Migrando do JSF 1.2 para JSF 2.0

5 respostas
S

Olá pessoal, atualmente estou desenvolvendo um projeto em JSF 1.2_14 (mojarra) com os seguintes frameworks: facelets-1.1.15, Spring 3.0.2, Hibernate 3 e o Richfaces 3.3.3, o Tomcat 6 é o meu Servlet Container e a IDE que uso é o Eclipse 3.5.2.
Depois de ler a revista Mundo Java (nº40, ano VII) resolvi migrar pro JSF 2.0. Já configurei o GlassFish v3, adicionei o projeto inicial, “startei” o servidor e tudo funcionou normalmente. Em seguida substitui os jars do JSF versão 1.2 pelos jars da versão 2.0.2-FCS(mojarra), novamente a aplicação funcionou sem maiores problemas.
Falta agora saber como utilizar o Facelets que já vem habilitado no JSF 2.
Quais alteração devo fazer no meu web.xml e no faces-config.xml para desabilitar o Facelets que usava com o JSF 1.2 (se é que realmente é necessário fazer isso) ???
E quanto as jars do Facelets (jsf-facelets, portlet, servelet-api-2.4), devo simplesmente excluir todos eles do projeto? ou excluo apenas o jsf-facelets? ou não excluo nada e atualizo esses jars por novos jars? Se sim, quais seriam os jars atualizados???
Enfim, se alguém fizer o imenso favor de tirar essas dúvidas ficarei muito grato.
Acredito que este tópico também servirá para muitos outros que estão migrando do JSF 1.2 para o JSF 2.
Obrigado a todos que puderem ajudar!!!

5 Respostas

J

Colega,

Migrar é muito simples. Facelets já é por padrão no JSF 2.0, então, não precisa mesmo dos JARs. O JAR servelet-api-2.4 não tem nada a ver com o JSF, portanto, nem precisa estar em seu projeto. Quanto ao Portlet, depende se está usando ele.
Quanto ao que usar no JSF 2.0, tem um blog ótimo para você:
http://www.edsongoncalves.com.br/category/javaserver-faces-2-0/

Espero ter ajudado :wink:

E

Gostaria de saber se eu migrar para jsf 2.0 as paginas podem continuar jsp

S

erickfm8,

Sim, suas páginas poderão continuar .jsp

G

Sandro,

Conseguiu migrar seu projeto para o JSF 2 sem problemas?
Deu algum problema/conflito com o Spring?

[]'s

S

gregoryfontenele,

Na verdade me deu uma tremenda dor de cabeça fazer a migração. Então eu resolvi criar um novo projeto JSF 2.0 do zero. Do meu projeto antigo eu aproveitei os packages com as minhas classes e os .xhtml. Quanto ao spring, eu resolvi testar o CDI e resolveu bem os meus problemas. Evitou o problema d baixar bibliotecas, adicionar no classpath do projeto e ficar configurando xml. Ah, e eu usei o glassfish web, que é bem mais leve que o glassfish full, porém já tem a implementação de referência do CDI. Não tenho do que reclamar.

Criado 11 de junho de 2010
Ultima resposta 14 de abr. de 2011
Respostas 5
Participantes 4