Problema com Impressão ECF

10 respostas
R

Olá pessoal! Na minha aplicação estou precisando fazer interação com impressora fiscal, mais especificamente da Bematech e não-térmica. Até então tudo bem, já fiz a comunicação, abertura de cupom, fecha, cancelamento, bla bla bla bla… tudo de acordo com o Jar disponibilizado no site da bematech. Porém, não estou conseguindo fazer a venda do item. Quando mando os parâmetros para o método vendaItem(), nada ocorre e não retorna erro algum. Alguém saberia me informar o que poderia ser?

10 Respostas

R

Oi,

Pegue o retorno da função ( crie um int para isso ) e teste os resultados a seguir:

Possíveis retornos da Função (INTEIRO):

0: Erro de comunicação.
1: OK.
-2: Parâmetro inválido na função.
-3: Alíquota não programada.
-4: O arquivo de inicialização BemaFI32.ini não foi encontrado no diretório de sistema do Windows.
-5: Erro ao abrir a porta de comunicação.
-27: Status da impressora diferente de 6,0,0 (ACK, ST1 e ST2).

veja ai qual é o retorno.

R

Deu o erro -2
Estou usando o seguinte comando para testar:

int i = bema.VendeItem(codigoProduto.getText(), produtos.getSelectedItem().toString(), "t", "t", "t", 2, "t", "t", "t");
R
Você tem o arquivo BEMAFI32.chm?? Nele vc tem exemplos de uso, não basta somente atender aos tipos e quantidades de parametros solicitados na função, por exemplo:
// Exemplo em Delphi 
cCodigo        := '123'; 
cDescricao     := 'Caneta'; 
cAliquota      := '1200'; 
cTipoQtde      := 'I'; 
cQtde          := '10'; 
iCasasDecimais := 2; 
cValor         := '0,25'; 
cTipoDesconto  := '%'; 
cValorDesc     := '0000'; 

iRetorno := Bematech_FI_VendeItem( pchar( cCodigo ), 
                                   pchar( cDescricao ), 
                                   pchar( cAliquota ), 
                                   pchar( cTipoQtde ), 
                                   pchar( cQtde ), 
                                   iCasasDecimais, 
                                   pchar( cValor ), 
                                   pchar( cTipoDesconto ), 
                                   pchar( cValorDesc ) );

viu que uns dos parametros indica se o desconto é em percentual ou em valor??? vc passou um simbolo "t" que ele não esperava...tente usar valores reais que vai funcionar, tente com os valores iguais a esse exemplo.

R

Entendi, vou verificar se tenho esse arquivo. E aproveitando que vi ai seu post, aqui na empresa o pessoal do Delphi deve ter então esses exemplos. Vou dar uma olhada. Valew cara! Qualquer coisa posto aqui novamente.

R

Você vai achar tudo no mesmo local, onde vc despejou seu jar??? A Bematech disponibiliza tudo junto, dll, jar, chm e cia no arquivo compactado… qualquer falta ou mesmo queira pegar a versão mais nova vai no SITE. :wink:

R

Achei tudo aqui. Valew!

F

Pessoal,

Aproveitando o assunto, para eu fazer um módulo de impresão fiscal, eu preciso apenas passar esses valores necessários para a impressora, e ela mesmo se responsabiliza pelos cálculos?? ou eu tenho q seguir alguma especificação para ECF?? se tenho, onde eu posso conseguir?? Algum órgão tem que validar esse módulo??

Agradeço a ajuda,

att

Fernando Rosa

R

Fernando Generoso da Rosa:
Pessoal,

Aproveitando o assunto, para eu fazer um módulo de impresão fiscal, eu preciso apenas passar esses valores necessários para a impressora, e ela mesmo se responsabiliza pelos cálculos?? ou eu tenho q seguir alguma especificação para ECF?? se tenho, onde eu posso conseguir?? Algum órgão tem que validar esse módulo??

Agradeço a ajuda,

att

Fernando Rosa

Quanto a esses cálculos seja mais específico, pois não sei do que tá falando (seria o da impressora calcular o valor do item???), sobre a “validação” existe sim a necessidade legal de que seu software esteja homologado (vc vai deixar com ele uma versão de seu software e se mecher tem que homologar novamente…entre outras coisas), para tanto existem empresas que prestam esse serviço de homologação (vc tem que submeter seu software a um teste composto de muitos pontos e o mesmo deve passar em todos), procure uma em sua cidade.

F

Então…

Os cálculos que falo sáo cálculos de imposto, CFO, etc… Que dados eu precisaria passar para a bematech para emitir o cupom fiscal?? onde eu acharia um manual para construir um módulo de ECF??

att

Fernando Rosa

R

Trabalhando com ECF pelo menos os registros 60 do sintegra não precisaria fazer conta não, já que a própria impressora fornece através de relatórios gerenciais esses registros.

Suporte ao desenvolvedor Bematech
Download de manuais, driver e cia

lembrando que a Bematech não é a única fornecedora desse tipo de equipamento (se não o povo vai pensar que sou da Bematech), temos ainda a DARUMA, SWEDA, EPSON…os fabricantes tem muito interesse que sejam desenvolvidas soluções para seus equipamentos (claro quem usar seu software vai usar o produto deles), logo fornecem sempre suporte, dicas, manuais…desenvolver assim é moleza!!! :wink:

Criado 9 de julho de 2008
Ultima resposta 10 de jul. de 2008
Respostas 10
Participantes 3