Software não é Código é Requisito

102 respostas
M

“Pensamos muito de como tal software passa ao desenvolvido por uma determinada tecnologia, todavia torna-se impossível ter resultados sem antes buscar tais requisitos sistemicos”

“Então podemos pensar , Software não é Código é Requisito ?”

102 Respostas

V

:arrow: :idea: :arrow: “Não entendi a pergunta” :!: :?: :!:

P
  1. De onde você tirou essa frase?

2. Mas que coisa besta, software não é só requisitos e tá na cara. Software envolve muito de tecnologia. Ou então tente implementar um quake 2 da vida usando DirectX, já que software independe da tecnologia.

3. Não é meio óbvio que requisitos é só pra não perder grana e ter algo que funcione direito e de acordo com a necessidade?

Eu hein, tu é esquisito hein. Eu sempre sou curioso, Duran sempre posta essas frases escrotas e não deixa fontes, se for da boca dele mesmo… Bem que parece. Sem contar essa poluição com smileys e coisas afim. Perde meia hora só com isso.

L

Isto não faz sentido… software são um conjunto de algoritimos para solucionar um determinado problema computacional que tem requisitos…

software tem requisitos e não são requisitos…

P
puts " nothing happens ";

Você, Marcio, chama à linha cima de software ? Do que então ? requisito ?

N

Isso me faz lembrar os Gant Charts.

Entregue tudo o que você faz por “documentação de requisitos” para o seu cliente no final do prazo e vejamos o quão feliz ele vai ficar.

M

victorwss:
Marcio Duran:

“Pensamos muito de como tal software passa ao desenvolvido por uma determinada tecnologia, todavia torna-se impossível ter resultados sem antes buscar tais requisitos de sistemicos”

“Você não desenvolve pelo código mas sim pelo o requistito e a especificação que é lhe passada, fuja disso e você não tem software algum”

P
  1. A palavra certa é fuja.

2. Você terá software sim, mas terá uma merda de software e vai se ferrar bonito. Como o luistiagos falou , software não é requisito, tem requisitos.

é tão dificil de entender isso assim?

E responde por favor, essa frase é sua? Se nao for, coloca a fonte, né?

N

Marcio Duran:
victorwss:
Marcio Duran:

“Pensamos muito de como tal software passa ao desenvolvido por uma determinada tecnologia, todavia torna-se impossível ter resultados sem antes buscar tais requisitos de sistemicos”

“Você não desenvolve pelo código mas sim pelo o requistito e a especificação que é lhe passada, fuga disso e você não tem software algum”

Então você diz que se tem requisito e especificação você ja tem software?

Um quote meu mesmo

L

mas que pensamento mais arcaico tipico de fabrica de softwares onde entra requisitos e sai gambiarras…
meu amigo existem 2 tipos de requisitos: funcionais e não funcionais… os requisitos não funcionais não tem em documentações pelomenos alguem de sa conciencia não deveria colocar… ou seja vc desenvolve pelo codigo sim… e nele desenvolve algoritimos que serão soluções para problemas que tem requisitos… os requisitos funcionais são especificados a vc porem os não funcionais é vc que especifica e faz… e vc que lida com as coisas atravez de codigo a diversas outras coisas a se considerar alem de requisitos qdo se projetar um software…

P

Isso é o que as new char[3] fez com as pessoas…

M

Sim, fuja isso ai , Obrigado !!! segue abaixo

JavaDoc é desnecessário ? porque fizeram isso ? você programa código e regras o que você vai gerar então, sem ter nome da classe, atributos e esse devem seguir o escopo especificado pelo seu cliente.

O que você tem primeiro requisito, artefato ou já tem classes e Objetos ?

V

<marcio_duranês>

:?: [i] “Se requisito é um documento dizendo o que o programa faz, o que é o programa?”[/i]

:idea: [i] “O programa é o produto dos requisitos, mas não é os requisitos”[/i] :!:

</marcio_duranês>

P

Marcio, calma. Respire fundo e repita:

Software é software, requisito é requisito.
Um Software pode(ou não) ter requisitos.
Um requisito pode (ou não) fazer parte de um software.

P

E sem contar a origem dessas frases duvidosas. Que ele não diz se é ele ou algum autor que escreveu.

Talvez essa frase seja do Balmer quando tava bêbado. Qual é o nome daquele russo programador que todo dia de manha toma 1l de vodka pura mesmo?

Meu amigo, você criou um topico inutil… e dos bem inuteis.

V
O programa deve escrever Hello World.

Coloque isso no seu compilador (do jeito que está) e manda para o cliente. :lol:

M

victorwss:
<marcio_duranês>

:?: [i] “Se requisito é um documento dizendo o que o programa faz, o que é o programa?”[/i]

:idea: [i] “O programa é o produto dos requisitos, mas não é os requisitos”[/i] :!:

</marcio_duranês>

Software não é Código é Requisito, “o programa é um produto dessa composição”, entretando você não projeta código, você projeta baseado em requisito que irá atender a melhor implementação do escopo desejado e consequentemente a tecnologia a se usar.

Novamente, Então “Software não é Código é Requisito”

P

Oh meu deus. Alguém dê o remédio pro Márcio, tá na hora.

E ai, nao vai dizer mesmo se as frases são suas? =)

V

1.

Marcio Duran:

2.
Marcio Duran:

“o programa é um produto dessa composição”

3.
Marcio Duran:

você não projeta código, você projeta baseado em requisito que irá atendar a melhor implementação do escopo desejado e consequentemente a tecnologia a se usar.

4.
Marcio Duran:

Novamente, Então “Software não é Código é Requisito”

[/quote]

Você afirma:
1a: software != código
1b: software == requisito

Vamos separar as suas afirmações em sua argumentação em predicados:

2: código+requisito=programa
3a: !(projeta(você, código))
3b: projeta(você, requisito)

Por meio destes predicados, você infere essa conclusão (que é igual a sua afirmação):
4a: software != código
4b: software == requisito

Pela sua lógica, se 4a e 4b são verdadeiros, então isso também é verdadeiro:
5: código != requisito

Assumindo que 2 seja verdadeiro também, usando 4b e 2, temos:
6: código+software=programa

Que é equivalente a:
7: software=programa-código

O que significa que para você, software é um programa sem código. :shock:

[EDIT]
Eu poderia querer interpretar “o programa é um produto dessa composição” como:
códigorequisito=programa
código
software=programa
software=programa/código
uma vez que produto significaria multiplicação. Mas aí eu já estaria apelando.

M

victorwss:

Coloque isso no seu compilador (do jeito que está) e manda para o cliente. :lol:

Esse é o seu Hello World ? Para o entendimento do seu cliente acho mais plausivel, o programa escreve já é algo que você mesmo já especificou, sem usar codigo.

O que atende, esse codigo ?

Start:
; parse the command line args
        mov     cl,byte ptr [DGROUP:CMD_LINE_LEN]  
        or      cl,cl                   ; check for zero
        jz      Usage                   ; no command line args
        mov     si,CMD_LINE             ;
        mov     al,' '                  ;
        repe    cmpsb                   ; burn off leading spaces
        mov     dx,si                   ; save that starting point
        repne   cmpsb                   ; scan for next space (if any)
        cmp     byte ptr [si],SPACE     ; if it's > space char,
        ja      skip                    ; skip the nul termination
        mov     byte ptr [si],NUL       ; terminate with a NUL char
skip:
P

Acho que o marcio ta certo, pois o programa ultrapassa as fronteiras de somente codigo, passando a ser requisito do cliente, quando usado pelo mesmo.

Encaremos assim, Sem requisito nao ha software.

V

pintofree:
Acho que o marcio ta certo, pois o programa ultrapassa as fronteiras de somente codigo, passando a ser requisito do cliente, quando usado pelo mesmo.

Encaremos assim, Sem requisito nao ha software.

O negócio é que software=código+requisito e software==programa.

V

Marcio Duran:
victorwss:

Esse é o seu Hello World ? Para o entendimento do seu cliente acho mais plausivel, o programa escreve já é algo que você mesmo já especificou, sem usar codigo.

O que atende, esse codigo ?

...

Desculpe, mas ainda não aprendi assembler :oops:

Bem, fiz o favor de colocar ele no compilador para ver o que acontece (salvei como HelloWorld.java):

O programa deve escrever Hello World.Esse foi o resultado:C:\>javac HelloWorld.java HelloWorld.java:1: class, interface, or enum expected O programa deve escrever Hello World. ^ 1 error

M

:arrow: Posso ir mais além, software = codigo+requisito e software==software, o que rodar na máquina do cliente em forma de aplicativo será considerado programa para o usuário final.

Novamente, Software não é Código é Requisito

P

Humm… eu poderia fazer software com outra coisa que não código então…

V

Sim, pode usar o Maker. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

V

Marcio Duran:
victorwss:

O negócio é que software=código+requisito e software==programa.

:arrow: Posso ir mais além, software = codigo+requisito e software==software, o que rodar na máquina do cliente em forma de aplicativo será considerado programa para o usuário final.

Novamente, Software não é Código é Requisito

1. software = codigo+requisito
  2. software==software (dã)
  3. software != código
  4. software == requisito.

A partir de 1 e 4:
5. requisito=codigo+requisito
6. codigo=0

Excelente o seu raciocínio!

P

Sim, pode usar o Maker. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Na verdade eu estava investigando a refutabilidade da afirmação do titulo mas… não tinha pensado nessas coisas.

M

O que vai representar o software não é o código, o software representa o sistema e esse pode estar em forma de outra representação por exemplo: workflows ou anotações baseado em UML, o requisito é a primeira evidência que vai dar vida ao software, que vem antes dessa representações, código não é modelo de nada, é simplesmente o aplicativo rodando no cliente, ele não produz inteligência ele trabalha pela a inteligência e o planejamento.
Não é o código que programa, ele é doutrinado pelas normas de suas especificações e você que a faz a entende-las, esse é um processo antes, que é de entendimento ao escopo desejado.

Então, Novamente “Software não é Código é Requisito”

M

O negócio é que software=código+requisito e software==programa. ( 2 ) ->aqui você afirmou isso, vulgarmente.

1. software = codigo+requisito
  2. software==software (dã) -> o programa somente quando ele vai esta rodando em forma de aplicativo antes ele ainda continua sendo software.
  3. software != código
  4. software == requisito.

Você não consegui, sair de um mesmo estado, e nisso você coloca o código em forma de programa diretamente, você exclui relevâncias e torna a regra de codificação em um projeto final.

R

Fonte: UOL - Michaelis
Link: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=software&CP=156700&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10

Software:

Qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa, inclusive sistemas operacionais, processadores de texto e programas de aplicação.

ou seja, não vi falar de requisito em lugar nenhum…o que você tá querendo discutir é se vale a pena criar um software que não atenda a nenhum requisito? Eu posso abrir minha IDE agora criar algo compilável e ele será sim um programa, qual seria o requisito de um HelloWorld?? Você responderia: “Ensinar aos novatos!!!” ???

ps. tou achando esse tema “subjetivo” demais.

P

Sinceramente? Nao sei como voces ainda conseguem perder tempo com o Marcio.

M

rafaelglauber:
Fonte: UOL - Michaelis
Link: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=software&CP=156700&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10

Software: Qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa, inclusive sistemas operacionais, processadores de texto e programas de aplicação

ou seja, não vi falar de requisito em lugar nenhum…o que você tá querendo discutir é se vale a pena criar um software que não atenda a nenhum requisito? Eu posso abrir minha IDE agora criar algo compilável e ele será sim um programa, qual seria o requisito de um HelloWorld?? Você responderia: “Ensinar aos novatos!!!” ???
ps. tou achando esse tema “subjetivo” demais.

Leia atentamente, me referir a Código, e você colocou uma definição, nessa sua definição já tem o aplicativo que atende e compartilha instruções, mas não em especifico diz a palavra código, diz instrui isso eu posso entender até como um requisito funcional interno ou outra interação humana, exemplo teclar enter (como a palavra mesmo diz instrui, não é código é um requisito de fazer algo).

Então, Software não é Código é Requisito

P

Putz grila. Alguém quer desenhar pro dr. Retardado ai?

Claro, vá fazer uma RNA e ai vai ver o que é software.

M

Sergio Figueras:
Putz grila. Alguém quer desenhar pro dr. Retardado ai?
Claro, vá fazer uma RNA e ai vai ver o que é software.

:idea: Software não é Código é Requisito, assim como também você não poderia refatorar o código, iria quebrar toda a sua regra sintática, em Java essa regida pela maquina virtual.

:arrow: Código é Código, não tem como você ir pra outro lugar, você poderia reutiliza-lo ou usar espeficações que atendam a menos instruções possiveis, exemplo: substituir Java 1.4 e usar Java 5 evitando casting na máquina virtual 1.4, e assim por diante, fazendo updates de atualização, e evoluindo em sua tecnologia.

Então, “Software não é Código é Requisito”

P

Desisto, esse cara é louco. (no mau sentido)

P

Respeite a opiniao dos outros por favor

M

“Não é loucura salvar um ignorante, é um respeito a sua limitação um gesto de humanidade”

P

kkkkkkkkkkkkkk.

A música do Márcio Duran, bem a cara. Se alguem conhece o grupo rumo… Essa música é a cara dos posts inúteis e pseudo intelectuais dele.

R

Dicionário UOL - Michaelis:
requisito
re.qui.si.to
adj (lat requisitu) desus Requisitado, requerido. sm 1 Condição a que se deve satisfazer para que uma coisa fique legal e regular. 2 Exigência imprescindível para a consecução de certo fim. 3 Qualidades, dotes, predicados exigidos para certa profissão.

Para mim o software tem que “atender” ou “implementar” ou “ter” os requisitos sejam eles quais forem, mas dizer que o software é requisito não procede, pois o software [size=18]é[/size] um ou mais programas que instrue o hardware a fazer uma tarefa (essa tarefa é para atender os requisitos, mas isso não quer dizer que software é o próprio requisito)!!! Ou agora você vai dizer que o dicionário tá errado???

ps. Manda uma carta para o pessoal do Michaelis para corrigir a definição de software!!! :evil:

P

Manda também pro pessoal do Houaiss, Aurélio, Oxford, etc. E exponha a sua descoberta em uma nature da vida, ou manda pro pessoal do Techreview.

M

Queria realmente tentar entender o tópico, mas o Márcio não fala coisa com coisa.
software != programa != código != requisito

Eu acho que ele precisa fazer uns cursos de lógica ( argumentativa mesmo, não necessariamente computacional ) porque não tem linha de pensamento.

Alguém lembra de Princípio da Indução Finita? Usa-se a mesma lógica em argumentação.

Para se construir uma questão precisa-se de:

-Sujeito == Base da argumentação ( aqui você tem que apresentar o problema e mostrar algo do que quer questionar no final, mesmo que tenha que ser axiomático );

-Verbo == Hipótese da argumetação ( aqui você usa os seus argumentos, constrói um discurso, coloca seus anseios );

-Predicado == Passo da argumentação ( aqui você finalmente explica onde quer chegar, provando ou concluindo a idéia da questão ).

Seguindo esses passos que a tia Maricota ensinou em análise sintática, e aplicando-os a conversação, poderemos ter menos tópicos sem noção como esse. Cadê a idéia central? Aliás, existe? Ou esse tópico vai continuar nesse vai-não-vai como tem acontecido com os tópicos do Marcio Duran?

Até!

R

Software é um conjunto de artefatos:

Basicamente um documento de Requisitos, Análise, Projeto e o Código fonte. Ah além disso um software é também composto por um arquivo “executável” o que será distribuido para a execução de um programa.

Logo… Tanto os resquisitos como o código são produtos de um software…

Quem diz isso são meus amigos SOMMERVILLE e PRESSMAN…

Quem quiser discordar que discorde! Mas isso é mais que consolidado em ambiente onde se estuda justamente essas questões.

R

Copiei do livro de cabeceira:

Ian Sommerville:

O que é software?

Muita gente usa o termo software aos programas de computador. Na verdade, essa é uma visão muito restritiva. Software não é apenas um programa mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente…

E vai longe essa conversa…

Quem quiser ler mais:

LIVRO: Ian Sommerville, Engenharia de Software.

V

ele tinha que conhecer a minha professora de APS I eh pirada que nem ele :lol:

Marcio... Requisito eh Requisito, Software é Software, se você entregar o requisito mais não entregar...

if (Requisito == Software){
<<cout "você está demitido";

if (Requisito = Software){

<<cout "você terá um software"

}

Tradução:

Se seu requisito for o software você ta fodido nenhum assembler do mundo vai entender ele!!!

agora se você tiver o requisito para montar o software ai a coisa muda de figura :D>

C

Ricna:
Software é um conjunto de artefatos:

Basicamente um documento de Requisitos, Análise, Projeto e o Código fonte. Ah além disso um software é também composto por um arquivo “executável” o que será distribuido para a execução de um programa.

Logo… Tanto os resquisitos como o código são produtos de um software…

Quem diz isso são meus amigos SOMMERVILLE e PRESSMAN…

Quem quiser discordar que discorde! Mas isso é mais que consolidado em ambiente onde se estuda justamente essas questões.

Baboseira acadêmica é fogo…

Quer dizer então que se eu crio um programa em Java, Ruby, Python e tantas outras linguagens que não são compiladas para um único arquivo executável eu não tenho um software?

Já li o livro do Sommerville e do Pressmann inteiros e só serviram para me mostrar a como não fazer as coisas. Processos burocráticos e pesados demais. Esses livros são muito bonitos para professor universitário que ensina engenharia de software mas que não programa porcaria nenhuma, e mais bonitos ainda para alunos inexperientes que decoram tudo ali pra fazer provinha mas que nunca viram código real na vida.

Requisitos não são produtos de um software, mas sim a base do mesmo. Você tem requisitos, ou seja, tem mais ou menos definido o que o seu programa deve fazer (porque é impossível saber isso perfeitamente em 100% dos casos) e em cima disso modela uma solução em termos de código. O “artefato” mais importante do seu processo é o CÓDIGO. É com ele que você tem que se preocupar, não com uma lista enorme de requisitos e documentos burrocráticos.
Análise eu posso fazer com papel e caneta, encontrar uma solução, escrever testes que verifiquem a solução e depois codificar algo que passe nos testes. Com isso tenho análise, modelagem, requisitos e documentação através dos testes. Se eu quiser agora jogar o papel onde modelei fora ou então scannear aquilo e enfiar em um wiki, eu posso.

L

Meu amigo Marcio Duran… coloque uma coisa na sua cabeça confusa…
software != requisito
software = codigo
e o codigo atende os requisitos…

A

Eu adoraria saber quais são os requisitos dos programas/softwares que eu desenvolvo aqui, mas infelizmente eu não sei, e na verdade ninguém sabe, mas isso não impede de eu fazer o que eu não sei o que tem feito… :shock:

M

“O que esta mais proximo de sistemas especialista , o código ou o requisito”, caso você não tenha conhecimento do assunto http://www.din.uem.br/ia/especialistas/elementos.html, “você sitou alguma coisa sobre análise sintática !!!” :lol:, "você quer explicar como funciona o site de busca do http://www.yahoo.com

“Fica avontade Dr.maquiavelbona”, [b] ou você tem outra historia da Tia Maricota pra nos contar.

[/b]Novamente, “Software não é Código é Requisito”

P

Repito a piada do Borat:

“É humanitário que vocês, do GUJ - permitam pessoas como Márcio Duran se sentar a mesa com vocês.”

Márcio, pelo amor de deus. Ou você é MUITO burro ou você é muito, mas MUITO pseudo-intelectual (no fim, ambas são derivadas).

Velho, software é o código fonte, mas se você quer ter algo funcional e aproveitado, tem que seguir os requisitos. Que parte disso não entendeu, doente? Software é código que PODE OU NÃO atender requisitos de uma forma satisfatória.

Cara, esse tópico sim que deveria ser trancado. E os tópicos do Duran deveriam passar por pré-aprovação. Vejam só a lista de tópicos dele, vê em quantos ele fala algo coerente.

A

e o pior é que tem gente que gostaria de ter o Marcio Duran como moderador…

P
Considerando-se que:

1 - O título do tópico não faz sentido;

2 - O texto do tópico não faz sentido;

3 - O autor do tópico é (complete como quiser)

Então:
Por que dedicar tanta atenção, visitas, respostas, e produzir tanta poluição no forum, alem de gerar trabalho desnecessário para os moderadores?
Não seria melhor simplesmente ignorar este e outros tópicos semelhantes?
Me parece que o estímulo à criação destas aberrações é diretamente proporcional à atenção obtida…

L

esse Marcio Duran deve comer alguns cogumelos alucinogenos no no cafe da manha e no almoço…

A

Sergio Figueras:
Repito a piada do Borat:

“É humanitário que vocês, do GUJ - permitam pessoas como Márcio Duran se sentar a mesa com vocês.”

Márcio, pelo amor de deus. Ou você é MUITO burro ou você é muito, mas MUITO pseudo-intelectual (no fim, ambas são derivadas).

Velho, software é o código fonte, mas se você quer ter algo funcional e aproveitado, tem que seguir os requisitos. Que parte disso não entendeu, doente? Software é código que PODE OU NÃO atender requisitos de uma forma satisfatória.

Cara, esse tópico sim que deveria ser trancado. E os tópicos do Duran deveriam passar por pré-aprovação. Vejam só a lista de tópicos dele, vê em quantos ele fala algo coerente.

ahh lembrei quem disse q keria o Marcio Duran como moderador…
foi voce !

prova do crime…
http://www.guj.com.br/posts/list/57/96233.java

logo abaixo o pintofree tb disse q gostaria dele como Moderador…

eh… vcs tb votam em branco nas eleições? ou no Lulalá ?
(ok sem assuntos OFF, apesar do topico jah ser OFF…)

V

Poxa esse marcio duran só fala besteira u.u

man você consegue falar mais besteira que a minha professora de APS falava na faculdade :lol:

Mais é bom que exista gente como o marcio, assim sobram mais vagas para pessoas que conhecem de verdade…

eu não sou muito experiente mais poxa… nuncavi alguem falar tanta besteira…

Todo software tem requisitos, porém o requisito não é um software :stuck_out_tongue:

é que você deve fazer os requisitos em assembler por isso compila :twisted:

ops…assembler nao faz requisito…assembler faz software :lol:

champz continua deste geito que você vai longe 8)

M

André Fonseca:
Eu adoraria saber quais são os requisitos dos programas/softwares que eu desenvolvo aqui

O seu cliente é o programa ?

Ninguem, sabe a tecnologia que usa, você esta dizendo requisito dos programas ? Programa gera requisitos ?, ou clientes geram requisitos !!!, você desenvolve software para pessoas, ou para programas ?

Você passa instrução para o código ou o código para você, quem ai esta pensando no que faz ?

P

Alguém tranca isso, peloamordedeus.

J

Está bem, pessoal. Vocês me convenceram: vou pegar aquela papelada gerada pelo analista chamada “documento de requisitos” e tentar fazer aquilo rodar dentro no computador (não sei como… estou pensando em jogar o documento dentro do gabinete folha por folha através da entrada usb…).

Depois aviso para vocês o que aconteceu e fechamos esse tópico com uma conclusão empírica. :wink: :roll:

N

Depois do projeto todo, se eu tocar toda a minha “papelada de requisitos” fora eu não tenho mais software. Só tenho um programa que funciona e faz tudo o que eu quero. Ohhhhh Droga!!

A

nbluis:
Depois do projeto todo, se eu tocar toda a minha “papelada de requisitos” fora eu não tenho mais software. Só tenho um programa que funciona e faz tudo o que eu quero. Ohhhhh Droga!!

Se isso fosse verdade… voce poderia fazer o “Duhh” do Homer… kkkkkkkkk

N

Aliás.

Eu tenho todos os requisitos do meu OS, eclipse, firefox aqui no meu HD.
Afinal, sem eles os executáveis não são nada além de código.

Agora sim… “Duhh”…

A

Não o meu cliente é o cara que supostamente criaria os requisitos do programa, como ele não sabe o que tem que ser feito eu também não sei!! isso quer dizer que eu posso fazer qualquer coisa que depois eu vou ter que alterar de novo porque não tem nada que diga que o que eu fiz é o correto!!

Tecnologia utilizada não tem relação direta com os requisitos do programa. Clientes geram requisitos e eu desenvolvo para pessoas

Sou eu que passo instruções para o software

:cry:

J

Mas sério, isso aqui resume toda a questão do tópico:

luistiagos:
software != requisito
software = codigo
e o codigo atende os requisitos…

A

Jeanioz:
Mas sério, isso aqui resume toda a questão do tópico:

luistiagos:
software != requisito
software = codigo
e o codigo deveria os requisitos…

Só acrescento o deveria :cry: :roll:

M

:arrow: Software é um contexto mais amplo, que é desenvolvido por base em requisitos. Exemplo você aplica metodologia o ágil embasado pelo os o requisitos sistemicos a ser implementado assim promovendo cenários proximo do desejado à corporação.É Fato que os aplicativos estão migrando tudo pra WEB, sendo controlados por Frameworks.

:idea:“Frameworks, não é código é uma abstração”

L

então meu caro Marcio Duran pq vc pega a papelada de especificação abre seu gabinete abre seu HD entrouxa tudo ela dentro do disco… e depois tenta compila ela para virar um software?

R

Por base significa que é? Uma casa é material de construção ou mesmo a necessidade de alguém morar? Software tem os requisitos como principio, ou seja, para existir um software deve existir uma necessidade que pode ser traduzida em requisitos (requisito=condição para existência de algo), mas isso não significa que o software é o próprio requisito, assim como uma casa não é o próprio material de contrução, ou mesmo a necessidade de alguém morar nela. Tente encarar o requisito como a necessidade ou condição de algo existir, mas não como a coisa em si!

P

Márcio, se você é idiota o suficiente pra continuar pensando essa besteira - guarde-as pra você. Cara, eu não consigo entneder como você ainda não entendeu isso. É impossivel entender cara.

J

É baseado em requisitos, mas não é os requisitos.

O desenvolvedor, com base nos requisitos, vai desenvolver uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas. Essa sequência é chamada software e essa sequência de instruções cumprirá os requisitos (mas, de novo, não são os requisitos em si).

As instruções são código de baixo nível e os requisitos, linguagem natural de alto nível.

R

cassio:

Baboseira acadêmica é fogo…

Sem comentários…

Você não tem noção do que é software, e nem soube ler o que escrevi. Executável é uma parte fundamental de um software sim. Se você criar um programa sem levantamento de requisitios e nem documentação (como você faz), sim vc tem um um “software”… Mas é um programinha que só você entende (por enquanto) e pode dar manutenção.

Bom trabalho…

E

Ok Marcio, ok…software não é código, é requisito…feliz? Ipi ipi uhaaaaaaaaaaaaa!!! Vamos abrir uma champagne e comemorar !

P

Sergio, calma cara. Você já ofendeu o Marcio algumas vezes nesta thread, respeite a opinião dele também. Cada um pensa como é lhe ensinado, que eu saiba (de thread anteriores) o marcio é algo como Engenheiro de Requisitos, está no direito dele pregar que software não existe sem requisito, tudo bem, se ele pensa assim, que seja feliz assim.

J

Ah, entendi. É uma questão cultural da tribo dos requisitos. :roll:

Cada povo tem sua visão de espiritualidade computacional e sentido da vida de um software. E todas essas crenças devem ser respeitadas!

[size=1]Informática está virando uma ciência humana…[/size]

V

Das duas umas…
ou o marcio faz parte da tribo dos ignorantes pseudo-intelectuais :lol:

ou ele faz parte da tribo dos fakes que enchem o saco com threads inuteis no forum 8)

C

A questao da executao que falaram é importante. Diferencia software de codigo e requisito.

Dado uma instrucao (codigo)
Para executar a tarefa desejada (requisito)
Tenho um processo em execucao (software)

O software tem bug quando o codigo nao cumpre o requisito. Nao ha bug em requisito!

O codigo é a forma como nos expressamos. Codigo tb nao possui o bug. E a forma como geralmente o introduzimos. O bug pode simplesmente “estar no ambiente” (Um programa multithread por exemplo pode entrar em deadlock mesmo que nao haja erros de codigo).

P

O que vai representar o software não é o código, o software representa o sistema e esse pode estar em forma de outra representação por exemplo: workflows ou anotações baseado em UML, o requisito é a primeira evidência que vai dar vida ao software, que vem antes dessa representações, código não é modelo de nada, é simplesmente o aplicativo rodando no cliente, ele não produz inteligência ele trabalha pela a inteligência e o planejamento.
Não é o código que programa, ele é doutrinado pelas normas de suas especificações e você que a faz a entende-las, esse é um processo antes, que é de entendimento ao escopo desejado.

Então, Novamente “Software não é Código é Requisito”

Um software é um código que atende aos requisitos.

Tente ter um software feito de qualquer outra coisa que não código (Delphi não vale) e veja se isso atende aos requisitos.

C

peczenyj:
IT’S MAGIC!
WE DON’T HAVE TO EXPLAIN IT!

É mais ou menos isso mesmo. :lol:

S

luistiagos:

Você não desenvolve pelo código mas sim pelo o requistito e a especificação que é lhe passada, fuga disso e você não tem software algum

mas que pensamento mais arcaico tipico de fabrica de softwares onde entra requisitos e sai gambiarras…
meu amigo existem 2 tipos de requisitos: funcionais e não funcionais… os requisitos não funcionais não tem em documentações pelomenos alguem de sa conciencia não deveria colocar… ou seja vc desenvolve pelo codigo sim… e nele desenvolve algoritimos que serão soluções para problemas que tem requisitos… os requisitos funcionais são especificados a vc porem os não funcionais é vc que especifica e faz… e vc que lida com as coisas atravez de codigo a diversas outras coisas a se considerar alem de requisitos qdo se projetar um software…

Isto não faz nenhum sentido. Requisitos, documentados ou não, existem. É a função da aplicação OBEDECER os requisitos. Qualquer aplicação que não obedeça a requisitos faz mais do que deve e portanto alguém pagou a mais por algo que não queria, ou pagou por algo que não existe no software.

Requisitos Não-funcionais são tão importantes quando os funcionais. Vc dá a impressão que os não funcionais saem do @#$@#$ durante o desenvolvimento. Não. Se é assim que vc faz vc está fazendo @#$@#$.

normalmente os software que são completados ( a maioria não é) e falham, falham porque não foram seguidos requisitos não funcionais. Muitas vezes porque eles sequer são especificados.

Como vc garante que o seu sistema tem disponibilidade de 99.99% se isso nao for especificado. Todos os seus sistemas têm disponibilidade 99.99% ? Aliás vc sabe o que significa disponibilidade de 99.99% ? …

Ainda existem pessoas que acham software é um monte de código… onde isto vai parar…

S

cmoscoso:
A questao da executao que falaram é importante. Diferencia software de codigo e requisito.

Dado uma instrucao (codigo)
Para executar a tarefa desejada (requisito)
Tenho um processo em execucao (software)

O software tem bug quando o codigo nao cumpre o requisito. Nao ha bug em requisito!

O codigo é a forma como nos expressamos. Codigo tb nao possui o bug. E a forma como geralmente o introduzimos. O bug pode simplesmente “estar no ambiente” (Um programa multithread por exemplo pode entrar em deadlock mesmo que nao haja erros de codigo).

public class Humano {}

Isto é código ?
Isto é executável ?
Isto é um programa ?
Isto é um requisito ?
Isto atende a um requisito ?

Se código é aquilo que é executável , então coisas escritas num arquivo .java não são código.
Se executável implica em uma ação então uma classe não é executável.

Ha uma falha em entender o conceito de “código executável” que é diferente de “código” que é diferente de “programa”
Aquele exemplo acima é código, mas ele não é executável e ele não é um programa.
O que é código executável é o código escrito no .class pelo compilador ( por isso que existem compiladores).
Um programa precisa ter um inicio e um fim.

L

Bem acho que ninguem tenque fazer um documento com requisitos pedindo isto a vc… é vc que tenque fazer um codigo decente especificando isto para o processador…

a menos que vc seja um monkeycode tipos de coisas como esta e outros requisitos não funcionais não precisam ser especificados…

J

Pessoal, notem que na Wikipedia tem três definições:

1º: Software, logiciel ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

2º: Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

3º: Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

A primeira definição agrada a tuma do “Software é código”
A terceira definição agrada a tuma do “Software é requisito”

Pronto, todo mundo está certo. Fim do tópico… :roll:

F

Depois de ler isso tudo de respostas, fico pensando:

Se software é requisitos…
requisitos quem determina é o cliente…nós apenas os levantamos com eles…
Então pq existem programadores??
O software já está com o cliente…

Se isso tiver correto, tenho que pensar urgente em mudar de profissão…

tsc tsc

A

Software é o que se xinga, Hardware é o que se chuta… fim da Thread 8)

S

luistiagos:

Como vc garante que o seu sistema tem disponibilidade de 99.99% se isso nao for especificado.

Bem acho que ninguem tenque fazer um documento com requisitos pedindo isto a vc… é vc que tenque fazer um codigo decente especificando isto para o processador…

a menos que vc seja um monkeycode tipos de coisas como esta e outros requisitos não funcionais não precisam ser especificados…

Pela sua resposta vc não sabe o que “!diponibilidade” significa. Então não vejo como vc pode argumentar que “disponibilidade” é ou não é um requisito necessário e é ou não é um requisito não-funcional.

“Disponibilidade” é um requitiso não-funcional que não se programa. Não ha codigo para isso. Não ha uma função que vc passa 99.99 e pronto. Vc tem que construir uma arquitetura um modelo e escolher tecnologias, hardware e até serviços de hosting compativeis com a disponibilidade. Se ela não for especificada pelo cliente vc chuta uma ? Vc sabe o custo que existe entre disponibilidade 99.00%, 99.90% e 99.99% ? Quem vai pagar esse custo ? O programador ?

Resumindo, vc não sabe do que está a falar. Não digo isto como critica ou para menosprezá-lo. Digo isto como fato para que vc se informe ( e todo aquele que ler isto e pensar como vc).

Depois que vc se informar vc retorna aqui e diz o que acha sobre não especificar requisitos não-funcionais. blz ? :wink:

L

eu entendi mal o comentario do cara… neste ponto vc esta certo…

mas ao certo este tipo de coisa a maioria do cliente sequer sabe… quem tenque levantar este tipo de requisitos somos nos… o cliente apenas “sabe” os requisitos funcionais… sendo que na maioria das vezes nem sequer isto ele sabe…

S

Fernando Generoso da Rosa:
Depois de ler isso tudo de respostas, fico pensando:

Se software é requisitos…
requisitos quem determina é o cliente…nós apenas os levantamos com eles…
Então pq existem programadores??
O software já está com o cliente…

Se isso tiver correto, tenho que pensar urgente em mudar de profissão…

Software existe na forma de codigo criado por programdores.
Programadores criaram o codigo com base em requisitos ( especificados ou não, isso é outra conversa)
Logo, o Software existe devido a requisitos.

Software é requisitos, mas não é apenas requisitos.
A falácia é que estão pensando que o código pode ser criado sem requisitos. Não pode. Isso é uma impossibilidade.
Código faz algo, tem um objetivo. O objetivo é cumprir o requisito.

O programa ( não o codigo) está com o cliente, o que não estão com o cliente é o código executável. Ou seja, ele tem o algoritmo
mas ele não o executa em um computador. Passar o algoritmo do cliente ao código que o computador executa é que significa desenvolver o Software. Programadores não criam software, eles criam código e desenvolvem software. O software já foi criado no momento que o algoritmo existe na cabeça do quem o criou.

Se não deu para entender pense assim : Turing não tinha computadores eletrônicos, os mecânicos eram primitivos e mesmo assim ele lançou as bases do que é um programa , o que é uma máquina, etc… O pessoal da criptografia usava máquinas como as que Turing usava para executar o seus algoritmos. Qual código eles escreviam ? eles tinham um software ?
Nos anos 60 com o computador electro-mecanico programas eram executados pelo computador. Qual era o codigo escrito pelo programador ( existia programador?) ? Existia Software ( aquilo que se xinga mas não se chuta ) ?

S

luistiagos:
eu entendi mal o comentario do cara… neste ponto vc esta certo…

mas ao certo este tipo de coisa a maioria do cliente sequer sabe… quem tenque levantar este tipo de requisitos somos nos… o cliente apenas “sabe” os requisitos funcionais… sendo que na maioria das vezes nem sequer isto ele sabe…

Então vc entende que tem que levantar o requisito e só depois vc pode decidir como implementar o programa. Logo, a implementação depende dos requisitos , funcionais ou não, e eles devem ser conhecidos ANTES de escrever o código. O codigo não é escrito e depois injetamos os requisitos não funcionais. Isso não funciona.

L

Em lugar algum eu mencionei que os requisitos devem ser levantados depois de codificado… qualquer tipo de requisito funcional ou não deve ser levantado antes de qualquer funcionalidade… requisito como o proprio nome ja diz é uma necessidade para resolver um problema e o codigo e feito para resolução de tal problema implementando nele as necessidades (requisitos)…

mas isto não torna a afirmação: software == requisitos verdadeira…
o certo seria software tem requisitos…

S

luistiagos:

O codigo não é escrito e depois injetamos os requisitos não funcionais. Isso não funciona.

Em lugar algum eu mencionei que os requisitos devem ser levantados depois de codificado… qualquer tipo de requisito funcional ou não deve ser levantado antes de qualquer funcionalidade… requisito como o proprio nome ja diz é uma necessidade para resolver um problema e o codigo e feito para resolução de tal problema implementando nele as necessidades (requisitos)…

Vc é a mesma pessoa que escreveu isto:

?

Então , requisitos não-funcionais devem, ou não devem, constar da lista de requisitos ?

E

primeiro dia:
E falou Marcio Duran após ler os requisitos do usuário haja sistema e houve sistema…
O Marcio Duran viu que o sistema era bom…
E falou Marcio Duran haja sistema de segurança que limite o acesso entre usuários e administrados,
e assim se fez.
E falou Marcio Duran haja banco de dados e distribuições linux de todas especie e forma, e assim se fez…
E falou Marcio e haja as consultorias para subjugar todas as especies criadas.[b]

haraaammmm achamos o culpado…

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

P

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Muito bom cara.

M

edpipole:
primeiro dia:
E falou Marcio Duran após ler os requisitos do usuário haja sistema e houve sistema…
O Marcio Duran viu que o sistema era bom…
E falou Marcio Duran haja sistema de segurança que limite o acesso entre usuários e administrados,
e assim se fez.
E falou Marcio Duran haja banco de dados e distribuições linux de todas especie e forma, e assim se fez…
E falou Marcio e haja as consultorias para subjugar todas as especies criadas.

haraaammmm achamos o culpado…

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

“A critica é livre para todos,e a contribuição é passa a ser a sua interpretação ao assunto”

Bom, edpipole deve ser uma aquelas espécies rara, que alguma consultoria o contratou…

Estamos em um momento onde muitas pessoas, que estão ocupando seus cargos e especialidades tem sérias dificuldades em entender ou compreender, o que fazem e ou mesmo ser um colaborador em um projeto,(observa eu não disse a palavra programador e coloquei como colaborador).

, isso vem a bater de frente com tudo isso pela sua falta de esclarecimento, onde esse vicio de programador digitador de sistemas, foi apresentado a você durante anos , muitos lhe fornecem todas as soluções mas não lhe dizem como fizeram. Então entra a questão sobre tudo que é antes é requisitado para termos direções necessária à compor esses contratos e interesses dos chamados stakeholders.

:arrow: “E ai, na sua empresa vem esse à ser o seu dia a dia”
“Vai codificando, amanhã eu ligo pro analista de teste, ou eu chamo na proxima semana o analista de sistema e por ai vai …girando…, quando tudo travar, agente diz que é culpa do speed ou da net virtua, e no dia seguinte todos estão demitidos”,

E ai não vai dizer o que eram os fatores criticos ? não houveram requisitos ? mas todos os requisitos foram atingidos, mas nunca se falaram neles… :shock:

Pensar em Software associando diretamente código como núcleo, é nunca ter entendido o que é Software e as razões para que foi desenvolvido.

R

Se for possível Márcio pode informar apartir de qual literatura você formulou esse teorema? Por que eu não achei nada ainda que podesse comprovar esse seu teorema (digo teorema pela sua insistência, pois acredito que tenha como provar).

ps. mas por favor coloque somente as fontes, nada de um monte de afirmações soutas e sem nexo, SE FOR POSSÍVEL.

M

rafaelglauber:

ps. mas por favor coloque somente as fontes, nada de um monte de afirmações soutas e sem nexo, SE FOR POSSÍVEL.

Você ainda acha isso possível? Se tivesse como basear isso sem o monte de coisas jogadas já o teria feito. Depois da resposta altamente educada do MarcioDuran ao meu post pedindo para ele ser coerente pelo menos uma vez, essa é a última vez que posto num tópico dele. Lidar com doido é pior do que lidar com criança.

Até!

M

maquiavelbona:

Você ainda acha isso possível? Se tivesse como basear isso sem o monte de coisas jogadas já o teria feito. Depois da resposta altamente educada do MarcioDuran ao meu post pedindo para ele ser coerente pelo menos uma vez, essa é a última vez que posto num tópico dele. Lidar com doido é pior do que lidar com criança.

Até!

Vamos lá então, então !!!

Segue uma leitura, que considero bem interessante.

Introdução à Engenharia de Software

Por
Ariadne M.B. Rizzoni Carvalho Ph.D Universidade de Reading, e livre Docente pela Unicamp
Thelma C.dos Santos Chiossi Mestre em Ciência da Computação pela USP, Ministra Curso na Unicamp

Na página 22, acho um conceito bem interessante que fala sobre Ecossistema de um inseto, em um conceito figurado, para ser mais didático possivel.

Boa leitura,
Por mim mesmo,
Colaborador
Marcio Costa Duran

Bacharel em Ciência da Computação pela Fasp
Engenheiro de Requisitos
Arquiteto de Informação
email:[email removido]

V
setMarcioDuranMode(true);

“A ideia de requisito é concebida dos medos de software de interpretação todos”

:idea: “Software não é Código é Requisito”[/i], a ideia da semana do “analista digitador de stakeholder"[i] é capaz de gerenciar a “gerencia gerenciada [b]do” gerenciamento[/i] gerencial. e que para tanto todavia o código é o "contrato necessário para” a interpretação da direção da prática dos requisitos [b]atendidos pelo codificador, de “analise de teste de contrato”. requisito não é programador “é teste” é necessária a critica do requisito para o "desenvolvimento do vicio do arquiteto.

:arrow: Software não é Código é Requisito[/i], porque o requisito é “software de requisito [i]de um programa” requisitado, isso vem a “bater de[/i] costas com tem” a testa da ilumiosidade esclarecida “onde o vicio do analista” programador interpreta codifica a questão do software “o codigo [i]stakeholder[/u] que” foi é apresentado analisadamente teste "para anos durante um requisito de razão" :shock: . Os contratos analistas “digitam programas para softwares” é, necessaria tomar a "direção [b]de código" para isso[/b] vem a bater de lado com "o teste, o ditador de software"s arquiteta a solução para teve “requisito que não dizem teste” como fizeram. “ou não”

Pensar em Software a razão do software "pensa como um [b]“programa de requisitos.” o pensamento do analista codifica o programa do[/b] software "da razão de teste.

:!: Software não é Código é Requisito Os cogumelos vermelhos analistas "são casa dos verdes duendes, do" requisitos em que o software lucy "in the sky with diamonds." a boa a [i]boa é cor de elefante codigo "cor de rosa.[/i] fumei[i] to doidao "requisito de código não é software "é cogumelo de gnomo. :!:

setMarcioDuranMode(false);
P

Dá pra notar que o Marcio Duran é ótimo em webdesign. Olhem o site : webfeatures.com.br , segue o padrão dos posts dele! rsrsrs

Ele só fala coisa infundada. Legal é a descrição dele que eu li por ai… Ele diz - Quem sou eu: Filósofo, matemático, inventor, arquiteto, músico, poeta, etc.

HSDHADHhsadhshdHDHAHDhasd…

Se alguém aqui ainda acha que ele fala algo embasado, pode entrar no PINEL junto com ele.

Esse tópico é tão non-sense que só serve pra sacanear mesmo.

A

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Site muito bem desenvolvido…

P

[quote=victorwss]setMarcioDuranMode(true);

“A ideia de requisito é concebida dos medos de software de interpretação todos”

:idea: “Software não é Código é Requisito”[/i], a ideia da semana do “analista digitador de stakeholder"[i] é capaz de gerenciar a “gerencia gerenciada [b]do” gerenciamento[/i] gerencial. e que para tanto todavia o código é o "contrato necessário para” a interpretação da direção da prática dos requisitos [b]atendidos pelo codificador, de “analise de teste de contrato”. requisito não é programador “é teste” é necessária a critica do requisito para o "desenvolvimento do vicio do arquiteto.

:arrow: Software não é Código é Requisito[/i], porque o requisito é “software de requisito [i]de um programa” requisitado, isso vem a “bater de[/i] costas com tem” a testa da ilumiosidade esclarecida “onde o vicio do analista” programador interpreta codifica a questão do software “o codigo [i]stakeholder[/u] que” foi é apresentado analisadamente teste "para anos durante um requisito de razão" :shock: . Os contratos analistas “digitam programas para softwares” é, necessaria tomar a "direção [b]de código" para isso[/b] vem a bater de lado com "o teste, o ditador de software"s arquiteta a solução para teve “requisito que não dizem teste” como fizeram. “ou não”

Pensar em Software a razão do software "pensa como um [b]“programa de requisitos.” o pensamento do analista codifica o programa do[/b] software "da razão de teste.

:!: Software não é Código é Requisito Os cogumelos vermelhos analistas "são casa dos verdes duendes, do" requisitos em que o software lucy "in the sky with diamonds." a boa a [i]boa é cor de elefante codigo "cor de rosa.[/i] fumei[i] to doidao "requisito de código não é software "é cogumelo de gnomo. :!:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

A galera do GUJ sabe sempre falar a verdade de um jeito um tanto quanto hilário. Parabéns pela criatividade.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

setDuranMode(true);

Ignorante é aquele :wink: :wink: :wink: que não lê Aristóteles. Porque quem não lê não sabe ler leitura assidua de livros e nem de periodicos.

E importante é ler, importante sim eu digo.
:!: :!: :!: :!: :!: :idea: :idea: :idea: :wink: :arrow:

setDuranMode(false);

Quem aqui, assim como eu - acha que o mr. Duran fez um curso de interpretação de textos e fala junto com o Mestre Yoda levanta a mão!!! :thumbup:

E

eu…

Oq vc eh Duran? Academico? Filosofo? Deixe esse seu modo de falar de lado e seja um pouco descontraido!

P

erickles:
eu…

Oq vc eh Duran? Academico? Filosofo? Deixe esse seu modo de falar de lado e seja um pouco escontraido!

Eu tenho a resposta pro que ele é na ponta da lingua, mas me abstenho do adjetivo e só digo outro bem mais leve: pseudo-intelectual.

Mas outra possibilidade é terem colocado computadores pessoais nos quartos dos doentes de algum hospital psiquiatrico.

Mas como ele vai deixar de ser assim agora? Ele teve aulas com o mestre Yoda. Agora não adianta mais - o resto da vida vai ser assim.

A
setMarcioDuranMode(true);

:idea: “Software não passa de uma casca de banana plantada em algodão”

:arrow: Rosas são vermelhas, violetas são azuis e minha bicicleta é amarela, porque Chuck Norris decidiu…

:!: O mundo é um requisito vivo, que preenche de harmonia os nossos corações cabisbaixos de pura adrenalina emotiva, nos tornando seres cada vez mais completos de requisitos complexos elevados ao expoente de uma nova nação estrangeira com orgulho de eleger a relatividade como a melhor das maneiras para colidir com a justiça aceita pela humanidade, por isso software é requisito. :!:

R

Bom, agora que o Marcio Duran colocou os dados e email dele, por favor, entrem em contato diretamente com ele para discutir coisas non-sense.

Mais uma vez, finalizamos esse topico, ate porque - mais uma vez - a discussao foi para o lado de ataques pessoais.

Rafael

Criado 15 de julho de 2008
Ultima resposta 17 de jul. de 2008
Respostas 102
Participantes 23