Gerando relatório contendo Gráfico no iReport

7 respostas
R

Caros(as)

Preciso de um tutorial de como gerar diretamente pelo iReport um relatório contendo gráfico em linha.
O projeto que precisa deste relatório foi criado utilizado e-gen e já existe neste um suporte a relatórios do iReport.

Estou estudando sobre JfreeChart, mas meu maior interesse é mesmo fazer tudo pelo iReport.

Agradeço imensamente a quem souber (e puder me ajudar, é claro) como posso contornar essa situação.

7 Respostas

G

Olá

Acho que estes dois links podem ser de ajuda para vc…

http://www.guj.com.br/posts/list/48465.java

pelo menos para um começo …

[]'s :wink:

R

Bem amigos,

Resolvi o problema abandonando a versão iReport utilizada na aplicação (1.2.5) e estou usando a versão 2.0.4. Assim consigo gerar o gráfico facilmente. Agora estou apenas resolvendo algumas incompatibilidades da aplicação com o seu novo iReport, mas não é nada de apavorar!

Obrigada a todos que dedicaram um tempinho lendo meu post! :wink:

R

Olha aqui eu de novo. :!:

Estou com um problema:

java.lang.ClassCastException: cannot assign instance of net.sf.jasperreports.engine.base.JRBaseTextField to field net.sf.jasperreports.engine.base.JRBaseLineBox.boxContainer of type net.sf.jasperreports.engine.JRBoxContainer in instance of net.sf.jasperreports.engine.base.JRBaseLineBox

Acredito que está faltando algum .jar no projeto, mas gostaria de saber se alguém já passou por isso :?: e se sabe o que mais pode causar esta exceção. :?:

Valeu

G

Olá,

não acredito que seja a falta de algum .jar…

este erro está parecendo ser algo de formação do relatório, talvez ele não esteja conseguindo converter um campo TextField em um valor que você está retornando do banco ou teria algum conflito de uma LineBox com este campo…

Tente apenas recompilar o relatório, se der erro neste momento provavelmente é isso que eu disse.

Flw

R

Você quase acertou! :wink:

Na verdade meu problema era no Eclipse, lá tinha .jar demais! :lol:

Mas já consegui solucionar!!!

Muito obrigada pela atenção!

G

Hum, q bom q conseguiu resolver.

Mas vale como idéia: teve uma empresa q eu trabalhei em que o cara construia o gráfico, se não me engane no JGraph, e gerava um JPG. Daí ele chamava esta figura dentro do relatório. Ele dizia q fazer relatórios no iReport era meio enjuado.

Bom, fica aih como dica pra vc gatinha.

Abração

R

hehehehe :lol:

O iReport e meio temperamental sim. Mas com carinho tudo se resolve!

Valeu pela dica! Não vou esquecer!!!

:wink:

Criado 11 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 19 de fev. de 2008
Respostas 7
Participantes 3