Portal Java e GUJ se unem

84 respostas
R

[size=20]Atualizado - Informações para os usuários do PortalJava[/size]
A integração do GUJ e do PortalJava foi concluída com sucesso, e a partir de agora as discussões do fórum se concentrarão exclusivamente no GUJ. Abaixo uma série de perguntas e respostas para os usuários do PortalJava:

:?: Eu já tinha conta no PortalJava. Os meus dados foram perdidos? Não, nenhuma parte dos dados foi perdida, inclusive os dados de cada usuário, incluindo o login com a respectiva senha. Para logar no GUJ com a sua conta do PortalJava, basta utilizar o seu login antigo e adicionar o sufixo “PJ”. Por exemplo, se o seu nome de usuário era “joao33”, ele passa a ser “joao33PJ” (note o “PJ” ao final do nome de usuário)

:?: Como eu logo no GUJ com a minha conta do PortalJava? Vide questão acima

:?: O que irá acontecer com o resto do site, incluindo as notícias e artigos? Notícias, artigos e outras partes do PortalJava serão integradas ao GUJ em um segundo momento. O fórum, em contrapartida, está totalmente integrado: as mensagens do PortalJava foram adicionadas à base do GUJ, incluindo os usuários.

Notícia original
Notícia de autoria do Franklin Samir, fundador do PortalJava:

Depois de 8 anos de Portal Java e de um trabalho muito próximo a comunidade e aos outros portais, decidimos que é a hora de uma união entre o fórum do Portal Java e o fórum do nosso portal irmão, o GUJ.com.br.

Dessa forma, todas as mensagens e usuários passarão a constar dentro do GUJ.com.br, sem perder o histórico das importantes discussões aqui travadas.

O site do Portaljava será reformulado para dar base a quem quer começar com Java, para se atualizar e seguir o caminho da comunidade.

Quero agradecer a todos que durante este período nos apoiaram e ajudaram de alguma maneira a manter o PJ: Paulo Jeveaux, Matheus Dutra, Juliano Carniel, Erko Bridee, Michela Limaco, Guilherme M. Nascimento, Rafael Carneiro, Rubem Azenha, Rodrigo Urubatan, Daniel Badawi, Rafael Cassolato, entre muitos outros.

A Caelum e a Giran irão ajudar na migração dos dados. Portanto, poderão haver inconsistências no GUJ nas próximas semanas.

84 Respostas

E

excelente notícia :smiley:

mais força para a comunidade java

F

Ótima notícia.

Comecei no Portal Java bem antes do GUJ e acabei ficando mais por aqui. Realizando essa união é sinal de que mais conhecimento vem por aí. =)

L

good news!!

R

Show :slight_smile:

B

Grande iniciativa!!!

P

Agradecemos ao Franklin pela confianca e esperamos fazer um bom trabalho!

I

W00t! :smiley:
Será uma grande empreitada!

G

Mas e como fica a base de usuários, já que os posts serão migrados?

Um usuário, por exemplo, joao não será o mesmo joao aqui no GUJ.

D

Legal :wink:

P

garcia-jj:

Oi Garcia! Vamos adicionar o sufixo PJ aos logins do PJ (caso isso bata tambem, colocaremos sufixos 2, 3, etc…)

abracos

R

Legal! Acho que pegou a todos de surpresa.

L

Excelente notícia pra comunidade.

L

Excelente notícia. Muitos beneficios virão dessa união.

F

Muito bom. Vai enriquecer ainda mais a comunidade.

J

Boa notícia. Fórum vai ficar mais movimentado…

P

acho que vocês poderiam pensar em single-sign-on ou coisa do tipo… adicionar um .pj ao login não é legal… :roll:

sem contar que só tem fera, tanto de um lado quanto do outro, de modo que dá sim para fazer um bom “merge” das mensagens! :slight_smile:

se de alguma forma eu puder ajudar neste processo de migração, é só falar. :wink:

G

Pensei em fazer um IF… se o email e login forem iguais merge, senão faz pj.***.

G

Muito bacana… é bom ter UM FORUM não vários … quanto mais reunir o pessoal melhor…

Abraço!

D

Muito bom!

Tudo que vem para compartilhar, ajudar e disseminar informações, sempre é bem-vindo.

Execelente inicativa de ambos os lados.

Apesar de estar iniciando em Java, caso necessite, pode contar comigo.

abs

Donizete

M

não poderia usar como chave o email? apesar que o guj usa como chave o usuário migrar isto, sei la, é uma ideia…

S

Muito bom, por mim a comunidade que fala portugues devia ter apenas um unico forum, é de se louvar vamos ter mais opiniões , duvidas, e mentes :slight_smile: :idea: , resumindo vamos ter mais conhecimento :idea: , pessoal caso precisem de ajuda na migração dos dados eu estou a disposição conheço mysql oracle, não muito a fundo mas tenho a certeza que poderei ajudar em qualquer coisa, afinal todos devemos contribuir para o nosso forum

M

Demorou!!!

M

Interessante…

P

penso que esta “fusão” poderá ser melhor se:

:arrow: for criado um DB único de usuários;

:arrow: for criado um novo layout para o novo fórum, tudo novo! (apesar de o layout do GUJ ter melhorado muito ultimamente…);

:arrow: for criada uma seção com “os melhores posts” do antigo PJ, visto que lá tem coisa boa (PJ), mas nem se compara ao que tem aqui (GUJ);

:arrow: for aumentada a base de moderadores, claro, “somando ao pessoal do GUJ, o pessoal do PJ”

R

Iremos pensar na melhor forma de efetuar a fusão e a ajuda de vocês é essencial!

O layout do GUJ foi modificado recentemente, inclusive o fórum. Mas, podemos pensar em uma restruturação do layout.

Podemos fazer isso, sem problemas. E vocês podem ajudar.

Ainda não sei se os moderadores do PJ serão moderadores no GUJ. Acredito que o convite será feito. No meu caso, eu era moderador do PJ. O Jeveaux também já ajudou o GUJ, e por aí vai…

L

Vai rolar um merge dos posts que os usuários daqui postaram lá e vice-versa?

E

Muito interessante!

Já frequentei o PJ e agora estou curtindo o GUJ, e com certeza quem irá ganhar com essa união é a comunidade Java.

S

O Portal Java vai vim todo para cá e deixar de existir ou apenas as bases de dados serão unificadas?

C

Ótima notícia, penso que vai ficar muito mais fácil de se encontrar a informação necessária…
Para a migração de usuários acho que se deveria utilizar o email dos mesmos para uma primeira união…
E ainda antes de se fazer isto “pedir” a todos os usuários que possuem login nos dois Foruns, que estes deixem os emails iguais nos dois.

Vida longa ao GUJ e ao Portal Java!!!

R

Muito legal essa união, alem da migração de dados vcs pensaram nos servidores: hardware?
O atual servidor do guj está preparado para este novo publico?

R

Há anos não comento, mas essa merece…

Parabéns aos envolvidos nessa união! Como muitos, comecei lá, e acabei ficando mais por aqui…

Muito legal!

U

Bacana legal!!
Noticia muito boa!
vlw

P

Oi pessoal

Agradecemos a todos as opinioes e a ajuda. Em meados de 2008 tivemos problemas em nao aguentar a demanda do guj (quase um milhao de visitantes por mes, mais de 2 milhoes de page views), mas fazendo alguns tricks conseguimos manter o sistema no mesmo hardware:

Sobre a integracao, vamos achar uma forma de maximizar a praticidade e utilidade. O importante é manter o historico das discussões.

abracos

W

Tudo de bom em um só lugar :wink::slight_smile:

S

Espero que tenham cuidado com as contas dos usuários. O usuario ABC de um forum não é necessáriamente a mesma pessoa que o usuário ABC do outro. Isto pode gerar vários problemas de identidade.

X

Bakana mesmo essa integração.

Como poderá haver essa ambiguidade de usuários, não seria melhor mudar a forma de validação e validar pelo e-mail ao invés do usuário, assim quem tivesse o e-mail cadastrado em ambas ficaria com o usuário do guj, e se por ventura uma mesma pessoa tiver cadastro diferente de e-mail, poderá acessar uma a conta e mesclar a outra com o usuário e senha do portaljava, assim, aos poucos descobriria quem são os usuários com e-mails diferentes e são a mesma pessoa, não é?

T

Não; isso não é uma boa coisa, ter uma única opinião e um único lugar de discussão.

P

Não; isso não é uma boa coisa, ter uma única opinião e um único lugar de discussão.

Exato.

Essa uniao esta ocorrendo porque ficou complicado pro pessoal do portaljava manter os foruns e ja era uma ideia antiga juntar particularmente esses dois foruns. É bom que a gente tenha diversas listas, foruns e portais em diversos lugares.

T

Lembro que há uma certa competição JavaFree X GUJ (até houve um tempo em que o Dalton ia usar o JForum como o GUJ, mas acabou desenvolvendo um software chamado JavaBB).

Espero que haja no Brasil pelo menos 2 fóruns distintos - o nosso e o JavaFree, justamente para haver a competição saudável.

P

O Dalton foi um dos primeiros avisados da união (há mais de algumas semanas) e vamos manter essa competicao saudavel. Existem tambem diversos outros forns menores em tecnologias mais especificas.

D

thingol:
Lembro que há uma certa competição JavaFree X GUJ (até houve um tempo em que o Dalton ia usar o JForum como o GUJ, mas acabou desenvolvendo um software chamado JavaBB).

Espero que haja no Brasil pelo menos 2 fóruns distintos - o nosso e o JavaFree, justamente para haver a competição saudável.

Isso foi há muitos anos, aproximadamente há uns 7 ou 6 anos, éramos jovens e não entendíamos muito bem o conceito “comunidade” e “ajuda mútua”, hoje mantenho um bom relacionamento com o Paulo e respeito muito o GUJ não somente como comunidade, mas também como startup para o surgimento de uma das maioers marcas de treinamento em TI que este país já viu.

Abs e sucesso.

X

realmente, um único fórum em português não é o ideal como disse nossos amigos aí em cima, mas vejo um grande progresso na junção destes dois foruns, maior quantidade de informação sem precisar ficar indo tanto em um quanto no outro buscar, tudo centrado em um lugar aí é massa…

B

Não gostei.

Dois é melhor que um.

B

Só gostaria que implementassem um mecanismo de procura decente, ou colocasse um Google Search de uma vez aí. Complicado aumentar a base de mensagens em mais de 20% e ainda ser dificil de achar algo nela.

M

concordo em genero número e grau… não só com foruns mais com as ferramentas que agente usa (aliais principalmente), considero que com a competição que ganha somos nós…

ironias a parte eu até estava pensando em migrar para la uns tempos atrás por causa dos trolls daqui, que estavam me parecendo ficarem muitos… de qualquer jeito continue aqui contribuindo com o pouco que eu posso, até por que enquanto estava começando, este forum me ajudou muito também…

Só gostaria que implementassem um mecanismo de procura decente, ou colocasse um Google Search de uma vez aí. Complicado aumentar a base de mensagens em mais de 20% e ainda ser dificil de achar algo nela.

idem… :frowning:

M

Agora que o GUJ ganhou mais meia duzia de usuários, poderiam melhor o sistema de forum…

X

realmente, pensando neste âmbito, tem que melhorar o algorítmo de buscas, ou usar o google search.

L

Comunidade JAVA,totalmente fortalecida,agradece!

D

A união traz a força

A

“Toda unanimidade é burra”…
“Dividir para conquistar”…
Eu acredito nisso, mas torço para que dê certo e surjam cada vez mais novos fóruns desse mesmo nível!!!
Abraço!

S

Essa não entendi. Ter uma única opinião não é bom ? Acaso a mesma pessoa tem opiniões diferentes em cada forum ?
Afinal a bem da coerência, se ela fizer isso está sendo desonesta , consigo mesma ou com todos os foruns.

Porquê um unico lugar é ruim ? Vc gosta de dizer a mesma coisa N vezes ? A bem da simplicidade e da comunidade um só é suficiente.

A única razão para ser bom haver vários não é ideologica, nem politica, mas prática, pois se só houver um lugar e esse lugar deixar de existir, temos um problema de dispersão da comunidade. Mas isso é um risco, afinal ninguem garante que havendo N foruns, existirá pelo menos 1 no ar…

R

mamae, la vem a pog

A

show de bola isso.

M

Boa tarde!

Otima iniciativa essa, o único problema é se aumentarem os trolls ou os figuras como o virgemdade do INSS, ninguém merece isso…

Att.

D

às vezes é melhor unir duas grandes forças para conseguir melhores resultados.

GUJ e Portal Java vão, certamente, trazer benefícios para a comunidade juntos.

E

Paulo Silveira:
garcia-jj:

Oi Garcia! Vamos adicionar o sufixo PJ aos logins do PJ (caso isso bata tambem, colocaremos sufixos 2, 3, etc…)

abracos

legal essa, bom no caso eu vou ter então 2 logins esse ‘erko’ e PJ_ERKO do PJ
teria algum modo de unificar os 2 logins, ou eu remover este do GUJ para importar apenas o do Portal Java
Duvido que vai ter outro Erko alem de mim :lol:

M

Por favor!

Fora isso, bem legal a ideia. Tomara que tudo corra bem.

PS: isso tem alguma relação com o PJ estar fora do ar? “503 Service Temporarily Unavailable”

L

http://github.com/jforum/jforum3/

Sinta-se à vontade tbm.

B

http://github.com/jforum/jforum3/

Sinta-se à vontade tbm.

O JForum 3 está pronto?

V

Eu acho que esse negócio de manter vários fóruns separados por aí algo bem ruim, dificulta na busca de informações e muitos usuários acabam tendo que fazer cross-posts.

Além disso, divisão é bom para estimular a competição. Mas, no caso de fóruns java, não é competição que deve haver, e sim ajuda mútua e colaboração. Múltiplos fóruns só devem ser criados quando o fórum principal estiver mal administrado, perder a imparcialidade, surgir panelinhas, sofrer excessivamente com trolls, spams e outros vandalismos ou ter algum outro problema recorrente que justifique isso, e na minha opinião, esse não é o caso do GUJ, nem do portaljava e nem do javafree. Todos eles tem seus probleminhas de vez em quando, mas nenhum que justifique que usuários abandonem um fórum para juntar-se a outro, exceto o problema de baixa atividade por conta da excessiva separação, que ocorre no portaljava.

De qualquer forma, ainda existem dezenas de listas de e-mails bem movimentadas e fóruns internacionais por aí (javaranch/coderanch é o primeiro que me vem a cabeça). Também há outros fóruns brasileiros de java menores por aí a fora (o do iMaster do UOL é o primeiro que me vem a cabeça). Então quem for paranoico o suficiente para achar que o GUJ vai virar algum tipo de cartel ou monopólio maligno ( :lol: ), sempre haverão saídas.

Enfim, eu acho que com essa fusão, todos ganham. A força do GUJ e do portaljava juntos é maior que a força deles separados. A comunidade também sai ganhando por haver menos separação e mais atividade.

S

Pelo menos uma aglutinador de Tópicos recentes já ajudaria bastante, assim o cara olha em apenas um lugar e reponde como desejado.

Fazer um merge de usuários tb seria fundamental. Do mais não vejo problema em haver vários fóruns.

T

nice =)

ae fica centralizado

excelente iniciativa =)

D

\0/

E

Muito Boa a Iniciativa .
Parabéns a todos da Comunidade .

M

A partir de quando estará valendo??

J

Já foi, já está valendo :slight_smile:

A

Boa, a história do Java em nosso país muda com essa notícia. É como se a Microsoft e a Intel se unissem :smiley:
Agora só falta agregarmos a AMD nesse negócio (brincadeirinha…)

W

A união faz a força (batida essa frase). 8)

M

Bem… mas até agora não vi nada PJ aqui no GUJ.
Vai rolar ou não essa mudança?

F

Mark_Ameba:
Bem… mas até agora não vi nada PJ aqui no GUJ.
Vai rolar ou não essa mudança?

pois é até hoje nunca vi nenhum usuario PJ participando aqui do GUJ.

M

Quem tem a conta no PortalJava e tenta o acesso é direcionado para o GUJ com o usuário do GUJ mesmo pelo que percebi quando fui acessar.

F

quanto mais gente melhor

E

É, você acaba centralizando um bom conjunto de dúvidas e soluções! Parabéns pela iniciativa!

S

Show!!!

E

Filé

G

Parece que alguma coisa saiu errada… As tags não foram interpretadas corretamente, nem os avatares.

http://www.guj.com.br/posts/list/150260.java

D

Alguem sabe me dizer como posso fazer um site com as seguintes características:

Seria um site sobre um tema específico, por exemplo copa do mundo.
Nesse site teria a opção de buscar informações em outros sites.
O usuário escolheria em qual site buscar as informações desejadas e essas informações seriam mostradas no próprio site, ou seja, não seria um link p o outro site e sim pega as informações no outro site e mostra no meu site.
Se alguem poder me dar uma dica de como fazer isso ou onde pesquisar, eu agradeço muito.

M

1° Aqui não é o lugar certo para perguntar isso.
2° Pesquise sobre a engine do google e voce pode descobrir como pesquisar em outros sites.
3° Estude WS, REST ou qualquer coisa para internet, ou até um parser de HTML e se vire.

D

Não entendi pq vc disse q aqui não eh o lugar certo p perguntar isso.
Aqui não eh um fórum p os usuários poderem expor suas dúvidas e outros ajudarem??
Eu apenas expus minha dúvida pq não sei onde e como pesquisar sobre esse assunto.[b]

F

DiegoMLins:
Não entendi pq vc disse q aqui não eh o lugar certo p perguntar isso.
Aqui não eh um fórum p os usuários poderem expor suas dúvidas e outros ajudarem??
Eu apenas expus minha dúvida pq não sei onde e como pesquisar sobre esse assunto.[b]

O que ele quis dizer e que esse topico não é o ideal para a sua pergunta, crie um novo topico para inciar a discução.

D

Agora entendi…
è q sou novo por aqui…

M

Legal.

D

erko:
excelente notícia :smiley:

mais força para a comunidade java

Sou novo por aqui e estou interessado em aprender java

H

Sensacional!

Poderiam juntar todos os fórums relacionado ao Java no Brasil e juntá-los num só site, no caso, o GUJ. Para que assim seja mais movimentado e único.

Criado 12 de janeiro de 2010
Ultima resposta 4 de mai. de 2011
Respostas 84
Participantes 62