O que é um programador?

71 respostas
D

Olá pessoal,estou postando este tópico por que ontem durante a aula na faculdade ouvi uma coisa que eu discordava ,porém tem uma certa razão.
Fiz durante 1 ano e meio o curso tecnico em Desenvolvimento de software,tinha 4 h de aula por dia,agora estou no primeiro semestre de Sistemas de informação,e ontem na aula de Logica de programação a professora disse que nosso trabalho como analistas seria planejar,especificar,e que programar era o trabalho dos peões,e que nós não seriamos peões e que,os peões(desenvolvedores)deveriam receber uma especificação tão bem feita a ponto de não pensarem ,não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento.Nesse lado realmente podemos nos comparar a peões de obras,mas na empresa que eu trabalho eu tomo muitas decisões,o gerente so faz dizer : '“Faça isso”,e eu vejo como eu faço(aqui não existe especificação,documenteção…)
Olhando por esse ponto,será que podemos nos sentir realmente peões,sendo que nenhum pedreiro conseguiria tão facilmente aprender a codificar?

71 Respostas

R

Peça para a sua professora entrar aqui no GUJ. :slight_smile:

Se você fizer uma busca no fórum, vai encontrar diversos posts de discussões que falam justamente o contrário da opinião dela.

F

Acredito que esse conceito vai de faculdade a faculdade, na minha os professores tbm falam que programadores são baixo nivel na empresa, mas que eles tbm devem contribuir, até por que ninguem é perfeito e analistas e gerentes de projeto tbm erram, o programador pode identificar isso e propor uma solução que possa ser muito melhor. E digamos que sem os peões, quem seriam os analistas?

Isso é uma visão equivocada, por que eu gosto de mecher com codigo e mesmo que eu suba de cargo para analista por exemplo, não pretendo deixar de codificar não. Acho que poucos fazem isso.

Sua professora deve ser uma analista revoltada com programadores que tem ideias melhores que a dela, tem gente que não gosta de ser contrariado e admitir que a opnião dos outros é melhor.

S

Que bela professora você tem hein. !!!

R

Faça um favor para mim e para toda a comunidade de programadores do Brasil: imprima várias cópias do texto abaixo e distribua para seus colegas dessa disciplina (deixe uma cópia na mesa da professora também).

Quando eu crescer quero ser analista de sistemas

A

Professores universitários (em sua grande maioria) vivendo num mundo de conto de fadas…

C

Façam um favor a si, denunciem a faculdade onde estudam pelo código do consumidor, peçam o dinheiro gasto de volta e mais uma multa por danos materiais [como tempo perdido e charlatanismo]
Se for pública, faça uma denúncia ao ministério da educação e mandem para os jornais de maior circulação.

R

Ouvir isso na faculdade já complicado, imagine no dia-a-dia,
http://www.rponte.com.br/2008/09/23/desenvolvedores-nao-pensam-desenvolvedores-seguem-casos-de-uso/

Como o Carneiro disse, traga sua professora aqui. Ela está realmente atrasada uns 20 anos ((:

T

Essa forma de pensar é a falácia básica do processo de desenvolvimento em cascata. Achar que desenvolver software é somente digitar código ( a.k.a. apertar parafusos ) é o primeiro passo para abalar a estrutura do processo em si. O que pessoas como a sua professora não percebem é que há muito raciocínio e criatividade envolvidos no desenvolvimento.

D

Felagund:
Acredito que esse conceito vai de faculdade a faculdade, na minha os professores tbm falam que programadores são baixo nivel na empresa, mas que eles tbm devem contribuir, até por que ninguem é perfeito e analistas e gerentes de projeto tbm erram, o programador pode identificar isso e propor uma solução que possa ser muito melhor. E digamos que sem os peões, quem seriam os analistas?

Isso é uma visão equivocada, por que eu gosto de mecher com codigo e mesmo que eu suba de cargo para analista por exemplo, não pretendo deixar de codificar não. Acho que poucos fazem isso.

Sua professora deve ser uma analista revoltada com programadores que tem ideias melhores que a dela, tem gente que não gosta de ser contrariado e admitir que a opnião dos outros é melhor.

concordo, nao acho que o que os analistas fazem deve ser encarado como pura verdade a ponto de nao se questionar quando o programador/ desenvolvedor suspeitar de falhas meio a documentaçao ou que quer q seja que chegue ate ele … Trabalhei em uma empresa onde a documentaçao de uma analista eram questionadas sempre baseadas em experiencias anteriores da equipe em que eu fazia parte, isso porque em muitos cenários nós tinhamos uma certa experiencia e sabiamos que por mas bunito que as coisas sao no papel, na pratica elas mudam. Inclusive agente falava:: na prática a teoria é diferente …

Professores normalmente apresentam e falam das coisas levando-se em conta um cenário perfeito, onde tudo vai chegar claro e perfeito ate o programador e esse nao vai precisa se preocupa com mais nada … Sinceramente acho dificil um cenário desses na vida real, simplesmente pelo fato de que as coisas mudam toda hora (requisitos, clientes, tecnologias, equipe, etc) … Inclusive quando eu fazia faculdade de vez em quando eu entrava em conflito com os professores das áres de Engenharia de Software, justamente por eles apresentarem situações que só em livros eu acho que existem, e eu sempre comparar com cenários reais, resultado: ficava um defendendo a teoria tentando assim achar erros na aplicação delas no mundo real (os professores) e o outro questionando que nao tinha como aplicar a teoria da mesma forma que nos livros na grande maioria dos casos (pra nao dizer todos) (eu :slight_smile: ) …

Na prática a teoria é diferente … :slight_smile:

M

eu axei uma ignorancia por parte dela!!!
um analista depende de um programador e vice versa

tah certo q eu analista pode ter uma visao de planejamento bem mais ampla q um programador
mas em muitas ocasioes os programadores tem maior facilidade d detectar problemas no meio do desenvolvimento
e eu concluo isso por experiencia propria…

eu ateh considero programador como peao mas nao por desprezo e sim como comparacao rsrsrs

eu digo assim:

programador eh o pedreiro;

analista d sistemas eh o mestre d obras;

e o gestor d projetos eh o engenheiro

com essa comparacao fica visivel e evidante a dependencia d um pro outro…
ou alguem jah viu um engenheiro batendo concreto num canteiro de obras?!
hauahauahauahau

eu vou começar uma especializacao em analise de sistemas mas pretendo continuar em paralelo com programacao

H

O mundo ta loko msm

Qto menos trabalha(Analista) mais ganha eqto mais trabalha(programador) menos ganha.

V

Cara, provavelmente a sua professora esteja repetindo algo que disseram a ela por muitas e muitas vezes (algo como um macaco faz). Pois bem, na empresa em que trabalho o programador, bem como outros membros da equipe de desenvolvimento, participam de inumeras tomadas de decisao, sao questionados se determinado decisao é factível, propoe solucoes, etc, etc. Qualquer um que trabalhe com desenvolvimento de softwares (no século XXI) sabe que uma equipe nao é constituida de elementos isolados, mas sim de uma boa e complexa integracao dos membros, como um organismo. Consequentemente, caso um dos membros tome uma decisao equivocada, essa decisao ira afetar todo o organismo. Isso de fato é o que presencio na empresa em que trabalho, já que o quadro de funcionarios é exuto, e faz parte da cultura da empresa (equipe exuta, bem qualificada, integrada, harmoniosa e envolvida com o projeto).
Pensar em setorizacao da empresa: gerencia, desenvolvimento, teste, suporte, etc isoladamente, é a forma em que muitos foram educados a cerca de 30 anos! Entendo que essa pessoas tendam a pensar dessa maneira, mas as empresas do sec XXI, se quiserem permanecer no mercado e competindo, devem mudar essa politica!
Pense da seguinte maneira: esta em suas maos a documentacao para implementacao de determinada especificacao, pois bem, com quem é que o compilador vai reclamar sobre a implementacao? Quem é que passa horas e mais horas estudando API´s para um codigo claro e facil manutencao? O compilado é implacavel com o programador, com a gerencia de projetos, com os testes, etc. O compilador diz NAO para todos envolvidos no projeto e quem é o “diplomata” que dialoga diretamente com o cruel compilador? É O PROGRAMADOR!!!
Recentemento assisti a uma palestra sobre a metologio SCRUM e recomendo que a sua professora faça o mesmo!

Abracao.

A

Acho que ela só foi infeliz na hora de se expressar, e usou as palavras erradas.
Quando ela diz “uma especificação tão bem feita a ponto de não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento” creio que seja em relação ao o quê deve ser feito, e não como. Eu acho isso certo.

C

DaniloAl.:
Olá pessoal,estou postando este tópico por que ontem durante a aula na faculdade ouvi uma coisa que eu discordava ,porém tem uma certa razão.
Fiz durante 1 ano e meio o curso tecnico em Desenvolvimento de software,tinha 4 h de aula por dia,agora estou no primeiro semestre de Sistemas de informação,e ontem na aula de Logica de programação a professora disse que nosso trabalho como analistas seria planejar,especificar,e que programar era o trabalho dos peões,e que nós não seriamos peões e que,os peões(desenvolvedores)deveriam receber uma especificação tão bem feita a ponto de não pensarem ,não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento.Nesse lado realmente podemos nos comparar a peões de obras,mas na empresa que eu trabalho eu tomo muitas decisões,o gerente so faz dizer : '“Faça isso”,e eu vejo como eu faço(aqui não existe especificação,documenteção…)
Olhando por esse ponto,será que podemos nos sentir realmente peões,sendo que nenhum pedreiro conseguiria tão facilmente aprender a codificar?

cara… sinceramente, não liga… todo mundo que diz isso é pq simplesmente não sabe programar… logo, para manter a auto estima, precisa diminuir o que não consegue superar. :wink:

W

Acho que vcs interpretam as coisas muito ao peh da letra.

Eu acho que o que ela quis dizer eh que analista e programador eh igual um engenheiro e um peao. Um planeja e o outro bota a mao na massa e executa. Nao tem nada a ver que se vc virar programador vc pode ser considerar peao.

Na minha opiniao eu acho essa comparacao ok pra explicar pra um leigo na faculdade, mas no mundo real eh um pouco diferente eu pelo menos nao vejo muito separacao de analista e programador. No final das contas o programador nunca fica so na programacao. E programacao sim tem que pensar, nao eh trabalho bracal programar, nao mesmo.

Vcs viajam demais…

//Daniel

R

Creio que ela tenha usado o termo engenheiro/peao para fazer uma analogia assim como o Daniel comentou acima, mas a teoria nem sempre funciona na prática… :lol:

T

windsofhell:

Acho que vcs interpretam as coisas muito ao peh da letra.

Eu acho que o que ela quis dizer eh que analista e programador eh igual um engenheiro e um peao. Um planeja e o outro bota a mao na massa e executa. Nao tem nada a ver que se vc virar programador vc pode ser considerar peao.

Na minha opiniao eu acho essa comparacao ok pra explicar pra um leigo na faculdade, mas no mundo real eh um pouco diferente eu pelo menos nao vejo muito separacao de analista e programador. No final das contas o programador nunca fica so na programacao. E programacao sim tem que pensar, nao eh trabalho bracal programar, nao mesmo.

Vcs viajam demais…

É pra rir né? Se for não tem graça nenhuma.
Engraçado que você é a única pessoa de várias a chegar a essa conclusão.

C

sem querer criar flamewar, mas no aspecto técnico, existem programadores que apenas corrigem bugs, incluem campos em tela, etc… e não passam disso … e existem programadores que conhecem padrões, que conseguem criar aplicações modulares, extensíveis … que sabem usar as melhores práticas e as aplicam nos projetos, que não reinventam a roda e sabem utilizar o que tem de melhor no mercado para seu devido problema, pois sabem como funciona a engenharia da coisa, etc…

moral da história: 2 perfis técnicos, 2 programadores… porém um praticamente só precisa da inteligência de fuçar código,google e saber compilar e o outro tem requisitos técnicos para criar aplicações decentes.

H

Eu acho que existem casos e casos.

Trabalhei em uma empresa onde existia a separação entre Analistas e programadores. Nessa empresa o analista só se preocupava com a documentação, modelagens e etc e o programador em por em prática o que estava documentado, isso na teoria é claro, porque na prática não é bem assim, o analista e o programador tinham que trabalhar em conjunto, um auxiliando o outro.

Atualmente, trabalho em uma empresa que não existe essa divisão… todos são desenvolvedores. Acredito que esse seja o perfil atual do profissional.

Portanto, acredito que a sua prfoessora deveria se atualizar, para de repente não ficar ensinando ou falando besteiras.

H

No mínimo foi uma programadora frustrada ou nunca trabalhaou em fábrica de software. Me desculpe mas o nome disso é ignorância…

P

Não são muitos professores que possuem visão do papel de um desenvolvedor de software dentro de uma empresa, o contexto que eles vivem é outro.

Pessoas assim falam coisas na base da especulação, é uma experiência não vivida.

T+

F

Ela nao está 100% errada nao.

Em tese, um PROGRAMADOR deve apenas conhecer a linguagem de maneira a transformar funcionalidades já pensadas e já projetadas, do papel para uma linguagem específica. Deve, para isso, deter um profundo conhecimento da linguagem desejada e das tecnologias utilizadas.

Concordo em parte com ela. A inteligência nao esta na codificação, esta no projeto do software.

Entretanto ela esta completamente ENGANADA se acha que existem muitas vagas para profissionais “100% PROGRAMADORES”.

P

Meu professor de programação I, no primeiro dia de aula do primeiro semestre do curso de SI, disse que achava um absurdo alguem concluir o curso e se submeter a ser contratado como programador. Afinal, tinha concluído o curso e estava capacitado para trabalhar como analista.
Claro que é um discurso muito bonito na teoria, mas totalmente fora da realidade.
Quantos recem formados conseguem ser contratados como analista?
E quantos, honestamente, se julgam capazes de exercer a função, somente com um tcc e um estágio no currículo?
Creio que 100% dos formandos (sem experiência anterior na área, é claro) começam como programadores.
É a lei natural da profissão.
Se todo formando em computação trabalhar como analista, quem serão os programadores?
Teremos que fazer uma faculdade de desenvolvimento e depois mais uma, ou uma pós, para análise?
Aliás, o que é um analista de sistemas? Que curso forma analistas? Ciência não, engenharia não, SI acho que está em extinção…
Por essa e por outras que é tão difícil regulamentar a profissão.
Concluindo, e falando do assunto do tópico: Programador é um cara igual ao analista, com a mesma formação, apenas adquirindo experiência. Cumprindo uma etapa da sua evolução na profissão. Portanto, respeito com o trabalho do programador é obrigatório. Peão é o caralho. Pro inferno com esta discriminação injusta e cruel.

V

Se você passar de ônibus em frente ao canteiro de obras da futura estação do metrô do Butantã em São Paulo, dá para ver, por cima do muro, um cartaz lá dentro escrito assim:
“Peão não, cidadão”.

Se até os caras que trabalham em um canteiro de obras acham o termo “peão” pejorativo e preconceituoso, o que dizer então de programadores?

Na minha opinião, dizer que programador é peão, é uma grande imbecilidade! Nota zero para a tua professora!

F

victorwss:
Se você passar de ônibus em frente ao canteiro de obras da futura estação do metrô do Butantã em São Paulo, dá para ver, por cima do muro, um cartaz lá dentro escrito assim:
“Peão não, cidadão”.

Se até os caras que trabalham em um canteiro de obras acham o termo “peão” pejorativo e preconceituoso, o que dizer então de programadores?

Na minha opinião, dizer que programador é peão, é uma grande imbecilidade! Nota zero para a tua professora!

Pode ser uma analogia ao Xadrez, onde o peao é a peça com menor capacidade.
Entretanto lembre-se: mesmo um peão come uma rainha de vez em qdo.
rsrs

D

A questão não é viajar demais.O problema da comparação é que comparar com um peão,que é conhecido por “não pensar” enquanto trabalha é demais…
Ao menos aqui na empresa o que mais faço,acima até de codificar,é pensar.Do modo como ela falou é como se o desenvolvedores não tivessem capacidade suficiente pra tomar uma ou outra decisão no processo de desenvolvimento.Não é bem assim…

pinto
Peão é o caralho. Pro inferno com esta discriminação injusta e cruel.

srsr…mesmo com o abuso,realmente revolta.
Quanto ao fato dela ser frustrada,acho que não,ela disse que também desenvolve de vez em quando em projetos aqui na Bahia…

M

Sua professoara atua no mercado profissionalmente, ou é somente acadêmica?
Parece desconhecer totalmente o assunto.

var Sua professora = LULA /um poeta calado!

:wink:

T

Então pra você codificar não requer inteligência e requer pouca capacidade?

P

DaniloAl.:

Sua professora não se atualiza desde 1960, talvez.

Não digo que os lugares onde o trabalho de analista conforme foi descrito por ela estão errados pois eu ainda espero um exemplo de situação aonde ele pode ser aplicado e é um modelo vantajoso. Veja só: os programadores são digitadores e luxo, e os analistas então trabalham com coisas que não compilam, ou não são executaveis, ou não respondem da mesma forma que o software final. Se o analista é tão sagaz, pq ele não produz codigo? Pq precisa ter peões? Qual a utilizade desses peões se eu posso substituilos por software que faça algo parecido?

Um bom exemplo: Kernel linux. Alguem imagina o Ubuntu surgindo de um processo aonde analistas planejaram todos os algoritmos e passavam para peões implementarem? O Kernel linux só é o que é pq tem documentação, porem é desenvolvido por pessoas extremamente capazes que chegaram a posição que chegaram por meritocracia. Os colaboradores analisaram, testaram, ousaram, inovaram SEM esse modelo burocratico. Mas muitos professores não entendem o mundo open-source e não pensam nessa mudança de paradigma.

Não sendo muito radical, bastaria ler algum texto sobre alguma das metodologias ageis, por exemplo XP. Bastaria ver que existe espaço para diversas formas de produzir software e deveriamos buscar a melhor para a circunstancia aonde estamos inseridos. Como eu disse, se alguem me der um exemplo aonde esse modelo de analista que analisa e gera UML, Especificação e o escabau e os programadores só fazem o que recebem e esta forma é superior a todas as outras alternativas, ficarei feliz. Sei la, talvez NASA, ou sistemas militares, UFOS, sequenciamento de DNA, contas a pagar em haskell para postos de gasolina, etc.

É claro que, no brasil, em muitos lugares nos somos digitadores de luxo OU milagreiros. Essa professora é a ponta do iceberg: provavelmente ela ja trabalhou nesse modelo e conhece gente que defende e trabalha dessa forma. Paciência.

J

DaniloAl.:

No lncc, todos os pesquisadores escrevem software. Agora, você confiaria mais na sua professora, ou nos “PHDs” do LNCC?

http://www.lncc.br

F

Então pra você codificar não requer inteligência e requer pouca capacidade?

Pare, pense, respire, volte com atencao a minha msg e perceba a ironia que eu fiz Quotando o victor.
Relaxe vc esta estressado =)

T

fabim:
Pare, pense, respire, volte com atencao a minha msg e perceba a ironia que eu fiz Quotando o victor.
Relaxe vc esta estressado =)

Foi mal… Olhando pra trás, percebi que usei um tom muito agressivo nas minhas mensagens neste tópico. Vou logo pedir desculpas ao Daniel pela minha resposta antes que ele reclame :XD:

Mas é porque me torra a paciência esse tipo de situação. Onde trabalho há pessoas que se comportam do mesmo jeito, que olham pros desenvolvedores com um ar de superioridade e como se pensassem: “ainda bem que eu não preciso mais fazer isso”. O que percebo nessas pessoas é que elas não são capazes de conduzir tarefas que envolvem programação e resolvem menosprezar a atividade como mecanismo de defesa.

Então, mais uma vez peço desculpas a você e ao Daniel. Abraços.

P.S. - mas a sua primeira afirmação não estava em um contexto irônico…

F

Provavelmente sao pessimos profissionais em seus ramos.

Analista de Sistemas NÃO é uma evolução de Desenvolvedor, nem um grau superior. Sao 2 linhas diferentes, focos diferentes.

Aqui mesmo na empresa conheço Desenvolvedor mais bem remunerado que Analista. Depende da qualidade do cara.

J

Provavelmente sao pessimos profissionais em seus ramos.

Analista de Sistemas NÃO é uma evolução de Desenvolvedor, nem um grau superior. Sao 2 linhas diferentes, focos diferentes.

Aqui mesmo na empresa conheço Desenvolvedor mais bem remunerado que Analista. Depende da qualidade do cara.

muito bem postado. cada um no seu “quadrado”.

V

Na maior parte das empresas, Analista de sistemas é a mesma coisa que programador frustado que não sabia programar, e por ser um bom puxa-saco conseguiu uma promoçãozinha para resolver o problema. E por ter ódio/raiva/medo/inveja daqueles que são bom programadores, inventam essa de que analista > programador.

F

:shock:

Não fica bem para o profissional dizer:

a) Sou programar, análise é coisa que não sei e nem quero/preciso saber.
b) Sou analista, programação é coisa que não sei e nem quero/preciso saber.

P.S O ser humano tem mania de construir fronteiras.

:shock:

P

fabim:

Sorry, but durante os meus vários anos de experiência, o que vejo é que na grande maioria dos casos o analista é uma evolução do programador.
Claro que existem os casos onde se deve respeitar as preferências pessoais, para extrair o melhor de cada profissional (vide carreira em Y ou coisa parecida), mas, normalmente, o programador, com o tempo, se torna analista.

V

É um bichinho pequeno com espinhos.

C

fabim:

Em tese, um PROGRAMADOR deve apenas conhecer a linguagem de maneira a transformar funcionalidades já pensadas e já projetadas, do papel para uma linguagem específica. Deve, para isso, deter um profundo conhecimento da linguagem desejada e das tecnologias utilizadas.

Concordo em parte com ela. A inteligência nao esta na codificação, esta no projeto do software.

Entretanto ela esta completamente ENGANADA se acha que existem muitas vagas para profissionais “100% PROGRAMADORES”.

Curiosidade, o que seria na sua opiniao um profissional “100% programador”?

J

Isso depende da área de atuação. Mas na minha opinião, isso é coisa da sociedade. Ostentar estatus, etc… Stallman não é analista de sistemas, e nem Allan Cox.

F

cmoscoso:
fabim:

Curiosidade, o que seria na sua opiniao um profissional “100% programador”?

Quem so codifica. Quem conhece a API de cabo a rabo e sabe implementar qqer coisa, mas nao sabe enxergar que “nao se pode excluir um endereço que ja esteja vinculado a um processo”, mesmo que na análise esteja mandando excluir o endereço apenas. Quem nao tem a capacidade de fazer uma “analise” em tempo de desenvolvimento.

pinto,

Sorry, but durante os meus anos de experiencia, o que vejo na grande maioria dos casos são gerentes de projetos que nao fazem NADA a nao ser dar ordens.

Porem perceba: isso nao implica (o fato de ser a maioria) que gerente de projeto só da ordens.

C

Quem so codifica. Quem conhece a API de cabo a rabo e sabe implementar qqer coisa, mas nao sabe enxergar que “nao se pode excluir um endereço que ja esteja vinculado a um processo”, mesmo que na análise esteja mandando excluir o endereço apenas. Quem nao tem a capacidade de fazer uma “analise” em tempo de desenvolvimento.

Alguem que ainda nao é capaz de projetar um sistema nao pode ser considerado programador, muito menos profissional.

V

cmoscoso:

Alguem que ainda nao é capaz de projetar um sistema nao pode ser considerado programador, muito menos profissional.

É aí que está a diferença entre o programador o pogramador.

W

O que rola ai no Brasil eh que todo mundo quer ser melhor que o outro.

Todo mundo quer ser melhor que o seu colega de trabalho e quer todo mundo mundo “pague pau” pra voce e as coisas que voce faz. Infelizmente eh assim. E isso pra mim so significa uma coisa: inseguranca.
Veja o tanto de gente, aqui no forum mesmo, que responde perguntas com arrogancia, se acha o linus brasileiro mas que na verdade nao passa de um perdedor e tem que ficar agindo dessa maneira somente pra se sentir “bem”.

Isso brasileiro aprende desde pequeno, tiram barato de vc na escola, te menosprezam porque vc eh bicho na faculdade e te menosprezam mais ainda quando voce eh estagiario em alguma empresa e os colegas de trabalho que tem uma posicao mais alta que a sua vao te menosprezar tb.
Se vc eh programador, vc vai chamar o tiozinho da limpeza de “peao”, se vc eh analista vai chamar o programador de “peao”, se vc eh gerente de informatica vai chamar todo mundo abaixo de vc de “peao” e assim vai.

Eu realmente nao acho que a sua professora quis dizer que programador eh peao e se ela quis dizer isso, nao se importe porque quem fica ofendido com isso tambem eh inseguro e quer ser paparicado.

Eu sou peao, eu acordo todos os dias 6 da manha, pego trem, metro, trago comida de casa na marmita. Se alguem me chamar de peao, vai em frente. :slight_smile:

//Daniel

L

DaniloAl.:

É uma pena que hj em dia ainda existam professores com tamanha ignorancia… isto é o cumulo da ignorancia… ja que é para apelar para ignorancia agressiva então os analistas são meros digitadores de word e desenhadores de diagramas das apps que os programadores constroem… então quem é o peão nesta historia?

C

windsofhell:
O que rola ai no Brasil eh que todo mundo quer ser melhor que o outro.

Todo mundo quer ser melhor que o seu colega de trabalho e quer todo mundo mundo “pague pau” pra voce e as coisas que voce faz. Infelizmente eh assim. E isso pra mim so significa uma coisa: inseguranca.
Veja o tanto de gente, aqui no forum mesmo, que responde perguntas com arrogancia, se acha o linus brasileiro mas que na verdade nao passa de um perdedor e tem que ficar agindo dessa maneira somente pra se sentir “bem”.

Isso brasileiro aprende desde pequeno, tiram barato de vc na escola, te menosprezam porque vc eh bicho na faculdade e te menosprezam mais ainda quando voce eh estagiario em alguma empresa e os colegas de trabalho que tem uma posicao mais alta que a sua vao te menosprezar tb.
Se vc eh programador, vc vai chamar o tiozinho da limpeza de “peao”, se vc eh analista vai chamar o programador de “peao”, se vc eh gerente de informatica vai chamar todo mundo abaixo de vc de “peao” e assim vai.

Eu realmente nao acho que a sua professora quis dizer que programador eh peao e se ela quis dizer isso, nao se importe porque quem fica ofendido com isso tambem eh inseguro e quer ser paparicado.

Eu sou peao, eu acordo todos os dias 6 da manha, pego trem, metro, trago comida de casa na marmita. Se alguem me chamar de peao, vai em frente. :slight_smile:

//Daniel

CarlosEduardoDantas:

cara… sinceramente, não liga… todo mundo que diz isso é pq simplesmente não sabe programar… logo, para manter a auto estima, precisa diminuir o que não consegue superar. :wink:

de fato.

M

Não me importo em ser “peão” ou "nerd ", acho que as pessoas precisam criar rótulos para definir o perfil de seu colegas de trabalho, parentes e amigos. Com toda certeza, há rótulos pejorativos de degrinem a imagem de um pessoa de forma sacana. :wink:

J

Isso é somente um motivo para se querer ganhar mais que outras pessoas(Apelar para o estatus na sociedade). Ainda bem que no meu trabalho não precisam de analistas.

L

como ja disseram aqui neste tópico… as vezes é o peão que come a rainha…

V

É. Só que na maioria esmagadora dos casos, a rainha estraçalha os peões sem dó.

T

Dentre essas pessoas, algumas reconhecem seu erro e pedem desculpas também. :wink:
Não ache que todas as pessoas que não concordam com o que você diz se “acham o linus brasileiro”, querem “ser melhores do que os outros” e “querem ser paparicados”. Não faça juízo de valor.

Já eu, acordo às cinco e meia pra ir ao trabalho, durmo mais de meia noite pois chego tarde da faculdade, e ando de ônibus. Nesse sentido, me considero peão também.

W

Dentre essas pessoas, algumas reconhecem seu erro e pedem desculpas também. :wink:
Não ache que todas as pessoas que não concordam com o que você diz se “acham o linus brasileiro”, querem “ser melhores do que os outros” e “querem ser paparicados”. Não faça juízo de valor.

Já eu, acordo às cinco e meia pra ir ao trabalho, durmo mais de meia noite pois chego tarde da faculdade, e ando de ônibus. Nesse sentido, me considero peão também.

Nao, nem me referi a voce. Sinceramente, li duas ou tres vezes o que vc escreveu em resposta ao meu post e realmente eu nao entendi.

Eu so acho que nao eh necessario essa raiva toda porque professora usou esse exemplo (talvez infeliz) pra descrever a relacao programador/analista eh desnecessaria e mal interpretada talvez.
Aposto que se a professora falasse na sala de aula que programadores so os mais fodoes do mundo, todo mundo ia falar que a professora eh muito boa.

Soh minha opiniao, essa discussao vai ter chao ainda. So acho que eh se importar com pouca coisa.

//Daniel

A

Esta visão está totalmente equivocada, hoje em dia se vc quer se um bom profissional tem que ter conhecimento de arquitetura, analise e modelagem. Empresas que seguem o padrao que sua professora falou estão fadadas ao retrabalho e equipes desestimuladas.

O termo correto seria desenvolvedor.

Isto só me faz lembrar que o Brasil é um pais muito atrasado, não só economicamente mas em cultura.

T

Deixa aquilo pra lá, não fez o menor sentido mesmo.

Você tem razão. No meu caso, conviver com pessoas assim me desgastou um pouco.

:XD:

M

A pior coisa que pode acontecer em um ambiente de trabalho é se deixar levar pelo ego. :wink:

M

Um programador se define algo para um futuro candidato a ser um implementador, todavia as vias para o desenvolvimentos serão sempre incertas as divisões de responsabilidades, o que faz elevar o nível de mão de obra e o espaço para oportunidade se restringe a uma possível ou não ter colaboradores no projeto

W

Marcio Duran:

Um programador se define algo para um futuro candidato a ser um implementador, todavia as vias para o desenvolvimentos serão sempre incertas as divisões de responsabilidades, o que faz elevar o nível de mão de obra e o espaço para oportunidade se restringe a uma possível ou não ter colaboradores no projeto

Ou como o Caetano sempre diz: “ou nao”.

V

Marcio Duran:

Qual é a diferença entre programador e implementador para você?

T

É. Só que na maioria esmagadora dos casos, a rainha estraçalha os peões sem dó.
As vezes o peão pode virar rainha também.
Entendam como quiser hahahahahahahaha

T

Uma lágrima escorre de meus olhos… hehehe
Adorei essa frase, por várias vezes me senti realizado por ter feito aquele projeto da faculdade de forma tão “bela”, desde o levantamento, modelagem e desenvolvimento, no final ele tem um valor sentimental agregado.
Tenho uma professora que tem EXATAMENTE esse pensamento de programador peão, chegou a dizer que qualquer técnico que faz um curso de um ano e meio poderia assumir a função de implementador/codificador/programador sem problemas e é isso que acontece (palavras dela).
Discordo, mas não vou discutir, ainda mais pelo currículo dela (participa do grupo que especifica a MPSbr, por exemplo). Preferi não perder meu tempo, sei que não é assim que funciona.
Mas é algo que chateia e muito.

J

Legal, esse bombou, e por falar nisso porque sera que a regulamentação dessa profissão se arrasta a tanto tempo no congresso, e “nadica de nada”

T

Prezados,

Buscos um sistema que ao ser executado e/ou instalado em um ponto de uma rede possa trazer a informação
de cada maquina nesta rede - nome da maquina, ip, configuração, sistema operacional etc. E que tambem me
possibilite renomear esta maquina na rede, mudar ip e ate mesmo dá atributos. Desejo comprar sistema e codigo fonte. Interessados entrar em contato por email: [email removido] {tambem é msn}

Desde ja agradeço.
[color=blue][/color][size=18][/size]

T

ToniLee:
Prezados,

Buscos um sistema que ao ser executado e/ou instalado em um ponto de uma rede possa trazer a informação
de cada maquina nesta rede - nome da maquina, ip, configuração, sistema operacional etc. E que tambem me
possibilite renomear esta maquina na rede, mudar ip e ate mesmo dá atributos. Desejo comprar sistema e codigo fonte. Interessados entrar em contato por email: [email removido] {tambem é msn}

Desde ja agradeço.
[color=blue][/color][size=18][/size]

Isso que eu chamo de prestar atenção no assunto do tópico e manter a coerência…
Esses gerentes viu >_>

A

Não se preocupem gente!! Eu ja fiz faculdade tbm e sei como é! Muita coisa que falam na teoria seria muito legal. no mercado de trabalho é sempre diferente :smiley: . O trabalho deles é este fazer vc pensar e questionar!

J

Olha…vou ser sincero. Cada dia no Brasil aparece um nome diferente para profissional nessa área. (Analista, Arquiteto, etc…). Mas bom projetista(Digo projetista quem desenvolve todo o projeto e coordena desenvolvimento), são minoria aqui. Aliás, em quase toda profissão no Brasil, bons profissionais são a minoria(Normalmente se visa somente estatus).

L

Maracuja:
aleck:
Esta visão está totalmente equivocada, hoje em dia se vc quer se um bom profissional tem que ter conhecimento de arquitetura, analise e modelagem. Empresas que seguem o padrao que sua professora falou estão fadadas ao retrabalho e equipes desestimuladas.

Isto só me faz lembrar que o Brasil é um pais muito atrasado, não só economicamente mas em cultura.

Colocaria que atualmente se exige mais de um profissional, eu diria que um profissional competente é aquele com conhecimentos de design e arquitetura, com capacidade de tomar decisões sobre isso, é capaz de analisar e gerar documentos (e.g UML), é um excelente programador e ainda se mantém atualizado quanto as tecnologias e etc.

Querer empurrar esse modelo (Arquiteto, Analista, Programador e sei lá o que mais) só se vc estiver em uma empresa que está andando de lado, e ainda vai ir a lona e/ou acredita que desenvolver software é como contruir um carro. ( OK, tudo bem, se vc desenvolve centenas de vezes o mesmo software, mas quem faz isso? Eu preferiria gravar um CD e fazer cópias)). Cada vez mais acho que desenvolvimento de sistemas (conforme os sistemas ficam complexos) estão mais para trabalho de um artista, do que um apertador de parafusos.

E quá quá pra quem pensa o contrário, seja feliz.

PS: A sua professora só deve fazer isso mesmo, DAR AULA, pq o mundo real em que eu vivo cada dia, cada dia se mostra BEM diferente deste pensamento.

++++

M

É o peão que começa a revolução, derruba o rei e assume o trono. :wink:

J

luistiagos:
Maracuja:
aleck:

Colocaria que atualmente se exige mais de um profissional, eu diria que um profissional competente é aquele com conhecimentos de design e arquitetura, com capacidade de tomar decisões sobre isso, é capaz de analisar e gerar documentos (e.g UML), é um excelente programador e ainda se mantém atualizado quanto as tecnologias e etc.

Querer empurrar esse modelo (Arquiteto, Analista, Programador e sei lá o que mais) só se vc estiver em uma empresa que está andando de lado, e ainda vai ir a lona e/ou acredita que desenvolver software é como contruir um carro. ( OK, tudo bem, se vc desenvolve centenas de vezes o mesmo software, mas quem faz isso? Eu preferiria gravar um CD e fazer cópias)). Cada vez mais acho que desenvolvimento de sistemas (conforme os sistemas ficam complexos) estão mais para trabalho de um artista, do que um apertador de parafusos.

PS: A sua professora só deve fazer isso mesmo, DAR AULA, pq o mundo real em que eu vivo cada dia, cada dia se mostra BEM diferente deste pensamento.

++++

Tem um professor meu que falou assim: “Todo bom analista, arquiteto e foi um bom programador!!!”, como você vai ser um bom analista se você não sabe como é as coisas na pratica?

Estou de pleno acordo com o luistiagos

J

Cheque Mate

Y

Ser chamado de peao ou nao ser chamado de peao, nao eh o problema. Parece que o que revoltou a maioria por aqui foi o termo e nao distincao entre as duas coisas.

O erro da professora nao foi na escolha do termo, foi nao forma como foi feita a distincao.

Se eu for dono de uma empresa, nunca ninguem vai me convencer a pagar o salario de duas pessoas, quando uma pode bem fazer o trabalho todo.

O que existe sao desenvolvedores com diferentes experiencias, uns nao tem ainda tanta vivencia em projeto como outros. Entao ele vai acompanhar e participar menos do projeto no inicio ate q adquira a experiencia necessaria. Se recebe o nome de analista, programador, peao ou torre pouco importa. Mas todo mundo poe a mao na massa (no codigo), nao preciso de uma equipe de analistas e outra de programadores, uma equipe so ja eh suficiente.

Programador que nao quer fazer analise nao serve, analista que nao quer programar tambem nao serve. Pelo menos enquanto existir quem faca o dois e bem feito (e existem muitos).

editado para conclusao:
E os salarios desses que fazem as duas coisa costuma ser bem mais alto.

J

aleck:

Criado 11 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 12 de fev. de 2009
Respostas 71
Participantes 38