Oracle fixa o preço do MySQL nas nuvens

33 respostas
G

Oracle pone el precio de MySQL por las nubes

Fonte: http://www.meneame.net/story/oracle-pone-precio-mysql-nubes

Obs: MySQL continua tendo uma versão Community, que continua gratuita ( por enquanto ). O que é noticiado é a assinatura anual que é exigida para as versões Standard, Enterprise e Cluster, que incluem suporte, funções mais avançadas e “software adicional” nas edições Enterprise e Cluster.

33 Respostas

K

É: todo mundo mete o ferro na hora de ver o preço.
Mas já viram a qualidade do serviço oferecido? Lhes digo: vale CADA centavo.
Só pra lembrar, a MySQL vivia de prestação deste tipo de serviço, a Sun continuou e a tendência com a Oracle é melhorar.

Já tive de lidar com os serviços da MySQL e lhes digo: marvilhoso. Os caras te ajudam em tudo o que podem e mais. Algo que chamou minha atenção: sabem em que idioma fui atendido diretamente da sede? Português.

A gente vê que o preço não é tão absurdo assim quando se põe do lado oposto (esqueçam que são clientes e pensem como consultores). 2000 por ANO, sendo um serviço 24x7 gente, não é tão caro assim. Eles otimizam suas consultas, monitoram seu BD, oferecem ferramentas, resumindo: da trabalho, tem custo, tem de cobrar mesmo.

G

Estão semelhantes aos preços que a EnterpriseDB cobra pelo PostgreSQL, que gira em torno de 3k por socket. Em ambos os casos isso é apenas o preço do suporte, e paga quem quer. Nada impede você de usar as versões community tanto do PostgreSQL quanto do MySQL, que não há suporte incluso.

As únicas diferenças entre ambos é que a versão comunity do MySQL é pelado, já o PostgreSQL possui todas as funcionalidades em ambas versões. Aliás o PostgreSQL vende apenas o suporte, e não versões diferentes.

Até então nada que possa parecer o fim do mundo.

S

Tem que tomar cuidado com esse tom alarmista com relação a tudo que a Oracle faz. Nem tudo é o fim do mundo e nem tudo é negativo.

Também concordo que esse passo da Oracle de agora não muda em praticamente nada.

E quem se incomoda com essa coisa de versões diferentes do MyQL Community e pago, tem que reclamar com a MySQL AB não com Sun ou Oracle; isso vem de bem antigamente.

K

O jeito é esperar e ver quanto vai custar a JVM com funções superiores a versão open, acabou o tempo de “graça” se é bom, tem que ser pago.

K

Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.

P

kicolobo:
Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.

++

G

Fonte: http://www.meneame.net/story/oracle-retira-motor-innodb-mysql-classic-edition-eng

G

Se é “vital” ou não não significa que não há diferença entre as versões.

Não entendi se teu “chilique” foi sobre meu post, já que eu fui o único que falei das diferenças entre as versões. Mas se tu ler bem meu post vai ver que eu falei ser aceitável tais diferenças, e que inclusive os preços da Oracle estão próximos ao que a EnterpriseDB cobra pelo suporte do MySQL. E que a diferença entre o que a MySQL AB e a EnterpriseDB faz é que no Pgsql não há uma versão community e outra Enterprise, são todos iguais, você compra apenas o suporte.

K

Se é “vital” ou não não significa que não há diferença entre as versões.

Não entendi se teu “chilique” foi sobre meu post, já que eu fui o único que falei das diferenças entre as versões. Mas se tu ler bem meu post vai ver que eu falei ser aceitável tais diferenças, e que inclusive os preços da Oracle estão próximos ao que a EnterpriseDB cobra pelo suporte do MySQL. E que a diferença entre o que a MySQL AB e a EnterpriseDB faz é que no Pgsql não há uma versão community e outra Enterprise, são todos iguais, você compra apenas o suporte.

Sensível garcia-jj,

não estava me referindo ao seu post especificamente, mas sim a uma postura que observo recorrentemente na comunidade open source. Sendo assim, amadureça um pouquinho e perceba que o universo não gira em torno do seu umbigo.

Beijo pra vc! :slight_smile:

K

Boa tarde,

Felizmente pra uns, infelizmente para outros, todos nós e não é diferente nas empresas, precisam gerar renda pra se manter. O fato da Oracle remover o INNO do Mysql community, é direito da empresa, acredito eu não ser de meu mérito julga-los por tal.

A versão community, de licença GPL, já não é das mais agradáveis de utilizar, não pelo SGDB. Mas pelo contrato imposto (GPL).

Existem outros SGDB, que dão as garantias, de funcionamento e indo além de licença. Para serem usados, para desenvolvimento de sistemas, de pequeno porte. Aos sistemas, de grande porte, não acredito que o valor imposto vai ser problema.

Algumas mudanças, quanto a custo, eram inevitaveis. Não é atoa, que a Oracle, conseguiu assimilar a SUN, e agora tem que fazer os produtos matidos por ela, gerem divisa afim de mater o portifolio. Aos desenvolvedores e clientes, como o conforto de um atendimento como, já mencionado.

A única coisa que me desapontou, é equipes de desenvolvimento, que usam GPL inserir componentes proprietários. E nos obrigarem enquanto desenvolvedores, “engolir” o GPL, sedo que os mesmos não são 100% livres.

[]s

M

2

2 again

Corrigindo o KaosBr, não retiraram o InnoDB da versão Community, mas da versão Classic, uma versão proprietária que era gratuita (gratuito <> livre).

Interessante que vejo muita gente que nem sabia que existia essa versão Classic agora ficar lamentando. A justificativa da Oracle foi procedente, essa versão mal vendia, porque ou era canibalizada pela versão Community, ou pela versão Enterprise. E agora a Oracle está tentando posicioná-la em um nicho específico.

Quem usa somente a versão Community, não vai sentir falta. Quem já paga suporte, também não vai sentir falta.

K

2

2 again

Corrigindo o KaosBr, não retiraram o InnoDB da versão Community, mas da versão Classic, uma versão proprietária que era gratuita (gratuito <> livre).

Interessante que vejo muita gente que nem sabia que existia essa versão Classic agora ficar lamentando. A justificativa da Oracle foi procedente, essa versão mal vendia, porque ou era canibalizada pela versão Community, ou pela versão Enterprise. E agora a Oracle está tentando posicioná-la em um nicho específico.

Quem usa somente a versão Community, não vai sentir falta. Quem já paga suporte, também não vai sentir falta.

Post encerrado e explicado, o porta da voz Oracle no GUJ MarcosAlex, guru futurologista e consultor já explicou tudo, eu não preciso mais ver outros comentários, dá-se por encerrado esta conversa, só de canja, MarcosAlex quanto vai custar a JVM Plus da Oracle?

K

Bom dia,

marcosalex:

Correção muito, bem vinda, para o trecho:

KaosBr:

Felizmente pra uns, infelizmente para outros, todos nós e não é diferente nas empresas, precisam gerar renda pra se manter. O fato da Oracle remover o INNO do Mysql community, é direito da empresa, acredito eu não ser de meu mérito julga-los por tal.

[]s

I

kicolobo:
Ai ai…

Concordo plenamente.

O pior mal (ao meu ver) que há em muitos dos membros de comunidades Open Source é que, além de usar e não contribuir em nada (documentação, código, etc - essa de evangelizador não vale), não estão dispostos a pagar e ficam “chateados” quando o responsável pelo software cobra pelo suporte / ferramentas adicionais.

Acordem! Open Source / Software livre é apenas um outro modelo de negócio, tão capistalista quanto, no qual você pode ter suporte pago ou não ter suporte se não quiser pagar, e é isso. Deixem de romancear e idealizar o software livre / open source.

Todos possuem contas para pagar. No fim das contas, tudo gira em torno de dinheiro.

A

inacio.ferrarini:
kicolobo:
Ai ai…

Concordo plenamente.

O pior mal (ao meu ver) que há em muitos dos membros de comunidades Open Source é que, além de usar e não contribuir em nada (documentação, código, etc - essa de evangelizador não vale), não estão dispostos a pagar e ficam “chateados” quando o responsável pelo software cobra pelo suporte / ferramentas adicionais.

Acordem! Open Source / Software livre é apenas um outro modelo de negócio, tão capistalista quanto, no qual você pode ter suporte pago ou não ter suporte se não quiser pagar, e é isso. Deixem de romancear e idealizar o software livre / open source.

Todos possuem contas para pagar. No fim das contas, tudo gira em torno de dinheiro.

Até!

Inácio Ferrarini
Oracle Certified Professional, Java Programmer 6

Cara… e que continue assim… O problema é que no início do crescimento do Open/Free, a comunidade parecia um monte de rebelde que estava lutando contra a tirania da Microsoft… Aí é fods… criou-se um bando de sonhador, querendo “USAR” Open e depois “VENDER” pra ganhar suas graninhas…

L

Quando li o título da notícia achei que era algo sobre MySQL para Cloud rs.

Cada um deve julgar o que é caro ou não pro negócio dele e avaliar se tem outras opções à altura caso não esteja contente.

[]s

I

adriano_si:
inacio.ferrarini:
kicolobo:
Ai ai…

Concordo plenamente.

Até!

Inácio Ferrarini
Oracle Certified Professional, Java Programmer 6

Cara… e que continue assim… O problema é que no início do crescimento do Open/Free, a comunidade parecia um monte de rebelde que estava lutando contra a tirania da Microsoft… Aí é fods… criou-se um bando de sonhador, querendo “USAR” Open e depois “VENDER” pra ganhar suas graninhas…

Certo! Independente de se é justo ou não, o próprio modelo GPL possibilita isso. Ou seja, ninguém foi pego desavisado. Desde o início se sabe que é permitido que empresas usem o software livre / open source para ganhar dinheiro.

A GPL faz poucas ressalvas, se nao me engano, que se você distribuir algo baseado em software livre, dê ao usuário final a possibilidade de modificar a versão dos artefatos baseados em SL (uso de bibliotecas dinâmicas, etc) ou distribua o fonte junto. Outras licenças (BSD, MIT, etc) são ainda mais leves nesse ponto.

“Tirania”? Bom … é uma empresa querendo ganhar dinheiro, nunca se discutiu a tirania da Cola-Cola ou da McDonalds … você é livre para comer lá ou não, você é livre para usar m$ ou não.

A Oracle virou o alvo da vez … (todos sabem que windows deixa a desejar e fim da história). Até quando vamos precisar endemonizar empresas?

Resumindo: Empresas usam Software Livre para ganhar dinheiro porque o próprio Software livre permite isso.

K

O real problema pra mim é a galera pré-adolescente que confunde open source com filantropia.

W

To vendo num futuro proximo, tudo mundo colocando o rotulo de “evil” na Oracle igual fazem com a Microsoft hehehe
Mas enfim, quanto que falaram que custa? 2000 por ano?? Pra uma empresa isso nao eh nada, pra ter suporte e etc etc etc etc.

//Daniel

I

2

M

inacio.ferrarini:

Resumindo: Empresas usam Software Livre para ganhar dinheiro porque o próprio Software livre permite isso.

Software livre não dá dinheiro. Daonde tirou essa besteira?

A versão comercial do MySQL não é GPL.

I

mochuara:
inacio.ferrarini:

Software livre não dá dinheiro? Consultorias linux vivem de que? Red Hat vive de que? Richard Stallman vive de que? Luz do sol?
Pode não viver do software diretamente, mas, ainda assim, utiliza software livre para fazer dinheiro, queira você ou não.

M

inacio.ferrarini:
mochuara:
inacio.ferrarini:

Software livre não dá dinheiro? Consultorias linux vivem de que? Red Hat vive de que? Richard Stallman vive de que? Luz do sol?
Pode não viver do software diretamente, mas, ainda assim, utiliza software livre para fazer dinheiro, queira você ou não.

Grandes corporações tem escala para ganhar dinheiro, seja com software livre ou não. A Oracle e Red Hat por exemplo ganham dinheiro vendendo licencas proprietárias para empresas que não querem se submeter a GPL. Richard Stallman é um velho hippie, vc fala como se fosse um magnata do da nossa industria. rsrs

Não existe modelo de negócio baseado em software livre/opensource.

S

Quer dizer que o Red Hat agora é proprietário? :roll:

M

…está melhor assim

M

só para conhecimento.

danar

Significado de Danar

v.t. Causar dano a.
Estragar, deteriorar, adulterar.
Perverter, corromper.
Enfurecer, encolerizar, irritar.
Transmitir a hidrofobia a.
V.i. Contrair a hidrofobia.
V.pr. Enfurecer-se; irritar-se; sofrer grave prejuízo; ter fim violento, morrer: Fulano danou-se; o negócio danou-se; que se dane!
Sair ou partir impetuosamente: danou-se atrás do trem.

não é palavrão
mas como vc pediu para eu editar, está ai

L

MatHeuZ:
isso mesmo eu também quero que se dane!!!
eu aprendi até agora em ferramenta gratuita, montei empresas com ferramenta gratuita.
evolui com ferramenta gratuita!!!
agora quem vem depois de mim que se dane!!!
eu quero mais é ganhar dinheiro é isso sim!!!
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
dane-se as comunidades né!!!
:frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning:

Lembre-se que isso aqui é um forum público e as regras são bem claras quanto ao uso de palavrões… por favor edite o conteúdo de seu post!

Obrigado!

M

3

Tá cheio de empresas que ganham dinheiro com SL, seja vendendo treinamentos, certificação, suporte ou personalização do código.

E tá cheio de gente repetindo o velho mantra “SL não dá dinheiro”, infinitas vezes até um dia se convencer.

M

K

3

Tá cheio de empresas que ganham dinheiro com SL, seja vendendo treinamentos, certificação, suporte ou personalização do código.

E tá cheio de gente repetindo o velho mantra “SL não dá dinheiro”, infinitas vezes até um dia se convencer.

Falou e disse, Amem… mestre…

R

corram para as montanhas

F

@Glassfish: Get the facts: #MySQL Licensing and Pricing http://bit.ly/9ghZGb >> Clearing the air / Removing the FUD.

K

3

Esse é um modelo de negócios válido, mas não significa que não há outros modelos, como sofware proprietário. Aliás, alguém já viu em qualquer outra indústria “produto” ser de graça ?

Simplesmente não há chocolate opensource, ou “free”.

Eu acho que existem muitos modelos de negócio e isso é capitalismo. Cada um concorre à sua maneira e ninguém é obrigado hoje a usar uma determinada tecnologia. Se usa, é pq lhe convém em resultado de negócios.

Criado 6 de novembro de 2010
Ultima resposta 10 de nov. de 2010
Respostas 33
Participantes 18