Pattern Observer + Threads

5 respostas
B

Fala galera, tudo bem!?

Estou querendo desenvolver um projeto utilizando threads e estou com algumas dúvidas.
Gostaria de dicas para o desenvolvimento.

Bem, segue alguns detalhes da implementação…

Como mencionei logo acima, o projeto será desenvolvido utilizando threads e o padrão de projeto Observer (ainda estou estudando o Pattern Observer).

Funcionamento:

• Uma thread principal invocará várias outras threads que executaram atividades distintas.
  • Haverá uma tabela “informativa” que conterá alguns dados referentes as threads (Ex.: Nome da Thread, Status (1 ativa, 0 - Desativada), Data última Execução e uma coluna “Situação” onde poderemos parar ou subir uma thread.
  • Coluna “Situação”: A coluna situação conterá dois valores (1 - Ligar, 0 - Desligar). As threads só sobem se estiverem com situação igual a 1. Caso altere o valor de situação a thread principal desligará a thread secundária correspondente (A thread principal terá um método que ficará lendo a situação de cada thread e executará a ação correspondente).
  • A thread principal deverá ter o controle total de todas as threads secundárias. Deverá receber as notificações de paradas e starts das threads. Assim poderá controlar dinamicamente cada thread.

A princípio eu estava pensando em fazer isso com o Padrão Observer (não sei se é possível ou se é uma boa escolha), gostaria de sugestões para esse projeto.

Bem pessoal, é basicamente isso!
Desde já, obrigado a todos.

5 Respostas

V

Olá. Por favor, não use as tags informativas como [Resolvido] para dizer algo óbvio, como [Dúvida].

Quanto à sua dúvida, acho que o padrão observer é interessante para que as threads notifiquem a tabela principal de seu status. As threads poderiam disparar um evento e, ao recebe-lo, você atualizaria o tablemodel.

Você pode fazer as threads pararem/religarem através de uma variável compartilhada.

B

ViniGodoy: