Utilizo na empresa nos projetos o hibernate, digamos puro, com uso frequente de criterias.
Estou iniciando um projeto que fará uso de JPA, e a duvida surgiu?
Vale a pena a utilização de JPA? Quais as vantagens sobre hibernate puro?
A utilização da Criteria no JPA é mais trabalhosa, pensando nisso melhor seria utilizar sempre Hsql, por exemplo?
qual a opinião de vocês a respeito, vale a pena mudar para JPA ou continuar com hibernate apenas?
O que o pessoal vai falar é aquela coisa, se você usa o JPA você fica “independente do provider” pode mudar de Hibernate pra EclipseLink que teoricamente tudo vai funcionar.
Agora tem 2 detalhes:
1 - Dificilmente alguém troca de provider, não estou dizendo que não ocorre, simplesmente que não é muito comum.
2 - O Hibernate tem coisas interessantes que não são do JPA, escolher abrir mão delas pra ganhar a “independência” de provider pode não valer a pena.
H
Hebert_Coelho
Eu sempre utilizei JPA puro com alguma implementação.
A vantagem que se tem é que utilizando o JPA puro, você poderá migrar a implementação apenas alterando o jar e o arquivo persistence.xml.
Stringquery="SELECT m FROM Medico m";returnem.createQuery(query).getResultList();
cof cof cof modo propaganda on cof cof cof
com o EasyCriteria seria:EasyCriteria<Medico> easyCriteria = EasyCriteriaFactory.createQuery(entityManager, Medico.class);
return easyCriteria.getResultList(); :twisted:
D
drsmachado
jakefrog:
drsmachado:
Criteria do JPA é difícil?
Olha como é simples listar todos os elementos do banco de dados:
Stringquery="SELECT m FROM Medico m";returnem.createQuery(query).getResultList();
cof cof cof modo propaganda on cof cof cof
com o EasyCriteria seria:EasyCriteria<Medico> easyCriteria = EasyCriteriaFactory.createQuery(entityManager, Medico.class);
return easyCriteria.getResultList(); :twisted:
Todo esforço para simplificar é válido.
O easycriteria é bem tranquilo e intuitivo. Coisa que faltou ao jpa puro.
R
Rfuhr
drsmachado:
Criteria do JPA é difícil?
Olha como é simples listar todos os elementos do banco de dados:
Não disse que é dificil, mas sim que é trabalhoso.
Fazer o mesmo com criteria do hibernate, é menos trabalhoso.
Mas valeu pelas considerações e opinião de todos.
J
javaflex
Também acho besteira essa história de usar JPA sem ter reais motivos. Ainda bem que no .NET não existe essa tal especificação e projeto NHibernate pode evoluir livre de papelada.
H
Hebert_Coelho
javaflex:
Também acho besteira essa história de usar JPA sem ter reais motivos. Ainda bem que no .NET não existe essa tal especificação e projeto NHibernate pode evoluir livre de papelada.
Não entendo qual o problema da especificação. O Hibernate tem um monte de função a mais que não existe na especificação.
E o .net não ter uma especificação próprio é o que eu vejo como maior problema. Você fica preso ao NHibernate e na hora de mudar, seria um trabalho 40x pior.
J
javaflex
jakefrog:
javaflex:
Não entendo qual o problema da especificação. O Hibernate tem um monte de função a mais que não existe na especificação.
E o .net não ter uma especificação próprio é o que eu vejo como maior problema. Você fica preso ao NHibernate e na hora de mudar, seria um trabalho 40x pior.
Foi mal, tinha entendido que o Hibernate do Java passou a ficar preso à especificação depois que a mesma foi criada. Pois acho que o Hibernate do Java deveria estar mais evoluído. No .NET, mesmo sendo uma versão magra, ele está mais evoluído no que diz respeito a querys em objetos e mapeamento, ao invés de deixar o mapeamento amarrado na entidade por annotations, podemos mapear por código em outra classe. E o QueryOver (baseado em Criteria por dentro) é muito melhor de manter.
Ficar preso ao Hibernate hoje não vejo problema se não existe um grande concorrente em uso. Não existem rumores do Hibernate deixar de ser muito usado à médio prazo. Daqui a mais de 20 anos isso pode ocorrer sim, mas muitas outras coisas também terão mudado e tudo ou alguns módulos serão feitos do zero de qualquer forma, até o negócio envolvido será renovado, como já aconteceu nas últimas décadas, e isso será até mais prazeroso do que deixar de usufruir de tudo de bom que tem hoje.
Mas o que vocês tanto temem de realidade para usar JPA e não ter a liberdade de usar diretamente o imbatível Hibernate? Eu trabalho com .NET e o Hibernate é mais respeitado do que o próprio ORM da Microsoft.
H
Hebert_Coelho
javaflex:
Foi mal, tinha entendido que o Hibernate do Java passou a ficar preso à especificação depois que a mesma foi criada. Pois acho que o Hibernate do Java deveria estar mais evoluído. No .NET, mesmo sendo uma versão magra, ele está mais evoluído no que diz respeito a querys em objetos e mapeamento, ao invés de deixar o mapeamento amarrado na entidade por annotations, podemos mapear por código em outra classe. E o QueryOver (baseado em Criteria por dentro) é muito melhor de manter.
Ficar preso ao Hibernate hoje não vejo problema se não existe um grande concorrente em uso. Não existem rumores do Hibernate deixar de ser muito usado à médio prazo. Daqui a mais de 20 anos isso pode ocorrer sim, mas muitas outras coisas também terão mudado e tudo ou alguns módulos serão feitos do zero de qualquer forma, até o negócio envolvido será renovado, como já aconteceu nas últimas décadas, e isso será até mais prazeroso do que deixar de usufruir de tudo de bom que tem hoje.
Mas o que vocês tanto temem de realidade para usar JPA e não ter a liberdade de usar diretamente o imbatível Hibernate? Eu trabalho com .NET e o Hibernate é mais respeitado do que o próprio ORM da Microsoft.
Um exemplo que eu vejo foi oq aconteceu aqui no guj.
Havia um bug no Eclipselink (post que um usuário abriu aqui falando), para testar e migrar para hibernate bastou mudar o xml e o jar.
Se alguma melhor implementação de JPA aparecer, é muito mais simples de mudar. [=
J
javaflex
jakefrog:
javaflex:
Um exemplo que eu vejo foi oq aconteceu aqui no guj.
Havia um bug no Eclipselink (post que um usuário abriu aqui falando), para testar e migrar para hibernate bastou mudar o xml e o jar.
Se alguma melhor implementação de JPA aparecer, é muito mais simples de mudar. [=
Ai sim concordo! No caso de Eclipselink ou qualquer outra coisa diferente do Hibernate concordo em se proteger com JPA. Mas se usado Hibernate mesmo não vejo pq temer na maioria dos casos.