O que preciso saber para conseguir um estágio?

12 respostas
M

Bom Dia

Estou me dedicando mais ao estudo de Java, mas gostaria de saber o que é preciso para que eu consiga um estágio?

Eu estou aprendendo com o livro Java Como Programar 8, será que apenas lendo e entendendo esse livro eu posso conseguir uma oportunidade?

Outra dúvida: O que faz um estagiário em Java? Simplesmente acompanha o trabalho de outro profissional ou já mandam andar com as próprias pernas?

Obrigado pela atenção

12 Respostas

F

depende dá empresa que for trabalhar, tem empresa que exigem muitas coisas de um estagiário.

O básico na minha opinião seria: Orientação a objetos, UML, jpa preferencia hibernate, JEE, tomcat ou jBoss.

Agora aprender apenas com o livro, vc até consegue, mas vai demorar um pouco hein, a não ser que vc se dedique muito.

Abraços e boa sorte.

L

Oi,

Estar cursando na área seria o ideal para conseguir o estagio.

Tchauzin!

C

Se nao te deixarem andar com as proprias pernas entao pule fora xD

O objetivo do estagio é justamente esse. É claro, voce vai ter alguem para lhe acompanhar mas ele irá atribuir tarefas e SE voce nao conseguir voce pede uma ajuda.
Se voce souber o basico de OO e algum conhecimento na sintaxe da linguagem ja pode arrumar um estágio. Se pedirem muito mais que isso fuja que é roubada: é apenas um outro nome para trabalho escravo.

A

Dá uma lida nesse POST. Espero que te ajude como ajudou a outras pessoas.
Boa sorte.

M

lina:
Oi,

Estar cursando na área seria o ideal para conseguir o estagio.

Tchauzin!

Eu estou cursando Análise de Sistemas

Saber inglês faz alguma diferença pra conseguir um estágio ou só importa quando você já tem mais experiência?

C

Diria que iŕa fazer mais diferença PRA VOCE do que propriamente para conseguir estagio. A documentacao de tudo que é API é em ingles e saber é quase indispensavel. Pelo menos o basico, tipo conseguir ler um texto sem muitos problemas.

R

Lendo esse livro já é possível você encontrar encarar um estágio, lógico que quanto mais conhecimento tiver, maior a chance de você conseguir a vaga.

Eu li esse livro inteiro, aconselho-te a não dar muita atenção para os capítulos que fala sobre Applets, dê atenção para o capitulo de Estrutura de Repetição, Estrutura de Seleção, JSP, Servlets, JDBC

Quanto as tarefas de um estagiário, são tarefas simples, pequenas, menos complexas, coisas pequenas que ficam ocupando tempo de um desenvolvedor Sênior ou Pleno, com isso você deixa o pessoal mais experiente trabalhar no que realmente é necessário, e o estagiário por sua vez aprende sobre o sistema, regras de negócio a cada passo que vai desenvolvendo ou corrigindo problemas.

M

rsantik:
Lendo esse livro já é possível você encontrar encarar um estágio, lógico que quanto mais conhecimento tiver, maior a chance de você conseguir a vaga.

Eu li esse livro inteiro, aconselho-te a não dar muita atenção para os capítulos que fala sobre Applets, dê atenção para o capitulo de Estrutura de Repetição, Estrutura de Seleção, JSP, Servlets, JDBC

Quanto as tarefas de um estagiário, são tarefas simples, pequenas, menos complexas, coisas pequenas que ficam ocupando tempo de um desenvolvedor Sênior ou Pleno, com isso você deixa o pessoal mais experiente trabalhar no que realmente é necessário, e o estagiário por sua vez aprende sobre o sistema, regras de negócio a cada passo que vai desenvolvendo ou corrigindo problemas.

Você fez todos os exercícios?

Eu não sei se eu sou muito lerdo ou se isso toma mesmo tempo, mas procuro resolver só com as ferramentas que o livro me passa até cada exercício, o problema é que isso me toma um tempo muito grande, uma vez demorei 2 horas para fazer apenas 4 exercícios que eram mais de lógica do que fixação.

Estou deixando de lado os trechos que falam sobre GUI para estudar separadamente ao acabar o livro, pois não estou rendendo nessa parte tendo que mudar de foco e depois voltar aos assuntos que não são GUI. Será que fazer isso não vai atrapalhar?

C

Não acho que vá atrapalhar. Tambem fiz dessa forma. Na verdade quando chegou nos capitulos especificos de gui que sao mais pro final. Quando chegou neles voltei pra ler aquelas partes do final de cada capitulo.

R

Mendigo_do_Futuro:
rsantik:

Você fez todos os exercícios?

Eu não sei se eu sou muito lerdo ou se isso toma mesmo tempo, mas procuro resolver só com as ferramentas que o livro me passa até cada exercício, o problema é que isso me toma um tempo muito grande, uma vez demorei 2 horas para fazer apenas 4 exercícios que eram mais de lógica do que fixação.

Estou deixando de lado os trechos que falam sobre GUI para estudar separadamente ao acabar o livro, pois não estou rendendo nessa parte tendo que mudar de foco e depois voltar aos assuntos que não são GUI. Será que fazer isso não vai atrapalhar?

Então não fiz todos, mas fiz a maioria. Teve exercício que demorei 4 a 6 horas para fazer. Para entender cada rotina, e etc… Então se você está fazendo 2 horas para 4 exercícios, está ótimo. Continue assim, mas não fique preocupado em desenvolver em menos tempo, muitas vezes você faz um exercício em menos tempo e na realidade não é a melhor solução. Sempre procure pela melhor solução e sempre procure ter um código limpo.

Quanto ao GUI, acho que você deva entender como funciona as classe, os componentes e etc… mas dê atenção especial a JSP, Servlets e JDBC, isso é o foco do Java nos dias de hoje. Depois desse livro, aconselho você partir para um USE A CABEÇA JSP e SERVLETS… lendo os dois… pode se considerar um Junior.

D

arthurgon:
Dá uma lida nesse POST. Espero que te ajude como ajudou a outras pessoas.
Boa sorte.

http://javawora.blogspot.com/2010/08/caelum-um-salto-na-minha-vida.html

Eu li sua história cara, muito interessante por sinal, e uma lição de vida.

tanta gente desiste das coisas com 30 ~ 35 com medo de não ser aceito

você nao se deixou intimar foi lá e fez acontecer…

Parabens cara…

eu talvez vou ter que pular o estagio também e quebrar a cabeça…por que é dificil ganhar menos…as contas etc…

J

Eu acho que para conseguir um estagio, apenas ler e entender um livro, e pouco, muito pouco. Geralmente estagiários são pessoas que estão cursando os últimos periodes de uma faculdade de IT (Ciências da computacao, Analise de sistemas ou alguma engenharia e etc). Quanto a sua duvida se um estagiário somente acompanha um profissional ou já mandam andar com as próprias pernas; eu diria que sim, eles já esperam que vc ande com as próprias pernas. Porem, logicamente que na maioria dos casos, vc deve começar com problemas menos complicados.

[]`s

Criado 23 de janeiro de 2012
Ultima resposta 23 de jan. de 2012
Respostas 12
Participantes 8