[OFF] "Fusão" Itau e Unibanco

30 respostas
R

Pessoal,

Só foi falado sobre isso ontem…hoje não vai ser pq tem as eleições americanas.

Um amigo meu que trabalha em banco (em nenhum destes 2) disse que na verdade o Itau comprou 66% das ações do Unibanco e que o termo “fusão” foi utilizado para não apavorar as bolsas.

O que acham disto? O que ouviram falar?

Peço gentileza não perder o foco no assunto para que o tópico não seja trancado.

ate mais…

30 Respostas

E

Desculpem minha ignorancia, mas isso geraria alguma vantagem para clientes Itaú ? (Como eu…)

W

Nao to nem ai, isso eh so mais dinheiro na mao de 6 duzia.
Eu so espero que nao mexam no meu dinheiro. :slight_smile:

//Daniel

P

Java, .Net, COBOL, etc., etc. …
Fusão ou compra, o fato é a área de TI de um dos bancos será absorvida pela do outro.
Provavelmente o Itaú absorve o Unibanco.
Como consequencia, em poucos meses, teremos centenas ou milhares de profissionais de TI desempregados.

R

Mas e o JAVA?
Por isso está no off-topic. :slight_smile:

Não sei os detalhes da transação (eles estão batendo o pé que é uma fusão), mas sei que isso vai botar uma pressão tremenda no Bradesco. Eles vão ter de crescer. Provavelmente comprando bancos menores, porque não ficou nenhum banco grande no mercado.

De qualquer maneira, vai ter muito projeto de integração pela frente. Só a consolidação dos data centers monstruosos do Unibanco e do Itaú vai levar anos. Imagina cada velharia que vão desenterrar daqueles mainframes…

M

Não só de Java vive o homem :wink: .

D

pinto:
Java, .Net, COBOL, etc., etc. …
Fusão ou compra, o fato é a área de TI de um dos bancos será absorvida pela do outro.
Provavelmente o Itaú absorve o Unibanco.
Como consequencia, em poucos meses, teremos centenas ou milhares de profissionais de TI desempregados.

Eu acho q leva bem mais q algum meses, provalmente alguns anos, vai aumentar a demanda no mercado para projetos de integração, simplismente não se dá pra descontinuar um sistema, uma das propostas inicias dos banco é integração dos caixas automaticos q na minha opinião pode gerar bastante vagas.

Alguns economistas apontam como sendo uma boa adquirir ações do bradesco, o banco vai ter q ganhar corpo uma possibilidade é que dele incorpore alguns bancos menores.

J

Eu sou cliente Itaú (e na verdade tenho alguns benefícios que não teria em outro banco por causa da empresa que trabalho), mas eu não vejo com bons olhos essa fusão. Isso acaba diminuindo a concorrência (menos 1 banco para concorrer) e com menos concorrência, poucos bancos no mercado, os “sobreviventes” vão dar as cartas do jogo sozinhos (aumentar juros, diminuir prazo de pagamento e assim vai).

M

Certeza?

O Unibanco mandou as contas dia desses e ele tava bem saudável. Ele com certeza não tem o mesmo tamanho do Itaú, mas eu não acho que a coisa tenha sido tão “carregada” assim não. Os bancos brasileiros aparentemente vão muito bem das pernas, parece que eles sentiram o cheiro do subprime ;D

D

Eu nunca achei q houvesse grande concorrência aqui mesmo, quem dá as cartas por aqui é a febraban.

B

Eu nunca achei q houvesse grande concorrência aqui mesmo, quem dá as cartas por aqui é a febraban.

Pior que o governo deixa a coisa correr praticamente solta. Raramente faz alguma intervenção!!!

Interesses++

D

O fato que existe uma panelinha(febraban) entre os bancos e ninguem assume isso! Td é feito em conjunto até a negociação do percentual de aumento nos dissidios para categoria dos bancarios.

P

Eu gostaria que fosse assim, mas não acredito.
O Itaú tem experiência em fusões, com processos já definidos para a conversão de bases de dados.
Mesmo agências, onde eles dizem que não haverá demissões, serão fechadas. Hoje, devido à concorrência, há agências do Itaú e Unibanco praticamente lado a lado, o que certamente não vai mais existir.
Esses caras não rasgam dinheiro.
É só lembrar o que acontreceu em Curitiba quando eles compraram o Banestado…

D

É verdade teve uma enxurrada de ex-funcionarios do banestado lah no hsbc. Mas pelo porte do unibanco esse processo vai exigir uma integração bem mais cuidadosa, vamos esperar pra ver.

E infelizmente o banestado foi doado ao itaú!

R

Sobre a compra do Itau pelo Unibanco, isso é normal. O Santander comprou o Banco Real com o mesmo saudavel e dando lucro alto. Bancos não são comprados apenas quando estão na “pindura” não.

ate mais…

M

"

R

Eu recebi hoje uma proposta para trabalhar no Unibanco.

Será que é uma boa entrar agora?

J

Concordo com nosso amigo.

Eh java ?

R

Existe diversos fóruns de JAVA aqui no GUJ…este onde estamos é off-topic. :wink:

ate mais…

T

Eh java ?

Cuidado cara, caso um dia a linguagem java seja descontinuada como você vai viver?

Aliás, Assuntos gerais (Off-topic) não é tão sugestivo assim.

F

vejam nesta matéria que no jc, segundo o presidente do itaú ressalta como objetivo:

outra afirmação que ele deu foi

me lembrei de Randy Pausch com sua famosa frase

se não foi por aí então passou bem perto!

M

Eh java ?

com tantos tópicos que geram flawars, tópicos inuteis, entre outros que nada contribuem, por que encher o saco por causa desse que tanto tem a ver com o mercado???

M

"

T

Um colega meu foi recentemente contratado pelo Unibanco. Não sei o que será feito dele.

A

Pelo que conheço das culturas das áreas de sistemas do Itaú e do Unibanco, é bem provável que o Itaú dê as cartas…

R

Pelo que conheço das culturas das áreas de sistemas do Itaú e do Unibanco, é bem provável que o Itaú dê as cartas…

Eu tenho certeza que o Itáu dará as cartas pelo fato de que não foi de fato uma fusão, mas uma “compra”. :wink:

ate mais…

K

Bom, para a área de TI essa fusão será boa, gerará inúmeros projetos de Integração, demanda de mão de obra para junção da inteligência de software e por aí vai. Isso a curto prazo, a tendência futura é enxugarem os custos, e os profissionais commodities serão reduzidos, não tem jeito.

Como trabalho com projetos de integração, estou vendo como oportunidade.

D

Olhando de fora, acho meio improvável afetar taaanto assim o mercado. Aliás, olhando de fora a impressão que dá é que os afetados são os profissionais de TI do Unibanco, principalmente.

Essa coisa de “fusão” pra mim não existe. Quando duas empresas vão se “fundir”, quase sempre uma é maior que a outra e, nesse caso, o Itau é maior. Tudo fica duplicado, cargos de diretoria, gerencia, chefia, etc.

Eu já vivi essa coisa da empresa onde eu estava ser “fundida” com outra maior. E foi uma tensão danada para os funcionários (eu era terceiro).

É complicado, serão meses chatos pra quem trabalha ali.

K

dreamspeaker:
Olhando de fora, acho meio improvável afetar taaanto assim o mercado. Aliás, olhando de fora a impressão que dá é que os afetados são os profissionais de TI do Unibanco, principalmente.

Essa coisa de “fusão” pra mim não existe. Quando duas empresas vão se “fundir”, quase sempre uma é maior que a outra e, nesse caso, o Itau é maior. Tudo fica duplicado, cargos de diretoria, gerencia, chefia, etc.

Eu já vivi essa coisa da empresa onde eu estava ser “fundida” com outra maior. E foi uma tensão danada para os funcionários (eu era terceiro).

É complicado, serão meses chatos pra quem trabalha ali.

Essa lógica nem sempre prevalesce, pois com a fusão do Santander com o Real, onde o segundo era menor, a maior parte dos cargos mantidos foi do Real, pelo simples fato da organização, cultura e competência.

A

Kenobi:

Essa lógica nem sempre prevalesce, pois com a fusão do Santander com o Real, onde o segundo era menor, a maior parte dos cargos mantidos foi do Real, pelo simples fato da organização, cultura e competência.

Mas é o Santander que dá as cartas: determina tecnologia, compra projetos estratégicos, define diretrizes e políticas, etc… :wink:

S

Esta sendo utilizado no sistema de compra de ações.

Caso não tenha percebido, este é um tópico OFF (Assuntos Gerais), o que significa que é fora do contexto proposto para o fórum.

Sendo assim, esse é um tópico totalmente válido para o local.

At.
Anderson

Criado 4 de novembro de 2008
Ultima resposta 4 de nov. de 2008
Respostas 30
Participantes 21