Play Framework ou Grails

12 respostas
B

E aí galera!

Estou em dúvidas sobre estudar o ‘Play Framework’ ou ‘Grails’, sendo assim gostaria das opiniões de quem conhece sobre estes frameworks. Todo depoimento é válido, porém tenho dúvidas específicas a respeito dos seguintes aspectos:

1. Produtividade;

2. Curva de Aprendizado;

3. Mercado de trabalho (SEI QUE É DIFÍCIL PREVER, MAS QUERIA AVALIAR OS ARGUMENTOS);

4. Maturidade;

Vlws :wink:

12 Respostas

J

Olá, Bruno.

Amigo, eu tenho estudado ambos há algum tempinho, mas trabalhado mesmo só com o Grails.

Eles são muito parecidos do ponto de vista do usuário (desenvolvedor), sendo as maiores diferenças quanto as linguagens principais (Grails->Groovy e Play!->Scala) e quanto aos componentes nas views (Grails->Taglibs e expressões e Play!->Expressões).

Eu penso que NO MOMENTO e por mais uns 2 anos pelo menos o Grails é a melhor aposta. Já está mais maduro, possui melhor suporte a IDE e já estabilizou nas novidades a cada versão.
O Play! ainda te força a ser um desenvolvedor “chuck norris” (pensamento “IDE é para os fracos, eu refatoro no Find-replace e fica dando alt-tab na documentação até memorizar a API do framework!”), pois ainda é fraco o suporte a IDE. Ademais, a cada versão parece que há um grande rompimento com a antiga, ou seja, muitas mudanças mesmo.

Um fator que era um diferencial era a tipagem estática do Scala que o fazia ter desempenho melhor que Groovy, mas com o Groovy 2 há a possibilidade de fazer isso onde quiser mais desempenho.

Quanto ao mercado, IMO Grails tem muito mais no momento.

Essas são minhas considerações. Espero ter ajudado.

B

Olá jyoshiriro!

Gostei bastante dos argumentos apresentados.

Apenas corrigindo, caso eu opte por estudar o Play Framework, eu utilizaria o Java mesmo, ao invés do Scala. Vcs vêem algum problema nisso?

Outra questão: vcs vêem a médio e longo prazo um bom futuro para o Groovy.

Vlws :wink:

F

Tbm já estudei um pouco dos dois. E já trabalhei profissionalmente com Grails.

Acho a ideia dos dois muito boas. Mas prefiro o Play! Framework.

Quanto a mercado de trabalho até hoje não vi vagas por aqui com Play! acho que o Grails é mais utilizado no mercado (apesar de ainda achar pouco) e sua comunidade também é maior.

Pros meus projetos pessoais, vou de Play! gostei bastante dele ser Stateless, o esquema de migrations, templates e configurações compiladas e a possibilidade de poder usar Java ou Scala, atualizou o código só dar refresh e tudo pronto (se não me engano o Grails promete isso e não cumpre muito bem) e criar testes também é muito fácil. Ainda não usei profissionalmente, mas logo logo usarei.

F

Ah e quanto ao suporte de IDE o Intellij IDEA tem atendido muito bem, pelo menos em meus projetos de teste.

Aqui vão alguns pontos, mas que são bem subjetivos e pessoais:

1. Produtividade - isso é bem relativo, chutaria um empate técnico.

2. Curva de Aprendizado - acho que o Play! é mais simples de aprender e você pode usar Java, se for com Scala a curva é maior. Em compensação Groovy pode ser escrito quase igual ao Java.

3. Mercado de trabalho - Tenho visto algumas empresas por aqui (Goiás) usar Grails, Play ainda não vi nenhuma.

4. Maturidade - Os dois são bem maduros e tem grandes empresas “bancando”. Falando da linguagem base dos dois, Groovy e Scala vejo o Groovy com um espaço maior hoje, mas pra um breve futuro apostaria no Scala.

Aqui tem uma apresentação sobre REST com o pessoal da Abril, onde usam apenas Rails e Play!.

São minhas opiniões pessoais com o que já vi dos dois. Aconselho que teste-os, pois são bons e no final vai mais de gosto pessoal.

B

Obrigado Frederico pela contribuição :wink:

Quando vc fala o seguinte:

Para alguém que mexe com as versões mais novas do Grails, esta questão citada pelo Frederico está legal?

B

E aí galera, mais alguma consideração?

N

Já vi o play, mas gostei bastante do Mentawai!
E é brasileiro!

J

Se o objetivo é parar para estudar, aproveita o gancho e estuda os dois, pois ambos são orientados a descomplicação. E quando houver a necessidade real de projeto você vai saber decidir melhor qual usar e assim se aprofundar profissionalmente, ou talvez nem seja um dos dois.

L

Só um adendo:

[]s

J

Achei uma interessante comparação bem profissional feita aqui: http://www.ubertracks.com/preso/
Pra mim ficou meio confuso a parte da comparação detalhada em si, pois deve-se navegar para baixo e para cima nesse “slide”

B

Olás!

Encontrei outro comparativo bem detalhado… item a item.

http://vschart.com/compare/play-framework/vs/grails

J

É, mas essa comparação tem algumas falhas quanto ao Grails.

Diz lá que o Grails não tem como principio o DRY. Não é verdade.
Diz lá que o Grails só tem suporte a bancos Mysql, Oracle e SQLite dentre os relacionais. Não é verdade, pois suporta tantos quanto o Hibernate suporta.

Criado 13 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 11 de mar. de 2013
Respostas 12
Participantes 6