OpenERP - Melhor Escolha (Compiere, ADempiere ou OpenBravo)

18 respostas
R

Olá,

recentemente surgiu, na nossa empresa, a idéia de adotarmos um EPR que fosse opensource. Dentre os ERPs encontrados, o que aparentemente melhores são: Compiere, ADempiere e o OpenBravo.
Gostaria da opnião de alguém que já teve algum contato ou andou realizando alguma pesquisa semelhante sobre estes 3 ERPs, e em relação a adaptação deles à legislação Brasileira. Sei que o Compiere recebeu um financiamento da Finep, órgão do governo federal, então provavelmente deve estar bem adaptado. O ADempiere é o “filho” do Compiere, na versão brasileira, ele está no mesmo nível de adaptação do Compiere?
O OpenBravo é bem falado fora do Brasil, mas ainda não pesquisei muito sobre ele e não sei se possui uma versão adaptada ou como está adaptado.

Desde já agradeço a colaboração.

18 Respostas

F

Estes dias tambem estavamos atras de um ERP deste tipo.

E o FreedomERP? voces nao deram uma olhada? Estamos tentando com ele, mas o problema é a documentação ZERO do mesmo.

Acho que vou rever esses 2 piere novamente.

R

Eu já dei uma olhada no Freedom sim, mas não me convenceu muito… hehe
Aqui neste forum http://forum.kenos.com.br/viewforum.php?f=9 parece ter bastante informações sobre Compiere/Adempiere. Estou esperando a aprovação da minha conta para perguntar para o pessoal de lá qual seriam as diferenças entre ambos e qual eles recomendam. E depois também eu posto aqui o que eles me responderem.

F

rubone:
Eu já dei uma olhada no Freedom sim, mas não me convenceu muito… hehe
Aqui neste forum http://forum.kenos.com.br/viewforum.php?f=9 parece ter bastante informações sobre Compiere/Adempiere. Estou esperando a aprovação da minha conta para perguntar para o pessoal de lá qual seriam as diferenças entre ambos e qual eles recomendam. E depois também eu posto aqui o que eles me responderem.

Bom ele tem muita coisa, mas da um trabalho danado entender tudo e tals devido a falta total de doc.

Entao tava la no site do compierebrasil, ai quando tu vai em download ele fala assim:

Ainda vamos disponibizar o download da nossa versão do Compiere, mas indicamos o download do Adempiere que tem mais funcionalidades que o Compiere e é o projeto que estamos trabalhando agora. Acesse http://www.adempiere.com.br.
Se quiser fazer o download mesmo assim, preencha o formulário abaixo e clique em enviar para fazer download do arquivo.

Ai fiquei meio confuso hehe. Vou dar uma olhada neste forum que vc passou!

A

Uma vez eu li um artigo que comparava os ERPs Open Source.

O Open ERP ganhou em diversos queitos e, por isso, eu até gravei o bookmark do site…

A

Taz:

O Open ERP ganhou em diversos queitos e, por isso, eu até gravei o bookmark do site…

O estudo está aqui:

Parece ter sido um estudo independente e tem mais referências com comparações.

Continuem postando suas impressões…

C

Aqui na empresa, utilizam o Adempiere…agora que esta tudo instalado bunitinhu, num vi ninguem reclamar…

mas fui eu q instalei no server aki e posso dizer q o bixo é chato pra instalar/configurar…da um trampo do cacete e quase num tem resources…

R

Ae galera, dei uma pesquisadinha no Open ERP que o Taz sugeriu. No forum deles tem um cara que diz ter experiência já com o ADempiere e o OpenBravo.
http://openerp.com/forum/post27921.html?sid=c1a13704045dabf3660fbd7dd8ea0e38
Segundo ele o OpenERP é bem superior aos demais ERPs open source.
Porém há pouca coisa traduzida para o português e acredito que também pouca coisa, se não nada, adaptado à legislação brasileira.
De acordo com o que eu interpretei, do melhor ao pior estão:
1º OpenERP
2º ADempiere
3° OpenBravo (Não sei a razão, mas não foi muito bem falado)

Valeu pela colaboração galera

Continuem postando… =]

R

Ah… o OpenERP é em Python, já os outros 3 são java…

A

Taz:
Taz:

O estudo está aqui:

Parece ter sido um estudo independente e tem mais referências com comparações.

Continuem postando suas impressões…

O site informado tb aponta para este link.

G

cs.santos0:
Aqui na empresa, utilizam o Adempiere…agora que esta tudo instalado bunitinhu, num vi ninguem reclamar…

mas fui eu q instalei no server aki e posso dizer q o bixo é chato pra instalar/configurar…da um trampo do cacete e quase num tem resources…

Oi, consegiu instalar com os menus opções e todo o interface em Portugues?
Já instalei, apliquei o Language pack e não muda o UI para Portugues…

K

gpecurto:
cs.santos0:

Oi, consegiu instalar com os menus opções e todo o interface em Portugues?
Já instalei, apliquei o Language pack e não muda o UI para Portugues…

Não testei ainda, mas se seu Browser tiver em inglês, possivelmente não vai adiantar nada :slight_smile: Coloque nas preferências dele - PT.

C

Aqui na empresa usamos o Adempiere, ele é muito útil, tem muitas funcionalidades e já adaptamos muitas coisas nele, já que é em java. :slight_smile:

Fora que você não precisa criar tudo a mão, pois ele tem um dicionário de aplicação, é muito prático.

E no fórum da Kenos, vc sempre consegue ajuda

Estou trabalhando com ele a quase 2 meses e ja consigo desenvolver ^^

J

Bom Dia,

Trabalho no Ministério do Planejamento/Telebrás e estamos pesquisando ERPs Opensource.

avaliamos esses :
-Adempiere : acho que é o melhor , pois várias funcionalidades já estão tropicalizadas, inclusive a emissão de NFe. É em java , o desenvolvimento é realizado por dentro da própria aplicação.
-OpenERP: excelente usabilidade, mas com poucas funcionalidades tropicalizadas, quando comparado ao Adempiere
-ERP5: muito complicado para Instalar.

Estou avaliando também o SugarCRM.

T

Oi todos!
Eu acho que alguma da informação na web que compara “ERP Open” e “ADempiere” nao é do todo certa.

Por exemplo, de acordo com este link:

http://software-accounting.findthebest.com/compare/42-107/Adempiere-Accounting-Software-by-Adempiere-vs-OpenERP-Accounting-Software-by-OpenERP

ADempiere não tem:

Transações automatizadas
E-commerce
Gestão de Recursos Humanos (H / R)
Funcionalidade Multi Moeda
Funcionalidade de Ponto de Venda (POS)
Gestão de Portfólio
Supply Chain Management
Preparação de impostos
Warehouse Management

Vocês que já trabalharam ADempiere; qué acreditam?
Muito obrigado!

M

Olá pessoal,

Sou iniciante aqui no grupo e vi essa discussão que aconteceu há um bom tempo atrás.
Porém estou exatamente com as dúvidas semelhantes a que o pessoal colocou abaixo:

O ADempiere é realmente uma boa ferramenta e está adaptada a legislação Brasileira ?
Dou aula de processos em uma Faculdade e temos um ponto da disciplina onde avaliamos ERP com código aberto.
O OpenBravo sempre teve a melhor avaliação, mas estou com dúvidas, pois tenho lido sobre o ADempiere e parece que nas versões atuais atendem ao que precisamos na nossa legislação.

Alguém de algum ponto vulnerável quanto a legislação sobre esse ERP que poderia inviabilizar a implantação do mesmo em algum segmento ? Como Speds, tributos estaduais (ICMS), ST, etc ?

Também possuo cliente que teriam interesse em um ERP.

Obrigado

B

Recomendam algum em português?
Link… Agradeço.

G

Também tenho interesse, porem aparentemente foi abandonado no Brasil devido ao alto custo da manutenção em Java, exceto meia duzia de empresas que persistem nesta ferramenta opem !

M

Pessoal,

Estou bastante envolvido nesta área de ERP’s de código aberto pois trabalho em uma empresa que utilizou o Adempiere por 4 anos, e recentemente migramos para o iDempiere (nova versão, baseada em uma plataforma muito mais atualizada).

Sofremos muito no passado com o “amadorismo” dos projetos de localização (LBR), que tinham funcionalidades incompletas, e quase nenhuma empresa especializada que pudesse oferecer um suporte (pago) para quem estava usando o sistema. Em um determinado momento, quase desistimos de usar, até que por recomendação de um conhecido de faculdade, conhecemos o pessoal da devcoffee.com.br.

Foram super receptivos e profissionais, nos levaram para conhecer vários casos de sucesso e então fechamos um contrato de migração & suporte que temos até hoje. Nossa instalação hoje conta com mais de 50 usuários simultaneos, eu sou responsável por toda a parte de suporte dos servidores e aos usuários na parte funcional, e me arrisco com algumas coisas mais básicas em programação (Java), e o pessoal da devcoffee faz toda a parte “pesada” de atualização e desenvolvimentos.

Se alguem se interessar, me mandar mensagens inbox posso dar maiores informações.

[]s

Criado 15 de abril de 2009
Ultima resposta 23 de out. de 2015
Respostas 18
Participantes 13