Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [ALFA]

116 respostas
P

Olá, gujeiros

Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas

Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Quer ajudar? Utilize-o de verdade, necessariamente colocando perguntas e respostas reais, sem testes. Você pode logar com o mesmo login e senha desse fórum, mas repare que não é Single Sign On, apenas copiamos os logins e hashes para ajudar nessa etapa inicial. Também é possível logar via Facebook.

Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem abertura para um debate. É também colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Pra tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.

Caso o GUJ-Respostas faça sucesso, a intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.

Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.

Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc.

Fica o agradecimento aos diversos moderadores que ajudaram, além da equipe de desenvolvedores que me aguentaram nesses dois últimos meses.

116 Respostas

H

Muito bom e bonito.

Parabéns. [=

OBS.: Poxa, 0 de mensagens e reputação é triste viu. =(

J

Parabens, já nasceu certo com layout responsivo, ficando perfeito no celular. Bom tambem o fato de nao ter divisoes entre tecnologias. Provavelmente muita gente do .Net e outras tecnologias devem migrar pro Guj.

R

Eu não curto muito o estilo stackoverflow, não acho o estilo de interface agradável.

Prefiro mais o estilo do velho e bom guj ;D

J

romarcio:
Eu não curto muito o estilo stackoverflow, não acho o estilo de interface agradável.

Prefiro mais o estilo do velho e bom guj ;D

Mas se encaixa melhor pelo propósito ser outro, alias poderia ser de fato o StackOverFlow brasileiro ou se juntar no projeto que parecia estar sendo tocado, não precisando reinventar, mas com certeza devem ter motivos fortes para não ter acontecido. E talvez seja melhor dar um nome complementar no logotipo, tipo “GUJ Respostas” ou sei lá, só para não misturar as identidades.

R

Por que não usam a mesma autenticação do guj? (Lá o login pede pelo e-mail, e não pelo nick)

R

Acho que ficou muito bom, ficou um modelo muito mais dinâmico, mas eu acho que inicialmente vai ficar um pouco confuso saber em qual irão ser postadas as perguntas , se vai ser no Guj Perguntas ou no fórum atual, principalmente para quem for novo no fórum , mas acho que vai ser questão de se acostumar com essas duas possibilidades e se for possível criem um FAQ ou tutorial para quem for novo fórum.
OBS: Poderiam divulgar quais tecnologias estão utilizando na criação da ferramenta, linguagem e etc.

P

Respondendo alguns comentarios:

@Javaflex: que bom que percebeu! os devs lutaram bastante pra ja começar com o design responsivo
@romarcio: vamos melhorar a nossa interface. e cada forum tera seu proposito diferente
@Javaflex: vamos fazer algo assim, pra separar um pouco a identididade, como um detalhe no logo
@Ramon: Usamos Java/VRaptor/JSP/Hibernate basicao, o desafio de um sistema desses é maior na UI.
@Roger75: um dos problemas do GUJ atual é muita gente querer mudar de nick, ai seria ruim utilizar como chave

R

Paulo, o site já está aberto pra gente poder usar? Ou ainda não?

Fiquei confuso porque você disse que está em Alfa

P

Rodrigo Sasaki:
Paulo, o site já está aberto pra gente poder usar? Ou ainda não?

Fiquei confuso porque você disse que está em Alfa

Pode e deve usar sim! Estamos matando os bugs para poder concilia-lo com a home do GUJ, tendo um espaco para as últimas perguntas.

H

Tem como colocar as tags em ordem alfabética? Ou alguma opção de organizar?

http://www.guj.com.br/tags Aqui por exemplo.

Fica mais fácil de localizar alguma tag. [=

J

Poxa, pra uma versão beta, está muito bom.

Vou utilizar sim.

H

O enconding tá vindo quebrado no email de notificação. [=

P

@hebert: coloquei no backlog oferecer tags em ordem alfabetica e tambem o bug do encoding
@jaboot: utilize sim! há uma maneira um pouco diferente de trabalhar nesse sistema de perguntas e respostas, mas vamos nos adaptando e vendo o que é melhor

D

achei da hora. Ficou muito bom mesmo.

P

wellington.nogueira:
É interessante que a proposta seja de discussões aqui e dúvidas pontuais lá.
Minha dúvida é, alguém vai controlar isso?
Será possível migrar/mover uma dúvida colocada no canal errado para o canal correto?

Nesse começo nao vamos controlar. Futuramente, quando voce criar uma pergunta no forum classico, aparecera um javascript convidando-o a postar a duvida pontual/tecnica no outro sistema. Migrar as perguntas seria um passo complicado, vamos analisar futuramente.

I

Sinceramente acho bem chato isso, toda vez q eu postar algo, aparecer um popup para postar no outro forum, ainda mais se o popup for grande, pra explicar a diferenca entre os dois. Se for popup pequeno pode ser que o pessoal não dê bola pra ele…

Minha sugestão é: como o pessoal do GUJ é bastante colaborativo, acredito que a melhor forma seria nós da era “início GUJ Respostas” ir demonstrando aos poucos quando deve postar ou não no GUJ Respostas, da mesma forma de quando alguém posta algo em topico errado, ou de uma forma inadequada (sem tags code, por exemplo). Além disso, ter um bannerzinho de propaganda aqui no GUJ, com explicação curta e objetiva de quando postar no guj respostas, talvez até aqui onde escreve a mensagem (segue figura em anexo)

P

Igor, bom lugar pra colocar a mensagem mesmo. Falei popup, mas nada está definido. Como podem ver, estamos no começo e será importante esse trabalho de todos em conjunto.

A

Estou com uma dúvida: Nos comentários pode postar códigos? se Sim, a tag é a mesma do GUJ?
de lado do campo e comentário fica um balão:

Comentário

Utilize formatação mini-Markdown: link italico negrito codigo.

não dar para entender muito bem o que este balão.

No campo de pergunta e resposta a tag para postar código é: enter code here
é só acionar o código após esta frase não precisa fechar?

abre-se outro campo abaixo pontilhado deve postar o código neste campo?

R

No mini-markdown você usa ``

quando aqui você faria list.size(), lá você fará list.size()

Simples assim. Agora na resposta completa, ele usa a identação para ver onde por código. Se tiver 4 espaços, ele interpreta o texto como código

J

http://www.guj.com.br/nao-resolvido

Isso é normal? Nas não-solucionadas não deveriam aparecer as sem resposta?

R

As não solucionadas são as que o autor original ainda não escolheu uma resposta como certa.

Podem haver centenas de respostas, se quem fez a pergunta não aceitar nenhuma delas, ainda não está solucionado

J

Rodrigo Sasaki:
As não solucionadas são as que o autor original ainda não escolheu uma resposta como certa.

Podem haver centenas de respostas, se quem fez a pergunta não aceitar nenhuma delas, ainda não está solucionado

Entendi. Então realmente não está com problema, sorry :slight_smile:

D

jaboot:
Rodrigo Sasaki:

Entendi. Então realmente não está com problema, sorry :-)

O Dificil será lembrar os usuarios pois ele nao escolheu nenhuma como solução.

Eu mesmo esqueço de colocar [resolvido] nos topicos que eu crio.

I

Ai ja é pedir demais também né? Rs
O unico que pode falar se a sua pergunta foi resolvida ou não, é o autor da dúvida…

R

igor_ks:
Ai ja é pedir demais também né? Rs
O unico que pode falar se a sua pergunta foi resolvida ou não, é o autor da dúvida…

É aí que a interface ajuda todo mundo.

Em cada resposta você vê o check para aceitar ela como correta, ela fica ali no canto do seu olho te lembrando que você precisa fazer isso (caso ela seja realmente correta, claro).

Coisa que aqui você não tem. o [RESOLVIDO] no título do tópico é meio que subentendido por quem tem experiência aqui

F

Legal, gostei, mas tenho que dizer esta BEMMMMMMMMMMMM parecido com o stackoverflow :lol: .

Falaram q não haverá um controle inicial, sei nao em, eu esperaria que neste modelo pergunta resposta fosse bem mais moderado que o forum do GUJ, tipo o SOF, la tu perguntou repedito, ou postou algo q não condiz muito com o estilo pergunta/resposta ja moderam logo.

Impressão minha ou mudaram a resposta correta desta pergunta sobre html5 e conteudo escapado? Outra coisa foi q mudou inclusive a ordem dos posts, vai ser assim mesmo? a marcada como correta vem primeiro, nao importando a cronologia?

P

oi Fred. Nao vai ser mais liberado nao, só vai ser mais descentralizada a moderação. Voce tem razao, precisa ser bem firme para manter um padrao mistura de wiki/forum/faq

Sobre a minha pergunta, o Sergio aproveitou e editou para testar um possivel html injection. ele obteve sucesso e já modificamos o codigo, jaja redeployamos.

D

denisspitfire:
jaboot:
Rodrigo Sasaki:

Entendi. Então realmente não está com problema, sorry :-)

Perguntas com respostas aceitas ficam marcadas na interface de listagem de perguntas. veja lá, na quantidade de respostas. As que estão “grifadas” é que já tem resposta aceita.

[]'s

R

Mas a ideia é justamente essa… não tem um “controle” definido. Quem controla são os usuários. Se há uma pergunta fora do padrão, os usuários negativam e ela é excluída. Simples assim.

A única coisa é que no começo ninguém tem reputação o suficiente pra poder negativar, editar e etc. Mas com um tempo essas coisas vão tomando forma naturalmente.

A

Quer Ganhar 20 pontos no novo serviço do GUJ?

dê a solução desta pergunta:
http://www.guj.com.br/24-por-que-o-filtro-nao-intercepta-as-requisicoes-vindas-atraves-dos-botoes

e ganhe 20 pontos de cara!

aproveite a promoção!

H

Alexsandro Lopes:
Quer Ganhar 20 pontos no novo serviço do GUJ?

dê a solução desta pergunta:
http://www.guj.com.br/24-por-que-o-filtro-nao-intercepta-as-requisicoes-vindas-atraves-dos-botoes

e ganhe 20 pontos de cara!

aproveite a promoção!

Pra que esse desespero ou então ficar sujando o forum?
respondi seu erro lá… erro de lógica… -_-’’

A

entendi e comentei eu estou procurando uma solução!

G

Paulo Silveira:
Respondendo
@Ramon: Usamos Java/VRaptor/JSP/Hibernate basicao, o desafio de um sistema desses é maior na UI.

Paulo achei válido compartilhar conosco a arquitetura do novo sistema. Eu imagino que o GUJ tenha milhares de acesso por dia. E isso requer tratamentos de fail-over, cache, concorrência… Se puder detalhar um pouco mais (servidores. cluster, base de dados) eu e muitos outros ficaríamos gratos.

Sempre que preciso pensar numa nova arquitetura tomo como base algo que já tenha feito, e conhecendo o GUJ e a quantidade aproximada de acessos x usuário. Ter uma noção da arquitetura serviria como base para futuras decisões.

Abraços !!!

M

1 - Chegaram a ver a questão de licença com o Stack Exchange? O site é muito similar, configurando plágio se não existe direito sobre.

2 - Vai haver moderação estilo Stack Exchange, que fecha perguntas off-topic, por exemplo?

A

marcio_gs:
1 - Chegaram a ver a questão de licença com o Stack Exchange? O site é muito similar, configurando plágio se não existe direito sobre.

2 - Vai haver moderação estilo Stack Exchange, que fecha perguntas off-topic, por exemplo?

E jabuticaba é plágio de alguma outra fruta? :wink:

P

marcio_gs:

Todo HTML, JavaScript, serverside e código é original ou opensource. Assim como o JForum foi totalmente inspirado no PHPBB, o GUJ Respostas é inspirado no stackoverflow, answerhub, quora e askbot, shapado e yahoo respostas. Assim como o wordpress e blogger competem, google+ e facebook competem. Esperamos criar algo bem customizado para as nossas necessidades. Testamos as versões pagas e opensource de QA mas nao tinha liberdade de customizar como gostaríamos.

Sim! Ja está no backlog transformar pergunta ou resposta em invisivel, trancar e também marcar como duplicado.

R

Paulo, não sei se já perceberam, mas quando é postado um comentário, o mini-Markdown não é renderizado corretamente. Aparecendo tudo o que eu escrevi em texto. Ex:

Ao invés de aparecer: Estou escrevendo uma palavra em itálico
Aparece: Estou escrevendo uma palavra em itálico

Após um refresh na página tudo é renderizado corretamente.
Só para vias de informação estou usando o Google Chrome Versão 26.0.1410.43 m

F

Paulo vocês estão pensando em algum tipo de inscrição ou algo para acompanhar novas perguntas? Por exemplo acompanhar alguma tag específica, poderia ser por e-mail ou rss.

F

Bastante legal a proposta. Já vou começar a colaborar nele. =]

P

mto bacana \o.

R

Não sei se já pediram, mas acho que podia ter um botão “Minhas perguntas”, que mostre as perguntas que o usuário fez.

R

É só acessar a página do seu perfil :slight_smile:

L

Rodrigo Sasaki:
Paulo, não sei se já perceberam, mas quando é postado um comentário, o mini-Markdown não é renderizado corretamente. Aparecendo tudo o que eu escrevi em texto. Ex:

Ao invés de aparecer: Estou escrevendo uma palavra em itálico
Aparece: Estou escrevendo uma palavra em itálico

Após um refresh na página tudo é renderizado corretamente.
Só para vias de informação estou usando o Google Chrome Versão 26.0.1410.43 m

Obrigado, Rodrigo! Já foi resolvido, em breve terá redeploy com o fix :slight_smile:

Hebert Coelho:

Hebert, você poderia informar qual serviço de email você usa? Obrigado!

H

leonardowolter:
Hebert Coelho:

Hebert, você poderia informar qual serviço de email você usa? Obrigado!

Ubuntu com Mozila Thunderbird. [=

L
wellington.nogueira:
Num post que coloquei, não consegui deixar 100% da classe dentro do [code], ficando a última chave fora da formatação. Também notei que a identação não está muito "fiel". É assim mesmo?

Wellington, não entendi a identação "fiel". Ela ficou diferente do que você digitou?
A chave ficou fora do code mesmo com a identação correta?

Caso queira também é possível usar ``` (três backticks antes e depois do codigo) para fazer um bloco de codigo. Assim não é preciso ficar identando linha por linha:

```
public static void main(String[] args){
System.out.println("Hello world");
}
```

Hebert Coelho:
Ubuntu com Mozila Thunderbird. [=
Obrigado :)
R

É só acessar a página do seu perfil :)
Opa, valeu.

L

Acabamos de deployar uma nova versão neste momento, segue o changelog:

-> Bug fix: Arrumado o alinhamento do botão de logar pelo facebook.
-> Bug fix: Quando loga no GUJ-Respostas, o usuário é deslogado do GUJ.
-> Bug fix: Markdown do comentário não estava sendo renderizado corretamente(sem atualizar a pagina).
-> Melhorada a hint de markdown para fazer links.
-> Melhorada a mensagem de erro de tag não existente: agora mostra quais são as tags erradas.
-> Auto-complete de tags mais rapido.
-> Melhorado layout do popup de marcar comentários/perguntas/respostas.
-> Especificado na hint de markdown que é necessário escapar tags html com <crase>.
-> Especificado na hint de markdown que é possível fazer blocos de código utilizando ```(três backticks).
-> Novas tags: firefox, mobile, chrome, explorer.
-> FAQ atualizado com mais dicas de como postar no GUJ-Respostas.
-> Corrigido o estilo das tags xml postadas

W

Ficou ótimo, parabéns!

I

leonardowolter,
deixo aqui meus agradecimentos a você e equipe pela velocidade de codificação e deploy da aplicação.Muito bom mesmo.

:thumbup:

J

Vai ter uma forma mais simples de trocar o avatar?

L

Ironlynx:
leonardowolter,
deixo aqui meus agradecimentos a você e equipe pela velocidade de codificação e deploy da aplicação.Muito bom mesmo.

:thumbup:

Muito obrigado, Ironlynx, toda a equipe está se esforçando bastante!

P

ta no backlog, mas bem mais pra frente. prioridade é gravatar mesmo. mas nao é tao complicado nao :slight_smile:

J

ta no backlog, mas bem mais pra frente. prioridade é gravatar mesmo. mas nao é tao complicado nao :)
Entendi, só pra saber se vai ter pois não me ligo em redes sociais, mas com certeza não é prioritário. Valeu.

X

Bah, muito bom…

R

Não tem opção para não receber emails? Cliquei no meu perfil mas não achei nada sobre isso…

P

Vai entrar na semana que vem Roger!

P

wellington.nogueira:
Uma dúvida: Na página inicial existe uma lista das perguntas, mas não todas. O que define qual vai estar presente lá? Pelo que entendi, é a data de modificação da mesma (seja uma resposta, marcar como solucionada, etc). É isso? Se sim, há um limite de perguntas visíveis? Terá paginação?

Haverá paginacao de 50 em 50 e não serao mostradas as perguntas com menos de -5 pontos, nem as muito marcadas como ofensivas/genericas. Vamos deixar mais claro no FAQ.

wellington.nogueira:

Outra dúvida é sobre as Tags, que só permitem tags pré-existentes. Mas como é possível adicionar tags? Mandando como sugestão, por exemplo? Ou a partir de uma determinada pontuação, permite-se a criação de Tags?

Por enquanto, só por sugestao. Mas ja esta no backlog de poder criar se tiver mais de X pontos.

G

Na hora de postar um comentário deveria haver algum sinal de que a informação está sendo enviada.

Hoje por exemplo eu cliquei em “Adicionar Comentário”, a conexão aqui estava um pouco lenta e parecia que nada aconteceu. Esperei, cliquei novamente, e depois de um tempo a mensagem apareceu duplicada.

P

Perfeito, já está no backlog!

L

Mais um deploy, mais um changelog :smiley:

-> Bug fix: apenas uma pessoa podia votar em um comentário
-> Bug fix: as tags não estavam sendo contadas corretamente
-> Bug fix: os comentários ficavam errados quando inseridos(só se podia edita-los após recarregar a pagina)
-> Links para moderar alterações funcionando
-> Uservoice funcionando e em pt-br
-> Aparecendo apenas 9 sugestões de tags no autocomplete
-> Sistema de cache para as tags
-> Sistema de search configurado corretamente
-> Comentário limitado a 600 caracteres
-> Agora aparecem apenas 5 comentários, o resto será escondido e apenas aparecerá ao clicar no botão ‘Mostrar todos os x comentários’
-> Diminuido o espaço que os comentários ocupam para dar mais destaque à perguntas e respostas
-> Opção para cancelar a criação/edição de comentários
-> É permitida apenas uma resposta por pessoa em uma mesma pergunta.

G

Espero que os moderadores sejam mais profissionais nesse site.

Faz tempo que não há discussão saudável no GUJ porque os moderadores trancam todo e qualquer tópico que não interessa a eles, o que acaba espantando os usuários.

Se começarem a trancar tópicos porque fulano não gosta da pergunta o destino será o mesmo do guj, mesmo que a proposta do site seja diferente.

B

Caros!

Ao criar uma pergunta, está solicitando a Tag. Porém ao digitar uma tag e selecioná-la no campo de tags existentes, aparece o erro “Use apenas tags que existem!”

E nada de criar a pergunta :frowning:

L

bgomes06:
Caros!

Ao criar uma pergunta, está solicitando a Tag. Porém ao digitar uma tag e selecioná-la no campo de tags existentes, aparece o erro “Use apenas tags que existem!”

E nada de criar a pergunta :(

@bgomes06 qual é a tag que você está tentando inserir? Tem como postar um print? Abraço!

P

Esse site novo não é espaço para discussão, e sim para pergunta-resposta, que é bem diferente. Discussões não devem nunca serem iniciadas lá. E praticamente não há moderadores, basicamente todos os “poderes” serão dados a quem tem X pontos. Com certeza questões e respostas serão bloqueadas pela comunidade, em especial se ela abrir espaço para trollagens e flamewars.

M

Por acaso criar uma tag não é direito de quem ja tem alguma quantidade de pontos?

P

oi Marky. É o que falei pro wellington.nogueira, por enquanto não, mas está no backlog.

A

Mais um deploy galera!

Changelog:
-> Bug fix: comentário estava ficando com um espaço em branco na edição
-> Bug fix: Link de adicionar comentário estava sumindo no primeiro comentário adicionado
-> Bug fix: hint de comentário não estava sumindo ao remover formulário da tela.
-> Bug fix: Edit do comentário estava dando erro.
-> Bug fix: email de notificação estava com encoding errado no Mozilla Thunderbird.
-> Bug fix: autor do comentário não recebe notificação sobre esse comentário
-> É possível adicionar quantos comentários quiser e edita-los sem recarregar a pagina.
-> É possível desabilitar as notificações por email (na página de edição do perfil)

B

@leonardowolter, a parte da tag gerou a mesma falha ao tentar comentar, mas é um problema da rede interna, bloqueio de proxy, algo assim. Da minha casa consegui criar a pergunta normalmente.

Outra coisa: seria viável excluir a própria resposta ou bloquear para quem pergunta a função de resposta? De repente gerar o mesmo erro “Você já respondeu esta pergunta, caso necessário é possível editar a resposta para complementá-la” ou algo como "Você é o autor da pergunta e não pode respondê-la.

E também excluir uma resposta que tenha feito, desde que não haja comentários ainda para a resposta. Cometi essa falha agora pouco :?

Valeu!

C

@bgomes06,
A gente deixa o próprio autor da pergunta responder porque se ele mesmo encontrar a solução para o problema poderá compartilhar com todos :slight_smile:
O que vamos fazer é deixar mais claro que essa é a função da resposta do autor da pergunta (e não esclarecer a pergunta original, fazer outra pergunta ou só comentar qualquer coisa)

Além disso, isso deixa aberta uma outra possibilidade de uso do sistema: quando você resvolver um problema que achar interessante/complicado o suficiente, pode criar a pergunta e responder na hora, só pra compartilhar o conhecimento :slight_smile:

R

O nome é GUJ RESPOSTAS mas está mapeado na URL /perguntas

Isso é proposital?

E

Rodrigo Sasaki:
O nome é GUJ RESPOSTAS mas está mapeado na URL /perguntas

Isso é proposital?

O Paulo deve ter assistido àquelas palestras de administração onde se enfatiza que devemos vender soluções, não resolver problemas :slight_smile: - ou seja, é “GUJ Respostas” como aquele serviço do Yahoo ( br.answers.yahoo.com/ ) . Mas sobrou um lixinho dessa época, que é a URL :slight_smile:

P

entanglement acertou. ficou melhor respostas, mas a url /respostas, que só mostra perguntas, seria estranha. talvez mudar a url?

A

Fica estranho mesmo. Acho que assim está legal :slight_smile:

R

Outra coisa. A busca vai ficar daquele jeito mesmo? É difícil achar uma pergunta ali com aquela busca. ou buscar por tag…

P

por enquanto sim. lucene e solr serão os últimos a serem implementados, mas estão no backlog.

L

Bem legal a idéia dos votos.

Sinto mais facilidade na visualização dos tópicos do forum “antigo”.
Talvez outros também tenham sentido isso.

O espaçamento entre eles ficou muito grande.
Penso que as informações a mais poderiam ser colocadas do lado direito dos tópicos, como no forum que estamos acostumados.

P

acho que o guj-respostas pode e deve substituir o guj atual. o modelo stackoverflow é muito melhor; mais objetivo, dinâmico. e até bonito. existem alguns posts por aí falando do caso de sucesso do stackoverflow, sobre a arquitetura deles etc. penso que pode servir como base para essa experiência brazuca.

J

Luiz Augusto Prado:
Bem legal a idéia dos votos.

Sinto mais facilidade na visualização dos tópicos do forum “antigo”.
Talvez outros também tenham sentido isso.

O espaçamento entre eles ficou muito grande.
Penso que as informações a mais poderiam ser colocadas do lado direito dos tópicos, como no forum que estamos acostumados.

O espaçamento é tendência hoje para facilitar o touch, além de melhor “respiro” entre os conteúdos, onde apesar de diminuir a área útil, deixa a leitura mais agradável.

J

pzanetti631:
acho que o guj-respostas pode e deve substituir o guj atual. o modelo stackoverflow é muito melhor; mais objetivo, dinâmico. e até bonito. existem alguns posts por aí falando do caso de sucesso do stackoverflow, sobre a arquitetura deles etc. penso que pode servir como base para essa experiência brazuca.

Substituir mataria a própria marca GUJ como é hoje se o stackoverflow brasileiro existir e der certo. O propósito do GUJ Respostas é diferente do GUJ forum, onde este vai ficar dedicado a ser um fórum de discussão mesmo, e GUJ Respostas vai incentivar e valorizar o outro lado mais direto onde não há discussão.

P

Perfeito! A ideia é conviver e adaptar o pergunta-respostas pra como a comunidade do GUJ gostar. Em algumas semanas, assim que ele ganhar alguma maturidade, colocaremos as ultimas duvidas na home, assim como hoje é feito pro forum.

L

javaflex:

O espaçamento é tendência hoje para facilitar o touch, além de melhor “respiro” entre os conteúdos, onde apesar de diminuir a área útil, deixa a leitura mais agradável.

Entendi. Não cheuei a ver em mobile. com certeza deve oferecer uma navegação bem melhor.

R

Vai ter algum lugar que diz quantos pontos de reputação são necessários pra cada privilégio?

P

Rodrigo, tem aqui:
http://www.guj.com.br/sobre

Mais pra frente teremos direitos de aprovar edições, travar topicos, etc. Mas só um pouco mais pra frente, quando virmos o que o pessoal ta precisando, como deve funcionar, etc.

P

Paulo Silveira:
Olá, gujeiros

Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas

Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Quer ajudar? Utilize-o de verdade, necessariamente colocando perguntas e respostas reais, sem testes. Você pode logar com o mesmo login e senha desse fórum, mas repare que não é Single Sign On, apenas copiamos os logins e hashes para ajudar nessa etapa inicial. Também é possível logar via Facebook.

Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem abertura para um debate. É também colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Pra tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.

Caso o GUJ-Respostas faça sucesso, a intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.

Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.

Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc.

Fica o agradecimento aos diversos moderadores que ajudaram, além da equipe de desenvolvedores que me aguentaram nesses dois últimos meses.

gostei muito da ideia =D, vcs da caelum são os caras mesmo… vraptor, restfulie e guj…

mano vei… esse sistema de Q&A, vai ser open source também?

ps. espero não estar perguntando coisa que não devo hehehe

brigadao!

P

Paulo, estamos sim considerando a possibilidade, mas queremos testar algumas alternativas antes.

P

Paulo Silveira:
paulodiogo:

mano vei… esse sistema de Q&A, vai ser open source também?

ps. espero não estar perguntando coisa que não devo hehehe

Paulo, estamos sim considerando a possibilidade, mas queremos testar algumas alternativas antes.

opa… vocês estão pensando em colocar autenticação com conta google?

ps. eu não tenho facebook…

G

Tem um bug na exibição de respostas contendo .
No texto de uma resposta, me referi ao nome de uma tag (entre <>'s) e a página ao exibir exclui esse trecho.
O tópico é esse: http://www.guj.com.br/135-javascript-ajax-leitor-de-feed

J

Acho a idéia legal, pois acho que vai mais direto ao ponto diferente do GUJ hj que dependendo do assunto técnico é muito bla bla bla
Mas o dificil vai ser as pessoas colocarem as duvidas no lugar certo…

P

gomesrod:
No texto de uma resposta, me referi ao nome de uma tag (entre <>'s) e a página ao exibir exclui esse trecho.
O tópico é esse: http://www.guj.com.br/135-javascript-ajax-leitor-de-feed

Não é bug, é a feature :), para evitar javascript e html injection, ja que aceitamos algumas tags html. Voce precisa usar a tag entre e. por exemplo <br>.

G

[quote=Paulo Silveira]

gomesrod:

Não é bug, é a feature :), para evitar javascript e html injection, ja que aceitamos algumas tags html. Voce precisa usar a tag entre e. por exemplo <br>.

Ok! :slight_smile:

G

Caras primeiro parabéns pela iniciativa o projeto é ótimo. Agora uma observação: no perfil do usuário por padrão fica o e-mail público. O que eu faço pra não ficar público? se eu editar e apagar ainda vou conseguir fazer login?

[]'s

P

gilberto_oliveira:
Caras primeiro parabéns pela iniciativa o projeto é ótimo. Agora uma observação: no perfil do usuário por padrão fica o e-mail público. O que eu faço pra não ficar público? se eu editar e apagar ainda vou conseguir fazer login?

[]'s

Ele so aparece pra voce, nao aparece pros outros nao. Deslogue do site para ver.

L

Mais um deploy! Segue o changelog :slight_smile:

-> Bugfix: perguntas como aspas não são mais cortadas ao tentar editar.
-> Bugfix: quando alguem deslogado clicava em adicionar comentário, aparecia uma mensagem para logar mas abria o formulario mesmo assim.
-> Deixando mais claro que o usuário só deve responder a própria pergunta se for realmente uma solução.
-> Moderadores podem ver quais são as perguntas/respostas mais flaggeadas e removê-las.
-> Botão de submit para editar comentário alterado de “Editar” para “Ok”.
-> Quantidade de votos em um comentário sendo mostrada sem necessidade de hover.
-> É possível logar em varios locais/browsers ao mesmo tempo.
-> Botão de fechar na janela de marcar posts.
-> Marcar respostas como solução não faz mais a questão subir na listagem da home.
-> Removido uservoice da versão mobile.

G

Paulo Silveira:
gilberto_oliveira:

[]'s

Ele so aparece pra voce, nao aparece pros outros nao. Deslogue do site para ver.

Verdade, vlw .

P

Agradeço a todos que participaram dessa primeira versão.

Amanhã faremos a integração do sistema com a home, para aumentar a visibilidade e uso do sistema. Pode ser que haja alguns hiccups e caidas, ja que o sistema ainda nao tem performance. Tambem haverá muita gente com duvidas de como postar, como reclamar, como se portar. Vamos ter um guia/tutorial e postaremos uma noticia com detalhes.

I

como faço para fechar um topico resolvido de perguntas e respostas???

R

Se você é o autor da pergunta, ao lado de cada resposta vai aparecer uma bolinha com um check meio apagada.

É só clicar na resposta que respondeu a sua pergunta e pronto.

A

Se você é o autor da pergunta, ao lado de cada resposta vai aparecer uma bolinha com um check meio apagada.

É só clicar na resposta que respondeu a sua pergunta e pronto.

E é algo que eu não vejo por lá. O pessoal se esquece de marcar as respostas que ajudaram e isso deixa a seção de perguntas sem resposta marcada meio que sem sentido.

P

Ataxexe:

E é algo que eu não vejo por lá. O pessoal se esquece de marcar as respostas que ajudaram e isso deixa a seção de perguntas sem resposta marcada meio que sem sentido.

muito em breve, quem tiver mais de 2000 pontos podera marcar respostas como corretas, se elas ainda nao estiverem marcadas

A

Legal :smiley:

Pena que ainda falta muito pra eu chegar lá :oops:

L

Rolou mais um deploy hoje de manhã, um pouco maior que o normal :smiley:

GUJ Respostas:

-> Bugfix: na tela de moderação não aparecia as tags alteradas de uma questão.
-> Bugfix: email estava quebrado quando havia código
-> Bugfix: paginação na listagem por tags redirecionava para paginação da home
-> Bugfix: Botão de “marcar resposta como certa” estava quebrado em algumas situações
-> Bugfix: no perfil do usuario, contava apenas as perguntas/respostas que apareciam na listagem
-> Destaque maior para o botão de “marcar resposta como certa”.
-> No perfil do usuario, está mais claro quais informações são privadas(só o dono do perfil ve).
-> Aviso de alteração mais antiga mais claro para moderadores.
-> SEO: microformatos
-> No menu principal: a opção “Não Solucionadas” agora é “Sem Respostas”. A listagem por não solucionadas ainda existe no rodapé.
-> Página de login possui formulário de cadastro também.
-> Link para RSS na home e para cada tag.
-> Placeholder no campo de respostas para deixar as situações onde ele deve ser usado mais claras.
-> Links para perguntas e respostas na tela de moderação.
-> Novas tags: arredondamento, linha-de-comando, bashscript, compressão, script, linux, classpath, classloader, winforms, linq, xaml, windows, string, pagamentos, cartao-de-credito, boleto, try-catch, spring-security, entre outras.
-> Melhorada a aparência de comentários
-> Título nas páginas que listam perguntas por tags.
-> Tags principais na barra lateral.
-> Opção de código do menu de formatação de perguntas/respostas agora utiliza três backticks(```) como padrão.
-> Placeholder no campo de respostas mais explícito ainda se quem for responder é o dono da pergunta.

GUJ Forum:
-> Mudança na ordem das colunas na página principal(home)
-> RSS do GUJ Respostas na primeira coluna
-> Botão “PERGUNTAR” no menu principal
-> Mudança na fonte: utilizando a mesma do GUJ Respostas.
-> Home responsiva.
-> Background branco, antes era azul claro.
-> Fontes menores com maior espaço entre as colunas.
-> Tags do GUJ Respostas no rodapé e no RSS.

P

boa leo! as mudancas na home do guj “velho” ficaram otimas. a home responsiva é um destaque! ja usei no meu celular.

A

Fala galera,

Desde o último post, rolaram alguns deploys e com eles mais mudanças!

GUJ Respostas:

-> Bugfix: Formatação de headers com “====” funcionava apenas no preview
-> Bugfix: Era possível marcar perguntas/respostas/comentários com a opcão “outro”, sem indicar um motivo
-> Bugfix: NullPointer ao adicionar comentário com a opção “acompanhar tópico” desativada
-> Bugfix: Duplo clique no submit da answer fazia a resposta ser enviada duas vezes
-> Bugfix: Reflow no “marcar como certa” das respostas
-> Melhorias no Sistema de Notificação: notificação em tempo real e opção de acompanhar pergunta (mesmo sem responder ou comentar)
-> Page Guide nas páginas de pergunta, de perguntar e home (opção “Ajuda” no menu do header)
-> Para dar downvote, são necessários 100 pontos
-> Opção para procurar perguntas com a mesma tag na página de pergunta
-> Melhorias no footer: mudança no layout e link para o GUJ Fórum
-> Listando menos tags na seção Tags Recentes (75 tags)
-> Tooltip no upvote e downvote de perguntas e de respostas
-> Melhorando metadados do Open Graph para o facebook
-> Placeholders na página de perguntar, com mais orientações nos campos de título e descrição
-> Correção de alguns typos nas hints e na ajuda

GUJ Fórum:

-> Bugfix: Página de rss estava dando 404
-> Bugfix: Data das últimas mensagens estava errada na home
-> Bugfix: Tags do GUJ Respostas na home não apareciam em algumas resoluções
-> Chamada para o GUJ Respostas no formulário de perguntas e respostas

P

Alem de muitos bugfixes deploiados esta semana, temos:

GUJ Respostas rodando com VRaptor 4
Lembrança aos usuários para dar votar e marcar questão como certa
Lembrança aos usuários para darem upvote, caso nao deem há muito tempo
Novo esquema de cores
É possível ver histórico de edição das questões
Usuários podem responder a própria questão e marcar como certa a partir de 0 pontos

J

Olá

porque quando digito http://www.guj.com.br/ cai direto no guj respostas e não tem opção de ir para o fórum ? ou tem e eu não estou vendo ?

para entrar no fórum tenho que digitar www.guj.com.br/forums/list.java‎

sds

j.silvestre

P

clica no link discussões, que esta perto do ‘pergunte’

J

Valeu !!!

sds

j.silvestre

J

Existe um problema no forum citado neste post: http://www.guj.com.br/java/306644-novo-layout---discussoes

J

Pelo jeito a manutenção do forum está abandonada.

I

Parabéns, conseguiram detornar com o forum…

W

É interessante que a proposta seja de discussões aqui e dúvidas pontuais lá.
Minha dúvida é, alguém vai controlar isso?
Será possível migrar/mover uma dúvida colocada no canal errado para o canal correto?

Ex.: Alguém vem aqui e posta: “Como é a implementação da Sequência de Fibonacci” que poderia estar no GUJ Perguntas mas foi colocado aqui no forum.

W

Num post que coloquei, não consegui deixar 100% da classe dentro do [code], ficando a última chave fora da formatação.
Também notei que a identação não está muito "fiel". É assim mesmo?

W
leonardowolter:
wellington.nogueira:
Num post que coloquei, não consegui deixar 100% da classe dentro do [code], ficando a última chave fora da formatação. Também notei que a identação não está muito "fiel". É assim mesmo?

Wellington, não entendi a identação "fiel". Ela ficou diferente do que você digitou?
A chave ficou fora do code mesmo com a identação correta?

Na verdade, utilizei o botão que tem zeros e uns que deixa um texto dizendo para inserir o código lá (aí, fiz ctrl+c; ctrl+v). Mas me parece que essa forma é melhor para colocar poucas linhas de código, não uma classe inteira.

Com os backticks ficou mais fácil, ficou tudo certo ;)

(agora, começar a me acostumar com novos marcadores de formatação :roll: hehe)

Valeu.

W

Uma dúvida: Na página inicial existe uma lista das perguntas, mas não todas. O que define qual vai estar presente lá? Pelo que entendi, é a data de modificação da mesma (seja uma resposta, marcar como solucionada, etc). É isso? Se sim, há um limite de perguntas visíveis? Terá paginação?
Esta dúvida é relacionada à uma pergunta do FAQ:

FAQ:
Quais perguntas aparecem na primeira página?

Todas as perguntas feitas são mostradas na página inicial.

Outra dúvida é sobre as Tags, que só permitem tags pré-existentes. Mas como é possível adicionar tags? Mandando como sugestão, por exemplo? Ou a partir de uma determinada pontuação, permite-se a criação de Tags?

W

Valeu @Paulo Silveira

W

Acho que houve um problema no guj velho quando acessei pelo celular (vou testar novamente depois para confirmar) mas não apareciam os campos de login e senha.

Criado 2 de abril de 2013
Ultima resposta 1 de mai. de 2013
Respostas 116
Participantes 39