O que acharam do filme?
Para quem leu o livro antes, o que achou do filme?
O Código da Vinci - o filme
101 Respostas
Não li o livro…apenas vi o filme…
Acredito que a visão colocada pelo filme é bem revolucionária…basta saber uma coisa: este filme/livro é apenas mais uma obra de ficção ou de fato pode ser levado em consideração e pode ser que até exista algo que possa um dia vir a provar a historia? 
ate mais…
Cara,
Eu li o livro já faz um tempo e achei muito melhor que o filme.
Acho que o filme não conseguiu pegar a ação que tem no livro e ficou muito paradão, sem contar que algumas partes do livro não tem no filme e ficou sem graça …
Pra quem não leu o livro não recomendo.
flw,
Roger Leite
Bom, eu não sou leitor de livros. Mas em todos os filmes que sairam de uma obra literária, a riqueza dos detalhes e algumas partes não são totalmente transportadas para a tela do cinema. Senão um filme duraria cerca de uma semana, e tem coisas que na cinematografia não é interessante passar.
É humanamente impossível transpor 100% de uma obra literária pra um filme…não tem como…como o Daniel disse mesmo demoraria uma semana o filme…quer mais que o Senhor dos Aneis…affe…levaria um mes pra contar a historia toda.
ate mais…
Não vi o filme, mas o livro é fraco. A narrativa prende a atenção, mas é só isso. História é quase vazia, os personagens não têm personalidade e a pesquisa feita só serve pra enrolar leigo.
É humanamente impossível transpor 100% de uma obra literária pra um filme…não tem como…como o Daniel disse mesmo demoraria uma semana o filme…quer mais que o Senhor dos Aneis…affe…levaria um mes pra contar a historia toda.ate mais…
Eu iria curtir um seriado para o Silmarillion. 
Se fossem fazer um seriado com toda a historia dos livros de Tolkien daria umas 20 temporadas…
Sobre o Codigo da Vinci gostei da historia em si…em alguns momentos o filme cai numa monotonia chata…mas como sou apaixonado por historia então o filme veio a calhar…como disse no inicio…fanaticos religiosos cristãos podem sair chutando cadeiras, tacando coisas na tela, etc…tem que saber dosar e escolher o caminho de acreditar no que é dito ali ou levar pro lado de uma diversão de final de semana apenas…enfim, quem, com os acontecimentos que vem ocorrendo no Brasil atualmente pra mim nada mais seria novidade…
ate mais…
Sobre transpor o livro realmente é impossível, o problema é qndo tiram a “alma” dele no filme, por exemplo, no Senhor do Aneis ficou legal …
Não vi o filme, mas o livro é fraco. A narrativa prende a atenção, mas é só isso. História é quase vazia, os personagens não têm personalidade e a pesquisa feita só serve pra enrolar leigo.
Sobre o livro ser fraco acho que você tá forçando, a história é bem feita sim, os personagens são bons, sobre a pesquisa ou você é dá Opus Dei ou algum fanático religioso, sei que é ficção mas a idéia foi bem bolada sim.
Acho que está sendo muito radical.
…e a pesquisa feita só serve pra enrolar leigo.
Pega leve, não estamos tratando de um atlas ou enciclopédia… é só um livro de ficção. O rastreador GPS por exemplo (citado no link), do tamanho de uma bateria é só mais uma invenção da ficção de dan brown…
ou você acredita mesmo em todas invenções do ‘bond, james bond’? Alguma sugestão de link dizendo pq é impossível algumas das invenções dos 007*?
Eita, flame em cima de mim! 
Eu também curto, mas se é pra ser histórico, que seja direito. Já assistiu o seriado Roma? Recomendo.
Eu sou agnóstico, eu não gostei do livro porque achei fraco mesmo.
Desculpe, respeito sua opinião, mas não. Eu gosto de thrillers e romances, e perto de “O dia do Chacal”, de Frederick Forsyth ou “Os Milionários”, de Brad Meltzer, os livros do Dan Brown ficam pequenos. Eu li os três primeiros livros do Dan Brown que saíram por aqui (CdV, Anjos & Demônios e Fortaleza Digital) e os três têm a mesma história (um casal que manja muito sobre suas respectivas áreas de trabalho está sendo perseguido por alguém e fazem descobertas que poderiam abalar o mundo. Neste meio tempo, eles são traídos e um assassino deformado quase os pega) e os personagens não têm personalidade.
Salvo engano, no começo do livro há uma notinha falando do que é ficção e do que é fruto de pesquisas daqui e dali, e boa parte do citado no meu link não está nessa notinha.
Acho que os MythBusters já fizeram algo assim. 
A ideia eh muito interessante inclusive…e nao eh tao louca como podemos imaginar…se pararmos e refletirmos nao seria dificil aquilo tudo acontecer…longe de mim duvidar do que sabemos hoje…mas seria possivel sim, se pensarmos racionalmente…
ate mais…
Não assisti nem li o livro, mas do pessoal que foi só estou ouvindo elogios.
Mesmo porque no filme “A Paixão de Cristo” do Mel Gibson, a Maria Madalena é retratada e fica dúvidas sobre sua relação com todos ali.
Só acho que acabaram colocando muitos panos quentes na história pra não impressionar tanto. E sem contar as partes que foram cortadas/adicionadas. Como o diálogo entre o professor e a garota no final do filme.
Li o livro nao vou postar minha opiniao sobre o assunto tratado, opus dei, madalena nem muito menos Yeshua ou outras merdas e baboseiras …
mas sim … a historia é fraca eu dormi no meio do filme ( alias nem sei se era o meio … eu presumi ) vou pegar outra sessao e tentar nao dormir.
[/editado] existe muita ignorancia religiosa aqui pra eu manifestar minha opiniao
PS. hoje faz 575 anos que queimaram Joana d’Arc. Parabens Igreja Catolica
E como já foi dito, o Código da Vinci é uma obra de ficção e qualquer semelhanção com fatos e acontecimentos reais é mera coincidencia.
Não li o livro, não vi o filme. Mas quero ver o filme!
Só uma correção,
parabéns aos homens que a 575 comandavam a igreja católica.
Na verdade o livro faz um apanhado sobre algumas linhas pensamento de historiadores. Todos os fatos são baseados em versões históricas com algum fundamento, por isso tanta polemica.
Todas essas correntes já existiam bem antes de Dan Brown ter escrito o livro ele só pegou vários assuntos polêmicos e usou como enredo de seu livro.
bom filme.
Absolutamente ridiculo e fraudulento, ambos, filme e livro.

Ah sim, nao digo isso em alusao ou defesa à igreja catolica… mas em completa repulsa pela imagem que fazem de Cristo no filme e no livro. Pela distorçao da historia. qualquer que tenha o minimo de conhecimento biblico sabe que monte de baboseira que é o aclamadissimo codigo.
Absolutamente ridiculo e fraudulento, ambos, filme e livro.![]()
Ah sim, nao digo isso em alusao ou defesa à igreja catolica… mas em completa repulsa pela imagem que fazem de Cristo no filme e no livro. Pela distorçao da historia. qualquer que tenha o minimo de conhecimento biblico sabe que monte de baboseira que é o aclamadissimo codigo.
minha cara colega… algumas pessoas consideram a biblia ridicula e fraudulenta.
Engraçado que as pessoas se achem extremamente cultas e portanto, considerem a biblia ridicula e fraudulenta e extremamente cultas como sao possam aplaudir esse filme.
Engraçado que as pessoas se achem extremamente cultas e portanto, considerem a biblia ridicula e fraudulenta e extremamente cultas como sao possam aplaudir esse filme.
Há a possibilidade de considerarem ambos apenas ficção, ué…
A Biblía creio ser o maior livro de auto-ajuda existente.
Não leio, não lí e não lerei.
Não gosto de Igrejas, apesar de crer em Deus.
Só sigo meus principios e não o princípio de algum ser humano que quis aprisionar os ideais de outros indivíduos com crenças e costumes tolos.
É mais fácil eu acreditar no filho de Jesus com Maria Madalena do que na Costela de Adão ou no Mármore do Inferno.
Não acho a Biblia fraudulenta e ridicula, mas apenas uma parte de toda a verdade. Estranho termos 12 apostolos e apenas 4 com evangelhos, estranho ter muito mais pessoas escrevendo sobre o Messias e também não serem inclusos.
Lembrem que até a invenção da prensa todos os livros do ocidente eram de dominio da Igreja Catolica.
Minha querida, não te conheço. Mas pense comigo…tudo depende do ponto de vista.
Eu particularmente não gosto nem um pouco da Bíblia. Pra falar isso eu tenho expêriencia: sou católico, já fui frequentador da Igreja e inclusive “coroinha” quando era mais jovem(19 anos hoje). E na minha opinião a Bíblia(como disseram acima) é um livro de auto-ajuda com várias histórinhas interessantes. Mas pra você aparentemente não é.
E eu não posso convencer você do contrário, correto? Se eu disser aqui “a Bíblia é uma grande merda e o que está escrito nela é tudo mentira, quem perde seu tempo lendo é um otário” você provavelmente se sentirá ofendida, certo? Então…é tudo questão de ponto de vista 
Você pode achar que as baratas são as mensageiras do Apocalipse. Ok, beleza…você acredita nisso e eu respeito. Mas não vem querer me convencer de que o seu ponto de vista é o certo.
Não acho a Biblia fraudulenta e ridicula, mas apenas uma parte de toda a verdade. Estranho termos 12 apostolos e apenas 4 com evangelhos, estranho ter muito mais pessoas escrevendo sobre o Messias e também não serem inclusos.Lembrem que até a invenção da prensa todos os livros do ocidente eram de dominio da Igreja Catolica.
Esse é o que mais deixa os exegetas com o pé atrás, muita gente que conviveu com Jesus quis escrever sobre ele, mas na hora de forjar a bíblia, foram selecionados somente os que eram de interesse das crenças vigentes.
Na verdade, teologicamente, Adão e Eva são somente alusões-como grande parte da bíblia que segue o midrash- a dois povos.
bom, vou deixar aqui dois links que li sobre o Código da Vinci. Já que o assunto está querendo bombar, acho interessante ler para comparar pontos de vistas diferentes.
Como também estão surgindo conversas sobre outros evangelhos que não estão na bíblia, que na realidade conheço pouco, tenho aqui um link sobre o evangelho de Judas também.
Eu havia encontrado estes links no google no dia que havia começado o filme do código da vinci no cinema.
mais links quentinhos:
Minha querida, não te conheço. Mas pense comigo…tudo depende do ponto de vista.Eu particularmente não gosto nem um pouco da Bíblia. Pra falar isso eu tenho expêriencia: sou católico, já fui frequentador da Igreja e inclusive “coroinha” quando era mais jovem(19 anos hoje). E na minha opinião a Bíblia(como disseram acima) é um livro de auto-ajuda com várias histórinhas interessantes. Mas pra você aparentemente não é.
E eu não posso convencer você do contrário, correto? Se eu disser aqui “a Bíblia é uma grande merda e o que está escrito nela é tudo mentira, quem perde seu tempo lendo é um otário” você provavelmente se sentirá ofendida, certo? Então…é tudo questão de ponto de vista
Você pode achar que as baratas são as mensageiras do Apocalipse. Ok, beleza…você acredita nisso e eu respeito. Mas não vem querer me convencer de que o seu ponto de vista é o certo.
Acho que já estamos perdendo um pouco, ou melhor, totalmente o foco do tópico. Vamos nos ater aos assuntos sobre o filme somente e não sobre a crença de cada um.
Conheçendo ou não a garota deve respeita-la, se ela acredita e você não cada um faz o que é certo para sí mesmo, menos ofender, claro.
Minha querida, não te conheço. Mas pense comigo…tudo depende do ponto de vista.Eu particularmente não gosto nem um pouco da Bíblia. Pra falar isso eu tenho expêriencia: sou católico, já fui frequentador da Igreja e inclusive “coroinha” quando era mais jovem(19 anos hoje). E na minha opinião a Bíblia(como disseram acima) é um livro de auto-ajuda com várias histórinhas interessantes. Mas pra você aparentemente não é.
Conheçendo ou não a garota deve respeita-la, se ela acredita e você não cada um faz o que é certo para sí mesmo, menos ofender, claro.
Correto rapaz. Foi isso que eu disse, e estou respeitando a opinião dela.
Quem chegou aqui falando que o filme é ridiculo e fraudulento, indiretamente assim ofendendo quem é fã do livro/filme não fui eu =)
Beleza, nao quero convencer ninguem da minha opiniao.
Mas continuo tendo o direito de expo-la.
Entao sugiro que antes de rotular a biblia como um livro de auto ajuda que nunca leram ou lerao, deem uma olhada nos argumentos dos links acima postados.
Sao cinco minutos.
Estamos discutindo sobre um livro.
E este ainda é o foco. Apenas estou falando do livro no qual se “baseou” o outro…
Existem mil razões para acreditar ou não na Bíblia, UFOs, ETs, Espíritos, etc. Basta saber de que maneira você olha para as coisas.
Isso me parece meio vago
Voltando ao tópico, eu acho o Dan Brown um cara muito esperto que sabe escrever livros, porem isso só tem graça até voce perceber que ele fica alternando os núcleos da trama para prender a atenção do leitor. Em geral eu não gosto muito de livros de ficção, sou mais os de não ficção.
Penso que todos os livros tem seu devido valor, como extrair conhecimento de lá depende somente do leitor (salvo mínimas exceções).
Aprenciando a arte do cinema como eu aprecio espero assistir ao filme para poder aprecidar melhor a obra de Brown, ja que li apenas alguns capítulos do livro antes de perceber uma tentativa de manipulação de meu foco e de me sentir subestimado pelo escritor. (não se fazem mais Monteiros Lobatos
)
Para mim, as estórias da Bíblia são inúteis, sem nexo e sem valor. Não passam de contos. Já você, olha para a mesma coisa com outros olhos, com outros valores.
Heh. Tem algum assunto que não foi discutido no GUJ?
Eu lí o livro (uma bosta, mas empolga. uma bosta empolgante), não vi o filme, mas essa crítica no New Yorker matou a pau. Um trecho:
Quanto ao outro assunto, acho que dá para perceber pelo meu avatar que não levo isso muito a sério, e discutir com quem quer por que quer acreditar em conto de fadas é dar murro em parede. Sugiro que quem se interessar assista o documentário Root of All Evil do Richard Dawkins (evolucionista renomado).
Eu já me dei o trabalho de ler(a Bíblia e os seus links postados).
Não há nada neles que possam provar alguma coisa, ou torná-la algo irrefutável. 
Para mim a bíblia continua sendo aquilo que sempre foi desde que foi “compilada”.É um livro de temática religiosa, usado como instrumento político de doutrinação e dominação.Porque não por todos os evangelhos possíveis e deixar que cada um interprete da forma que mais lhe convir???
Para o pessoal que gosta do Código Da Vinci, deveriam ler “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, um livro bem mais completo e sério do que esse.
Para o pessoal que gosta do Código Da Vinci, deveriam ler “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, um livro bem mais completo e sério do que esse.
Ou ‘O pêndulo de Foucault’ de Umberto Ecco. A mesma temática de conspiração mas em literatura de verdade.
Eu já li o Pêndulo de Foucault, é muito bom. Outro livro que eu sugiro que leiam, apesar de fugir dessa temática de conspiração, é O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Está no meu top 3, junto com O Nome da Rosa, de Umberto Eco e Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. O Evangelho Segundo Jesus Cristo deu a José Saramago o nobel de literatura em 1998. O livro é brilhante.
Uma história interessante é que na época do lançamento do livro, Saramago passou a ser bastante hostilizado publicamente pela igreja católica e pela sociedade portuguesa. Ele recebeu um convite (não formal) para se retirar de Portugal e, por pressão do governo português, Saramago não foi indicado no mesmo ano do lançamento do Evangelho ao Nobel. Agora vejam como o mundo dá voltas: Saramago se tornou “persona non grata” em seu país e, em troca, presenteou Portugal com o único Nobel de Literatura que um país de língua portuguesa já recebeu.
José Saramago é o cara! 
Bom, eu não acho que a Bíblia seja um livro de auto ajuda, e pra mim um livro como Código da Vinci não agrega valor algum.
Não sei pq tanta polêmica em cima de um livro que cita fatos que a bíblia não se deu ao trabalho de citar. Eu parto da idéia de que, se não tá na bíblia, não me interessa!
…
Entao sugiro que antes de rotular a biblia como um livro de auto ajuda que nunca leram ou lerao, deem uma olhada nos argumentos dos links acima postados.Sao cinco minutos.
Bom, em nenhum momento disse que não havia lido a Bíblia. Eu já peguei sim a Bíblia e comecei a ler. Comecei pelo Velho Testamento, Gênesis. Li quase metade…mas não dava.
Continuo com a minha opinião, é um livro interessante porém pra mim não tem valor/significado nenhum.
Como o Daniel disse acima e eu também já, existem várias razões pra se acreditar nas coisas…tudo depende da maneira que você as olha =)
Porque, repetindo a mensagem, há quem considere ambos apenas ficção. E provavelmente também não entendam tanta polêmica sobre um livro histórico escrito há alguns milhares de anos. Aliás, a bíblia não citou tudo sobre todos os assuntos.
Sugiro um pouco de literatura também, tem bastante coisa interessante por aí…
Eu particularmente não gostei do livro, achei meio que uma mistura de Paulo Coelho com Sherlock Holmes, mas pretendo assistir o filme, mas só quando sair em DVD.
a Biblia pode ter varios fatos historicos, mas eles estao misturados com crenca popular, tecnicamente falando uma das poucas evidencias historicas legitimas na Biblia eh a existencia de um “Rei dos Judeus” que aparece em documentos Romanos datados da epoca que se diz que cristo viveu.
Eu particularmente sou um desses que o Rafael Nunes citou que consideram a Biblia e o Codigo da Vinci como ficcao… mas nao quero causar confusao, soh estou comentando…
O Codigo da Vinci eh um livro bem mais empolgante e conciso que a Biblia, isso sim… hehe
PS: Pra finalizar, estava eu procurando alguma coisa sobre religiao, nao sei pq e acabei me deparando com uma coisa interessante…
The Fate of the Unlearned: Para a Igreja Catolica, para ir pro Ceu, a pessoa precisa, no minimo, acreditar em Deus e tal, para um Ateu ele tah ferrado, mas, agora, vejam soh, o que acontece com as milhares de criancas que morrem de fome na Africa e que nao tiveram tempo e nem conhecimento para aprender sobre Deus, as coitadas vao pro inferno ou pro ceu? eis a pergunta, tecnicamente, vao pro Inferno… que Deus bonzinho esse, nao?
Acredito que ambos os livros - bíblia e o código, devem ser analisados no contexto que foram escritos.
Como a bíblia foi escrita? Baseada em quais documentos, quem escreveu, qual interesse em escrevê-los, havia alguma entidade por trás ? Traria algum benefício à alguma insituição diretamente ?
Opinião pessoal, penso que há muito interrresse por trás da bíblia. Muitos etudiosos indagam sobre manipulação de informação pelo cristianismo.
Nunca seria cristão, pois historicamente acredito que eles mais prejudicaram do que ajudaram, basta acompanhar a história e não precisa ir muito longe - no episódeo do nazismo, como o Vaticano se posicionou.
Há pessoas ilustres na igreja, que acreditam e fazem o bem de coração, assim como na igreja evangélica. Mas é inegável que a instituição possui interesses de perpetuação de poder, manipulação e finaceira.
Sendo assim, não tem lógica (nós programadores sabemos melhor que ninguém), acreditar em algo que pode ser manipulado conforme interesses externos.
O Livro é uma história e o David Brown contou uma história e pronto. Ele não tem nenhuma obrigação em ser o fudidão, fazer algo realmente plausível.
Ele fez um livro populista, para a massa e agradou. Só isso … assim como Coelhinho, ele encontrou uma fórmula, estava na busca de tal em outras obras e nesse conseguiu encontrar.
Se o livro fosse tão ruim, não tinha vendido 25 milhões. Para os puristas literários, pode ser uma merda, mas ao meu ver é entretenimento, para vc passar às noites e curtir uma história.
Pronto, cumpre seu papel.
PS: O filme é massante, fraquinho, e o que é aquele cabelinho do Tom Hanks … rss

Otimo ponto. A hermeneutica (disciplina de interpretacao de textos) tem esse principio como um de seus pilares.
A opiniao que a maioria das pessoas parece ter baseia-se na Igreja Catolica de hoje ou em sua historia recente. Mas se alguem olhar bem o contexto social na epoca em que a Biblia foi escrita, vera que essa “manipulacao” nao faz muitos sentido, humanamente falando. Naquele momento nao havia uma instituicao a ser defendida, nao haviam interesses de poderosos sendo colocado acima da maioria. Pelo contrario. Havia um pequeno grupo de homens que acreditavam firmemente nos ensinamentos que eles receberam. E que tiveram que ir as ultimas consequencias por isso - praticamente todos foram assassinados na epoca.
Uma instituicao poderosa e misturada ao Estado surgiu somente tres seculos depois. O resto eh historia.
O cristianismo verdadeiro, “de raiz” digamos assim, nao teria porque prejudicar. Justamente por isso os protestantes pioneiros “reformaram” a teologia da epoca, voltando ao cristianismo original, pregando a separacao entre Igreja e Estado (que ironia), liberdade intelectual, liberdade religiosa, etc.
Os EUA foram colonizados sob estes principios. A civilizacao ocidental foi estabelecida nesses principios. Basta ver como esta o Oriente Medio muculmano hoje, em relacao ao ocidente.
Resumindo: nao vejo o cristianismo como um problema.
O que acaba confundindo nessas discussoes eh que as pessoas tendem muito a misturar:
Deus (como cristao parto do pressuposto que ele existe) != crencas != instituicoes != pessoas
Sobre esses questionamentos (autenticidade dos manuscritos biblicos, provas historicas de fatos biblicos, etc) recomendo aos interessados as obras de Josh MacDowell, como “Evidência que Exige um Veredicto”.
Marcio Kuchma
Primeiramente sou CATÓLICO e hj acho que nem coicidência foi… mas uma revelação!
Minha mãe estava lendo o trecho da bíblia que dizia que JESUS era avô em um livro da bíblia(ela abriu e caiu no tema) e em seguida ela abriu o 2º CADERNO dum jornal local data hoje(07/06)… e lá estava escrito por um colunista “JESUS CRISTO era avô”
Percebi, que a biblia(NOVO TESTAMENTO) tem carater de mostrar os trabalhos de JESUS CRISTO e não sua vida particular.
Interessante? Mais questões… e outros objetivos!
Assisti ao filme hoje e… quase dormi. Historia batida, pouca ação, solução meio mcgyver de alguns problemas e trilha sonora fora de rumo em algumas partes. Enfim, não faria falta se eu não tivesse assistido.
valeuz…
Sem querer desmerecer a possivel revelacao que sua mae teve, mas voce poderia por favor apenas indicar essa referencia biblica impar? Pois apos aproximadamente 2000 anos de estudos teologicos essa hipotese (Jesus foi avo) nao faz parte da ortodoxia crista. Se achar off-topic demais contacte-me via PM mesmo.
Marcio Kuchma
Marcio,
Lembre-se que a Igreja Católica deteve todos os livros ocidentais durante toda a idade média e que os monges copistas eram os responsáveis pela reprodução da Biblia. Já se sabe que grande parte das ornamentações contidas na Bíblia foram feitas por eles. Agora o qto ela foi manipulada em favor da Igreja Católica ainda não se sabe.
Na verdade, segundo a Igreja, as crianças não batizadas iriam para o Limbo:
fonte: Wikipedia
Na Divina Comédia de Dante, o Limbo seria o primeiro círculo do Inferno.
Grato,
Lucas,
Quem disse que Deus é bom? Concordo com vc qto as crinças que morrem antes do batismo, porém a figura de um Deus bonzinho foi criada dentro das crenças Católicas que humanizaram Deus, dando a ele atributos dos homens.
Por isso a maioria das pessoas preferem ler o Novo Testamento onde Deus tem caracteristicas humanas como a bondade. No Antigo Testamento que veio de textos judaicos e para o próprio povo judeu, Deus é justo, o que assusta muita gente.
Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca 
Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca ;)

Parti do ponto de vista que se acredita na Bíblia. Para quem é ateu, bem, esse ponto de vista não pode nem ser levado em consideração.
Quem te disse que nós existimos?
Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca ;)
Um bom ponto pra refletir…
Parece ser realista essa ideia de que a Igreja Catolica alterou a Biblia para se favorecer, mas se pensarmos um pouco, isso tende a ser inverossimil:
A versao atual da Biblia, como a conhecemos, nao foi apenas traduzida, traduzida e traduzida, indefinidamente (o que daria margem a essas fraudes). Existem manuscritos historicamente confiaveis sobre o conteudo atual da Biblia, de pre-catolicismo ainda. Caso isso tivesse ocorrido, academicos e pesquisadores dos nossos dias (ou antes logico) poderiam facilmente apontar esses “erros”. Inclusive ha uma discussao sobre as comunidades em que os manuscritos foram originalmente reproduzidos, dando-se prioridade a manuscritos de Igrejas da Asia Menor sobre aqueles que circulavam no Egito, em copta, ou algo assim.
E mesmo considerando que isso acontecesse, porque entao a Igreja Catolica nao aproveitou e ja acomodou todos os seus “dogmas” na Biblia? Seria muito mais interessante do que tentar justificar suas praticas com malabarismos teologicos, como os academicos catolicos precisam fazer atualmente. 
Mas acho que isso ja esta off-topic demais. Na verdade o que eu gostaria de mencionar eh que essas teorias da conspiracao, que volta e meia aparecem por ai, nao se sustentam. Se alguem se deu ao trabalho de conhecer e entender o cristianismo original e pensa que ele esta errado, que nao tem nada a ver, nao acredita em Deus, ou ainda prefere participar da religiao “Star Trek” (parece que esse grupo tem crescido nos ultimso censos :)), tudo bem. Mas do contrario algumas suposicoes e opinioes particulares poderiam confundir pessoas desavisadas (sabe - aquele tipo de FUD que detestamos). Apenas por isso me manifestei - afinal esse tipo de discussao num forum como esse tende a sair do nada e chegar em lugar nenhum.
Marcio Kuchma
Parece ser realista essa ideia de que a Igreja Catolica alterou a Biblia para se favorecer, mas se pensarmos um pouco, isso tende a ser inverossimil:
A versao atual da Biblia, como a conhecemos, nao foi apenas traduzida, traduzida e traduzida, indefinidamente (o que daria margem a essas fraudes). Existem manuscritos historicamente confiaveis sobre o conteudo atual da Biblia, de pre-catolicismo ainda. Caso isso tivesse ocorrido, academicos e pesquisadores dos nossos dias (ou antes logico) poderiam facilmente apontar esses “erros”. Inclusive ha uma discussao sobre as comunidades em que os manuscritos foram originalmente reproduzidos, dando-se prioridade a manuscritos de Igrejas da Asia Menor sobre aqueles que circulavam no Egito, em copta, ou algo assim.
E mesmo considerando que isso acontecesse, porque entao a Igreja Catolica nao aproveitou e ja acomodou todos os seus “dogmas” na Biblia? Seria muito mais interessante do que tentar justificar suas praticas com malabarismos teologicos, como os academicos catolicos precisam fazer atualmente. 
Mas acho que isso ja esta off-topic demais. Na verdade o que eu gostaria de mencionar eh que essas teorias da conspiracao, que volta e meia aparecem por ai, nao se sustentam. Se alguem se deu ao trabalho de conhecer e entender o cristianismo original e pensa que ele esta errado, que nao tem nada a ver, nao acredita em Deus, ou ainda prefere participar da religiao “Star Trek” (parece que esse grupo tem crescido nos ultimso censos :)), tudo bem. Mas do contrario algumas suposicoes e opinioes particulares poderiam confundir pessoas desavisadas (sabe - aquele tipo de FUD que detestamos). Apenas por isso me manifestei - afinal esse tipo de discussao num forum como esse tende a sair do nada e chegar em lugar nenhum.
Marcio Kuchma
Só uma questão, a igreja católica abre esses documentos à pesquisadores ?
Marcio Kuchma
Esses evangelhos e manuscritos muitas vezes não condizem com o que esta escrito na Biblia. Muita coisa que esta na Biblia realmente aconteceram. Muitas não exatamente da forma que esta escrita na mesma.
Existem teorias conspiratórias que se mantem desde a criação do Cristianismo.
Esses documentos (pelo menos estes que estudiosos analisaram e analisam) nao ficam escondidos no Vaticano. O Codex Sinaiticus, p.ex., tem partes na Biblioteca Britanica, na Universidade de Leipzig, na Biblioteca Russa (Sao Petersburgo) e em um monasterio no Sinai. Referencia: http://en.wikipedia.org/wiki/Codex_Sinaiticus. Peguei esse porque lembrava de cabeca que ele estava em Londres.
Nao sou especialista no assunto - apenas li a respeito, porque eu tambem tive e tenho duvidas sobre essas questoes da autenticidade historica, traducoes, etc, da Biblia. Sites como biblefacts.org e autores como Josh MacDowell podem servir de material introdutorio para os genuinamente interessados no assunto. Existe todo um trabalho de arqueologia, historia, interpretacao, etc, em cima desse tema (em universidades e institutos de pesquisa, nao falo de Igreja Catolica).
Marcio Kuchma
Desculpe me meter na discussão, mas existe resposta para isso. Descartes disse.
E ninguém provou que deus existe.
Ok, começamos com o CdV e acabamos discutindo sobre religião. Algumas opiniões:
:arrow: o filme CvD: assisti ontem e achei bom, a história interessante e a paisagem européia agradável. (não li o livro, mas talvez algum dia eu leia)
:arrow: Deus existe ou não? Bom, ninguém provou que ele existe, mas ninguém provou que ele não existe, logo se ele existe ou não vai de cada um…
:arrow: sobre a Bíblia: vamos refletir um pouco: imaginem um fato histórico como o ataque japonês em Pearl Harbour (7/12/1941), imaginem o que uma reportagem do Washingtom Post e o Japan Times falaram sobre o assunto, opiniões diversas sobre a mesma coisa. Logo existe uma chance da Bíblia distorcer um pouco a verdade tendendo para o lado do escritor, afinal quem escreveu foi um ser humano. Logo, tudo aquilo que a Bíblia diz pode não ser exatamente o que aconteceu ou nem ter acontecido daquela maneira. Não estou dizendo para não acreditar, estou dizendo apenas para cada um manter um certo censo crítico.
Eu gostei do filme, não li o livro. Acho que ele sugere ao espectador uma coisa que ninguém aqui comentou…

Parti do ponto de vista que se acredita na Bíblia. Para quem é ateu, bem, esse ponto de vista não pode nem ser levado em consideração.
Quem te disse que nós existimos?
Quero ver provarem que existe colher!
Um bom ponto pra refletir…
Duh!
…e trilha sonora fora de rumo em algumas partes. …
O compositor é o alemão Hans Zimmer, um dos melhores do gêneros na minha opinião.
Veja a pequena lista de filmes que ele já fez a trilha sonora:
Eu achei muito boa nesse filme e não lembro de alguma parte que ficasse fora de rumo…
Marcelo amigão, 1º lê o livro.
2º assiste o filme.
3º Comente sobre ele ok. valeu
Já que desenterraram o tópico…
Desculpe me meter na discussão, mas existe resposta para isso. Descartes disse.
E ninguém provou que deus existe.
O próprio Descartes prova que deus existe sim. Ele até apresenta várias provas diferentes. E se me lembro bem, depois de provar que ele existe e que deus existe, ele prova que deus é bom.
Claro que não é “Deus” naquela concepção do “tiozinho que fica cuidando do unverso e ouvindo suas preces”, e sim o conceito de monismo cósmico, mas não deixa de ser uma prova da existência de deus.
A própria Bíblia define que “a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova daquilo QUE NÃO SE VÊ”. Hebreus 11:1
Ela deixa bem claro o plano de salvação de Deus para o homem, através de Seu Filho Jesus - Joao 3:16
E deixa mais claro ainda: vc tem o livre arbitrio. Acredita se quiser, e anda nos padrões de Deus se quiser (Acreditar até o proprio Diabo acredita).
So nao vai poder dizer depois que ninguem te avisou.
Como isto me enoja… mas enfim… é sobre DaVinci ou religião?
So nao vai poder dizer depois que ninguem te avisou.
Como isto me enoja…

Quando comecei a ler o livro, não podia acreditar no que estava vendo. Um dos livros mais sensacionais, no sentido de te prender. Eu não conseguia parar. O que aconteceu foi que a mídia explorou o fato do livro falar algumas coisas sobre Jesus (que não são novas). Mas, isso pra mim é tão besta perto da preciosidade e drama da história em si, cheia de perseguições, criptografias, etc.
Quando comecei a assistir o filme, comecei a dormir, e nos primeiros minutos, parei de assistir, pois saberia que se eu assistisse mais, aquilo poderia influenciar negativamente na minha leitura. Filmes baseados em livros são horríveis, contanto que você os tenha lido antes.
Eu tentei ler o livro, sério. Mas não rola, o texto do cara é meio imbecilóide, de repente é a tradução, mas me vi lendo aqueles livrinhos da Ediouro que a gente lia quando era criança, tipo Ilha do Tesouro, goonies, com a única diferença que a temática é adulta. De repente é um livro legal pra gerar o hábito da leitura.
ressucitando o topico !
Filmes baseados em livros são horríveis, contanto que você os tenha lido antes.
Acho que Senhor do Aneis é uma exceção !
Eu assisti o filme e depois li o livro. O filme é meio fraquinho mesmo, os atores não estão bem (salvo o Ian McKellen e o Jean Reno), mas até que dá pra assistir. O livro é até melhor, mas eu detesto quando o autor separa algumas páginas só para explicar o que está acontecendo na estória, como se o leitor não tivesse capacidade p/ entender sozinho.
Acho que a grande jogada do Dan Brown foi escrever um(s) livro(s) com o tema “segredos-de-sociedades-secretas-que-só-eu-sei-que-ninguém-sabe-se-é-verdade-mas-estão-todos-doidos-pra-dar-uma-olhada”
Ah é; sim, eu sou católico; não, eu não concordo com tudo que a igreja diz; e sim, acho que Deus é bonzinho! :mrgreen:
Quando comecei a ler o livro, não podia acreditar no que estava vendo. Um dos livros mais sensacionais, no sentido de te prender. Eu não conseguia parar. O que aconteceu foi que a mídia explorou o fato do livro falar algumas coisas sobre Jesus (que não são novas). Mas, isso pra mim é tão besta perto da preciosidade e drama da história em si, cheia de perseguições, criptografias, etc.Quando comecei a assistir o filme, comecei a dormir, e nos primeiros minutos, parei de assistir, pois saberia que se eu assistisse mais, aquilo poderia influenciar negativamente na minha leitura. Filmes baseados em livros são horríveis, contanto que você os tenha lido antes.
Falou tudo, o livro é excelente, mas o filme deixa a desejar…
Gostei mais do livro, não que seja um livro espetacular. É feito justamente pra vender. :roll:
Relembrando um pouco o filme…o Priorado de Sião é colocado meio que “ficticiamente” lá…pelos dados históricos não é bem aquilo…
O que dizer? religião? politica? coisas que vão ser discutidas e não vai se chegar a lugar nenhum já que cada um tem uma visão destes assuntos…eu sou católico, acredito em Deus sim…católico mas sou restrito a algumas coisas que a Igreja Católica diz…e sobre a história central do CdV não desacredito…[SPOILERS] Jesus poderia ter casado e ter filhos? Pq não? Qual o problema?[/SPOILERS]…acho que no mundo atual precisamos ser racionais e ter bom censo…lutar e relutar dizendo que o que está na Biblia ocorreu cada linha escrita e vai ocorrer cada linha escrita é meio que questionável…não contesto a palavra e nem a divindade de Deus…contesto o que o homem pode ter feito com as palavras escritas…onde estão os pergaminhos dos Evangelhos? Existem ainda? O conteúdo escrito pelos apostolos? Precisamos nos atentar que a mao do homem corrompe tudo o que toca…nao é descartado e vou mais longe, é perfeitamente possível que quando a biblia que conhecemos hj foi “montada” os imperadores da epoca pode sim ter feito algumas “mudanças” a favor de alguem ou deles mesmo…
ate mais…
O próprio Descartes prova que deus existe sim. Ele até apresenta várias provas diferentes. E se me lembro bem, depois de provar que ele existe e que deus existe, ele prova que deus é bom.Claro que não é “Deus” naquela concepção do “tiozinho que fica cuidando do unverso e ouvindo suas preces”, e sim o conceito de monismo cósmico, mas não deixa de ser uma prova da existência de deus.
Vou ter que discordar, não existe prova da existencia de Deus nem de Jesus.
A história de Jesus alias é influenciada por outro mito. O deus Mitra.
Mitra nasceu de uma virgem dia 25 de dezembro, foi anunciado por uma estrela recebeu presente de 3 magos. Entrou numa cidade montando num burro. Foi morto e ressucitou 3 dias depois.
Alguem conhece essa história???
O próprio Descartes prova que deus existe sim. Ele até apresenta várias provas diferentes. E se me lembro bem, depois de provar que ele existe e que deus existe, ele prova que deus é bom.Claro que não é “Deus” naquela concepção do “tiozinho que fica cuidando do unverso e ouvindo suas preces”, e sim o conceito de monismo cósmico, mas não deixa de ser uma prova da existência de deus.
Vou ter que discordar, não existe prova da existencia de Deus nem de Jesus.
A história de Jesus alias é influenciada por outro mito. O deus Mitra.
Mitra nasceu de uma virgem dia 25 de dezembro, foi anunciado por uma estrela recebeu presente de 3 magos. Entrou numa cidade montando num burro. Foi morto e ressucitou 3 dias depois.
Alguem conhece essa história???
Acho que religião e/ou crença é de cada um e não deve ser discutido em um fórum… tem quem acredita e tem quem não acredita…
… melhor voltar ao assunto original do tópico…
Acho que religião e/ou crença é de cada um e não deve ser discutido em um fórum… tem quem acredita e tem quem não acredita…… melhor voltar ao assunto original do tópico…
Estou falando de história e fisica e não de religião. Não existe nenhuma prova historica que Jesus exsitiu. E nenhuma prova física de que Deus exista.
Embora eu ache que possa ter existido um Jesus historico, sem magia é claro. Já Deus não posso dizer o mesmo.
Vi esse filme no DVD mas achei regular. Não fez jus a toda a propaganda que foi feita na época. Deve ter sido bem pior do que o livro (que eu nem li).
Uma coisa que eu lembro é de que, na época, passou naquele programa da Luciana Gimenez uma matéria de um rapaz que freqüentava aquele culto da Opus Dei (o mesmo do cara albino do filme), e a mãe dele tava desesperada dizendo que tinham feito lavagem cerebral nele.
Bom, ja tive alguns posts excluidos por tratarem de religião ou politica.
Isso vale pra todos ou apenas quando a critica é feita em relação aos candidatos, partidos ou religião de algum moderador ? :?:
Fernando Pessoa nunca casou e nunca teve filhos, então é exagero achar que Jesus NECESSARIAMENTE teve filhos.
Se a prova é válida ou não, vai de cada um, só o que eu disse é que da mesma forma que Descartes “provou” o Penso, logo existo, Descartes também “provou” que existe deus. Realmente é apenas uma prova filosófica, e não é melhor nem pior do que “penso, logo existo”.
Só citei porque, como estava no meu quote anterior, o cara vem me dizer que Descartes provou que a gente existe mas ninguém provou que deus existe, sendo que o próprio Descartes fez isso. Gente que nem estuda filosofia vem discutir filosofia e aí sai besteira… só isso.
Se a prova é válida ou não, vai de cada um, só o que eu disse é que da mesma forma que Descartes “provou” o Penso, logo existo, Descartes também “provou” que existe deus. Realmente é apenas uma prova filosófica, e não é melhor nem pior do que “penso, logo existo”.Só citei porque, como estava no meu quote anterior, o cara vem me dizer que Descartes provou que a gente existe mas ninguém provou que deus existe, sendo que o próprio Descartes fez isso. Gente que nem estuda filosofia vem discutir filosofia e aí sai besteira… só isso.
Se a prova não é valida não prova! certo?!
O penso logo existo é uma prova valida da minha existencia, porque para pensar é necessario a existencia, seja lá o que for a existencia, mas não é possivel generalizar a existencia dos outros, pois pode ser que os outros sejam uma ilusão para mim.
Mas é apenas a minha opinião. Não acredito em Verdades Incontestáveis.
O que acharam do filme?
Para quem leu o livro antes, o que achou do filme?
Mto legal, realmente há coisas estranhas nos quadros de da vinci, como nao sou religioso nao fiz criticas contra jesus nem nda, gostei mto do filme, tanto q comprei =)
Se você realmente se convence com um mero Penso, logo existo, então eu te aconselho a pegar o livro Meditações Metafísicas do Descartes e ler suas demais provas. Pois, como eu disse, provam tanto quanto. Penso, logo existo também não é minimamente científico ou histórico, como as provas que você estava citando antes. E eu não diria que é uma verdade incontestável também.
Eu achei o filme bom, mas muito fraco perto do livro. O livro é muito instrutivo, principalmente se você gosta de estudar religião. Não recomendo ver o filme antes de ler o livro. É um livro com muita ação, desde o primeiro parágrafo.
Tudo depende do que cada um acha da validade de cada premissa e regras.
Eu acho valido o penso logo existo, porque para pensar é necessário existir.
Ai cai na questão:
exisitir é condição necessária, mas não suficiente para pensar.
Se a resposta for sim, é valido o penso logo existo. Se não, não é valido como prova.
O que vc acha?
não gostei… acho que pode por ficção em qualquer coisa…
mas usar a biblia sagrada para inventar ficções completamentes sem sentidos e nexo e um absurdo!
Não podemos afirmar com 100% de certeza que tudo aquilo é ficção não…como disse, temos de ser racionais e saber que não a palavra de Deus, mas o homem podem ter corrompido informações da Bíblia sim…pois a biblia foi “montada” numa época de barbaros e do ser humano ainda muito ignorante, preconceituoso e arrogante (muito mais do que são ainda hj). Temos que tomar cuidado com as afirmações.
ate mais…
como o prorio autor disse… isso o livro nao passa de mera ficção…
Eu acho que como matemática prova pra mim tem que ter um conjunto de axiomas e regras de formação, e também acho que está sendo uma total perda de tempo discutir a validade da prova filosófica na existência de Deus com pessoas que nunca leram e nem vão ler a prova.
Tava vendo a discussão, e depois de ler isso, tenho que perguntar: Animais existem? :hunf:
claro… animais pensam… mas não raciocinam!
Tem razão, peguei um exemplo infeliz :XD: … e árvores, existem? Sapatos? Máquinas de refrigerante? :lol:
Ai ai… fórum de Java é mesmo algo triste pra discutir lógica e filosofia, hein… hehehe
“Sou mulher, logo sou um ser humano”
Todo ser humano é mulher por acaso?
Ninguém disse que tem que pensar para existir.
Ai ai… fórum de Java é mesmo algo triste pra discutir lógica e filosofia, hein… hehehe
…
Fala sério! Vc acha que eu postei pq estou “filosofando” :lol: ? Pra mim essas discussões estão até divertidas! :lol: :lol: :lol:
Lá atrás um cara disse que “Penso logo existo” prova nossa existência, então eu quero saber o que comprova a existência de um espremedor de suco de laranja! :mrgreen:
Falow :thumbup:
…
Fala sério! Vc acha que eu postei pq estou “filosofando” :lol: ? Pra mim essas discussões estão até divertidas! :lol: :lol: :lol:Lá atrás um cara disse que “Penso logo existo” prova nossa existência, então eu quero saber o que comprova a existência de um espremedor de suco de laranja! :mrgreen:
Falow :thumbup:
Na verdade o Descartes também prova a existência do expremedor de suco de laranja (bom, não sei se tinha isso na época dele, mas ele prova que o resto das coisas existem também).
Mas… eu já desisti de argumentar… hehehe
Na verdade o Descartes também prova a existência do expremedor de suco de laranja (bom, não sei se tinha isso na época dele, mas ele prova que o resto das coisas existem também).Mas… eu já desisti de argumentar… hehehe
Que legal, tem isso no Meditações Metafísicas? Quando eu tiver um tempo livre (daqui uns 10 anos, quem sabe) vou ler!
Aew Bani, só de curiosidade, a explicação da prova das outras coisas é muito complicada, ou dá pra resumir em poucas linhas aqui pra gente?
Falow! :mrgreen:
Sim, também tem isso no Meditações Metafísicas.
Mas o espremedor de laranja existe porque Deus existe, o que já é suficientemente polêmico :roll: