O melhor são os “outros destaques” no fim da notícia, é destaque que não acaba mais :lol:
D
Deluxe
tomara q seja aprovado
e cada qual em sua profissão
médicos, advogados, etc… podem ser analista
agora um analista não pode ser médico, advogado etc.
heheh
quem sabe até valoriza mais essa area.
=D
C
cmoscoso
:roll:
P
paulo.marcelo
Esperamos que assim pelo menos as empresas exijam diplomas na hora de contratar analistas de sistemas, caso este projeto seja aprovado.
H
hmichel
Você realmente acha que diploma resolve o problema?
R
Ratao
Bom, me corrijam se eu estiver errado. Mas pelo que li e entendi, Programador será considerado Técnico?
E quanto aqueles vários Analistas/Programadores?! Pois existem empresas que não diferenciam os dois cargos.
P
paulo.marcelo
Mas ai a empresa poderia dividir melhor os papéis. Dependendo da graduação do profissional.
R
Ratao
Concordo! Mas aqui onde estou, acho meio difícil isso. Bom, não vem ao caso! Existem patrões e patrões rsrsrs…
R
RenataFA
Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.
Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia…
R
Ratao
RenataFA:
Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia…
Igual aqui… Onde o dono não sabe nem o que é programação e o “bam bam bam” é um programador Clipper que comanda tudo e aprendeu por conta própria lah em mil novecentos e antigamente. E para ajudar, pessoas que não aceitam opiniões ou idéias, é e sempre será do mesmo jeito que ele quer e nunca inovando. O cara sequer lê sobre TI ou algo relacionado para ver como anda as coisas. Defensor árduo do Win98, do uso de disquete e não usa internet a não ser para ver sua conta bancária.
G
glaucioguerra
Ratao:
RenataFA:
Igual aqui… Onde o dono não sabe nem o que é programação e o “bam bam bam” é um programador Clipper que comanda tudo e aprendeu por conta própria lah em mil novecentos e antigamente. E para ajudar, pessoas que não aceitam opiniões ou idéias, é e sempre será do mesmo jeito que ele quer e nunca inovando. O cara sequer lê sobre TI ou algo relacionado para ver como anda as coisas. Defensor árduo do Win98, do uso de disquete e não usa internet a não ser para ver sua conta bancária.
Que isso cara. Eu não iria trabalhar aí nem por duas horas Deve ser complicado trabalhar com os primeiros homo sapies da informática…
L
luiscesarinfo
glaucioguerra:
Que isso cara. Eu não iria trabalhar aí nem por duas horas Deve ser complicado trabalhar com os primeiros homo sapies da informática…
hehehehe… boa !!!
[]'s Luis Cesar
L
le-silva
O velho papinho do diploma outra vez… Parece salário mínimo, todo mês tem um pouquinho… Cruz, credo!
L
Luca
Olá
Para não citar exemplos como Bill Gates…
Forbes: CEO de 23 anos é o mais jovem bilionário do mundo:
O americano Mark Zuckerberg, 23 anos, se tornou o mais jovem membro da
seleta lista dos bilionários. O fundador e CEO do site Facebook ficou
na 785ª posição do ranking de mais ricos do mundo, divulgado pela
Forbes, com US$ 1,5 bilhão.
Zuckerberg fundou seu site de relacionamentos em fevereiro de 2004, de
seu quarto na universidade de Harvard. No mesmo ano, ele desistiu da
faculdade. A Microsoft, do agora terceiro homem mais rico do mundo,
Bill Gates, pagou US$ 240 milhões em outubro passado por 1,6% do
Facebook, fazendo com que a empresa de Zuckerberg passase a valer US$
15 bilhões. Segundo a Forbes, o americano deve ser o mais jovem
bilionário do mundo.
Eu acho essa visão um tanto mesquinha. E se a pessoa tem mais talento, tem mais facilidade para aprender?
Não significa que porque você tem um ritmo de aprendizado outras pessoas devem respeitar o mesmo ritmo. Ou só porque você teve de se desgastar mais, deve ganhar mais.
F
fpavao
Me parece muito desatualizada esta história de analista de sistemas e técnico de informática… ??? então Arquiteto de Software, Arquiteto SOA, Analista de Testes, Analista Programador…etc… é tudo Analista de Sistemas ???
Agora em relação ao diploma, “…somente poderá ser exercida por pessoas que possuam diploma de nível superior em análise de sistemas, ciência da computação ou processamento de dados…”, que mentalidade pequena, daqui a pouco vão iventar um exame da ordem…rsssssss, não precisa falar quantas pessoas com estes diplomas estão por ai escrevendo POG, enquanto outros que não tem curso superior, ou possuem curso superior em outras áreas são excelentes desenvolvedores, arquitetos, etc…
O
okara
Os cursos Análise de Sistemas e Processamento de Dados praticamente nem existem mais.
E os novos cursos como Engenharia de Software e Sistemas de Informação como ficam.
Pra mim essa matéria é uma balela.
Na nossa área isso não funciona.
L
le-silva
Rafael Nunes:
RenataFA:
Eu acho essa visão um tanto mesquinha. E se a pessoa tem mais talento, tem mais facilidade para aprender?
Não significa que porque você tem um ritmo de aprendizado outras pessoas devem respeitar o mesmo ritmo. Ou só porque você teve de se desgastar mais, deve ganhar mais.
Concordo!
Tem gente por ai que tem diploma e na hora de “fazer” software, vixi… Deixa pra lá…
Infelizmente estamos em País que luta para o seu Espaço na Área de Ciência e Tecnologia “Mesmo sendo Terceiro Mundo”
Acredito que minha tarefa neste workshop seja a de tratar de discutir a questão da ciência no Brasil em uma visão de conjunto. Eu gostaria de iniciar assinalando a oportunidade que existe no Brasil para que a ciência e tecnologia se desenvolvam, e desempenhem um papel cada vez mais importante para o progresso do país e o bem-estar de sua população. Esta oportunidade existe porque, com todas as dificuldades que o país possui, ele foi capaz de produzir, ao longo da década de 70 principalmente, uma comunidade científica bastante competente e de reputação internacional, a mais significativa de toda a região latinoamericana, e que é a base sem a qual nenhum projeto na área da ciência e tecnologia pode sequer começar a existir.
Como sabemos, a década de 80 por um período de grande instabilidade institucional e financeira para esta área no Brasil, com grandes incertezas quanto à disponibilidade de recursos, e também quanto às orientações dos responsáveis pelas principais agências de apoio à pesquisa no país. Nós vimos, nestes anos, o Ministério da Ciência e Tecnologia ser criado, transformado em secretaria, recriado novamente, o FNDCT perder a maior parte dos seus recursos, e a FINEP abandonar suas linhas de apoio institucional, sem que fosse substituída por outra agência ou mecanismo.
Estados Unidos 1 Trilhão de Dollares Anuais ao BIP, fora a oportunidade ao arsenal Tecnologico é devastador.
“Como dizem America para os Americanos”
J
jmarceno
Pessoalmente eu acho que o projeto ajudaria a cair ficha da galera.
Afinal já passou da hora do brasileiro perceber que faculdade não é diferencial e sim ESSENCIAL.
A
aleck
Ou vocÊs não acompanham as noticias ou tem memoria muito curta, mas este projeto, além de exigir que você tenha superior para exercer a profissão também inclui pessoas com 5 ou 8 anos(não lembro) na area com experiencia comprovada.
Então parem com esse papinho mesquinho de que profissional é aquele que o papai pagou a faculdade, todo mundo ta cansado de saber que a realidade é diferente e que faculdade aqui no Brasil na sua grande maioria só serve para constar.
E quando você vê aquela vaga que a empresa pede que o candidato tenha nivel superior, não se iluda!!! Ela quer que o otário, quer dizer, profissional não tenha compromissos depois do expediente, para ser explorado e não tem nada a ver com qualidade.
São tantos nomes no ramo de informática que o cliente não sabe nem quem contratar quando precisa de um serviço. E mais, essa bagunça serve para desvalorizar a nossa profissão. Enquanto não tiver um título único que expresse o profissional que trabalha com sistemas de informação (como por exemplo o título Analista de Sistemas), nossa profissão tende a não ter reconhecimento no mercado. Quem sabe que existe um Programador de Interface Flash somos nós profissionais, não o cliente… mas quem contrata o serviço é o cliente, não é? Ele deve saber quem procurar. Essa diversidade de nomes ao invés de ajudar, atrapalha.
Quer um exemplo de um modelo correto? Médico. Médico é médico “desde que o mundo é mundo”, e é uma das profissões mais valorizadas. Lógico que existem diversas especializações dentro de cada profissão, mas nós sabemos exatamente quem procurar quando temos problemas com nossa saúde.
O
okara
Eu acho importante essa lei, mas ela deve ser pelo menos atualizada.
Curso de Análise de Sistemas, nem existe mais.
Então quem fez Matemática no IME, Sistemas de Informação na USP teria por exemplo um formação inadequada para exercer a profissão.
E quem fez Engenharia da Computação e não Ciência da computação.
Quem fez essa lei nem conhece a área direito.
Editado:
Sem falar nas inúmeras variações de qualificação como disse nosso amigo acima.
L
luistiagos
Não acho justo alguem que fez um curso de tecnologia da informação de 2 anos ou pior ainda alguem que fez um curso de 50h de programação basica no senai ganhar mais ou igual a alguem que se f**** em 6 anos em um curso de ciencia da computação e ainda teve que estudar uma porrada de coisa por conta propria… acho que este profissional tem o merito de ganhar mais que o outro…
O
okara
E vc concorda que um cara que fez PD venha a valer mais que um cara que fez SI.
Nem a lei o cara soube fazer. Totalmente desatualizada.
A
aleck
Mérito é algo que vc conquista, se após 6 anos de estudo um profissional ganha menos que um carinha que não tem faculdade ou cursou um curso técnico de 2.5 anos, acho que está na hora de rever seus conceitos. Não espere que o governo proteja aqueles que não tem capacidade de mostrar valor, pois quem dita os salários na informática é exatamente o mercado.
Ps: não estou me referindo diretamente a você e sim generalizando.
Ps: tenho superior.
U
urubatan
este projeto é a maior besteira de todos os tempos …
<select=vocês que estão apoiando esta asneira>
Por que vocês acham que nenhum outro pais no mundo exige diploma para trabalhar com desenvolvimento?
Vocês realmente acham que se desenvolverem um sistema e assinarem um papel dizendo que fizeram ele, e por algum motivo forem processados por isto não serão responsabilizados só por não ter um diploma?
Vocês realmente acreditam que proibir alguem que sabe mais do que outro que fez faculdade de trabalhar, apenas por não ter faculdade é algo bom?
Vocês realmente acreditam que ser autodidata é algo ruim para a profissão de vocês? mesmo sendo imprescindivel para se manter atualizados em um mercado que muda todos os dias?
Vocês realmente acreditam que com o atraso dos curriculos aprovados pelo MEC e com todo o trabalho que da para ter autorização para ensinar algo mais atualizado em uma faculdade, isto vai ser bom para o brasil?
Se vocês realmente acreditam nisto, quero ver daqui a 5 anos vocês contratando alguem recem formado que só aprendeu as tecnologias de hoje e não de daqui a 5 anos como vocês vão estar precisando.
Quero ver, vocês darem valor a diplomas das faculdades podres daqui, sim, tem muita faculdade boa, mas a maioria é um lixão, como por exemplo a que eu estou cursando apenas por ser o diploma mais barato que eu encontrei para comprar, ja que qualquer uma delas quer me obrigar a fazer diversas cadeiras de matérias que eu ja sei e algumas vezes ja ensinei e fiz palestras sobre.
</select>
Esta idéia é mais absurda do que aquela outra de criar uma entidade que aplicaria provas para ver se tu pode trabalhar ou não, pelo menos estas provas seriam mais fáceis de serem atualizadas do que os curriculos do MEC.
façam o favor de pensar no trabalho de verdade antes de apoiar uma asneira destas, e não apenas em se proteger de pessoas mais competentes que vocês que ganham mais, mas não fizeram uma faculdade, ou então fizeram medicina, engenharia, …
U
urubatan
se o caria souber mais e for mais competente que o que passou 6 anos na faculdade, é sim justo.
merito tem quem prova que tem, e não quem acha que tem
M
Marcio_Duran
[size=18]É bem complexo em dizer:[/size]
:!: Por um lado uma carência de mão de obra e as consultorias recorrem a profissionais Certificados, do outro lado um pessoal que vem de um Curso de 5 anos em Ciência da Computação, Análise de Sistemas e chegam no mercado dando de frente com uma demanda de Tecnologias recém lançadas e onde as Empresas pedem uma experiência de 5 anos para exercer ao cargo.
[size=18]Ai vem aquela loucura: [/size]
:arrow: Programador Java JR (SCJP), não necessário nível Superior e comprovado 3 anos de experiência.Oferta 5.000,00 reais.
:arrow:Analista de Sistema (USP, FASP, ITA) Inglês Fluente não comprado experiência.Oferta 7.000,00 reais.
:roll:Em todo o caso uma questão é certa, cabe ao profissional ser super atualizado e ter confiança.Uns aprendem rápido independente de curso superior ou não, mas por afinidade.
Quanto a regulamentação isso não fala mais alto em vista do intelecto do ser humano e das transformações sociais que são complexas.
:shock:Ciência é sempre algo polêmica a ser ajustar, mas acho que vão encontrar uma saída justa ainda.
J
jmarceno
Ponto interessante que me ocorreu agora.
Sabem porque a regulamentação da profissão ainda não ocorreu no Brasil?
Por que a SBC (Sociedade Brasileira de Computação) é CONTRA e luta por isto no congresso.
EDIT:
Existem sim países onde esta área é regulamentada.
O
okara
Concordo plenamente que este projeto é uma baboseira.
primeiro - já começa errado com cursos desatualizados.
segundo - quem diz que faculdade mostra que o cara sabe alguma coisa?
Eu acharia válido sim, algo tipo um exame e um registro de acordo com o conhecimento.
Algo que realmente avaliasse seu conhecimento.
O que acham ?
M
Mauricio_Linhares
Graças aos deuses a SBC é contra, esse projeto é uma abominação.
R
RenataFA
le-silva:
Rafael Nunes:
RenataFA:
Concordo!
Tem gente por ai que tem diploma e na hora de “fazer” software, vixi… Deixa pra lá…
É… acho que vcs não entenderam… não falei de DIPLOMA, falei de ESTUDAR… não sei pq vcs relacionam essas duas palavras, elas tem sentido TOTALMENTE diferente, alguém sem diploma pode ter estudado mais do que alguém com diploma.
Não suporto ver quem não sabe nada sobre o assunto palpitando onde não deve, só atrapalhando e vc ainda ter que se submeter a isso por essa pessoa ser seu superior. Só não compreende essa situação quem nunca teve que passar por isso… eu já tenho é trauma desse tipo de coisa! :x
J
jmarceno
okara:
Concordo plenamente que este projeto é uma baboseira.
primeiro - já começa errado com cursos desatualizados.
segundo - quem diz que faculdade mostra que o cara sabe alguma coisa?
Eu acharia válido sim, algo tipo um exame e um registro de acordo com o conhecimento.
Algo que realmente avaliasse seu conhecimento.
O que acham ?
Não sei quanto ao registro mas acredito que deveriam permitir que alguns cursos de exatas entrassem na lista, como engeharia e matemática…toda área precisa de diversidade e estas ajudam muito na inovação e viabilização de novas idéias e conceitos.
O
ORB_de_Souza
Acho que isso é somente uma questão de nomenclatura.
Pouca coisa deve mudar de fato,pois se você não se formou em Analise de Sistemas e sim em Filosofia e exerce a profissão de análise há anos,nada impede de você se intitular como “Consultor de TI”,“Consultor de Sistemas”,“Profissional de Sistemas” e por aí vai.
Principalmente se você trabalha como pessoa jurídica,é mais fácil ainda!
Por isso,acho que os profissionais competentes(de outras áreas ou sem diploma) não vão ter problemas com isso,sendo a lei em si um avanço para a regularização da atividade(apesar de atrasada!).
F
fabim
RenataFA:
Qdo eu ia citar vc Renata, o Luca ja tinha feito.
Conhece aquela história de gente que estuda 2 anos direto pra um concurso, não passa, e vem um carinha que leu apostilas só 2 semanas e passa?
Me desculpe mas ou o cara sabe fazer ou não sabe fazer. E não é um curso superior, certificação, nem nenhum papel que prova isso.
Acho que toda empresa na hora de entrevistar alguem deveria aplicar um exama “prático”. Pra olhar o codigo, conhecimento de API, melhores
praticas e tal.
Pq um medico pode ser um programador ou analista? pq ele pode bater cabeça pra aprender, e aprender com os erros.
Pq um programador não pode ser um médico (a n ser q estude 6 anos pra isso)? Pq ele nao pode aprender com os erros. Pessoas morreriam.
F
fabim
Agora, verdade seja dita:
Se a maioria das pessoas da area de Desenvolvimento tivessem preparação acadêmica ( n estou defendendo nada, eu mesmo nao sou graduado ), estudassem o que trabalham e procurassem se manter atualizadas, nao teriamos muitos dos softwares de PÉSSIMA QUALIDADE que temos por ai a fora.
O
okara
Eu acho que a regulamentação é necessária para acabar com exploração da nossa área.
Mas deve ser inteligente e não deve se basear em áreas que não são tão dinânicas (mudam a toda hora).
Ter algo que comprove o nível de conhecimento (sei que é muito difícil) independente de como a pessoa o adquiriu seria um ótimo começo.
Isso já separaria o joio do trigo de uma maneira justa.
M
marcelomartins
fabiocsi:
Se a maioria das pessoas da area de Desenvolvimento tivessem preparação acadêmica ( n estou defendendo nada, eu mesmo nao sou graduado ), estudassem o que trabalham e procurassem se manter atualizadas, nao teriamos muitos dos softwares de PÉSSIMA QUALIDADE que temos por ai a fora.
Desconcordo totalmente.
Se fosse assim, muita gente que não tem faculdade, sabe muito e que constroi software de qualidade, teria perdido tempo na faculdade e não aprenderia tanto, não iria saber muito, iria se formar igual, e passaria a construir softwares de PÉSSIMA QUALIDADE.
J
jmarceno
fabiocsi:
Pq um medico pode ser um programador ou analista? pq ele pode bater cabeça pra aprender, e aprender com os erros.
Pq um programador não pode ser um médico (a n ser q estude 6 anos pra isso)? Pq ele nao pode aprender com os erros. Pessoas morreriam.
Bom…meu pai é contador, minha irmã também eu aprendi muito com eles e poderia até trabalhar com isto, mas não posso porque não tenho faculdade de Ciências Contábeis ou algo equivalente e registro CRC.
Acho que a regularização envolve também a questão da responsabilidade e da ética do profissional envolvido.
Já que no caso de alguem da contabilidade, vidas não estão envolvidas…mas sim a confiabilidade do relatório e da saúde financeira da empresa.
M
marcelomartins
O fato é o seguinte. Essas leis são irrelevantes.
Primeiro porque provavelmente não irá ser aprovada.
Segundo porque, se for aprovada, não vai mudar nada, e vai ser mais uma lei esquecida jogada em um canto sujo junto com outras milhoes de leis esquecidas.
Imaginem a cena. Aquela consultoria de terceirização, que cobra 120 reais a hora de um cliente e paga 20 reais a hora para o cara que trabalha, não aceitando uma pessoa com anos de experiência, porque ela não é regulamentada… ilário!
M
Marcio_Duran
“Ciência é algo sempre polêmica”, contratar um recém-graduado ou um profissional que vem de n-projetos e sendo este já vivênciado no mercado de TI, vira uma aposta complicada.
Em todo o caso as empresas e a mídia contribuem muito para esse emaranhamento.
:shock: Tem grandes intelectuais que odeiam computador e tem grandes curiosos que fazem disso uma fonte de riquezas.
L
luistiagos
Puts mas se for aprovado esta lei… como fica o caso dos profissionais que ainda estão cursando a faculdade e ja tem experencia na area… ja trabalham a tempo na area mas ainda não são graduados ou ainda estão se graduando??? no meu caso eu não sou formado eu ainda estou cursando a faculdade… estas pessoas assim como eu e as que ainda não estão cursando a facul mas ja trabalham a bastante tempo na area perderão seus empregos??? e não poderao atuar na area ate se formarem??? como fica a situação destas pessoas???
V
vinicius-serpa
luistiagos:
Puts mas se for aprovado esta lei… como fica o caso dos profissionais que ainda estão cursando a faculdade e ja tem experencia na area… ja trabalham a tempo na area mas ainda não são graduados ou ainda estão se graduando??? no meu caso eu não sou formado eu ainda estou cursando a faculdade… estas pessoas assim como eu e as que ainda não estão cursando a facul mas ja trabalham a bastante tempo na area perderão seus empregos??? e não poderao atuar na area ate se formarem??? como fica a situação destas pessoas???
se não me engano vc precisaria de diploma ou experiência na área (ao menos um dos dois)
E
Emerson_Macedo
E voltamos a velha história de querer comparar a nossa pofissão com as demais …
A comparação da Engenharia Civil com a computação já nos trouxe prejuizo demais com os projetos falhando o tempo todo. Agora, vamos querer regulamentação restritiva também nos baseando em outras profissões.
Qual será o resultado disso? :shock:
J
jopss
Bom, existem bons argumentos a favor e contra…
Isso é verdade. Esses nomes tá uma zona e acho que teria que dah um geito nisso. Mas nao que essa lei aí ajuda alguma coisa. Só pelos cursos já estão desatualizados. Deveriam ser algo geral, como “enfase em informática”, sem dar nomes.
Não é nem um pouco ruim “obrigar” faculdade na profissao de informática. Pelo contrário. Se vc não tem, que corra atras… é assim em toda e qualquer profissao, pq informática tem que ser diferente? Só pq meia dúzia se acomodou e nao quer ter curso superior? Você prefere contratar teu vizinho que já leu 50 livros sobre Administracao ou profissional formado com ênfase? Além disso, o status da nossa profissão deve elevar. Toda profissao que se prese tem que ter nível superior e UM NOME.
Veja que a discussão é sobre o ramo, o emprego, a regulamentação… não a competencia!! Isso cada empresa, cada cliente que a avalie por conta. Nao tem nada a ver uma coisa com outra… a profissao tem que ser regulamentada (devidamente, nao por essa lei), a competancia do profissional depende dele e de avaliação. Como o exemplo do administrador que dei, apesar que contratar um formado, vc avaliará ele pelo curriculo, trabalhos anteriores, competencia, prova prática, entrevista… etc… qualquer profissão é assim.
Informática NO BRASIL tá uma zona… tem que arruma a casa sim. O que lá fora dá certo, aqui nem sempre.
jopss
L
luistiagos
o problema e que faculdade nenhuma forma o profissional… nenhum analista java senior vai sair de uma faculdade onde teve o basico de C sem estudar a tecnologia, os avanços tecnologicos e pricipalmente ter trabalhado muito na area… mesmo os que se baseiam em faculdades tecnologas q ensinam a tecnologia eles nao sao atualizadas o tempo todo… infelizmente nossa area é uma area de extrema atualização cada vez tem tecnologias novas metodologias novas e conceitos novos… isto é bom por um lado e ruim por outro… ngn q faz 6 anos de faculdade sai da faculdade ja intitulado alguma coisa… esta pessoa tenque estar no mercado acompanhando os avanços do mercado e nao se basear em conceitos que estudou a 5 anos atraz em x materia q foi lencionada naquela epoca na faculdade… ramos como: contabilidade, direito, medicina, quimica, matematica, fisica… não sofrem tantas mudanças e atualizações como a informatica sofre… o medico que aprendeu em alguma materia algo a 5 anos atraz hj provavelmente isto nao tera mudado tanto… agora na informatica é diferente… infelizmente nossa area exige muita autodidata e atualizações… e as faculdades podem te dar um meio para ser um pesquisadr melhor na area para vc saber pesquisar conhecer as bases teoricas do assunto e ter facilidade em aprender e se atualizar… mas elas não daram pra vc o mercado de bandeja ao se formar te darao talvez a vara mas não a linha o anzol e muito menos o peixe… creio que o que mais vale em nossa area o que pode intitular dar o nome de algo a alguem e o conhecimento e a experiencia… diferente que as outras areas a nossa a faculdade não é a base onde se aprende td e sim algo a mais…
F
fabim
marcelomartins:
fabiocsi:
Desconcordo totalmente.
Se fosse assim, muita gente que não tem faculdade, sabe muito e que constroi software de qualidade, teria perdido tempo na faculdade e não aprenderia tanto, não iria saber muito, iria se formar igual, e passaria a construir softwares de PÉSSIMA QUALIDADE.
:D
Eu nao sou graduado, mas nem por isso me considero produtor de software ruim. Ja foi discutido varias vezes aki no forum sobre a relação formacao x qualidade.
Nao foi isso que eu queria dizer. O que quero dizer é, que num ensino superior ( ex: CienciaComputacao ) vc vê coisas que normalmente nao sao aplicadas nos softwares mais comumente produzidos. Se vc vai produzir CRUDS o resto da vida entao talvez vc nunca precise mesmo se graduar.
Só relembrando que foi de tcc’s e de mestrados que sairam muitas coisas que nós usamos hoje.
Alguem aki no forum ja afirmou muito bem: o curso superior nao te da INFORMACAO, e sim FORMACAO.
B
baudamix
Nem sei pra que prolongar esse assunto
AKI BRASIL vc estão casados de saber q ISSO NUM FUNCIONA…
E SE FUNCIONAR ISSO SÓ VAI PEGAR DAKI A MIL ANOS… :twisted:
enfim isso vai ser sempre opnião pessoal e se for aprovado será só um jeito de arrecadar mais dinheiro nosso…
vão nos obrigar a ter carteirinha(tipo CRM,CREF, enfins) pagar mais imposto e tal…
no final vão poder obrigar a sermos CLT…rs
…q crime…
…nada é o que parece…
e na política sempre tem algo que não é visto por leigos e me incluo no meio…
mais como disse aki as coisas não funcional
Z
Zakim
jmarceno:
Pessoalmente eu acho que o projeto ajudaria a cair ficha da galera.
Afinal já passou da hora do brasileiro perceber que faculdade não é diferencial e sim ESSENCIAL.
apenas 24% dos brasileiros tentam uma faculdade! Ta na hora de aumentar essa estatisca. alguns paises aqui mesmo da América do Sul estão na faixa dos 40%!
não quero aqui, medir quem sabe mais! O Fato é que nossa profissão está aos poucos sendo prostituida e mais cedo ou mais tarde uma decisão terá que ser tomada!
É claro que existem exceções! Se alguem acredita ser essa exceção, então siga em frente e não faça a sua faculdade! Não concordo em utilizar exemplos de sucesso para justificar a não graduação!
E sempre alguem sai perdendo! Infelismente não vai ser possivel encher a barriga de todo mundo! Espero eu que meus 4 anos e meio de curso sejam valorizados! Apesar de eu não depender deles para obter o sucesso que busco.
J
jopss
Mas aí eh outro assunto, as facul tem que se atualizarem… terminei a minha em 2006 e tinha java, análise, sql e redes linux… como td mundo sabe, o aluno que “faz” a faculdade, nao o contrário, ficar esperando que ela te passo tudo… e como dito acima, faul’s sao para formacao… NO BRASIL é o mínimo que alguem teria que ter para ser considerado profissional em todas as áreas… mas informática, dizem nao… a competencia e atualização cada um se vire com a sua… a formacao é única e garante uma profissao. Acho que uma lei, bem elaborada sobre isso, seria muito bem vinda…
jopss
J
juliospark
Só falta algumas mudanças, no mais esse projeto já deveria estar na ativa. =)
E tem que comparar mesmo, para trabalhar em Area X precisa de formação para tal, porque a nossa não?
O
okara
É verdade !
Vc disse tudo.
Nossa profissão precisa ser regulamentada para acabar coma exploração.
Não sou contra ser PJ mais ser taxado de consultor e ser tratado como empregado que tem horário fixo e etc.
Nada comprova nada: nem faculdade, nem experiência, nem nada.
Conheço gente que trabalhou 5 anos em multinacionais como APONES SENIORS, são formados em universidades de 1 linha e são péssimos profissionais.
Por isso que seria interessante de além do cara ser formado o cara ter que comprovar o mínimo de conhecimento junto a um orgão (não burocrático) e competente.
Pelo menos uma vez por ano.
Isso obrigaria a galera além de formada se manter atualizada.
R
RenataFA
fabiocsi:
RenataFA:
Qdo eu ia citar vc Renata, o Luca ja tinha feito.
Conhece aquela história de gente que estuda 2 anos direto pra um concurso, não passa, e vem um carinha que leu apostilas só 2 semanas e passa?
Me desculpe mas ou o cara sabe fazer ou não sabe fazer. E não é um curso superior, certificação, nem nenhum papel que prova isso.
Acho que toda empresa na hora de entrevistar alguem deveria aplicar um exama “prático”. Pra olhar o codigo, conhecimento de API, melhores
praticas e tal.
Normal fabiocsi, todo mundo me cita… sou uma incompreendida! Óh mundo cruel!!!
Bem, eu tinha um professor que contava várias histórias sobre erros de programadores que mataram pessoas (casos de programação de foguetes, máquinas de raio-x, etc…), pra vc ver onde estamos, um programa mal feito pode matar!
Enfim, eu desisto! Não falei em momento algum que eu era a favor de ter um diploma de curso superior, falei apenas de ter um grau de conhecimento, por isso mencionei a palavra “estudar”, seja lá como for que o cara tenha estudado e aprendido… mas o povo entendeu tudo errado! Eu to fora desse tópico que é melhor vai.
R
Rafael_Nunes
Renata,
Eu não citei diploma em nenhum momento, estava me referindo a estudo mesmo.
Se o cara aprende(seja na faculdade ou autodidata)muito mais fácil do que alguém que se mata de estudar e passa semanas e madrugadas para compreender a mesma coisa, cada um tem seu ritmo.
Mas entendi o seu ponto, e você não é a única que passa por isso. Creio que a grande maioria passa.
Eu vivo em uma realidade desta nos ultimos 48 meses, ter superiores praticamente analfabeto-funcionais. Mas particularmente etou satisfeito com meu salário, e sei que se quisesse chegar no mesmo patamar deles, teria de fazer o mesmo jogo de politicagem e hipocrisia, e não é isso que quero para minha vida. Sei que isto não vai mudar, independente de onde eu trabalhe, então aprendi a conviver com isto.
B
baudamix
kkkk…
que triste que o pessoal num te entende…
faculdade não da emprego…
e a lei não vai impedir de vc sem facu trabalhar na area de TI duvido…
E garanto que a maioria teve que estudar e estudar, pagar cursos e cusos para ser o programador que é…
mais olhando por outro lado a lei pode talvez evite de pessoas morrerem por um foguetes ou raio-x…
G
glaucioguerra
Depende muito do País e da empresa. Conheço pessoas que foram selecionadas para uma empresa da Inglaterra (não lembro o nome, mas parece que desenvolve software para hospital) e somente quem era formado foi empregado. Eram 6 caras daqui, mas a preferência era pra quem já tinha terminado a faculdade. Em outro caso, um amigo meu que nem pensa em entrar pra faculdade, arrumou um emprego também na Inglaterra.
Na Espanha a maioria das empresas só contrata quem é formado. Em Portugal não vejo tanto isso, mas também existe uma exigência, isso é fato. Não dá pra generalizar dizendo que isso dá certo lá fora! Por favor, não vamos exagerar nas nossas afirmações. São casos e casos. São empresas e empresas.
Acho que a lei tem q ser adaptada para quem já está no mercado, não seria nem um pouco justo com quem já trabalha.
Tem seus prós e contras. Quando você vai ao médico e ele faz uma mer… contigo, qual o orgão que você vai recorrer? Ou um advogado, dentista, eng.? Alguém tem que se responsabilizar. Agora e no caso de um software? Que orgão a pessoa prejudicada vai recorrer? Toma lá da cá, nada mais correto. Se o cidadão é formado em dois anos e meio e programa mal, vai ter q arcar com isso.
É inevitável comparar com outras áreas como eng., são mais antigas e já estão estabilizadas e bem definidas.
A grande diferença de ter um conselho ou reconhecimento por trás do profissional é isso, uma maior união da classe (se é que temos uma) e arcar com suas obrigações e usufruir de seus direitos.
Quem aqui nunca teve problemas com individuos de má indole no trabalho? Como um cara desses pode pagar pelas merd… que fez? Ou por ser um péssimo programador? Existem casos mais graves, como roubo de info. sigilosas por exemplo.
Enfim, acho que pode ser bom, o problema todo é a grana que rola com essas questões de conselhos. Sempre tem um lado negro da força agindo de alguma forma. Talvez seja por isso que a criação de mais um conselho foi rejeitada, vai saber.
Acho ótimo o pessoal estar discutindo sobre isso e dando suas opiniões, agora querer afirmar tudo, dizer que quem está contra ou a favor é um louco varrido, me cheira a ditadura.
Um abraço!
J
jopss
Aí sim informática seria uma profissao séria, visto com bons olhos, além de que o pessoal mal preparado estaria fora.
Como disse, NO BRASIL, isso daria muito certo.
E outra, ser profissional tem o seu custo.
jopss
Z
Zakim
kkkk…
que triste que o pessoal num te entende…
faculdade não da emprego…
e a lei não vai impedir de vc sem facu trabalhar na area de TI duvido…
E garanto que a maioria teve que estudar e estudar, pagar cursos e cusos para ser o programador que é…
mais olhando por outro lado a lei pode talvez evite de pessoas morrerem por um foguetes ou raio-x…
Eu também compreendo que a mudança não vai ser da água para o vinho ainda mais no Brasil que as coisas geralmente costumam não funcionar bem, mas com certeza será o primeiro passo! E é isso que vale!
Dificil vai ser a mudança se todos pensarem que não vai dar certo!
E mais uma vez só para firmar : A questão aqui não é competência a questão aqui é a valorização de nossa profissao!
M
mister_m
Só uma observação pros que estão contentes com isso: quem fez Sistemas de informação não pode ser Analista de Sistemas segundo a nova lei. Nem quem fez Engenharia da Computação. Pra quem duvidar, basta ler o texto da lei.
E pelo que entendi, ela já passou pelos lugares onde as emendas podem ser feitas.
O
okara
Isso prova quanto embasamento tem essa lei.
O cara nem sabe os cursos que tem na área.
G
Guitar_Men
Diploma não diz nada. Ainda acho que experiencia conta muito mais. Mas é complicado se exigir um diploma para trabalhar na área e não ter um sindicato específico.
Mas como diria caetano veloso "É lindo !!! "
Valew
R
rdantas
Te garanto que quem fez o projeto de lei entende de informática tanto quanto o Papa entende de Assembler. Mas sinceramente, não acho que isso seja um problema, pois os caras que eu conheço e formaram em sistemas estão sempre tirando onda falando que nós da ciencia da computação somos peões e eles gerentes de TI. Então, toma, toma,toma…senhores gerentes… Mas acredito que orgãos como o serpro, ou mesmo o Ministério da Ciência & Tecnologia ainda virão intervir sob os apelos desesperados dos formados e formandos em Sistemas de Informação.
S
soudaniel_01
bom galera deixei pra postar algo algo aqui no fim do espediente…
1º pelo fato de estarmos morando no Brasil, aqui é necessario que tenha que tenha aquele papelzinho carimbado pelo MEC, com isso você será melhor visto pelo mercado, pelo menos é o que vejo por ai…
2° eu não acredito qm tem um papelzinho carimbado pelo MEC mereça mais reconhecimento por isso…
estou me formando esse ano em uma das maiores universisdades de Goias, e digo e repito eu não aprendi nada na &&&*& da faculdade.
tudo que aprendi foi correndo atraz, busquei oque queria aprender…
bom acho que esse assunto, muitas pessoas que se indignam já disseram muita coisa sobre essa balela nesse topico…
então vou ficando por aqui pois tenho que ir pra uma bosta de intituição que pessoas chamam de ‘Universidade’,
pra ouvir um monte de asneiras de professores desatualizados e preguiçosos …
abs !!
L
le-silva
É porque as empresas querem pessoas que realmente saibam fazer aquilo que elas precisam que seja feito.
Quem é louco de confiar o desenvolvimento de um grande sistema financeiro, por exemplo, nas mãos de um recém formado “analista” de sistemas?
O diretor de tecnologia de uma corporação não está preocupado em se o programador, dba, adm de rede, etc, tem diploma (de conhecimento “arcaico”, como bem falou o Urubatan) ou não. O que o cara quer é que o sistema seja bem feito e atenda as necessidades da empresa, pra que ele mantenha seu cargo e a empresa alcance seus objetivos.
Agora, o que eu acho uma baita imaturidade e meninisse, é o camarada dizer: Se o cara se ferrou fazendo 6 anos de faculdade, não pode ganhar menos que um cara que não fez faculdade.
Quer dizer…
Não importa se o “diplomado” sabe alguma coisa ou não, o que importa é que ele tenha o bendito pedaço de papel chamado “diploma”;
Não importa se o cara “que não fez faculdade” passou noites em claro ralando, estudando um monte de tecnologias, teorias, metodologias, e “por isso” alcançou uma boa colocação profissional “no lugar do diplomadinho que não sabe nada”. (Aliás, tem gente que não fez faculdade, e que até sobre “a teoria” o cara sabe mais do que muitas faculdades ensinam por ai.)
Eu fiz a tal faculdade. Dei um monte de grana pra uma instituição que não me ensinou nada nem ao menos perto do que eu já sabia – e tinha aprendido sozinho de forma autodidata.
Acho que a pessoa deve fazer faculdade, sim. Se ela quiser. Se não quiser, problema dela. Faz quem quer – e também faz a faculdade que quiser.
Agora, na hora de contratar um profissional, mano, é o seguinte: Você sabe a tecnologia X, Y, Z? Sabe o que eu preciso que você saiba? Se sim, boa, tá dentro!
:arrow: Não estou dizendo que todas as faculdades são ruins, nem que não valem a pena. Não mesmo!
Mas, esse papinho de “quem faz faculdade tem que ganhar mais”, parece coisa daqueles tipinhos que fazem concurso público só pelo salário. Se o cara “passou”, passa a grana pra cá!
É cada uma…
L
le-silva
RenataFA:
le-silva:
Rafael Nunes:
RenataFA:
Concordo!
É… acho que vcs não entenderam… não falei de DIPLOMA, falei de ESTUDAR… não sei pq vcs relacionam essas duas palavras, elas tem sentido TOTALMENTE diferente, alguém sem diploma pode ter estudado mais do que alguém com diploma.
Não suporto ver quem não sabe nada sobre o assunto palpitando onde não deve, só atrapalhando e vc ainda ter que se submeter a isso por essa pessoa ser seu superior. Só não compreende essa situação quem nunca teve que passar por isso… eu já tenho é trauma desse tipo de coisa! :x
Em 10 anos desenvolvendo software já passei por isso, sim. E também já passei por situações em que o cara que era meu superior não sabia bolhufas, mas tinha diploma da finada “analise de sistemas”.
Por isso, Renata, concordo com você que ESTUDAR não tem nada a ver com DIPLOMA.
Sendo assim, ESTUDAR, o cara pode ESTUDAR, cursando ou não uma faculdade.
P
peczenyj
Que proposta mais imbecil!
F
FernandoCezar
Boa noite!!!
Acho que tem que regulamentar a profissão, afinal tem gente no mercado que só faz a profissão ir pra baixo, regulamentando os profissionais que investem em graduação, pós, cursos, mestrado e cursos específicos, afinal que adianta investir tanto sendo que atualmente se concorre as vezes com gente que não sabe nada e não sabe nem cobrar, mas tem que ter uma legislação muito boa, e pricipalmente fiscalização.
J
Java_Boy
Isso deveria ser mais abrangente e melhor estudado (óbvio). Vale lembrar os problemas que, por falta de conhecimento específico, os levaram a elaborar e aprovar leis e mais leis dando dor de cabeça para meio mundo.
M
Marcio_Duran
le-silva:
Mas, esse papinho de “quem faz faculdade tem que ganhar mais”, parece coisa daqueles tipinhos que fazem concurso público só pelo salário. Se o cara “passou”, passa a grana pra cá!
É cada uma…
:shock: [size=18]“Concordo, com você !!!”[/size]
:arrow: Porém as Universidades Publicas ou Privadas, não tem a intenção de lhe especializar em nada mesmo, sim lhe propor uma visão de Ciência e Filosofia.É por isso que surgem cursos por ai com preços ALTÍSSIMOS e de 40hrs, na promessa de lhe transformar em um SCJP ou qualquer outra coisa também.
:arrow: Eu entendo que qualquer pessoa é capaz de ler um livro ou assunto e se desenrolar nele, porém tecnologia da informação envolve vários interesses, que são sombrio ao olhar da sociedade, e muitas pessoas não percebe.
:idea: Acho válido sua afirmação temos que ter força e coragem para encarar a ganância de Mercado, os profissionais de TI, ganham dinheiro muito fácil e se especializados conseguem melhor abertura e oportunidade , seja por graduação ou certificação.
P
peczenyj
FernandoCézar:
Boa noite!!!
Acho que tem que regulamentar a profissão, afinal tem gente no mercado que só faz a profissão ir pra baixo, regulamentando os profissionais que investem em graduação, pós, cursos, mestrado e cursos específicos, afinal que adianta investir tanto sendo que atualmente se concorre as vezes com gente que não sabe nada e não sabe nem cobrar, mas tem que ter uma legislação muito boa, e pricipalmente fiscalização.
Um dos melhores programadores PL SQL que eu conheci é formado em Letras.
Um dos melhores programadores C (que atualmente dá manutenção à maquina virtual java da HP sozinho) que ja conheci é Engenheiro Agrícola.
Um dos melhores programadores C/C++/Java que eu ja conheci (que até emulador de coleco ja fez) é Bacharel em Física.
Alguns dos piores profissionais que eu ja conheci eram formados ou cursavam cursos relacionados a informática como Sistemas de Informação e Ciências da Computação (incluindo algumas federais).
Alguns dos melhores profissionais com quem ja trabalhei nem eram formados.
Não entendo a sua posição. Minha experiência profissional me mostrou muitos tipo de pessoas mas as que mais “envergonhavam” a classe não o faziam por falta de conhecimento teórico e sim por características do tipo: arrogância, falta de educação, soberba, desleixo, vagabundagem e até uso de drogas (tive um colega q vivia falando de raves e balas, lsd e coisas afim, tanto que foi demitido por imprimir algumas “receitas”).
Um amigo meu teve que pedir demissão pois o chefe dele o incomodava para ir a casas de “massagem”. Eu tive um gerente que riu (e debochou muito de mim) um dia q eu falei que gostaria de trabalhar usando linux.
Também há quem compare TI com Medicina. Me desculpe mas abrir uma pessoa e trocar um pedaço de tecido vivo para que a mesma viva é completamente diferente de implementar algumas classes e um JSP usando eclipse + cvs. Um ser humano é algo extremamente complexo, assim como é a construção de uma residência ou prédio.
P
Proteu_Alcebidiano
peczenyj:
Um dos melhores programadores PL SQL que eu conheci é formado em Letras.
Um dos melhores programadores C (que atualmente dá manutenção à maquina virtual java da HP sozinho) que ja conheci é Engenheiro Agrícola.
Um dos melhores programadores C/C++/Java que eu ja conheci (que até emulador de coleco ja fez) é Bacharel em Física.
Alguns dos piores profissionais que eu ja conheci eram formados ou cursavam cursos relacionados a informática como Sistemas de Informação e Ciências da Computação (incluindo algumas federais).
Alguns dos melhores profissionais com quem ja trabalhei nem eram formados.
Não entendo a sua posição. Minha experiência profissional me mostrou muitos tipo de pessoas mas as que mais “envergonhavam” a classe não o faziam por falta de conhecimento teórico e sim por características do tipo: arrogância, falta de educação, soberba, desleixo, vagabundagem e até uso de drogas (tive um colega q vivia falando de raves e balas, lsd e coisas afim, tanto que foi demitido por imprimir algumas “receitas”).
Um amigo meu teve que pedir demissão pois o chefe dele o incomodava para ir a casas de “massagem”. Eu tive um gerente que riu (e debochou muito de mim) um dia q eu falei que gostaria de trabalhar usando linux.
Também há quem compare TI com Medicina. Me desculpe mas abrir uma pessoa e trocar um pedaço de tecido vivo para que a mesma viva é completamente diferente de implementar algumas classes e um JSP usando eclipse + cvs. Um ser humano é algo extremamente complexo, assim como é a construção de uma residência ou prédio.
Há boas razões para esses fatos…se o computador não tivesse popularizado como popularizou, não haveriam os curiosos brilhantes e os arrogantes que se dizem entendidos. A computação é eminentemente um mercado que atua de forma horizontal a vários segmentos de negócio e do conhecimento, lidar com informação é coisa que todos precisam realizar de uma forma ou de outra, sendo como usuário, como um curioso ou profissional regularizado ou não.
Pra mim, o que parece é: ‘Estão regularizando commodity’. Mesmo porque, o cientista da computacão que se foca em teoria da computação está bem longe desse tipo de bagunça toda, é acadêmico em salas de aula e de labs de pesquisa.
O que aconteceria com o mundo de hoje se os seres humanos estranhamente tivessem popularizado o osciloscópio e feito dele seu aparelho doméstico, sua ferramenta de trabalho, sua profissão e seu divertimento?
T+
G
glaucioguerra
peczenyj,
Concordo contigo, mas acredito que a intenção seja regulamentar para valorizar / cobrar o profissional da área, e não dizer quem é bom ou mal profissional. Da mesma forma que também conheço um excelente programador em perl, formado em física, também conheço um formado em matemática que é um péssimo programador. Existem diversos casos em diversas profissões de bons e maus profissionais.
Outra coisa, o pessoal reclama da faculdade de informática (ciência, analise, sei lá) e depois coloca uma proposta de emprego citando certificação SCJP “comprovando” que canudo não vale de nada. Qual a diferença para a faculdade? A certificação vai garantir o bom profissional? Isso eu tenho CERTEZA que não, da mesma forma que acontece com a faculdade.
Tudo envolve a comprovação, o canudo serve para alguém / empresa te contratar não é verdade? Além da experiência, claro.
Resumindo, de uma forma ou de outra a empresa vai querer saber se o cidadão é apto ou não para praticar a profissão, seja com faculdade, certificação, experiência, conchavo (essa última é piada, mas acontece).
Esse tipo de conversa é muito válida na minha opinião, mas precisamos nos organizar melhor e chegar a algum consenso para poder reclamar sobre nossos direitos. A maioria aqui não está satisfeito com a lei (inclusive eu, muito injusta em diversos pontos).
Não sou advogado, alguém conhece algum? Talvez organizando uma manifestação, mesmo que seja online, possa chegar aos ouvidos dos deputados. Não podemos ficar só no bate papo e não buscar os direitos.
No meu caso, estaria de acordo com a lei, por causa do curso etc. Mas precisamos apoiar o pessoal que já trabalha na área e tenha tirado um curso diferente, ou até mesmo que não tenha curso, mas com experiência comprovada continue exercendo a profissão. Também incluir o povo que já tenha o curso e que não esteja listado nessas três classes que os deputados selecionaram.
[size=18]Enfim, precisamos parar de pensar somente no nosso nariz e ver os amigos da profissão que estão em volta. Todo mundo sairia ganhando com isso.[/size]
M
Marcio_Duran
:idea: “Não existe regras para o conhecimento, mas temos que viver sobre uma mínima organização, ou vamos nos elegermos Filósofos do novo mundo.”
“Podemos construir uma nova sociedade”, e penso que isso deve estar acontecendo mesmo, pois não vejo mais barreira para se ter conhecimento, depois do Big Bang da era da informação, World Wide Web.
Que venha, JAVA, PERL, C, C++, RUBY, ADA, NATURAL, ABAP, SAP, BPEL, BPM, SCRUM, etc… O profissional de TI esta muito mas muito a frente do seu TEMPO.
P
pcalcado
glaucioguerra:
[size=18]Enfim, precisamos parar de pensar somente no nosso nariz e ver os amigos da profissão que estão em volta. Todo mundo sairia ganhando com isso.[/size]
Eu acredito no exato oposto. Todas as propsotas deste tipo me reconheceriam como rofissional apto e se fosse pensand em mim eu seria a favor.
O que esta regulamentação faria seria:
Tirar pessoas qualificadas que por um acaso cursaram faculdades diferentes
Bloquear investimento externo no Brasil
Criar uma hierarquia arcaica e comprovadamente ineficaz
Todos nós conhecemos pessoas que Não têm diploma ou estudaram outra área. Estas pessoas não pdoerão mais entrar no mercado, antes terão que faer um curso que não vai encinar nada para elas. Da mesma forma não existe qualquer garantia que as pessoas dentro do regulamento têm qualificação necessária, cursar faculdade não quer dizer nada.
Nenhum dos países relevantes no mundo de tecnlogia exige quaquer tipo de regulamentação. A SBC é contra porque a ACM é contra, depois de conduzir estudos sobre isso (mas é claro que o governo brasleiro se julga mais competente que a ACM…). Se uma empresa limita sua contratação apenas à graduados é um direito dela, não uma imposição governamntal. Imagine que você precisa contratar um especialista de outro país para atuar na sua empresa. Mais do que tirar visto e pagar passagem agora a pessoa vai ter qe comprovar aderência as leis e, veja só, como a maioria das pessoas que trabalham com tecnologia no exterior o cara fez um major em Letras ou Linguítica. Não pode trabalhar no Brasil, sinto muito.
Analista de sistemas? O que raios é um analista de sistemas em 2008?
M
Marcio_Duran
[size=18]“Seja o seu proprio mestre, ignore os falsos filósofos, em um mundo capitalista tudo vira lei”[/size]
B
bobmoe
glaucioguerra:
Enfim, precisamos parar de pensar somente no nosso nariz e ver os amigos da profissão que estão em volta. Todo mundo sairia ganhando com isso.
Isso me faz lembrar a reserva de mercado dos anos 80. Eu era muito novo, mas já ví gente dizer que sobrava porcaria, visto o mercado garantido. alguém aí pra confirmar?
Para mim o reflexo de contratar só quem tem diploma da área seria igual…
+++ EDITADO +++
Pode paracer bastante óbvio, mas se disseminar conhecimento é o papel das faculdades, excluir que detém o conhecimento vai contra sua finalidade perante a sociedade.
E
efcjunior
De fato diploma não resolve nada, infelizmente, porque hoje a facilidade que temos para tê-lo é até assustador, mas, em compensação, a quantidade de gente formada sem qualidade, pior que muitos programadores de nível médio é muito grande.
G
glaucioguerra
E você não acha isso grave? Agora que a lei foi aprovada fica complicado voltar atrás, o grande lance seria sugerir condições na lei para determinados casos, como formandos em outras áreas, pessoas já experientes no mercado etc. Para a próxima geração que vier, fazer faculdade vai ser inevitável.
Meu perfil está de acordo com a lei, mas eu não concordo com ela. Falta um semestre para terminar a faculdade e nem por isso sou a favor dessa lei. Imagina o impacto que isso pode ter nas empresas? Quantas pessoas que não tem faculdade exercem cargos fundamentais e da noite pro dia não poderão mais trabalhar? Nessa área já falta mão de obra qualificada, imagina depois que essa lei entrar em vigor…
Não é bem assim não. Na Petrobras tem uma penca de Engenheiros gringos trabalhando por lá. Pelo menos no Rio eu conheci três.
Vai perguntar isso para os deputados
Enfim, agora que a lei foi aprovada vai ser muito difícil modificar esse cenário… A não que haja uma manifestação contra isso.
Um abraço!
L
Leonardo3001
glaucioguerra:
Agora que a lei foi aprovada fica complicado voltar atrás …
Aprovada? Tsk, tsk. Você não conhece nada de política! Ela foi aprovada em uma Comissão! Que é o primeiro passo para se aprovar um projeto de lei, ainda tem que passar pela Câmara e pelo Senado, e finalmente passar pela assinatura do Presidente.
Até lá, o projeto vai morrer no caminho, pois a rejeição é grande.
L
Leonardo3001
Li o tópico inteiro apenas ontem à noite (e mais alguns novos posts hoje de manhã), e pude perceber algumas coisas:
:arrow: Os defensores do projeto acreditam em pai-dos-pobres.
Algumas pessoas estão defendendo o projeto ou porque estão subordinados a algum chefe supostamente incompetente que não possui diploma, ou porque se sentem injustiçados por não ter uma carreira decente depois de anos de estudo em uma instituição de ensino superior. Aos que pensam assim, meu recado: deixa de ser chorão! Vocês tem n alternativas para resolver os seus problemas, como: fazer cursos ou aprender sozinhos coisas novas; ter uma postura mais proativa e reclamar na empresa onde vocês trabalham aquilo que não lhes agrada; trocar de emprego, mas focando naquilo que seria bom pra vocês; abrir uma própria empresa onde vocês fixariam suas próprias regras… Ou seja, existem várias opções que o cara poderia fazer sozinho, sem depender do Estado pra intervir, mas que por alguma razão, não faz. Mas eis que surge alguém do Estado e lhes diz: “Não temam, descamisados! Farei uma lei que regulamentará a sua área para que sua vida seja melhor!”, e essa lei, quase que por mágica, removerá aquele chefe incompetente do lugar, fará sua carreira ficar mais significativa e seu salário crescer. Só duas dúvidas minhas ficam no ar: 1) porque ter essa visão esquerdista de que o Estado tem que intervir em cada aspecto da vida do indivíduo, quando seria mais fácil ele próprio ir atras do que ele quer? 2) porque acreditar na necessidade dessa regulamentação se, em casos extremos, as leis do trabalho ou código penal, seriam suficientes para lhes proteger?
:arrow: Os defensores acreditam que o Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é competente para lidar com assuntos de TI.
Aqueles que defendem o projeto de lei talvez nem saibam quem é Eduardo Azeredo, ou tem memória muito curta para lembrar. Ele foi governador na época em que FHC era presidente, e atualmente é senador. Há dois anos atrás, ele propôs uma lei sobre a internet no mínimo cômica, a de cobrar a identificação pelo RG de todo usuário brasileiro que entrasse na rede, prevendo punições a quem não cumprir (link), não precisou muito tempo para que a sociedade mostrasse o quanto isso era burocrático e ineficaz para controlar o cybercrime. Agora, o mesmo senador propõe outra piada disfarçado em projeto de lei. Não tenho dúvidas de que o senador não conhece nada da área de TI, mas parece que tem gente que ainda não se tocou.
:arrow: Os defensores do projeto exibem exemplos, supostamente bem-sucedidos, de outras profissões no Brasil, onde existem conselhos de classe.
Pode-se dizer que o médico tem seu registro, o contador tem, o advogado tem, o arquiteto tem, e que por isso seria importante o profissional de TI também ter; mas ainda sim não me convence, pois a nossa profissão possui uma dinâmica diferente. (Ainda seria possível questionar a real necessidade dos conselhos de classe atualmente existentes no Brasil, mas não tenho embasamento para tanto. Assumo que elas são importantes na minha argumentação, apesar de não acreditar muito nisso.) A primeira diferença é que nossa profissão, majoritariamente, é uma atividade realizada em grupo, cujo relacionamento entre os envolvidos se dá através de empresas e instituições; enquanto que em profissões como advogacia, medicina ou engenharia civil, a interação, na maioria dos casos, ocorre entre um único profissional e seu cliente; e nesse caso, um erro cometido por um profissional de TI pode ser corrigido pelo grupo, antes que ocorram conseqüências graves, enquanto que um erro cometido por um profissinal liberal possui impacto direto em seu cliente. A segunda diferença é que algumas profissões, como médico, interferem diretamente na vida e no bem-estar de seus clientes, erros podem causar perdas de vidas humanas; a área de TI não sofre disso, mesmo que o profissional construa um software que controle bombas nucleares ou que monitore batimentos cardíacos, porque haverá por trás, os stakeholders que farão a homologação do software em ambiente controlado para que, numa situação real, os riscos de perdas humanas não ocorram. Quem acha que o médico poderia fazer essa mesma homologação antes do paciente entrar na faca?
:arrow: O projeto desconsidera fatores realmente relevantes para a TI no Brasil
A Índia é lider nos contratos de terceirização, e o Brasil não chega nem perto, contentando-se com as sobras do mercado externo e com o pouco que resta do interno. Do salário líquido que o trabalhador recebe, quase o valor de um outro salário é pago ao Estado, fazendo com que o trabalhor receba um salário de país de terceiro mundo, enquanto a empresa paga um de país de primeiro mundo. As instituições de ensino de TI no Brasil são poucas, e do que se tem, somente algumas possuem uma qualidade decente. Agora me diga: dos problemas citados, quais o projeto de lei se propõe a resolver? Se você disse nenhum, acertou. O projeto de lei não só não resolve nenhum problema da área como pode criar complicações que, se levado em prática, faríamos perder cada vez mais competitividade. Exemplo: potenciais trabalhadores que deixariam de ter o direito trabalhar em TI, poderiam facilmente ser substituídos por trabalhadores na China ou na Índia. Já pensaram nisso?
M
mateuscunha
Sendo contra ou a favor do diploma, um conselho que dou é quem não tem um corra atrás. Certo ou errado, isso aconteceu com diversas outras profissões e vai acontecer com IT, pode ser no próximo ano, pode ser daqui a 50 anos.
Aposto que Tiradentes não tinha diploma e mesmo assim exercia odontologia ou pelo menos algo parecido. Com a medicina também foi o mesmo. Até o começo do século XX existia muita gente que nunca freqüentou uma faculdade e advogava com o que aprendeu nos livros ou por experiência.
Do mesmo jeito que posso aprender informática sozinho, nada impede que compre livros de direito e aprenda a advogar. Aposto que tem muito concurseiro profissional que sabe mais direito constitucional, administrativo, tributário entre outros que muito advogado, mas como não tem diploma não podem advogar.
A faculdade em si não garante o bom profissional, tá aí o exame da OAB para provar. Se não em engano mais de 70% de reprovação no exame de ordem todo ano. A cada ano as faculdades derramam milhares de bacharéis de direito que não sabem bulhufas. Com informática acontecesse o mesmo. Mas é natural que com o tempo e o amadurecimento da profissão se crie conselhos e exigências para se exercer. Pode ser que esse projeto não passe agora, mas vai ficar voltando até um dia ser aprovado.
Melhor se prevenir e garantir o seu canudinho para daqui a alguns anos não correr o risco de ficar chorando, pois foi empurrado para fora do mercado.
Não estou dizendo que quem tem canudo é melhor ou pior, mas é algo que já aconteceu com dezenas de outras profissões e nada impede que a qualquer momento aconteça com informática.
C
cmoscoso
Leonardo3001:
A primeira diferença é que nossa profissão, majoritariamente, é uma atividade realizada em grupo, cujo relacionamento entre os envolvidos se dá através de empresas e instituições; enquanto que em profissões como advogacia, medicina ou engenharia civil, a interação, na maioria dos casos, ocorre entre um único profissional e seu cliente; e nesse caso, um erro cometido por um profissional de TI pode ser corrigido pelo grupo, antes que ocorram conseqüências graves, enquanto que um erro cometido por um profissinal liberal possui impacto direto em seu cliente. A segunda diferença é que algumas profissões, como médico, interferem diretamente na vida e no bem-estar de seus clientes, erros podem causar perdas de vidas humanas; a área de TI não sofre disso, mesmo que o profissional construa um software que controle bombas nucleares ou que monitore batimentos cardíacos, porque haverá por trás, os stakeholders que farão a homologação do software em ambiente controlado para que, numa situação real, os riscos de perdas humanas não ocorram. Quem acha que o médico poderia fazer essa mesma homologação antes do paciente entrar na faca?
Perfeito! Comparações com outras áreas como fizeram aqui são totalmente descabidas.
R
Rodrigo_Carvalho_Aul
Sério mesmo que vocês acham que tem que ter faculdade pra fazer CRUD? Que é 90% dos projetos que trabalham 90% dos programadores.
Faculdade não ajuda em muita coisa. Ainda mais com o conteúdo velho e engessado de 90% dos cursos superiores de informática que tem por aí.
Regularizar a profissão não vai ajudar em nada na qualidade dos profissionais.
[]'s
Rodrigo Auler
L
Luca
Olá
Certíssimo! Longe de nós ser contra quem estuda.
Sim, até porque curso de faculdade virou produto comercial sem nenhuma fiscalização. Vocês sabiam que tem dono de universidade no interior de SP que está preso? Que outro dono de um grande grupo de SP que diz que é 10 é considerado bandido até por alguns dos seus colegas donos de outras universidades?
Há muito dono de universidade bem intencionado mas há alguns que só pensam na grana. Universidade virou negócio e não é a toa que um dos maiores grupos é de propriedade de um banco.
Antes de regulamentarem a profissão deveriam definir melhor os cursos. Mas o que se vê por aí é faculdade vendendo fita VHS por 50 reais e dando diploma de ensino à distância.
[]s
Luca
S
srogerio
Eu ia comentar isso que o Luca falou agora. Muitas faculdades estão investindo pesado no ensino a distância, e assim demitindo os professores, principalmente os doutores($). Em breve, o diploma será next ->next->finish.
P
peczenyj
M
mateuscunha
Regulamentar não significa necessariamente que deva se fechar só para quem tem diploma. Mas é importante ter um conjunto mínimo de regras, requisitos, direitos, deveres e até formas de punições para os maus profissionais.
Acho que quem passa centenas de horas estudando em uma faculdade, para uma certificação ou até mesmo de forma autodidata muitas vezes se sente injustiçado porque muitas vezes um empregador que não sabe anda de TI quer te pagar um salário ridículo e ou prefere alguém com um diploma de 20 horas do Senac que não sabe nada mas cobra 1/10 da tua hora. Ou aquela empresa que investe pesado em qualidade, mas perde mercado para um programador gambiarra que cobra 200 reais para fazer um sistema que bem feito custaria 1000 vezes mais que isso.
Infelizmente, a maioria das pessoas que não são da área não tem a menor noção do que um profissional de TI faz, para eles é só apertar uns botões e pronto. Uma vez fui dar manutenção em um servidor Oracle/Solaris em um hospital e fui recebido pelo suposto responsável do setor como o ?digitador?, na hora deu vontade de rir, mas na cabeça dele eu e um digitador somos a mesma coisa.
M
mateuscunha
Quanto a minha posição sobre o assunto, hoje tenho um sentimento um pouco ambíguo. Na época de faculdade e mestrado eu até que era a favor, mas quando imigrei para o Canadá fui beneficiado pelo fato de aqui também não ser regulamentado. Vi vários brasileiros formados em odontologia, engenharia, enfermagem, entre outras profissões regulamentadas que enfrentaram ou estão enfrentando a maior barra para poder trabalhar na área. São processos que podem levar mais de ano e muita vezes são obrigados a fazer quase uma faculdade nova de tanto curso e provas que são exigidos.
No meu caso foi só chegar e trabalhar. Com pouco tempo recebi algumas boas propostas para Java Developer, o mercado daqui anda muito aquecido e a profissão é bem valorizada.
Contudo, imigrei por um processo oficial do governo do Canadá que visa trazer pessoas qualificadas para o Canadá, e para ser aprovado nesse processo é essencial diploma superior. A vantagem é que quando aprovado, se vem como residente permanente (mais ou menos equivalente ao Green Card americano) e depois de três anos no país pode solicitar a cidadania.
Penso em breve escrever um post falando um pouco do caminho que percorri para conseguir esse visto e sobre as diferenças que entre o mercado daqui e o brasileiro. Talvez seja útil para pessoas com vontade de morar fora, mas não saibam por onde começar nem imaginem que é um sonho realizável e não tão complicado como parece.
G
glaucioguerra
Leonardo3001:
glaucioguerra:
Agora que a lei foi aprovada fica complicado voltar atrás …
Aprovada? Tsk, tsk. Você não conhece nada de política! Ela foi aprovada em uma Comissão! Que é o primeiro passo para se aprovar um projeto de lei, ainda tem que passar pela Câmara e pelo Senado, e finalmente passar pela assinatura do Presidente.
Até lá, o projeto vai morrer no caminho, pois a rejeição é grande.
Quanta arrogância no seu comentário infeliz. Realmente você deve saber MUITO de política para julgar que não sei nada. Poderia me dar umas aulas?
G
glaucioguerra
Luca:
Olá
Certíssimo! Longe de nós ser contra quem estuda.
Sim, até porque curso de faculdade virou produto comercial sem nenhuma fiscalização. Vocês sabiam que tem dono de universidade no interior de SP que está preso? Que outro dono de um grande grupo de SP que diz que é 10 é considerado bandido até por alguns dos seus colegas donos de outras universidades?
Há muito dono de universidade bem intencionado mas há alguns que só pensam na grana. Universidade virou negócio e não é a toa que um dos maiores grupos é de propriedade de um banco.
Antes de regulamentarem a profissão deveriam definir melhor os cursos. Mas o que se vê por aí é faculdade vendendo fita VHS por 50 reais e dando diploma de ensino à distância.
[]s
Luca
É a pura verdade. Tornou praticamente um comércio, de filantrópica essas faculdades não tem nada.
R
rdantas
Ow, nem fala. Certa vez eu estava em uma palestra na Puc de Poços de Caldas e o Prof. Dr. contou um caso de quando, a serviço do Mec, ele e outros professores foram certificar uma Faculdade de C. Comp. numa cidadezinha no meio do nada lá no norte de Minas. Chegando lá, segundo ele, tudo parecia mto bem organizado e em cima das normas, entao a facu foi aprovada. Como ele achou tudo certo demais, resolveu voltar por sua conta umas semanas depois e chegando lá…Cade curso e os lab’s de computação???.. Era um golpe pra facu vender diplomas de C. Computação…
Então tem mta picaretagem destas facu’s por aí…
Mas ainda acho que o Serpro e outros Orgãos Competentes (se é que existe isso no governo) ainda venham a interpelar pelos profissionais prejudicados nesta lei.
E
efcjunior
Acredito que o colega salientou é muito coerente. Assim como outras profissões, o diploma em si sem a aprovação do seu conselho competente, não habilita o profissional de exercer a profissão. Portanto, a minha opinião é que o cara pode comprar o seu diploma, levar a faculdade nas coxa, mas se ele não passar no exame que o comprova como competente, também não poderá ser contrato como um profissional da área de TI.
Abraços !
P
peczenyj
Poderia rolar um projeto de lei dizendo que hora extra tem que ser paga para profissionais que trabalham em regime de 14x6 ou 18x7 (coisa comum no tal de outsourcing).
Mudando de saco pra mala: por que metalurgicos, professores e até policiais fazem greve mas os programadores e analistas de sistemas não?
P
pcalcado
Glaucio, afinal você é contra ou a favor?
Acho extremamente grave e or isso sou totalmente contra qualquer tentativa deste tipo. Pessoas que entendem da área (i.e. SBC e ACM) já desistiram e o governo brasileiro -que é incompetente em política, imagine em tecnoloia- não tem a menor condição de ter sucesso neste cenário, até porque o caminho para o sucesso não passa em engessar o modelo.
Eu não li esta versão da proposta mas todas as outras que tive acesso pensavam nos profissionais sem educação formal já no mercado. Como falei na minha mensagem anterior isso não resolve o problema gerado.
Ele assina alguma coisa com CREA? Edifica uma casa?
Meu pai é engenheiro e o que mais existe nas empresas de petróleo são técnicos que fazem o trabalho de engenheiros e apenas não assinam seus próprios projetos. É esse tipo de hipocrisia que queremos para a nossa área?
R
Rodrigo_Carvalho_Aul
E existe tal exame que comprova competência? Quem comprova competência é o mercado. Fazer exame é fácil, difícil é ser um profissional dedicado que está sempre estudando, se atualizando e não se encosta num diploma ou numa carteirinha de orgão regulamentador.
[]'s
Rodrigo Auler
G
glaucioguerra
pcalcado:
Glaucio, afinal você é contra ou a favor?
Acho extremamente grave e or isso sou totalmente contra qualquer tentativa deste tipo. Pessoas que entendem da área (i.e. SBC e ACM) já desistiram e o governo brasileiro -que é incompetente em política, imagine em tecnoloia- não tem a menor condição de ter sucesso neste cenário, até porque o caminho para o sucesso não passa em engessar o modelo.
Eu não li esta versão da proposta mas todas as outras que tive acesso pensavam nos profissionais sem educação formal já no mercado. Como falei na minha mensagem anterior isso não resolve o problema gerado.
Ele assina alguma coisa com CREA? Edifica uma casa?
Meu pai é engenheiro e o que mais existe nas empresas de petróleo são técnicos que fazem o trabalho de engenheiros e apenas não assinam seus próprios projetos. É esse tipo de hipocrisia que queremos para a nossa área?
Sou contra! Só acho que precisamos de algo que valorize a profissão, mas não dessa forma que está sendo posta. Esses gringos que eu conheci eram eng. e trabalhavam na área de Projeto e Planjemento, não tenho certeza se assinavam os desenhos e tal. Mas vivam no Brasil e trabalhavam como todo mundo por lá.
G
glaucioguerra
peczenyj:
Poderia rolar um projeto de lei dizendo que hora extra tem que ser paga para profissionais que trabalham em regime de 14x6 ou 18x7 (coisa comum no tal de outsourcing).
Mudando de saco pra mala: por que metalurgicos, professores e até policiais fazem greve mas os programadores e analistas de sistemas não?
Porque não temos uma forma de organizar isso! É exactamente onde queria chegar, sinto falta disso na nossa profissão. Agora como isso pode existir sem um conselho ou um órgão que organize isso? Realmente eu não sei, infelizmente…
P
peczenyj
Bom, no que diz respeito a hora extra, tem uma tal de Justiça do Trabalho que “fiscaliza” esse tipo de coisa.
Inclusive muita empresa “aperta” quando esses caras aparecem.
R
Rodrigo_Carvalho_Aul
Quem faz greve é sindicato, não órgão regulamentador. E sindicato nós temos, só não vejo vantagem nisso. Se eu tiver algum problema no trabalho eu negocio com o empregador ou troco de emprego.
[]'s
Rodrigo Auler
P
pcalcado
E mais ainda, Rodrigo, vai perguntar para um engenheiro que trabalha no mercado (e não numa ex estatal que mal tem que pagar impostos pra viver) se ele está feliz com a política de hora extra. Ou com o custo x benefício do CREA.
G
glaucioguerra
Quem faz greve é sindicato, não órgão regulamentador. E sindicato nós temos, só não vejo vantagem nisso. Se eu tiver algum problema no trabalho eu negocio com o empregador ou troco de emprego.
[]'s
Rodrigo Auler
Ah cara, mas SINDPD e nada é a mesma coisa. A impressão que tenho é que não existe algo (orgão, sindicato, conselho etc) que dê um respaudo na nossa profissão, só isso.
Outra coisa, parece que não temos uma profissão definida. Qual nome vocês definem para a sua profissão? Não estou falando de cargo, mas de profissão. Agora qual o nome que a empresa define para você? Provavelmente um nome completamente diferente. Isso também é outra coisa que me incomoda, parece bagunçado, é essa a impressão que tenho.
O que acham com relação a isso?
R
Rodrigo_Carvalho_Aul
glaucioguerra:
Ah cara, mas SINDPD e nada é a mesma coisa. A impressão que tenho é que não existe algo (orgão, sindicato, conselho etc) que dê um respaudo na nossa profissão, só isso.
Outra coisa, parece que não temos uma profissão definida. Qual nome vocês definem para a sua profissão? Não estou falando de cargo, mas de profissão. Agora qual o nome que a empresa define para você? Provavelmente um nome completamente diferente. Isso também é outra coisa que me incomoda, parece bagunçado, é essa a impressão que tenho.
Eu não me importo com o nome da minha profissão. Só me importo em fazer o que eu gosto e ganhar por isso.
E não acho que devemos ter um órgão pra dar respaudo pra nossa profissão. Acho que temos uma profissão privilegiada onde os bons profissionais (e nem os tão bons assim) tem um bom poder individual de negociação, sem ter que ficar apelando pra sindicato, greve, etc.
[]'s
Rodrigo Auler
A
antonioni.rocha
Rodrigo Carvalho Auler:
glaucioguerra:
Eu não me importo com o nome da minha profissão. Só me importo em fazer o que eu gosto e ganhar por isso.
E não acho que devemos ter um órgão pra dar respaudo pra nossa profissão. Acho que temos uma profissão privilegiada onde os bons profissionais (e nem os tão bons assim) tem um bom poder individual de negociação, sem ter que ficar apelando pra sindicato, greve, etc.
[]'s
Rodrigo Auler
O problema é que não se sabe por quanto tempo as coisas podem ficar assim. :?
L
louds
[]'s
Rodrigo Auler
Sim, na nossa área é muito mais simples negociar com empregador. Quando resolvi sair do meu emprego anterior, um então colega resolveu avisar no mesmo dia meu chefe que ele tinha recebido uma oferta muito melhor e que estava inclinado a sair. Moral da história, dois caras receberam promoção e ratearam meu salário entre eles - todos nós três ficamos felizes.
Estão insatisfeitos com a atual compensação e acham que realmente merecem mais? Comuniquem uma eventual demissão coletiva em uma semana que as coisas não melhorarem. Quase nenhuma empresa agüenta uma porrada dessa, de perder um time inteiro.
E
Emerson_Macedo
Pra quem falou em software de foguete e outros mais que podem causar a morte eu quero saber onde que um diploma vai garantir que o camarada vai construir esse software corretamente e não matar ninguém.
Será que isso tem alguma relação mesmo?
Será que o formado ou não formado no momento que precisarem trabalhar em projetos desse tipo não podem buscar o conhecimento necessário para tal?
Ou será que as faculdades por acaso ensinam alguém a fazer software de foguete? :shock:
F
Fenak
RenataFA:
Nossa… acho q vou ateh apanhar pelo meu comentário… huauhahuaha…
Que chateia, chateia…
Mas vc acha q é taum injusto ou algo assim?
As vezes o cara não ralou pelo diploma mesmo, mas tem habilidades excepcionais (nossa… ficou tipo Heroes)… como fica?
Ta aih o exemplo dos caras q largaram a facul pra se dedicarem aos seus projetos… olha aí onde eles tão… rs
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.
R
RenataFA
Fenak:
RenataFA:
Que chateia, chateia…
As vezes o cara não ralou pelo diploma mesmo, mas tem habilidades excepcionais (nossa… ficou tipo Heroes)… como fica?
Ta aih o exemplo dos caras q largaram a facul pra se dedicarem aos seus projetos… olha aí onde eles tão… rs
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.
É… tá ai um exemplo clássico de alguém que não leu todos os posts…
F
Fenak
RenataFA:
Fenak:
RenataFA:
Que chateia, chateia…
Pelo amor, Renata… Não me dah porrada…!
Eu vi onde vc falou de estudar, naum diploma, e tal… aliás, eu dei uma passada rápida pela thread e postei, verdade…! hahuahuaa…
Mas de qqr forma, não direcionado a vc, e sim como uma opinião, mas acho normal pessoas q tenham uma “aptidao natural” pra coisa…
Não estuda nada nada e eh melhor do q os caras q ralam pra caramba e continuam estando num nível médio…
Mas eu imagino q seu ponto principal seja das pessoas q não manjam nada e estejam acima de vc… isso sim frustra… Hahuuhauha…
Desculpa por qualquer confronto desnecessário com vc… não era de maneira alguma a intenção…
J
jopss
Soh acho que tah uma “zona” a profissao de informática NO BRASIL, sem um nome, um orgao competente e inumeras facul jogando profissionais incopetentes que vão para o mercado baixando o nivel da profissão.
Soh acho que deveriam regulamentar tudo isso na profissao… relembrando que a intenção eh sobre a profissao e não competencia. Isso se dá por n coisas que se pode fazer para uma empresa comprovar se um candidato é ou não. Mas o mínimo teria que ser regulamentado.
Por enquanto está dando pra aguentar, mas até quando isso não irá afetar os que já estão empregados e são bons profissionais ??
A intenção é dar um nome e uma qualificação mínima para a profissao, além de um “lugar” onde podemos ir recorrer. Quem quer e gosta da profissão que vá atras das qualificações mínimas. Por acaso algo neste sentido é ruim em que?
Hoje em dia nenhuma empresas contrata alguem com bom salário que não tenha uma faculdade e comprovação técnica. Uma regulamentação é somente para confirmar essa posição e resguardar direitos futuros.
Assim como muitos dizem que nao devemos comparar as profissoes, em hipótese alguma, não devemos comparar países “desenvolvidos” com o nosso mísero Brasil. Comparar a qualidade de vida, onde se tem respeito mútuo (ou pelo menos consederação ao proximo, coisa que aqui nem) em países como Canadá, Austrália, EUA, Inglaterra etc… comparado o nosso é vergonhoso… pensando nisso, imaginem a mente doentia dos empregadores e “chefes” de empresas BRASILEIRAS a que estamos subordinados, que nao sem tem o mínimo para a profissao… fazem o que querem… até quando isso é bom?
Se o cara tem outra faculdade que nao no ramo de info e gosta, quer e sabe programar, por ex, a lei poderia dizer para neste caso, uma comprovacao perante o orgão competente (que nao temos) ou um curso técnico de qualidade na área lhe daria a “homologação”. Veja, estamos falando da profissao e nao competencia!!
Uma lei bem elaborada pode sim cobrir todas as possibilidades em um ramo dinamico como info.
E repito: NO BRASIL, algo neste sentido seria muito bem vindo.
Sou pós graduado, nao estou aqui defendendo “o que eu estudei”, acho isso vergonhoso. Você estuda por você, pra conhecimento pessoal e por diferencial. Estou defendendo a profissão de informática no Brasil, reconhecida, regulamentada e respeitada, o que hoje nao tem nada. Pq vcs são contra neste sentido, que beneficiarão a todos ?
OBS: essa lei aí é um lixão e nem vou tocar nela. Falo de algo coerente, oq nessa não tem nada.
L
louds
Nome, você acha que é uma boa idéia cagar uma lei inteira em nossas cabeças tudo por causa de um maldito nome? Me falha a compreensão sobre o que ter um nome oficial para meu trabalho vai mudar em minha vida. Orgão competente? Para que? Faculdade lixo e ensino superior é responsabilidade do MEC e não faz sentido colocar isso na mão de outro orgão menos preparado. Problemas trabalhistas? MTE, justiça trabalhista e o ministério público.
Criar novos organismos não irá mudar em nada nossa situação e irá apenas fragilizar os existentes.
Nunca irá afetar, pois assim como em outras profissões as empresas valorizam apenas boas faculdades e profissionais com boa experiência. Uma faculdade lixo só abre portas para empregos ruins.
Não faz sentido por aumentar o corpo de leis do pais sem nenhuma necessidade aparente. Não existe utilidade à profissão ter um “nome oficial” e esse lance de qualificação mínima é pura balela, conheço gente sem nível superior que seria penaliza por essa lei, apesar de ser muito mais competente que a enorme maioria dos diplomados desse fórum. Lugar para recorrer? Temos justiça do trabalho, ministério público, MTE e outros orgãos, o que tanto precisamos de especial que não é atendido por eles?
Besteira, qualquer empresa séria simplesmente ignora diploma caso a pessoa seja competente. Estou ainda para conhecer uma boa empresa de se trabalhar que dá séria importância a diploma.
Ou seja, que os bons profissionais da área que não atendem os requisitos espúrios dessa lei ridícula sejam penalizados. Por que raios eles vão ser obrigados a passar por toda essa burocracia sem sentido a troco de nada?
Uma lei bem elaborada hoje estará defasada amanha, nos dará muita dores de cabeça daqui 10 anos e será apenas mediocremente revista daqui 40. Não quero isso para mim, não quero mais um fóssil para carregar daqui alguns anos. Vamos, pelo menos uma única vez, aprender com os erros do passado - vamos tentar abandonar a burrice popular brasileira. Criar leis sem uma real necessidade urgente só presta para criar problemas jurídicos no futuro e atrasar a vida das pessoas.
Não precisamos de mais leis, precisamos que muitas delas sejam eliminadas, isso sim.
jopss:
Sou pós graduado, nao estou aqui defendendo “o que eu estudei”, acho isso vergonhoso. Você estuda por você, pra conhecimento pessoal e por diferencial. Estou defendendo a profissão de informática no Brasil, reconhecida, regulamentada e respeitada, o que hoje nao tem nada. Pq vcs são contra neste sentido, que beneficiarão a todos ?
OBS: essa lei aí é um lixão e nem vou tocar nela. Falo de algo coerente, oq nessa não tem nada.
Nossa profissão é reconhecida (podemos praticá-la, não podemos?), regulamentada (temos a CLT para isso) e respeitada (que deve ser conquistado por cada profissional). Não será desta vez ou em qualquer outra que leis adicionais vão nos prestar para qualquer coisa boa.
Quer melhorar a respeitabilidade e qualidade da nossa profissão? Denuncie e deponha ao ministério público todas essas consultorias que usam mão de obra PJ. Ajude a combater essa prática nociva que estará colaborando muito mais que dando suporte a uma idéia espúria e inútil.
F
felipeguerra
Pessoal,
Antes de mais nada, gostaria que dessem uma olhada na carreira de sr. Eduardo Azeredo.
Nos projetos de lei que mandou para serem estudados, etc…verão que ele nem deve ser levado à sério.
P
pcalcado
Por que engessa um modelo.
Por que não há maneira confiável de aferir se uma pessoa é apacitada ou não.
E recorrer de quê?
Errado. Empresas contratam segundo seus critérios, algumas empresas requerem faculdade, outras não.
Índia, China, Paquistão… tá bom ou você quer que continue a lista de países não desenvolvidos em todos os aspectos mas que seguem o modelo de livre mercado para profissionais de tecnologia e ganham muito com isso?
Se importa de descrever como seria esta prova?
P
peczenyj
OPB - Ordem dos Programadores do Brasil.
Medo do que seria essa prova. Se bobear vc teria coisas como
Vacuo Publico da Estatica Principal (Args de Corda){
Sistema.fora.imprime("Hello o mundo");
}
M
Marcio_Duran
:thumbup: Concordo com você, e lhe pergunto !!!
:arrow: Você tem nível superior ?
:arrow: Fala outro idioma ? Donima Inglês tem fluência.
:arrow: Tem Certificação SCJP ou Equivalentes Internacionais ?
:shock: Em relação as empresas que prestam serviço de treinamento, essas poderiam estar dentro de uma universidade como centro de apoio profissional ? Elas fazem isso ? Como uma especie de LanUniversity, conhece alguma no Brasil que se propõe a tal.
:idea: Quantas Empresas Multinacionais, elas dão vista as universidades Publica e Privada de maneira a injetar alguns milhões de reais em nucleos para pesquisa cientificas, tais como: IBM ? Microsoft ? Sun Microsystems ? Compaq ? elas fazem isso ?
:!: Quantas universidades propõe em fazer intercambio cultural e tem berço tecnologico a não ser a USP que mesmo assim ainda que alguns de nossos universitários que saem do País, são vetados para entrar nos Países do 1º Primeiro Mundo mesmo sendo profissionais e cientistas para aperfeiçoamento e troca de Cultura, sofrem de preconceito e discriminação.
:idea: Existem uma complexidade muito maior ai , a Faculdade estimula a descoberta pela Ciência e o pensar.
:idea: Vivemos em um mundo muito pratico e selvagem na ordem capitalista de ser as coisas, o que torna-se tudo mesmo um salve-se quem puder.
:idea: Sobre quem adquerir o conhecimento ou mesmo se beneficia dele, posso dizer que isso vai ao senso individual e é legitimo, todavia entendo que precisamos viver em um estado minimo de ordem.
:arrow: Não sou contra o CLT ao mesmo tempo PJ torna-se oportunidade para uma renda melhor, motivos das diversidades de consultores que estão ai , e que se beneficiam da não regulamentação.
G
glaucioguerra
Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.
P
peczenyj
Falta falar da lei de patentes brasileiras e como isso pode atrapalhar nos investimentos dessas multinacionais através da(s) lei(s) de incentivo a pesquisa.
M
Marcio_Duran
glaucioguerra:
Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.
:idea: Acho que sobre a observação que já fiz ao Moderador Louds, você poderia também fazer melhor comentário mesmo porque ainda, o estado de ordem que querem fazer pode virar um Caos, isso exige um melhor aprofundamento, sobre as questões Educacionais e sobre o destino desse profissional.
R
ramilani12
So nao entendo o motivo desse medo em criar um conselho regional de Informatica.
U
urubatan
não é medo, é simplesmente saber que isto seria uma péssima idéia …
como você iria perceber se prestasse atenção em todos os posts da thread
L
louds
glaucioguerra:
louds:
Quer melhorar a respeitabilidade e qualidade da nossa profissão? Denuncie e deponha ao ministério público todas essas consultorias que usam mão de obra PJ. Ajude a combater essa prática nociva que estará colaborando muito mais que dando suporte a uma idéia espúria e inútil.
O problema é que contractor no Brasil é muitíssimo mal remunerado. Engana-se o cara que é PJ e acha que está ganhando bem. Na Europa e Estados Unídos, onde os custos trabalhistas de demitir uma pessoa são muito menores que os brasileiros um contractor cobra em média de 30 a 50% a mais que o custo bruto de um funcionário devido a natureza da sua relação de trabalho.
Aqui no Brasil PJ custa menos que CLT e isso é um tremendo absurdo. Vamos fazer as contas em valores de São Paulo. Um programador java sênior consegue tirar 6mil como CLT sem maiores problemas. Isso significa que ele custa pelo menos 140 mil reais por ano para a empresa. Uma empresa deveria remunerar um PJ 70 reais a hora para equiparar o custo. Quantos PJ que trabalham com Java você conhece que tiram 70 reais a hora no dia-a-dia?
O problema é que as pessoas se vendem muito barato para trabalho nojento. Por conta dessa distorção uma consultoria consegue vender hora de body shop por 80-100 reais com uma boa margem.
Ainda assim, é uma forma ilegal de contratação e isso que deveriam gastar tempo regulamentando - não criar barreiras espúrias aos profissionais. Por sinal, é uma tremenda hipocrisia ser PJ e reclamar da situação do mercado de TI brasileiro, a pessoa está colaborando com torná-lo pior. Enquanto as empresas não sentirem a necessidade de lutar pela liberalização de prestação de serviço como autônomo o oba-oba com PJs vai continuar. Aproveitem também essas pessoas para não reclamar da corrupção, pois são parte daqueles a locupletar da nação.
G
glaucioguerra
Resumindo, é uma forma do contratante pagar menos pelos serviços prestados. Também não concordo com isso. Há quem concorde, e nesses casos uma “força superior” precisa agir.
É disso que sinto falta. Do jeito que tá hoje, pelo menos no Brasil, não tá legal na minha opinião.
R
RenataFA
Fenak:
RenataFA:
Fenak:
RenataFA:
Que chateia, chateia…
Pelo amor, Renata… Não me dah porrada…!
Eu vi onde vc falou de estudar, naum diploma, e tal… aliás, eu dei uma passada rápida pela thread e postei, verdade…! hahuahuaa…
Mas de qqr forma, não direcionado a vc, e sim como uma opinião, mas acho normal pessoas q tenham uma “aptidao natural” pra coisa…
Não estuda nada nada e eh melhor do q os caras q ralam pra caramba e continuam estando num nível médio…
Mas eu imagino q seu ponto principal seja das pessoas q não manjam nada e estejam acima de vc… isso sim frustra… Hahuuhauha…
Desculpa por qualquer confronto desnecessário com vc… não era de maneira alguma a intenção…
Desculpa, não tava falando brava, tb não quero confronto nenhum não… vamos parar de mal entendidos… rs…
M
Marcio_Duran
O PIB Americano Anual é de 1 Trilhão de Dollares !!! se ajuntar Europa + Japão + Alemanha não chega perto !!!
Agora veja a situação do Brasil , que recebe essa avalanche de demanda tecnologica desemfreada, e a fabricação de projetos a torto e a rodo e agora vem a regulamentação do profissional, encima disso tudo.
O profissional formou e conquistou o seu espaço perante ao contraditorio e complexo meio que vive(de revistas especializadas , blogs, Google, Site de Noticias, Grupo de usuário, Certificações, Idiomas e por ai vai ) e ainda paga por toda essa falta ao Caos social.
O BRASIL NÃO TEM GRANA PARA BANCAR !!! , UM MODELO INTERNACIONAL PARA ESSE PROFISSONAL QUE AQUI DEPENDE DE MUITA EXPERIÊNCIA E CULTURA.
JAVA SENIOR , PLENO, JUNIOR ISSO TUDO É ROTULO PARA O SUPERMERCADO DAS EMPRESAS QUE ESTÃO MESMO GANHANDO COM O CAOS.
Uma frase cabe bem aqui:
[size=18]“A sociedade prepara o crime e o criminoso o comete”[/size]
P
peczenyj
É o brasil que não tem grana pra bancar OU é a ineficiencia do estado?
M
mateuscunha
O sujeito acha que PJ é um bom negócio até um dia sofrer um acidente, ficar inválido e ver que não vai ter direito a nada. Se muito a uma aposentadoria de um salário mínimo, pois a maioria nem paga o INSS.
Se um PJ botar na balança o que ele perde de FGTS, o INSS que a empresa não paga, férias, 13º e não sonegar nenhum imposto (a maioria que eu conheci vive fazendo malabarismo para esconder o dinheiro do governo), gasto com contador, notas, taxas da empresa e as vezes até o dinheiro usado para molhar a mão do fiscal da tributação, pois usa um endereço que não existe, vai ver que PJ é ótimo negócio só para o empregador.
R
Rafael_Nunes
O cara quando é PJ tem que saber disso, se ele não sabe se educar financeiramente para este tipo de acontecimento, paciência.
Pega toda essa grana, que ao invés de você dar para o estado, você mesmo re-investe em algo mais rentável, e calcula quanto você tem no final.
Obrigado mas eu já tenho mais de 18 anos e sei bem o que é melhor para mim, não preciso que o estado me diga onde devo investir e como
Se for de forma legal esse ‘malabarismo’, eu também faria. Afinal, está dentro da ‘lei’.
Eu pagaria de bom grado os impostos de CLT, desde que eu não precisasse pagar um plano de saúde, tivesse uma aposentadoria descente, segurança, educação e todas essas coisas que deveriam fazer com meu dinheiro.
M
Marcio_Duran
:shock: Quem diz que isso não é Fato:
Java Senior nos EUA é visto com um PHD, pode pesquisar avontade…
“O Estado se não for povo, então eu digo que o Estado é a Classe Feudalista “Pão e Circo”, e tudo volta ao normal”
L
lavh
Esse estado nasce de uma ordem social organizada denomina-se uma nação, sobre a ineficiencie do estado a historia mostra que não é diferente, fomos colonia de exploração e agora somos colonia novamente pela a globalização.
A Globalização pisou nos paises em desenvolvimento, enquanto você ostenta em buscar espaço e competição os Gigantes lhe devoram.
Java Senior nos EUA é visto com um PHD, JAVA Senior no Brasil é um profissional denomina-se SCJP, SCPD, ou qualquer ou carimbo.
O Estado se não for povo, então eu digo que o Estado é a Classe Feudalista “Pão e Circo”, e tudo volta ao normal.
Cara,
eu juro que não é sacanagem, mas eu não consigo entender as suas mensagens aqui no forum.
Eu me esforço, mas não consigo. Será que seria pedir muito você tentar ler o que você escreve antes de apertar “Enviar”.
Releia a sua mensagem acima, acho q nem você consegue entender.
Não me leve a mal! E eu não estou querendo criar polêmica, se preferir, ignore essa minha mensagem.
[]'s
R
rerodrig
louds:
glaucioguerra:
louds:
O problema é que contractor no Brasil é muitíssimo mal remunerado. Engana-se o cara que é PJ e acha que está ganhando bem. Na Europa e Estados Unídos, onde os custos trabalhistas de demitir uma pessoa são muito menores que os brasileiros um contractor cobra em média de 30 a 50% a mais que o custo bruto de um funcionário devido a natureza da sua relação de trabalho.
Aqui no Brasil PJ custa menos que CLT e isso é um tremendo absurdo. Vamos fazer as contas em valores de São Paulo. Um programador java sênior consegue tirar 6mil como CLT sem maiores problemas. Isso significa que ele custa pelo menos 140 mil reais por ano para a empresa. Uma empresa deveria remunerar um PJ 70 reais a hora para equiparar o custo. Quantos PJ que trabalham com Java você conhece que tiram 70 reais a hora no dia-a-dia?
O problema é que as pessoas se vendem muito barato para trabalho nojento. Por conta dessa distorção uma consultoria consegue vender hora de body shop por 80-100 reais com uma boa margem.
Ainda assim, é uma forma ilegal de contratação e isso que deveriam gastar tempo regulamentando - não criar barreiras espúrias aos profissionais. Por sinal, é uma tremenda hipocrisia ser PJ e reclamar da situação do mercado de TI brasileiro, a pessoa está colaborando com torná-lo pior. Enquanto as empresas não sentirem a necessidade de lutar pela liberalização de prestação de serviço como autônomo o oba-oba com PJs vai continuar. Aproveitem também essas pessoas para não reclamar da corrupção, pois são parte daqueles a locupletar da nação.
concordo tb…
pois é, muito dos q reclamam da área, acabam se vendendo pra essas consultorias a preço de banana, e aceitam contratos cheios de gambiarras para sonegar impostos…enquanto o profissional de TI não se valorizar, nada muda…a necessidade faz as empresas se adaptarem, agora se continuar chovendo profissionais a troco de banana, a farra continuará…uns dias atrás, recebi uma proposta de uma consultoria para ser “CLT COTAS”, uma merreca na carteira e uns trocos por fora, olhando de cara parece ser uma ótima, pois meus rendimentos liquidos aumentariam em 34% e além do mais, ainda sou estagiário, mas recusei, não gosto desse tipo de coisa e minha intenção é ser CLT…deu pra perceber o desespero deles pra ganhar dinheiro, pq na primeira vez q recusei, aumentaram a proposta, chegando ao percentual q eu disse…na minha opinião é a ineficiência do estado e a conivência dos profissionais q fazem acontecer essa farra! se não começar a mudança de algum lugar, nunca começa…
“Não adianta querer mudar o mundo. Vamos mudar a gente primeiro”
L
louds
O problema que não é assim que funciona no Brasil. Vamos refazer minhas contas no qual consideramos apenas a compensação total líquida para uma pessoa que trabalha 11 meses por ano - não tirar um mês de férias é escravidão:
-CLT: 6000 reais/mensais sem nenhum benefício adicional: +/- 70 mil por ano líquido, ou 64 ignorando o FGTS
-PJ: 50 reais/hora a 168 horas/mês pagando GPS e contador: 73 mil por ano líquido.
Moral da história, O PJ troca toda segurança da lei por 15% de aumento. Que volta em meia vão pelo ralo quando fica doente, tem falta que deveria ser justificada ou, pior, quando a empresa fica temporariamente sem onde te alocar e não pagar pelas horas paradas. Fora a facilidade com que pode ser demitido “Alo, fulano? Amanha não precisa mais vir. Tchau!”.
Por conta de todos esses contratempos, um PJ só compensaria se ganhar 50% a mais que um CLT, o que são pelo menos 68 reais a hora. Quantos você conhece que tiram 68 reais/hora como PJ? Quantos você conhece que são contratados como CLT que não recebem qualquer benefício?
Eu estou ainda para conhecer um cara contratado como PJ que saiba fazer conta.
M
Marcio_Duran
lavh:
Cara,
eu juro que não é sacanagem, mas eu não consigo entender as suas mensagens aqui no forum.
Eu me esforço, mas não consigo. Será que seria pedir muito você tentar ler o que você escreve antes de apertar “Enviar”.
Releia a sua mensagem acima, acho q nem você consegue entender.
Não me leve a mal! E eu não estou querendo criar polêmica, se preferir, ignore essa minha mensagem.
[]'s
:shock: Não estou lhe pedindo que considere, senão quiser rebater o assunto. Basta expor sua concepção, não vim aqui ditar nada.
M
Marcio_Duran
louds:
“Bom mande, esse proposta para o Congresso Nacional, e novamente agente vai cair no circulo vicioso”
:shock: Bom pirataria é Crime, mas pergunta quem já não comprou CDs piratas
M
mateuscunha
O cara quando é PJ tem que saber disso, se ele não sabe se educar financeiramente para este tipo de acontecimento, paciência.
Suponha que se tenha 30 anos de idade, 5 de mercado e fique inválido. Por mais que ele tenha investido bem o dinheiro, é muito dificil que esse dinheiro dure até a velhice. Vai ter que se contentar com um salário mínimo do governo pro resto da vida e olhe lá.
Se quiser ser PJ tudo bem, mas que tenha a disciplina de pagar seu INSS, previdência ou alguma forma de seguro de vida que te garanta renda, apesar de seguro de vida muitas vezes ser scam, na hora que se precisa vão procurar aquela vírgula nas letras miúdas que te fará perder o direito ao benefício. Quem aposta em quanto terá juntado daqui a 30 anos poderá se dar mal, pois infelizmente acidentes não acontecem só com os outros.
Hoje não moro no mais no Brasil, mas no Brasil trabalhei por um tempo como PJ e acho que na empresa, de cada 10, só uns 2 se preocupavam em pagar INSS ou alguma outra forma de previdência.
M
Marcio_Duran
mateuscunha:
Se quiser ser PJ tudo bem, mas que tenha a disciplina de pagar seu INSS, previdência ou alguma forma de seguro de vida que te garanta renda, apesar de seguro de vida muitas vezes ser scam, na hora que se precisa vão procurar aquela vírgula nas letras miúdas que te fará perder o direito ao benefício. Quem aposta em quanto terá juntado daqui a 30 anos poderá se dar mal, pois infelizmente acidentes não acontecem só com os outros.
Hoje não moro no mais no Brasil, mas no Brasil trabalhei por um tempo como PJ e acho que na empresa, de cada 10, só uns 2 se preocupavam em pagar INSS ou alguma outra forma de previdência.
É aquela coisa, trabalhe um pouco para os Grandes, depois, monte algo para você, abra uma loja de informatica, uma empresa de R.H no ramo, um site de serviços provedora, pois sobreviver de previdência, tambem concordo é uma seca.Pagar 30 anos de INSS para depois se aposentar com 500,00 reais por mês.
Tá pego.
R
Rafael_Nunes
Concordo, eu jamais trabalharia assim. Na verdade nos ultimos lugares que passei eu tive duas férias, 10 no final do ano e mais 20 dias durante o ano.
Em caso de doença, você pode estipular isso no contrato, ou também existem seguros que cobrem isso. Ou em última instância, tenha um fundo de reserva para isso.
E quanto a alocação, pra isso existe o contrato também. Eu sempre fecho em uma quantidade de horas mensais, se não tiverem projetos para me alocar, o problema não é meu -e sinceramente, nos últimos cinco anos não vi nenhum caso assim, você já?-.
E com CLT não se pode fazer isso?
Agora pega a grana que é paga pro FGTS(num salário de 6mil = R$480,00), a do INSS(limite máximo R$318,37), Imposto de Renda 27,5%(R$1.650,00). Total = 2.448, 37.
Como PJ, ganhando, por exemplo, 50/hr = R$8400, e paga-se em média 14% de impostos = R$1.1176,00
Agora, 2448,37 - 1.176 = R$1.272,37
Quanto é o rendimento do FGTS? Sei que é menos que a poupança(0,58%). INSS, quanto rende? E imposto de renda, quanto você consegue restituir?
Agora com o valor que eu tenho da diferença eu tenho as opções:
Uma aplicação de aposentado que rende 2% ao mês, em 24 meses você tem cerca de 40 mil reais para possiveis faltas, atrasos, doenças, substituir o fgts, investir em plano de aposentadoria, etc.
Se estudar mais um pouco e procurar algumas aplicações melhores, por exemplo uma de 5% ao mês, vou ter em 24 meses, cerca de 60 mil.
E se gostar da coisa e quiser me arriscar em ações, pode multiplicar esses ganhos.
Quais as vantagens e possibilidades que eu tenho com a CLT mesmo, além de uma pseudo-segurança, um 13º e um investimento que o governo que decide para mim?
louds:
E eu pra ver um CLT que saiba o mínimo aceitável sobre educação financeira e investimento.
M
micheldemontalvao
Este projeto está mesmo muito mal feito, como sempre na mania do jeitinho brasileiro de não fazer uma coisa boa e completa. Só de olhar as profissões fiquei meio pasmo … acho que este projeto já nasceu caduco!
Agora eu concordo que deveria haver alguma regulamentação - não tão rígida e desatualizada como está - mas uma regulamentação que fosse desde uma atualização do que se aprende na faculdade até uma iniciativa que valorizasse o empreendedor.
Sejamos honestos este negócio que faculdade não presta, v.cs tão falando do Brasil não é? … respeito v.cs por serem grandes profissionais em Java agora não venham generalizar, e dizer que toda faculdade no resto do mundo é ruim e que diploma em geral só serve pra fazer peso de papel, ou nunca tiveram a curiosidade de ir no Site da Sun, JBoss, Oracle pra ver as qualificações dos profissionais que fazem as suas ferramentas preferidas? Chuto que vão ver a repetição de muitas siglas PHd nos currículos dos caras.
Uma coisa é a pessima qualidade da maioria das faculdades Brasileiras, mas agora dizer que uma regulamentação não ajudaria a aréa é besteira. E principalmente se viesse com uma reformulação da qualidade do ensino de TI nos cursos superiores.
Agora minha opnião no caso desta que estão querendo aprovar é a mesma de v.cs que não gostaram.
Flos.
R
Rafael_Nunes
E se ele for CLT, quanto ele vai receber do INSS num caso de acidente como esse?
mateuscunha:
A maioria que eu vejo também é assim, mas como eu disse, não preciso que o Estado seja minha babá e me diga que fazer com meu dinheiro, se o cara não sabe cuidar de si e de sua saúde financeira, paciência, não é o Estado quem tem de fazer isso.
M
Marcio_Duran
micheldemontalvao:
Sejamos honestos este negócio que faculdade não presta, v.cs tão falando do Brasil não é? … respeito v.cs por serem grandes profissionais em Java agora não venham generalizar, e dizer que toda faculdade no resto do mundo é ruim e que diploma em geral só serve pra fazer peso de papel, ou nunca tiveram a curiosidade de ir no Site da Sun, JBoss, Oracle pra ver as qualificações dos profissionais que fazem as suas ferramentas preferidas? Chuto que vão ver a repetição de muitas siglas PHd nos currículos dos caras.
Flos.
:thumbup: Concordo !!!
:arrow: E acho que tem que ter uma regulamentação equilibrada e justa para todos.
M
Marcio_Duran
Rafael Nunes:
A maioria que eu vejo também é assim, mas como eu disse, não preciso que o Estado seja minha babá e me diga que fazer com meu dinheiro, se o cara não sabe cuidar de si e de sua saúde financeira, paciência, não é o Estado quem tem de fazer isso.
Concordo !!!
Temos que ter uma visão de empreendorismo.
R
ramilani12
não é medo, é simplesmente saber que isto seria uma péssima idéia …
como você iria perceber se prestasse atenção em todos os posts da thread
Foi este objetivo da minha questão , prq seria uma pessima ideia?
O meu erro foi de ter sido pouco claro na minha pergunta.
L
louds
Você pode estipular em contrato oque acontece no caso de doença ou falta justificada, mas eu ainda estou para encontrar uma consultoria que aceita mudar os termos do contrato que não valores. Nunca tive problema quando fui PJ, mas já vi muita gente que teve problema de não receber durante janela de contratos, mesmo com clausulas no contrato prevendo isso.
Claro que pode, a diferença é que a chance de você ficar instantaneamente sem rendimento para os próximos dias é muito menor.
Você pode notar que minhas contas dos 15% excluem tanto INSS quando FGTS. Elas não importam aqui.
FGTS normalmente rende menos que a inflação. É dinheiro basicamente perdido, por isso fiz a conta sem.
Se você tem uma aplicação de baixo risco que rende 2% ao mês ou você é um gênio financeiro ou não tem medo de colocar todas suas reservas em investimento de alto risco. O investimento de baixo risco com melhor rentabilidade no pais não dá 12% a ano. Mais que o dobro disso só é possível através de mágica.
Taxas de 5% ao mês são compatíveis aos melhores anos da bovespa, que está no extremo oposto de investimento de baixo risco.
Ainda que você tenha esse investimento super ninja, uma consultoria não repassa na integra o custo de um CLT para o PJ.
Porém PJ tem a vantagem de receber boa parte dos valores antecipadamente, só que devido as decrescentes taxas de juros, essa vantagem é cada dia menor. Ainda assim não vejo o valor hora subindo de acordo.
P
pcalcado
Eu sei que a maioria está ciente disso mas só para lembrar que PJ x CLT não tem nada a ver com regulamentação. Advogado, contador e engenheiro PJ tem aos montes (aliás, a CLT é ume xemlo de regulamentação que é ruim para todos).
Não. Já houveram dezenas de tópicos sobre isso e eu não pretendo os repetir aqui mas só um argumento rápido: no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.
M
Marcio_Duran
pcalcado:
no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.
:thumbup: Trabalhar sim, mas intitular-se de Java Senior nos E.U.A, pode acreditar no mínimo Título de PHD.
Tá cheio de estagiário no mercado que acha que vai aplicar a teoria que o professor passou pra ele na faculadade e aplicar em uma empresa que já está estabelecida no mercado.
Eu diria o oposto. Tá cheio de estagiário que não aprendeu nada na faculdade -ou só aprender a escrever servlets em Java em vez de ciência da computação- que precisa de reserva de mercado para conseguir alguma coisa além de trabalhar numa empresa de tr6es letrinhas pro resto da vida. Para o resto da vida não, eventualmente ele “qer virar analista porque essa vida de programador não tá com nada”.
M
Marcio_Duran
Faculdade tem por finalidade dar ao individuo a oportunidade de receber todas as noções de Ciência e Filósofia, tornado ao saber a capacidade de autocritica em busca da investigação do conhecimento.
No meu entender fora disso, entendo que o conhecimento adquirido através de outras formas de fonte seja de vivência e troca de experiência, poderíamos denominar de Cultura.
P
pcalcado
Marcio Duran:
pcalcado:
no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.
:thumbup: Trabalhar sim, mas intitular-se de Java Senior nos E.U.A, pode acreditar no mínimo Título de PHD.
De onde você tirou isso?
D
Daniel_Quirino_Olive
Marcio Duran:
Faculdade tem por finalidade dar ao individuo a oportunidade de receber todas as noções de Ciência e Filósofia, tornado ao saber a capacidade de autocritica em busca da investigação do conhecimento.
No meu entender fora disso, entendo que o conhecimento adquirido através de outras formas de fonte seja de vivência e troca de experiência, poderíamos denominar de Cultura.
:thumbup: Me diga os livros de Java que você mais gosta, e eu lhe direi de onde eu tirei essa idéia.
L
louds
Epa, epa, epa!!! Advogado, contador, engenheiro, dentista, arquiteto e várias outras profissões não são PJs, são profissionais liberais. O problema é que, para variar, a porcaria da CLT ferra nossa vida e não permite que profissional de TI trabalhe nesse regime.
P
pcalcado
Não senhor, advogado e enenheiro trabalha como Pj para empresa exatamente da mesma maneira que desenvolvedor, e eu conheço diversos exemplos. Basta sair um pouco da faixa salarial.
“O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo”
:thumbup: Um pouco mais de Cultura antropologica
T
tnaires
[EDITADO]Mensagem removida por não contribuir com absolutamente nada ao tópico.[/EDITADO]
P
peczenyj
Citando Lorentz ?
Logo vão citar o Gato de Schrödinger e Desigualdade de Bell… :shock:
G
glaucioguerra
Não senhor, advogado e enenheiro trabalha como Pj para empresa exatamente da mesma maneira que desenvolvedor, e eu conheço diversos exemplos. Basta sair um pouco da faixa salarial.
É verdade. Engenheiros e Advogados tem aos montes assim.
M
micheldemontalvao
É verdade. Engenheiros e Advogados tem aos montes assim.
O principal problemas da CLT é que: Ela é muito antiga e foi usada como um simbolo das conquistas de uma geração, e entrou no ideario da classe trabalhista, então nunca se teve poder político suficiente para reforma-lá no decorrer do tempo.
Outra coisa é que a CLT é fortemente baseada na ideía de Sindicatos e Macro-Empressas. Ou seja, para profissionais liberais e empresas tercerizadas ou de consultoria ela é “Uma ancôra amarada num jumento”.
Agora dizer que Advogado, Engenheiro e Médico usam PJ é um pequeno desconhecimento da parte de v.cs. Na verdade eles tem legislações específicas que permitem pular certas partes da CLT como “obrigações” de suas profissões e ao mesmo tempo, tendo “Outras” vantagens legais por isto:
Exemplo:
1 - Ao médico deve ser dada a oferta de escolher entre trabalhar 6 ou 8 horas. Sem decrescimo do sálario.
2 - O Advogado pode discordar da opnião de seu chefe, por uma convicção legal, e se recusar a cumprir uma tarefa. Se fizer assim ao ser demitido ele recebe seus encargos da mesma forma como se tivesse cumprido a tarefa no caso de um contrato por tempo determinado de serviço (o nosso PJ) ou não é demitido por justa causa, no caso de um contrato por tempo indeterminado (nos termos da CLT).
Por isto na minha visão ter leis muitos rígidas é muito ruim, mas não ter lei alguma é muito pior.
P
pcalcado
micheldemontalvao:
Agora dizer que Advogado, Engenheiro e Médico usam PJ é um pequeno desconhecimento da parte de v.cs. Na verdade eles tem legislações específicas que permitem pular certas partes da CLT como “obrigações” de suas profissões e ao mesmo tempo, tendo “Outras” vantagens legais por isto:
Pequeno desconhecimento nada, como já falei isso é fato e eu conheço profissionais que trabalham assim. Não pode? É ilegal?
Trabalhar como desenvolvedor numa empresa de PJ para ugir da CLT também é.
M
micheldemontalvao
pcalcado:
micheldemontalvao:
Pequeno desconhecimento nada, como já falei isso é fato e eu conheço profissionais que trabalham assim. Não pode? É ilegal?
Trabalhar como desenvolvedor numa empresa de PJ para ugir da CLT também é.
Amigo, desculpa mas acho que v.c não entendu o que eu disse ou não me expressei bem. Na verdade eu falei que eles não usam PJ como a gente, não que não usam PJ. Como a profissão deles exige um dinamismo, eles naturalmente abrem mão da CLT padrão (Por exigência da profissão). Agora é um sistema de um peso e uma medida. Por abrirem mão deste direito social, a Lei lhês prevê várias outras compensações por isto.
Eu citei algumas, mas para ver os detalhes só sob a legislação específica da advocacia, veja a lei em:
Vai perceber claramente as diferenças do nosso PJ regido pela: “Nave Mãe do Mercado”.
P
pcalcado
micheldemontalvao:
Amigo, desculpa mas acho que v.c não entendu o que eu disse ou não me expressei bem. Na verdade eu falei que eles não usam PJ como a gente, não que não usam PJ. Como a profissão deles exige um dinamismo, eles naturalmente abrem mão da CLT padrão (Por exigência da profissão). Agora é um sistema de um peso e uma medida. Por abrirem mão deste direito social, a Lei lhês prevê várias outras compensações por isto.
Eu citei algumas, mas para ver os detalhes só sob a legislação específica da advocacia, veja a lei em:
Vai perceber claramente as diferenças do nosso PJ regido pela: “Nave Mãe do Mercado”.
Desculpe mas quem não entedeu foi você. Especificamente engenheiros e advogados eu conheço que trabalham na mesma condição que desenvolvedores. Eles são funcionários na prática mas na teoria prestam serviço, emitem nota e têm contador. São pessoas próximas então eu sei exatamente do que estou falando. Aliás, me aprece que você não está falando de PJ e sim de profissional liberal, coisa que o louds já tinha falado e eu já tinha negado.
Não sei exatamente qual trecho da legislação você queria dar ênfase mas como já falei antes não importa. Trabalhar como PJ é contra as leis trabalhistas brasileiras e nem por isso deixa de ser uma prática que de tão comum é anunciada em jornal. Ter um conselho (aliás, pergunte para um engenheiro o que ele acha do CREA) não muda as coisas, exatamente como um sindicato não o faz.
G
glaucioguerra
Não mesmo Michel. Conheço pessoalmente vários engenheiros que trabalham assim. Trabalham como funcionários como qualquer outro, alocados no escritório da empresa que presta serviço, mas emitem nota fiscal. Não é dessa forma que o povo de info. trabalha como PJ? Não vejo diferença nenhuma.
Ichi !!!
Então esse negócio de PJ pegou de vez.
Eu pensei que era exclusivo da área de TI.
Conclusão, não tem nada a ver com ter a profissão ser regulamentada ou não.
O mercado é quem dita as regras.
L
Link
é isso aí Okara, é o mercado quem dita as regras. Para o empresário que contrata o serviço e se o profissional é competente e tem referência, não vai se importar com a regulamentação ou não do setor. Também não vai pedir diploma de curso superior pra ele.
M
Marcio_Duran
Particularmente não sou contra, mas essa migração de mão de obra enfraquece uma contingência de pessoas que estão investindo especificamente em sua carreira.Muitas vezes tirando suas oportunidades, e ostentação profissional.
:idea: Mas é fato que uma sociedade vive em constantes transformações tanto sociais quanto economica e agora depois da Era da Revolução Industrial e estamos vivenciando a Era da Informação essa avalanche tecnologica o acesso a livre informação, o que é o Homem de hoje .Ele vive que o pensamento da conduta ética e moral não tem espaço ao capitalismo desesperador da Industria e sua evolução, a CLT foi uma vitória adquerida e graças a Getulio Vargas obtivemos uma oportunidade até do salário minimo uma maneira de evitar o descaso e o abandono do desfavorável, pena que tudo isso ficou esquecido no seu tempo, em vista que o principio é “O que vale é o que você tem no bolso”. Voltamos a anarquia.
[size=18]Getúlio Vargas[/size]
:arrow: Realizações : criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
:arrow: O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : “Deixo a vida para entrar na História.” Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
:arrow: Conclusão
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
:idea: Onde você tem um governo com sentimento de nação, hoje o cidadão vale o que tem no seu bolso.
M
Marcio_Duran
:shock:
L
le-silva
Se alguém adivinhar quem criou o fabuloso gerador de lero-lero vai ganhar um prêmio…
M
Marcio_Duran
:roll: Vejamos , Le-Silva ?
L
louds
Caramba Le-Silva. Você merece um prêmio por ter criado um gerador de lero-lero tão mala!
M
Marcio_Duran
louds:
Caramba Le-Silva. Você merece um prêmio por ter criado um gerador de lero-lero tão mala!
Pior que esse já vem a esmo, falando qualquer coisa sobre escopo !!!
:lol: :lol: :lol:
A
Adolfo_Rodrigues
Mala é pouco. O cara estraga qualquer discussão legal que surge aqui no GUJ.
Getúlio Vargas? De onde o cara tirou isso? E ainda escreve nessa língua do Tarzan…
L
le-silva
Obrigado! Mas, na verdade…
:arrow: O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o julgamento imparcial das eventualidades estende o alcance e a importância dos índices pretendidos. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o acompanhamento das preferências de consumo é uma das consequências das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. No entanto, não podemos esquecer que a competitividade nas transações comerciais nos obriga à análise do sistema de participação geral. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a hegemonia do ambiente político promove a alavancagem do orçamento setorial. Percebemos, cada vez mais, que o início da atividade geral de formação de atitudes obstaculiza a apreciação da importância do impacto na agilidade decisória. As experiências acumuladas demonstram que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos auxilia a preparação e a composição do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades.
:arrow: Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a estrutura atual da organização facilita a criação do processo de comunicação como um todo. Todavia, a contínua expansão de nossa atividade assume importantes posições no estabelecimento do retorno esperado a longo prazo. No mundo atual, o desafiador cenário globalizado garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos modos de operação convencionais. O que temos que ter sempre em mente é que a consolidação das estruturas aponta para a melhoria das condições inegavelmente apropriadas.
:arrow: Assim mesmo, o comprometimento entre as equipes oferece uma interessante oportunidade para verificação das novas proposições. Gostaria de enfatizar que a expansão dos mercados mundiais exige a precisão e a definição dos procedimentos normalmente adotados. Por conseguinte, a determinação clara de objetivos causa impacto indireto na reavaliação das formas de ação. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o surgimento do comércio virtual cumpre um papel essencial na formulação do remanejamento dos quadros funcionais. Desta maneira, o fenômeno da Internet maximiza as possibilidades por conta dos paradigmas corporativos. Por outro lado, a constante divulgação das informações desafia a capacidade de equalização do levantamento das variáveis envolvidas.
:arrow: Não obstante, a consulta aos diversos militantes apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção de todos os recursos funcionais envolvidos. O cuidado em identificar pontos críticos no desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das condições financeiras e administrativas exigidas. O empenho em analisar a revolução dos costumes possibilita uma melhor visão global da gestão inovadora da qual fazemos parte.
:arrow: Evidentemente, o novo modelo estrutural aqui preconizado representa uma abertura para a melhoria dos métodos utilizados na avaliação de resultados.
Abraço!
M
Marcio_Duran
Adolfo Rodrigues:
Getúlio Vargas? De onde o cara tirou isso? E ainda escreve nessa língua do Tarzan…
Isso entra na escolinha do professor Louds…
L
le-silva
Nem a Milani produz tanta groselha…
R
ralphsilver
A questão é:
Tá certo que muitas pessoas acabam atingindo metas maiores do que alguém que não tem. O problema é que há empresas que tem uma política sobre os maus funcionários que é segurá-lo ao máximo para tomar um rumo dentro da empresa. Aí quem é formado e tem uma base acaba perdendo pra alguém que por exemplo mente na hora da entrevista.
L
le-silva
Como é duran de entender, né não, Adolfo? :roll:
L
le-silva
ralphsilver:
A questão é:
Tá certo que muitas pessoas acabam atingindo metas maiores do que alguém que não tem. O problema é que há empresas que tem uma política sobre os maus funcionários que é segurá-lo ao máximo para tomar um rumo dentro da empresa. Aí quem é formado e tem uma base acaba perdendo pra alguém que por exemplo mente na hora da entrevista.
Quem mente na hora da entrevista, não vai longe não, cara… logo a máscara cai, e já era… ruuuuua!!!
M
Marcio_Duran
:idea: Não escrevo a história, só posso mesmo ser um expectador desses dois elos a tragédia e a ironia.Se observar ao que me reportei no início, já me colequei imparcial e não faço julgamento não sou partidário, mas é certo que a corrupção corre solta.
Se você tem 10,00 reias no bolso é o que vai lhe representar, se tiver outra nota mais alta quem sabe 10 dollares, já poderiamos achar que você é mais globalizado.
M
Marcio_Duran
le-silva:
Quem mente na hora da entrevista, não vai longe não, cara… logo a máscara cai, e já era… ruuuuua!!!
Diz que você tem PHD, liga pra Sun Microsystems e manda colocar isso na sua certificação.
R
ralphsilver
php não… nem tom cat, nem class fish, nem JBoss interpreta essa extensão… mas html dá tranquilo
R
ralphsilver
ops! inverti as respostas dos tópicos… ehhehehe…
Com certeza!.. mas eu comentei isso porque já aconteceu comigo: tipo, eu tenho um amigo que trabalha em uma empresa boa aqui em Poços, e ele queria me por na empresa pra trabalhar com ele. Só que um cara aqui fez o filme maior que o meu. O que acontece hj: esse meu amigo continua carregando todo o serviço nas costas enquanto ele só apanha. Daí como meu amigo dá conta do serviço, ninguém encana em demitir o cara.
L
le-silva
ralphsilver:
ops! inverti as respostas dos tópicos… ehhehehe…
Com certeza!.. mas eu comentei isso porque já aconteceu comigo: tipo, eu tenho um amigo que trabalha em uma empresa boa aqui em Poços, e ele queria me por na empresa pra trabalhar com ele. Só que um cara aqui fez o filme maior que o meu. O que acontece hj: esse meu amigo continua carregando todo o serviço nas costas enquanto ele só apanha. Daí como meu amigo dá conta do serviço, ninguém encana em demitir o cara.
Isso não tem nada a ver com faculdade. Já conheci um monte de picareta com diploma na mão. Indole é inerente ao carater, não ao diploma.
Pena que a tal empresa não percebeu isso…
L
le-silva
Marcio Duran:
le-silva:
Diz que você tem PHD, liga pra Sun Microsystems e manda colocar isso na sua certificação.
Olha, Marcio…
:idea: Pensando mais a longo prazo, a consulta aos diversos militantes ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança de alternativas às soluções ortodoxas. Neste sentido, o fenômeno da Internet não pode mais se dissociar de todos os recursos funcionais envolvidos. A prática cotidiana prova que a valorização de fatores subjetivos garante a contribuição de um grupo importante na determinação das novas proposições. É claro que a consolidação das estruturas assume importantes posições no estabelecimento das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Percebemos, cada vez mais, que a revolução dos costumes apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos procedimentos normalmente adotados.
:arrow: Todavia, a determinação clara de objetivos promove a alavancagem do orçamento setorial. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos obstaculiza a apreciação da importância das condições financeiras e administrativas exigidas. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a percepção das dificuldades desafia a capacidade de equalização dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o julgamento imparcial das eventualidades cumpre um papel essencial na formulação das regras de conduta normativas.
[size=18]É importante questionar o quanto a mobilidade dos capitais internacionais causa impacto indireto na reavaliação do investimento em reciclagem técnica. [/size]
M
Marcio_Duran
le-silva:
Isso não tem nada a ver com faculdade. Já conheci um monte de picareta com diploma na mão. Indole é inerente ao carater, não ao diploma.
:roll: Indole ??? é não fazer falso testemunho, e também não tem haver com nível de graduação.Mas não tem problemas, tem psicólogo que diz que é analista de sistemas.
Você perguntaria, o que ? :roll:
Ai, ele ia dizer bem baixinho no seu ouvido, relaxa estou começando em Java aqui na empresa esses dias, vamos trabalhar juntos…ok
Ai você … :shock:
L
le-silva
Marcio Duran:
le-silva:
:roll: Indole ??? é não fazer falso testemunho, e também não tem haver com nível de graduação.Mas não tem problema tem psicologico que diz que é analista de sistemas.
Você perguntaria, o que ? :roll:
Ai, ele ia dizer bem baixinho no seu ouvido, relaxa estou começando em Java aqui na empresa esses dias, vamos trabalhar juntos…ok
Ai você … :shock:
Percebemos, cada vez mais, que a crescente influência da mídia desafia a capacidade de equalização das direções preferenciais no sentido do progresso. As experiências acumuladas demonstram que a competitividade nas transações comerciais exige a precisão e a definição do orçamento setorial.
:arrow: Caro amigo, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos acarreta um processo de reformulação e modernização do retorno esperado a longo prazo.
É importante questionar o quanto a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formulação das diversas correntes de pensamento.
:arrow: [size=18]A prática cotidiana prova que a determinação clara de objetivos aponta para a melhoria do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. [/size]
L
le-silva
Beleza, beleza, parei a brincadeira… o le postiche é invensível no lero-lero…
M
Marcio_Duran
Leandro,
-Você é um cara legal !!!
Adicinei o seu blog !!!
Relaxa não precisa me levar tão a sério 8)
:thumbup: PAZ
L
le-silva
Marcio Duran:
Leandro,
-Você é um cara legal !!!
Adicinei o seu blog !!!
Relaxa não precisa me levar tão a sério 8)
:thumbup: PAZ
Valeu!!!
N
neofito
[EDITADO: sem insultos públicos, por favor.]
R
Rafael_Nunes
Que tal vocês resolverem isso diretamente com ele via MP ao invés de poluir o fórum?
L
le-silva
É que não resisti a postar uns lero-leros do Fabuloso Gerador de Lero-Lero… Mas beleza, como disse anteriormente, parei com a brincadeira…
Mil desculpas!!! :oops:
M
Marcio_Duran
neófito:
Cara, não é possível. Esse duran é ridículo.
Depois da revelação de que o tiagosc era na verdade o cv, não duvido que esse duran-duran aí seja algum usuário querendo se divertir aqui também. O cara é muito mala!!! Aliás, mala não… tá mais pra pentelho.
E aí, alguém vai assumir ser o alter-ego do super mister duran-duran?
Pior que te conheço moleque !!! :lol: :lol: :lol:
N
neofito
Heheheh…
Tá vendo?! Deve ser o cv de novo… tá ficando fácil já.
:lol:
M
Marcio_Duran
Heheheh…
Tá vendo?! Deve ser o cv de novo… tá ficando fácil já.
Eles devem estar sem o que fazer lá…daí ficam inventando essas leis sem cabimento.
Pelo que eu entendi, isso só vai servir pra dificultar a vida do RH. Eles não vão poder anunciar que desejam
experiência de mais de 6 meses, dai vai chover currículos, dai eles selecionam os que eles desejam de acordo
com a experiência pretendida para a vaga!
Genial essa lei!!
M
Marcio_Duran
neófito:
lavh:
neófito:
Se não é o CV, então é o Phillip ou o Cláudio.
Um dos dois. Heheheh
meu voto é que é o Phillip! :lol:
Deve ser mesmo. Ele deve ter visto o quanto o cv se divertiu e criou esse pentelho do duran-duran. Afinal, quem não merece um pouco de diversão né?
Eu tô achando que você é meu Fã !!!
M
Marcio_Duran
lavh:
neófito:
Se não é o CV, então é o Phillip ou o Cláudio.
Um dos dois. Heheheh
meu voto é que é o Phillip! :lol:
O Iavh ainda, não se conforma com as minhas criticas acho que isso deve estar mexendo com a auto-afirmação dele até hoje :XD:
Vou facilitar !!!
“Paz essa é a melhor das Idéias” , e muita Thread pro meu Lado…ahahh :lol: :lol:
N
neofito
Não é pra tanto… ehehehe
Ha-haaa!!! Descobrimos a identidade secreta do mister duran-duran. Sabia que tinha rolo aí, uma pessoa não pode ser tão ignorante assim… rsrsrsrs…
Me desculpem atrapalhar o tópico… mas só pra dizer que não fui totalmente inútil nessa thread, sou contra a regulamentação das “profissões” de TI, mas acho que falta união à categoria. E não estou falando de um sindicato (credo!), mas sim de uma instituição séria onde poderíamos discutir assuntos como legislação, a situação da categoria, etc, etc. Talvez a SBC seja isso, preciso conhecê-la melhor.
Ah, atuo no mercado há mais de 4 anos, não sou formado, e já dei goleada em muito recém-formado. Mas estou planejando fazer uma facul via EAD (educação a distância) só pra pegar um canudo.
R
Rafael_Nunes
Márcio, e que tal você ignorar essas provocações e se ater apenas as discussões que agreguem algum tipo de conteúdo?
:lol: Acho que o R.H dessas Empresas vão fazer assim, agora:
:idea: Prezados Canditados, temos vagas abertas as inscrições ao Vestibular aqui na Empresa “Vida Louca”, é
temos 15 vagas para Analistas de Sistemas , 5 para programadores e 4 para outras funções aleátorias.
:shock: A inscrição para o concurso a vaga na Empresa é de 50,00 reais para quem tem nível superior e de 35,00 reais para nível médio.
Pronto tá feito o Golpe , é a mesma coisa para ocuparem cargos publicos e federais.
M
Marcio_Duran
:shock: Já pedi PAZ, várias vezes…
:thumbup: Mas já voltei ao assunto novamente
P
pcalcado
Apesar de discordar com o Meira em muita coisa, dessa vez concordo plenamente.
A Sociedade Brasileira de Computação é contra o conselho.
L
Laercio_Queiroz
professor Meira… excelente post!
M
Marcio_Duran
:shock: Não existe restrição mas alguém lhe sitou em ALGO ESPECÍFICO ? Por exemplo desenvolvimento de projetos software embarcados.
:idea: Uma grande parte dos projetos de software feitos na área da Teleinformática envolve desenvolvimento de embedded software, ou seja, softwares que são carregados e executados em sistemas encapsulados, tais como celulares, PDAs, módulos dedicados a atividade específicas (medição, computador de bordo, processamento de imagens, reconhecimento de padrões, GPS).
:idea: Na certa a produção de material tão especializado, exige um domínio técnico a altura também e na grade de conhecimento ao profissional de tecnologia seja na parte de engenharia da computação e como ciência da computação aréa co-relacionada orientada a pesquisa em laboratório e centro de pesquisas.No mínimo Mestres, Doutores e Livre Docentes e PHDs.
:thumbup: Acho que existe uma separação de responsabilidades que estão simplesmente ocultando também.
:thumbdown: “Já disse Cuidado com os Falsos Filosófos e Profetas”, Cultura sim Demagogia NÃO.
L
Leozin
poxa que interessante esse texto da SBC, concordei 100%
show de bola
M
marcelomartins
Tem uma lei também rolando para terminar com a demissão sem justa causa. Não sei nenhum link para por aqui.
Mas essas leis que engessam o mercado de trabalho só servem para fechar vagas.
O cara que precisa contratar, vai pensar muitas vezes antes de assinar um contrato sobre a CLT com tanta lei.
P
peczenyj
Isso prova a minha teoria de quem faz as leis trabalhistas nunca trabalhou ou precisou empregar alguem.
M
marcelomartins
Hehe, ou está empregado!
Eu vi uma vez um ranking dos paises com mais leis trabalhistas.
Do lado tinha um ranking dos paises com mais desemprego.
Os dois rankings eram quase iguais.
R
recoma
Aqui no Brasil se resolve tudo na base da canetada!! Lembra aquele prefeito que fez uma lei que era proibido morrer na cidade pois no cemitério não havia mais vagas??
O Brasil perdeu o bonde da indústria de componentes eletrônicos (será que o CREA não tem um pouco de culpa?) e perderá agora o de software com leis burras como esta!
Mas não tem importância! Logo teremos sistemas de padaria made in India!
Acordem pessoal! Hoje o mundo é plano! Computação é muito diferente de todo o resto! Não dá pra fazer offshore de um advogado, de um médico, mas de um Analista é muito fácil!
Enquanto formarmos 90% de advogados e 2% de engenheiros, o Brasil continuará assim: na rabeta no mundo!! Nosso futuro será sempre produzir commodity!
M
Marcio_Duran
recoma:
Enquanto formarmos 90% de advogados e 2% de engenheiros, o Brasil continuará assim: na rabeta no mundo!! Nosso futuro será sempre produzir commodity!
:roll: Tudo bem, o negócio é se Formar e depois ir atrás da sua cidadania de seus antecedentes de Espanhol, Portugues, qualquer Europeu, serve!!!
:shock: Australia o Brasil que deu Certo !!! Eu Vou !!!
R
recoma
Boa sorte! Mas não é mais o mar de rosas que dizem! O mercado de TI por lá tem sofrido muito nos últimos tempos… Já ouvi dizer que talvez a pontuação para o visto em TI diminua! Também, com China e Ìndia como vizinhos, fica difícil competir…
Bem ou mal, o que segura o mundo hoje são os ditos BRIC (talvez só o RIC )
J
jopss
Concordo!! :thumbup:
jopss
P
pcalcado
Ninguém precisou me citar nada, eu trabalho numa empresa com filiai por 4 continentes e sei como funciona quando voc6e vai de um lugar para o outro. Não, dentro de software não há restrições.
Si, exige conhecimento especializado e por isso que essas empresas são rígidas na contratação. E isso não tem nada a ver com regulação.
E como já disse: cuidado com pessoas que não têm a mínima idéia do que estão falando e escrevem duas linhas de texto cercados por igurinhas da Hello Kitty e traduções automáticas da wikipedia.
M
Marcio_Duran
pcalcado:
Si, exige conhecimento especializado e por isso que essas empresas são rígidas na contratação. E isso não tem nada a ver com regulação.
Vc diz isso porque o seu Perfil Profissional , já esta na escala de mão de obra especializada no mínimo é Graduado, quanto a não regulamentação ela simplesmente diz que o canditado tem que ter experiência e assume tal cargo, não que isso não seja legítimo mas concerteza não é algo a se tratar como uma mão de obra que possa ser investida para outros propositos futuros e inovadores.
:idea: Naquele momento ele adquiriu experiência em um determinado produto, em outra proposta que precise do mesmo para inovar futuras tecnologias eu NÃO VOU TER ESSE PENSADOR, pois ele só SABIA O QUE ME SERVIU NAQUELE DETERMINADO Periódo de TEMPO.
"Posso não saber o desconhecido mas IREI DESVENDA-LA PELA CIÊNCIA E FILOSÓFIA", TEMOS QUE TER MUITO MAIS Mestres e Doutores isso é importante SIM.
:idea:
“Temos que ter o mínimo de organização, e não tirar as oportunidades de profissionais, que lutam por uma sociedade melhor e justa.O nosso idioma tem que ser o mais falado entre as Nações e não ser linchado pelo descaso de supostas autoridades e péssimos nacionalistas.”
:thumbup: Querem gerar empregos e trabalhar com a tecnologia isso é otimo mas dizer que são criadores dela e fazem disso uma conquista econômica se colocando como País em desenvolvimento isso é outra questão.
Vamos tomar cuidado com os falso Profetas e Filosófos do novo MUNDO.
P
peczenyj
R
rafael.lima
Se essa lei realmente entrar em vigor vai ser um caos pra quase
todo mundo que trabalha com informática…
E a mão-de-obra vai ter que abaixar pra todos nós
:?
M
mateuscunha
Boa sorte! Mas não é mais o mar de rosas que dizem! O mercado de TI por lá tem sofrido muito nos últimos tempos… Já ouvi dizer que talvez a pontuação para o visto em TI diminua! Também, com China e Ìndia como vizinhos, fica difícil competir…
Não sei se é verdade, pois não li nada a respeito, só escutei de boca no trabalho. Mas estavam comentando que algumas empresas de IT da América do Norte estavam voltando atrás quanto ao Outsourcing para a Índia devido a problemas com a qualidade.
O mercado da Australia eu não conheço, mas aqui no Canadá Java anda bem aquecido, e tem empresa com difuldade de contratar. Quando fui contratado, eles queriam dois developers, mas só eu entrei pois não encotraram outra pessoa que se encaixava no perfil. Até que apareceram alguns candidatos, mas não sairam bem nas provas de conhecimento (aqui é prática comum fazerem testes teórico, prático e até entrevista com psicólogos).
Vi uma reportagem no Jornal que as empresas estão sofrendo para preencher vagas, depois do estouro da bolha de 2001 o interece por graduação em IT diminuiu muito. O mercado reaqueceu e o número de novos profissionais entrando no mercado não tem acompanhado o rítmo, para piorar a situação os Boomers estão se aposentando.
M
mateuscunha
O profissional de IT do Brasil normalmente é muito bem visto pelas empresas por onde passa. Já está tão acostumado a carregar piano nas costas que quando entra num ambiente mais “realista” acaba tirando de letra.
Fora que devido ao mercado selvagem do Brasil ele acaba tendo que se preparar muito mais.
R
recoma
Isso sempre acontece! Há um boom, surge muita gente, mas no fim restam os melhores! (Corrida do ouro!)
O que falar da qualidade dos produtos japoneses?? Eles já foram considerados de péssima qualidade (o que a China é hoje)! Atualmente os coreanos já estão encostando e a China daqui um pouco estará lá!
A minha empresa (Européia) aqui no Brasil possui vagas abertas a meses, sem conseguir preencher! Ela deve abrir um centro fora da capital para ficar perto de uma Universidade e atrair “cérebros”…
Vi uma reportagem no Jornal que as empresas estão sofrendo para preencher vagas, depois do estouro da bolha de 2001 o interece por graduação em IT diminuiu muito. O mercado reaqueceu e o número de novos profissionais entrando no mercado não tem acompanhado o rítmo, para piorar a situação os Boomers estão se aposentando.
Os EUA (e outros países) nunca preencheram todas as vagas! Sempre “importaram” milhares de indianos! Só que os Indianos estão querendo ficar em casa! Se os mexicanos tivessem a formação que os indianos têm, os EUA derrubavam o muro! Só pra constar, universidades indianas e escolas técnicas produzem 2 milhões de graduados, sendo 300 mil não-engenheiros, mais de 200 mil engenheiros, 9 mil PhDs. O Brasil forma 36 mil engenheiros por ano…
Até onde eu sei a Austrália nunca foi mar de rosas nenhum, bem como qualquer lugar do mundo. O único lugar que eu li sobre pontuação em visto não contar mais com TI foi no blog de um certo brasileiro cujo único objetivo é… falar mal de brasileiros. Pode ser verdade mas isso não impede que se venha para cá a trabaho. Dá uma olhada no Seek IT (uma versão do Seek só para TI) e você vai ver que, como em quaquer lugar do mundo capitalizado, aqui existe alta demanda por profissionais de tecnologia.
Ah, e é claro, a ThoughtWorks AU está sempre com vagas abertas.
BTW, alguem entendeu alguma coisa (qualquer uma!) do que o DuranDuran Crocodilo falou?
G
glaucioguerra
pcalcado:
BTW, alguem entendeu alguma coisa (qualquer uma!) do que o DuranDuran Crocodilo falou?
Juro que tentei várias vezes. Desisto.
E
Emerson_Macedo
Cara, eu juro que eu tentei. To falando sério, sem ironia, mas é impossível entender.
DuranDuran Crocodilo foi ótimo. Lembro bem das threads com o Crocodilo. Será que realmente é a mesma pessoa?
L
le-silva
Dessa vez ele caprichou no gerador de lero-lero… Não entendi nada!
T
tnaires
Mas eu acho que ele tem melhorado em relação ao que já foi.
L
luistiagos
estive pensando esta lei ate teria uma vantagem… no mercado de TI a concorrencia é muito grande… falta emprego e ja falta emprego porai… com esta lei a concorrencia tende a diminuir bastante… com isto tera mais empregos para os formados e alem disso qdo se tem mão de obra escassa o salario e maior… como são poucos que se formam em CC e cursos afims… tendo menas mão de obra teoricamente o salario seria melhor ja que não dara mais pra achar qualquer neguinho para ocupar os cargos… isto ate que seria bom para um lado mas tbm ruim para outro lado… sendo que quem ja esta na area a tempo teria q se formar mesmo ja sabendo a maioria das coisas que vai aprender e tendo que aprender um monte de baboseiras inuteis… e tbm sera ruim para quem ainda esta cursando a faculdade como no meu caso… em base tem um bom lado e um lado ruim… mas que lado pesa mais na balança?
E
Emerson_Macedo
O lado de aumentar o salário não acho que iria acontecer. O que acho que iria acontecer é as empresas contratarem fornecedores estrangeiros para fazer o trabalho.
Quanto ao lado negativo é isso ai que você falou mesmo. E pior, muita gente iria procurar outra coisa pra fazer.
U
urubatan
isto seria apenas péssimo …
se não tiver mão de obra, as empresas vão parar de trabalhar com isto no brasil …
efeito contrario ao esperado …
até um limite de falta de máo de obra, simplesmente aumenta o valor dela, quando de escassa passa a quase inexistente, a demanda começa a ser redirecionada …
C
cmoscoso
Nao falta emprego em TI para profissionais competentes (não necessariamente graduados!), pelo contrario, falta é profissional. O que você considera como “lado bom” nada mais é do que piorar ainda mais essa situação.
Falta, e muito mesmo, mão-de-obra. Demais. O problema é que as empresas precisam de mão-de-obra qualificada, o que geralmente a maioria das faculdades não produz. Que faculdade por aí ensina OO de verdade, técnicas atuais e eficientes de análise e programação (como TDD por exemplo, que resolveria muito dos problemas encontrados por aí hoje), tecnologias eficientes para aumento da produtividade como MDD ou DSL’s, entre muitas outras coisas?
Me entristece muito ver que no Brasil as faculdades estão cada vez mais voltadas para o mercado corporativo, ou seja, elas procuram ensinar o que empresas dirigidas por administradores, que não entendem nada de tecnologia, acham bom. Como os administradores querem cada vez mais não depender de pessoal técnico, acabam engessando os modelos de desenvolvimento. E pior que todo mundo acha isso bom. O caminho é o inverso! Menos burocracia inútil e mais produtividade. Mas eles são os administradores, eles sabem o que fazem.
Digo isso por experiência própria. Fiz um ano de sistemas de informação em uma faculdade que se auto-intitula a melhor de informática de SP. Certa aula com o professor da matéria sistemas de informação, que estava lecionando sobre CMM, eu perguntei como esses modelos de desenvolvimento lidavam com metodologias ágeis. O cara enrolou, enrolou, e não falou nada. Ele nem sabia o que era um metodologia ágil, uma tendência atual e moderna!!! É a esse tipo de professor que eu vou confiar meu desenvolvimento acadêmico? Jamais.
Parei com a facul por que eu estava ficando burro, eheheh. Se eu ia pra facul, não tinha tempo de ler os meus livrões e aprender um monte de coisas q eu sei que vai ajudar muito no meu desenvolvimento profissional. Para se ter uma idéia os últimos livros que comprei foram o Object-Oriented Software Construction, do Bertrand Meyer (sugestão do calçado), e um de C++ para baixo nível. Quando eu aprenderia isso em uma faculdade convencional?
Pelo que entendi não muda nada, a nao ser que você queira ser um analista de sistemas.
L
Leozin
desculpem a minha ignorância, mas ainda tenho MUITA dúvida a respeito dessas coisas
por exemplo
uma vez regulamentado isso (essa parafernália de ter que ser formado pra atuar e blablabla) e, na minha situação (consultor sem formação superior), poderia:
Continuar atuando como consultor? Ou seja, trabalhando como PJ mesmo sem ter formação?
Poderia ter uma empresa? Digo, um esquema de fábrica de software (cujo qual eu estaria desenvolvendo também) ou desenvolvimento de produto? (tá tanto faz…)
Engraçado é lembrar que o senador Eduardo Azeredo, que defende o projeto junto a CCT (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática), é o criador (?) do projeto de lei para controle da internet. Curioso não?
N
neofito
Leozin:
desculpem a minha ignorância, mas ainda tenho MUITA dúvida a respeito dessas coisas
por exemplo
uma vez regulamentado isso (essa parafernália de ter que ser formado pra atuar e blablabla) e, na minha situação (consultor sem formação superior), poderia:
Continuar atuando como consultor? Ou seja, trabalhando como PJ mesmo sem ter formação?
Poderia ter uma empresa? Digo, um esquema de fábrica de software (cujo qual eu estaria desenvolvendo também) ou desenvolvimento de produto? (tá tanto faz…)
Bom, não tenho certeza, mas se funcionar semelhantemente a engenharia, teria que haver um profissional “responsável” para assinar os projetos. Portanto, ter uma empresa sem um responsável legal (ou seja, com canudo) não seria possível. Já atuar como consultor, dependeria da empresa para a qual o serviço seria prestado. Se ela tiver alguém para assinar, sem problemas, caso contrário, adeus.
por exemplo
Bom, não tenho certeza, mas se funcionar semelhantemente a engenharia, teria que haver um profissional “responsável” para assinar os projetos. Portanto, ter uma empresa sem um responsável legal (ou seja, com canudo) não seria possível. Já atuar como consultor, dependeria da empresa para a qual o serviço seria prestado. Se ela tiver alguém para assinar, sem problemas, caso contrário, adeus.
:evil:
Eu posso estar enganado pois não li o texto do PL mas pelo que entendi é regulamentacao da profissao de analista de sistemas e tecnico de informatica. Você nao poderá ter o cargo de analista de sistemas na sua carteira de trabalho se nao possuir diploma. Acho que não há nada dizendo sobre a necessidade de se ter um analista de sistema para assinar a construcao de um sistema de software.
Mas outra dúvida que me surgiu foi: E seu for contratado como programador ou desenvolvedor na carteira de trabalho? O que esse PL diz sobre esses casos?
N
neofito
cmoscoso:
… Eu posso estar enganado pois não li o texto do PL mas pelo que entendi é regulamentacao da profissao de analista de sistemas e tecnico de informatica. Você nao poderá ter o cargo de analista de sistemas na sua carteira de trabalho se nao possuir diploma. Acho que não há nada dizendo sobre a necessidade de se ter um analista de sistema para assinar a construcao de um sistema de software.
Mas outra dúvida que me surgiu foi: E seu for contratado como programador ou desenvolvedor na carteira de trabalho? O que esse PL diz sobre esses casos?
Realmente preciso ler o texto do projeto de lei, mas a afirmação do nosso querido senador Eduardo Azeredo dá a entender a necessidade de um profissional para assinar os projetos.
L
luiscesarinfo
Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração. Esses projetos não visam proibir ninguem de trabalhar, eles sempre contemplam os profissionais que não tem nivel superior e quem determina se um cara vai ganhar mais ou menos é o mercado e a empresa na qual o cara vai trabalhar.
Mesmo nas profissão que já tem conselho, essa parada de piso salarial é só figuração, na pratica, isso não existe.
Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.
Abraços a todos.
Luís César
M
Marcio_Duran
luiscesarinfo:
“Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração.”
“Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.”
Abraços a todos.
Luís César
Tem que regulamentar sem tirar o mérito de quem já é um profissinal por experiência em determinadas áreas da Tecnologia da Informação.
Na certa isso vem valorizar a Categoria de TI, mas temos que ficar esperto em não deixar que certas pessoas em fazerem disso tratados ou acordos políticos.
8) O Mercado interno roda por empresas Multinacionais que estão no Brasil, ao mesmo tempo isso pode vir a ser um efeito perigoso por essas empresas começarem a importar mão de obra especializadas, tirar os profissionais brasileiros que já estão alocados em suas funções.
:idea: Poderia ser feito assim, as pessoas que já tem uma experiência comprovada poderiam fazer uma prova de eliminação de materia ao curso superior de sua especialização e eliminar grades da graduação e tirarem seu Diploma de Nivel Superior em áreas desejadas, caso ele não atinja média cursaria em 1 ou 2 anos dependendo do assunto teorico que irá encarar, assim adquerindo o Diploma de Bacharel ou Tecnologo.Isso não é um vestibular, e sim um ajuste à dar guarda para quem já tem anos de Camisa em TI.
Acho justo pelo fato de que eles ja vem atuando nessas Multinacinais, e já seguraram a bronca de muitos Gerentes de TI Graduado em CC, que nem um comando IF sabe usar.
L
luiscesarinfo
O que me incomoda na maioria dos posts é o fato de falarem que estão desmerecendo quem não tem nível superior, e acabam desmerecendo quem procurou estudar e hoje tem uma graduação. Só pra constar…
[]'s Luis Cesar
M
Marcio_Duran
luiscesarinfo:
O que me incomoda na maioria dos posts é o fato de falarem que estão desmerecendo quem não tem nível superior, e acabam desmerecendo quem procurou estudar e hoje tem uma graduação. Só pra constar…
[]'s Luis Cesar
Investimento para formar um profissional em CC é caro realmente sem falar que o curso é estressante.
Na Espanha quem Estuda ou Cursa uma Universidade não Trabalha e ainda tem apoio financeiro do governo, todavia no BRASIL não temos essa realidade e quem já vestiu a Camisa de TI deu as caras e se em caixaram nas Empresas e Consultorias, eles hoje merecem serem reconhecidos, se o Brasil não tem economia para dar uma igualdade de educação, as pessoas que foram autodidatas e conseguiram se posicionar , merecem Mérito de ser.
Acho que devem procurar fazer uma intervenção frente ao órgão Disciplinar da USP através do MEC e pedir uma solicitação especial para cursar a Universidade assim fazendo eliminação de Matéria, como uma forma até mesmo de reparação ao Estado falido, frente a situação desse profissional que tanto já beneficiou o seu País.- Pra que dar minha vaga pra Gringo ?
P
pcalcado
luiscesarinfo:
Sou a favor da regulamentação da profissão, mas acho que não é para a nossa geração. Esses projetos não visam proibir ninguem de trabalhar, eles sempre contemplam os profissionais que não tem nivel superior e quem determina se um cara vai ganhar mais ou menos é o mercado e a empresa na qual o cara vai trabalhar.
Mesmo nas profissão que já tem conselho, essa parada de piso salarial é só figuração, na pratica, isso não existe.
Concordo com um post anterior que diz que educação superior hoje, NÃO é Diferencial e SIM Essencial.
Luis, se você vai ler o resto dos arumentos vai ver que isso não soluciona nem metade dos roblemas citados nesta thread.
L
luistiagos
Otima ideia esta de poder eliminar as materias atravez de provas… deveria ser assim as coisas… mesmo quem fez uma materia na facul e não conseguiu passar com isto poderia ter a chanse de um “retake” e aqueles que ja estão a tempo na area tbm tem a chanse de conseguir um diploma com menos tempo cursando a facul…
quem ja é auto-didata e trabalha a tempo com desenvolvimento so vai perder seu tempo em diciplinas de programação basica, engenharia de software basica, bd basico… etc… se querem forçar o profissional a ter diploma pelomenos não force ele se atrasar na vida dele com coisas basicas…