Porque você é um profissional Bom(ou ruim)?

67 respostas
M

Ao ler diversos tópicos onde varias pessoas fazem referência a profissionais ruins, incompetentes, nos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e depois de ler um post em um blog( http://www.nomedojogo.com/2010/02/17/programadores-incompetentes-sao-otimos-para-o-mercado/ ) cheguei no seguinte questionamento;
O que é um profissional ruim?
Será que o profissional ruim é aquele não consegue decorar as principais APIS do java? um profissional que não se atualiza? um profissional que acabou de entrar no mercado e tem pouca experiência com aplicações web? um profissional que segue o padrão de desenvolvimento de uma empresa, mesmo esse padrão sendo uma “gambiarra”?

E uma pergunta individual para cada um que ler esse post:
Porque você é um profissional Bom(ou ruim) profissional?

67 Respostas

A

Oi m4rkk,

Considero um bom profissional o sujeito que a partir do momento que está dentro da empresa está disposto a trabalhar… pq digo isso? cansei de ver gente que não gosta de trabalhar procurando qualquer coisa para fazer em vez de fazer a sua tarefa. Outro ponto importante é saber entender o que deve ser feito e atender, ter conhecimento para identificar um problema e tentar propor soluções para isso. Qualidade de código/especificação é outro ponto! Acredito que bons profissionais estão comprometidos por criar códigos ou qualquer que seja o produto de trabalho com qualidade para satisfazer o cliente, em outras palavras “um cara que não faz tudo nas coxas”…

Outro ponto que consideraria de muita importância é a postura do profissional na empresa, maturidade e saber encarar as dificuldades que eventualmente acabam surgindo.

F

Cara isso é uma visão muito relativa, por exemplo, pra mim um profissional ruim é aquele que não se atualiza, acha que o que ele sabe é o mais importante, não quer aprender nada novo nem evoluir, é acostumado a usar a tecnologia que ele conheçe, e não avaliar qual a melhor para usar é aquele tipo do:

“Eu sei isso e vamos usar isso!”

Pra mim isso é um profissional ruim, o inverso nem sempre vai tornar um profissional bom.

Pra mim um profissional bom é aquele que além de se manter atualizar, estar aberto as novidades, tbm é estavel, não fica querendo reescrever tudo que ja vez na linguagem X por que ela é a melhor que a Z por que X é muita mais recente que Z.

MINHA VISÃO

Pra mim é isso ai.

M

m4rkk:
Ao ler diversos tópicos onde varias pessoas fazem referência a profissionais ruins, incompetentes, nos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e depois de ler um post em um blog( http://www.nomedojogo.com/2010/02/17/programadores-incompetentes-sao-otimos-para-o-mercado/ ) cheguei no seguinte questionamento;
O que é um profissional ruim?
Será que o profissional ruim é aquele não consegue decorar as principais APIS do java? um profissional que não se atualiza? um profissional que acabou de entrar no mercado e tem pouca experiência com aplicações web? um profissional que segue o padrão de desenvolvimento de uma empresa, mesmo esse padrão sendo uma “gambiarra”?

E uma pergunta individual para cada um que ler esse post:
Porque você é um profissional Bom(ou ruim) profissional?

como você deve imaginar existem muitos “pontos de vista” em relação a isso… o que é um profissional bom para mim pode não ser para você, tem gente que exagera umpouco quanto a isso falando bem ou falando mal… mas vamos la.

na minha opinião um profissional bom é aquele que se esforça, está sempre se atualizando, sempre estudando, e aliais como profissional, não fica enrolando no trabalho e no nosso caso como programadores, procura criar código que facilite a vida dos outros…

quanto a decorar API por exemplo não considero necessário decorar… tudo ou praticamente tudo, mas tem certas coisas que o profissional deve saber na ponta da lingua…

quanto ao cara que cabo de entrar no mercado, ele tem pouca experiencia com qualquer coisa, isso não faz dele um profissional ruim (nem bom), conhecer pouco de web fará dele ruim se ele é um programador web…apenas, se ele for mais para mobile, ou mesmo desktop isso não faz dele um profissional ruim, ao contrario, ele conhece um pouco de outras areas também…

quanto ao que você disse sobre o padrão de desenvolvimento da empresa, isso é bem opinião também… considero que se a empresa tem um padrão de desenvolvimento, ele deve ser seguido, por pior que ele seja, se alguém considera esse padrão ruim, o melhor a fazer seria tentar muda-lo conversando com quem determina quais são os padrões, ou caso isso não adiante, se não da para mudar os padrões da empresa procure uma empresa com outros padrões, ao invés de simplesmente manter-se na empresa com padrões ruins e não respeita-los…

L

Vou dizer o seguinte: todo mundo sabe o que é ser ruim (código incompreensível, escrever software sem entender o que o cliente quer, falta de testes…), mas ninguém sabe o que é ser bom. Muito porque nunca tiveram um ambiente de trabalho onde pudessem trabalhar com um mínimo de decência. Mas enfim, divago.

Acredito que um profissional bom é aquele que consegue:

:arrow: enxergar e criar abstrações: O profissional ruim irá criar métodos de mais de 100 linhas ou irá criar classes com nomes sem sentido. O bom saberá criar métodos e classes com abstrações adequadas, e saberá refatorá-las quando ganha alguma inspiração nova sobre como abstrair.

:arrow: entender o que acontece por trás de suas ferramentas: O profissional ruim é um mero usuário de Hibernate, JBoss, Glassfish, JSF ou qualquer outra coisa. Vai saber usá-los enquanto os problemas a serem resolvidos estiverem mastigadinhos em apostilas e livros por aí. Apenas os bons profissionais saberão lidar com situações imprevistas, como stacktraces com mensagens aparentemente estranhas ou comportamentos indesejados.

O resto, como “comprometimento” ou “atualização constante”, é no minímo frescura, ou no máximo coisa secundária.

F

Leonardo3001:
Vou dizer o seguinte: todo mundo sabe o que é ser ruim (código incompreensível, escrever software sem entender o que o cliente quer, falta de testes…), mas ninguém sabe o que é ser bom. Muito porque nunca tiveram um ambiente de trabalho onde pudessem trabalhar com um mínimo de decência. Mas enfim, divago.

Acredito que um profissional bom é aquele que consegue:

:arrow: enxergar e criar abstrações: O profissional ruim irá criar métodos de mais de 100 linhas ou irá criar classes com nomes sem sentido. O bom saberá criar métodos e classes com abstrações adequadas, e saberá refatorá-las quando ganha alguma inspiração nova sobre como abstrair.

:arrow: entender o que acontece por trás de suas ferramentas: O profissional ruim é um mero usuário de Hibernate, JBoss, Glassfish, JSF ou qualquer outra coisa. Vai saber usá-los enquanto os problemas a serem resolvidos estiverem mastigadinhos em apostilas e livros por aí. Apenas os bons profissionais saberão lidar com situações imprevistas, como stacktraces com mensagens aparentemente estranhas ou comportamentos indesejados.

O resto, como “comprometimento” ou “atualização constante”, é no minímo frescura, ou no máximo coisa secundária.

Isso vc se refere a um bom profissional em Java?

Se vc usa uma linguagem dinamica (Python, Ruby, Scala), vc não precisa de abstrações.
E concordo plenamnete no entender como sua ferramente funciona.

B

Na minha opinião o bom profissional tem que:

-Ter comprometimento com seu trabalho/projeto;

-Ter conhecimento aprimorado constantemente;

-Saber fazer as tarefas necessárias para que o projeto ande.

voltado para área de programação/desenvolvimento o profissional tem que:

-Dominar a liguagem que ele programa;

-Conhecer frameworks, design patterns, boas práticas de programação;

-Tem que saber a lógica de negócios que está implementando;***Essencial

-Conhecer persistencia/banco de dados, sistema operacional

:shock: :shock: :shock:

Eu me acho um bom profissional pois sou comprometido em sempre busco conhecimento relacionado com minha função ou que possa ajudar de alguma forma no desenvolvimento do projeto.

:arrow: :arrow:

V

Eu considerei aquele artigo uma das maiores bobagens que já li em toda minha vida. É uma visão extremamente simplista de um problema muito grave da nossa e de várias áreas. Torço para que um dos “empregos” dele seja manter um código que parou de funcionar, feito por dezenas de programadores incompetentes, e em regime de urgência.

Mas respondendo à dúvida do tópico. Para mim um programador competente é aquele que faz o seu código:

1. De maneira rápida;
  2. De maneira limpa e organizada;
  3. Atento à necessidade da empresa.

Note que dificilmente atinge-se os itens #1 e #2 sem conhecimento técnico. Creio que conhecimento técnico seja um requisito mínimo para um programador, não um diferencial (muito conhecimento sim, é um diferencial). Alguns requisitos como flexibilidade são interessantes, embora nem todos os membros de um time precisem necessariamente ser flexíveis (de fato, as vezes ter um membro metódico é até bom).

U

Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
:slight_smile:
vlw
abs

J

Profissional bom na minha opinião é aquele que coloca a lógica acima de tudo. Aparece um problema e ele já consegue visualizar a solução, independente da tecnologia ou linguagem de programação.

Já quebrei muita cabeça com profissional ótimo em uma linguagem, mas não sabia implementar um mutex.
Imagino que em uma equipe deva existir várias pessoas que tem afinidades(são bons), em coisas diferentes, mas todos precisam ter um raciocínio lógico adequado.

F

UMC:
Programador RUIM! CTRL C e CTRL V não entende o que faz, suposta mente aprendeu a “programar” em um curso!
Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!
vlw
abs

cara, esse “já nasce programador”? o que é isso? vc nasceu sabendo as coisas? QUALQUER UM pode ser um programador, isso não vem de berço, vem do aprendizado que muitas vezes começa de um ctrl c ctrl v sem entender direito o que o codigo faz.

L

Profissional bom pra mim é aquele que realmente tem o dom naquilo que faz. Se compararmos na nossa área, é alguém que veio trabalhar não por dinheiro, porque ouviu falar que um cara X ganha 15K/mês e sim porque gosta muita da área, tem prazer em fazer isso e em aprender coisas novas.

E de acordo com o post do vini, o programador bom é aquele que:

1- se possível, vai fazer de maneira limpa
2- se possível, vai fazer rápido e organizado
3- se não tiver jeito, vai fazer somente o suficiente para atender a necessidade

É assim que eu vejo o mercado.

N

UMC:
vlw
abs

falou uma merda das grandes hein…

C

Acho que, acima de tudo, um bom profissional em TI deve estar sempre focado em atender por completo às necessidades do cliente.

De nada adianta ser rápido, ter grande conhecimento técnico, se não entrega algo funcional, de acordo com o que o cliente realmente precisa.

S

Leozin:
Profissional bom pra mim é aquele que realmente tem o dom naquilo que faz. Se compararmos na nossa área, é alguém que veio trabalhar não por dinheiro, porque ouviu falar que um cara X ganha 15K/mês e sim porque gosta muita da área, tem prazer em fazer isso e em aprender coisas novas.

E de acordo com o post do vini, o programador bom é aquele que:

1- se possível, vai fazer de maneira limpa
2- se possível, vai fazer rápido e organizado
3- se não tiver jeito, vai fazer somente o suficiente para atender a necessidade

É assim que eu vejo o mercado.

Eu concordo, mas só trocaria a palavra “tem o dom” por “gostar”. Como foi dito, ninguém nasceu programando. E em todas as área é assim. Se você não faz o que gosta, em grande parte das vezes não vai fazer bem.
E sobre ser bom ou ruim isso depende de muitos fatores. Acho que programador bom desmotivado por algum motivo, se torna um programador ruim. O cara pode saber de Design Patterns, ter a API inteira do Java decorada de cabeça para baixo até em klingon, conhecer tudo que é framework que o mercado utiliza e programar muito bem, mas se não tiver um bom ambiente de trabalho e motivação para fazer tudo bem feito, de nada adianta tudo isso. Acho que ser um bom programador depende do profissional, mas também depende da empresa e de sua forma de trabalho.

U

Felagund:
UMC:
vlw
abs

cara, esse “já nasce programador”? o que é isso? vc nasceu sabendo as coisas? QUALQUER UM pode ser um programador, isso não vem de berço, vem do aprendizado que muitas vezes começa de um ctrl c ctrl v sem entender direito o que o codigo faz.

Cara nascer programador e tipo já nascer com o DON!
Pensa!
Lógico que você aprende no decorrer do tempo!
mais quem já nasce tem mais facilidade em aprender e desenvolver!
tem uma Lógica boa!

vlw

U

Frango:
UMC:
vlw
abs

Merda das grandes, quem é você??
dê sua opinião!
Ot…o

vlw

N

UMC:
Frango:
UMC:
vlw
abs

dê sua opinião!
Ot…o

vlw

Ninguém nasce sabendo.

Se o cara não tem FACILIDADE (não dom), ele pode vencer isso com esforço.
Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.

Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

U

Frango:
UMC:
Frango:
UMC:
vlw
abs

dê sua opinião!
Ot…o

vlw

Ninguém nasce sabendo.

Não é porque o cara não nasceu com facilidade para determinada coisa que ele não vai ser bom nesta coisa.

Muitas pessoas iniciam o aprendizado de programação em um curso, e a partir dai vão se especializando cada vez mais. Porque ele aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

aprendeu com o curso quer dizer que ele é um mal programador?

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

B

UMC:

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

Se você falasse que fazer um curso não faz do programador bom ou ruim eu concordaria, mas supor que a maioria das pessoas que fazem curso são um mals programadores é pura ignorancia.

Tome cuidado para não fundamentar suas afirmações apenas de pseudo-teses inventadas por você, se você quiser fazer uma afirmação dessas faça um estudo, contrate algum instituto de pesquisas e exponha dados, não fique falando o que não sabe.

:!:

U

Bird89du:
UMC:

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

Se você falasse que fazer um curso não faz do programador bom ou ruim eu concordaria, mas supor que a maioria das pessoas que fazem curso são um mals programadores é pura ignorancia.

Tome cuidado para não fundamentar suas afirmações apenas de pseudo-teses inventadas por você, se você quiser fazer uma afirmação dessas faça um estudo, contrate algum instituto de pesquisas e exponha dados, não fique falando o que não sabe.

:!:

Respeite minha opinião!

Tome cuidado você também!
vlw

L

Felagund:

Se vc usa uma linguagem dinamica (Python, Ruby, Scala), vc não precisa de abstrações.

Me refiro a qualquer profissional. Linguagens dinâmicas também precisam de abstrações. O Rails é uma abstração sobre o protocolo Web, o EventMachine é uma abstração sobre o protocolo TCP, o CouchRest é uma abstração sobre a comunicação com um CouchDB. Sem falar que quando você cria uma classe, por exemplo, Employee, você está fazendo uma abstração.

F

UMC:
Frango:
UMC:
Frango:
UMC:
vlw
abs

dê sua opinião!
Ot…o

vlw

Ninguém nasce sabendo.

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

Me prove essa informação.

Qual foi a sua amostra utilizada? Aonde foi feito essa pesquisa? Como foi medido se o profissional é bom ou ruim? Quais os cursos utilizados?

achismo não cola

B

Descupe se fui ignorante mas achei que foi uma afirmação um pouco limitada e sem fundamentos. Não estou falando isso de você mas da sua opinião.

Sua opinião é essa, e a minha é sua afirmação não tem fundamentos(base teórica).

Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática deles em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.

:arrow:

F

Leonardo3001:
Felagund:

Me refiro a qualquer profissional. Linguagens dinâmicas também precisam de abstrações. O Rails é uma abstração sobre o protocolo Web, o EventMachine é uma abstração sobre o protocolo TCP, o CouchRest é uma abstração sobre a comunicação com um CouchDB. Sem falar que quando você cria uma classe, por exemplo, Employee, você está fazendo uma abstração.

Sim, agora compreendi o que vc quis dizer

U

Felagund:
UMC:
Frango:
UMC:
Frango:
UMC:
vlw
abs

dê sua opinião!
Ot…o

vlw

Ninguém nasce sabendo.

muitas vezes não!
mais a maioria sim!

vlw

Me prove essa informação.

Qual foi a sua amostra utilizada? Aonde foi feito essa pesquisa? Como foi medido se o profissional é bom ou ruim? Quais os cursos utilizados?

achismo não cola

Respeite minha opinião!
“achismo” pra mim cola é o que vejo!

vlw

L

Pra mim ele só estava sendo irônico… É obvio que ele não concordava nada daquilo.

U

Bird89du:
Descupe se fui ignorante mas achei que foi uma afirmação um pouco limitada e sem fundamentos. Não estou falando isso de você mas da sua opinião.

Sua opinião é essa, e a minha é sua afirmação não tem fundamentos(base teórica).

Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática dele em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, mas eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.

Ok, muitos fazem curso hoje em dia, e vão para um empresa e não sabem fazer P#rr# de nada!
fazem curso só pra crescer o currículo.
Curso sim ensina! mais se o aluno não tiver uma base?! ai f#d##

vlw

F

É aquele que trabalha em uma empresa organizada e alinhada a sua área e que faz bem feito as tarefas que lhe são atribuídas.

Geralmente as empresas sao piores do que os funcionários. É difícil achar uma boa empresa pra seguir carreira em TI. Ainda tem muita gente que pensa que margem de lucro se maximiza com exploração e quantidade de contratos, entre milhares de outros vicios comuns de empresarios do nosso setor.

N

UMC:
Bird89du:

Os cursos que fiz acrescentaram muito na minha vida e carreira, os profissionais que me instruiram sempre trouxeram além de conteúdo teórico a prática dele em projetos diferentes dos que eu participei, ou apresentam coisas que eu iria levar um tempão para pesquisar, mas eu poderia ir para o curso e não aproveitar nada, isso é relativo de cada aluno.

Ok, muitos fazem curso hoje em dia, e vão para um empresa e não sabem fazer P#rr# de nada!
fazem curso só pra crescer o currículo.
Curso sim ensina! mais se o aluno não tiver uma base?! ai f#d##

vlw

Você fez algum curso sobre java ou alguma tecnologia?

V

Lendo o post, não pareceu. Mas também não acompanho o blog e, pelo que vi nos demais artigos, creio que seja ironia mesmo.

Andei refletindo no assunto e descobri algo que é essencial para um bom programador: entender exatamente o que está fazendo.
Percebi que todos os programadores bons que conheço, sem nenhuma exceção, não recortam e colam código. Procuram entender bem o porque das coisas.

Vejo no GUJ muita gente que recorta e cola código, ou que claramente está programando por tentativa-e-erro. Na minha opinião, essa é uma atitude de programador medíocre. Se você colocou um único trecho de código sequer no seu código e não entendeu o que ele faz, você é um péssimo programador.

PS: Não estou falando aqui em ser obrigado a abrir e estudar a fundo APIs. APIs vem com uma promessa de funcionamento “interno”, e não é necessário entende-lo. Estou falando do código que, ao menos teoricamente, foi você mesmo quem produziu.

B

UMC, por favor, entenda o que estamos falando…

Só porque você viu um ou dois que fizeram curso e não sabiam nada não significa que todos que fazem curso são maus programadores.

Generalizar é perigoso, você cria falsas expectativas sobre a realidade.

D

Mas a pergunta eh sobre ser um bom programador ou sobre ser um bom profissional?

Sobre ser um bom programador, concordo com as ideias do Vini, mas ser um bom profissional vai alem disso, na minha opiniao.

Nao adianta muito pra mim o cara do meu lado ser um monstro codificando e ser um ogro com o mundo ao seu redor. Ser um bom profissional envolve comunicacao e colaboracao.

Pode ate ser um ogro, mas que seja um ogro comunicavel. :wink:

B

Voltando ao tema do post…

Concordo com o ViniGodoy, entender o que está fazendo e empregar a lógica certa e cada ocasião é primordial para definir um bom programador, e isso independe do tempo de experiência do programador.

Já me deparei com programadores experientes que apenas recortam e colam o código, não procuram entender o que está fazendo, faz funcionar um “módulo” mas quando tem alguma modificação no código colado o cara não sabe e pede ajuda para entender a lógica que ele mesmo deveria ter feito, ou seja, atraso no projeto.
:?

A

Bird89du:
Voltando ao tema do post…

Concordo com o ViniGodoy, entender o que está fazendo e empregar a lógica certa e cada ocasião é primordial para definir um bom programador, e isso independe do tempo de experiência do programador.

Já me deparei com programadores experientes que apenas recortam e colam o código, não procuram entender o que está fazendo, faz funcionar um “módulo” mas quando tem alguma modificação no código colado o cara não sabe e pede ajuda para entender a lógica que ele mesmo deveria ter feito, ou seja, atraso no projeto.
:?

Sei la…posso tar sendo meio xaropão demais… mas para mim um cara que não entende o que está fazendo e não entende a lógica do que está fazendo não pode ser considerado um programador… Talvez um estagiário ou quem sabe programador júnior…

Esse foi o caso mais extremo que já ouvi

F

UMC:

Respeite minha opinião!

vlw

Não é questão de respeitar a opnião, acredito que a questão é respeitar quem fez curso para aprender, vc não pode generalizar, tudo está de acordo com o contexto que vc faz suas afirmações, por exemplo, se vc tivesse tido, que o que vc ve na maioria dos casos são pessoas que fazem cursinho não são bons programadores. Olhe bem a diferença na formação da frase, vc está focando a sua opnião, agora vc afirmar que todo mundo que faz cursinho não é bom programador, vc está atingindo muita gente aí, e muitas podem sim ser excelentes programadores.

Isso não é um ataque contra a sua pessoa, e sim um questionamento em cima da sua afirmação.

V

Concordo, um bom profissional precisa mesmo do que você falou.

Se você quiser ser o ogro incomunicável, tenha certeza de ter um conhecimento tão bom ao ponto de você ser praticamente o único no país a dominar determinadas tecnologias. De ser a pessoa que as pessoas ligarão por não ter escolha, e por você ser o mestre ninja dos cinco cortes. E elas te respeitarão porque sabem que sua incomunicabilidade é porque você vive num mundo paralelo, onde os números são escritos em hexadecimal e a linguagem falada nas ruas é a de máquina.

U

Felagund:
UMC:

Respeite minha opinião!

vlw

Não é questão de respeitar a opnião, acredito que a questão é respeitar quem fez curso para aprender, vc não pode generalizar, tudo está de acordo com o contexto que vc faz suas afirmações, por exemplo, se vc tivesse tido, que o que vc ve na maioria dos casos são pessoas que fazem cursinho não são bons programadores. Olhe bem a diferença na formação da frase, vc está focando a sua opnião, agora vc afirmar que todo mundo que faz cursinho não é bom programador, vc está atingindo muita gente aí, e muitas podem sim ser excelentes programadores.

Isso não é um ataque contra a sua pessoa, e sim um questionamento em cima da sua afirmação.

Cara entenda uma coisa também! eu não estou dizendo que quem faz curso e ruim!
Só estou dizendo que a maioria da pessoas que fazem curso e como se não os tivesse feito!
Porque essas pessoas não tem vocação nenhuma para a área!
Já outras sim realmente vão apreender a programar fazendo cursos, mais vão ficar com bastante dúvidas e ter dificuldades em apreender mais!
Já as pessoas quem tem o certo DOM vão aprimorar seus conhecimentos!

As pessoas que se sentirem atingidas me desculpem mais é a minha opinião!
Sim, você podem ser bons programadores!

mais… nada a dizer!

vlw
abs

U

Bird89du:

Só porque você viu um ou dois que fizeram curso e não sabiam nada não significa que todos que fazem curso são maus programadores.

É como diz o velho ditado!
A primeira impressão é a que fica!

Mais uma vez digo é a minha opinião!
vlw

J

Concordo, um bom profissional precisa mesmo do que você falou.

Se você quiser ser o ogro incomunicável, tenha certeza de ter um conhecimento tão bom ao ponto de você ser praticamente o único no país a dominar determinadas tecnologias. De ser a pessoa que as pessoas ligarão por não ter escolha, e por você ser o mestre ninja dos cinco cortes. E elas te respeitarão porque sabem que sua incomunicabilidade é porque você vive num mundo paralelo, onde os números são escritos em hexadecimal e a linguagem falada nas ruas é a de máquina.

Huahuahua…vini, são 9 cortes. :smiley:

C

UMC:
Bird89du:

vlw

Não é correto você rejeitar as críticas se escondendo por detrás desta carapuça “é a minha opinião”. A partir do ponto que expôs algo ao fórum, precisa estar aberto a críticas e sugestões.

U

CarlosEduardoDantas:
UMC:
Bird89du:

vlw

Não é correto você rejeitar as críticas se escondendo por detrás desta carapuça “é a minha opinião”. A partir do ponto que expôs algo ao fórum, precisa estar aberto a críticas e sugestões.

Críticas e sugestões Lógico que sim!
Só que nada vai fazer eu mudar a minha opinião!
Vai me BATER por isso!?!?

“carapuça” é a minha opinião esta ofendendo algumas pessoas!

vlw

C

UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
Bird89du:

vlw

vlw

A questão é que, quando as críticas aparecem, ao invés de argumentar racionalmente, você usa a carapuça “é a minha opinião”. É o típico argumento de quem não tem justificativas para sustentar o que pensa sobre algo.

U

CarlosEduardoDantas:
UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
Bird89du:

vlw

vlw

A questão é que, quando as críticas aparecem, ao invés de argumentar racionalmente, você usa a carapuça “é a minha opinião”. É o típico argumento de quem não tem justificativas para sustentar o que pensa sobre algo.

Você é cego ? leia as mensagens acima e veja!
Meus pensamento são meus!
Quer me proibir de pensar também!?

vlw

M

Ta certo, opinião e gosto não se discutem! cada um tem a sua! mas calma não fique irritado por conta disso!

Att.

C

UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
Bird89du:

vlw

vlw

vlw

eu é que te pergunto. Você já fez alguma monografia na vida? Sabia, que para citar alguma forte afirmação, como as que fez, precisa citar fontes ou provar por A + B que tal afirmação é verdadeira?

Já imaginou, você escrevendo em uma monografia que Java não presta. Um professor da banca pergunta qual é a fonte dessa afirmação e você responde: “lamento professor, não vamos discutir porque é a minha opinião”

Qual foi a sua resposta para os questionamentos dos outros membros acima, sobre suas acusações de quem faz cursos em TI? Acho que você precisa baixar essa bola um pouco, ter mais humildade e ver que a “maioria” que você enxerga está apenas dentro do seu próprio mundo.

Sem mais.

U

CarlosEduardoDantas:
UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
CarlosEduardoDantas:
UMC:
Bird89du:

vlw

vlw

vlw

eu é que te pergunto. Você já fez alguma monografia na vida? Sabia, que para citar alguma forte afirmação, como as que fez, precisa citar fontes ou provar por A + B que tal afirmação é verdadeira?

Já imaginou, você escrevendo em uma monografia que Java não presta. Um professor da banca pergunta qual é a fonte dessa afirmação e você responde: “lamento professor, não vamos discutir porque é a minha opinião”

Qual foi a sua resposta para os questionamentos dos outros membros acima, sobre suas acusações de quem faz cursos em TI? Acho que você precisa baixar essa bola um pouco, ter mais humildade e ver que a “maioria” que você enxerga está apenas dentro do seu próprio mundo.

Sem mais.

reveja o que você escreveu! e reveja o que eu disse!

U

ManoJava:
Ta certo, opinião e gosto não se discutem! cada um tem a sua! mas calma não fique irritado por conta disso!

Att.

vlw
sussa!

D

Eu queria entender porque o pessoal faz “quote” de tooooooodo um post anterior pra fazer um comentario de uma ou duas linhas. Serio, soh curiosidade, mesmo. O forum fica mal recheado e chato de ler. Mas enfim…

Concordo, as pessoas assim sao tipo o rapazinho russo do Poincare que vale um milhao. E sao poucas, proporcionalmente falando.

[OFF]
A proposito, comprei um livro sabado chamado A Solucao de Poincare - Donal O’Shea, que fala sobre a conjectura que o rapazinho russo parece que resolveu. Bem interessante, ja matei mais de 100 paginas, recomendo para quem gosta de historia da Matematica. E da pra comecar a entender tbem pq ele recusou o milhao, o rapazinho deve ter uns parafusos trocados na cachola.
[/OFF]

Um pouco mais a proposito, bom profissionais tambem leem bastante. Mas nao soh livros nerds, tipo o citado acima! :stuck_out_tongue:

A

dreamspeaker:
Eu queria entender porque o pessoal faz “quote” de tooooooodo um post anterior pra fazer um comentario de uma ou duas linhas. Serio, soh curiosidade, mesmo. O forum fica mal recheado e chato de ler. Mas enfim…

Concordo, as pessoas assim sao tipo o rapazinho russo do Poincare que vale um milhao. E sao poucas, proporcionalmente falando.

[OFF]
A proposito, comprei um livro sabado chamado A Solucao de Poincare - Donal O’Shea, que fala sobre a conjectura que o rapazinho russo parece que resolveu. Bem interessante, ja matei mais de 100 paginas, recomendo para quem gosta de historia da Matematica. E da pra comecar a entender tbem pq ele recusou o milhao, o rapazinho deve ter uns parafusos trocados na cachola.
[/OFF]

Um pouco mais a proposito, bom profissionais tambem leem bastante. Mas nao soh livros nerds, tipo o citado acima! :stuck_out_tongue:

Geralmente posts polêmicos são quotados para o cara não editar o que escreveu!

V

Ok pessoal, vamos voltar ao assunto do tópico e parar de atacar o UMC? A opinião dele é que se o cara tem jeito para a coisa, vai ser um bom programador. Se não tem, não há curso que resolva.

Ok, ele se expressou mal no primeiro post, mas vamos deixar o assunto passar, ok?

O tópico estava voltando aos eixos até alguém voltar a bater nessa tecla. Eu posso simplesmente tranca-lo, mas acho que a discussão de uma maneira geral é interessante, então, vamos evitar comentar sobre oa assunto.

U

ViniGodoy:
Ok pessoal, vamos voltar ao assunto do tópico e parar de atacar o UMC? A opinião dele é que se o cara tem jeito para a coisa, vai ser um bom programador. Se não tem, não há curso que resolva.

Ok, ele se expressou mal no primeiro post, mas vamos deixar o assunto passar, ok?

O tópico estava voltando aos eixos até alguém voltar a bater nessa tecla. Eu posso simplesmente tranca-lo, mas acho que a discussão de uma maneira geral é interessante, então, vamos evitar comentar sobre oa assunto.

por mim está tranqüilo!

vlw

C

Não vejo motivos para toda essa preocupação, mesmo tendo saído do foco por alguns posts. Acho normal os conflitos de opiniões, visando o enriquecimento dos que estão lendo o conteúdo, contanto que não se transformem em ataques, como vemos por aí no fórum por parte de alguns trolls conhecidos.

U

Não vejo motivos para toda essa preocupação, mesmo tendo saído do foco por alguns posts. Acho normal os conflitos de opiniões, visando o enriquecimento dos que estão lendo o conteúdo, contanto que não se transformem em ataques, como vemos por aí no fórum por parte de alguns trolls conhecidos.

vou fingir que não vi isso!

C

UMC, no post acima não estou falando de você. Estou falando de alguns que criam diversos profiles, defendem scala, outros defendem lisp, já deu pra sacar de quem estou falando.

Anteriormente, expressei o que vi de errado no seu ponto de vista e até tinha escrito um “Sem mais”, finalizando o que pensava sobre o tema.

U

UMC, no post acima não estou falando de você. Estou falando de alguns que criam diversos profiles, defendem scala, outros defendem lisp, já deu pra sacar de quem estou falando.

Anteriormente, expressei o que vi de errado no seu ponto de vista e até tinha escrito um “Sem mais”, finalizando o que pensava sobre o tema.

Ok,
blz
:thumbup:
vlw

C

Voltando sobre o assunto,

bons profissionais não decoram API, mas estudam o que cada componente faz.

int diasConsumoAcao = dataDiaAnteriorC.get(Calendar.DAY_OF_YEAR) - dataInicioC.get(Calendar.DAY_OF_YEAR) + 1;

preciso dizer o que vai acontecer qdo virar o ano?

R

Sobre a pergunta e usando o que o pessoal falou aqui…

Uma coisa que tem que verificar na pergunta, é:

• Você é um bom profissional? Ou você é um bom empregado?

Apesar de parecer a mesma coisa, acho que tem uma certa diferença. Exemplo: Um bom profissional não vai se sujeitar a fazer algo absurdo que não concorde. Um bom funcionário sim, porque ele atenderá aos interesses da empresa.
Um caso desses é do piloto de Formula 1, Nelsinho Piquet que aceitou provocar um acidente para favorecer a escudeira. Péssimo profissional, mas ótimo funcionário.

Concordo com o Leonardo3001 quando ele diz: “enxergar e criar abstrações” e “entender o que acontece por trás de suas ferramentas”. Ter visão das coisas é a base de um bom profissional.

Bird89du diz: “Ter comprometimento com seu trabalho/projeto;” Eu faço uma observação aqui. Um bom profissional terá comprometimento com seu trabalho, mas não quer dizer que vai concordar com tudo que é imposto pela empresa. Um funcionário que tem comprometimento com o trabalho no sentido de aceitar o trabalho que lhe é dado sem questionar é um bom funcionário.

Ainda Bird89du "Saber fazer as tarefas necessárias para que o projeto ande. " Esse quesito envolve tanto o bom profissional quanto o bom funcionário.

Sobre o que o ViniGodoy falou, “Para mim um programador competente é aquele que faz o seu código:”

1. De maneira rápida; Isso implica em ter visão das coisas como o Leonardo falou, sem visão jamais um programador conseguirá desenvolver de maneira rápida
  2. De maneira limpa e organizada; Mesma coisa do item anterior
  3. Atento à necessidade da empresa. Acho que isso já cai na questão do bom funcionário. Mas um bom profissional pode exergar coisas que o diretor por exemplo nao enxerga. E o que é realmente a necessidade da empresa nesse caso? O que o diretor fala, ou o que o programador fala?

Hora da polêmica :smiley:

UMC diz
“Programador BOM! já nasce programador e não precisa fazer “curso pra aprender” curso só pra aperfeiçoar e Tira um certificação que é importante!”

O que o UMC diz aqui e eu concordo com ele, é que existe a questão de ter DOM para programar. Se a pessoa tem um raciocínio lógico bom, ela terá muito mais chances de ser um bom profissional.

Inclusive quem não tenha uma boa lógica, não será um bom programador. E não adianta esforço.

Então, para mim, o requisito mais básico para ser um bom profissional na computação, é ter lógica.

Programar envolve criatividade, e para mim o que envolve criatividade é arte. Logo, programar é uma arte. Como qualquer arte nascer com o dom influencia.
E assim como qualquer arte você pode treinar. Mas por mais que você treine, não será ainda melhor do que alguém que já nasceu com o dom.

Se não, o Barrichelo teria passado o Schumacher…

Ser um bom funcionário não é contra ser um bom profissional. Os dois podem andar juntos. O problema é quando um bom profissional está em uma empresa pouco profissional, aí o bom profissional para a empresa passa a ser um empregado ruim. Mas a culpa é dele? Acho que não…

Então um profissional é bom por si só. Um bom funcionário, vai depender da empresa onde ele estiver.

U

Depende.
Cabe a ele fazer a diferença!
Se não tiver chance vai pra outra!

esse “Bom” funcionário provavelmente tem uma boa educação!
entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw

R

Depende.

entre outras coisas que fazem um bom profissional BOA! e se ele não tiver educação!!?!?

vlw

Porque voce acha que todo mundo sempre troca de empresa??

Acho que as empresas tão meio atrasadas em ser boas empresas será que não? Em ter uma visão tipo a Google de ser, de valorizar o funcionário ao invés de sugar o sangue até a ultima gota? Até ele não aguentar mais e sair fora, e ir para outra empresa e depois acontecer a mesma coisa…

(nao sei se no google é assim mesmo, ou se é balela, mas o que importa é a filosofia)

E o cara pode ser bom o que for e se sobressair… se a empresa for ruim… só resta a ele sair fora né? Não sei se isso é solução… Vc acaba migrando de empresa em empresa sem objetivo…

Eu vejo que os programadores geralmente tem intenção de melhorar conhecer evoluir… porque isso é nato de quem gosta de computaçao…
Mas não vejo muitas empresas inteligentes assim…

R

Depende.

vlw

Se a empresa é ruim como vc mesmo diz… não adianta…

Não adianta ele tentar fazer a diferença… a empresa nao muda por causa dele… por mais certo que ele estiver…

Foi o que eu quis dizer também…

Agora, sobre a educação, qualquer um tem que ter né?

V

Essa é uma pergunta difícil de se responder. Sobre assuntos técnicos, é muito provável que seja o que o programador fale. Por isso é bom ter uma empresa em que as pessoas se respeitam e se comuniquem.

Por outro lado, eu citei porque há programadores que gastam horas, fazendo coisas legais em seu horário de trabalho, mas que não somam em absoluto com o negócio da empresa. Você nem sempre precisa fazer aquele sistema ultra-robusto-multi-camadas, se o que a empresa necessita no momento é de um protótipo, só para validar se uma tecnologia funciona. Algumas funcionalidades “legais” também podem ser deixadas para outra hora, ou nem mesmo ser implementadas, caso o seu cliente não tenha pedido.

Não usar minha frase como desculpa para fazer gambi. Só estou citando a necessidade de saber fazer os esforços nos locais certos e na medida certa. Jamais você deve fazer nas coxas um sistema que será realmente grande. Nesse caso, não tem como fugir da ultra-robustes-multi-camadas.

R

Eu geralmente nao gosto dos ultra-robustes-multi-camadas… ehehhe

Prefiro manter as coisas mais simples…

Acho que 90% dos arquitetos usam os ultra-robustes-multi-camadas… as vezes usam as coisas só porque existe…

Talvez o cara pense em fazer o negócio mais complexo do universo… aí ele vai ser foda… só ele entende…

Mas eu acho que foda mesmo é o cara que faz algo que todo mundo entende…

U

Depende.

vlw

Se a empresa é ruim como vc mesmo diz… não adianta…

Não adianta ele tentar fazer a diferença… a empresa nao muda por causa dele… por mais certo que ele estiver…

Foi o que eu quis dizer também…

Agora, sobre a educação, qualquer um tem que ter né?
Pode sim adiantar ele pode ser ousado e tentar nem que seja uma vez!
Dependendo da empresa em aceitar ou não!

Séria o correto ter educação mais, não é assim que eu vejo!
Certa coisa mim que pode ser Educado pra você pode ser Mal Educado!
Isso é incorreto!

vlw

U

Depende.

vlw

Porque voce acha que todo mundo sempre troca de empresa??

Acho que as empresas tão meio atrasadas em ser boas empresas será que não? Em ter uma visão tipo a Google de ser, de valorizar o funcionário ao invés de sugar o sangue até a ultima gota? Até ele não aguentar mais e sair fora, e ir para outra empresa e depois acontecer a mesma coisa…

(nao sei se no google é assim mesmo, ou se é balela, mas o que importa é a filosofia)

E o cara pode ser bom o que for e se sobressair… se a empresa for ruim… só resta a ele sair fora né? Não sei se isso é solução… Vc acaba migrando de empresa em empresa sem objetivo…

Eu vejo que os programadores geralmente tem intenção de melhorar conhecer evoluir… porque isso é nato de quem gosta de computaçao…
Mas não vejo muitas empresas inteligentes assim…

Depende do fator!

Ex:

Salário ruim;

Patrão ruim;

Área de desenvolvimento ruim;

Equipe ruim;

etc…

O Google por exemplo pelo que eu sei todos os seus funcionários tem 20% do seu tempo para desenvolver o que quiser com recursos da empresa!

Mas será que toda empresa pode ser assim?!
Será que todas empresas tem capacidade de ser assim?!
Será que todos empresários pensam assim?!
Será que todos empresários acham que isso vai beneficiar a ele e a empresa?!
etc…

Um funcionário sair de uma empresa e ir pra outra será que que isso é ruim?!?!

Mas que filosofia doida!rs

vlw
abs

Y

rogelgarcia:
Eu geralmente nao gosto dos ultra-robustes-multi-camadas… ehehhe

Prefiro manter as coisas mais simples…

Acho que 90% dos arquitetos usam os ultra-robustes-multi-camadas… as vezes usam as coisas só porque existe…

Talvez o cara pense em fazer o negócio mais complexo do universo… aí ele vai ser foda… só ele entende…

Mas eu acho que foda mesmo é o cara que faz algo que todo mundo entende…

Esse é o ponto. A resolucao do problema tem que ser a mais simples possivel sempre, querer inventar moda só porque leu em algum blog nao sei onde, só complica as coisas e acaba causando o feito inverso, piora o design e dificulta a manutencao.

Mas tambem a simplicidade nao pode ser confundida com "fazer a primeira coisa que vier a cabeca e depois sair espalhando ctrlc ctrlv pra todo lado, é preciso reconhecer quando e porque determinada solucao/patter/gambiarra deve ser usada, sempre mantendo o foco na simplicidade de manutencao (a manutencao nao comeca quando um software vai pra producao, ela comeca ja nos primeiros estagios de um projeto, quando algo precise ser alterado e aí voce ja comeca a colher os frutos/dores de cabeca de um design simples/complexo.

F

Galera, a discução focou na empresa, porém muitas vezes a própria empresa é o motivo do Profissional não ser tão bom, a empresa não da oportunidade ao funcionario de evoluir, se ele se desviar um pouco do assunto, já leva mijada, não pode testar nada novo, etc.

o Google normalmente muito citado nesses casos, tem uma filosofia que o leva a estar a alguns anos entre as 5 melhores empresas de se trabalhar, porém como o UMC citou, não é toda a empresa que pode dispensar recursos para os funcionarios se divertirem, porém, contudo, entretanto, todos gostamos de experimentar coisas novas, ficar sempre preso a mesma coisa, os mesmos codigos, incomoda, não tem como ficar contente.

Apartir do momento que vc ganha 15, 30 minutos para ler noticias, testar coisas diferentes, brincar um pouco com a programação, acredito que a empresa está te tornando um profissional melhor…

U

Felagund:
Galera, a discução focou na empresa, porém muitas vezes a própria empresa é o motivo do Profissional não ser tão bom, a empresa não da oportunidade ao funcionario de evoluir, se ele se desviar um pouco do assunto, já leva mijada, não pode testar nada novo, etc.

o Google normalmente muito citado nesses casos, tem uma filosofia que o leva a estar a alguns anos entre as 5 melhores empresas de se trabalhar, porém como o UMC citou, não é toda a empresa que pode dispensar recursos para os funcionarios se divertirem, porém, contudo, entretanto, todos gostamos de experimentar coisas novas, ficar sempre preso a mesma coisa, os mesmos codigos, incomoda, não tem como ficar contente.

Apartir do momento que vc ganha 15, 30 minutos para ler noticias, testar coisas diferentes, brincar um pouco com a programação, acredito que a empresa está te tornando um profissional melhor…

Sim++, porque você pegar um projeto e ficar 10 horas por dia direto só focado nele não vejo nenhuma produção boa! só vai deixar a pessoa com Stress e raiva da empresa entre outros! 15, 30 minutos de distração é um tempo bom! faz com que o funcionário fique mais alegre e calmo entre outros!

vlw
abs

Criado 29 de março de 2010
Ultima resposta 30 de mar. de 2010
Respostas 67
Participantes 18