Por que JSF é uma melhor opção do que WebWork?

46 respostas
S

Sou totalmente leigo em JSF e na última pesquisa aqui no GUJ apareceu muita gente usando.

Então deixo a pergunta, para entender quais são as vantagens e desvantagens de JSF.

[color=blue]Por que vc usuaria JSF ao invés de WebWork para desenvolvimento para Web ?[/color]

46 Respostas

U

depende do tipo de aplicação …
aplicações que são praticamente só baseadas em formulários, JSF da um ganho de produtividade beem grande, agora um GUJ da vida, não vale a pena implementar usando JSF por exemplo …

pelo menos é a minha opinião baseada das experiências que eu tive com os dois …

S

O forte de JSF então seria os componentes/tags da camada view, para exibir/construir o HTML ?

U

acho que o forte é a programação orientada a eventos, ideal para formulários, similar a programação desktop …
mas os componentes de input, são muito bons,
se estiver usando o myfaces tem mais um monte para layout também (tipo tabbed pane, … )

o data table é beem interessante (pelo menos o extended do my faces, tem suporte pra ordenação, paginação, … )

a possibilidade e facilidade de criar componentes novos, incluindo adicionar componentes um dentro do outro via código java (não sei se expliquei ou só compliquei … ) :smiley:

como ponto fraco, acho que:
os formulários só utilizarem post
não ser exatamente intuitivo a maneira de pegar parametros via URL.

Z

Ao meu ver, sim. A parte de view do JSF eh muito boa, e acho que havera uma grande contribuicao da comunidade com componentes, diferente do que aconteceu com o JavaBeans (o original). O projeto MyFaces da Apache eh um exemplo disso.

Mas por outro lado, a parte de controller do JSF nao eh muito amigavel para o programador que quer trabalhar com aquilo “na mao”. Nao podia ser diferente, jah que nao foi projetado pra ser utilizada assim. Por enquanto eh melhor pensar em algum tipo de integracao entre actions/webwork* + view/JSF, ou tentar se virar com a ferramentinha da Sun.