Mudar ou não: eis a questão!

22 respostas
S

Boa tarde a todos,

Nos tempos de faculdade gostava muito de java e ainda gosto. Todos os projetos que rolavam eu fazia eu java, mas uma hora tive que começar a trabalhar.

Comecei a minha carreira em 2007 com a primeira oportunidade em estagiário ASP + VB6.

Hoje trabalho ainda com ASP + VB6 e com .NET e ganho na faixa de 4k a 5k em um órgão federal.

Fiz cursos de Java, mas nunca trabalhei com a linguagem. Com o tempo corrido fiz a prova SCJP, não passei porque não me dediquei muito. Estudei apenas 3 semanas nas idas e vindas do trabalho e nos finais de semana. Não passei na prova por 5. Só fiz a prova mesmo, pois já estava expirando o prazo do voucher.

Gostaria de saber de vocês se no meu caso vale a pena continuar investindo para migrar para Java ou melhor seguir a carreira de .Net mesmo. Lembrando que hoje tenho que ter um salário nessa faixa aí de 4k e 5k.

Aguardo a opinião de todos.

Obrigado.

22 Respostas

J

Cara tu gosta de java?
se sim, se dedique que vale a pena.
se não, então tenta outra coisa.

É sempre util saber masi de uma linguagem, e java é uma das linguagens que até onde eu sei paga bem., não sei sobre .net e outras…
mas dai depende da empresa que vc trabalha pra saber se vai ganhar bem ou não!!
eu por exemplo trabalho com ajva e nao ganho bem mas tenho amigos qeu trabalhão e ganham bem…
por isso não desisti ainda hehe…

boa sorte ai… e caprixa que java vale a pena!

J

Tchê, só não intendi a moeda que você utilizou os 4k ou 5k
seria 4000 ou 5000?

S

Huahuahuaha.

Troquei o E pelo OU. hauhauhua imagina isso em uma regra de negócio hauhauhauha.

Hoje ganho entre 4500 e 5000

F

janjan:
Tchê, só não intendi a moeda que você utilizou os 4k ou 5k
seria 4000 ou 5000?

Quer dizer mil, conforme o link do wikipedia explica.

O

Ta brincando?

Trabalho com .NET e o salário é nessa faixa pra cima dependendo dos projetos e experiência. Esqueça Java, pelo que descreveu continue a carreira .NET que sua faixa salarial crescerá mais ainda. .NET ainda terá um considerável crescimento com desenvolvimento para Mobile(a MS ta investimento muito), com a chegada do ASP.NET 4.5 entre outras coisas que estão por vir nesses próximos anos.

Se fosse você sem dúvida ficava com .NET mesmo e investiria em mais e mais qualificação com a ferramenta.

F

mistico:
chê, só não intendi a moeda que você utilizou os 4k ou 5k
seria 4000 ou 5000?

Só podia ser programador mesmo para não conhecer nem mesmo um símbolo universal de quilo!

Aliás, é K maiusculo, lixos!

Para completar, mistico as letras maiúsculas são usadas a partir do mega (1 000 000) e não do quilo (1 000)

V

Cara, não mudaria de plataforma se não for por uma questão de mercado mesmo, por exemplo: se não há mais espaço para .Net. Consequentemente, como profissional na área, você migrará em breve, já que essa é a forma com que “põe comida na mesa”…rsrs. Tenho amigos que trabalham a anos com .Net e pegam beeem mais do que 5k, tenho amigos que atuam com SAP que pegam beeeem mais do que 10k. Resumindo, migrar de plataforma tem que ser baseada em uma série de fatores tais como insatisfação pessoais, oferta de emprego, oportunidade dentro da própria empresa, etc. Eu não troco o Java no momento pois tenho algumas contas pra pagar e se mudasse eu teria que arrumar uma oportunidade como “estagiário” (começar tudo do zero não dá no momento) pois com a remuneração de um estagiário naõ conseguirei honrar as minhas dívidas.

Outra coisa, busque sempre se qualificar na área em que atua, pois apenas reclamar de salários baixos nao leva ninguém adiante…rsrsr.

arbsss

A

Silvafabiano:
Boa tarde a todos,

Nos tempos de faculdade gostava muito de java e ainda gosto. Todos os projetos que rolavam eu fazia eu java, mas uma hora tive que começar a trabalhar.

Comecei a minha carreira em 2007 com a primeira oportunidade em estagiário ASP + VB6.

Hoje trabalho ainda com ASP + VB6 e com .NET e ganho na faixa de 4k a 5k em um órgão federal.

Fiz cursos de Java, mas nunca trabalhei com a linguagem. Com o tempo corrido fiz a prova SCJP, não passei porque não me dediquei muito. Estudei apenas 3 semanas nas idas e vindas do trabalho e nos finais de semana. Não passei na prova por 5. Só fiz a prova mesmo, pois já estava expirando o prazo do voucher.

Gostaria de saber de vocês se no meu caso vale a pena continuar investindo para migrar para Java ou melhor seguir a carreira de .Net mesmo. Lembrando que hoje tenho que ter um salário nessa faixa aí de 4k e 5k.

Aguardo a opinião de todos.

Obrigado.

Cara, eu sou da opinião que voce deve trabalhar com o que você gosta.

Eu trabalhava com C# e tirava um valor semelhante ao seu (era senior com essa joça). Mas sempre gostei de Java. Saí pra ganhar quase a metade do que eu ganhava na época, e hoje não voltaria a trabalhar com .NET. Pelo fato de que eu gosto de Java. E pra mim está bom assim (graças a Deus tambem já consegui recuperar o salario :lol: )

.NET é uma plataforma muito boa e o C# é bacana, mas sugiro que você leve seu gosto pessoal em consideração. Se optar pelo .NET mesmo especialize-se de vez, tire certificações, e trabalho não faltará. Não obstante, caso opte pelo Java, não creio que você teria tantas dificuldades para conseguir uma colocação, visto que já tem experiência com programação, ainda que em outra plataforma.

A

Kra, acho que você tem que se fazer algumas perguntas:

• Gosto do que faço?
  • Gosto da linguagem que utilizo hoje?
  • Tenho a opção de trabalhar com Java onde trabalho hoje?
  • Vou ter que deixar meu emprego para trabalhar com Java?
  • Caso você seja concursado, vale a pena trocar a segurança de um emprego com estabilidade para trabalhar no mercado?
  • Vou continuar com o mesmo salário?
  • Posso sobreviver com menos para trabalhar com Java, à princípio?
    Caso você decida que vai ser Java de qualquer jeito, estude para isto.
    Caso contrário, estude .NET ainda mais.
    Linguagem é linguagem. É mais uma questão de gosto, oportunidade e necessidade da empresa para a qual você está trabalhando.
J

Silvafabiano,

Eu também tava nessa de VB6 + ASP3, mas sempre quis trabalhar com Java.
Procurei e procurei, as únicas vagas que apareciam eram de migração de sistemas, onde precisa-se do profissional sabendo as duas tecnologias.

Hoje eu trabalho com Java e estou ganhando mais. Foi difícil fazer essa mudança, muitas empresas perguntam quanto tempo você tem de Java, e não de programação.
Provavelmente se eu fosse .Net seria mais fácil.

Mas a gente trabalha com o que gosta. Chega de COM+ e COMTI.

Abraços

S

Galera, muito obrigado pela opinião de todos.

Estou esperando a promessa do meu gerente de que vão chegar 10 sistemas em Java da fábrica e que ele vai me colocar para trabalhar com java.

Vamos ver no que vai dar. Enquanto isso vou me aprofundar mais em .NET e me especializar ainda mais.

Obrigado a todos.

J

Silvafabiano:
Galera, muito obrigado pela opinião de todos.

Estou esperando a promessa do meu gerente de que vão chegar 10 sistemas em Java da fábrica e que ele vai me colocar para trabalhar com java.

Vamos ver no que vai dar. Enquanto isso vou me aprofundar mais em .NET e me especializar ainda mais.

Obrigado a todos.

Sinceramente, é a melhor coisa pra você fazer. E nunca tenha a ideia Java x .Net. Quanto mais você souber das duas, melhor.

F

Eu não mudei apenas de linguagem (VB e Java) como de area (Banco de Dados) e até de Cidade (Belém pra SP). No inicio fiquei com medo de mudar, mas resolvi sair da zona de conforto que eu achava estar, para tentar algo novo, e não me arrependo, pois o conhecimento agregado foi imenso. Se for pra mudar, mude sem medo e com dedicação e vontade, essa mudança valerá a pena.

S

É eu também já pensei nisso, mas tenho esposa e um filho que já está estudando. Aí é muito mais complicado, mas obrigado pela opinião.

Quero agradecer a todos pela opinião, pois ajudou muito a abrir um pouco a mente sobre o que fazer daqui pra frente.

Muito obrigado mesmo.

M

Longino:
Pelo amor de Deus, Java é muito ruim. Passe longe.

O problema não é nem a tecnologia em si, mas como desenvolvedores Java trabalham. É muito framework e muita complicação para pouca coisa.

Java até que é ok, são os programadores Java que estragam-na.

Concordo. Em termos de produtivade Java perde muito. São trocentos frameworks pra fazer um projeto. Fora o monte de configurações, XML’s pra tudo, conflito entre frameworks e o escambal pra ter um ambiente de trabalho funcionando. Perde-se semanas facilmente nessa brincadeiras.

V

Se você não está insatisfeito com a sua carreira, porque está pensando em mudar?

É uma boa conhecer a linguagem concorrente, mas em seus estudos, você já deve ter percebido que a diferença entre uma e outra não é tão grande assim.
Eu só daria uma estudada no C#, que é mais próximo do Java. E, se quiser seguir para a parte web, no Microsoft MVC.

M

Cara, se fosse vc não ficava se prendendo a tecnologias da moda.
Eu por exemplo quando me formei era apaixonado por Java e hoje ainda sou, mas na época eu queria trabalhar era com isso, e as entrevistas que tive me pediram muita experiência.
Minha primeira oportunidade foi pra mexer com Cobol e a persistência era em arquivo (isso era praticamente um insulto a quem sonhou trabalhar com Java), acredite. Depois disso fui trabalhar com Delphi e Firebird e SqlServer, e tudo isso eu ganhava só R$1000,00 bruto em Divinópolis em 2010.
Logo após fui pra o sul de minas onde trabalho com VB6, SqlServer, Oracle, JS, Html e Css e ganho entre R$1000,00 e R$1500,00. Foda né…
Apesar de ter SCJP 5 (hoje OCPJ) eu nunca trabalhei com Java… E agora eu já estou pensando num cargo diferente…

Não se prenda a tecnologias da moda porque quem trabalha com tecnologia tem de estar disposto a mudar de linguagem, metodologia, framework conforme o projeto pede ou conforme a necessidade do cliente.

Eu hoje encaro qualquer linguagem, framework ou seja lá o que for.
O que me interessa mesmo é minha satisfação ao entregar um produto que agregue valor ao negócio do cliente.
Ah, só lembrando, uma boa remuneração também é essencial né…

Rsrsrsr, espero que minha resposta sirva de parâmetro pra resolver sua dúvida.

D

moacirjava:
Cara, se fosse vc não ficava se prendendo a tecnologias da moda.
Eu por exemplo quando me formei era apaixonado por Java e hoje ainda sou, mas na época eu queria trabalhar era com isso, e as entrevistas que tive me pediram muita experiência.
Minha primeira oportunidade foi pra mexer com Cobol e a persistência era em arquivo (isso era praticamente um insulto a quem sonhou trabalhar com Java), acredite. Depois disso fui trabalhar com Delphi e Firebird e SqlServer, e tudo isso eu ganhava só R$1000,00 bruto em Divinópolis em 2010.
Logo após fui pra o sul de minas onde trabalho com VB6, SqlServer, Oracle, JS, Html e Css e ganho entre R$1000,00 e R$1500,00. Foda né…
Apesar de ter SCJP 5 (hoje OCPJ) eu nunca trabalhei com Java… E agora eu já estou pensando num cargo diferente…

Não se prenda a tecnologias da moda porque quem trabalha com tecnologia tem de estar disposto a mudar de linguagem, metodologia, framework conforme o projeto pede ou conforme a necessidade do cliente.

Eu hoje encaro qualquer linguagem, framework ou seja lá o que for.
O que me interessa mesmo é minha satisfação ao entregar um produto que agregue valor ao negócio do cliente.
Ah, só lembrando, uma boa remuneração também é essencial né…

Rsrsrsr, espero que minha resposta sirva de parâmetro pra resolver sua dúvida.

só que…uma hora ou outra, tem que se especializar, no inicio é bom conhecer várias linguagens, eu conheço “a nivel básico”: Java, C#, PHP, Delphi, Javascript não sei se conta rs…

trocaria todo tempo investido nisso para ser pleno em apenas Java web ou C# web…

F

Opinião pessoal… não a levem como uma regra. Desisti de Java como ganha-pão, devido a 2 fatores: 500 frameworks para aprender e os requisitos das empresas para contratar desenvolvedores Java, que pediam até certificação em culinária, para entrar nesta empresa.

Como o colega acima falou, chega uma hora que você tem que se especializar, e foi o que fiz, resolvi me especializar em banco de dados, e não me arrependo nem um pouco. As vezes programo algo em Java e até em C#, mas é porque gosto de programar… mas ganhar dinheiro com isso, ficou complicado devido a quantidade de conhecimento que a pessoa deve ter e o que o mercado (maioria das empresas) quer pagar.

A

GoGo Boy:
vai dançar em casas de swing, da mo grana… tiro mais de 10 mil por mes

e ainda transo de todos os jeitos e com todo mundo… transo com homem, muié, garis, traveco… o q dá mais dinheiro é passivo com homem rico

vai lá q vale a pena

Comentário totalmente dispensável. Ninguém aqui quer saber sobre a sua orientação/vida sexual, o que você faz à noite e coisas do gênero.

M

FabricioPJ:
Opinião pessoal… não a levem como uma regra. Desisti de Java como ganha-pão, devido a 2 fatores: 500 frameworks para aprender e os requisitos das empresas para contratar desenvolvedores Java, que pediam até certificação em culinária, para entrar nesta empresa.

Como o colega acima falou, chega uma hora que você tem que se especializar, e foi o que fiz, resolvi me especializar em banco de dados, e não me arrependo nem um pouco. As vezes programo algo em Java e até em C#, mas é porque gosto de programar… mas ganhar dinheiro com isso, ficou complicado devido a quantidade de conhecimento que a pessoa deve ter e o que o mercado (maioria das empresas) quer pagar.

Concordo com o que você disse.
Mas você se especializou em uma área onde não fica aparecendo um monte de frameworks, metodologias todo mês, já quem mexe com linguagens tipo Java, Delphi, JS entre outras tem que ficar sempre atualizando o conhecimento…
Se for para trabalhar com linguagens eu acho que é melhor saber o básico de cada para quando for preciso se aprofundar em alguma você tem uma boa base.
Resumindo, se for para especializar, tem que ser em algo que não fica surgindo novas coisas todo dia.

V

É só se especializar em programação, não em frameworks.

Criado 10 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 26 de fev. de 2012
Respostas 22
Participantes 14