O Valor das certificações Oracle

3 respostas
T

Olá pessoal,

Gostaria de levantar aqui um assunto um pouco polêmico, visto que tive algumas discussões e gostaria de saber a opinião dos senhores.

Ultimamente vejo em forums ou mesmo no trabalho pessoas dizendo que certifcações não são importantes ou que até mesmo podem prejudicar o CV do profissional, chega a ser um pouco estranho ao meu ver pois tenho 4 certifcações Java e só vejo pontos positivos principalmente no quesito conhecimento, visto que após o periodo de preparação o conhecimento adquirido realmente faz muita diferença no dia a dia.

Algumas pessoas dizem que o tempo/dinheiro gasto não vale a pena e que para pessoas com bastante experiência não faz diferença ter uma certificação.

Qual a opinião e vcs com relação as certificações mais avançadas como por ex (JPA, WS, EJB, Arquiteto), e qual a diferença que elas fazem para um profissional com bastante tempo de experiência no mercado.

Nos dias de hoje elas fazem a diferença na hora da contratação?

As pessoas que criticam certificação o fazem por não ter tirado e não ter opinião valida sobre o assunto?

Qual a opinião de vcs?

Abraços

3 Respostas

N

Oi @tioola. É complicado, porque há realmente opiniões divirgentes sobre o caso. A minha é que é válida sim, principalmente as duas primeiras (OCJA e OCJP), quando falamos do Java 8 (antes, poderia ir direto para a OCJP). Penso que no mínimo é visto como um diferencial (positivo) no seu CV.

Sobre as mais avançadas, eu diria que é importante ter parcimônia. Você estará dedicando bastante energia em uma única linguagem de programação e, possivelmente, em uma tecnologia/especificação (JPA, por exemplo). Nesse caso, é importante avaliar mercado, pensar o que quer para seu futuro profissional e afins.

Por fim, já conversei com quem pediu/perguntou sobre certificações e outros que não tocaram no assunto. Digo que experiência pesa mais que um certificado Java, todavia, considero um plus para seu CV.

Abraços.

M

Tem pessoas contra e a favor. Dependendo de quem na empresa avaliar seu currículo pode ter opinião diferente.

Aprendi muito estudando pra certificação e isso me abriu muitas portas. Também perdi uma oferta internacional justamente por não ter uma certificação. Network e empresas conhecidas não funciona bem quando você quer sair fora do país, mas lá fora muitas empresas utilizam certificações como um dos principais critérios. Sou regra ou exceção, depende muito.

I

Se tivermos falando em relacao a certificacoes oficiais de Java da Oracle, eu não vejo muito delas como vantajosos mais.
Ex: A certificacao de Business Component: EJB, EJB já era… ta sendo cada vez menos usado.
Certificaco de Web Services: a maior parte cai coisa sobre SOAP, hoje em dia é tudo REST.
Certificacao de JSF: também sendo substituidos por frameworks mais leves

As que vejo mais interessante são: Programmer 8, Web Component, um pouco da certificacao de JPA.
A de architect não sei opinar, não sei se o s requisitos que pedem nos testes estão atuais com o mercado atual.

Criado 16 de setembro de 2016
Ultima resposta 19 de set. de 2016
Respostas 3
Participantes 4