RafaelViana:
Basicamente: Multi-Tenant = mesma aplicação para vários clientes.
Uma das abordagens para se fazer isso é ter um banco de dados só para todos os clientes e com uma chave primária “ligar” logicamente os dados das empresas diferentes dentro do mesmo banco de dados. Nesse caso, eu poderia fazer como está falando de liberar conexões idle pois teria só um banco de dados.
No entanto, eu uso outra abordagem = 1 banco de dados para cada cliente. Então, se eu tenho 50 clientes vão existir 50 banco de dados diferentes no MySQL. O pool está configurado para o minimo de 3 conexões por banco de dados, ou seja, sempre haverá 3 conexões abertas para cada banco de dados. (vou diminuir para duas).
Tenho como usar o mesmo pool de conexões para bancos de dados diferentes? (acho que não)
Ou seja ter cinco conexões abertas com o MySQL (todos os bancos estão no mesmo MySQL) e com essa conexão acessar qualquer um dos bancos de dados?
Vamos supor que eu “mate” as conexões idle não estaria perdendo a vantagem do pool de conexões?
Agora entendi…
Não da não…o POOL é para uma dataBase só.
No seu caso, vc vai ter que trabalhar com IDDLE mesmo…deixe no minimo 2 para caso acontecer concorrência repentina.
Outra coisa que vc pode fazer é configurar o tempo de IDDLE, para um tempo menor, fazendo o pool reduzir logo para o IDDLE.
No resto, não existe mais oq fazer.
Sua abordagem esta 100% consistente. Parabéns !