Tenho certa experiência com pesquisa de mercado, e já fiz entrevistas para trabalhos acadêmicos, e considero mais fácil encontrar gente disposta a responder pesquisas “comerciais” do que acadêmicas.
Com certeza é mais fácil você conseguir pessoas dispostas a responder se oferecer alguma vantagem, que pode ser um brinde, participação em algum sorteio, ou no seu caso, que é para um nicho específico, algo que interesse àquele nicho, como o exemplar de uma revista, o resultado da pesquisa(se for interessante para o entrevistado), etc. Nem sempre esta vantagem precisa ser algo material. Se você conseguir convencer o entrevistado que aquela pesquisa pode vir a trazer algo de bom para ele, geralmente já é o bastante.
Minha experiência também mostra que se já é difícil conseguir que uma pessoa invista somente seu tempo para responder algumas perguntas, cada demanda a mais que você fizer vai reduzir a probabilidade da pessoa responder. Ou seja, quanto mais trabalho a pessoa tiver, mais difícil dela responder. Portanto, essa sua abordagem de entregar o questionário para pessoa, e esperar que ela vá de alguma forma te devolver respondida, e ainda esperar que ela vá ter a boa vontade de entregar para mais 3 pessoas não me parece muito boa.
Não sei qual a amostra pretendida, mas pelo que você informou do tamanho e complexidade do questionário, seria muito mais efetivo você fazer um trabalho de campo, com entrevistadores colhendo as respostas pessoalmente.