Mercado SAP

54 respostas
A

Pessoal, estive procurando vagas no NetCarreiras e vi que tem bastante vaga pra SAP. Fiquei me perguntando, porque essa carência tão grande de profissionais SAP. Ao que se deve essa corrida SAPista do mercado de trabalho? Esse SAP tem se expandido tanto assim? O SAP tem crescido assustadoramente rápido que não existem profissionais no mercado? O que o SAP traz de bom? Como sou um completo leigo gostaria da opinião de vocês…

54 Respostas

W

Eu confesso que sempre pensei em seguir uma carreira SAP, mas aqui em Recife é complicado ter cursos e tal. Sem falar que os preços são um pouco salgados :cry: Se esse post andar e alguém tiver conhecimento de algum canal pro cara começar a programar em ABAP eu fico feliz pela informação.

D

O mercado de SAP é muito bom, o problema é entrar nele.

Vi comentários vagos que para os consultores senior mercado é muito bom, mas para que está começando é bom se preparar pra ouvir muito não.

Veja os requisitos que estão pedindo nos sites de rh por www.apinfo.com é um bom começo e vá vendo que estão exigindo.

L

mas oq precisa para entrar neste mercado alem de muita sorte???

W

QI 8)

F

programar em ABAP, acho mais fácil por aqui conseguir em COBOL.

cara de bom não sei, mas pela sintaxe, deve ser um pé no saco. se tiver profissional em ABAP por aqui, tá em extinção!

G

cara, nesse grupo de abap tem algumas apostilas e o pessoal tira algumas duvidas
http://br.groups.yahoo.com/group/abap-4/

quando tiver um pouco de tempo disponibilizo o material que tenho

pra quem ta começando é complicado mesmo, o pessoal quer quem já tenha experiencia
mas há muita vaga no mercado

G

para o luistiagos

cara, o mais facil pra entrar no mundo sap… é entrar em alguma consultoria… eu entrei em uma e deram o treinamento da academia de abap da sap…
mas senão…
o treinamento é mto caro… em torno de 10 mil

abs.

W

programar em ABAP, acho mais fácil por aqui conseguir em COBOL.

cara de bom não sei, mas pela sintaxe, deve ser um pé no saco. se tiver profissional em ABAP por aqui, tá em extinção!

Pelo que sei programar em ABAP é só a ponta do iceberg, o que torna a coisa interessante é que o SAP é o ERP mais usado e considerado o melhor do mundo, suas áreas de abrangência incluem : Logistica,Financeiro , contábil etc. Pra quem quer ficar só codificando pode não ser algo muito legal, acredito que como é algo pra consultor deve ser um tanto meio presa a alguns jargões e tal. Porém acho que ouvi em algum lugar que tem servidores de aplicação bem interessantes de se trabalhar.

E

guilhermel:
para o luistiagos

cara, o mais facil pra entrar no mundo sap… é entrar em alguma consultoria… eu entrei em uma e deram o treinamento da academia de abap da sap…

Que empresa foi ? :smiley: (mandando curriculo…)

D

Pelo que sei a sonda-procwork é uma empresa com foco em erp, da um olhada lah http://www.sondaprocwork.com.br/index.asp

L

bah… nunca vi coisa tão dificil de se entrar… pra entrar em algo assim o cara precisa de muita sorte…

L

vc quer dizer na verdade Quem Indique não é mesmo?!

R

Se vc estão dispostos a pagar no minimo uns R$ 5.000 para cada modulo SAP , boa sorte.
Obviamente que estou chutando o valor mas é por ai,

G

cara… cada modulo funcional é ± de 6 a 7 mil
o curso de abap workbench é 10 mil

é caro pra caramba

tem varias consultorias cara… da uma olhada no google… ou entra em foruns de abap… q tem varias consultorias disponibilizando vagas…
ai vc ve qual trabalho com o erp

W

Agrande questão é : Vale a pena pagar um curso destes ? Afinal de contas o cara vai virar meio que consultor, entender de processos e implementar customizações de acordo com o cenário do cliente. Isso vai dar condições de ganhar quanto ? O valor e forma de contratação de um profissional assim é na faixa de quanto ? Vale mesmo ?

L

A questão é vc tem garantia q fazendo um curso desses vc vai virar um consultor sap e ganhar 150 conto a hr???
se tiver esta garantia e vc tiver grana pra investir vale… porem em um cenario real vc não tem esta garantia não tem garantia nenhuma de nada… vc pode pagar 50 mil em um curso desses e não conseguir entrar no mercado… dai vc so tomo no ***** pois este tipo de mercado é muito estreito… só aqueles que tem QI(quem indique) que conseguem entrar…

G

cara pra mim nao tem essa de QI nao
eu por exemplo entrei como estagiario, sem ser indicado sem nada…
prestei uma prova, fiz entrevista e entrei

eu acho que em qualquer mercado se voce for bom vc tem chances, senao…
mas é logico que QI ajuda…

eu manjo poquissimo de java… to querendo fazer um treinamento agora
a SAP tem o treinamento de SAP Netweaver com Java

é uma coisa que tem mto poucos profissionais… onde trabalho só há uma pessoa que conhece

se vc souber um pouco de abap, e netweaver… eu acho que vc tem mtas chances
ate mesmo só abap

W

guilhermel:
cara, nesse grupo de abap tem algumas apostilas e o pessoal tira algumas duvidas
http://br.groups.yahoo.com/group/abap-4/

quando tiver um pouco de tempo disponibilizo o material que tenho

pra quem ta começando é complicado mesmo, o pessoal quer quem já tenha experiencia
mas há muita vaga no mercado

Vou te mandar uma MP pra poder te lembrar desse material :lol:

A

Pelo que entendi do SAP existem varios módulos e o treinamento de cada um é realmente mto caro. Ta saindo em torno de R$ 2000 os mais basicos chegando até a R$ 5000 os mais avançados… Mas percebi tambem que o mercado divide os profissionais SAP em duas categorias que são os SAP ABAP (Que programam com a linguagem ABAP) e os SAP Funcional (Que pelo que entendi são mais configuradores, geralmente são pessoas que entendem do negocio e nao do ERP). Uma dúvida é a seguinte… é realmente preciso fazer curso de todos os módulos do SAP para ter alguma chance de ingressar no mercado?

R

Galera, segue um pequeno texto sobre oportunidades de desenvolvimento profissional em SAP:

SAP PROFESSIONALS
Gera excelentes oportunidades de carreira para estudantes, jovens profissionais, desenvolvedores e consultores.

O programa SAP Professionals foi criado para atender o crescimento de mercado. Estima-se que a SAP alcance mais de 100 mil clientes mundiais até 2010, gerando diversas oportunidades para uma carreira global.

ALGUMAS VANTAGENS DE SE TORNAR UM PROFISSIONAL CERTIFICADO SAP:
? Obter uma certificação mundialmente reconhecida em mais de 47 mil empresas que já utilizam o sistema SAP.
? Oportunidades de carreira em tecnologia da informação no mercado latino-americano. Estima-se que o setor de TI gerará 630 mil empregos nessa região até 2010. Fonte: IDC (jan/08)
? Maiores chances de carreira global.
? Acesso à comunidade SAP através de fóruns, chats e novos projetos.

OPORUNIDADES SAP PROFESSIONALS
PALESTRAS GRATUITAS

Bom, acho que é um começo pra quem tiver interessado!

Abraços

Z

Um curso deles tá o preço de uma pós-graduação. E nem é garantido que tu seja certificado como consultor ainda…

Faz o curso, e faz as provas de certificação… hehehe… troço é violento de caro…

http://www.unisc.br/sap/

G

andre2k2
cara, não precisa fazer todos modulos funcionais para entrar no mercado
o funcional trabalha mais com os negocios, como funciona a parte de vendas, compras etc…
há varios modulos funcionais, como FI (financeiro), MM, SD e etc…
cada modulo representa uma coisa
voce pode por exemplo fazer o modulo FI e trabalhar com a parte financeira

o que acontece mto é o ABAP fazer um modulo funcional

tem tambem o BASIS, que é um “administrador” do sistema

mas resumindo… vc nao precisa fazer todos os modulos de funcional…
eu sei só o ABAP, pretendo fazer um curso de Netweaver com Java e futuramente aprender um modulo funcional

sobre a certificação… o bagulho é fo#$@#!!
fiz a prova esses dias
de um pouco mais de 50 pessoas que prestaram, só 2 passaram
:expressionless:

P

Não vale a pena pagar por um curso desses, estude, entre em uma consultoria e ganhe o curso!

R

fácil assim,é? :smiley:

L

Como se fosse facil entrar em uma consultoria sem o curso… :smiley:

W

Alguém sabe uma lista de consultorias que trabalhe com SAP ? :lol: De preferência algo pro lado de Recife :shock: Ao menos o cara manda o CV pra eles e ai quem sabe rola ao menos uma entrevista :wink:

W

Dando uma fuçada no forum tem um colega que passou na prova de Certificação SAP - NetWeaver - Passei !!! XML

http://www.guj.com.br/posts/list/103809.java#560008.

Seria bom acompanhar pra saber se daqui a um tempo ele diz que vale a pena ou não seguir nesse caminho.

E

:arrow: O Mercado de SAP e muito amplo mesmo, realmente, mais como ja falaram e muito dificil entrar, pra migrar para a area de SAP o profissional precisa de uma academia especializada, mais e um pouco arriscado ele fazer uma academia no modulo que não esta trabalhando, digo isso porque conheçço diversos profissionais de SAP que começam com um modulo e acabam parando em outro, então o esquema e se estabilizar em um modulo e depois investir com a academia.

Abaços a Todos

N

Cara o problema de voce aprender Sap nao é a linguagem (ABAP) e sim entender toda a regra de negocio de um determinando modulo(CRM…).

O abap e puramente query e acredito que na tenha difuculdades.
Agora para entrar nesse mundo voce tem que gastar uma grana boa e o retorno vem com certeza , mas inicia a um longo prazo.

Eu mesmo gostaria de entrar , mas infelizmente o $$$ para o inicio é que falata pois é uma grana alta

Pace!!!

E

:-o A Sonda Procwork, oferece cursos para quem quer ingressar na area.

Mais existe milhares de empresa que vc pode seguir carreira com SAP, a SondaProcwork oferece muito a parte do Suporte.

E

:arrow:Realmente vc precisa entender um pouco de negocio, querendo ou não vc precisa conhcer mais de um modulo do SAP, no normal antes de qualquer academia, fazer um Overview do ERP e bastante bacana, eu tenho treinamento(revisão) SAP nos modulos PP E PS, hoje trampo com Basis.
Estou querendo seguir essa carreira mais quero fazer o modulo BW - Por isso que digo de estabilização em tal modulo e depois se aprofundar no mais que combine com vc.

F

Eu que criei o post sobre ter passado na certificação da SAP…

Minha certificação SAP é sobre desenvolvimento de aplicações Java para web na plataforma Netweaver, ou seja sistemas satélites ao ERP que precisam se integrar com legado Abap, portanto meu objetivo nos estudos e na certificação não é abap, nem este ou aquele módulo do SAP, mas sim estar apto a criar sistemas externos ao ERP da SAP que se comunicam com ele…

Atualmente não trabalho com SAP, mas sou arquiteto de um projeto que envolve diversas integrações com um outro ERP, dai meu interesse em me especializar na integração com ERPs, e dentre eles o SAP também…

[]'s

F

sinceramente não vejo mercado para SAP aqui no Brasil ou me digam o contrário.

é bem mais fácil funcionários internos de empresas próprias que possuam sistemas do tipo para atuar e investir, mas do lado de fora para entrar é sempre mais difícil e custoso. o cara tem que gostar mesmo com tanta coisa boa e nova surgindo!

W

faelcavalcanti:
sinceramente não vejo mercado para SAP aqui no Brasil ou me digam o contrário.

é bem mais fácil funcionários internos de empresas próprias que possuam sistemas do tipo para atuar e investir, mas do lado de fora para entrar é sempre mais difícil e custoso. o cara tem que gostar mesmo com tanta coisa boa e nova surgindo!

Eu acredito que o mercado SAP é muito bom sim cara, empresas grandes usam e eles tem uma estratégia de SAP Solutions for Small Business onde empressas menores conseguem ter acesso a seus softwares. Eu acho que o mercado SAP é coisa pra consultoria e projetos algo que leve mais o cara pro perfil de customização de acordo com o perfil do cliente. Na mesma linha empresas como Totvs tem seus sistemas com opção de customização e geralmente orçadas muitas horas de projeto com implantação e customização. Eu na condição de gestor com certeza se tivesse dentro do meu orçamento iria optar por uma solução de porte mundial como SAP. Isso de coisa nova é mais pra tecnologista mesmo, tou ficando velho e prefiro usar o meu tempo de vida com TI pra juntar com algo tipo uma àrea de processos dessas e implementar soluções em uma ferramenta de nome no mercado. Tou velho d+ pra isso :smiley: Mas não tiro o mérito de quem gosta de fuçar framework da moda ou mesmo brigar por conta de java e .net :lol:

L

Os sapeiros ai me digam uma coisa… o que na realidade se trabalha com SAP não sendo com ABAP?
SAP é um ERP monstruoso… que é adquirido por varias mega empresas… porem o que um consultor SAP faz?
se SAP é um produto que é vendido a estas empresas?
qual é a função de um consultor? vender o produto para as empresas? ensinar empresas as regras de negocio do ERP??? o que definitivamente?

F

interessante identificador do que sua empresa precisa, configurador de soluções.

uma forma interessante de convencimento de compra, como se você estivesse montando o seu pacote, efetuando uma abordagem auto-explicativa. sei que existem consultorias que oforecem muito mais do que isso, mas acho pouco deles terem poucos cases de sucesso para uma companhia com nome tão forte acho, no mercado.

se eu fosse escolher, investiria em SOA!

R

bom dia gente.
fiz questao de me cadastrar para participar desse topico.
eu trabalhei na implementação SAP da camargo correa em 2001 e deveria ter seguido carreira.
vou vender meu carro e fazer academia sap em PP e PI e voltar a trabalhar com isso.
vale a pena, tem campo internacional e paga-se bem.

C

Eu trabalho em uma consultoria que com projetos ABAP…eu mesmo nos ultimos tempos estou envolvindo em projetos com o SAP…

eu trampo com Netweaver…ou seja, programo em JAVA/J2EE uns componentes que serão utilizados pelo SAP/ABAP…entre outras coisas…

uma boa dica, sendo que esse forum é de java…é essa area do NetWeaver, pois com ela vc desenvolve em Java…não necessitando do ABAP…

S

Ola pessoal,
Sou consultor SAP FI (funcional financeiro) e gostaria de deixar minha opinião. Primeiro o mercado SAP aqui no Brasil é muito bom e pagasse muito bem tambem. Os salários variam de acordo com sua experiencia e seu modulo de atuação. O mais Basico de quem trabalha com sap são os usuários de empresas. O trabalho é mais basico no sistema mais você estará trabalhando direto no cliente, com chances de crescer na empresa, seguir careira, etc. Os salários de usuários variam de empresa para empresa mais atualmente 80% das grande trabalham com o sistema SAP, tipo AMBEV, Coca-cola, Johsons, Natura, Pepsico, GM, e a lista vai embora… Ter no curriculo que conheçe o sistema é um diferencial e é onde existe mais empregos (só na ambev são mais de 100 mil usuários).

S

Acima desse nível temos os consultores Abaps, ou prgramadores do sistema. O salário já é bem melhor para um bom abap, mais como é ums linguagem, qualquer um dedicado pode aprender e trabalhar com isso, e todo Abap bom pode resolver qualquer coisa no sistema. Os funcionais, configuram o sistema. Ai é que ta o dificil porque você precisa entender do processo da empresa para configurar direito, ou você literalmente pode dar prejuizos de milhões se fizer besteira. Para esses profissionias o salário é maior e tambem varia de acordo com seu conhecimento no sistema.

F

O mercado de SAP está aquecido, só na empresa onde trabalho tem 20 vagas abertas.

S

Boa noite pessoal!

Uma curiosidade: Seria possível um outro ERP concorrente se igualar ou superar o sistema SAP? Digo em termos de funcionalidade e consequêntemente popularidade entre as grandes corporações.
Sei que existem bons outros sistemas ERP mais o SAP sem dúvida é uns dos mais bem vistos pelas grandes empresas. Será que o SAP seria quase uma unânimidade se não fosse o custo de aquisição tão alto?

B

Tem tambem o curriculounico.com.br e o cathoonline.com.br :smiley:

D

sidzuza:
Boa noite pessoal!

Uma curiosidade: Seria possível um outro ERP concorrente se igualar ou superar o sistema SAP? Digo em termos de funcionalidade e consequêntemente popularidade entre as grandes corporações.
Sei que existem bons outros sistemas ERP mais o SAP sem dúvida é uns dos mais bem vistos pelas grandes empresas. Será que o SAP seria quase uma unânimidade se não fosse o custo de aquisição tão alto?

Quem promete muito é a fusão EBS, JDE, PeopleSoft e Siebel conhecido como plataforma Fusion.

S

Valeu DaviPiala! :smiley:

Vou atrás desta informação. Destas, só conhecia a PeopleSoft ( de ouvir falar ). Me interresso muito por sistemas ERP. Acho muito interressante quando uma empresa tem o controle total de seus negócios via software.

I

Infolearn www.infolearn.com.br ? Centro de treinamento on-line para usuários finais SAP ? Lançamento em Janeiro de 2011

Você sabia? 95% das empresas multinacionais utilizam o SAP como sistema de gestão de negócios…Você quer trabalhar em uma delas?

A decisão pelo investimento em uma nova solução tecnológica deve considerar que seus benefícios só serão alcançados se os seus usuários forem capacitados para realizarem seu trabalho. Esse é um fator crítico para a plena exploração das funcionalidades das soluções SAP.

O diferencial de ser um usuário SAP e conhecer o sistema, é a abertura de portas para milhares de oportunidades em todas as áreas comerciais e industriais, que estão sempre a procura de profissionais atualizados e especializados.

Essa é a solução para todos os profissionais interessados em aprender noções da aplicação SAP R/3 e obter o conhecimento que o capacitem a decidir quais as melhores alternativas de trabalho. Profissionais de áreas de TI e de negócios incluindo: Contadores, vendedores, compradores, engenheiros, administradores de processos produtivos, analistas de sistema, técnicos, programadores etc. podem investir em uma carreira promissora

Em Janeiro de 2011 a oportunidade ideal para você crescer e se destacar no mercado de Trabalho, investindo em um Carrera SAP.
Saiba mais acessando www.infolearn.com.br.
Entre em contato e conte sua história. Ajude-nos a criar um curso que atenda as suas necessidades… [email removido]
Siga-nos também no twitter! @infolearn

R

Eu tenho alguns amigos do ITA que trabalham com SAP. Depois que souberam que abri um curso de tecnologia em São José dos Campos (Nuccitec) eles se ofereceram para ministrar cursos, visando disseminar o conhecimento e conseguir colaboradores para suas empresas. Quem tiver interesse, basta entrar em contato pelo site do curso ou por MP.

[]s

F

DEMOCRATIZANDO A INFORMAÇÃO.

Aos participantes do grupo que querem entender mais sobre SAP.

Tenho alguns materiais de treinamento em vários módulos do SAP, inclusive Sty Abap (estude Abap sozinho).
Se houver no grupo como disponibilizar este material, informem.

Trabalho com SAP desde 04/1996, onde implantei na Coca-cola Recife em 11/1997.
Fui consultor interno e gerente de projeto e atualmento sou consultor sênior FI com especialidade na localização Brasil (impostos) e já atuei em mais de 18 projetos de implementação e melhorias em SP, RJ, MG, PE e RS.

Posso dizer que o mundo SAP abriu o mercado Brasil pra mim, pois, deixei de ser contador da empresa para trabalhar em consultoria. Minha remuneração quase triplicou. Incentivei uma duzia de pessoas a ingressarem neste mercado e hoje todos estão bem melhor que seus empregos anteriores.

Fernando Rocha

A

Quanto à preços salgadas é em todo lugar, aqui em SP não é diferente não… Me deparei com a mesma questão que você levantou durante uma fase da minha carreira também, mas desencanei a princípio à respeito…

A

f_rocha2000:

Tenho alguns materiais de treinamento em vários módulos do SAP, inclusive Sty Abap (estude Abap sozinho).

Fui consultor interno e gerente de projeto e atualmento sou consultor sênior FI com especialidade na localização Brasil (impostos) e já atuei em mais de 18 projetos de implementação e melhorias em SP, RJ, MG, PE e RS.

Posso dizer que o mundo SAP abriu o mercado Brasil pra mim, pois, deixei de ser contador da empresa para trabalhar em consultoria. Minha remuneração quase triplicou. Incentivei uma duzia de pessoas a ingressarem neste mercado e hoje todos estão bem melhor que seus empregos anteriores.

Fernando Rocha

Pode passar no meu e-mail [email removido], por favor… Posso ser o centralizador se for o caso, quem quiser envia e-mail para o meu solicitando…

Abs,

D

oi pessoal sou mais um amigo para compartilha junto com vocês mercado sap

estou me especializando no módulo FI porém preciso trabalhar para desenvolver o meu aprendizado
quem poder me ajudar
agradeço todos aqueles que me der esta oportunidade
moro em belford roxo baiaxada fluminense estado Rio de Janeiro

R

f_rocha2000:

Fernando Rocha

Ola Fernando, daqui uns 2 meses estarei voltando para o Brasil, minha ideia nao eh comecar a trabalhar logo de cara, mas sim fazer academia FI e/ou certificacao SAP. Porem estou um tanto perdido de por onde começo. Poderia me dar alguma luz ?

A

Tem algum motivo de vc estar querendo se especializar no módulo FI?

R

Pelo que ando pesquisando, CO e FI sao areas q tem mais procura por profissionais alem de um salario bacana.

Criado 18 de setembro de 2008
Ultima resposta 19 de mai. de 2013
Respostas 54
Participantes 27