Cara, s[o bati o olho e aparentemente está correto o código de conexão.
Tem certeza que está apontando pro banco certo, no caso o “XE”
já que você falou que já criou o usuário?
Você consegue, através do PL-SQL por exemplo acessar normalmente o banco
com esses dados?
Certifique-se de que login e senha estejam criados no banco da mesma forma como está usando no código - ou seja, com letras minúsculas.
Outra coisa que você precisa checar é se este login está com permissões para conectar. Rode esses dois comandos:
grant create session to teste;
grantconnecttoteste;
L
lecfribeiro
importjava.sql.*;publicclassConexaoBD{publicstaticvoidmain(String[]args){try{// Load the JDBC driverStringdriverName="oracle.jdbc.drive.OracleDriver";Class.forName(driverName);StringserverName="localhost";StringportNumber="1521";// Oracle por DEFAULT usa porta 1521, deixar assim!Stringsid="XE";Stringurl="jdbc:oracle:thin:@"+serverName+":"+portNumber+":"+sid;Stringusername="teste";Stringpassword="teste";Connectionconnection=DriverManager.getConnection(url,username,password);}catch(ClassNotFoundExceptione){// Could not find the database driver}catch(SQLExceptione){// Could not connect to the database}}}
L
lecfribeiro
rodei os dois comandos… e deu o mesmo erroo…
pelo serviços do netbeans… ele conecta normalmente…
num sei pq pelo meu código ele da erro…
A
Anime
Oi lecfribeiro,
Já tentou deixar o usuário e senha fazio...
String username = "";
String password = "";
L
lecfribeiro
o erro persiste…
A
Anime
Seu código parece normal,quando eu me enrosco assim,crio novamente o driver… :roll:
L
lecfribeiro
como assim criar novamente o driver??/
uma duvida … o correto é oracle.jdbc.drive.OracleDriver ou oracle.jdbc.OracleDriver, tem lugares q é de um jeito e outros lugades q é do outroo…
no service do netbeans… ta oracle.jdbc.OracleDriver, ele conectar normal… mas testei assim tambem da o mesmo erro…
A
AlexandreGama
Eu uso oracle.jdbc.driver.OracleDriver mesmo.
A
AlexandreGama
E pelo PL-SQL (ou o que você usar) vai normalmente né?
L
lecfribeiro
Simm vaii simm… crio tabelas… insiroo…
tudo com o usuario teste…
é provável que encontre seu usuário teste.
Já precisei fazer uma pequena auditoria no banco Oracle
e não tenho certeza, mas acho que dá pra pegar o que deu
errado em algum acesso ao Oracle, seja por uma aplicação fora
ou pelo próprio Oracle mesmo.
Você poderia ter:
audit create session
Pra criar a auditoria e poderia ter:
select * from dba_audit_session where username=‘teste’ and returncode != 0;
Pra verificar se aconteceu algo.
Creio que se não tiver retorno, pode ser sinal que sua aplicação não consiga nem “bater” no Oracle.
Até mais!
A
AlexandreGama
Ah, e pra finalizar a auditoria da sua sessão você pode usar:
classBDteste{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringurl="jdbc:oracle:thin:teste/teste@localhost:1521:XE";// obs verifique se está linha está cetotry{Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");ConnectionminhaConexao=DriverManager.getConnection(url);System.out.println("Conexão realizada com sucesso!");minhaConexao.close();}catch(ClassNotFoundExceptionerro){System.out.println("Driver JDBC_ORACLE não encontrada!");}catch(SQLExceptionerro){System.out.println("Problema na conexao com o banco de dados.");}}}
no DriveManager.getConnection eu coloquei apeans a url com o usuario e senha antes do arroba.. e funcionoo.. ele naum deu erro e disse q conseguiu a conexãoo.....
vou testar os comandos e ver se da tudo certoo e jaja posto aqui..
mais uma ves obrigaoo gente.. Valeww Anime.. Valeu Alexandre. Valeu ADemilton..
L
lecfribeiro
é Alexandre ele naum me retorno nada… entaum ele nem sequer estava batendo na porta do oracle… era a url mesmoo…
A
Anime
Legal
A
AlexandreGama
Maravilha!
Qualquer coisa postá aí!
Até mais!
A
AlexandreGama
Pois é, quando, por algum motivo eu não consigo conectar em Oracle,
já uso esse esquema que pelo menos tenho noção se algo aconteceu.