Hoje há empresas que usam somente linguagens de programação que sairam da moda há muito tempo?
43 respostas
A
assembler
Em 2007, um professor de programação de computadores me disse:
“A única linguagem de programação que empresa “tal” usa é Foxpró.” Ele também disse na mesma época que se deve ser formado para ser programador nessa empresa.
Eu disse empresa “tal” porque esqueci o nome da empresa.
Hoje há empresas que usam linguagens de programação que sairam da moda há muito tempo?
São sistemas legados nos quais houve um grande investimento. Realizar uma migração nesses casos sairia mais caro que manter o sistema
J
josenaldo
Cobol ainda é monstruosamente usada… Estão até criando a área de Arqueologia de Software, porque está faltando programador cobol pra trabalhar… rsrsrssrrs
J
javaflex
Vejo algumas empresas escravas do Delphi também, que não é tão velho mas acontece muito de me ligarem pedindo indicação confiável mas todo mundo que conheço foi para Java ou .NET.
M
MiniMario
Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.
Delphi é muito forte na cidade em que moro, a maioria das software houses daqui usam isso. Ironicamente, eu nunca encontrei uma vaga para desenvolvedor Java aqui.
M
misterzire
A tendência para novos projetos são sistemas em Java e .Net .
Mas existem muitas empresas que ainda usam versões 1.3 do java e frameworks como Struts .
Essas empresas também estão usando tecnologia ultrapassada apesar de estarem trabalhando com Java.
L
Luiz_Augusto_Prado
Alguém já trabalhou em desenvolvimento de códigos para conversão automática de códigos legados?
Cada linguagem tem suas particularidades. Até onde essas conversões são possíveis?
Queria saber qual a experiência de vcs com isso.
exemplo:
L
Luiz_Augusto_Prado
MiniMario:
Parece piada hoje, mas conheço empresas que tem como produto padrão sistemas desenvolvidos em VB6, Delphi e Clipper.
Delphi é muito forte na cidade em que moro, a maioria das software houses daqui usam isso. Ironicamente, eu nunca encontrei uma vaga para desenvolvedor Java aqui.
Provavelmente vc mora no centro-oeste, onde as empresas tem pagado as faculdades para darem pascal e delphi.
D
drsmachado
A questão é que Cobol roda sobre mainframes e, mainframes nunca saíram de moda. Logo, Cobol ainda é uma linguagem da moda.
Embora ela não seja orientada a objetos, é extremamente robusta, segura e funcional.
Considero que Clipper, VB6, Delphi e o próprio foxpro são linguagens que saíram da moda.
D
drsmachado
MiniMario:
Isso se chama nicho de mercado.
Pense fora da caixa. Se todas as empresas que produzem roupas pensassem apenas nas e nos “modelos”, como andariam as pessoas que não se encaixam nos padrões das passarelas?
M
misterzire
Tenho um sistema em Clipper que funciona em uma pequena relojoaria desde 1992 e os atende perfeitamente . Enquanto o sistema operacional suportar eles vão continuar utilizando esse sistema , o custo que eles tiveram na aquisição já se pagou a muito tempo …
O pessoal sabe que existe sistemas mais modernos mas trocar pra que se o sistema que eles tem os atende perfeitamente ?
Esse negócio de moda é para os estilistas do fashion week , como desenvolvedores temos que ver o melhor para o nossos clientes e em minha opinião independe de java , delphi ou .net .
Depende de sistemas eficazes e seguros.
R
Ruttmann
Aqui em Blumenau as empresas estão em processo de transição.
A maioria que tinha/tem sistemas em Delphi está mudando tudo pra Java principalmente. Algumas pra .Net…
Tem aquelas empresas menores e mais “atrasadinhas” que ainda insistem em usar Delphi, tanto que existe muita vaga pra desenvolvedor Delphi que ninguém quer…
Na empresa onde estagio, prestamos serviços pra maioria das instituições bancárias do Brasil e grandes corporações internacionais, e digo com segurança que pelo menos 80% delas utilizam mainframes e Cobol. Tanto que as maiores demandas de profissionais aqui são pra Cobol, seguido de ABAP.
M
MiniMario
Luiz Augusto Prado:
MiniMario:
Provavelmente vc mora no centro-oeste, onde as empresas tem pagado as faculdades para darem pascal e delphi.
Não cara, sou da grande São Paulo. Moro em Guarulhos. Acredito que isso aconteça por um certo atraso. Muitas das empresas daqui compram serviços de informática de São Paulo, que desfavorece as empresas daqui. Também tem a questao do know how dessas empresas, já que passaram a desenvolver seus sistemas na década de 90 e apenas melhoraram/incrementaram com o passar do tempo.
F
fredericomaia10
Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.
M
MiniMario
drsmachado:
MiniMario:
Isso se chama nicho de mercado.
Pense fora da caixa. Se todas as empresas que produzem roupas pensassem apenas nas e nos “modelos”, como andariam as pessoas que não se encaixam nos padrões das passarelas?
Pelo que conheço a maioria das empresas daqui desenvolvem ERPs, por isso optam por um RAD. Concordo que poderiam migrar para .Net, mas isso é algo que cabe aos profissionais dessas empresas avaliar. Além do mais muitos sistemas foram desenvolvidos na década de 90, e melhorados versão após versão. Provavelmente optam por isso pelo know how que já possuem nessa plataforma.
A
assembler
MiniMario:
As linguagens que sairam da moda, por exemplo, o Visual Basic 6, Delphi e o Clipper são ensinados nos cursos técnicos e superiores de programação de computadores?
O Cobol também é ensinado?
D
drsmachado
assembler:
MiniMario:
As linguagens que sairam da moda, por exemplo, o Visual Basic 6, Delphi e o Clipper são ensinados nos cursos técnicos e superiores de programação de computadores?
Em Curitiba e região não conheço.
Cobol tem pós graduações aqui na região (uma especialização em cobol onde eu me formei está em míseros R$ 7 mil).
K
Kevin_Stortz1
assembler:
MiniMario:
Comecei meu curso técnico em 2011 começamos a ver programação com Pascal, no segundo semestre fomos para Delphi, depois deste semestre até o final vimos apenas Java, a turma posterior a minha teve em todo o técnico programação Desktop em Delphi, creio que eles devam ensinar Delphi no técnico daqui pois como o Ruttmann comentou na nossa região existem muitas empresas que ainda usam Delphi e não há ninguém que ocupe essas vagas.
M
MiniMario
assembler:
MiniMario:
Na minha faculdade o programador Joel Saade (conhecido como mago do COBOL) ensinava essa linguagem na disciplina LP3. Agora, ele é diretor da escola e não ministra mais essa aula. Mas tive Delphi no segundo semestre da faculdade e VB6 era ensinado num antigo curso técnico voltado para programação aonde estudo.
L
Luiz_Augusto_Prado
fredericomaia10:
Está por fora. Pelo menos quanto à Goiânia. A maioria das faculdades ensinam programação com C, C++, Java ou C#.
Talvez atualmente.
Faz 2 anos que estou fora de Goiânia, e quando morei ai, só encontrava vaga para programador delphi.
Ai conheci um esquema de desesperados que dava apoio financeiro para as faculdades ensinarem pascal e delphi, pois já viam a falta de gente pra trabalhar.
Bom ver que os Goianos estão apostando em Java e C#.
A
assembler
Luiz Augusto Prado:
fredericomaia10:
Talvez atualmente.
Faz 2 anos que estou fora de Goiânia, e quando morei ai, só encontrava vaga para programador delphi.
É super chato aprender programar em Java para se formar em curso superior e encontrar só vaga para programador delphi.
Desculpem o desabafo.
L
Luiz_Augusto_Prado
assembler:
É super chato aprender programar em Java para se formar em curso superior e encontrar só vaga para programador delphi.
Desculpem o desabafo.
depende… Delphi não é chato. É até bem legal. O problema é o preço da ide e incompatibilidade com os novos SOs. Mas acho que só vale a pena se for interesse da empresa lhe preparar pra migrar. Se não… vc vai sofrer como um cão. AI, vai depender do salário que receber pra aceitar tanto sofrimento.
M
MiniMario
assembler:
Luiz Augusto Prado:
fredericomaia10:
Talvez atualmente.
Desculpem o desabafo.
estude c# hehe
A
assembler
Luiz Augusto Prado:
assembler:
Desculpem o desabafo.
depende… Delphi não é chato. É até bem legal. O problema é o preço da ide e incompatibilidade com os novos SOs. Mas acho que só vale a pena se for interesse da empresa lhe preparar pra migrar. Se não… vc vai sofrer como um cão. AI, vai depender do salário que receber pra aceitar tanto sofrimento.
Eu não quis dizer que Delphi é chato, quis dizer que é esforço inútil aprender Java em curso superior para receber salário e encontrar vaga só para programador delphi.
L
Luiz_Augusto_Prado
assembler:
Eu não quis dizer que Delphi é chato, quis dizer que é esforço inútil aprender Java em curso superior para receber salário e encontrar vaga só para programador delphi.
bom, talvez eu não me importe muito com isso porque me preocupo mais com a ordem e lógica do negócio do que com as particularidades das linguagens.
J
javaflex
Por causa disso que o pessoal está falando, a empresa fica com dificuldade de dar manutencao ou evoluir o sistema devido as pessoas estarem fugindo das tecnologias que sairam da moda. Eu mesmo sei muito Delphi mas não há dinheiro que me faça voltar.
F
fredericomaia10
assembler:
Luiz Augusto Prado:
fredericomaia10:
Talvez atualmente.
Desculpem o desabafo.
E as vagas que mais aparecem (que mais vejo) são Java, .NET, Delphi e PHP. Em ordem de maior número. Também um pouco de Grails e Rails.
L
Luiz_Augusto_Prado
Por causa disso que o pessoal está falando, a empresa fica com dificuldade de dar manutencao ou evoluir o sistema devido as pessoas estarem fugindo das tecnologias que sairam da moda. Eu mesmo sei muito Delphi mas não há dinheiro que me faça voltar.
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
O que vc mais odiava em delphi?
Eu odiei uma biblioteca pra trabalhar com persistencia para DBISAM.
Meu deus… E o pior é que o pessoal lá tinha coragem de meter o pau no Java e no C#.
No fundo acho que eles falam mal porque não conseguem migrar rapidamente e precisam desdenhar pra pelo menos tentar atrair otários para esta linguagem. Mas quem já conhece Java e C# razoavelmente sabe que não dá pra comparar.
O pessoal queria que eu trabalhasse com eles numa empresa, mas só se eles tivessem um framework de persistência de verdade… até mostrei um bem pereba que fiz só pra ver se eles animavam fazer algo semelhante em delphi, mas não queriam… tive que recusar. Tô até vendo…Vão falir. Huahuahuahua tentei avisar mas não adiantou.
M
misterzire
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
Meu deus… E o pior é que o pessoal lá tinha coragem de meter o pau no Java e no C#.
No fundo acho que eles falam mal porque não conseguem migrar rapidamente e precisam desdenhar pra pelo menos tentar atrair otários para esta linguagem. Mas quem já conhece Java e C# razoavelmente sabe que não dá pra comparar.
O pessoal queria que eu trabalhasse com eles numa empresa, mas só se eles tivessem um framework de persistência de verdade… até mostrei um bem pereba que fiz só pra ver se eles animavam fazer algo semelhante em delphi, mas não queriam… tive que recusar. Tô até vendo…Vão falir. Huahuahuahua tentei avisar mas não adiantou.
Um coisa que eu não gosto no Delphi são os componentes de terceiros por conta de falta de suporte nas versões futuras .
No Java eu detesto o grande numero de frameworks e IDEs , é tanta opção que acaba atrapalhando por isso estou começando a trabalhar com .Net
J
javaflex
HUahuahua
te perguntar uma coisa…
Tudo tem seu tempo, a realidade pesa mais. O que adianta eles criticarem se o “lixo” do Java e .NET são os mais adotados atualmente? É complicado ir contra o fluxo, independente de qualquer coisa.
Sobre o que eu não gostava de Delphi, na verdade eu gostava de quase tudo (isso na época), resolvia grandes solicitações rapidamente, mas não dá pra comparar épocas diferentes, Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso. Então não trabalho mais com ele por não gostar mais de desktop e além disso geralmente é para lidar com projetos muito antigos onde rola mais manutenção do que telas novas e é muito chato ficar preso a costumes antigos, vira passado mesmo, perda de tempo ficar lá atrás.
L
Luiz_Augusto_Prado
O java também tem algumas coisas que acho chatas: as deprecações de metodos.
Como vcs contornam estas situações?
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado? Eu não sei como fazer essa pesquisa.
como tenho tentado encontrar:
Alguém ai pode me dar uma dica?
L
Luiz_Augusto_Prado
Eu também penso semelhante. Nas também incluo o .Net. Eu não sei o que pode mudar no funcionamento do .Net com a evolução do Windows, por isso tento fazer em algo que seja possível rodar facilmente em qualquer SO: java
até faço algumas coisas com o C#, mas me limito a sistemas bem simples.
R
rmendes08
Luiz Augusto Prado:
javaflex:
Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso.
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado? Eu não sei como fazer essa pesquisa.
Ué, mas como a plataforma vai evoluir se o que ficou velho não for abandonado ? Antes depreciarem os métodos do que arrancar de uma vez …
J
javaflex
rmendes08:
Luiz Augusto Prado:
javaflex:
Delphi era perfeito pra aquela época, onde desktop era forte e o Delphi era o melhor nisso.
Ué, mas como a plataforma vai evoluir se o que ficou velho não for abandonado ? Antes depreciarem os métodos do que arrancar de uma vez …
Exatamente, esta é uma forma inteligente das plataformas conseguirem sobreviver aos tempos.
O “contono” é de tempos em tempos fazer refactor.
G
gomesrod
Luiz Augusto Prado:
Eu rodo códigos de busca pelos fontes. Existe algo menos complicado?
O compilador gera warnings sempre que você usa alguma coisa deprecated. É só sair caçando esses warnings…
L
Luiz_Augusto_Prado
rmendes08:
Luiz Augusto Prado:
javaflex:
Sim, não quis dizer que devem acabar com a deprecação.
Se eu fiz um programa no java 1.2, e quero recompila-lo no 1.4, alguns metodos estarão deprecados. Eu queria saber se no netbeans, ou mesmo eclipse existe uma ferramenta que possa automatizar a substituição do metodo por outro.
Sair mudarndo warning por warning pode ser custoso. Pelo menos foi pra mim em alguns fontes e eu não sei como reduzir esse trabalho.
V
Vina
Luiz Augusto Prado:
Se eu fiz um programa no java 1.2, e quero recompila-lo no 1.4, alguns metodos estarão deprecados. Eu queria saber se no netbeans, ou mesmo eclipse existe uma ferramenta que possa automatizar a substituição do metodo por outro.
Sair mudarndo warning por warning pode ser custoso. Pelo menos foi pra mim em alguns fontes e eu não sei como reduzir esse trabalho.
Automatizar a troca de classes ou métodos depreciados é meio complicado. Primeiro porque uma classe ou método depreciado pode ter não apenas um substituto direto, mas vários. Vector, por exemplo, foi substituído por não apenas uma, mas várias classes que implementam List. Se você quer acesso rápido, use ArrayList. Quer inserção rápida, LinkedList. Segundo, porque, mesmo que haja um substituto direto, nem sempre implementarão a mesma interface (ou seja, não há polimorfismo). Veja o caso de Date e Calendar. Trocar a instanciação de um objeto Date por um objeto Calendar traria uma boa mudança em toda a sua aplicação, porque Date e Calendar produzem objetos muito distintos.
Uma grande vantagem do Java é a retrocompatibilidade extensa. Então, no seu caso, você pode continuar compilando uma aplicação Java 1.2 no Java 1.4. Caso queira usar as novas classes e métodos da última versão, é necessário refatorar o sistema.
J
juliocbq
Luiz Augusto Prado:
rmendes08:
Luiz Augusto Prado:
javaflex:
Ferramentas de Refactoring fazem isso. Você pode refatorar um método, classe ou variável por outro e trocar em todo o projeto. Simples assim.
L
Luiz_Augusto_Prado
juliocbq:
Ferramentas de Refactoring fazem isso. Você pode refatorar um método, classe ou variável por outro e trocar em todo o projeto. Simples assim.
Eu consigo refatorar facilmente quando eu sou o autor das classes, mas quando elas não são produções minhas e estão espalhadas pelo fonte, não sei como.
pode me indicar algum material ou vídeo sobre esse isso?
J
juliocbq
Luiz Augusto Prado:
juliocbq:
Eu consigo refatorar facilmente quando eu sou o autor das classes, mas quando elas não são produções minhas e estão espalhadas pelo fonte, não sei como.
Normalmente quando vou refatorar as classes alheias eu uso aquela funcionalidade de encontrar todas as ocorrências dela no projeto. Dessa maneira dá para ver onde as alterações vão impactar. Não tem uma receita mágica para isso a não ser usar a paciência mesmo.
J
javaflex
juliocbq:
Luiz Augusto Prado:
juliocbq:
Normalmente quando vou refatorar as classes alheias eu uso aquela funcionalidade de encontrar todas as ocorrências dela no projeto. Dessa maneira dá para ver onde as alterações vão impactar. Não tem uma receita mágica para isso a não ser usar a paciência mesmo.
É por ai mesmo, importante é o time estar ciente. Refactor tem que ser algo natural como qualquer outra solicitação, onde quando chegar a hora oportuna deve ser feito para manter o código mais rejuvenescido.
interessante.
Essa é a ferramenta que usam no seu trabalho?
L
Luiz_Augusto_Prado
pensei até na viabilidade de criar classes intermediárias entre minhas classes e as do java (e terceiros)… acho que seria complicar de mais. Desisti de pensar por esse caminho que me parece ser a única forma.
Qual a melhor forma de escapar disso?