Boa tarde,
Felizmente pra uns, infelizmente para outros, todos nós e não é diferente nas empresas, precisam gerar renda pra se manter. O fato da Oracle remover o INNO do Mysql community, é direito da empresa, acredito eu não ser de meu mérito julga-los por tal.
A versão community, de licença GPL, já não é das mais agradáveis de utilizar, não pelo SGDB. Mas pelo contrato imposto (GPL).
Existem outros SGDB, que dão as garantias, de funcionamento e indo além de licença. Para serem usados, para desenvolvimento de sistemas, de pequeno porte. Aos sistemas, de grande porte, não acredito que o valor imposto vai ser problema.
Algumas mudanças, quanto a custo, eram inevitaveis. Não é atoa, que a Oracle, conseguiu assimilar a SUN, e agora tem que fazer os produtos matidos por ela, gerem divisa afim de mater o portifolio. Aos desenvolvedores e clientes, como o conforto de um atendimento como, já mencionado.
A única coisa que me desapontou, é equipes de desenvolvimento, que usam GPL inserir componentes proprietários. E nos obrigarem enquanto desenvolvedores, “engolir” o GPL, sedo que os mesmos não são 100% livres.
[]s