problema é da empresa que não tá dando oportunidade? Dos gerentes que não te enxergam?

Mas aí tem outros fatores que contribuiram pra tal situação acontecer, mas Thiago, honestamente, sorte é a desculpa das pessoas que fracassaram em fazer algo, esse assunto não vai levar a gente pra lugar nenhum.

Tenho 24. Coincidentemente essa minha idéia veio quando eu tinha os meus 19 e comecei a trampar com TI :stuck_out_tongue:

L

No final das contas é EXATAMENTE isso. Se o profissional não gosta da área e tá só por dinheiro, não irá muito longe não. E tem muita gente no mercado assim.

T

Leozin:
Não é qualquer mané não, acho que você tá confundindo com quem sabe ler um javadoc em inglês e acha que é fluente. Na verdade, eu ví pouquíssimas pessoas com inglês fluente, mas pouquíssimas mesmo.

E sobre QI, você acha que é algo errado? Injusto? Eu mesmo, se fosse dono de consultoria, iria preferir um cara indicado do que alguém randômico que mandou currículo. Se um funcionário de confiança meu me diz “oh, conheço um cara BOM”, a probabilidade de eu chamar ele é muito alta. Se alguém fez um trabalho decente em outro lugar, quem trabalhou com esse alguém terá boas referências sobre o mesmo. Isso é ruim?!

Eu tenho inglês fluente porque trabalhei e trabalho com estrangeiros, e conheço diversas outras pessoas que também tem, que trabalharam comigo ao longo desses anos. Nenhum deles ganha 10k por mês, isso eu te garanto.

E não desvirtue o assunto. Eu não disse que é injusto, apenas que é a realidade. Essa história de “ah, se você estudar bastante você será recompensado” é bobagem. Não é assim que o mundo funciona. Isso aí é papo para enganar esses virgens de emprego que ainda não tem experiência.

Outra enganação é “aceitar ganhar merreca para aprender algo”. É assim que consultorias prostituem o mercado.

Leozin:

Que tipo de gênio se sujeita a tal empresa? Na verdade, posso dizer que o cara é um pato, não um gênio. Se tu tens um conhecimento muito bom em algo mas não o utiliza, o problema é da empresa que não tá dando oportunidade? Dos gerentes que não te enxergam?

O mercado funciona assim. Se você não gosta ou mude de país ou de profissão. Ninguém vai te dar nada simplesmente porque você sabe mais do que cicrano.

Aliás, essa idéia é tão sem sentido porque sequer existe métrica para medir o quanto se sabe. Se houvesse algum tipo de processo, mas nem isso. Basta ver a organização das empresas, e como elas funcionam, como os funcionários são “avaliados”, etc, para se concluir que conhecimento é o menos.

Essa não é a minha opinião pessoal, é um fato facilmente verificável. Portanto acho que é você que deveria dar explicações sobre onde encontrou isso, pois não condiz com a realidade.

Existem oportunidades que só aparecem uma vez e você precisa estar no lugar e na hora certa para aproveitá-las. Isso é sorte. Isso já aconteceu comigo algumas vezes e reconheço que se estivesse um pouco adiantado ou atrasado eu não as teria pegado simplesmente porque não existiriam mais. Timing é essencial.

Novamente, qualquer um vê isso acontecer ao longo de sua vida profissional. Quem nunca viu é porque não tem experiência.

T

Aliás, esse negócio de sorte é tão comum. A Microsoft não seria o que é hoje se não tivesse no local certo, os EUA, na hora certa, a invenção do PC. Graças a isso ela teve a oportunidade de trabalhar com a IBM, o que possibilitou a criação do Windows e tudo mais.

Todas as histórias de sucesso são assim. Existem oportunidades que existem apenas por um período de tempo limitado, e vai da empresa aproveitá-las ou não.

L

Thiago, então, a pergunta é:

Você está calmo?

T

Esse pessoal começa a falar bobagem e depois não agüenta. Não agüenta? Toma leite.

Deveriam criar um fórum “Jardim de infância” aqui no GUJ para o pessoal mais junior.

J

É duro, mas tenho que concordar com o thiago. :-o

A

caramba, o negócio pegou fogo!

thiago, dei uma olhada na APInfo como tu comentou e percebi que os calculos salarias são de 2006. Certo que não mudaram muito, mas se os caras da TI ganham o que o site fala o negócio é desanimador. Abaixo segue os valores da pesquisa para profissionais java

Cargo                                           CLT             Terceiro

Analista Programador Java 2.812 5.014
Programador Java 2.005 3.062

e ai pessoal o salário de vcs é superior , inferior ou é semelhante a essa média? Se for superior ou inferior , é muito ou pouco?

N

ari_cesar:
caramba, o negócio pegou fogo!

thiago, dei uma olhada na APInfo como tu comentou e percebi que os calculos salarias são de 2006. Certo que não mudaram muito, mas se os caras da TI ganham o que o site fala o negócio é desanimador. Abaixo segue os valores da pesquisa para profissionais java

Cargo                                           CLT             Terceiro

Analista Programador Java 2.812 5.014
Programador Java 2.005 3.062

e ai pessoal o salário de vcs é superior , inferior ou é semelhante a essa média? Se for superior ou inferior , é muito ou pouco?

PROGRAMADOR, me fala que outro emprego você começa a sua carreira ganhando de 1k~2k?

A

Eu comecei como tecnico em infomática ganhando essa faixa. Tinha beneficios como pagavam metada da faculdades, alimentação na empresa e tal dai ficava nela. Sem os benefícios eu ganhava R$ 800,00. Dai sai para ganhar sem benefícios como estagiário JAVA R4 580,00 e com benefícios ficava em torno de R$ 1100,00.

A

E eu que fiz estágio de 1 ano ganhando R$360,00… tá certo que já faz um tempinho isso :slight_smile:

N

ari_cesar:
Eu comecei como tecnico em infomática ganhando essa faixa. Tinha beneficios como pagavam metada da faculdades, alimentação na empresa e tal dai ficava nela. Sem os benefícios eu ganhava R$ 800,00. Dai sai para ganhar sem benefícios como estagiário JAVA R4 580,00 e com benefícios ficava em torno de R$ 1100,00.

eu quis dizer área de ti em geral…

meu primeiro estágio foi para a bolsa na escola e sobrava 200 ronaldos…hahaha

A

Com certeza o pagamento para as áreas de TI em geral são melhores que as outras como humanas e algumas exatas (matemático por exemplo). Eu tenho uma irmã que é formada em famácia e iniciou após se formar com R$ 1800,00. Não sei se o cara da TI formado inicia tirando isso. Concluindo: Em suma a TI tem inicio de salários bem altos para quem tá em curso técnico ou estágio, mas depois com a formação completa não sei se as coisas continuam da mesma maneira.
Agora falando em ganhar R$ 380,00 me lembrei de meu primeiro emprego. Faz tanto tempo que nem me lembrava mais dele… Esse sim, no inicio da facul (1º semestre) tirava 350,00 ( e ficava muitooo feliz!!![isso era e 2001])

Y

O pessoal fala que programador ganha mal e compara com medico e advogados bem sucedidos.

Qual profissao no Brasil, em empresas privadas, em que os assalariados ganham em media mais que programadores?

A

Java é o bicho!!!

André AS

D

Li a discussão acalorada nas linhas acima e resolvi dar meu parecer.

Infelizmente entrei na área de TI muito tarde (na verdade nem entrei ainda) Comecei meu curso de computação científica com 24 anos e terminei em 2009. Confesso que achava que seria muito fácil encontrar emprego com bons salários. Ledo engano!!! Além de ser bastante difícil encontrar uma oportunidade, as que existem são destinadas a contratação de super-heróis.
Agora em poucas palavras conto minha vida profissional. Sou técnico em mecânica e trabalho desde 2003 em empresas de grande porte na área da qualidade. Assim conheci muitos engenheiros e muitas pessoas da área administrativa. Estes ultimos realmente entram no mercado ganhando esmola, mesmo em empresas grandes. Porém, todos os engenheiros recém formados (fresquinhos da formatura) entram no mercado ganhando pelo menos na faixa de 2k e 2,5k. Tudo bem, tudo bem não vamos comparar as áreas, mas já comparando, engenheiros não precisam investir praticamente em nada na carreira, tipo cursos de preparação, certificação, livros, horas e horas e horas e horas estudando alguma coisa pra se tornar o super-herói daquela vaga que você pretende conseguir. Assim acho que de inicio um profissinal de TI deveria iniciar ganhando pelo menos uns 2k, visto que é da área de exatas também e é tão importante/difícil/técnica quanto engenharia.
Se você é de TI, iniciando a carreira e não ganha no minimo este valor, você ganha mal. Deveria ter feito engenharia.
Eu gosto da área de TI, principalmente programação, porém se não der certo conciliar bom salário X horário de trabalho justo X vida social X benefícios, to fora. Já escolhi até o que vou fazer. Engenharia ou direito.

A

Nesse meio tempo entre a minha ultima postagem e agora um ex-colega da facul veio conversar comigo e me disse que tá trabalhando com Java. Ele tá a 2 anos e meio no mercado como programador Java. Iniciou com um estágio e agora tá como PJ. Ele me disse que ele tira limpo 4k e os mtos colegas de empresa uns 6k, sendo ele um dos que menos ganha. Conversando com outros dois colegas eles falaram sobre salários em torno de 4k ou mais, dependendo da experiência e qualificação ( conhecimento sobre a tecnologia [frameworks e design patterns] e certificação [não acha que quem tem um SCEA ganhe menos de 9k]).

Pelo o que parece existem sim salários altos, bons e o mercado tá pronto para receber novos programadores, porém tb tem aqueles que por algum motivo (sei lá qual ) não conseguiram alcançar o sucesso que os outros alcançaram.

L

infelizmente… sou obrigado a concordar com o Thiago sc… realmente a coisa em TI ta feia… para aqueles que estudaram um cursinho de nivel tecnico de 2 anos a coisa pode tar boa até… mas para aqueles que estudaram para ser engenheiros de software e cientistas… para trabalhar como tal e principalmente ganhar como tal… a coisa ta trizte e feia demais… realmente não vale a pena no brasil vc estudar para ser cientista ou engenheiro de software pois vc sempre ira ganhar como um mero tecnico…
É foda a coisa… vc estuda que nem um louco gasta um horror com estudos e na verdade sabe q a grana e o tempo que investiu com estudos não vale o que te valorizam… e nem o quanto vc vai ganhar, é como um medico ganhar como uma medico virar enfermeiro ou como um engnheiro virar pedreiro… oq adianta o cara ser engenheiro para trabalhar como pedreiro? TI se resume a isto no brasil… felizes são aqueles pedreiros que ganham como pedreiros… mas trizte são os engenheiros que tem que trabalhar como pedreiros e ganhar como tal… realmente o que mais é foda nesta profissão é a nossa valorização… e não se iludam… para o engomadinho la em cima não importa o que vc faça na area de TI vc será sempre um mero pedreiro… infelizmente neste pais o unico jeito de vc ganhar um salario decente é ou vc virar um engomadinho ou ter um padrasto engomadinho… se não vc ta fu****

Bem mais falando de um caso de sucesso agora… eu conheço um cara que ficou rico com TI… detalhe ele era recem formado em CC… não tinha nem uma experencia no mercado e agora é rico socio de uma empresa de SAP… sabe como ele conseguiu tal proeza?
a mãe dele era divorciada de seu marido ja a algum tempo… então um belo dia ela conheceu um coroa rico engomadinho que tinha um cargo de gerente de uma empresa de sap… o coroa se encantou com ela e eles se casaram… ao ver o pobre rapaz sem nenhuma xp que acabou de sair da facul… o coroa rico deu a ele um cargo alto na empresa de sap… enfim após algum tempo o coroa saiu da empresa e montou sua propria empresa de sap colocando seu afiliado como socio… assim o cara se deu bem pacaralho… hj é rico e dono de uma grande consultoria em SAP…

moral da historia: quer ficar rico com TI? peça para sua mãe se casar com um coroa rico dono de uma grande consultoria e seja feliz…

N

Eu não sei onde vocês moram, mas falar que a área de ti está com salarios ruim eu acho errado…

tem salarios bons e ruins assim como qualquer area tem…

aqui em SP eu vejo muitos salarios bons…e vejo muitos ruins tambem…

se voce conhece bem e se garante, nao se submeta a um emprego no qual o salario nao condiz com o que voce merece…simples assim…

emprego na area de ti é o que nao falta, é só voce procurar um que te satisfaça

G

Segundo esta pesquisa

http://wilkernet.blogspot.com/2009/11/pesquisa-salarial-da-desix-voce-ganha-o.html

Programador Java ganha menos que webdesiner e muito menos que webmaster

:twisted:

L

sp sp sp sp… sp é diferente que o resto do brasil… não se pode se basear o salario de sp com o do resto do brasil… sp é uma realidade distinta que o brasil… mas ao mesmo tempo q se ganha bem la… se gasta tbm bem… o salario pode ser astronomico se comparado ao resto do brasil… mas o custo de vida não foje disto… tbm é astronomico… e tem outra… sp é uma cidade infernal para se viver… vc sai pra trabalhar as 4 da matina e volta 2 da matina… ou seja vc so trabalha não vive… em media 14hrs de trampo por dia mais 8hrs de transito… e 2hrs pra durmir… 20min no transito aqui de curitiba ja me estresso pacas… imagine um transito de 3hrs… ta louco…

N

voce ja trabalhou em sao paulo?
tem transito sim…mas nao se demora 4h no transito…

eu vou da casa para o servico em 1h…e ele fica em um lugar empresarial…

gasta-se mais e ganha-se mais…os gastos nao sao astronomicos, são normais…

nao to falando q todos ganham bem e nem q todos ganham mal…a casos e casos…

e se voce quer ganhar 15mil por mes, nao é como programador que voce vai conseguir isso, claro que nao…
programador é a base da piramide de ti não é com esse cargo que voce vai fica rico…

bom é minha opiniao…com 1~2mil da pra se viver aq…

L

Giulliano:
Segundo esta pesquisa

http://wilkernet.blogspot.com/2009/11/pesquisa-salarial-da-desix-voce-ganha-o.html

Programador Java ganha menos que webdesiner e muito menos que webmaster

:twisted:

Olha só qto analista que tem… só nesta lista deve ter uns 20 tipos de analista… que palhaçada…
quanto analista que inventam porai… daqui a pouco terá analista de suporte de portaria, analista de portaria, analista de limpesa e servições gerais, analista auxiliar de inutilidades, analista inutil, analista de banheiro, analista de analistas, analista de analise de performace celebral, analista de estrutura generalizada para puxação de saco do chefe… e ai vai…
acho que o pessoal que inventou esta palhaçada ta precisando é de um analista pisiquiatra!

G

Cara é preciso ter um tipo de analista por linguagem existente. Assim como um tipo de programador também. E ainda existe o Analista de Sistemas.

L

e se voce quer ganhar 15mil por mes, nao é como programador que voce vai conseguir isso, claro que nao…
programador é a base da piramide de ti não é com esse cargo que voce vai fica rico…

1hra e tempo… de casa ao trabalho… ou seja vc gasta 2hrs de transito por dia… imagine se tivesse que ir para a faculdade, pos ou algo assim… vamos dizer que leva mais 1hr ate a pos e o trampo ou seja perde 4hrs por dia do tempo de sua vida no transito… 20hrs por semana e 80hrs por mes e 960hrs por ano… ou seja perde quase 1k de hras por ano de tempo na sua vida com algo que lhe deixa estressado… agora calcule 1k de hras por ano x o quanto seu carro bebe de gasolina por hra parado (o carro parado bebe muito mais que um carro em movimento…) e veja o quanto vc vai gastar só em transito… (tenho um fiat economy… ele tem um painel que se chama economy que lhe mostra se vc esta gastando muito ou pouca gasolina quando vc esta dirigindo… e se vc fica parado com o carro ligado o economy vai la em cima… ou seja vc gasta muito mais gasolina parado que andando…)

L

discordo de vc… alias aqui no guj tem uma porrada de topicos referente a isto… e tem um artigo muito bom de um blog que eu li… se não me engano era do Phillip Calçado…
que tinha o titulo “Quando crescer quero ser analista de sistemas” ou algo do genero…

N

1hra e tempo… de casa ao trabalho… ou seja vc gasta 2hrs de transito por dia… imagine se tivesse que ir para a faculdade, pos ou algo assim… vamos dizer que leva mais 1hr ate a pos e o trampo ou seja perde 4hrs por dia do tempo de sua vida no transito… 20hrs por semana e 80hrs por mes e 960hrs por ano… ou seja perde quase 1k de hras por ano de tempo na sua vida com algo que lhe deixa estressado… agora calcule 1k de hras por ano x o quanto seu carro bebe de gasolina por hra parado (o carro parado bebe muito mais que um carro em movimento…) e veja o quanto vc vai gastar só em transito… (tenho um fiat economy… ele tem um painel que se chama economy que lhe mostra se vc esta gastando muito ou pouca gasolina quando vc esta dirigindo… e se vc fica parado com o carro ligado o economy vai la em cima… ou seja vc gasta muito mais gasolina parado que andando…)

1h pro servico, 1h pra faculdade 1h para casa…3h…

desculpa, mas isso é em qualquer lugar…é o preço que se paga…

eu nao troco aq por uma cidade menor…pq aqui tem MUITA oportunidade…

agra se voce tem uma boa oportunidade…em um lugar que seja mais calmo…ai sim é bom…

W

Ahheee vou entrar na discução hehehe… :roll:

Bem resumido:

Custo de vida: Varia conforme o bairro
Transito: Se morar perto do trabalho 15min se morar do outro lado da cidade 3h
Oportunidades: Não existe outro lugar no Brasil igual
Salario: Não existe outro lugar no Brasil igual

L

wesleyd.qa:

Bem resumido:

o problema e que trampo em TI e algo variavel… não adianta morar perto do trampo… hj vc ta em uma empresa perto da sua casa em sp…
acabam os projetos da empresa q vc ta e por azar do destino ela não consegue mais projetos… e vc vai pra rua… amanha vai achar emprego na empresa do outro lado da cidade e tem que enfrentar um transito de 4hrs pra chegar…
dai e foda…

bom mesmo em TI e concurso publico… não vai ganhar bem, mas vai ganhar razoavel (em torno de 4k) mas em compensação vc não tem a dor de cabeça de pular de galho em galho de projeto a projeto, não precisa se matar de fazer hras extra e tem direito a ferias uma vez por ano… mas o foda e que paulera pra passar… 1 vaga pra 1 bilhão de candidatos…

W

luistiagos:
wesleyd.qa:

Bem resumido:

o problema e que trampo em TI e algo variavel… não adianta morar perto do trampo… hj vc ta em uma empresa perto da sua casa em sp…
acabam os projetos da empresa q vc ta e por azar do destino ela não consegue mais projetos… e vc vai pra rua… amanha vai achar emprego na empresa do outro lado da cidade e tem que enfrentar um transito de 4hrs pra chegar…
dai e foda…

bom mesmo em TI e concurso publico… não vai ganhar bem, mas vai ganhar razoavel (em torno de 4k) mas em compensação vc não tem a dor de cabeça de pular de galho em galho de projeto a projeto, não precisa se matar de fazer hras extra e tem direito a ferias uma vez por ano… mas o foda e que paulera pra passar… 1 vaga pra 1 bilhão de candidatos…

Tem duas soluções para isso, primeira você mora no quadrante da Av. Paulista, Av. Consolação e 9 de Julho, resumindo Bela vista, se você trabalhar na zona sul, norte, leste ou oeste, não passa de 45min no transito, a segunda é morar de aluguel com contratos de 6 meses ou um ano, ja fiz isso, e vai indo atrás do trampo, é da hora, você conhece muitos lugares diferentes hehehehe… o fogo é que você parece um cigano hehehehe…

J

Realmente o trânsito de SP é bem estressante.
Por isso que prefiro continuar morando no interior e pegar fretado.

Mas de qq maneira, acredito que a grande maioria dos empregos está na zona sul. Então se vc morar nessa região, especialmente perto de alguma estação de trem ou metro, vc não vai perder muito tempo pra chegar no trabalho.

Agora, demorar 4 horas pra chegar no trabalho? Não conheço ninguem que demore tanto assim…
Tirando alguns dias caóticos, com chuva e tal…

F

Galera, convenhamos: querer ganhar uma fortuna como programador é até um contra-senso. O cara recebe os casos de uso, todos os diagramas bonitinhos especificando o fluxo e até nome do método e tipo de retorno e acha que vai ganhar 10k? Pelo amor de Deus! Mesmo aqueles que tem mais liberdade não devem chegar nesse valor. Sabem por quê? Por que esses profissionais normalmente não participam das decisões, apenas “cumprem ordens”. Além disso vocês tem que ter em mente que o salário é fruto da raridade e necessidade. Dá mesma forma que tem programador Delphi com 10 anos de experiência ganhando mixaria, tem gente ganhando 15, 16k com SAP sem ter nem graduação.

Tem gente também achando que vai ganhar muito bem apenas porque fala inglês. Tem empresa aqui que contrata biólogo, arquiteto, engenheiro, qualquer coisa, desde que falem inglês. Lá ensinam o pessoal a programar. Me falaram até de um caso de uma garota que era formada em dança. Devem ganhar bem, né? Ledo engano, ganham um salário baixo também, que na verdade é até razoável em relação ao conhecimento deles. Pra ganhar bem tem que ser raro e ser necessário pra empresa. Como ser raro? Se especializando em nichos como alta disponibilidade, tirando as certificações top como SCEA e ITIL, aprendendo outro idioma como alemão, etc. A necessidade varia de empresa pra empresa, mas se você for um especialista no que ela precisa é tiro certo. Tenho certeza de que todos aqui podem ganhar acima de 10k mas nem todos vão conseguir. Leva tempo e exige muita dedicação.

T

Frango:

1h pro servico, 1h pra faculdade 1h para casa…3h…

desculpa, mas isso é em qualquer lugar…é o preço que se paga…

eu nao troco aq por uma cidade menor…pq aqui tem MUITA oportunidade…

agra se voce tem uma boa oportunidade…em um lugar que seja mais calmo…ai sim é bom…

Nisso o Frango tem razão.
Dificilmente você terá uma boa locomoção em qualquer lugar que você morar, exceto raras ocasiões onde se mora perto do trabalho e universidade, como era o caso onde eu morava anteriormente (uma cidade de pouco mais de 200 mil habitantes, ou seja, pequena).
E tirando essas cidades pequenas (que tem pouquíssimas oportunidades reais) isso é muito raro e quando existe na maioria dos casos é caro.

T

A propósito, de onde você é Frango?

D

Bom… sem contar que SP por ter muitos lugares que sao hipermeabilizados, quando chove éum pulo pra encher, essesdias demorei mais de 4 horas pra vir do job pra casa.

N

Sou de SP mesmo…

E a propósito, demoro 30min casa~trabalho

T

Sou de SP mesmo…

Então cara, eu to em Campinas e praticamente atravesso a cidade pra chegar no trabalho, passando pelo centro.
Essa semana ta com o trânsito complicado e to levando uns 40 minutos, isso porque faço um desvio pra deixar minha esposa no trabalho dela.
Também tem detalhes, se eu sair 10 minutos mais cedo eu levo 10 minutos a menos no caminho, o trânsito ta mais sussa e tudo mais.

L

Eu honestamente adoro São Paulo/SP.

Sou de SC, sei da diferença, mas não acho aqui nem melhor nem pior do que lá, somente diferente.

Cidade cheia de oportunidades, apesar de cara (pra aluguel, balada, restaurante etc) acho excelente. Tem várias empresas e milhares de oportunidades.

Eu não tenho carro e moro a 7 minutos (a pé) do trampo. Por enquanto está ótimo! Não tenho o que reclamar.

J

Sou de SP mesmo…

Então cara, eu to em Campinas e praticamente atravesso a cidade pra chegar no trabalho, passando pelo centro.
Essa semana ta com o trânsito complicado e to levando uns 40 minutos, isso porque faço um desvio pra deixar minha esposa no trabalho dela.
Também tem detalhes, se eu sair 10 minutos mais cedo eu levo 10 minutos a menos no caminho, o trânsito ta mais sussa e tudo mais.

Eu moro na brigadeiro e trabalho na paulista

Entre eu sair de casa e entrar no trabalho demora 15 min [400 metros].

• Contar apenas o tempo que fica dentro do carro nao funfa, só p/ vc estacionar demora de 4 a 8 minutos
C

Minha opiniao é a seguinte…

eu posso falar sobre programação em sp…e posso afirmar que aki é mto, mas mtoo facil vc ganhar mais que 5000 reais. Claro que para isso vc tem que ter certa experiencia na area. Claro que vc nao vai juntar uma fortuna em 6 meses, mas se vc souber administrar sua grana, em um certo tempo vc vai estar mto bem de vida.

Aki em SP nao é td isso que o pessual fala sobre os gastos…eu trampo em um bairro comercial da zona sul, e tenho um gasto mediano com alimentação e transporte, nda fora do comum, aluguel tb é sussa se for o caso, vc junta com mais um camarada e ta td certo. O mais foda de td aki com certeza é o transporte e o transito, isso sim é uma porcaria. Onibus, trem e metro é lotado praticamente o dia todo. e transito tb. Sem contar que se der uma garoa, sp para. Mas nda de anormal em uma metropole. Vai viver em uma metropole no EUA por exemplo, ai vc sentirá saudade. (LOGICO, que só vai sentir saudade e mais nda…rsrs).

Com relação a profissao, o thiago definiu mto bem:

Thiagosc:

realmente isso acontece e mtoooo…só discordo na questao do PJ ser ilegal…para nós isso fica transparente…o importante é o pagode cair no fim do mes…kkkkkk

mas realmente na minha opiniao é uma area bem estressante, vc trampa demais, porem ganha bem sim.

vamos lembrar que isso aki é Brasil… :? …onde ganhar 5000 é para mtoooooooooooooooo poucos…

J

andre_mbm:
jjose:

.Net na sua veia

Abraços!

Bom, então esse “programador” ganhou dinheiro com seus investimentos e etc, talvez, pode ser; agora ganhar dinheiro mesmo, como digitador de código não acredito, pode-se ganhar muito mais sendo um bom advogado, corretor de imóveis, médico e etc. Como digitador de código se chega-se geralmente num padrão de vida mediano. Não iluda os outros.

E tb como ja disseram, tem que se gostar mto do que vc faz, senão, não da certo, o bagulho não é mole.

[]'s

J

luistiagos:
ganha mal pacaralho…
se tu quer ganhar bem vire politico ou traficante…

ou…

Vi esses dias que tão pagando 10K CLT pra um engenheiro naval recém-formado!

J

Vou dizer novamente o que ja li aqui em alguns posts do GUJ.

O mercado não é nenhuma maravilha, cheio de oportunidades pagando bem 7, 8, 10+ k mas elas existem sim, baste que se procure, e que se esteja qualificado para conseguir uma vaga dessas. E as vezes também disposto a mudar de cidade, país e etc. Ter uma boa rede de contatos também ajuda muito.

Agora, ficar RICO trabalhando, esqueçam. hehehehe Não se fica rico trabalhando, mas sim explorando o trabalho dos outros. (na maioria das vezes).

Complementando, eu também não recomendo como ja vi pessoas fazendo, e outras trantos querendo entrar na profissão, ou entrando, por que seja fácil se ganhar uma salário um pouco acima da média brasileira (que é baixa), com o tempo, só aguenta e consegue um salário realmente “legal” quem gosta da coisa e investe em si mesmo.

[]'s

Criado 28 de dezembro de 2009
Ultima resposta 6 de jan. de 2010
Respostas 91
Participantes 31