Galera, venho observando os tópicos, e vejo que o povo do fórum pergunta ao invés de procurar uma solução por si próprio, e ainda, coisas simples que existem maioria de resultados prontos, com explicação clara e conscisa ou tópicos com o mesmo problema e solucionado…
Poxa, então daí a dúvida… Qual a dificuldade de buscar a solução ao invés de ter tudo na mão???
Porque é tão difícil o pessoal ir ao google ou procurar tópico já existente?
71 Respostas
meio complicado né…
Oi,
Preguiça
Tchauzin!
Já perguntou no google ou procurou um tópico existente?
hahahaha
Hahhahaha[2]
Acho que o pessoal que faz isso são (em sua maioria) os juniors, que estão acostumados aos professores da faculdade que dão tudo de mão beijada. Os profissionais já estabelecidos são aqueles que sabem que não existe nada melhor do que um bom “se vira”.
Ola
Isso mostra inabilidade na fina arte de pesquisar na internet sobre um problema.
Temos as fases
- tópicos com titulo sem sentido, geralmente dizendo que existe um problema (qual é um misterio)
- tópicos com alguma pergunta, as vezes mal formulada, geralmente algo básico (falta experiência e vocabulario)
- perguntas mais ousadas, porém genericas o suficiente para ser dificil de responder sem escrever um artigo - geralmente gera um debate ou responde-se com um link para uma resposta
- etc
Porém acho que todas as formas são aceitaveis até certo ponto. Não vou ser grosseiro só pq o cara perguntou o que é a JVM, acho que é falta de orientação. Vc pode criar um mega banner LEIA AQUI PARA SABER PERGUNTAR E APRENDER que 79% não vai clicar e vai continuar agindo assim, imagino. Só o uso continuo da internet pra resolver isso.
Boa, apesar de existirem perguntas que as vezes motivam respostas a altura, acho que a educação ainda é a melhor resposta.
Oi,Como Fazer Perguntas Inteligentes:
http://www.linuxdicas.com.br/perguntas.html
Tchauzin!
Bem lembrado.
A idéia do forum é essa, pessoas podem fazer perguntas e , se você souber e tenha paciência para responder a pessoa, responde.
Nem todos possuem a mesma facilidade de aprender sozinhos.
Se não quer responder uma “pergunta” muito simples, não faça.
Tchauzin!
O importante é sempre estar disposto a ajudar e acreditar que desta maneira podemos estar aprendendo também. Até com um tópico, aparentemente, inútil e no qual eu pensei duas vezes antes de entrar encontrei esse texto interessante aí acima. Eu penso da seguinte maneira. É um direito de todos perguntar, assim como é nosso direito responde ou simplesmente igonorar…
O peczenyj disse tudo, conheço muita gente que escolheu java como sua primeira linguagem e está tentando aprender por conta propria, alguns realmente não tem experiencia em pesquisa realmente, mas muitos pesquisam errado ou criam topicos com nomes estranhos por desconhecer o assunto. Minha humilde opinião é que prefiro não responder um tópico do que ser grosseiro com alguem que está começando como um dia eu comecei e fiz perguntas de forma incoerente. Minha dica é que ao inves de ser grosseiro ou colocar links do google, que não ajuda em nada. Devemos ser cordiais ou então não se manisfestar. Assim podemos fazer uma comunidade melhor!!!
Tchauzin!
eu coloquei esse link na minha assinatura tb, será que alguem lê?? 
PS: deixa eu ir correndo ler antes que alguém leia primeiro :shock:
Pois é…
realmente é meio complicado, mas um esforço é sempre aceitável…
se sabe criar um tópico no guj, sabe buscar no google, poxa…
vi um tópico perguntando o que era thread… fiquei abismado, pois só digitar no google a definição aparece um monte de resposta, e ainda na apostila do caelum tem falando sobre isso e mostra uma implementação legal de thread.
Bom, aprender ou não, ele vai ter que ler sua definição e interpretar, e é a mesma coisa que ler um artigo na net.
O caso que eu acho é que o povo tem muita preguiça e quer o resultado de forma imediata, não sabe buscar ou pensar na solução e se não acha ela, quer que os outros resolvam pra ela, mas as vezes é aceitável e outras onde o assunto é comum vale a pena ajudar.
Resumindo: Não é ser grosseiro, de forma alguma ou muito menos desossar que faz essa atitude, e sim aconselhar para que o indivíduo que posta a dúvida possa raciocinar e achar a solução do problema, não é?
Quem quer ajudar responde, mas quem não quer não responde, mas se for responder dá um conselho pro indivíduo…

Então…
Esses dias pensei em criar um tópico assim. Porque diariamente tópicos são duplicados e as vezes quem tem aquele tempinho disponivel pra responder algo acaba respondendo algo que já tem no forum e deixa as vezes de responder algo relativamente novo.
Eu sou novo aqui. No meu caso praticamente 100% das dúvidas são respondidas através de tópicos ja existentes.
Quando quero algo, digito ex: erro x guj e o Google já me trás os tópicos ligeiramente relacionados.
Sem contar ainda que temos no fórum na aba verde, o Pesquisar que facilita muito a vida.
Mas todo caso estamos ai para ajudar e atrapalhar pois o importante é participar hehehe…
Abraço…
Isto é puro comodismo.
Verdade neh? A proposito, tu viu este topico? http://www.guj.com.br/posts/list/2300.java
Achei no google.
Verdade neh? A proposito, tu viu este topico? http://www.guj.com.br/posts/list/2300.javaAchei no google.
Bom eu respondo os tópicos recentes. A discussão aqui era para quem for postar pesquisar antes.
Mas sempre tem um piadista mesmo !
Verdade neh? A proposito, tu viu este topico? http://www.guj.com.br/posts/list/2300.javaAchei no google.
Pois é…
mas este tópico é para saber o porque… num é???
ausahushasuuha
Pois é…
E agora que tu tem as respostas, o que vai fazer? :lol:
Pois é…
É dificuldade entre saber o que é pergunta ou informação…
Afirmação ou frase. Pesquise antes de perguntar. (Note que não temos sinais de interrogação)
Pergunta - Porque é tão difícil o pessoal ir ao google ou procurar tópico já existente??? (Note as interrogações)
Pois é…
mas este tópico é para saber o porque… num é???É dificuldade entre saber o que é pergunta ou informação…
Afirmação ou frase. Pesquise antes de perguntar. (Note que não temos sinais de interrogação)
Pergunta - Porque é tão difícil o pessoal ir ao google ou procurar tópico já existente??? (Note as interrogações)
pulando com as patinhas… Não é dificuldade não, mas há perguntas e afirmações que se equivalem e se tu não conseguiu notar nenhuma semelhança ali, creio que quem tem dificuldade é você.
Tópico assim é mais uma inutilidade para desvirtuar o GUJ. Já não bastasse os tópicos de futebol, membro mais querido, etc.
Acho que simplismente se o tópico não te interessa, não perca seu tempo postando algo nele.
Se acha que o Off-topic é inútil, só não ler também.
Tem Off-topic que é complicado mesmo, o do futebol foi horrivel !
Mas tem coisas que são mais para descontração e até gente além como ViniGodoy, Lina etc. Participam.
E é devo ter dificuldades mesmo… mas ainda assim eu sei diferenciar interrogação em uma frase.
Bem… faça como todos os outros tópcicos… duvida repsondida coloque [RESOLVIDO]
hahahha
Boommm… ainda não, vamo ver mais as respostas da galera… neh…

Pois é…
mas este tópico é para saber o porque… num é???E agora que tu tem as respostas, o que vai fazer? :lol:
poxa mano, bom, aí que tá, respondi na ultima resposta, e…
não precisa ficar nervoso com o OFF TOPIC, pois ele é feito pra isso, não é…
Por essas e outras coisas que não mudei a minha assinatura desde que entrei no fórum. E por acaso eu já fiz uma estatística dos posts que fazia no Java Básico, mais de 80% das respostas lá eu achava no Google em menos de 5 minutos.
Seria interessante se antes de consumar a postagem, o GUJ listasse os tópicos mais relevantes à aquele assunto que a pessoa está postando. Algo de bem alto nível. Se bem que aí, não teriámos mais tópicos lá…
Talvez ter um modelo mais agil de procura e postagem, com o uso de tags (e taggeamento automagico), semelhante a um blog, favorecesse a pesquisa e, de vez em quando, alguem perguntasse alguma coisa. Porém não vejo algo assim se vc for 100% forum.
A parte de artigos, por exemplo, é ótima e já me salvou de diversas mas… não só é “pequena” como esquecida, pois muitas perguntas seriam respondidas olhando lá.
Agora, raramente uso as pesquisas. Talvez se ela ocupar um espaço ENORME no meio do guj isso mude.
Google? Nem todas as respostas são iguais ou o que queremos, a duvida respondida à 3 anos hoje pode ter uma resposta melhor, mais concreta então por que não perguntar? Tem que perguntar. Um pode explicar melhor que o outro e assim você entende melhor.
ou tambem:
As vezes você fez uma busca inteligente e conseguiu achar a resposta o outro não , isso tudo tem que ser levado em consideração.
Outro assunto tambem é:
Se a pessoa posta em um toópico de 2000 reclamam pq ela ressucitou o topico, edai que ele ressucitou ? O cara tem a mesma duvida.
Isso tbm é errado.
Muita coisa pode ser encontrada no google, mas o cara tem que sacar inglês.
Poderia ter um aviso no JForum quando o cara tiver escrevendo uma mensagem do tipo: “Você já procurou isso no Google?”
Mas tem gente que ajuda a galera que faz perguntas simples. Eu mesmo já googuei e dei um copy/paste na solução e/ou link.
quem sabe pq o tempo de resposta no google é mais lento que o tempo de resposta aqui no forum.
so pode…
É por que no Google o cara encontra um link para ler “como resolver seu problema” e no forum eles encontram o problema resolvido.
afff!!!
Eu tenho nos meus favoritos uma lista imensa de tópicos de pessoas que gastaram muito tempo respondendo dúvidas comuns. Quando alguém repete a dúvida, eu posto o link. São em geral tópicos muito bem explicados, quando alguém estava num dia inspirado, e decidiu escrever praticamente um artigo de qualidade, num único post. Como é o caso desse tópico sobre pilhas, do Mantú.
O mark, que foi o meu primeiro apóstolo na luta contra o DefaulTableModel, sabe quantas vezes temos que repetir a mesma litania toda santa semana “Não use DefaultTableModel”. Sorte que outros discípulos estão aderindo a essa nobre causa, e ajudando a espalhar a palavra da salvação, quando o assunto é tabelas e Swing.
Pior do que gente duplicando o tópico por preguiça, é gente que não lê o que você escreveu, ou tem preguiça de entender a solução. O caso do TableModel é clássico. O cara vem com a dúvida, causada única e exclusivamente pelo Default. Você indica para ele um link, explicando como se livrar de Default. No post seguinte vem um “mais alguém?”, ou vem um “cara, sou iniciante, e só sei fazer assim”, ou ainda, vem uma “correção”, fazendo uma gambi em cima do Default, seguida de outra dúvida, com o Default novamente. Outros exemplos envolvem usar PreparedStatement, fechar as coisas no finally, se livrar do nullLayout, etc…
Agora, no fórum de Java básico, não me estresso com quem duplica tópicos. Alunos de programação podem ser incapazes de achar os termos certos para uma pesquisa no google. É necessário um pouco de vivência na linguagem para achar coisas por lá. E mais ainda para filtrar aquelas que são boas soluções, das que são más soluções. Não dá para generalizar. Assim como tem aquele cara que simplesmente posta um exercício de faculdade, sem ter a mínima resolução, vai ter o outro que posta uma dúvida, simplesmente por ter sido incapaz de “perguntar para o google”.
True.
Vocês estão esquecendo de uma coisa. Tem gente que está em alguma empresa com rede restrita, não tem acesso a Google e outros sites.
Para essas pessoas, as vezes, a unica solução é postar mesmo. Uma vez eu estava ajudando um cara aqui e, para solucionar o problema dele, mandei um link. Ele me contou que não podia acessar o google ou o link por causa da empresa, o único site liberado lá era o GUJ e a busca não ajudou…
Pensem nisso ^^
Ainda assim existem os perdidos…
Vocês estão esquecendo de uma coisa. Tem gente que está em alguma empresa com rede restrita, não tem acesso a Google e outros sites.
Para essas pessoas, as vezes, a unica solução é postar mesmo. Uma vez eu estava ajudando um cara aqui e, para solucionar o problema dele, mandei um link. Ele me contou que não podia acessar o google ou o link por causa da empresa, o único site liberado lá era o GUJ e a busca não ajudou…Pensem nisso ^^
Ainda assim existem os perdidos…
Esse é um dos maiores problemas quando temos que resolver alguma dúvida durante o expediente.
Att.
Acho que simplismente se o tópico não te interessa, não perca seu tempo postando algo nele.Se acha que o Off-topic é inútil, só não ler também.
Tem Off-topic que é complicado mesmo, o do futebol foi horrivel !
Mas tem coisas que são mais para descontração e até gente além como ViniGodoy, Lina etc. Participam.
E é devo ter dificuldades mesmo… mas ainda assim eu sei diferenciar interrogação em uma frase.
“simplismente”
Ta bom ! Simplesmente !
Melhorou? Tu aprendeu que era simplesmente depois que foi fazer o curso pra saber diferenciar perguntas de afirmação não é? Conta ai !
Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida.
Aos colegas que com esmero querem demonstrar ao guj o bom vernáculo exemplar, permitam-me um aparte para lembrá-los de que o objetivo do fórum é debater sobre tecnologia, e não esboçar nossa eloqüência. A última, se mal interpretada, pode semear a discórdia. Agradeço a atenção despendida.
Concordo… Escreveu bonito em Vini.
Eu sou do Interior do Paraná… aqui nóis é simplis !
Abraço
Concordo!
Concordo… Escreveu bonito em Vini.
Eu sou do Interior do Paraná… aqui nóis é simplis !
Abraço
simplis mas estava bem ‘aportugueisado’ me jogando na cara que eu não sabia ‘diferenciar interrogação em uma frase’ :roll:
Na verdade, criei um tópico para falar de erros de português.
http://www.guj.com.br/posts/list/148207.java
Mas por lá, não precisamos citar nomes, certo?
Preguiça e comodismo.
De qualquer forma a busca do GUJ deveria ser melhor.
Como alguns já disseram, acredito que seja falta de experiência na maioria das vezes.
Normalmente conto até 10 antes de responder a algumas dúvidas. Depois de contar, a “raiva” passa. Ai eu respondo direito ou simplesmente não respondo. A pessoa escreveu direitinho? Explicou o problema? Tentou fazer? Aí eu ajudo. Normalmente tento não ser mal educado ou muito ríspido pois já estive no lugar do novato há algum tempo atrás, mas tem hora que a gente acaba perdendo a cabeça. Juro que estou tentando me controlar ultimamente.
Muitos usuários com mais de 400 posts (tá, isso não indica se o cara é experiente ou não) vive postando dúvida que podia ser resolvida rapidamente usando o Google, mas talvez um problema seja o que o saoj apontou: a falta do inglês (e olha que um inglês técnico já ajudaria bastante…). Na minha opinião é perda de tempo procurar a resolução do problema em português. A maioria das soluções estão sempre em inglês. Se for procurar em português no Google, venha direto no GUJ.
Como o Vini disse, as vezes a gente está inspirado e acaba resolvendo o problema para a pessoa e explicando como funciona o que fizemos. As vezes não estamos e simplesmente ficamos quietos. Eu sempre dou mais atenção a tópicos mais complicados (adoro os de Java2D). Só respondo dúvidas básicas quando estou muito inspirado, pois sei que muita gente vai tentar ajudar e essa é a melhor forma dos novatos irem se tornando mais experientes. Afinal, muitos que hoje usam o GUJ já foram os criadores de perguntas “bobas” há um tempo atrás. Eu mesmo tenho várias pérolas…
Realmente no Java básico tem muita coisa repetida, mas como já disseram lá é para isso mesmo. Acho que o nosso dever é mostrar o caminho para os novatos e não perder a paciência. Sei que ninguém é de ferro e as vezes a gente solta os cachorros na pessoa, mas fazer o que não é? Na próxima tentamos ajudar.
Para fechar. A única coisa que vem me encomodando MUITO no GUJ ultimamente é a quantidade absurda de usuários querendo aparecer aqui nos off-topics (não estou falando desse). Lembrem-se! GUJ != Orkut. Parece que existe uma necessidade absurda da pessoa querer postar alguma coisa, nem que for para quotar o que outro disse e simplesmente falar que concorda. Quando tem mulher na jogada ai que vira aquela caca. Tá, fazer isso de vez em quando é aceitável, mas todo dia é abusar demais. Os flamewars padrão também enxem muito o saco. Exemplo? NetBeans x Eclipse. NUNCA tem nada de novo. Só bobagem. As vezes um tópico que não tem nada haver com a briga de IDEs acaba virando flamewar por causa de algum babaca partidário de uma das duas IDEs.
Sei que misturei um pouco as coisas no que eu escrevi e até sai um pouco do tema, mas acho que passei a minha mensagem.
todo forum tem isso, mas o fato é que nem sempre é tão facil assim de achar. muitas vezes vem um link com milhares de outros dentro!
Sinceramente, esta afirmação me surpreendeu. Nunca imaginei que existiriam empresas bloqueando acesso ao google…
Eu acho que isso é uma questão cultural, tem gente que chega em casa e vai estudar haskell, so para saber como é programar em uma linguagem puramente funcional, tem gente que quando da um erro de compilação, pergunta para o colega ao lado ou posta em um forum. Isso é uma questão cultural que pode ser alterada com alguns esporros rsrsrs.
Mas se todo mundo resolvesse suas duvidas sozinhos, não teria prq ter um forum tb rsrsrsrsrs.
Pois é leandronsp essa é uma prática mais comum do que vc imagina, aqui na empresa pelo menos o GUJ é liberado, outros sites tipo de noticias ou WebMail só nos horários pré-determinados, vc vai se deparar com muitas empresas que adotam essa politica de acesso.
Att.
OlaIsso mostra inabilidade na fina arte de pesquisar na internet sobre um problema.
Temos as fases
- tópicos com titulo sem sentido, geralmente dizendo que existe um problema (qual é um misterio)
- tópicos com alguma pergunta, as vezes mal formulada, geralmente algo básico (falta experiência e vocabulario)
- perguntas mais ousadas, porém genericas o suficiente para ser dificil de responder sem escrever um artigo - geralmente gera um debate ou responde-se com um link para uma resposta
- etc
Porém acho que todas as formas são aceitaveis até certo ponto. Não vou ser grosseiro só pq o cara perguntou o que é a JVM, acho que é falta de orientação. Vc pode criar um mega banner LEIA AQUI PARA SABER PERGUNTAR E APRENDER que 79% não vai clicar e vai continuar agindo assim, imagino. Só o uso continuo da internet pra resolver isso.
Falou bonito heim 
Sinceramente, esta afirmação me surpreendeu. Nunca imaginei que existiriam empresas bloqueando acesso ao google…
Pois é… na empresa q eu trabalho somente é liberado a net pra gente do desenvolvimento web, o pessoal do desenvolvimento desktop nem tem acesso…
É muito complicado o desenvolvimento sem net e google…
Não exagerem tambem, voces estão esquecendo de uma coisa: Se ninguem postar suas dúvidas nos foruns e alguem responde-las, simplesmente a busca do google retornará ZERO RESULTADOS., pois o google não sabe as respostas ele sabe dos sites que as tem.
O que acho ruim são os topicos repetidos, estes sim o cara deveria pesquisar, a exemplo do famoso: “como configuro o CLASSPATH”, que deve ter ums 10k topicos aqui, e sempre vem mais um fazer a mesma pergunta, sem sequer fazer uma pesquisa antes.
A pesquisa no GUJ é muito ruim, e não são todos que sabem utilizar corretamente o Google.
Excemplos:
Pesquise no GUJ por “String”.
E depois no Google assim:
string site:www.guj.com.br
Analise as respostas e veja como é dificil achar a resposta com a pesquisa do GUJ.
De certa forma você está dizendo que a pesquisa do Guj é pouco usual por não ser completa…
Mas se isso for verdade, qual sera o problema…???
Não entendo a busca do GUJ. Era melhor antigamente.
O sistema de busca do GUJ realmente é decepcionante.
OlaIsso mostra inabilidade na fina arte de pesquisar na internet sobre um problema.
…
Porém acho que todas as formas são aceitaveis até certo ponto. Não vou ser grosseiro só pq o cara perguntou o que é a JVM, acho que é falta de orientação. Vc pode criar um mega banner LEIA AQUI PARA SABER PERGUNTAR E APRENDER que 79% não vai clicar e vai continuar agindo assim, imagino. Só o uso continuo da internet pra resolver isso.Falou bonito heim
![]()
Eu lembro que ja fui assim no passado, de perguntar o que é CLASSPATH pra baixo. Na faculdade levei mais de 24 horas pra entender o que diabos era compilação…
Porque é tão difícil as pessoas não se emocionarem quando encontram um tópico com um assunto já debatido? É tão difícil ignorá-lo?
Realmente a busca do GUJ não é boa…
Busca é uma coisa tão babada que deve ser de propósito isso, pra que sejam criados mais tópicos, não é possivel…
Busca é uma coisa tão babada que deve ser de propósito isso, pra que sejam criados mais tópicos, não é possivel…
kkkkkk,
Uai, não duvido né…
quem sabe alguém da Caelum não explica pra gente?? tipo o Paulo Silveira…
Galera que ta reclamando da busca, o codigo do guj e aberto so pega os fontes e implementar uma busca melhor.
Se nao querem fazer nao fiquem chorando.
sempre tem alguém pra mostrar que é o bom, ninguém tá chingando a busca não, mas somente citando que ela não é boa, aqui, já q vc comentou, pq não se forma um grupo pra melhorar esta busca?
Eu não to reclamando da busca não. E não to falando que eu sou o bom.
Vc como um desenvolvedor, deveria saber que nem sempre uma busca é tão simples quanto parece.
O que eu to dizendo é que como desenvolvedor se vc acha algo ruim pode melhora-lo.
realmente, implementar um algoritmo de busca eficaz não é simples…