O que é DataSource?! Alternativa ao JDBC?

4 respostas
F

Saudações!

Pessoal, estou precisando fazer uma conexão com um banco de dados oracle usando esse bendito DataSource, mas eu nunca o utilizei e não sei nem o que é. Até aqui tinha apenas feito conexões com bd utilizando jdbc puro ou hibernate.
Bom… pra eu conectar utilizando esse componente eu preciso configurar o arquivo data-sources.xml, certo?
E no código iniciar o contexto Context initContext = new InitialContext();
E logo após, dar um lookup no datasource que configurei no arquivo dataSource = (oracle.jdbc.pool.OracleDataSource) initContext.lookup("jdbc/nativeDS");

Estou indo pelo caminho certo?
O DataSource é uma alternativa ao JDBC puro?
Ele(DataSource) só funciona para apps web? Ou posso utilizá-lo em qualquer aplicação, como o jdbc?

Acontece que a aplicação na qual estou me baseando, é uma aplicação web, que utiliza oc4j como container. E a aplicação que preciso fazer não é web, e não vai rodar em um container… e estou tento dificuldades pra fazer a conexão com o banco utilizando DataSource (é especificação do cliente que seja utilizado DataSource, senão eu já teria feito com jdbc diretão!)

Desde já agradeço a, sempre pronta, atenção da comunidade.

Abraço!

4 Respostas

G

DataSource não pode ser alternativa ao JDBC. JDBC é a API master de conexões com BD, acredito q DataSource e Hibernate sejam modos mais fáceis de se trabalhar…só isso.

F

Certo… certo…

Mas então, como usá-lo? O que eu disse aí em cima (o arquivo e os trechos de código) está correto?

Valeu!

G

Cara eu não uso e por isso não sei te explicar como é na prática…mas se vc pegar um tutorial na net aprende em 10 minutos…

Só usei isso uma vez com o tomcate pra pegar as conexões de um Pool de Conexões…

S

frocchagas:
Saudações!

Pessoal, estou precisando fazer uma conexão com um banco de dados oracle usando esse bendito DataSource, mas eu nunca o utilizei e não sei nem o que é. Até aqui tinha apenas feito conexões com bd utilizando jdbc puro ou hibernate.
Bom… pra eu conectar utilizando esse componente eu preciso configurar o arquivo data-sources.xml, certo?
E no código iniciar o contexto Context initContext = new InitialContext();
E logo após, dar um lookup no datasource que configurei no arquivo dataSource = (oracle.jdbc.pool.OracleDataSource) initContext.lookup("jdbc/nativeDS");

Estou indo pelo caminho certo?
O DataSource é uma alternativa ao JDBC puro?
Ele(DataSource) só funciona para apps web? Ou posso utilizá-lo em qualquer aplicação, como o jdbc?

DataSource é a forma correta de obter coneções com o banco ( qualquer um) e é parte integrante do JDBC.
Servidores de Aplicação compativeis com JEE fornecem as coneções ao banco através desta interface, localizada em algum lugar do JNDI ( dependendo do SA usado)

Você pode criar a sua DataSource para qualquer projeto seu, que basicamente encapsula a chamada o DriverManager. Contudo os drivers fornecem impelementações especificas já prontos e algumas API ( DBUtils pro exemplo) fornecem implementações mais sofisticadas que contam com funcionalidades extra (pooling por exemplo).

Habitue-se a obter as suas conexões de um DataSource porque essa é a forma correta de o fazer.

Criado 13 de junho de 2008
Ultima resposta 13 de jun. de 2008
Respostas 4
Participantes 3