Sugestão projeto pesquisa

14 respostas
M

Boa Tarde.

Irei participar do processo de seleção de Mestrado e uma das coisas solicitadas é um pré-projeto de pesquisa, porem estou sem idéia de tema. Quero fazer algo em engenharia de softwares ou SOA. Alguém tem alguma sugestão de tema a abordar?

Muito obrigado;
José R.

14 Respostas

V

Que tal várias?
http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java

M

ViniGodoy:
Que tal várias?
http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java

Primeiramente muito obrigado.
Já tinha visto esse topico, mas não encontrei dentro da minha area de interesse.

Abraço;

V

madujr:
Já tinha visto esse topico, mas não encontrei dentro da minha area de interesse.

Então seria uma boa você responder a todas as perguntas iniciais desse tópico.

F

Olá,

Que tal “Refatoração de Serviços em SOA”… ou algo deste tipo…

abs,

F

Que tal:

Adoção de metodologias ágeis com ênfase na dificuldade de adoção em uma emprea, a quebra de paradigmas.

“Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation
Responding to change over following a plan”

http://agilemanifesto.org/

Flw

M

ViniGodoy:
madujr:

Então seria uma boa você responder a todas as perguntas iniciais desse tópico.

“thingol”:

Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor

• Diga qual a ênfase de seu curso.

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.

Estas perguntas são apropriadas para tcc, não é esse mas de qualquer forma todas as perguntas estão respondidas na minha pergunta que deu abertura a esse topico.

Muito obrigado.

M

Foxlol:
Que tal:

Adoção de metodologias ágeis com ênfase na dificuldade de adoção em uma emprea, a quebra de paradigmas.

Flw

Primeiramente muito obrigado a todos pelo auxilio, gostei muito da ideia de metodologias ágeis com ênfase na dificuldade de adoção,
porem teve um trabalho apresentado a cerca de um ano e meio com essa ideia.

Dentro da ideia de metodologias ágeis você teria mais alguma sugestão?

Muito obrigado;
madujr

J

madujr:
Foxlol:
Que tal:

Flw

Primeiramente muito obrigado a todos pelo auxilio, gostei muito da ideia de metodologias ágeis com ênfase na dificuldade de adoção,
porem teve um trabalho apresentado a cerca de um ano e meio com essa ideia.

Dentro da ideia de metodologias ágeis você teria mais alguma sugestão?

Muito obrigado;
madujr

Acho que a primeira pergunta é:

Você é formado em qual área da computação?

Se for ciência ou engenharia da computação - Procure projetos de caráter científicos e tecnológicos.

Sistema de Informação, Tecnólogo - Pesquisa algum tipo de metodologia, processo de software. Como aplicar uma certa tecnologia a um determinado ambiente.

J

madujr:
Boa Tarde.

Irei participar do processo de seleção de Mestrado e uma das coisas solicitadas é um pré-projeto de pesquisa, porem estou sem idéia de tema. Quero fazer algo em engenharia de softwares ou SOA. Alguém tem alguma sugestão de tema a abordar?

Muito obrigado;
José R.

Mestrado(strictu sensu) em engenharia de software ou soa, você não vai encontrar.
Não seria pós graduação(latu sensu), o que você procura?

M

juliocbq:
madujr:
Boa Tarde.

Muito obrigado;
José R.

Mestrado(strictu sensu) em engenharia de software ou soa, você não vai encontrar.

Não seria o mestrato em engenharia de softwares ou soa são as areas que eu gostaria de tratar na tese,
mas estou sem ideia do que nessas area tratar.

muito obrigado;

J

Para a área de eng. de SW acho q um tema legal seria “A importância da inserção de elementos gerenciais em softwares de controle operacional”

Não sei essa é uma área de seu interesse, mas nesse tema vc poderá explorar pontos como:

• Importancia da geração de informação útil ao processo decisório e sua vantagem competitiva;
  • Capacidade de evolução de SW voltados ao processo de decisório;
  • Demonstrar que um SW meramente operacional demandam quase tanto trabalho quanto um SIG;
    dentre vários outros…
J

madujr:
juliocbq:
madujr:
Boa Tarde.

Muito obrigado;
José R.

Não seria o mestrato em engenharia de softwares ou soa são as areas que eu gostaria de tratar na tese,
mas estou sem ideia do que nessas area tratar.

muito obrigado;

Eu ainda não entendi direito. Você está fazendo o processo de seleção para mestrar em qual área?

A

juliocbq:
madujr:
Boa Tarde.

Muito obrigado;
José R.

Por que não iria? O Vinícius Manhães Teles fez mestrado na UFRJ sobre XP.

M

E na linha de Cloud Computing, alguma ideia mas espesifica ?

Muito obrigado;

Criado 1 de dezembro de 2009
Ultima resposta 9 de dez. de 2009
Respostas 14
Participantes 7