O que usar com Spring Mvc para o front-end?

3 respostas
J

Pessoal, sempre que usei Spring usei JSP para o front end, mas não acho o desenvolvimento com JSP a coisa mais legal do mundo, então a pergunta é, existe alguma alternativa ao JSP para usar com o Spring? E outra dúvida, essa possível alternativa ao JSP é bem usada nas empresas atualmente?

3 Respostas

J

Spring MVC é um dos frameworks mais usados no mercado envolvendo Java. Na minha opinião o melhor para Java que encontrá de projetos sérios em produção. Para novos projetos tem se cogitado mais o Spring Boot.

Para o front-end, pelo que se tem usado atualmente: framework JavaScript AngularJs + framework de layout Bootstrap.

D

Você pode usar .xhtml, mas no meu conhecimento, da no mesmo, muda muito pouca coisa.

Como o javaflex disse, se você puder aprender AngularJs vale a pena, e o Bootstrap é muito fácil, não deixe de usá-lo.

Se seus projetos possuem um front-end simples, básico com botão, input, uma grid, nada de efeitos visuais, sem muito controle refinado da tela com ajax,jquery, então talvez vale a pena investir no JSF, o propósito do JSF é esse, tornar o desenvolvimento web mais simples principalmente no front, mas isso só vale mesmo a pena se suas telas forem simples.

A

Como o amigo Dbq_Batista disse, o JSF se integra legal com o Spring, e é muito usado nas empresas atualmente devido à alta produtividade.

Por outro lado, não aconselho usar JSF caso necessite de muitas customizações, caso seja necessário aconselho utilizar um framework action-based e não component-based como é o caso do JSF. Existem várias alternativas como por exemplo Velocity (parecido com JSP). No entanto, se vc optar por algo mais manual, cai de cara no HTML + CSS + jQuery e veja a coisa funcionando gradativamente :smile:

Criado 2 de janeiro de 2016
Ultima resposta 4 de jan. de 2016
Respostas 3
Participantes 4