Problema com Getter e Setter no netbeans [Resolvido]

4 respostas
F

Oi pessoal , tudo bem,

eu uso o netbeans e sempre gero meus setters e getters usando a opção refatorar e encapsular campos do netbeans usando o menu q aparece ao clicar com o botao direito

Porém ele faz alguma coisas q eu não gosto, quando encapsulo um atributo(gero o setter e getter dele), se este campo estiver no meu codigo ele automaticamente muda esse campo

Exemplo
private String s;

public void fazQualquerCoisa(){
    s = "abc";
}
Depois de gerar os getters e setters com netbeans ele automaticamente muda a atribuição (palavra="abc") para usar o metodo setter Exemplo
private String palavra;

public void fazQualquerCoisa(){
   setPalavra("abc");
}

/**
     * @return the palavra
     */
    public static String getPalavra() {
        return palavra;
    }

/**
     * @param aPalavra the palavra to set
     */
    public static void setPalavra(String aPalavra) {
        palavra = aPalavra;
    }
Eu gostaria de saber se existe algum jeito de fazer parar este tipo de comportamento do netbeans, caso alguém sabe, agradeceria muito se divulgasse

Vlw

4 Respostas

D

Camarada, você está encapsulando as variáveis, como quer manter a atribuição se está dizendo que ele deverá substituir o a = “qlqcoisa”; por setA(“qlqcoisa”)???

Se quer apenas gerar os getters e setters, utilize a combinação ALT + INSERT e selecione gerar getters e setters (sem encapsular).

F
Desculpe, mas acho q não expliquei bem, o proprio netbeans muda automaticamente a atribuição

a = “qlqcoisa”;

para

setA(“qlqcoisa”)

e era isso que eu não queria q acontecesse.

A sua dica da utilização de ALT+INSERT realmente era o que eu precisava, vlw

D
Desculpe, mas acho q não expliquei bem, o proprio netbeans muda automaticamente a atribuição

a = “qlqcoisa”;

para

setA(“qlqcoisa”)

e era isso que eu não queria q acontecesse.

A sua dica da utilização de ALT+INSERT realmente era o que eu precisava, vlw
É que ao “dizer” encapsule (ou seja, utilize o recurso de substituir a variável pelo método que dá valor à mesma ou que recebe seu valor) para o NB, você mesmo manda que isso aconteça.

Utilizando somente o gerador de getter e setter isso não acontece.

F

Agora entendi exatamente o que eu estava fazendo

Obrigado pela ajuda, vlw

Criado 14 de outubro de 2011
Ultima resposta 14 de out. de 2011
Respostas 4
Participantes 2