Agora vc concluiu que o JSF é a melhor opção por que é uma especifiçação !!! Ok! É um direito seu. Eu discordo que esse deva ser o motivo para decidir qualquer coisa. Vide EJB.
As pessoas estão felizes programando com JSF ? Estão produtivas ? Os sistemas são fáceis de entender e manter depois de prontos ?
Se vc está trabalhando num projeto assim com JSF, parabéns !!! Mas vc me parece ser a minoria…
O que eu vejo por aí e projetos ridículos, confusos, perdidos, etc. Eu trabalhei 2 anos na Accenture. É realmente impressionante como muitas empresas pagam com prazer mais de 500 mil reais por projetos ridcularmente complicados e super-dimensionados. Não dá para vender algo simples por 500 mil reais, né?
As pessoas hojem estão programando com JSF pela mesma razão que estavam programando com EJB a 2 anos atrás. Alguém falou que é bom e poderoso, algumas empresas grandes estão apoiando e especificando, então vamos usar que deve ser bom mesmo. Deve ter muita empresa enteressada em vender RAD para JSF, do mesmo jeito que algumas ganharam dinheiro vendendo Application Servers a 30 mil dólares por processador (Weblogic !!!). E teve muito gerente esperto que pagou !!!
Acho que no final é tudo uma questão de gosto mesmo. Eu simplesmente não consigo entender porque uma aplicação web deve ser feita do jeito descrito aqui: http://www.exadel.com/tutorial/jsf/jsftutorial-kickstart.html
Tem gente que vai achar maravilhoso, produtivo, simples, prazeroso, etc.
Fazer o que, né ? Gosto não se discute. Cada um na sua. O que vai contar no final das contas, independentemente do framework que vc usar, é O PROJETO ESTÁ FEITO ? ESTÁ FUNCIONANDO BEM ? ESTÁ DANDO DINHEIRO ? ESTÁ FÁCIL DE ENTENDER, BEM DESACOPLADO E LIMPO ? VC FEZ EM 1 MES OU 1 ANO O PROJETO ?
Essas perguntas é que valem, e não qual framework que vc usou. Isso para o mundo real/empresarial.
Eu nunca aceitaria um emprego/projeto para usar EJB/JSF/STRUTS etc. No máximo Mentawai / WebWork / Rife. Vou estar fazendo um favor pra mim e para o empregador.
Eu tenho muito cuidado quando peço para alguém dar uma olhada no Mentawai. A proposta é: olha durante 30-60 minutos. Faça alguns testes. Se nesses 30-60 minutos vc não se encontrar, ficar perdido, não entender várias coisas então abandone o Mentawai e parta para outro framework.
Olha esse link aqui sobre IoC: http://forum.mentaframework.org/posts/list/193.page
Se vc não achar isso fácil de entender e usar, então eu não sei o que pode ser mais simples, prático e ágil. Se alguém souber então fala…
Quer fazer uma injeção de dependência de uma Connection em qualquer bean que precise de uma connection (não são poucos, userDAO, transaction, bookDAO, etc.) ??? Então coloca essa linha no seu ApplicationManager.java:
filter(new DIFilter("connection", Connection.class));
Só isso, uma linha e tudo que precisar de uma connection vai receber uma connection. Como é que se faz isso com JSF ou Struts ? Configura tudo no XML ??? Dependencia por dependencia ??? Ok. Gosto não se discute…
JSF, Struts, SpringMVC não… Rife, WebWork, Stripes, Mentawai. Sim !