Cursos de Tecnologia (os que formam tecnólogos) são cursos superiores. A principal diferença entre um curso de Tecnologia e um Bacharelado é o tempo, pois o primeiro tende a ser de 1,5 a 2 anos mais rápido. Tem muita Uniesquina por aí querendo formar tecnólogos, mas vendo a grade logo nota-se o fundo sangue-suga da insituição.
O legal do curso de Tecnologia é que é um curso focado em um determinado assunto. Por exemplo: se você faz Análise de Sistemas, vai ver muuuuito sobre Análise, mas muito pouco (geralmente nada) sobre August Comte, Jean Jacques Rousseau e mais um monte de cidadão com nome parecido, ou seja, aquelas matérias que você se pergunta o motivo de estudá-las, já que elas tem pouco ou nada a ver com tecnologia. Eu sei que você vai ver muito cálculo, disso não tem como fugir. O meu curso, por exemplo, foca muito em Gestão e Padrões de Projeto, tem bastante Análise também, além de a gente passar praticamente 3 anos da faculdade programando.
Se você quer focar determinado assunto, eu recomendo um curso de Tecnologia. Mas, se você quer se aprofundar muito no funcionamento das coisas, entender tin-tin por tin-tin o funcionamento do Hardware, desde o menor C.I da placa-mãe, destrinchar bits e até mesmo desenvolver seu próprio Hardware, recomendaria um bacharelado. Não que um tecnólogo não saiba fazer isso mas, neste caso específico, o tecnólogo vai ter que ralar um pouco mais para aprender.
Quanto as Faculdades que oferecem cursos de Tecnologia, mais uma vez eu recomendo as públicas: FATEC, CEFET e UNCAMP (sim, a UNICAMP também tem!)
Quanto a fazer uma pós, Stricto ou Lato Sensu, sem problema também, pois vários fatecanos fazem. Conheço alguns que fazem no ITA e outros que fazem na UNICAMP. Não sei se a UFSCAR aceita, mas a USP aceita.
Espero ter ajudado em sua escolha. Flw.