MVC com Controle de Transação

23 respostas
T

Bom dia senhores

Estou no processo de desenvolvimento de um sistema Comercial em Java Desktop e me surgiu uma dúvida, como fazer o controle de transação quando envolver mais de um DAO?

A minha ideia é construir um padrão onde o meu DAO (independente de se for com jdbc puro ou com jpa) receba o objeto de controle, grave, altere, exclua mas sem saber se está ou não dentro de uma transação. E teria um Controller que saberia quais DAO’s ele precisa e ele controlaria essa transação.

Eu não sei como fazer o controle, pois acredito que o Controller não deveria conhecer o método de gravação (jdbc / jpa) e somente ter uma maneira de iniciar a transação, fazer o commit em caso de sucesso e fazer rollback se houver erro.

Alguém tem uma ideia para me ajudar?

23 Respostas

D

Penso que ele fará o commit quando não houver exceção e, quando houver, faz o rollback, não?

T

Não é em relação ao processo e sim a junção dos objetos, pois o controller não deveria conhecer o Connection por exemplo, somente o DAO.

D

Camarada, você está viajando. O controller não vai conhecer isso, a não ser que você não saiba o que faz.
O controller vai saber que o DAO possui um método para executar o que deve ser feito (INSERT, UPDATE ou DELETE) e um método para confirmar o que foi feito (commit) ou desfazer (rollback). É tua responsabilidade isolar o que acontece dentro destes métodos.

T

O que você não entendeu é que um controller pode conhecer 1 ou mais daos, quando é somente um dao é moleza, a questão é quando é necessário gravar em dois daos diferentes e manter o controle transacional.

A

Amigão tem um módulo do Spring Framework que simplifica o uso da JPA:

• Spring Data JPA

E um módulo de controle transacional:

• Spring Transaction

Então para persistência vc poderia pensar em usar esses módulos do Spring Framework.

T

Bom você teria algum exemplo do uso do Spring?

A

tebosoftware tem esse projeto de exemplo da YaW Tecnologia:

http://www.yaw.com.br/open/projetos/swing-spring-jpa-crud/

N

Recomendo utilizar o Spring também.
Caso não queira pode dar uma olhada em AOP e criar seu
próprio gerenciamento de transação.
Utilizando um aspecto que trabalhe em cima de métodos com uma determinada anotação
e abrindo e fechando transactions quando necessário.

T

Obrigado senhores

vou olhar este projeto e também dar uma olhada em AOP.

R

Na verdade o que está te faltando é uma camada de serviços, que é onde se encontram as regras de negócio de fato. Os DAOs compõe a camada de persistência, ou seja, eles servem apenas de ponte entre as regras de negócio e o seu mecanismo de persisência. E de fato, DAO’s não são transacionais, justamente porque uma operação de negócio pode envolver mais de um DAO.

Em um arquitetura JEE, esse objeto é chamado de Session Facade, implementado tipicamente como um EJB. Mesmo que sua arquitetura não seja JEE, a idéia é basicamente a mesma. Um objeto que oferece diversos “serviços”. Um serviço nada mais é do que uma regra de neǵocio, um método que representa uma transação completa. Por exemplo:

class CompraService{
   public void finalizarCompra(CarrinhoCompras carrinho, FormaPagamento formaPgto){
      // baixa no estoque
      // entrada no financeiro
      //emite nota fiscal 
   }

public void cancelarCompra(NumeroNota numero){
     //...
   }
}

Mantendo essa camada, fica mais simples delinear onde devem acontecer as transações. Você pode até fazer transações manuais que funciona, mas de fato, usar uma API de AOP deixa o código mais elegante.

T

No meu caso o Controller é a regra de negocio sim. E nesse sentido ele teria que saber como buscar a conexão e injetar nos daos para que ele controlasse a transação?

R

Então o seu Controller está errado. Tem muitas discussões sobre isso no GUJ, vale a pena você dar uma olhada.

E a resposta para sua pergunta é sim. Se você colocou regras de negócio no controller então ele vai ter que buscar conexões e controlar transações também.

T

Como assim errado?
O meu controler controla coisas como o bean ativo, a pesquisa, exclusao, listas pra combo etc.
Isso eerrado?

T

Uma outra coisa, AOP com Netbeans funciona?

N

Você pode usar uma implementação de AOP (como o AspectJ , que é a mais popular e talvez a mais completa) para
fazer o que precisa. Dá uma olhada nesse link.
O legal é que o AspectJ te fornece tanto uma DSL pra trabalhar com aspectos como também uma forma
de criação de aspectos com classes Java mesmo, através do uso de annotations.

F

Isso é errado. As regras estarem no seu Controller. Deveriam estar nas suas entidades e/ou camadas de Serviço.

T

Esse link que você me passou e não funciona em Netbeans 7.x, é limitada até a 3.x. E eu vi num fórum que o do Spring é melhor, vou dar uma olhada e tentar entender.

N

Isso é errado. As regras estarem no seu Controller. Deveriam estar nas suas entidades e/ou camadas de Serviço.
++

R

tebosoftware:
Como assim errado?
O meu controler controla coisas como o bean ativo, a pesquisa, exclusao, listas pra combo etc.
Isso eerrado?

Antes de mais nada, me desculpe. Preciso tomar mais cuidado antes de dizer que algo está “errado” …

Bom, pela sua descrição, a sua solução se parece mais com um MVP (Model View Presenter) do que um MVC propriamente dito. O MVP é um padrão muito interessante também, eu acho que a compreensão dele mais simples que a do MVC.

Me parece também que você fez uma pequena confusão. Regra de negócio ou lógica de negócio diz respeito somente ao domínio da aplicação e relacionamento entre entidades; Ela fica um nível acima da persistência mas não toma conhecimento sobre como a interface é controlada; Em um MVC, a própria View deve controlar seu estado (me corrijam se eu estiver errado), pois o Controller deveria apenas encaminhar requisições para o Model e devolver as respostas para a View. Já no padrão MVP o Presenter é quem mantem o estado da View, além de fazer a ponte entre Model e View, de forma que o Presenter chama diretamente as interfaces de serviço expostas pelo Model.

Mas enfim, como eu acho que se apegar demais a nomes pode ser improdutivo (não quero que você pense que tudo o que você fez está “errado”), vou só reforçar a minha sugestão:

1 - criar classes de serviços para conter regras de negócios. Serviços seriam métodos que representam 1 regra de negócio completa, ou seja, exatamente 1 transação. A transação deve começar no início do método e terminar no fim do método, fazendo rollback caso tenha alguma exceção. Você poderia receber a conexão via injeção de dependências ou então instanciar diretamente uma fábrica de conexões.

2 - eu avaliaria se as suas classes controller não estão acumulando responsabilidades. Talvez seja esse o caso. Assim, seus controladores ao invés de encaminhar chamadas a DAOs, encaminharia chamadas para serviços. O que eu defendo é que controllers ou presenters não devem preocupar-se com transações.

Espero que seja útil;

R

Concentre-se na divisão de responsabilidades entre classes. Uma framework de AOP deixa o código mais elegante, mas ele não é a solução propriamente dita. Separando as responsabilidades corretamente, você pode até abrir e fechar transações na mão. Fica feio mas funciona.

T

Então teria que ser:

Model => DAO => Servico => Controller

T

Acho que realmente estava confundindo MVC com MVP.

O certo então fazer o Jframe usar um Controller (igual ao do Swing) que usa um serviço que controlaria os DAO e connections?

R

tebosoftware:
Acho que realmente estava confundindo MVC com MVP.

O certo então fazer o Jframe usar um Controller (igual ao do Swing) que usa um serviço que controlaria os DAO e connections?

por aí …

Criado 17 de julho de 2013
Ultima resposta 17 de jul. de 2013
Respostas 23
Participantes 6