NetBeans ou eclipse?

39 respostas
R

Boa noite caros colegas!
Estou fazendo um apelo as vossas opiniões, no intuito de decidir qual IDE utilizar para desenvolver meu TCC no ambiente WEB?
Aguardo respostas.
Obs: sou iniciante.

39 Respostas

D

eu gosto do Eclipse…

A

Para min, sistemas web ou desktop Netbeans esta anos luz a frente do eclipse e de outras.

C

Caso você queira uma explicação mais aprofundada, você pode pesquisar no GUJ por outros tópicos abertos sobre isso, e isso é mais opinião que ciencia exata.

Mas para você que quer fazer um simples TCC, não creio que a IDE vá influenciar.

Ps. Uso as duas IDEs, e não vejo grandes vantagens de uma sobre a outra com o jeito que programo.

A

Oi,

Acho que essa escolha é pessoal, eu ficaria com o Netbeans…

Porém é interessante se habituar as duas… :wink:

L

Netbeans -> pra programar pra desktop
Eclipse -> pra programar pra web

O

entre eclipse e netbeans fico com o intellij

O

cada IDE tem suas características o importante é saber usar cada uma deles num certo momento.
Somos analistas de sistemas e não de IDE :slight_smile:

R

Eu não ia entrar na discussão, mas já que você falou. Eu também.

otaviojava:
cada IDE tem suas características o importante é saber usar cada uma deles num certo momento.
Somos analistas de sistemas e não de IDE

Também acho.

D

eclipse, com ele eu me sinto mais “dono do código” vamos dizer assim :slight_smile:

M

Eu acho interessante saber trabalhar com as duas. Ambas podem se complementar, não precisam se opor. Por exemplo, o Netbeans possui Profile integrado, enquanto que o Eclipse possui um excelente Refactoring. O ideal é saber tirar o máximo de proveito das duas :wink:

S

Minha Opinião…

você quer aprender? ou quer fazer isso rápido?

Pra aprender acho melhor o eclipse, ele deixa vc no controle da situação. Ele é bom pq vc cria cada método, cada Classe, cada pacote. Você sabe onde está o que, e o que está acontecendo em cada trecho do código.
O ponto negativo é que vc tem que criar cada método, cada Classe…

Já o Netbeans é ótimo na questão de produtividade, principalmente para criação de interface gráfica, tem vários Wizards…
O problema é que ele é o dono da situação, vc não sabe onde está o que, e o que faz o que (a menos que passe horas tentando entender)…

Em resumo, realmente são IDEs muito diferentes, e vai da necessidade e gosto de cada um…

L

NB apenas criação de Tela.

L

Netbeans forever :smiley:

A

Uso o NetBeans (trabalho com desktop e web).
A única desvantagem para mim que sinto falta é se for trabalhar com UML, o ótimo módulo que ele tinha foi descontinuado e está nas mãos da comunidade (até agora sem novidades).

M

1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse

PS: Aqueles que argumentam que o NetBeans está anos luz a frente do Eclipse não devem ter usado o suficiente as duas IDEs.

M

Marky.Vasconcelos:
1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse

PS: Aqueles que argumentam que o NetBeans está anos luz a frente do Eclipse não devem ter usado o suficiente as duas IDEs.

Pra mim nenhuma está totalmente a frente da outra. Ambas possuem pontos fracos e pontos fortes e eu acho que um programador inteligente deveria usar as duas, pegando o que há de melhor em cada IDE para suprir o que a outra é deficiente.

S

Não consegui me adaptar ao Eclipse, por isso utilizo o NetBeans, entretanto, tenho percebido que em determinadas situações é melhor fazer a interface gráfica à mão mesmo…
agora… tenho notado que estas últimas versões do netbeans tem deixado a desejar…

D

Ressuscitando o forum aqui:

Marky.Vasconcelos:
1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse

Marky vc usa o Intelli pra desen. Android? Se sim, é mais produtivo que eclipse?

Obrigado =]

R

suspiro10:
Não consegui me adaptar ao Eclipse, por isso utilizo o NetBeans, entretanto, tenho percebido que em determinadas situações é melhor fazer a interface gráfica à mão mesmo…
agora… tenho notado que estas últimas versões do netbeans tem deixado a desejar…

A adaptação é a grande questão. Geralmente você começa com um IDE especifica e depois fica muito difícil mudar para outra, porque você já conhece os caminhos, os atalhos, como criar os projetos…

Por exemplo, na última empresa onde trabalhei, ninguém usava Eclipse, ou era Netbeans ou o Intellij Idea.

R

douglascst90:
Ressuscitando o forum aqui:

Marky.Vasconcelos:
1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse

Marky vc usa o Intelli pra desen. Android? Se sim, é mais produtivo que eclipse?

Obrigado =]

Eu ainda não usei para Android, mas já via aqui no forum alguns usuários dizendo que o suporte do Idea está mais interessante que o do Eclipse.

P

eclispe!, o netbeans gera um monte de comentarios xaropes, pesado fora o esquema de cores q é bem tosco.

A

100%, sou o q o mercado demanda, se o mercado 100% q trabalhei demandou Eclipse pq vou ser diferente?! Rs… :shock:

L

antonioni.rocha:
Uso o NetBeans (trabalho com desktop e web).
A única desvantagem para mim que sinto falta é se for trabalhar com UML, o ótimo módulo que ele tinha foi descontinuado e está nas mãos da comunidade (até agora sem novidades).

+1

Também gosto muito do netbeans. Principalmente porque é muito fácil de usar.

Acho que nenhum software para UML é o que sonhamos. Eu uso o velho papel, lápiz e borracha.

A

+1

A

+1

rs… desculpe ser incisivo, acho q o trauma foi pela tentativa frustrante de aprender Java na faculdade e justamente utilizando o Netbeans… hehehe… :smiley:

A

DUPLICATED POST EDITED.

L

wellington.nogueira:
O fato de eu ter um tempo intensivo com o Eclipse me faz preferí-lo. Porém ando usando Netbeans pelo simples motivo de, se for necessário, utilizá-lo. Acho o Netbeans um pouco mais chato de usar. Pra desktop (swing) eu simplesmente dispenso. Escrevo na mão pra não ter as limitações que o NB “impõe”. O Visual Editor/Window Builder é melhorzinho mas mesmo ele eu uso de maneira limitada também (acho que é devido ao costume de escrever).
Já pra Web, não vi muitas diferenças entre eles. Pode ser qq um.

Eu também não sou fã de desenhar Forms com o netbeans. Eu uso o notpad pra desenhar meu form e tirar as medidas exatas. Talvez este seja uma idéia interessante pra vc também:

S

cara vira e meche tem uma pergunta dessas, deviam fixar logo um tópico NetBeans x eclipse e fazer uma compilação com tópicos sobre esse assunto.

R

NetBeans tem as ferramentas prontas no entanto não tem a mesma facilidade de codificar que nem o Eclipse.

J

Minha opinião: conheça as duas IDE’s e tire suas próprias conclusões. Aqui cada um vai defender a IDE que usa com mil e um argumentos mas no fim só está defendendo determinada IDE porque é aquela que ele melhor se identificou. Primeiro calce os sapatos, depois decida com qual vai ficar. :slight_smile:

R

Vou ser bem sincero, eu sempre usei o Eclipse e ele sempre me atendeu bem.

Tentei usar o NetBeans, quis tirar minhas próprias conclusões e não gostei dele não, não achei ele tudo o que dizem. Acho que certas coisas eu prefiro codificar na mão, e o NetBeans faz bastante coisa sozinho (o que é uma vantagem pra quem gosta disso).

Agora o IntelliJ IDEA me pareceu bem interessante sim. Comprei a licença e vi diversas coisas que gostei. Testar JPQL sem subir a aplicação foi uma delas :slight_smile:

H

Já trabalhei com Netbeans, Eclipse e agora IntelliJ

E minha ordem de preferência e:

1. IntelliJ
  2. Eclipse
  3. Notepad++

Sim, não gosto do Netbeans e prefiro o Notepad++ :P. Ele tem a facilidade de criar diversas coisas com um clique, ao mesmo tempo que se acontecer um erro a pessoa não vai saber onde está determinada configuração. Outra coisa que não gostei são os atalhos (e olha que eu estudei e decorei um monte), e o fato de que se você quiser mover um arquivo tem que ser na aba específica… tsc

Eclipse não tem tanto esse esquema de criação de coisas automáticas, igual ao NetBeans. Seu esquema de atalhos é muito bom e a praticidade de fazer de tudo com os arquivos em suas abas. Achei fácil de mexer e bem intuitivo.

IntelliJ comprei a licença a pouco tempo e na moral? O trem é “baaaaaaaum”! Ele faz diagramas de classe a partir do persistence.xml, tem como fazer JPQL/HQL (como o Rodrigo disse) direto de um console sem a necessidade de deploy, tem a habilidade de transformar uma HQL/JPQL em SQL, se configurado ele vai ao DB e valida sua Entity diretamente com o banco de dados, informa se chaves do arquivo de properties não estão sendo utilizadas :O, tem console para conexão ao banco de dados para fazer pesquisas ou alterações nas tabelas, autocomplete animal e outras coisas. O que não gostei é que tem muita coisa, to perdido ainda! o.O Outra coisa que não gostei é que ele não tem a opção de ao fechar um arquivo alterado, ele perguntar se vc quer salvar ou não. Ele simplesmente salva em um arquivo temporário e caso você faça ctrl+s aí sim ele salva o cara. Ainda estou acostumando com isso.

B

Hebert, desculpe a curiosidade.

Vc comprou a licença do Intellij por onde e quanto custou?

Obrigado.

H

bobfroes:
Hebert, desculpe a curiosidade.

Vc comprou a licença do Intellij por onde e quanto custou?

Obrigado.

Comprei na promoção que teve no pseudo fim do mundo. No dia 21 de dezembro rolou uma promoção no site deles que a licença custou 50 obamas. :shock: :shock:

Eu descobri quando faltava poucas horas para terminar, era acho que 2am. Então nem tive como avisar o povo pq tava acordado só para comprar. =/

Eles lançam essas promoções umas 3x por ano. Vale muito a pena conferir viu.

J

Netbeans só poderá ameaçar o Eclipse depois que o frontend for reescrito em JavaFx ou algo decente com resultado nativo.

H

javaflex:
Netbeans só poderá ameaçar o Eclipse depois que o frontend for reescrito em JavaFx ou algo decente com resultado nativo.
Acho que não só isso, quando sua usabilidade também for melhor. Adianta nada ser só bonito e ruim de usar.

Mesma coisa que ter que dirigir uma carreta carregada sem direção hidráulica. [=

V

Em pleno 2013 e tópico de guerrinha de IDE?

Tópico trancado. Até porque, é mega-hyper-super-duper duplicado.

W

Eu uso eclipse pois estou mais acostumado e já conheço muitos recursos do mesmo que facilitam muito o meu trabalho (somando a isso uma preguiça de explorar a outra IDE). Mas se precisar trocar pro NetBeans ou qualquer outra IDE, troco sem problemas. São apenas ferramentas para que eu desenvolva.

PS: Para quem diz que o NetBeans é bom para desktop, não gosto da forma como o mesmo trabalha na parte de edição visual (opinião pessoal).
Fico mais a vontade fazendo na mão mesmo mas como o NetBeans é nativamente Swing, seu render é mais tranquilo que no Eclipse, nativamente SWT.

W

O fato de eu ter um tempo intensivo com o Eclipse me faz preferí-lo. Porém ando usando Netbeans pelo simples motivo de, se for necessário, utilizá-lo. Acho o Netbeans um pouco mais chato de usar. Pra desktop (swing) eu simplesmente dispenso. Escrevo na mão pra não ter as limitações que o NB “impõe”. O Visual Editor/Window Builder é melhorzinho mas mesmo ele eu uso de maneira limitada também (acho que é devido ao costume de escrever).
Já pra Web, não vi muitas diferenças entre eles. Pode ser qq um.

Criado 14 de agosto de 2011
Ultima resposta 4 de jan. de 2013
Respostas 39
Participantes 31