Conheci este teste em uma aula sobre a Escola cognitiva.
Segundo as informações passadas na apresentaçào, se você vê a bailarina girando no sentido horário significa que trabalha mais o lado direito do cérebro (o lógico). Se você a vê girando no sentido anti-horário, utiliza mais o lado esquerdo do celebro (o criativo).
Não há nada comprovado, entretanto sobre este teste. Segundo divulgado neste blog, um “designer habilmente conseguiu produzir uma imagem relativamente complexa que não possui referências que mostre profundidade. O que está na frente ou atrás nessa animação é ambíguo”
Apesar se muitos insistirem em afirmar que a bailarina gira em apenas um sentido, é certo que é possível enxerga-la girando tanto no sentido horário como anti-horário. O teste não é uma pegadinha e a bailarina não troca de sentido. É interessante que varias pessoas estejam observando a imagem ao mesmo tempo.
Algum de vocês já conhecia este teste? Têm mais informações? Se possível, adicionem nos comentários do link abaixo em que sentido vocês enxergam…
Eu consigo mudar o sentido que eu percebo o movimento, alguem ai consegue fazer o mesmo?
vlw
D
douglaskd
é só fechar os olhos, começar a pensar nela girando ao contrario e voltar a olhar…
D
dio.msg
Já conhecia a figura da bailarina mas nao conhecia esta história de depende da parte do cerebro pra determnar qual sentido ela gira.
Ah eu consigo fazer ala girar de um lado e sem fechar os olhos ela gira de outro. É só treinar um pouco que dá pra fazer isso fácil fácil
A
adriano_si
eu só ví pra direita… olhei por uns 3 minutos e nada…
LÓGICA…
LÓGICA…
LÓGICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA…
[EDIT] - para a direita, leia-se sentido horário…
F
fernando.palma
Quam não viu o outro lado, veja nesse link aqui:
F
fredferrao
Consegui rodar para os dois lados, porém acho que não tem nada de cientifico(com relação aos lados do cerébro), é apenas a maneira como a imagem foi feita.
Olha este outro exemplo aqui, Moça ou Velha???
F
fernando.palma
Eu vejo uma moça…
F
fernando.palma
consegui enxergar a velha…de nariz grande
F
fredferrao
hehe eu tambem quase posto sem conseguir ver a bendita velha, até que vi.
A
adriano_si
Também ví as 2… porém ví primeiro a velha… depois que consegui enxergar a moça com o pescoço virado para o outro lado…
Que coisa…
R
Roger75
Acho que o que vale deve ser da primeira vez que você olha: eu vi ela indo no sentido horário…
J
josenaldo
Eu olhei por 3 minutos e a única coisa que eu vi foi ela parada.
Logo, ou não tõ usando parte nenhuma do cérebro, ou vocês que estão usando um “do bom”. srsrsr
Brincadeira. Sentido horário. Bate com com minha personalidade.
A
adriano_si
fernando.palma:
Quam não viu o outro lado, veja nesse link aqui:
Caraca… que bizarro… hoje que consegui ver o link… os pés da bailarina não deixam mentir… ela gira para os 2 lados…
Mas olhando a figura original, só consigo enxergar o sentido horário… heuehueh