Posso me tornar um programador/desenvolvedor estudando Engenharia de Computação?

15 respostas
L

Sou estudante de Engenharia da Computação(3° período) , gosto muito do que estudo neste curso, tanto disciplinas voltadas para o hardware como para software, mas me sinto mais confortável e motivado a estudar as disciplinas voltadas à programação, bom, a minhas dúvidas são : Eu conseguiria me tornar um desenvolvedor/programador de qualidade cursando Engenharia da Computação? Valeria a pena mudar para Ciência da Computação, sendo que já estou no 3°periodo da Engenharia? Os conhecimentos em hardware adquiridos no curso de Engenharia de Computação me ajudariam de alguma forma caso eu me torne um programador/desenvolvedor futuramente?
Valeria a pena eu cursar Ciências da Computação após a conclusão do curso de Engenharia, ou seria melhor fazer um curso de especialização voltada para programação?

15 Respostas

D

Sim, pode.

L

Valeria a pena mudar para Ciência da Computação, sendo que já estou no 3°periodo da Engenharia e também gosto de estudar sobre hardware ? Os conhecimentos em hardware adquiridos no curso de Engenharia de Computação me ajudariam de alguma forma caso eu me torne um programador/desenvolvedor futuramente?
Valeria a pena eu cursar Ciências da Computação após a conclusão do curso de Engenharia, ou seria melhor fazer um curso de especialização voltada para programação?

D

Tudo isso é bem relativo.
Está feliz cursando engenharia? Então continue. Se não está, mude.
Não posso afirmar que sim, nem que não vão ajudar. Se você começar a desenvolver para uma empresa cujos projetos não envolvam conhecimentos em HW, você não utilizará. Se precisar, vai ter um diferencial.
Lembro-me, até hoje, de uma história que um aluno contou: um amigo dele, nos EUA, fez um curso de Java. No conteúdo, havia a descrição de aulas sobre threads. multithreading e concorrência. O tal instrutor preferiu passar para o assunto seguinte, afirmando, veementemente, que threads nunca são utilizadas.
Resultado? O tal amigo do meu aluno começou a trabalhar e, vejam só, de cara pediram para fazer algo baseado em threads.

Assim sendo, o que você vai fazer depende do que você quer.
Já trabalhei com gente que não era formada em áreas correlatas e que eram ótimos profissionais de desenvolvimento.

M

Olá, bom dia.

O que eu percebo é que o curso superior nenhum vai te tornar um bom desenvolvedor. Nenhum tem essa capacidade. O que eles fazem é mostrar alguns caminhos que você pode decidir ou não percorrer. Aliás, na nossa área de TI eu penso que este é o melhor legado dos cursos superiores. Veja que o seu te mostrou a possibilidade de ser um desenvolvedor.

Qualquer mini projeto que você decida tocar vai ter muito mais conteúdo que a faculdade vai te apresentar.
Quer ser um bom desenvolvedor? Estude por conta, desenvolva coisas que te desafie e desencane de jogar esta responsabilidade para a faculdade.

Inté.

L

Ainda não tenho completa certeza de que seguirei essa carreira(já que meus estudos mal começaram) mas me interesso muito pela área de desenvolvimento web.

M

Independente de seu curso, nenhum deles te fará um desenvolvedor.
O que fará você ser um desenvolvedor é ir atras de conteúdo pelos cursos presenciais/online, livros, foruns, etc.

A sua formação é indeferente para a area de TI

L

Já estou correndo atrás disso, assinei os cursos Alura(Online) , para ampliar meus conhecimentos na área de programação. Haveria algum outro curso online ou materiais de estudo para ampliar meus conhecimentos em software que você recomendaria?

M

Alura (que você já assinou) é muito bom.

Uma coisa bacana seria você inventar algum projeto para resolver algum problema. Coisa pequena. Utilize os fóruns. Daí vc vai ver o salto no seu aprendizado.

L

Obrigado pela ajuda galera.

B

Olá.
Se quiser um curso de especialização e sair programando é o de Análise de Sistemas, mais completo e focado em programação. Eu fiz e não me arrependo…
E também bons cursos por fora é sempre bom fazer…

H

Então, basicamente vc recomenda fazer Análise de Sistemas para se tornar um programador?

B

Curso de ADS é o que mais tem foco em programação!!! Fiz esse…

D

Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogos da área. Todos esses vc deve aprender a programar. Ciência vai te dar muito foco em algoritmos e como as coisas funcionam nos bastidores, então seria o que deveria formar programadores mais ecléticos, com uma visão mais abrangente da coisa. Engenharia é quase o mesmo caminho, mas tem uma carga maior em eletrônica. Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogos vão te dar uma base mais de mercado. Vc aprende a programar, mas o computador é o meio, é a ferramenta usada para trabalhar. Na Ciência e na Engenharia o computador é o meio e o fim, pois vc o usa como ferramenta e entende melhor os meandros da coisa, além de ter uma visão muito mais abrangente de algoritmos.

J

Engenharia da Computação e Ciência da Computação são áreas diferentes, mas ambas podem fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um desenvolvedor/programador de qualidade. A Engenharia da Computação é mais voltada para aplicações práticas de computação, enquanto a Ciência da Computação é mais voltada para a teoria da computação.

Se você já está no terceiro período de Engenharia da Computação e se sente confortável com o curso e gosta do conteúdo, pode continuar e se especializar em desenvolvimento de software. Se você sente que deseja se aprofundar mais na teoria da computação e está disposto a mudar de curso, pode considerar mudar para Ciência da Computação. É importante lembrar que essa decisão deve ser baseada em seus interesses e objetivos profissionais.

D

Ciência e Engenharia da Computação são praticamente o mesmo curso, não tem nada a ver em ser mais ou menos prático. Na Engenharia a preocupação é mais com eletrônica. Ciência e Engenharia tem uma pegada mais acadêmica e os outros mais de mercado. Normalmente esses outros cursos são um subconjunto do que se vê em Ciência e Engenharia da Computação.

Criado 8 de fevereiro de 2018
Ultima resposta 23 de jan. de 2023
Respostas 15
Participantes 8