ViniGodoy:
Acho que para um bom ambiente de trabalho para tão poucas pessoas, não é necessário uma sala de descanço, nem uma cozinha tão grandes.
O ambiente de trabalho é principalmente formado de pessoas.
Mas eu colocaria:
- Um local próximo a restaurantes decentes (ou um refeitório que preste). E vales refeição que permitam acessos a eles;
- Certificar-se que os chefes serão capacitados (a maior parte das pessoas que pede demissão aponta como razão uma má chefia);
- Certificar-se que sua burocracia não está sufocando a empresa;
- Ar-condicionado;
- Boa infra-estrutura física (mesas grandes, gaveteiro, computadores de qualidade, etc.)
- Boa infra-estrutura de rede (controle de versão, internet, etc.)
- Fácil acesso e estacionamento.
- Certificar-se que a galera está ganhando bem para sua função e que há perspectivas de carreira.
Esqueça as cervejas. É proibido por lei trabalhar alcoolizado, portanto, evite transtornos e dores de cabeça.
Também colocaria:
a) Um ambiente separado para a sala da chefia. Não só porque é chefe, mas ele precisa de privacidade;
b) Uma sala de reuniões, preferencialmente com a TV e um quadro branco. Como a empresa é pequena, a sala também pode ser pequena.
Lembre-se que acima de tudo o ambiente de trabalho deve gerar produtividade.
De nada adianta ser lindo e maravilhoso se seu orçamento ficar no vermelho.
Vini, valeu pelas opiniões.
Vou aproveitar este reply para esclarecer que não tenho investimento milionário… Talvez, por normalmente não se ver este tipo de preocupação, podem imaginar que estou “nadando” em dinheiro, ou me preocupando com coisas supérfulas e ou superficiais…
Mas pare e pense sobre o meu dilema. Preciso de gente. Gente motivada, e a dúvida é: Como despertar o interesse de pessoas para trabalhar em uma empresa nova?
Se o fator decisivo para a escolha for o salário, perco de longe… Mas é a minha realidade hoje. Fiz a minha política salarial baseado no que posso cumprir, não posso comprometer um projeto, e a oportunidade pela qual venho lutando, sendo irresponsável e prometendo o que não poderei cumprir.
A probabilidade de um candidato escolher a empresa com escritório na berrini, ou na paulista, ou a consultoria XYZ que paga R$ 50/h, em detrimento da minha empresa é muito grande. Mesmo que seja para reclamar depois das condições de trabalho na Consultoria…
Mas então, quem serão meus candidatos? Provavelmente, os que tem capacidade e por algum motivo não são reconhecidos no local onde estão. O Júnior, que resolve as buchas de pleno e que está 3 anos escutando do seu gerente que a hora dele está chegando… (mas nunca chega).
Portanto, quero fazer algo agradável, mas tudo dentro da simplicidade.
A casa alugada é em um bairro simples, não é nova, mas é espaçosa. Necessita de reparos, mas não vou poder reparar tudo agora, por isso a prioridade nas duas salas (area total de 28m2);
O detalhamento sobre a infra ficou implícito, mas claro que haverá ar-condicionado, acesso a internet, papel no banheiro, copos, água filtrada…
Para o controle de versão, ALM e Bug tracking provavelmente usarei o Jira com Git em um servidor local.
Estes são os desafios do empreendedorismo!
Abs,
Redriver