Programar Sistemas Não-CRUD!

58 respostas
S

Como quase todo desenvolvedor registrado aqui no GUJ, sou desenvolvedor de aplicações CRUD. Sistemas de informação dos mais simples e mais conhecidos, sistemas de controle de estoque, de gestão de clientes e etc…
Minha dúvida é a seguinte, estou querendo partir para outros tipos de sistemas, não para trabalhar com isso, mas para fortalecer meus conhecimentos em outros dominios. Estava querendo desenvolver um programa em Java (Desktop) que teste Queries SQL e HQL, e outro programa simples, de estudio de gravação de audios. Um programa que irá fazer mixagens de som, equalizar som e etc… nada muito complexo. Até o momento estou perdido e não sei por onde começar, quais API’s do Java estudar, quem ja trabalha com sistemas não-crud(Não achei outro termo para definir esses programas) poderia dar algumas dicas aqui. Ouvi dizer que C++ tem muita coisa pronta pra esse tipo de coisa, mas quero trabalhar com Java. Obrigado pela atenção e espero ter sido claro em relação a minha dúvida! :slight_smile:

58 Respostas

J

Olá sergio, tudo bem?

Acho que o que está querendo dizer, é quer ser criador de tecnologia. Para isso, o melhor caminho são os fundamentos matemáticos e físicos.
Para criar tecnologia, é essencial o conhecimento nos seguintes fundamentos da computação:

Eu procurei uma referência bibliográfica para cada um.

Processamento de Imagens e Sinais digitais.

Estrutura de dados(árvores, pilhas, filas etc…)

Inteligência Artificial.

Compiladores.

Sistemas Operacionais.

Aqui é área de engenharia e exatas.

L

Só a título de curiosidade, uma empresa de Floripa estava recrutando uma galera com o seguinte anúncio:

“Cansado de programar telinhas de cadastro?”

Achei legal hehehe

L

juliocbq:
Olá sergio, tudo bem?

Acho que o que está querendo dizer, é quer ser criador de tecnologia. Para isso, o melhor caminho são os fundamentos matemáticos e físicos.
Para criar tecnologia, é essencial o conhecimento nos seguintes fundamentos da computação:

Inteligência Artificial.

Compiladores.

Sistemas Operacionais.

Isto depende muito do que ele queira criar… se o cara for so trabalhar com compiladores processamento de imagem nada vale para ele… nem AI (ao menos se for um compilador inteligente…), isto depende muito do que ele vai querer fazer…

mas se vc quer fazer um software para mixagem de som… vai ter que estudar fisica na parte de audimecanica, ondas, modulações, frequencias, etc… a principal coisa sera transformar sinais digitais em analogicos e vise versa e modular as (ondas ou os bits e depois transformalos em ondas…) porem é bem mais facil vc não começar as coisas do zero… procure um projeto open source que faça o que vc queria pegue os fontes para ter uma base, estude o bagulho e implemente o que vc quer…

porem pra arranjar trampo em algo assim ta complicado… 99,9999% dos lugares são para fazer CRUDs…

J

luistiagos:
juliocbq:
Olá sergio, tudo bem?

Inteligência Artificial.

Compiladores.

Sistemas Operacionais.

Isto depende muito do que ele queira criar… se o cara for so trabalhar com compiladores processamento de imagem nada vale para ele… nem AI (ao menos se for um compilador inteligente…), isto depende muito do que ele vai querer fazer…

mas se vc quer fazer um software para mixagem de som… vai ter que estudar fisica na parte de audimecanica, ondas, modulações, frequencias, etc… a principal coisa sera transformar sinais digitais em analogicos e vise versa e modular as (ondas ou os bits e depois transformalos em ondas…) porem é bem mais facil vc não começar as coisas do zero… procure um projeto open source que faça o que vc queria pegue os fontes para ter uma base, estude o bagulho e implemente o que vc quer…

porem pra arranjar trampo em algo assim ta complicado… 99,9999% dos lugares são para fazer CRUDs…

Essas referências citadas são essenciais para o profissional.
Sobre o áudio, isso é incluso em processamento de sinais digitais(luz, áudio são sinais).

aqui em sta rita do sapucaí você encontra muito trabalho assim. Inclusive na tv digital.

J

Eu também passei por isso, aí eu fui fazer joguinhos em J2ME, depois parti pra programar jogos mais “parrudos” com XNA. Mas tudo como mero hobbysta.

C

concordo com o camarada ai…

no brasil?..ta ferrado…kkkkk

J

eu não concordo. Brasil tem muita instituição de pesquisa para trabalhar. Cada universidade tem uma.

C

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

ótima piada para começar a segundona…

J

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

porque é piada amigo? Pode provar o contrário? Eu posso.

C

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

eu até poderia, mas to extremamente ocupado pra ficar digitando pelo menos umas 50 linhas argumentando sobre isso…pra num dar mais pano pra manga, acredite ai no seu Brazilzão que eu fico com minha opinião aki…

J

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

eu até poderia, mas to extremamente ocupado pra ficar digitando pelo menos umas 50 linhas argumentando sobre isso…pra num dar mais pano pra manga, acredite ai no seu Brazilzão que eu fico com minha opinião aki…

estou vendo como está extremamente ocupado. Se estivesse não estaria falando coisas que não sabe.

A

Calma. Sem levar a discussão prum outro lado de grosseria. Isso não é o propósito de fazer o login e responder à mensagem.

Sobre fazer sistemas ‘não-CRUD’, existem sim diversos lugares. O INPE é um deles. O C.E.S.A.R. é outro, onde são desenvolvidos muitos tipos de sistemas. Instituições de Pesquisa e Universidades também produzem coisas diversificadas e interessantes.

Agora, só porque é um ‘sisteminha CRUD’, não precisa ser interessante? Já imaginou um sistema CRUD suportando integração com Palms, celulares, smartphones, naves espaciais e submarinos? Tudo isso em tempo real? Com processamento paralelo? Já pensou cadastrar umonte de fotos de pessoas e procurar elas através do retrato falado, procurando semelhanças entre as imagens? Vai me dizer que isso não existe?

T

Isso. Pode começar estudando o fonte do Linux Multimedia Studio:
http://lmms.sourceforge.net/

C

não necessito dar explicações a geeks sobre meu schedule aki…

coisas que não sei?..mais uma vez, para acabar com “picuinhas”, vou concordar com vc… :wink: :wink:

Brasil Rocks!!!..Brasil é demais!!!

ta bom assim?

J

não necessito dar explicações a geeks sobre meu schedule aki…

coisas que não sei?..mais uma vez, para acabar com “picuinhas”, vou concordar com vc… :wink: :wink:

Brasil Rocks!!!..Brasil é demais!!!

ta bom assim?

Dá-lhe Brasil.

S

Galera queria agradecer a todos que responderam! Teve algumas divergências entre alguns membros do fórum na hora de expor seus pontos de vista sobre o tópico, o que fugiu um pouco do assunto original. Mas acho que deu pra sacar bastante coisa com esse tópico. Decidi postar um tópico assim porque essa é uma dúvida minha e de muitos colegas meus na faculdade. Como programar coisas não crud (que não sejam HelloWorld :smiley: ). Sobre o cenário brasileiro de pesquisa na área de T.I, pode não ser o melhor do mundo, até porque falta muito incentivo em relação à pesquisa cientifica. Aqui onde eu moro no Piauí, praticamente não existe incentivo algum para pesquisa. Mas mesmo assim continuo a apoiar e ter esperanças que um dia isso mude (e vai mudar!) e o Brasil obtenha um lugar ao sol, ou melhor, um lugar entre as potencias do software. Já é fato que o Brasil se tornará uma Potencia Exportadora de software. Tudo bem quem prefere apoiar e admirar os países ricos como os EUA, podemos continuar admirando esses países (e tentar a sorte la como programadores sermos discriminados la e chegarmos aqui cheios de “pose”, por termos trabalhado fora do pais!) ou tentarmos mudar nossa realidade, que é muito boa se compararmos com alguns países da America do sul. Só fechando, sou brasileiro e tento ajudar ao máximo e de forma positiva nosso cenário de T.I. A maioria das pessoas que estão aqui são de jovens como eu, sonhadores ou não, mas mesmo assim jovens. Não podemos simplesmente desacreditarmos do país em que vivemos, mesmo que ele seja um bem problematico como é o nosso Brasil. Se ofendi alguém minhas sinceras desculpas, não foi minha intenção!

G

Outra coisa não CRUD que você pode fazer em Java é criar bibliotecas para facilitar algumas coisas ou até mesmo frameworks.

J

O cenário de pesquisa no Brasil sofre com tudo isso que você falou, mas não é verdade que não existem instituições para se trabalhar. Toda universidade possui um instituto interno, como é o caso do ipt (Instituto de Pesquisas tecnológicas, da Usp)

Embaixo segue o link de alguns. (lembrando que pesquisa é área acadêmica, então sempre exigirão mestrado e doutorado):

http://www.lncc.br
http://www.inpe.br
http://www.ita.br
http://www.lna.br
http://www.cesar.org.br/

Existem diversos. Aqui em Sta Rita do Sapucaí, no Inatel:
http://competence.inatel.br/icc/ - Responável pela pesquisa da TV Digital.

Espero ter ajudado.

L

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

estou vendo como está extremamente ocupado. Se estivesse não estaria falando coisas que não sabe.

então me diga lugares trabalhaveis em curitiba com este tipo de tecnologia…
e que não exigam mestrado e nem doutorado…

D

luistiagos:

Geralmente esse tipo de trabalho é realizado em universidades ou empresas ligadas a elas, consequentemente, as oportunidades existem, mas para profissionais que se dedicam a pesquisa científica.

L

Drico:
luistiagos:

Geralmente esse tipo de trabalho é realizado em universidades ou empresas ligadas a elas, consequentemente, as oportunidades existem, mas para profissionais que se dedicam a pesquisa científica.

então… o que eu disse esta correto… no brasil isto praticamente não existe…

J

luistiagos:
Drico:
luistiagos:

Luis, esse trabalho exige dedicação acadêmica. Você precisa se mestrar e posteriormente doutorar, dar aula em universidades e por ae vai. Não é como TI.

Em um desses links que postei, o LNA(Laboratório Nacional de astrofísica, numa cidade aqui perto de santa rita, brasópolis, conversei com um astrofísico. Perguntei o tempo de estudo que um profissional precisa para pesquisar lá. Ele disse que um astrofísico estuda no mínimo dez anos. E o cinentista da computação, que desenvolve os softwares de processamento de imagem de lá não estudou menos que isso, fora mestrados e doutorados em física. Exige mesmo, muita dedicação.

J

sobre o icc no inatel, os próprios alunos, trabalham pesquisando, e são supervisionados por doutores.
A realidade no Brasil não é terrível assim não. O que realmente falta é investimento na área.

L

juliocbq:
luistiagos:
Drico:
luistiagos:

Luis, esse trabalho exige dedicação acadêmica. Você precisa se mestrar e posteriormente doutorar, dar aula em universidades e por ae vai. Não é como TI.

Em um desses links que postei, o LNA(Laboratório Nacional de astrofísica, numa cidade aqui perto de santa rita, brasópolis, conversei com um astrofísico. Perguntei o tempo de estudo que um profissional precisa para pesquisar lá. Ele disse que um astrofísico estuda no mínimo dez anos. E o cinentista da computação, que desenvolve os softwares de processamento de imagem de lá não estudou menos que isso, fora mestrados e doutorados em física. Exige mesmo, muita dedicação.

Então… pra trabalhar com isto vc tem que ser obrigatoriamente professor e dar aula… e se o cara quer trabalhar com isto e NÃO DAR AULA… ou seja trabalhar como um engenheiro tipo os do google, IBM, Microsoft… os engenheiro de la geralmente não são professores não dão aula… veja bem não estamos falando de area academica de professores de dar aula… estamos falando de lugares para trabalhar onde vc trabalhe com outra coisa que não seja CRUDs… que trabalhe em softwares tipo os da IBM, Sun, Oracle, Google, etc… e isto não é area academica… porem no brasil isto não existe…

e pergunta quanto um cara desses ganha? se for na alemanha, no MIT deve passar de 10k… porem aqui no brasil salario de professor e que nem o de desenvolvedor ou seja uma mera esmola…

J

luistiagos:

Então… pra trabalhar com isto vc tem que ser obrigatoriamente professor e dar aula… e se o cara quer trabalhar com isto e NÃO DAR AULA… ou seja trabalhar como um engenheiro tipo os do google, IBM, Microsoft… os engenheiro de la geralmente não são professores não dão aula… veja bem não estamos falando de area academica de professores de dar aula… estamos falando de lugares para trabalhar onde vc trabalhe com outra coisa que não seja CRUDs… que trabalhe em softwares tipo os da IBM, Sun, Oracle, Google, etc… e isto não é area academica… porem no brasil isto não existe…

e pergunta quanto um cara desses ganha? se for na alemanha, no MIT deve passar de 10k… porem aqui no brasil salario de professor e que nem o de desenvolvedor ou seja uma mera esmola…

Então luís, todo mestre, e doutor são obrigados a defender tese, mas não são obrigados a dar aula entende?! Você pode mestrar em engenharia elétrica e trabalhar na universidade como pesquisador, ou no google, nasa…etc. O que eu quero dizer é que você precisa de comprometimento acadêmico. Seguir carreira acadêmica.

A

Pessoal não aprende mesmo, cheio de exemplos na web de desenvolvedores não crud que criam tecnologias das mais diversas e ainda se iludem com mestrado e doutorado. Quer criar algo? Senta, leia muito sobre o assunto e comece a codificar.

TI é isso pessoal, criatividade e força de vontade para colocar em prática suas idéias.

G

Realmente isso é um tanto raro, mas existem sim… acho que é uma questão de saber procurar, e realmente tomar como objetivo encontrar uma dessas vagas “diferenciadas”. Além da preparação técnica, que deve ser muuuito bem trabalhada.

Só para falar sobre algo concreto, conheço alguns exemplos:

• Uma empresa em que trabalhei (www.cmsoftware.com.br), hoje em dia se dedica a sistemas tecnicamente bem interessantes, como: protocolo de VoIP e aplicação de redes neurais para análises de risco. Eu não cheguei a participar desses projetos, na época eu era administrador de sistemas e programador VB ( :oops: )
  • O ViniGodoy, membro ilustre aqui do GUJ (sempre uma referência no assunto desenvolvimento de jogos), mora aí em Curitiba e trabalha criando sistemas de testes para centrais telefônicas na Siemens.
J

sim. Existem várias empresas que têm setor de pesquisa e desenvolvimento.

J

aleck:
Pessoal não aprende mesmo, cheio de exemplos na web de desenvolvedores não crud que criam tecnologias das mais diversas e ainda se iludem com mestrado e doutorado. Quer criar algo? Senta, leia muito sobre o assunto e comece a codificar.

TI é isso pessoal, criatividade e força de vontade para colocar em prática suas idéias.

Leitura é praticamnte 100 % da coisa. Mas mestrado e doutorado não são ilusões. Um instituto grande como lna ou lncc não contrata não mestres ou doutores. Nem o google.

C

luistiagos, vc quer que um pais que tem um PIB de menos de 10%, tenha a mesma dinâmica econômica que os EUA?
E nem todo americano de TI trabalha só com tecnologia. Vc acha que todo programador que sai de universidade lá, vai direto pra Google, Microsoft, IBM??? Conseguir uma vaga dessas lá é tão difícil qnto conseguir uma vaga dessas aqui.
Conheço um cara que fez estágio no Google, Mountview mesmo. Depois de ele ser aprovado, e ter passado por todos os testes, perguntaram pra ele aonde ele gostaria de trabalhar. Ele escolhe Mountview. Mas sabe pq perguntaram pra ele aonde ele queria trabalhar? Pq a seleção deles é global. O cara estava disputando com indianos, canadenses, americanos. Ele ganhou o estágio pq era bom, era competente.
A mesma coisa aconteceu com um outro amigo meu, que foi trabalhar na Microsoft, em Vancouver, Canadá.

Cara, evolua o seu pensamento. Evolua em querer ser bom e competente, e sempre procure um lugar que valorize isso. Não se acomode num único lugar. O mercado oferece ótimas propostas para quem quer trabalhar com tecnologia, mas essas vagas são disputadas a tapa, e por gente muito graúda.

A

juliocbq:
aleck:

Leitura é praticamnte 100 % da coisa. Mas mestrado e doutorado não são ilusões. Um instituto grande como lna ou lncc não contrata não mestres ou doutores. Nem o google.

O cara não quer criar nada novo, ele quer desenvolver sistemas não crud, não acho que mestrado e doutorado se encaixam neste caso.

Não estou desmerecendo quem esta na área academia, porém não é o foco do tópico.

J

aleck:
juliocbq:
aleck:

O cara não quer criar nada novo, ele quer desenvolver sistemas não crud, não acho que mestrado e doutorado se encaixam neste caso.

Não estou desmerecendo quem esta na área academia, porém não é o foco do tópico.

Concordo com você sim. Não precisa. Mas se fosse querer ingressar numa destas instituições citadas sim. Eles combram tese em temas relacionados. O google, inteligência artificial, lncc aborda bioinformática. Eles mesmo tem programas de mestrado e doutorado.

F

Concordo, que tudo depende de quanto a pessoa se esforça. A pessoa tem que correr atras, pois como o rapaz falou, as oportunidades existem porem sao disputadas a tapa por nego GRANDE…
Mas tem uma realidade, que afeta indiretamente, creio eu, oq outro rapaz falou. As empresas brasileiras, pelo menos maior parte delas, julgo eu, não tem o minimo porte para sair dos projetinhos CRUD’s…
A demanda de mercado ainda está parado em “coisas bobas”, as empresas que realmente criam no Brasil são poucas.
Não existe um meio termo entre o basico e o avançado aqui. Ou vc faz CRUD’s ou vc vai pra super instituições, que necessitam de messtrado e etc.

J

felipehand:
Concordo, que tudo depende de quanto a pessoa se esforça. A pessoa tem que correr atras, pois como o rapaz falou, as oportunidades existem porem sao disputadas a tapa por nego GRANDE…
Mas tem uma realidade, que afeta indiretamente, creio eu, oq outro rapaz falou. As empresas brasileiras, pelo menos maior parte delas, julgo eu, não tem o minimo porte para sair dos projetinhos CRUD’s…
A demanda de mercado ainda está parado em “coisas bobas”, as empresas que realmente criam no Brasil são poucas.
Não existe um meio termo entre o basico e o avançado aqui. Ou vc faz CRUD’s ou vc vai pra super instituições, que necessitam de messtrado e etc.

Até não precisa ir muito longe para trabalhos de pesquisa. Por exemplo, a UFLA investe muitos esforços em tecnologia para agropecuária.

F

Então, como foi dito existir, com certeza existe. Mas são pouquissimas, isoladas e de grandissima concorrencia.
E pelo que vi nos posts anteriores a maioria são no setor de pesquisas. Que pelo que eu entendi não é o foco da pergunta no rapaz.

C

luistiagos:

mto bom o pensamento, é justamente o mesmo que o meu…

a realidade é essa…se o cara quiser ter um salario “mediano” ele vai ter que trampar em fabrica de sw fazendo crud…agora se quiser trampar com “coisas não crud” entao o cara vai morrer de fome, ou entao vai ter que dar 100 aulas por semana pra poder se manter. E outra, só depois de fazer mestrado, doutorado e ser professor TALVEZ ele COM MTA SORTE consiga fazer algo em outra area…

se fosse pra ter todo esse sacrificio eu teria virado musico que é mto mais prazeroso, mas nesse país não tem valor nenhum…

infelizmente é assim…

M

cs.santos0:
luistiagos:

a realidade é essa…se o cara quiser ter um salario “mediano” ele vai ter que trampar em fabrica de sw fazendo crud…agora se quiser trampar com “coisas não crud” entao o cara vai morrer de fome, ou entao vai ter que dar 100 aulas por semana pra poder se manter. E outra, só depois de fazer mestrado, doutorado e ser professor TALVEZ ele COM MTA SORTE consiga fazer algo em outra area…

se fosse pra ter todo esse sacrificio eu teria virado musico que é mto mais prazeroso, mas nesse país não tem valor nenhum…

infelizmente é assim…

Se quer trabalhar com não-CRUD talvez devesse procurar um trabalho e não um emprego.

J

cs.santos0:
luistiagos:

infelizmente é assim…

você continua falando o que não sabe. Olha os valores na tabela abaixo.

http://www.lncc.br/frame.html

J

mochuara:
cs.santos0:
luistiagos:

infelizmente é assim…

Se quer trabalhar com não-CRUD talvez devesse procurar um trabalho e não um emprego.

S

Do mesmo jeito que programa aplicações “crud” (whatever that is).
Aplicações, são aplicações ( software aplicado para … ) . CRUD é uma das coisas possiveis.
Na sua visão Twitter tem CRUD ? e o Google Talk ? e o Word ? e jogos têm crud ?

Persistencia é comum a aplicações que valham alguma coisa. Aplicações sem persistencia são raras ( calculadora do windows …)
Mas a persistencia não tem sempre que ser em banco de dados. Um tocador de mP3 , por exemplo lê arquivos mp3 escritos por aplicações que os gravam.

J

tem muito trabalho na área de computação. algumas podem até ser mais saturadas que outras, mas tem muito.

G

juliocbq:

Eu concordo que é tudo muito atrativo, tanto o trabalho em si como os salários, mas você tem que admitir uma coisa: infelizmente não é para os “simples mortais”… :frowning:
As exigências são pesadas, o cara deve ter título de doutor + xx anos de pesquisa + publicação de trabalhos relevantes e por aí vai…

Resumindo, a verdade é: isso não é para o cara que rala para se formar em alguma faculdade particular qualquer (a que o dinheiro deu pra pagar…) e passa raspando porque não tem tempo de fazer os trabalhos *. Entrar nesse mundo exige dedicação exclusiva - ou pelo menos quase-exclusiva - aos estudos, desde muito cedo.
Aproveitando a onda da novela das 8, é como um sistema de castas, quem nasce embaixo não tem como ir para o nível
mais acima… hehe **

E é por isso que eu acho que essa conversa (apesar de muito interessante, não me interprete mal!) está saindo do tópico: o colega perguntou sobre alternativas para desenvolvimento de sistema “não-crud”, mas acho que se pressupõe que ele queira alternativas realistas, o que não é o caso do mundo acadêmico. Essas alternativas realistas seriam, na minha opinião:

1. Trabalhos que podem ser feitos sozinho ou em projetos open-source.
  2. Oportunidades de trabalho em empresas que fazem softwares fora do padrão “crud”.

[size=9]* Para fins deste tópico, desconsiderar os que ficam vagabundeando no bar
** Como toda regra, existem exceções![/size]

J

gomesrod:
juliocbq:

Eu concordo que é tudo muito atrativo, tanto o trabalho em si como os salários, mas você tem que admitir uma coisa: infelizmente não é para os “simples mortais”… :frowning:
As exigências são pesadas, o cara deve ter título de doutor + xx anos de pesquisa + publicação de trabalhos relevantes e por aí vai…

Resumindo, a verdade é: isso não é para o cara que rala para se formar em alguma faculdade particular qualquer (a que o dinheiro deu pra pagar…) e passa raspando porque não tem tempo de fazer os trabalhos *. Entrar nesse mundo exige dedicação exclusiva - ou pelo menos quase-exclusiva - aos estudos, desde muito cedo.
Aproveitando a onda da novela das 8, é como um sistema de castas, quem nasce embaixo não tem como ir para o nível
mais acima… hehe **

E é por isso que eu acho que essa conversa (apesar de muito interessante, não me interprete mal!) está saindo do tópico: o colega perguntou sobre alternativas para desenvolvimento de sistema “não-crud”, mas acho que se pressupõe que ele queira alternativas realistas, o que não é o caso do mundo acadêmico. Essas alternativas realistas seriam, na minha opinião:

2. Oportunidades de trabalho em empresas que fazem softwares fora do padrão “crud”.

[size=9]* Para fins deste tópico, desconsiderar os que ficam vagabundeando no bar

é verdade, eu concordo que está saindo do tópico. Mas não concordo, que a área de pesquisa seja restrita para alguns.
mestrado e doutorado está ae para quem quer estudar. Nas universidades, trabalhos de iniciação científica são propostos todos os anos, o que é um prerequisito para o mestrado. O salário do doutor é igual ao do técnico, que não precisa ser doutor, e a diferença está, justamente em ser doutor(existe uma gratificação na tabela). Paga-se mais para doutores.

O que acontece hoje é a desvalorização do estudo por algumas pessoas.

L

juliocbq:
gomesrod:
juliocbq:

mais acima… hehe **

é verdade, eu concordo que está saindo do tópico. Mas não concordo, que a área de pesquisa seja restrita para alguns.
mestrado e doutorado está ae para quem quer estudar. Nas universidades, trabalhos de iniciação científica são propostos todos os anos, o que é um prerequisito para o mestrado. O salário do doutor é igual ao do técnico, que não precisa ser doutor, e a diferença está, justamente em ser doutor(existe uma gratificação na tabela). Paga-se mais para doutores.

O que acontece hoje é a desvalorização do estudo por algumas pessoas.

Meu amigo… não é pq vc é um mestre e doutor que todos conseguem ser… se vc é mestre e doutor ou so mestre sabe o quanto de $$$$ teve que investir… e sabe que e realmente muito… sabe quantas madrugadas teve que passar em claro estudando…
eu nem formado ainda sou e tive que gastar muita $$$$ e perder muitas madrugadas em claro para fazer trabalhos e estudar… isto so para terminar minha graduação em CC… imagine para um mestre ou doutor… isto e multiplicado por 2x… e tem outra… não adianta so vc querer ser mestre ou doutor… pra isto vc precisa se dedicar 100% ou seja não tera tempo pra trabalhar… e o curso de mestrado e doutorado é muito caro… se vc trampar pra pagar nao vai dar conta… se vc dedicar 100% tera que ter $$$ pra pagar o curso e os livros que sao muito caros… então isto e uma realidade para poucos… ou quase nenhum… qtos doutores vc conhece? eu nao conheço nenhum…

F

Realmente, eu mal consigo pisar na faculdade pra terminar minha graduação em SI, vou me matar fazer pesquisa?
Fora que, eu tenho uma politica, nao sei se é preguiçosa, ou nao, mas, pra mim, a gente tem que se divertir agora, que tem mulher no pé, que as pernas aguentam, etc etc. Quando casar, que acaba tudo que é lazer (do tipo que comentei), ai vc mete as caras nos livros pra nao ouvi a patroa e etc…

J

mestrado e doutorado se conseguem também em federais. Tem um evento todo o ano que se chama siicusp(simpósio internacional de computação da usp). É gratuito, e você pode inscrever um projeto seu(de caráter científico, claro). Um colega e eu, fomos selecionados e expomos nossos projetos. Um doutor de lá nos avaliou e perguntou, qual era nosso objetivo. Falamos mestrado.

J

mas voltando ao tópico, como citado mais acima, é possível desenvolver qualquer tipo de software. Pode procurar fontes como sourceforge.net, postar um artigo em qualquer lugar, inclusive aqui no guj, e iniciar um projeto.

F

E se nós mesmos do forum agitarmos alguma coisa???
Alguem tem alguma coisa legal pra acrescentar no mundo java???
Nós mesmos podemos contribuir!!!

J

felipehand:
E se nós mesmos do forum agitarmos alguma coisa???
Alguem tem alguma coisa legal pra acrescentar no mundo java???
Nós mesmos podemos contribuir!!!

aff…eu tenho bastante coisa de software embarcado. Poderiamos criar um artigo sobre microcontroladores, criar um hardware básico que comunica com o pc via serial, como artigo, e programa-lo com java.

nem precisamos comprar componentes. Podemos simular no proteus.

M

u ki eh CRUD? por acazo eh akele programa do sbt, o disney crud? :stuck_out_tongue:

C

juliocbq:

velho, na boa, acho q ninguem consegue conversar com vc por mais de 5 minutos…como vc é chato meu…

vc viaja nas ideias hein…ja que vc é o defensor mundial desse incc ai, me diz, pelo menos vc trampa la né?

se eu não sei oq falo, entao vc não sabe ler ou interpretar os que os outros falam…le mais uma vez meu post, depois da uma relida e depois que vc realmente entender vc vem argumentar…

Dica: aprende a respeitar a opinião dos outros, ninguem tem q pensar igual vc…ainda mais em um assunto que na minha opniao vc esta totalmente equivocado…

K

Após algum tempo, o que eu percebi é o seguinte: tudo (ao menos pra mim) que não envolve um BD por trás é infinitamente mais interessante.

E, sinceramente, eu tenho a séria desconfiança de que o modelo relacional emburrece as pessoas.

S

felipehand:
Realmente, eu mal consigo pisar na faculdade pra terminar minha graduação em SI, vou me matar fazer pesquisa?
Fora que, eu tenho uma politica, nao sei se é preguiçosa, ou nao, mas, pra mim, a gente tem que se divertir agora, que tem mulher no pé, que as pernas aguentam, etc etc. Quando casar, que acaba tudo que é lazer (do tipo que comentei), ai vc mete as caras nos livros pra nao ouvi a patroa e etc…

Ai vc descobre que é tarde demais. Que os carinhas que se “divertiram” menos e estudaram mais cedo estão na sua frente,ganhando mais e sem a patroa lhe chamando incompetentes porque ganham pouco e acaba trocando vc por outro com mais dinheiro.
Mas ainda bem se vc se “divertiu” banstante antes pq depois sua vida vai ser uma … correria atrás do prejuizo.

J

cs.santos0:
juliocbq:

velho, na boa, acho q ninguem consegue conversar com vc por mais de 5 minutos…como vc é chato meu…

vc viaja nas ideias hein…ja que vc é o defensor mundial desse incc ai, me diz, pelo menos vc trampa la né?

se eu não sei oq falo, entao vc não sabe ler ou interpretar os que os outros falam…le mais uma vez meu post, depois da uma relida e depois que vc realmente entender vc vem argumentar…

Dica: aprende a respeitar a opinião dos outros, ninguem tem q pensar igual vc…ainda mais em um assunto que na minha opniao vc esta totalmente equivocado…

um grande:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Olha o nível dos seus posts, e depois você repense em falar de respeito.

Tem razão. É como você disse. Ninguém tem que pensar igual a você. Eu somente te mostrei que a realidade no brasil sobre trabalhar com pesquisa não é o que estão dizendo, não estou te obrigando a aceitar o que eu digo. Antes de criticar, procure se informar sobre o assunto.

C

cara, eu pesquisei e mto…pois minha area de estudo ainda esta beeeem em baixa aki no brasil, e foi o fruto dessas pesquisas que me levaram a essa conclusao…

e outra coisa, minha visao de vida não é ficar 50 anos estudando e enfiado em livros de 1000 paginas para depois disso tentar conseguir trabalhar na area de pesquisa…que alias, não é nem o foco do post do camarada ai…vc viajou com essa historia de trabalhar em area de pesquisa…

PS: Eu tenho respeito com quem merece meu respeito… 8)

J

É bem o seu pefil mesmo. Falar muito e saber pouco. Quando precisar criticar, critique e poste um ponto de referência, assim vai ter credibilidade.

Sobre o tema do tópico. Só comentei sobre pesquisa, porque você pode trabalhar em diversas áreas associadas, como medicina, biologia, física, etc… acho que se enquadra no tópico que o autor postou.

C

É bem o seu pefil mesmo. Falar muito e saber pouco. Quando precisar criticar, critique e poste um ponto de referência, assim vai ter credibilidade.

Sobre o tema do tópico. Só comentei sobre pesquisa, porque você pode trabalhar em diversas áreas associadas, como medicina, biologia, física, etc… acho que se enquadra no tópico que o autor postou.

bom, acabou ficando pessoal essa conversa toda…desculpe aos moderadores e ao autor do topico…e ao excelentissimo juliocbq eu respondo por mp…

V

luistiagos:

Luis, só um comentário (espero que não seja muito tarde). Eu moro em Curitiba, não tenho mestrado (embora esteja fazendo falta), não sou engenheiro, e só trabalhei com esse tipo de tecnologia até hoje. Nunca faltou emprego, embora os contratadores realmente exijam boa parte dos conhecimentos que o julio citou. Em linguagem, também exigirão alguma não gerenciada, tipicamente o C ou o C++.

Você deve procurar na indústria, não no comércio. Alguns exemplos de empresa que atuam no desenvolvimento de pesquisa em Curitiba são:

http://www.positivoinformatica.com.br/ (e olha só, essa é comércio!)
http://www.volvo.com.br

A PUC também vive abrindo vagas para pesquisadores e programadores, nem sempre exigindo mestrado. A última que tive notícias foi para um desenvolvedor de jogos (se brincar ainda está aberta). Todas essas empresas contratam com carteira assinada e pagando um salário bem bacana, geralmente maior que a média do mercado. E o ambiente costuma também ser consideravelmente melhor que a das fábricas de software.

Outra coisa, as empresas de grande porte tem como principal porta de contratação o estágio. Se você ainda não é formado, procure participar das entrevistas de seleção. Nos 6 anos que trabalhei na Siemens, vi a contratação de pelo menos 15 estagiários, todos para a área de informática. Desses, pelo menos 9 foram contratados.

Criado 14 de setembro de 2009
Ultima resposta 21 de set. de 2009
Respostas 58
Participantes 19