PHP para sistemas

13 respostas
G

Boa Noite!

Sei que o fórum é sobre o Java, mas como essa area é off-topic, queria uma sugestão de algum que ja programou em PHP.
Estou fazendo uns freelances pequenos para clientes (somentes sites simples, estáticos) mas ja perdi boas oportunidades por não saber nenhum tipo de linguagem de programação para a web. Php seria uma boa linguagem para começar e investir meus estudos? Vejo em varios sites o pessoal falando de Phyton, dizendo que é muito melhor que PHP no quesito aprendizagem, produtividade e robustez. Mas na maioria dos serviços de hospedagem, pelo menos os que eu vi, hospedam PHP, asp e etc. O unico que vi que supota Phyton e até Ruby é o locaweb.
Seria mais vantajoso eu investir em Phyton ou PHP. Futuramente vou iniciar em Java que é o meu foco principal, mas os freelances que eu faço me dão um suporte financeiro, portanto não quero mais perder esses tipos de oportunidades.

Desde já agradeço!

Sds,

13 Respostas

E

Se a idéia é aprender uma nova linguagem para captar novos trabalhos freelancer, o PHP é uma opção melhor do que o Python, já que a grande maioria dos projetos freelancer, ou pelo menos os que eu vejo, exigem ou preferem que o site/sistema seja desenvolvido com o PHP.

Agora se a intenção for simplesmente aprender uma outra linguagem pra evoluir como programador, a decisão acaba sendo mais pessoal, embora nesse caso eu optasse pelo Python.

I

Já trabalhei com PHP/MYSQL e o aprendizado é bem rápido e fácil, para o desenvolvimento de sites comerciais de pequeno porte.
Para aprender a lógica de programação, vale a pena sim aprender PHP, que é uma linguagem simples.
Embora no pouco que eu programei em PHP tenha sido estruturado, valeu a pena para entender melhor o funcionamento e da lógica para o desenvolvimento web.

G

Ok!

Muito Obrigado pelas respostas!

Aproveitando o tópico, outra questão? o Ideal para aprender a linguagem é fazendo tudo “na unha”? Ou iniciando por um framework vou ter o mesmo objetivo?

Abraços e obrigado!

G

Se você está querendo aprender, o melhor é começar fazendo “na unha”, partindo logo após para frameworks.

K

Cara: PHP pra coisas pequenas até que rola. Mas conforme os bichinhos vão crescendo, dar manutenção na criatura vai ficando mais complicado.

Tipo: há sistemas gigantescos feitos em PHP que funcionam, sem dúvida, e também não há dúvida que, querendo ou não, a maior parte dos sites ainda (repare: AINDA) é feita em PHP. Sendo assim, não é um lixo.

O problema é que o PHP vai te entupir de vícios de linguagem. E é ai que mora o perigo.

P

Eu não vejo diferenças gritantes do PHP pra outras linguagens (em aplicações web, claro), além das básicas que o pessoal sempre comenta.

O diferencial do PHP é que ele foi criado pensando na rapidez e simplicidade. E isso é a sua maldição, pois acaba favorecendo os vicios de linguagens.

Mas acho que isso depende muito do programador. Pra quem me pergunta o que é melhor pra desenvolver, eu sempre respondo que o melhor é ter conhecimento bem fundamentado de algoritmos, OO, estrutura de dados. Isso evita a utilização dos vícios.

OO em php é bem parecida com o java. Ou seja, se o cara tiver o conhecimento destas técnicas, ele vai fazer um sistema em php utilizando MVC, DAO e quase todas as técnicas necessárias para um bom sistema. Maus costumes e vícios podem ser inseridos em qualquer linguagem. Mas concordo que isso e bem mais fácil de encontrar em PHP.

G

Nossa, desculpem a demora para agradecer as respostas! Muito obrigado!

Concerteza vcs estão certos, e é justamente disso que eu quero me livrar, como estou iniciando agora nessa parte de desenvolvimento web, me falaram que a melhor linguagem para iniciar é PHP, e que JAVA é mais para projetos de grande porte. Então deixo mais uma duvida:
No momento eu estou desempregado, e como estou sem grana para poder investir em cursos, quero ter condiçoes de pegar alguns freelances de site (Tenho mais conhecimento no webdesign) mas meu foco é a elaboração de sistemas web, mas quero dedicar meu tempo a uma linguagem que me de bons conhecimentos para iniciar bem no Java, sem vicios de linguagem e etc, no caso os vicios que vcs falam seria de linguagens estruturadas como o PHP por exemplo (me corrijam se eu estiver errado por favor rs), e quero fazer sistemas simples de atualização do site, cadastro e etc, esses sistemas que são encontrados em varios sites. Nesse ambito, poderiam me indicar uma outra linguagem que va me ajudar além de PHP? Ou realmente PHP seria a escolha ideal? Ouvi falar de Python e Ruby, mas não sei se essas linguagens vem ao caso. O certo seria iniciar direto em uma linguagem OOP?

Desde já agradeço,

Abraços a todos!

H
ganon23:
Nossa, desculpem a demora para agradecer as respostas! Muito obrigado!

Concerteza vcs estão certos, e é justamente disso que eu quero me livrar, como estou iniciando agora nessa parte de desenvolvimento web, me falaram que a melhor linguagem para iniciar é PHP, e que JAVA é mais para projetos de grande porte. Então deixo mais uma duvida:
No momento eu estou desempregado, e como estou sem grana para poder investir em cursos, quero ter condiçoes de pegar alguns freelances de site (Tenho mais conhecimento no webdesign) mas meu foco é a elaboração de sistemas web, mas quero dedicar meu tempo a uma linguagem que me de bons conhecimentos para iniciar bem no Java, sem vicios de linguagem e etc, no caso os vicios que vcs falam seria de linguagens estruturadas como o PHP por exemplo (me corrijam se eu estiver errado por favor rs), e quero fazer sistemas simples de atualização do site, cadastro e etc, esses sistemas que são encontrados em varios sites. Nesse ambito, poderiam me indicar uma outra linguagem que va me ajudar além de PHP? Ou realmente PHP seria a escolha ideal? Ouvi falar de Python e Ruby, mas não sei se essas linguagens vem ao caso. O certo seria iniciar direto em uma linguagem OOP?

Desde já agradeço,

Abraços a todos!

O PHP tem suporte a OOP. A cada versão, mais recursos vão sendo adicionados a ele. A partir do 5.3 voltará (porque um dia houve) os "packages" que lá é chamado de Namespaces.
A diferença é que você usa "classes" se quiser e não há um "main()" explícito (mesmo tendo o main() no core da linguagem).

Todos recursos necessários para web ele tem: webservices, XML, JSON, OOP ( herança, interfaces, visibilidade, abstração, static, final, construtor/destrutor, serialização, algumas classes da SPL para ajudar a você a manipular seus dados etc etc e etc), funções de rede, de arquivos, sessões, Prepared Statements e muito mais. Vai do programador usar os recursos disponíveis ou não.

Ao meu ver, o que pegou pro PHP foi sua simplicidade e sua demora para implementar de forma decente OOP no core dele e também a facilidade em se fazer algo bom E ruim - novamente dependendo unicamente do programador. Como eu costumo dizer o PHP está no meio da sua adolecência, cada dia evoluindo mais !

Você pode aprender Java, PHP ou até mesmo o Python. O que define o mais seguro ou correto é você com sua habilidade e domínio sobre a ferramenta e não somente a linguagem. A única diferença berrante é que o Java exige definição de tipos; o PHP não. Mas isso não quer dizer que o PHP não sabe o que faz. Ele sabe muito bem e você tem total controle para manipular esses tipos (setando o tipo, usando-o em comparações); os "erros" bizarros nessa parte vem geralmente por desconhecimento do programador sobre o PHP. Exemplo:

<?php
$string = "10foo";
$num   = 10;

if ( $string == $num ) {
     echo $string . ' é igual a ' . $num;
} else {
     echo 'São diferentes';
} // vai retornar que são iguais, porque ele vai converter o $string em inteiro, logo (string)"10foo" irá virar (int)10

if ( $string === $num ) {
     echo $string . ' é igual a ' . $num;
} else {
     echo 'São diferentes';
} // são diferentes, pois aqui ele compara o tipo. string != int

Dê uma olhada nos códigos PHP e Java. Veja qual mais lhe agrada e decida por você o que abraçar. Ambas ferramentas são poderosas e são totalmente ideais para construção de aplicações para (Inter|Intra|Extra)net.

Tá falei tudo e não disse nada. hehe...

R

PHP tem OO, PHP tem frameworks bem interessantes. Mas infelizmente boa parte do código que você vai ver por aí é um monte de mysql_* e html num mesmo .php (traduzindo, código mal feito) - Não que a maioria dos códigos em Java sejam uma maravilha.

E

Concordo quando dizem que a qualidade depende mais do profissional do que a tecnologia. Atualmente trabalho em projetos utilizando PHP como ferramenta e atende bem a necessidade.

Estou estudando Java(que eu considero uma plataforma fascinante), e às vezes me sinto um pouco perdido com quantidade de recursos, variedade de frameworks. Qual é a sugestão para que eu consiga me adaptar de uma forma ‘rápida’, considerando que já trabalho utilizando OO em PHP?

R

Eu tbm desenvolvo aplicacoes de pequeno porte com PHP nas horas vagas.
E utilizo todos os conceitos, boas praticas, OO, MVC como se estivesse programando em Java…
Claro, PHP nao é java… Nem tudo é possivel ser feito da melhor maneira… rs. mas pra tudo se da um jeito…

A um detalhe, utilizo um framework php para facilitar a implementação.

flw

P

A curva de aprendizado do PHP é bem mais rápida que do Java, você conseguira fazer o feijão com arroz na Web com tranquilidade, se pegar uma boa apostila já consegue fazer alguns exemplos, projetos rápidos é uma mão na roda, ele tem uma ótima integração com Mysql.

P

Vc consegue fazer muita coisa, rapidamente, com PHP.

Entretanto isso pode abrir brechas - problemas de segurança, codigos obscuros e totalmente amarrados tornando a manutenção um parto - se bem que isso é possivel em qq linguagem. Se vc estudar bem e procurar evitar os principais problemas (como concatenar strings para gerar sql), vai fundo.

Pense em Ruby on Rails num segundo momento :slight_smile:

Criado 11 de março de 2009
Ultima resposta 17 de mar. de 2009
Respostas 13
Participantes 12