Orientação sobre devops

5 respostas
javaprogramaçãopython
D

Oii, sou nova aqui. Quero fazer faculdade de devops, não terminei o ensino médio, más gostaria de um norteamento sobre quais caminhos devo trilhar (cursos, indicação de livros, faculdade, entre outros) para me profissionalizar na área.

5 Respostas

D

Não existe faculdade de DevOps. Mas não tem acento. Basicamente vc tem cursos de Bacharelado (4 anos ou mais) ou de Tecnólogo (1,5 a 3 anos). Bacharelados mais comuns: Ciência da Computação (computador como fim), Engenharia da Computação (mais voltado ao hardware) e Sistemas de Informação (computador como meio). Tecnólogos mais comuns: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Sistemas para Internet ou qualquer outro tecnológo de informática. DevOps é uma das “modas” atuais. Durante sua graduação vc vai atrás disso, mas pode ser que apareça algo nas disciplinas do curso que optar fazer.

D

Eu descobri sobre o DevOps observando alguns cursos da Anhanguera. E lá tem.

D

Dei uma olhada na grade. É um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com enfoque em DevOps. Sinceramente? Fuja disso. Escolha algo um pouco mais abrangente e DevOps vc aprende por fora. Estou olhando aqui as opções de curso, parece que o tecnólogo em Desenvolvimento Web parece ser o mais abrangente. Eu fico muito preocupado em ver essa lista de cursos pq a instituição É OBRIGADA a seguir o Catálogo Nacional de Cursos Superiores, nesse caso, os de tecnologia. Lá não há curso de tecnologia em DevOps, nem em Back-End etc. Veja aqui o catálogo http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44531-catalago-nacional-cursos-superiores-tecnologia-edicao3-2016-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192

Essa edição é de 2016. A quarta edição (2022) parece que ainda não foi divulgada ou finalizada. Achei uma prévia aqui https://www.ifpb.edu.br/pre/educacao-superior/legislacao-e-normas/Arquivos/catalogo-nacional-dos-cusros-de-tecnologia-2022.pdf, mas oficialmente não tem nada no site do Ministério da Educação. Veja, os cursos relacionados à computação estão sob a área “Área Tecnológica Desenvolvimento e Operação da Infraestrutura”:

• Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação
  • Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados
  • Curso Superior de Tecnologia em Internet das Coisas
  • Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
  • Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados
  • Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Nenhum dos cursos oferecidos pela Anhanguera aparecem nessa lista. Pode ser que o catálogo já foi atualizado com mais cursos, mas sinceramente, acho que não.

Complementando, eu tenho a impressão que os cursos de graduação à distância que tem uma qualidade razoável são os da Uninter e os da Uniasselvi. Eu estou fazendo um Bacharelado em Matemática na Uninter e por enquanto estou satisfeito. Dê uma pesquisa antes nas instituições. Não vou falar mal da Anhanguera nem da Estácio sem conhecer, mas parece que tem bastante gente descontente, principalmente com a Estácio.

D

Obrigado!

G

Concordo em número, gênero e grau.

Criado 16 de novembro de 2023
Ultima resposta 17 de nov. de 2023
Respostas 5
Participantes 3