Problemas com pacotes

11 respostas
L

Estou tendo alguns problemas e gostaria da opinião de pessoas que trabalham com java em empresas desenvolvendo projetos com vários desenvolvedores simultaneamente.

Eu estou fazendo o seguinte… No servidor criei uma pasta chamada classes (onde irão ficar nossas classes que serão reutilizadas em outros projetos). E tambem no servidor criei uma pasta que servirá para cada projeto com sua classes específicas.

Primeiro problema: não consigo fazer com que o eclipse reconheça essas classes (já coloquei o caminho no CLASSPATH)

Segundo problema: eu não conheço nenhum programa que seria um tipo de source safe para java. Não pode ser o do eclipse pois nem todo mudo usa o eclipse aqui.

Mais umas dúvidas:
Baixei algumas classes, e elas vieram em um arquivo jar, devo descompactar o arquivo jar ou devo acessa-las direto do jar;

Os pacotes eles devem ser criados em pastas exemplo:
uma pasta com, ai outra pasta sun e assim por diante ou devo criar os pacotes com o nome com.sun.Classe em uma pasta chamada com.sun.Classe?

Aceito sugestões , opiniões qualquer coisa…
Obrigado

11 Respostas

L

Mais uma coisa, minha variavel class path está assim
%CLASSPATH%; \Servidor_nt_01ProjetosClasses;.

qualquer classe que eu tento compilar da NoClassDefFoundError. Se o ponto está no classpath não deveria dar esse erro pois estou chamando as classes do diretório atual (já verifiquei os nomes das classes com dos arquivos).

R

O Eclipse usa seu proprio CLASSPATH, ao inves de usar o do sistema. Arquivos JARs podem/devem ser adicionados ao CLASSPATH, um a um. Para fazer isso, clique com o botao direito no mouse no nome do projeto, va em "Properties’, depois em “Java Build Path” e entao clique na aba “Libraries” e depois no botao “Add External Jar” . Dai eh so apontar pro jar que vc quer.

O nome dos diretorios dos pacotes inclue o noem do pacote todo, menos o nome da classe. Por exemplo, a classe “javax.util.ArrayList” faz parte do pacote “java.util”, que esta em um diretorio chamado “java/util”.

Rafael

L

Então para fazer um import das minhas classes eu sempre tenho que ter um arquivo jar

R

Nao necessariamente. Podem estar em uma estrtura de diretorios normal, porem a raiz da estrutura deve estar no classpath.

Rafael

L

Mas e o problema do NoClassDefFoundError? Alguma sugestão de como resolve-lo?

R

Depende qual classe ele ta dizendo que nao encontra… qual o erro completo?? vc esta tentando executar via eclipse ou via linha de comando?

Rafael

L

Criei uma classe no caminho c:javaListaArray.java tendo o seguinte código

public class ListaArray
{
        private static String[] arrNomes = {"Lendro","Claudia","Marcelo","Douglas"};

public static void main(String[] args)
        {

for (int i = 0 ; i < arrNomes.length ; i++)
                System.out.println (arrNomes[i]);

}

}

Eu compilei normalmente e o compilador gerou o arquivo .class com o mesmo nome da classe. Quando eu tento rodar pela linha de comando:

java ListaArray.class

vem o erro Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError : ListaArray/class

Minha classpath está definida assim : %CLASSPATH%; \Servidor_nt_01ProjetosClasses;.

U

tente executar:
java -cp . ListaArray

Z

Olá Galera Sou iniciante e tbm tô com um problema na hora de compilar no Javac, aparece a seguinte mensagem:

C:\Documents and Settings\Julio Sampaio>java MeuPrograma
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: MeuPrograma

Ajudem ai ! :smiley:

N

Zaitssev,

Abra outro tópico para esclarecer sua dúvida e posta o código(trecho).

Leandro,

Vc conhece o cvs?

Segundo problema: eu não conheço nenhum programa que seria um tipo de source safe para java. Não pode ser o do eclipse pois nem todo mudo usa o eclipse aqui.
K

Também estou com o mesmo problema, estou utilizando linha de comando, se eu baixar o netbeans e instala-lo pode ser que esse erro nao ocorra mais???
Estou com o java instalado em z:\java - executável está na sub-pasta bin correto?
Tentei utilizar o comando -cp e os erros que ocorrem são os mesmos:

z:\java\bin> java -cp . z:\java\HelloWorld

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: z:\java\HelloWorld

Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: z:\java\HelloWorld

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)

Could not find the main class: z:\java\HelloWorld.  Program will exit.

o conteúdo do arquivo java:

public class HelloWorld { public static void main(String args[]) { System.out.println("Hello, World!!!"); } }

como sou novato, onde encontro essa coleção java.lang? ela já é instalada junto do jdk ou tenho de realizar uma instalação stand alone dela???
desde já obrigado.

[color=red]:::::: DESCULPA GALERA, JÁ ACHEI A SOLUÇÃO PARA O PROB. ERA ERRO DE CONF. DO CLASSPATH ::::::[/color]
mais uma vez desculpem-me, é que já estava desesperado pois quero começar os estudos mas tava dificir!
obrigado!

Criado 13 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 27 de nov. de 2008
Respostas 11
Participantes 6