Projeto mestrado

18 respostas
M

Boa Tarde.

Estou participando de processo de seleção de Mestrado e uma das coisas solicitadas é um pré-projeto de pesquisa e depois de vários tópicos e a força que o pessoal daqui tem dado consegui chegar a uma idéia para tema "computação em nuvens no processo de ensino?, mas o que vocês acham que poderia ser meu produto, que ira gerar este estudo?
Tive a idéia de um projeto de implantação de computação em nuvens na educação ou exemplos de aplicações e apostilas exemplificando o uso de computação em nuvens, mas não estou satisfeito com minhas idéia.
Alguém pode tem alguma idéia para me ajudar ?

Muito Obrigado;

18 Respostas

R

Bom, o tema de Computação em Nuvem é algo atual, ainda mais com a investida do Google lançando seu SO.

Entretanto, na minha opinião, você precisaria apresentar algo mais concreto. Por que computação em nuvem auxilia o aprendizado se comparada à computação de hoje em dia?

E outra, em qual área você gostaria de fazer mestrado?

R

Recentemente participei de um processo de seleção para mestrado também, e no meu caso não me foi solicitado um pré projeto.Só por curiosidade, que universidade é esta que você está tentando ingressar?

A
  1. Mestrado em que área?
  2. Porque computação em nuvem?
  3. Porque ensino?
    (ou seja, porque você quer fazer este tema?)

Como diz a máxima… você vai ficar um bom tempo fazendo este projeto, sugiro que seja algo de que você realmente goste.

Particularmente, acho que computação nas nuvens aplicada ao ensino não é “científico” o suficiente. Quer dizer, temos, literalmente falando, centenas e centenas de teses de conclusão (de graduação ou pós) falando sobre ensino de informática, e acho que só o fato de você agregar computação em nuvem a isso não torne isso um projeto atraente o suficiente. Minha sugestão é que, se você quer falar sobre computação em nuvem, que você faça um projeto apresentando o que existe hoje, com defeitos e falhas, e apresente um projeto seu de otimização das falhas existentes hoje.

[]´s

V

Geralmente o que se cobra em cada título é o seguinte:
Graduação: Exposição de um tema, que demonstre que o aluno aprendeu o exposto no curso.
Mestrado: Estudo de uma área, e uma poposta de melhoria/inovação, mesmo que incremental. Mostrar que a proposta é um completo fracasso também é válido. Uma melhoria pode ser validar, por exemplo, se uma técnica usada em outro tipo de produto/projeto é também válida para informática.
Doutorado: Busca-se uma inovação real ou criação de novas técnicas.

Se você apresentar um pré-projeto de um trabalho meramente expositivo para o seu mestrado, ele dificilmente será aceito. Por isso, siga a sugestão do colega acima. Pesquise na área que você quer o que já existe hoje (e essa pesquisa pode fazer parte da fundamentação do seu pré-projeto) e faça uma sugestão de melhoria ou adaptação.

M

FATEC - SP

M

“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
2) Porque computação em nuvem?
3) Porque ensino?

Como diz a máxima… você vai ficar um bom tempo fazendo este projeto, sugiro que seja algo de que você realmente goste.

Particularmente, acho que computação nas nuvens aplicada ao ensino não é “científico” o suficiente. Quer dizer, temos, literalmente falando, centenas e centenas de teses de conclusão (de graduação ou pós) falando sobre ensino de informática, e acho que só o fato de você agregar computação em nuvem a isso não torne isso um projeto atraente o suficiente. Minha sugestão é que, se você quer falar sobre computação em nuvem, que você faça um projeto apresentando o que existe hoje, com defeitos e falhas, e apresente um projeto seu de otimização das falhas existentes hoje.

[]´s

Eu pensei em nuvens por que me interesso sobre o assunto e no ensino por que em topicos aqui do GUJ foi o que o pessoal me deu mais força. Sinceramente eu acho que falar meramente de computação em nuvens e algo muito batido mesmo propondo melhorias, acredito que o uso de tal é algo que tem sido pouco falado em trabalhos academicos.
Uma outra aplicabilidade que eu pensei seria na parte de saude mas precisamente na doação e recepição de orgõas o que vcs acham ? Algém tem alguma outra sugestão?

Muito obrigado;

A

madujr:
“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
3) Porque ensino?

[]´s

Eu pensei em nuvens por que me interesso sobre o assunto e no ensino por que em topicos aqui do GUJ foi o que o pessoal me deu mais força. Sinceramente eu acho que falar meramente de computação em nuvens e algo muito batido mesmo propondo melhorias, acredito que o uso de tal é algo que tem sido pouco falado em trabalhos academicos.
Uma outra aplicabilidade que eu pensei seria na parte de saude mas precisamente na doação e recepição de orgõas o que vcs acham ? Algém tem alguma outra sugestão?

Muito obrigado;

Excelente idéia! Aplicações da área de saúde normalmente são de missão crítica, e se você explorar este tema com computação nas nuvens, daria um trabalho muito bom, muito rico (o que pode, também, te trazer muito respeito como pesquisador nessa área).

Boa sorte!

K

Eu acabei tendo uma idéia de sistema para a área de saúde mas ela foi meio rejeitada pela banca julgadora na minha disciplina de resolução de problemas.
A idéia consistia de um sistema auxiliador ao diagnóstico de enfermidades a partir de sintomas e outras informações, que aplicava técnicas de análise estatística e lógica fuzzy junto com bases de dados de históricos de diagnósticos de casos de enfermidades para averiguar quais seriam as possíveis e as mais prováveis enfermidades de um paciente com determinados sintomas e outras informações.
Talvez fosse uma boa idéia implementar e rodar um sistema desses na “nuvem”, ou pelo menos projetar algo assim.

Inté.

A

KWill:
Eu acabei tendo uma idéia de sistema para a área de saúde mas ela foi meio rejeitada pela banca julgadora na minha disciplina de resolução de problemas.
A idéia consistia de um sistema auxiliador ao diagnóstico de enfermidades a partir de sintomas e outras informações, que aplicava técnicas de análise estatística e lógica fuzzy junto com bases de dados de históricos de diagnósticos de casos de enfermidades para averiguar quais seriam as possíveis e as mais prováveis enfermidades de um paciente com determinados sintomas e outras informações.
Talvez fosse uma boa idéia implementar e rodar um sistema desses na “nuvem”, ou pelo menos projetar algo assim.

Inté.

Resolução de problemas??? Vc fez USP ?

K

asaudate:

Tô fazendo ainda, tô no curso de Sistemas de Informação na USP Leste.

Inté.

A

KWill:
asaudate:

Tô fazendo ainda, tô no curso de Sistemas de Informação na USP Leste.

Inté.

Eu me formei nesse curso… Fui da primeira turma ^^

K

asaudate:

Ahá, tu tinha a assinatura:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

A

KWill:
asaudate:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

Não!

K

asaudate:
KWill:
asaudate:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

Não!

Se não é tu, é algum outro usuário do GUJ cujo nome não lembro.

Inté.

M

asaudate:
madujr:
“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
3) Porque ensino?

[]´s

Pensado nessa ideia de criar os serviços para doação e recepção de orgão em nuvens, o que vcs acham ? Alguém tem alguma ideia de onde posso conseguir mais informações sobre esta parte doação de orgãos?

Vlw da força …abração;

Muito obrigado;

Excelente idéia! Aplicações da área de saúde normalmente são de missão crítica, e se você explorar este tema com computação nas nuvens, daria um trabalho muito bom, muito rico (o que pode, também, te trazer muito respeito como pesquisador nessa área).

Boa sorte!

B

Educação + Cloud Computing. Não consigo pensar numa solução concreta sobre isso, fora softwares/sites de colaboração on-line.

CC é essencialmente terceirização de recursos, infraestrutura, plataforma onde rodar seu software, ou webapplications e processamento/storage distribuído.

A pergunta que te faria, é que custos você diminuiria usando serviços de terceiros na internet, comparando a fazer o mesmo localmente?

M

Bruno Laturner:
Educação + Cloud Computing. Não consigo pensar numa solução concreta sobre isso, fora softwares/sites de colaboração on-line.

CC é essencialmente terceirização de recursos, infraestrutura, plataforma onde rodar seu software, ou webapplications e processamento/storage distribuído.

A pergunta que te faria, é que custos você diminuiria usando serviços de terceiros na internet, comparando a fazer o mesmo localmente?

O foco do uso da ideia durante a discução do topico foi para sistema da area de saude mais precisamente doação de orgão e tecidos o que você acha ?
Alguma ideia de onde posso encontrar informações sobre esse topico ?

Muito obrigado;

B

Provavelmente indo até o Ministério da Saúde e pedir pra falar com os responsáveis sobre o programa nacional de doação de orgãos, saber que problemas eles tem, depois ir até os responsáveis sobre sistema nacional de monitoramento de doações de orgãos humanos, se houver um, e conversar.

Criado 17 de janeiro de 2010
Ultima resposta 18 de jan. de 2010
Respostas 18
Participantes 7