ganon23:
Nossa, desculpem a demora para agradecer as respostas! Muito obrigado!
Concerteza vcs estão certos, e é justamente disso que eu quero me livrar, como estou iniciando agora nessa parte de desenvolvimento web, me falaram que a melhor linguagem para iniciar é PHP, e que JAVA é mais para projetos de grande porte. Então deixo mais uma duvida:
No momento eu estou desempregado, e como estou sem grana para poder investir em cursos, quero ter condiçoes de pegar alguns freelances de site (Tenho mais conhecimento no webdesign) mas meu foco é a elaboração de sistemas web, mas quero dedicar meu tempo a uma linguagem que me de bons conhecimentos para iniciar bem no Java, sem vicios de linguagem e etc, no caso os vicios que vcs falam seria de linguagens estruturadas como o PHP por exemplo (me corrijam se eu estiver errado por favor rs), e quero fazer sistemas simples de atualização do site, cadastro e etc, esses sistemas que são encontrados em varios sites. Nesse ambito, poderiam me indicar uma outra linguagem que va me ajudar além de PHP? Ou realmente PHP seria a escolha ideal? Ouvi falar de Python e Ruby, mas não sei se essas linguagens vem ao caso. O certo seria iniciar direto em uma linguagem OOP?
Desde já agradeço,
Abraços a todos!
O PHP tem suporte a OOP. A cada versão, mais recursos vão sendo adicionados a ele. A partir do 5.3 voltará (porque um dia houve) os "packages" que lá é chamado de Namespaces.
A diferença é que você usa "classes" se quiser e não há um "main()" explícito (mesmo tendo o main() no core da linguagem).
Todos recursos necessários para web ele tem: webservices, XML, JSON, OOP ( herança, interfaces, visibilidade, abstração, static, final, construtor/destrutor, serialização, algumas classes da SPL para ajudar a você a manipular seus dados etc etc e etc), funções de rede, de arquivos, sessões, Prepared Statements e muito mais. Vai do programador usar os recursos disponíveis ou não.
Ao meu ver, o que pegou pro PHP foi sua simplicidade e sua demora para implementar de forma decente OOP no core dele e também a facilidade em se fazer algo bom E ruim - novamente dependendo unicamente do programador. Como eu costumo dizer o PHP está no meio da sua adolecência, cada dia evoluindo mais !
Você pode aprender Java, PHP ou até mesmo o Python. O que define o mais seguro ou correto é você com sua habilidade e domínio sobre a ferramenta e não somente a linguagem. A única diferença berrante é que o Java exige definição de tipos; o PHP não. Mas isso não quer dizer que o PHP não sabe o que faz. Ele sabe muito bem e você tem total controle para manipular esses tipos (setando o tipo, usando-o em comparações); os "erros" bizarros nessa parte vem geralmente por desconhecimento do programador sobre o PHP. Exemplo:
<?php
$string = "10foo";
$num = 10;
if ( $string == $num ) {
echo $string . ' é igual a ' . $num;
} else {
echo 'São diferentes';
} // vai retornar que são iguais, porque ele vai converter o $string em inteiro, logo (string)"10foo" irá virar (int)10
if ( $string === $num ) {
echo $string . ' é igual a ' . $num;
} else {
echo 'São diferentes';
} // são diferentes, pois aqui ele compara o tipo. string != int
Dê uma olhada nos códigos PHP e Java. Veja qual mais lhe agrada e decida por você o que abraçar. Ambas ferramentas são poderosas e são totalmente ideais para construção de aplicações para (Inter|Intra|Extra)net.
Tá falei tudo e não disse nada. hehe...