Estou convertendo uma aplicação feita em maker para Spring e Angular.
Acho que é de boa.
Banco de dados é o mesmo.
Relatórios Jasper.
D
darlan_machado
Angular 2+, por favor.
Olha, qual o nível de conhecimento que você (e a equipe) possuem nesse framework?
Se todos tiverem um bom conhecimento, não há problemas. Agora, se o conhecimento é pouco e limitado, sugiro amadurecer melhor essa ideia.
A
alexpassos
Olá
O que não esta ficando claro pra mim… é o acesso ao banco CRUD
A
alexpassos
Darlan,
O nível de conhecimento no momento pouco mesmo… estou estudando o Angular 2 e Angular 4… o video aula é de 2016.
D
darlan_machado
Sugiro, realmente, estudar muito.
A questão não é a dificuldade de implementar coisas simples. O problema começa nas questões de autenticação e validação de usuários e suas permissões (vão usar o que? Como?), passando pela geração de relatórios e chegando a como vão distribuir isso.
A
alexpassos
Darlan… não é uma migração da noite pro dia. É por isso que estou estudando, vendo se vai atender a necessidade do que já esta rodando no outro.
Uma dúvida: Vou consegui gerar NF-e nessa migração?
Quais tópicos você recomenda estudar?
J
javaflex
Sugiro Spring MVC + JdbcTemplate (no lugar de Hibernate). Lado client jquery (quando necessário).
D
Dragoon1 like
Eu acho válido mudar, eu acho válido inovar, mas, eu fico preocupado quando eu não sei fazer, primeiro precisa aprender, estudar muito porque esse ramo FrontEnd é um vasto e imenso buraco negro que só cresce no sentido bom é claro, mas, é muito conhecimento para aprender antes de trocar um código que você sabe e entende.
Então primeiro estude, depois mude…
Pouco importa pra mim a tecnologia, mas, conhecer a tecnologia bem é primordial
J
javaflex1 like
HTML processado no servidor + requisições ajax quando necessário é muito mais simples de manter e nunca tive problemas de performance, pelo contrário. Voce tem que experimentar as opções e fazer teste de stress considerando o seu cenário de verdade.
Também nao usaria JSF/Primefaces por ser engessado pro meu cenário, mas veja se realmente seu problema de performance está desse lado antes de mudarem só por moda, trazendo mais complexidade a toa. De repente é a parte como você está acessando o banco, infelizmente é muito comum ver projetos em Hibernate fazendo multiplas querys sem necessidade.
M
Mike2 likes
A popularidade do JSF caiu um pouco mesmo, mas ainda é bastante usado em vários lugares, principalmente para sistemas administrativos.
Você disse que leu que a arquitetura é lenta, o que importa é se esta lento ai, esta?
Se sim, ja tentou melhorar a lentidão? O que você tentou para melhorar?
Antes de migrar você tem que analisar certas coisas:
O sistema vai crescer bastante futuramente?
Esta lento mesmo aplicando as melhores práticas do JSF?
O problema é o JSF mesmo ou o Hibernate? Ja verificou?
O que ganhariam migrando?
Qual a experiência em Angular da equipe?
Se vão migrar para Angular, terão que utilizar REST. A equipe sabe JAX-RS ou Spring?
Após ler sobre as tecnologias que vão ser necessárias, quanto tempo levarão para aprender e quanto tempo levará para deixar o sistema atual feito em Angular + Spring ou Angular + JAX-RS?
Supondo que leve 1 ano, o sistema atual vai ficar 1 ano sem atualizações? Ele pode ficar 1 ano sem atualizações?
Será que o Angular é a melhor tecnologia pro front-end do seu sistema? De uma olhada em React, Vue ou até mesmo só jQuery.
É importante colocar tudo isso no papel antes de sair fazendo loucura
D
darlan_machado
Sim. Tudo o que você consegue fazer no JSF você deve conseguir fazer no angular. A questão é o nível de conhecimento.
Veja, eu já programei em php, node, C#(ASP.NET), C++, mas, eu sou muito mais acostumado e familiarizado com o java. Logo, se eu pegar algo para fazer do 0, certamente eu penso em java.
Olha, as principais diferenças do angular para o jsf contemplam as rotas, o modo de interação com a API REST (portanto, muito rxjs) e a criação/uso de componentes personalizados para reuso.
Uma outra coisa fundamental é escolher bem o que vai usar para o css: bootstrap, primeng, material… Isso pode fazer muita diferença.
A
alexpassos
Olá
Segue o link do curso Angular com 128 aulas e seguindo. Boa didática.
Assistir todas as aulas em uma semana.
Agora iniciando o curso de REST e depois Spring
A
alexpassos
Olá galera… bom dia… ressuscitando o tópico…
Deu uma estudada no Angular e agora no React. Acho que deu pra entender o porque o pessoal fala que JSF é tão pesado.
Fiz uma aplicação de médio porte em JSF e coloquei no servidor web e vi que o consumo de memória ficou no limite 550. E no caso dos outros não exigiu tanto do servidor.