Oracle terá versão grátis e versão paga do Java

114 respostas
K

No site theregister há o detalhamento completo sobre como isto deverá ser feito, haverá a versão OpenJDK e a versão Premium http://www.theregister.co.uk/2010/11/06/oracle_dueling_jvms/ .

Aguardamos a análise do futurologista e porta voz da Oracle no GUJ MarcosAlex, felicidade para todos.

114 Respostas

P

acho que é natural haver uma JVM paga da Oracle. Aliás, algumas JVMs de outros fabricantes já tinham versões pagas. Bom é saber que continuaremos tendo uma boa JVM aberta.

B

Quais as diferenças das JVM’s pagas ? chegou a utilizar em algum projeto ou somente a da sun (free) ?

K

O JRockit sempre foi pago (por isto eu não entendo o alarde que tão fazendo com esta notícia).

Além do fato de termos agora elementos do JRockit na JVM padrão (o que eu acho excelente), o que muda pra nós?

No caso do JRockit, eu sei que tem algumas coisas muito legais, como por exemplo melhores ferramentas de monitoramento e, se não me engano, até a possibilidade de substituição de bibliotecas a quente, sem a necessidade de fechar a aplicação (eu queria muito isto na JVM convencional).

R

sem alardes…

K

Não há alarde, a Oracle tem outra visão e deve cobrar pelo seus produtos, estou aguardando a visão do MarcosAlex e quanto que vai custar o NetBeans pra saber a reserva certa pra poder comprá-lo assim que sair a versão paga com recursos Plus que a Oracle terá para nós.

J

Se for pra manter a versão free como está e criar uma paga com “muitos plus a mais adicionais”, ótimo!

Mas se for pra fazer como fizeram com o Mysql, arrancar recursos pra fazer a versão free… pô, sacanagem hein oracle!

A

Sacanagem nada, eles sabem é como fazer dinheiro.

Mas mantendo uma JVM aberta tá ótimo!

A

Sem querer fazer alardes, só espero que a JVM free não seja descontinuada…

E concordo com o josenaldo!

K

Perguntar umas coisas aqui: qual ganho a Oracle teria em descontinuar a JVM aberta? Despopularizar a plataforma na qual ela gastou alguns bilhões de dolares? Jogar fora a mão de obra quase gratuita que ela obtém com a versão open source? Queimar o próprio filme no mercado e ferrar com a plataforma na qual são baseados diversos (a maior parte) dos seus produtos?

Outra pergunta: qual o problema de existir uma implementação com mais recursos premium? Todos os recursos presentes nesta versão premium são de vital importância pra vocês? Ou passaram a ser de extrema importância só porque você de repente descobriu que existem?

E ai galerinha apocalíptica, não é hora de pensar com um pouco mais de frieza não?

M

O alarde se dá, pois a jvm de referência sempre foi de uso livre. Apesar de ser natural a Oracle cobrar por uma versão, dá margem para que no futuro a versão paga se transforme numa versão bem superior à open.

K

JRockit sempre foi superior à open, e a da IBM, também paga, idem. E ai? Qual o problema?

O mesmo a gente vê com os servidores de aplicação. Weblogic, BEA, etc tem muito mais recursos que o Tomcat. No entanto, ele continua ai firme e forte. Precisa de contra argumento melhor?

A versão de referência não necessáriamente precisa ser a melhor, e nem por isto ela afunda ou deixa de ser usada. Aliás, que BOM que existem as versões pagas e caras né? Porque somente assim tem competição e, consequentemente, algum avanço na versão de referência, não é mesmo?

S

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer. A Oracle já tinha uma versão paga antes mesmo de comprar a Sun.

O problema é que o tópico foi criado por um troll que não tem um post no GUJ que não seja flame.

K

Aliás, pensando melhor, é uma situação engraçada. As pessoas pagam por uma implementação JUSTAMENTE por ser superior à de referência e na qual se baseiam.

Logo, o que há demais nisto? É óbvio que as versões pagas são (e sempre foram) muito superiores às de referência, caso contrário, NINGUÉM COMPRA.

K

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer. A Oracle já tinha uma versão paga antes mesmo de comprar a Sun.

O problema é que o tópico foi criado por um troll que não tem um post no GUJ que não seja flame.

Ninguém está atacando nada aqui, é um debate de idéias, se não aceita a opinião dos outros, não participe.

S

Paulo Silveira:
acho que é natural haver uma JVM paga da Oracle. Aliás, algumas JVMs de outros fabricantes já tinham versões pagas. Bom é saber que continuaremos tendo uma boa JVM aberta.
.
Concordo plenamente com a tua idea, agora se a oracle meter features ruims na versão aberta de proposito, para obrigar que as empresas tenham que comprar a versão paga, ou se a oracle apenas ir actualizando a versão paga e deixar descontinuado a versão gratis,…???
da oracle eu espero tudo depois de ouvir a noticia do mysql sobre o inodb http://www.guj.com.br/posts/list/223685.java :frowning: :shock: :shock: :x :cry:

V

Sabe o que é mais engraçado? É ver as comunidades de outras tecnologias felizes com esta atitude da Oracle.
Pra estes eu digo: “O dia que estiver-mos na pior das situações, então estaremos iguais a vocês!”

Na minha opinião nenhum motivo pra alarde, isso é o que acontece hoje com a grande maioria das fornecedoras de tecnologias inclusive distribuições do linux.

B

Eu somente fiz a pergunta da utilidade da versão paga em relação a free em um mundo real, aplicações, vale a pena comprar a versão e porque?

E desde o primeiro post, está claro que a Oracle(que ja tinha a versão paga da JVM) iria continuar com essa linha, pois o intuito de QUALQUER empresa é ganhar dinheiro e sempre será !

I

Com certeza esta mudança terá impacto na comunidade em geral, não saberemos mensurar o tamanho do impacto mas provavelmente terá algum.
Para exemplificar oque estou falando uma das maiores empresas de software do Brasil, na qual eu ja trabalhei, adotou o java como plataforma para sua nova geração de software, deixando para trás o Delphi e escolhendo o java ao invés do dot Net. Um dos critérios para esta decisão é que o java é free, open source, e roda em qualquer plataforma.
Sempre fomos presenteados com a vm da sun, que sempre foi a mais confiável, e agora que começaremos a ter “diferenciação” entre as vms pagas e open source, talvez a visão dos nossos stake-holders mudem. O impacto pode ser imperceptivel, mas devem ter cabeças preocupadas pensando nas decisões tomadas no passado, se agora são as mais corretas.
Outra coisa que não me preocuparia muito é o MySQL, apesar de ser o grande concorrente do Oracle para empresas pequenas e médias, acredito que a Oracle não ponha restrições na versão da comunidade.
Ai migraremos para o postgre e afins que são tão bons quanto.

E

Existe os dois lados da coisa, tem empresa que acha que tudo o que é pago é mais confiável, então provavelmente podem deixar de adotar dotNet para ir para o Java por confiar na Oracle. Por outro lado pode perder em empresas que incentivam o SL, ou tem medo da JVM gratuita ficar inferior e ter que encarecer o projeto com a paga…
Sim, isso é óbvio, mas parece que já tem gente que esqueceu de algum lado :roll:

Sobre as JVM pagas, o que elas tem a mais?

L

E oq que é que mudou?

Já existiam versões pagas de JVM, além que a versão “grátis”, se é essa a preocupação, ainda vai ter algumas melhorias vindas da JRockit.
Esse modelo de versões pagas com add-ons existem pra muitos produtos open-source e nunca ninguém nem reclamou e nem foi obrigado a usar.

[]s

I

Opa, boa tarde.

Na verdade nada mudou ainda, mas a idéia de fazer dividir a principal vm do mercado em open/paga pode deixar alguns executivos com um pé atras.
Fica aquele pensamento: “oque vem depois”?
A visão do Java está muito ligada a imagem da Sun e sua JVM, esses “burburinhos” no mercado podem descartar o Java de alguns projetos, infelizmente é assim, trabalho com diversos clientes, e cada um tem uma visão diferente do futuro, e tem alguns que não querem gastar nem um real a mais com software, mesmo faturando 10 milhões por mês.
Mas se rodar legal na jvm open então tudo certo.

K

insonix:
Opa, boa tarde.

Na verdade nada mudou ainda, mas a idéia de fazer dividir a principal vm do mercado em open/paga pode deixar alguns executivos com um pé atras.
A visão do Java está muito ligada a imagem da Sun e sua JVM, esses “burburinhos” no mercado podem descartar o Java de alguns projetos, infelizmente é assim, trabalho com diversos clientes, e cada um tem uma visão diferente do futuro, e tem alguns que não querem gastar nem um real a mais com software, mesmo faturando 10 milhões por mês.

Mesmo na época da Sun havia uma JVM paga, a Java SE for Business. Agora, só porque é Oracle passou a ser perigoso?

Engraçado, nestas horas todo mundo se esquece do JIT da IBM, das JVMs da Azul, JRockit, etc.

O tiro no pé não vai ser dado pela Oracle (eu realmente concordo com tudo o que ela fez até agora), mas sim pelos programadores Java, que, em um dos momentos mais críticos da história da plataforma, ao invés de apoiar, só alimentam FUD e vão contra a empresa que, querendo ou não, está pagando seus salários indiretamente.

E

Acho que não há motivos para alarde.

J

O objetivo da oracle sempre foi monetizar o JAVA, e esse é somente mais uma atitude para se realizar isso.

Primeiramente se fragmenta o framework, com versão gratis e paga, investe o minimo na versão free, igual as versões
express, para clientes leves,

e ao mesmo tempo investe pesadamente na versão monetizada, para problemas médios, grandes e complexos. Com o tempo,
por causa de mais recursos, os clientes migram da verão gratis express, para a versão paga. É nesse estilo que a Oracle trabalha,
pois é uma empresa capitalista.

Essa decisão da oracle de monetizar o java pode fazer com que várias soluções não sejam feitas em java,
mas é um risco que a oracle escolheu para se ganhar dinheiro.

O lado bom nisso é que mais dinheiro circulará no meio Java, com mais investimentos,
e talvez, talvez, isso possa aumentar os salários.

M

insonix:
Opa, boa tarde.

Porque infelizmente? É isso que a Oracle quer mesmo, quem não quer gastar um real com software que vá procurar programadores opensource.

E

Mas se os custos do projeto vão aumentar, pq o salário aumentaria? Tomara que isso não aumente o uso de DotNet =/

E

mochuara:

Porque infelizmente? É isso que a Oracle quer mesmo, quem não quer gastar um real com software que vá procurar programadores opensource.

Software Gratuito != Software Livre(vide a Red Hat) e principalmente, programadores livres não comem ar, se eles colaboram com softwares de graça é pq é util a eles.

L

A oracle decidir trabalhar desta forma infelizmente não é um bom negócio para nós.

Geralmente as empresas que adotam essa postura de ter uma versão free e outra paga de seus softwares, usam a versão free como cobaia para testes, alem de não dar nenhum suporte e não se responsabilizar por eventuais bugs, alias, bugs estes que demoram uma eternidade para serem resolvidos na versão free.

Por isso eu vejo essa opção da Oracle como uma perda pro Java. Sempre tivemos uma excelente JVM que sempre foi free. Tudo bem que existam outras JVMs pagas, mas a da Sun sempre foi free e sempre atendeu de maneira excelente a comunidade. Agora já não estará mais garantido que a JVM free será excelente.

E Tudo bem que a Oracle precise fazer isso pra rentabilizar o Java, e portanto é preciso respeitar a decisão deles, porém, acho que não dá pra tapar o sol com a peneira e falar que está tudo bem, que nada mudou e que não precisa fazer alarde. Isso muda as coisas sim! Agora provavelmente se quisermos uma JVM confiável pra ir pra PROD teremos que pagar.

M

elias_era:
mochuara:

Software Gratuito != Software Livre(vide a Red Hat) e principalmente, programadores livres não comem ar, se eles colaboram com softwares de graça é pq é util a eles.

Alguma coisa tem que ser feita agora que a mamata acabou.

M

lavh:
A oracle decidir trabalhar desta forma infelizmente não é um bom negócio para nós.

Geralmente as empresas que adotam essa postura de ter uma versão free e outra paga de seus softwares, usam a versão free como cobaia para testes, alem de não dar nenhum suporte e não se responsabilizar por eventuais bugs, alias, bugs estes que demoram uma eternidade para serem resolvidos na versão free.

Por isso eu vejo essa opção da Oracle como uma perda pro Java. Sempre tivemos uma excelente JVM que sempre foi free. Tudo bem que existam outras JVMs pagas, mas a da Sun sempre foi free e sempre atendeu de maneira excelente a comunidade. Agora já não estará mais garantido que a JVM free será excelente.

E Tudo bem que a Oracle precise fazer isso pra rentabilizar o Java, e portanto é preciso respeitar a decisão deles, porém, acho que não dá pra tapar o sol com a peneira e falar que está tudo bem, que nada mudou e que não precisa fazer alarde. Isso muda as coisas sim! Agora provavelmente se quisermos uma JVM confiável pra ir pra PROD teremos que pagar.

Sem dúvida, Java vai perder um monte de “cliente” de versão grátis. Vai todo mundo voltar pra Delphi. rs

Quer excelencia? Pague. A verdadeira comunidade Java, não os sugadores opensource de plantão, agradece.

L

mochuara:
lavh:

Sem dúvida, Java vai perder um monte de “cliente” de versão grátis. Vai todo mundo voltar pra Delphi. rs

Quer excelencia? Pague. A verdadeira comunidade Java, não os sugadores opensource de plantão, agradece.

Cara, não estou questionando o direito lícito da Oracle de cobrar pelo Java, nem tão pouco querendo discutir se é justo ou não cobrar. Só quis enfatizar que diferente do que estão dizendo por aqui, essa escolha da Oracle muda bastante as coisas, pois antes tinhamos uma JVM excelente de graça, e agora provavelmente a versão excelente não será mais de graça.

PS: Você não sabe responder em um forum sem querer ser ironico(=Palhaço)? Toda vez que vc responde uma mensagem vc vem com ignorância e debochando das mensagens dos outros. Essa postura é ridicula e só mostra o que você é, que não se garante então tem que ficar trollando em foruns.

PS2: Desculpe moderadores, sei que me excedi, e como vocês podem ver pelo meu histórico, isso não faz parte do meu comportamento, mas é que to de saco cheio das respostas deste cara.

M

A Oracle está certa em atender melhor seus clientes e ao mesmo tempo disponibilizar uma alternativa gratuita. Esse povo não cansa de sugar nao?

W

Olá a todos vou expressar minha humilde opinião .

Acredito que a Oracle vai “acabar” porém aos poucos com a jvm gratuita, como assim? começando pelas incompatibilidades entre as mesmas, a decisão dela já esta jogando fora um dos motivos se não o mais um dos mais importantes que e ser open-source(Liberdade e Tudo!), sou gerente de projetos e digo que vários fatores levam a escolha de uma ou outra tecnologia, confesso que sou meio javeiro de coração porém como profissional tenho que analisar os prós e contras de cada tecnologia, o java nos moldes da Sun(O que saudade) para nos desenvolvedores era espetacular, porem e inegável que a Oracle vai querer reaver o dinheiro investido na compra da Sun seja como for, confesso que na nossa empresa estamos um pouco com receio de adotar java nos próximos projetos e daqui alguns meses sair a noticia “Agora java e Pago e Custa 50,00 por estação” esse e o sentimento da nossa empresa e acredito ser de muitos colegas aqui do forum, torço e muito para estarmos errados, porem e complicado após estar acompanhando as noticias aqui na comunidade e ver projetos e mais projetos descontinuados + Processos, claro que se estiverem na razão e não tiveram um acordo tem que defender seus interesses.

Pois bem como empresa nossas escolhas se erradas custam muito dinheiro, estamos acompanhando atentos as movimentações do mercado (Ainda não corremos para as colinas risos:) ) mas estamos muito preocupados.

Abraço pra os amigos

Fernando

K

Boa noite,

Aguenta, coração, muitas noticias emocionantes e pouco tempo. Agora falando sério, já esperava que a Oracle ia ter, que focar em seus recursos pagos, como a JVM e o Mysql, como exemplo.

Sinceramente, desconheço o que causou a venda da SUN para a Oracle, mas é dificil crer que tenha sido por um capricho qualquer. Mas vou ao ponto que interessa.

Agora a Oracle, comprou mais uma empresa, e já havia adquirido a SUN. Quanto mais uma empresa, cresce, maior os custos:

• Mais funcionários;

• Maior consumo de energia recursos como: energia eletrica;

• Mais equipamentos, sob sua responsabilidade, como: computadores e maquinas de produção;

• Mais gasto, nos setores administrativos: logistica, marketing, etc.

Enfim, essas contas devem ser pagas, e quem as paga são os consumidores dos produtos fornecidos, pela Oracle. Assim como nós vivemos, dos produtos, que fornecemos, aos nossos clientes.

Agora deverá haver, muitas mudanças, pois a empresa esta crescendo num ritmo forte. Então é só ter calma e aguardar, há muita coisa positiva, agregada a esse fator. Uma vez, a empresa, tendo suas duas versões gratuita e paga é garantia, de que ela vai se mater firme. E continuaremos, a ter os produtos, livres/gratuitos ao nosso dispor.

Sou novo com o Java, mas posso dizer que, mesmo não havendo mudança drastica de performace da JVM free. Não vou ter, meu aplicativo, prejudicado quanto a performace.

Há mais fatores, envolvidos, como a concorrência entre as empresas. As versões, free e express, que servem para atrair os novos desenvolvedores, e são o suficiente para pequenos aplicativos. Acredito que a idéia de mercado, misto que está se impondo, pela livre concorrencia, também trará beneficios.

[]s

M

Porque simplesmente não da pra piorar o salário do programador Java!

Mas falando sério, é uma questão de tempo para as empresas começarem a adotar linguagens como Scala e Clojure afim de mitigar os riscos de se amarrar a um fornecedor, já que essas linguagens rodam em ambas as plataformas, CLR e JVM.

No fim essas empresas se darão conta que poderão fazer mais com menos gente do que fazia em Java, já que essas linguagens são muito mais produtivas. Quanto mais incerteza quanto ao futuro do Java, mais o futuro é promissor para os programadores dessas linguagens.

M

worldfernando:

Acredito que a Oracle vai “acabar” porém aos poucos com a jvm gratuita, como assim? começando pelas incompatibilidades entre as mesmas, a decisão dela já esta jogando fora um dos motivos se não o mais um dos mais importantes que e ser open-source(Liberdade e Tudo!), sou gerente de projetos e digo que vários fatores levam a escolha de uma ou outra tecnologia, confesso que sou meio javeiro de coração porém como profissional tenho que analisar os prós e contras de cada tecnologia, o java nos moldes da Sun(O que saudade) para nos desenvolvedores era espetacular, porem e inegável que a Oracle vai querer reaver o dinheiro investido na compra da Sun seja como for, confesso que na nossa empresa estamos um pouco com receio de adotar java nos próximos projetos e daqui alguns meses sair a noticia “Agora java e Pago e Custa 50,00 por estação” esse e o sentimento da nossa empresa e acredito ser de muitos colegas aqui do forum, torço e muito para estarmos errados, porem e complicado após estar acompanhando as noticias aqui na comunidade e ver projetos e mais projetos descontinuados + Processos, claro que se estiverem na razão e não tiveram um acordo tem que defender seus interesses.

Pois bem como empresa nossas escolhas se erradas custam muito dinheiro, estamos acompanhando atentos as movimentações do mercado (Ainda não corremos para as colinas risos:) ) mas estamos muito preocupados.

Abraço pra os amigos

Fernando

Esse ai é sugador confesso. Usa o produto comercialmente e não paga nem 50 reais para contribuir com a evolução da plataforma, imagina quanto deve ganhar o programador na sua empresa. :shock:

O mais curioso é que ninguém é capaz de sugerir uma alternativa, só ficam choramigando, a verdade é que não tem pra onde correr, até onde sei só existem a CLR e a JVM para escolher.

E

Eu prefiro o mochuara idolatrando Lisp do que esses tópicos de “mercado/indústria”…

M

Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol:

C

Comparar PHP ao Java foi de doer :frowning:

W

mochuara:
worldfernando:

Abraço pra os amigos

Fernando

Esse ai é sugador confesso. Usa o produto comercialmente e não paga nem 50 reais para contribuir com a evolução da plataforma, imagina quanto deve ganhar o programador na sua empresa. :shock:

O mais curioso é que ninguém é capaz de sugerir uma alternativa, só ficam choramigando, a verdade é que não tem pra onde correr, até onde sei só existem a CLR e a JVM para escolher.

Olhe não e ser sugador os 50 reais que me refiro e com relação a custo do projeto, mas nao vou nem dar muita atenção a sua resposta pois acompanhando o forum vi sua atitude agressiva, pois bem e somente minha opinião, com relação aos desenvolvedores da minha empresa ganham bem sim, e inclusive um dos requisitos básicos para trabalhar aqui na empresa e ter educação e reipeitar a opinião das pessoas!

J

MatHeuZ:
Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.

G

juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.

Se ela fizer isso, ótimo, vai ficar igual o Interbase/firebird.

O que vai acontecer, nem a Oracle nem ninguém pode dizer, no entanto o movimento do Software Livre veio para ficar.

Quem garante que uma VM paga pode ser melhor que uma melhorada pela comunidade? Temos muitos exemplos disso.

E tem outra, se a tendência no futuro se confirmar de que “tudo” será computação nas nuvens essa “licença” de uso da VM
será para um servidor e não por cada estação.

Atualmente não faz muito mais sentido cobrar por licença, isso é uma mudança de mercado que o software livre impôs.

Vejam quanto custa uma licença do office hoje e quanto custava antes.

Pagar por um RAD, pouca gente paga nos dias de hoje, imagine uma VM.

O que realmente não dá, é ficar achando que uma empresa vai deixar uma equipe full-time disponível para manter um software free sem ganhar nada com isso, ninguém aqui é “Madre Teresa”.

L

guerios:
juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.

Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[]s

K

Quanto vai custar o Java Premium? então a versão open será a Starter Edition? no caso do swing poderá criar apenas 3 janelas por sistema?

M

ótimo, o .net não tem mesmo versão paga, tem apenas aquela porcaria de projeto mono(que quase ninguém se interessa)
mas será que o projeto open java vai ficar igual o projeto mono—> o projeto mono não dah certo por falta de interesse da Microsoft e falta de ajuda de consórcios.
o Java pode parar de ter ajuda da Oracle e ainda os consórcios que ajudam podem largar mão.(este é meu medo)

juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

M

respondendo: Isso é verdade, é só mudando o tipo de licença

Luiz Aguiar:
guerios:
juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

[]s

J

guerios:
juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

Se ela fizer isso, ótimo, vai ficar igual o Interbase/firebird.

O que vai acontecer, nem a Oracle nem ninguém pode dizer, no entanto o movimento do Software Livre veio para ficar.

Quem garante que uma VM paga pode ser melhor que uma melhorada pela comunidade? Temos muitos exemplos disso.

E tem outra, se a tendência no futuro se confirmar de que “tudo” será computação nas nuvens essa “licença” de uso da VM
será para um servidor e não por cada estação.

Atualmente não faz muito mais sentido cobrar por licença, isso é uma mudança de mercado que o software livre impôs.

Vejam quanto custa uma licença do office hoje e quanto custava antes.

Pagar por um RAD, pouca gente paga nos dias de hoje, imagine uma VM.

O que realmente não dá, é ficar achando que uma empresa vai deixar uma equipe full-time disponível para manter um software free sem ganhar nada com isso, ninguém aqui é “Madre Teresa”.

JVM nas nuvens??? Que isso…

M

Desculpe-me não estou comparando de jeito nenhum, o Java tem outras finalidades que o PHP não chega nem aos pés.
mas é um projeto opensource que é ganha implementações todos os dias, toda hora!!
Muitas comunidades trabalhando para evoluir.
(coisa q o Java vai perder)
E PHP existem agora muitos frameworks ótimos que estão trabalham com (MVC) 3 camadas de funcionamento -ZEND, Symfony, PRADO, CAKEPHP, CodeIgniter, Yii, etc.
Mesmo assim não chega nem aos pés.

o bixo está correndo atrás do Java, e vai pegar, isso se o RubyOnRails não passar na frente primeiro.
Do android eu já não falo mais nada—> A Google vai acabar fazendo a mesma coisa q a Oracle.

M

:evil: :evil:

caramba agora comunidade é sugar!!!
contribuir é sugar???

Centralizar tudo é a melhor opção
em vez de descentralizar e obedecer apenas obedecer as JSR (Java Specification Requests )
basta discutir e inserir mudanças na JSR, e ainda cobrar agilidade nas mudanças.

M

Ué, quem falou? A Oracle sempre teve uma JVM paga e uma Gratuita (amba adquiridas da BEA), e as duas são melhores que a JVM da Sun. A IBM também tem uma JVM paga melhor.

Não mudou nada.

O pessoal critica a Red Hat por ter um JBoss pago e um gratuito? A Sun tinha um MySQL livre e um cormercial, tinha um Glassfish, Vitual Box livres e comerciais, a Digium tem um Asterisk livre e um comercial…

Por que o mimimi com a Oracle, sendo que na época da Sun tinha muita gente recomendando como alternativa uma opção de JVM paga pra tira-la do buraco.

Isso não vai fazer que fique incompatível, mas abre possibilidade pra capitalizar a divisão Java, já que empresas podem pagar pra ter um ganho maior de performance. Lembrando que muitos algoritmos altamente eficientes são protegidos por patentes e não podem ser implementados pela JVM livre pra não ferir a licença GPL, mesmo que sejam gratuitos.

E lembrando também que até a versão mais parruda do Oracle DB é gratuita pra desenvolvedores pra que eles possam testar suas aplicações.

K

Ué, quem falou? A Oracle sempre teve uma JVM paga e uma Gratuita (amba adquiridas da BEA), e as duas são melhores que a JVM da Sun. A IBM também tem uma JVM paga melhor.

Não mudou nada.

O pessoal critica a Red Hat por ter um JBoss pago e um gratuito? A Sun tinha um MySQL livre e um cormercial, tinha um Glassfish, Vitual Box livres e comerciais, a Digium tem um Asterisk livre e um comercial…

Por que o mimimi com a Oracle, sendo que na época da Sun tinha muita gente recomendando como alternativa uma opção de JVM paga pra tira-la do buraco.

Isso não vai fazer que fique incompatível, mas abre possibilidade pra capitalizar a divisão Java, já que empresas podem pagar pra ter um ganho maior de performance. Lembrando que muitos algoritmos altamente eficientes são protegidos por patentes e não podem ser implementados pela JVM livre pra não ferir a licença GPL, mesmo que sejam gratuitos.

E lembrando também que até a versão mais parruda do Oracle DB é gratuita pra desenvolvedores pra que eles possam testar suas aplicações.

É porque na realidade há uma legião de “programadores” Java que ainda vivem na idade média, aonde lucro é considerado pecado.
Esta é a razão pela qual detonam a Oracle que tá tentando gerar dinheiro com Java (que pecado!) e são saudosos da Sun que vivia no vermelho (“santa” empresa!) :slight_smile:

K

Está na hora de acabar com o “De grátis”, quer usar Java? paga 50 reais o download da JVM Starter Edition, faz o registro e licencia, quer usar NetBeans? paga 5000 reais a licença do IDE e por aí vai, dinheiro gera dinheiro e é isso aí, um negócio não sobrevive só de ideologia, chega de sugadores, quer contribuir, dá o dízimo, “ou dá ou desce” quer ajudar na obra do Java? então amém.

E

Porque simplesmente não da pra piorar o salário do programador Java!

Mas falando sério, é uma questão de tempo para as empresas começarem a adotar linguagens como Scala e Clojure afim de mitigar os riscos de se amarrar a um fornecedor, já que essas linguagens rodam em ambas as plataformas, CLR e JVM.

No fim essas empresas se darão conta que poderão fazer mais com menos gente do que fazia em Java, já que essas linguagens são muito mais produtivas. Quanto mais incerteza quanto ao futuro do Java, mais o futuro é promissor para os programadores dessas linguagens.

Também acho que é uma boa aposta, problema é que são pequenas empresas que apostam em linguagens “diferentes”, as grandes são mais lentas nesse quesito e as médias tem uma cabeça tão fechada que nem deve conhece-las. Ao menos é o padrão que tenho visto)

Cara, esse pensamento de que só dá para ganhar dinheiro cobrando pelo software é tão microsoft, e sugadores? Cara, a comunidade COLABORA com o desenvolvimento. Não é errado a Oracle cobrar pelo Java, mas o que pode acontecer? Pô, tem a CLR, será que esse custo a mais em projetos Java pode faze-lo perder algo?

G

Luiz Aguiar:
guerios:
juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

[]s

Luiz, a forma que escrevi levou a diversas interpretações, desculpe-me

O fork aqui seria no sentido de por exemplo, a Oracle amanhã resolver cobrar pela JVM, no entanto ela não pode simplesmente
cobrar nada das versões anteriores por ser justamente distribuido de graça, e nem tanto pode se eximir a prestar suporte e/ou manutenção e/ou descontinuar as versões antes de 5 anos conforme legislação.

Então ela teria que fazer “fork” no versionamento interno deles e partir para uma nova versão paga, porém continuar com a versão anterior free.

Existem implicaçõs legais em uma atitude deste nível que vão complicar a vida da Oracle se a intenção se confirmar.

K

guerios:
Luiz Aguiar:
guerios:
juliocbq:
MatHeuZ:
8) 8) 8) 8) 8)

[]s

Luiz, a forma que escrevi levou a diversas interpretações, desculpe-me

O fork aqui seria no sentido de por exemplo, a Oracle amanhã resolver cobrar pela JVM, no entanto ela não pode simplesmente
cobrar nada das versões anteriores por ser justamente distribuido de graça, e nem tanto pode se eximir a prestar suporte e/ou manutenção e/ou descontinuar as versões antes de 5 anos conforme legislação.

Então ela teria que fazer “fork” no versionamento interno deles e partir para uma nova versão paga, porém continuar com a versão anterior free.

Existem implicaçõs legais em uma atitude deste nível que vão complicar a vida da Oracle se a intenção se confirmar.

O certo seria que todos os software gerados a partir da versão opensource, fossem realmente opensource, se quer usar algo comercial, que seja a versão paga para não abrir os fontes, este é o verdadeiro espírito do opensource, compartilhar, dividir para crescer, quer exclusividade? então paga, assim acaba com as acusações de que existe só “xupim” sugadores na comunidade, é um incentivo ao desenvolvimento.

D

melhor ele dando uma de Apple Fan Boy auhaua zueira so pra descontrair.

E para o pessoal que falta tanta merda da SUN uma empresa multi-nacional das mais inovadoras dos últimos tempos poderia pelo menos antes de falar que a empresa vivia no vermelho… ir verificar o porque ela ficou no vermelho uma boa forma de se informar é ler as explicações do próprio dono http://nighthacks.com/roller/jag/, como por exemplo os prejuízos milionários que a SUN teve com as embalagens dos processadores deles, que demorou muito tempo para ser descoberta entre outras coisas e isso foi um acontecimento para mais detalhes leia o post explicando por que ele vendeu a SUN, uma empresa que não se preocupava em ficar copiando e monetizando as coisas e sim inovava,tinha uma política educacional fortíssima programas de incentivo, treinamentos uma empresa muito mais humana, coisas que a Oracle fez o favor de destruir nos primeiros meses de aquisição.
Sou um grande entusiasta do Java mais ultimamente Java esta literalmente afundando nas mãos da Oracle, até a IBM está ajudando a Oracle nisso fica explicita a incompetência da Oracle.
Na minha opinião se não fosse o Google,IBM,Spring Source,ASF ,Red Hat e todas as outras que fazem o Java ser interessante , java já teria morrido e agora com uma empresa tosca no comando só fazendo com que essas os outros se afastem, cobrando por tudo deixando a comunidade Revoltada, Zuando o JCP, como nosso amigo gerente de projetos ali em cima disse gerando mais custos para os projetos sem dar nada em troca deixando o java menos atraente para os novos projetos.
Há 3 anos atrás eu não diria isto mais realmente nesses últimos tempos estudar C# é essencial pra nós, já que é quase igual ao Java e tem até algumas coisas melhores e pelo menos a Microsoft não necessita da ajuda de um concorrente para evoluir o C#,e conforme as cagadas da Oracle é só mudar de plataforma.

E

Reza a lenda que C#* não é tão seguro como Java, procede? Se for verdade Java vai continuar sendo usando em sistemas criticos(por cosequencia maiores tanto de tamanho como de salário)

• na verdade a CLR
E

Alguém aqui já trabalhou em algum sistema Java onde um bug poderia causar a morte de diversas pessoas ou a perda de milhões de reais?

K

Eu.

L

Opa, eu também (e acredito que mais um monte de gente aqui também).

O Brasil é phoda. Ô povo que reclama! O pessoal usa, reclama, usa, reclama… Estou estudando muito Rails e vejo que apesar de conhecer muito rubista fanboy chato, os caras na comunidade deles produzem muito (vide o RubyOnBr). Vamos começar a produzir mais antes de ficar especulando coisas que não vamos mudar. Digo isso porque a área de software em sí possibilita uma oportunidade muito legal para nós desenvolvedores: se não gosta dessa JVM da SUN (Oracle), você pode fazer uma melhor e disponibilizar pra todo mundo. A JVM em sí vai continuar existindo da mesma forma. Esse argumento de implementação de referência tem que ser o melhor é totalmente sem fundamento, pois qual é a implementação de referência do JEE? Ele é o melhor application server no mercado?

Btw, eu estava dando uma olhada no VRaptor e puxa, não havia visto como ele é uma ferramenta coesa e possui recursos bem interessantes. Parabéns ao pessoal da Caelum por cada vez mais desenvolver material de qualidade.

Engraçado que eu não vejo esse mesmo pessoal (que produz material interessante e útil) reclamando.

E

Eu.

Qual das duas situações? Ou foram as duas ao mesmo tempo? Você pode descrever por alto o projeto ou você vai ter que me matar, se me contar?

PS: pergunto apenas porque isso é assunto MUITO mais interessante pra mim do que discutir o que a Oracle vai fazer com o Java (estou mais preocupado com o que EU vou fazer com Java…)

K

Eu.

Qual das duas situações? Ou foram as duas ao mesmo tempo? Você pode descrever por alto o projeto ou você vai ter que me matar, se me contar?

O que eu posso falar com mais detalhes, e que, no caso, poderia gerar mais prejuízo financeiro(com risco de acidentes envolvendo pessoas). Fui o responsável pelo desenvolvimento do software de comissionamento da mina de Brucutu (Vale), que é a maior mina de beneficiamento de minério do mundo. Este software é o responsável por garantir que a mina possa ser montada/posta em operação. Um erro em um equipamento não bem testado pode levar a uma reação em cadeia na qual todo o investimento é perdido. Mais dados sobre o projeto podem ser obtidos no meu currículo (http://devkico.itexto.com.br (vai lá em “Sobre”)). (valor do investimento: 1.1 bilhões de dolares)

Além disto, também trabalhei em diversos outros projetos de engenharia, como levantamento de Capex, listas de materiais, cálculos, etc. Um erro, e o prejuízo chega a casa de bilhões de Dolares em alguns casos.

Agora: o que eu não entendo é: O QUE a sua pergunta tem a ver com este tópico?

K

Eu.

O que eu posso falar com mais detalhes, e que, no caso, poderia gerar mais prejuízo financeiro(com risco de acidentes envolvendo pessoas). Fui o responsável pelo desenvolvimento do software de comissionamento da mina de Brucutu (Vale), que é a maior mina de beneficiamento de minério do mundo. Este software é o responsável por garantir que a mina possa ser montada/posta em operação. Um erro em um equipamento não bem testado pode levar a uma reação em cadeia na qual todo o investimento é perdido. Mais dados sobre o projeto podem ser obtidos no meu currículo (http://devkico.itexto.com.br (vai lá em “Sobre”)). (valor do investimento: 1.1 bilhões de dolares)

Além disto, também trabalhei em diversos outros projetos de engenharia, como levantamento de Capex, listas de materiais, cálculos, etc. Um erro, e o prejuízo chega a casa de bilhões de Dolares em alguns casos.

Agora: o que eu não entendo é: O QUE a sua pergunta tem a ver com este tópico?

Só se for lhe pedir em casamento…

K

Alguém duvida que o NetBeans possa ser cobrado?

K

Eu duvido. A plataforma é 100% SPL,GPL2 ou CDDL (esta terceira, problemática :)) , que garante que todo o conhecimento deva ser retornado aos desenvolvedores. Sendo assim, sempre vai haver uma versão livre, gratuita e de qualidade, pois a própria comunidade vai mantê-la, tal como tem sido feito hoje.

Agora: eu não duvidaria da criação de uma versão paga dele, seja pela própria Oracle ou por alguma outra entidade, tal como ocorre no caso do MyEclipse por exemplo. E sinceramente, dependendo do preço e das funcionalidades oferecidas, eu pagaria. E não vejo nenhuma razão pra FUD ai.

E

Tem a ver porque um colega aí mencionou o uso de Java em aplicações de missão crítica em comparação a C# e eu queria ver se alguém no fórum estava envolvido com esse tipo de desenvolvimento. Mas eu entendo que é difícil falar do assunto…

E

Eu duvido. A plataforma é 100% SPL,GPL2 ou CDDL (esta terceira, problemática :)) , que garante que todo o conhecimento deva ser retornado aos desenvolvedores. Sendo assim, sempre vai haver uma versão livre, gratuita e de qualidade, pois a própria comunidade vai mantê-la, tal como tem sido feito hoje.

Agora: eu não duvidaria da criação de uma versão paga dele, seja pela própria Oracle ou por alguma outra entidade, tal como ocorre no caso do MyEclipse por exemplo. E sinceramente, dependendo do preço e das funcionalidades oferecidas, eu pagaria. E não vejo nenhuma razão pra FUD ai.

É sempre possível algo do tipo hostile takeover, não? Uma empresa contratar os principais commiters do projeto e dominar de fato o processo de evolução do produto. As empresas compram outras empresas com o simples intuito de tira-las do mercado… Não vejo porque não fariam o mesmo com o Netbeans, se valesse a pena, claro.

A

Já era visto que isto ia acontecer. :smiley:

Att.

K

É sempre possível algo do tipo hostile takeover, não? Uma empresa contratar os principais commiters do projeto e dominar de fato o processo de evolução do produto. As empresas compram outras empresas com o simples intuito de tira-las do mercado… Não vejo porque não fariam o mesmo com o Netbeans, se valesse a pena, claro.

Hostile takeover de um projeto open source é complicado né? :slight_smile:

Bom, pra te tranquilizar: olha aqui a lista dos parceiros estratégicos do Netbeans:
http://netbeans.org/community/partners/list-strategic.html

E aqui a lista de parceiros da comunidade Netbeans:
http://netbeans.org/community/partners/list-community.html

Como pode ver, é uma pá de gente pra se “comprar”. Isto sem mencionar os programadores, que estão espalhados pelo mundo inteiro.

J

eu, não de morte, mas de prejuízos financeiros.
Um bug em um sistema de segurança pode acarretar processos ou prejuízos de milhões. Até morte mesmo se isso envolve pessoas e segurança de condomínios.

Java é uma boa tecnologia, mas não é melhor nem pior que c#.

J

Em termos de desempenho o java é a mesma coisa que o c#. Nem melhor nem pior. Agora missão crítica creio ninguém aqui ter trabalhado em um realmente. Um exemplo disso é um software que realiza cálculos de uma hidrelétrica. Um us de atrazo e lá se vão bilhões de litros de água sem contabilizar. É algo até difícil de imaginar. Java ou .net não se enquadram em tecnologias para esse tipo de solução.

K

Em termos de desempenho o java é a mesma coisa que o c#. Nem melhor nem pior. Agora missão crítica creio ninguém aqui ter trabalhado em um realmente. Um exemplo disso é um software que realiza cálculos de uma hidrelétrica. Um us de atrazo e lá se vão bilhões de litros de água sem contabilizar. É algo até difícil de imaginar. Java ou .net não se enquadram em tecnologias para esse tipo de solução.

Opa. Eu conheço alguns casos de missão crítica. Inclusive, Java 1.4 (atenção para a versão) foi usado para a implementação de sistemas de controle de ferrovias e roaming - não trabalhei diretamente no projeto mas conheço pessoas que participaram (interessantíssimo).

M

acho que alguém tem que pagar a conta…

como o pessoal falou tem linux versões pagas e outras não, por que o java não pode seguir este padrão

K

Mauricio de Mello:

como o pessoal falou tem linux versões pagas e outras não, por que o java não pode seguir este padrão

+1

M

kicolobo:
Mauricio de Mello:

+1

Bom, é minha humilde opinião, mas não espero que concordem até porque não é a favor.
Sempre existiram JVMs pouco melhores que a de referência (SUN), e em 9 anos trabalhando com java, nunca ví na prática diferenças entre essas, e a mais usada sempre foi a da SUN, alias num episódio bem curioso, tivemos problemas com weblogic e o suporte técnico (pessoalmente e pago) da BEA mandou usar a da SUN para resolver um problema de memória (3 técnicos para ser mais exato). As JVMs pagas sempre estiveram em produção rodando junto com o App Server customizado para elas. Geralmente em desenvolvimento se usa a da SUN.
Todos nós sabemos do esforço e empenho da SUN em fazer uma ótima VM gratuita, já a Oracle não tem como saber.
Citaram o JBoss pago e o JBoss Free, mas quem é a dona da criança? Quando se fala Red Hat, o que vem a tua cabeça? Compra várias empresas? Mata tecnologias? Só visa o lucro?
Não, você pensa em Jboss e Fedora. Já quando se fala Oracle, a coisa muda de cenário, chega próximo a quando se fala em M$. Se você não acha, faça uma pesquisa na net e veja o que a grande maioria acha.
Eu acho sim que a Oracle não se importa com o JCP, principalmente se atrapalhar ganho de lucros de alguma forma. Atitudes como essa podem “rachar” o JCP, mas só o tempo vai dizer porque depende muito de como a Oracle vai fazer isso. Se todo mundo ganhar nada muda, agora se só ela quiser ganhar…
Uma coisa é certa, você não pode fornecer uma plataforma como o Java gratuitamente e depois tirar isso. Quem usou de graça vai buscar alternativas gratuitas e não pagar por ela. Vide o JBuilder da Borland que nasceu pago e depois do Eclipse nem de graça alguém queria.
Linux gratuito e pago (mantido pela mesma distribuição) já nasceu assim, o Java não. Nunca foi da filosofia do java ter ferramentas fechadas. Software de serviços sim, mas ferramentas não, e a VM é a ferramenta.
Pense nisso.

J

Bom dia,

Oracle sempre fez pagar JRockit JVM.

No entanto, muitos são da opinião de que a JVM com duas versões, tem as consequências seguintes :

A versão livre não vai evoluir tão rápido quanto a paga,

E que só algumas grandes livrarias só serão encontrados nas versões pagas.

Essas pessoas chegam a dizer que isto adicionado ao fim da JVM da Apple pode muito bem significar o fim do Java, pelo menos como linguagem livre.

Eles estão certos? O futuro deve dizê-lo rapidamente agora.

A

Os quatro Cavaleiros do Apocalipse ainda estão desfilando por aqui?

J

Bom dia,

Algumas pessoas estão preocupadas e deve-se respeitar as opiniões e preocupações.

Para alguns JAVA é mais do que uma forma de ganhar dinheiro.

JAVA é um espaço de liberdade, imaginação, criatividade e inovação.

E é isso que está em questão, nada mais nada menos.

V

Fazia tempo que não acessava o GUJ. E é uma pena que quando volto aqui, vejo um tópico tão idiota quanto esse com tanta gente fazendo campeonato de quem fala o maior número de asneiras por post.

J

Opa. Eu conheço alguns casos de missão crítica. Inclusive, Java 1.4 (atenção para a versão) foi usado para a implementação de sistemas de controle de ferrovias e roaming - não trabalhei diretamente no projeto mas conheço pessoas que participaram (interessantíssimo).

Trabalho perigoso esse hein kiko. Uma engasgada do coletor de lixo pode dar uma dor de cabeça danada. O pessoal que projetou o software deve ter tido bastante trabalho.

B

Agora o bixo vai pegar kkkkkkkkk

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/11/09/apache-declara-guerra-a-oracle-motivo-a-tecnologia-java/

L

só confusão entre eles!

J

bruno.costa:

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/11/09/apache-declara-guerra-a-oracle-motivo-a-tecnologia-java/

Rapaz, essa foi a bomba do dia.

K

Trabalho perigoso esse hein kiko. Uma engasgada do coletor de lixo pode dar uma dor de cabeça danada. O pessoal que projetou o software deve ter tido bastante trabalho.

Sem dúvida! Na época, lembro que havia perguntado se estavam usando alguma JVM de tempo real, e a resposta que tive, pro meu espanto, foi que não.

K

juliocbq:
bruno.costa:

Nada como um pouco de fogo, chamas e destruição pra animar o dia. :slight_smile:

B

juliocbq:
bruno.costa:

Eu não me preocupo muito, pois linguagem de programação é o de menos para trabalhar, o meu problema é que eu deixei c# parado desde o começo do ano pra me dedicar a aprender Java, até mudei de SO (so uso win pra desenvolver c# apartir de agora) e começam essas coisas no mundo Java hahahaahah isso sim desanima.

K

bruno.costa:
juliocbq:
bruno.costa:

Eu não me preocupo muito, pois linguagem de programação é o de menos para trabalhar, o meu problema é que eu deixei c# parado desde o começo do ano pra me dedicar a aprender Java, até mudei de SO (so uso win pra desenvolver c# apartir de agora) e começam essas coisas no mundo Java hahahaahah isso sim desanima.

Cara, eu acho ÓTIMO que estejam rolando estas crises na Javalândia. Eu vim do Delphi, e o que matou a plataforma foi justamente o fato de não ter havido este tipo de crise rolando.
O trem caiu no marasmo da Borland e quem se ferrou fomos nós, “delpheiros”.

No caso do Java, acredito que as coisas vão ficar BEM melhores depois do vendaval.

J

kicolobo:
bruno.costa:
juliocbq:
bruno.costa:

Cara, eu acho ÓTIMO que estejam rolando estas crises na Javalândia. Eu vim do Delphi, e o que matou a plataforma foi justamente o fato de não ter havido este tipo de crise rolando.
O trem caiu no marasmo da Borland e quem se ferrou fomos nós, “delpheiros”.

No caso do Java, acredito que as coisas vão ficar BEM melhores depois do vendaval.

é isso ae. Vamos ver no que vai dar. Eu espero que a ASF consiga dobrar a Oracle, na minha humilde opinião ainda acredito que seja melhor um produto único e completo que um FOU como dizem aí no link.

M

mvargens:
kicolobo:
Mauricio de Mello:

+1

Bom, é minha humilde opinião, mas não espero que concordem até porque não é a favor.
Sempre existiram JVMs pouco melhores que a de referência (SUN), e em 9 anos trabalhando com java, nunca ví na prática diferenças entre essas, e a mais usada sempre foi a da SUN, alias num episódio bem curioso, tivemos problemas com weblogic e o suporte técnico (pessoalmente e pago) da BEA mandou usar a da SUN para resolver um problema de memória (3 técnicos para ser mais exato). As JVMs pagas sempre estiveram em produção rodando junto com o App Server customizado para elas. Geralmente em desenvolvimento se usa a da SUN.
Todos nós sabemos do esforço e empenho da SUN em fazer uma ótima VM gratuita, já a Oracle não tem como saber.
Citaram o JBoss pago e o JBoss Free, mas quem é a dona da criança? Quando se fala Red Hat, o que vem a tua cabeça? Compra várias empresas? Mata tecnologias? Só visa o lucro?
Não, você pensa em Jboss e Fedora. Já quando se fala Oracle, a coisa muda de cenário, chega próximo a quando se fala em M$. Se você não acha, faça uma pesquisa na net e veja o que a grande maioria acha.
Eu acho sim que a Oracle não se importa com o JCP, principalmente se atrapalhar ganho de lucros de alguma forma. Atitudes como essa podem “rachar” o JCP, mas só o tempo vai dizer porque depende muito de como a Oracle vai fazer isso. Se todo mundo ganhar nada muda, agora se só ela quiser ganhar…
Uma coisa é certa, você não pode fornecer uma plataforma como o Java gratuitamente e depois tirar isso. Quem usou de graça vai buscar alternativas gratuitas e não pagar por ela. Vide o JBuilder da Borland que nasceu pago e depois do Eclipse nem de graça alguém queria.
Linux gratuito e pago (mantido pela mesma distribuição) já nasceu assim, o Java não. Nunca foi da filosofia do java ter ferramentas fechadas. Software de serviços sim, mas ferramentas não, e a VM é a ferramenta.
Pense nisso.

concordo em quase tudo principalmente a parte de tirar um produto que já é de graça, mas a parte da JCP em partes…nao é assunto deste tópico, mas todo mundo sabe que é lento os processos por lá, mas prefiro nem tocar neste assunto kkk

já a parte da versão paga…acho que o foco poderia ser ferramentas pagas e nao a máquina virtual paga, negócio é aguardar um pouco deixar as coisas acontecer…

E

juliocbq:
bruno.costa:

:shock:

Tomara que isso seja resolvido logo, essa incerteza é o que mais ferra =/. Se for para Java começar a definhar*, que seja, mas ao menos já teriamos uma “resposta”

*Óbvio que java não morre, gigantes não desaparecem, vide Cobol e IBM

E

Como sempre um artigo mal traduzido pra cacete…

M

Bom, antes de dar minha opnião nem sabia dessa noticia da Apache, mas veja como casa o que eu disse com o que está acontencendo. O JCP é demorado, mas é o que garante que o java seja compativel. Se ele morrer, o java ja éra, vai ficar só para a Oracle e quem aceitar as regras dela. Mas nem tudo está perdido. Andei pesquisando sobre celulares, área onde o java vem perdendo (se ja teve um dia), muito mercado. E o google com o seu Android pode acabar sendo uma saida. Mas é viagem demais. Suposição da braba. Mais um pensamento do que qualquer outra coisa. Mas vamos esperar pra ver, pois a linguagem do Androido é Java e muita gente investiu na plataforma pra ficar na mão da Oracle.

E

O google usa outra VM que se não me engano NÃO é compativel com a JVM…

E

Não é compatível mas é open source e com licença Apache.

K

Pra acalmar os animos…

A estratégia oficial da Oracle sobre a JVM: http://blogs.oracle.com/henrik/2010/11/oracles_jvm_strategy.html

Pontos interessantes:

[i]Oracle will continue to distribute free (gratis) JDK and JRE binaries which includes some closed source goodies

We will continue to maintain an open (OpenJDK) and a closed implementation

The overwhelming majority of all JVM work we do will go into OpenJDK (this includes all performance features from JRockit) (gostei muito disto)

We are interested in (quality) contributions from the community in these areas[/i]

B

kicolobo:
Pra acalmar os animos…

A estratégia oficial da Oracle sobre a JVM: http://blogs.oracle.com/henrik/2010/11/oracles_jvm_strategy.html

Pontos interessantes:

[i]Oracle will continue to distribute free (gratis) JDK and JRE binaries which includes some closed source goodies

The overwhelming majority of all JVM work we do will go into OpenJDK (this includes all performance features from JRockit) (gostei muito disto)

We are interested in (quality) contributions from the community in these areas[/i]

Muito boa informação, eu acho que a Oracle não vai afundar o Java.

M

Sintaxe da linguagem é a mesma,
o que impede de se criar uma compatibilidade?
Se provar que é um adicional e não uma cópia descarada acho que não tem problema com licenças.

E

A Oracle está processando o Google exatamente por causa dessa VM, que segundo a empresa, infringem patentes da Sun, não é isso?

J

bruno.costa:
kicolobo:
Pra acalmar os animos…

Pontos interessantes:

Muito boa informação, eu acho que a Oracle não vai afundar o Java.

Se vai afundar ou não, eu não sei. Agora que eu não gostaria de rodar uma jvm de segunda não gostaria não. Nem a microsoft fez isso com o dotnet.

R

Sacanagem nada, eles sabem é como fazer dinheiro.

Mas mantendo uma JVM aberta tá ótimo!

Oloco, claro que é sacanagem. Retirar recursos que já existem é sacanagem sim… apesar que não acredito que isso irá acontecer.
Acredito que vão melhorar a que ja existe e adicionar ainda mais coisas na versão Premium

G

Boa tarde,

Bom, quando a Oracle comprou a SUN acredito que todos já esperavam isso, eles querem fazer dinheiro e essa sempre foi a cultura da empresa.
Claro, que alterar a JVM existente deixando “simples” e uma normal e com alguma atualização é sacanagem sim, mas olha só se tratando de empresas
de software proprietário eu não me surpreendo com mas nada!!!
Tenho medo que o Java fique em baixa, logo agora que estou me adaptando e gostando cada vez mais da linguagem…
Mas…

Só aguardando para saber…

Boa sorte para o JAVA.

E

a cultura de qualquer empresa é fazer dinheiro. Qualquer empresa que diga outra coisa está mentindo ou está fadada à falência…

C

Não.
Ela está processando a Google pq, de acordo com a Oracle, a Google copiou código da JDK (pense que algum engenheiro da Google copiou o código da classe ArrayList) e não por causa da Dalvik VM.
Tanto isso é verdade que a Dalvik nem roda o bytecode gerado pelo javac. Ela roda um bytecode bem diferente da JVM da Sun/Oracle, já que a Dalvik é uma máquina de registradores, enquanto a JVM é uma máquina de pilha.
O que os engenheiros das Google fizeram foi uma ferramenta que transforma os .class em .dex.

E

Não.
Ela está processando a Google pq, de acordo com a Oracle, a Google copiou código da JDK (pense que algum engenheiro da Google copiou o código da classe ArrayList) e não por causa da Dalvik VM.
Tanto isso é verdade que a Dalvik nem roda o bytecode gerado pelo javac. Ela roda um bytecode bem diferente da JVM da Sun/Oracle, já que a Dalvik é uma máquina de registradores, enquanto a JVM é uma máquina de pilha.
O que os engenheiros das Google fizeram foi uma ferramenta que transforma os .class em .dex.

Acho que vale a pena você ler a petição antes de qualquer coisa: http://www.scribd.com/full/35862614?access_key=key-1bognzxtgo6ryhusdwps

Itens 12 e 13, especificamente.

C

Se eu bem me lembro (não tenho acesso ao Scribd aqui) o Oracle está processando a Google por causa de algumas patentes, que eu achei bem genéricas, como o JIT, misturar código interpretado com código nativo e coisas assim. Ao meu ver, esse não é o maior perigo do processo da Oracle, pois é possível derrubar patentes assim genéricas.
O problema é a acusação de copyright, bem mais grave.
É nesse ponto que está o joguinho de gato-e-rato, onde a Oracle acusa a Google, a Google diz que uso o Harmony, a Apache nega, e todos brigam com todos.

E

O que eu li é que o nome da máquina virtual (Dalvik) é explicitamente citado como parte da quebra de patentes. O resto podemos especular à vontade.

B

Não tive paciência pra ler todas as threads, mas tipo .Net é da Microsoft e o Java e da Oracle. E aí ?

Empresas capitalistas e tudo mais, que mal faz a comunidade ?

Se um dia, (um dia hipotético isso) java se fechar e ser pago ? E aí ? As empresas vão mudar de plataforma e ir pra outra tecnologia open source só porque é mais barato ?

Se o dinheiro influencia nas decisões das empresas, não faz diferença a plataforma só o fato de ser de “graça” ou “pago”.

G

O que acho graça é que a Apple cobra por um espirro e todos batem palmas, por que a Oracle seria o “Evil” da vez, então?

M

Bom, sempre existiram JVMs pagas, a JRockit tem uma versão gratuita (não sei se livre) e uma comercial paga. Foram herdadas pela Oracle depois da aquisição da BEA, se não me engano.

E todas as duas são bem mais performáticas que a da Sun.

A IBM também tem versões comerciais de JVMs, também melhores que a da Sun.

Por isso, acreditar que a Oracle CONTINUAR a usar uma JVM comercial significa piorar a livre pode não ser verdade.

Segundo o link do colega, mesmo a JVM gratuita e livre vão ser melhoradas e incorporar recursos do jRockit. É uma forma de ganhar dinheiro sem prejudicar os desenvolvedores, não vejo problemas nisso.

E

O modelo de negócio da Apple é tão podre que nem dá pra comentar… É o mesmo que a LG vendesse uma TV onde só pega a Globo…

K

marcosalex:
Bom, sempre existiram JVMs pagas, a JRockit tem uma versão gratuita (não sei se livre) e uma comercial paga. Foram herdadas pela Oracle depois da aquisição da BEA, se não me engano.

E todas as duas são bem mais performáticas que a da Sun.

A IBM também tem versões comerciais de JVMs, também melhores que a da Sun.

Por isso, acreditar que a Oracle CONTINUAR a usar uma JVM comercial significa piorar a livre pode não ser verdade.

Segundo o link do colega, mesmo a JVM gratuita e livre vão ser melhoradas e incorporar recursos do jRockit. É uma forma de ganhar dinheiro sem prejudicar os desenvolvedores, não vejo problemas nisso.

Salve o MarcosAlex, manda um abraço para o Senhor Lary Elisson e que você sempre acalma as pessoas com palavras boas e alegres de paz na comunidade, qualquer novidade avisa a gente.

Valeu.

A

A história de um tweet :smiley:
http://blogs.sun.com/theaquarium/entry/the_story_of_a_tweet

Att.

M

balax:
Não tive paciência pra ler todas as threads, mas tipo .Net é da Microsoft e o Java e da Oracle. E aí ?

Empresas capitalistas e tudo mais, que mal faz a comunidade ?

Se um dia, (um dia hipotético isso) java se fechar e ser pago ? E aí ? As empresas vão mudar de plataforma e ir pra outra tecnologia open source só porque é mais barato ?

Se o dinheiro influencia nas decisões das empresas, não faz diferença a plataforma só o fato de ser de “graça” ou “pago”.

Não elas irão para uma tecnologia FREE como o java era antes de virar Open-Source, basta uma empresa como a SUN oferecer isso. (Google?)…

S

no stress

Criado 8 de novembro de 2010
Ultima resposta 14 de nov. de 2010
Respostas 114
Participantes 42