sou novo aqui no forum, e estou começando meus estudos em java, mas de vez em quando bate uma duvida, “Será que devo estudar Java ou estudar C++(que é uma ótima linuguagem OO)?”
o que o C++ consegue fazer que o Java não consegue? e vise versa ?
um exemplo: Os SOs Linux, Windows foram escritos em C++, é possivel fazer o mesmo com java?
sou novo aqui no forum, e estou começando meus estudos em java, mas de vez em quando bate uma duvida, “Será que devo estudar Java ou estudar C++(que é uma ótima linuguagem OO)?”
um exemplo: Os SOs Linux, Windows foram escritos em C++, é possivel fazer o mesmo com java?
desde já agradeço
vlww
Herança multipla e mais algumas coisinhas… 8)
R
rmendes08
Carlos_ds_jar:
guuinascimento:
oi pessoal
desde já agradeço
vlww
Herança múltipla é o tipo de coisa que C++ faz e que nenhuma linguagem deveria fazer.
Respondendo à pergunta original: com C/C++ você pode acessar o hardware ou primitivas do SO diretamente. Com Java isso não é possível, pois entre o programa e o hardware/SO existe a JVM.
D
davidbuzatto
Não sou expert em C++, mas o que vem na minha cabeça agora é:
Herança múltipla.
Uso de ponteiros e aritmérica de ponteiros.
Sobrecarga de operadores.
Funções inline.
Macroexpansão.
Structs.
Mecanismo de templates.
Destrutores.
Construtores de cópia.
Um monte de tipos de cast que não existem em Java.
Tem mais coisa, mas não lembro (é o sono hehe)
[]´s
T
thiagobaptista
Fazer você sentir nostalgia.
T
thiagobaptista
E tem mais: os SOs foram escritos, em sua maior parte, em C, e não em C++.
Além disso, tudo que você precisar fazer acessando a infra-estrutura nativa em C/C++, você faz em Java com JNI.
R
rogelgarcia
Se a sua pergunta é…
Qual programa eu consigo fazer com C++ que eu nao consigo fazer em Java?
A resposta é:
Nenhum… e vice-versa…
A única coisa é… acesso direto a memória, e isso inclui acesso a hardware… em Java vc tem que fazer um JNI… que chama um programa em C… C++… ou qualquer linguagem que permita acesso direto a memoria ou ao hardware… (como o colega citou)
H
hvivox
rmendes08:
Carlos_ds_jar:
guuinascimento:
oi pessoal
desde já agradeço
vlww
Herança múltipla é o tipo de coisa que C++ faz e que nenhuma linguagem deveria fazer.
Respondendo à pergunta original: com C/C++ você pode acessar o hardware ou primitivas do SO diretamente. Com Java isso não é possível, pois entre o programa e o hardware/SO existe a JVM.
muitos puristas abominam a linguagem java por esses motivos. Agora invertando a pergunta: java oferece portabilidade, oferece o coletor de lixo (GC), e outros.
ou seja, cada um com suas vantagens de desvantagens.
att.
L
lavh
guuinascimento:
oi pessoal
Tvz depois de ler o que ele escreveu você chegue a conclusão que C++ é mais interessante pra você estudar, pq se você for no Largo da Batata em SP e gritar “Vaga pra Programador Java” vai aparecer uns 30 candidatos (bons ou não é outra história). Já programador C++ é mais raro, e o que é mais raro tende a ter um preço maior. Mas tb existem várias outras linguagens que você poderia dar uma olhada e que tb não estão saturadas de desenvolvedores como Java, mas ao mesmo tempo acredito que tenham mais vagas que C++, Ruby por exemplo.