Projeto: Sistema GPS capaz de localizar contatos via internet através do numero de telefone

9 respostas
M

Olá pessoal

Sou estudante de graduação de engenharia da computação e estou no 5 periodo.

Tenho uma ideia para fazer um trabalho de conclusao de curso e preciso de uma opiniao. Ainda tenho 1 ano e meio pra fazer o trabalho e estou disposto a gastar uma boa parte do meu tempo nele.

Bom, teoricamente funcionaria da seguinte forma: um sistema, instalado em um dispositivo movel, seria capaz de localizar contados (outros telefones moveis) em um mapa utilizando o numero do telefone. Ele teria que funcionar via web.

Seria basicamente um GPS que localizaria números de celular

Acho que não é muito complexo para um trabalho de conclusão mas achei interessante.

No mapa, pensei no Google maps.
Se possivel, desenvolveria esse sistema para laptops e desktops (apenas pra consulta de contado)

Num faço a menor ideia de como fazer isso… :wink:
A minha intenção é desenvolver esse sisteminha em java.
Precisava de um norte e de um ponto inicial.

Vcs acham que isso serve de trabalho de conclusao?
Se possivel, gostaria de uma opiniao pra deixa-lo um pouco mais complexo…

Valeu gente… :slight_smile:

9 Respostas

D

Olá

Tem um sistema da Google chamado Google Latitude, que ele mostra onde cada pessoa da sua lista está.

Mas precisa estar conectada na Internet, usar plano de dados e habilitar essa funcionalidade.
Creio que você use o mesmo esquema.

Fora que uma forma de localizar o celular, GPS integrado ou por Triangulação.
Ter um servidor que associe você a uma lista de contato.

Em linhas gerais é o core do seu sistema.
Veja o Google Latitude que te ajudará bastante… ok

Espero ter ajudado
Flwss

M

thiago.filadelfo:
Olá

Tem um sistema da Google chamado Google Latitude, que ele mostra onde cada pessoa da sua lista está.

Mas precisa estar conectada na Internet, usar plano de dados e habilitar essa funcionalidade.
Creio que você use o mesmo esquema.

Fora que uma forma de localizar o celular, GPS integrado ou por Triangulação.
Ter um servidor que associe você a uma lista de contato.

Em linhas gerais é o core do seu sistema.
Veja o Google Latitude que te ajudará bastante… ok

Espero ter ajudado
Flwss

Obrigado pela dica!!!

^^

M

Mas tem como fazer isso?
Serve como TCC?
É muito dificil?

To meio sem saber se posso fazer isso ou se preciso procurar outro tema…
Valeu

D

Olá

Então é bem trabalhoso, acho que encaixa perfeitamente com uma monografia de conclusão de curso.
Como disse precisa mergulhar neste trabalho e dedicar ao máximo para poder realizar todo o que está sendo proposto.

Sugiro começar da estudar WebServices e J2ME, se caso for fazer em Java ou se for fazer em outra plataforma.
Define certinho o escopo de seu projeto. O que será abrangido pelo sistema, ou que será feito e estudado.
Isso faz com que você não saia do curso da monografia.
E seu orientador está junto com seu trabalho para dar o norte.

ok!!

Desejo uma boa monografia.
E seja dedicado!!!

Flwsss

D

Olá!

Eu sugeriria antes de começar a estudar qualquer outra coisa, levantar um estudo de como você vai localizar o seu contato, afinal, localizar uma pessoa através de triangulação por exemplo, exige hardware específico ( antenas ), para levantar aonde ele está conectado na web, não sei dizer o grau de dificuldade em caso de celulares.

Agora… uma dica minha quanto a tcc, não invente muito, se possível reduza o máximo o escopo do seu projeto pois o tempo voa, e coisas como esse projeto que está propondo levam muuuito tempo. E nesse semestres restantes vc pode muito bem trocar de emprego e perder todo o tempo disponível que possui. Digo tudo isso por experiência própria.

Abracos!

B

É tipo o antigo Vivo Localiza??

M

Num sei… como funciona o vivo localiza???

Mas aqui…
Num to afim de mexer com antena…
Tava pensando… é possível obter localização atraves de um GPS???
Tipo esses aparelhos celulares que ja possuem GPS instalados…
Só para obter mesmo as coordenadas…

vlws

T

Cara, é muito complexo isto.

A unica operadora que tu vai conseguir isto é a nextel, que tem o gps fica conectado a nextel o tempo todo, ou seja qualquer aparelho nextel pode ser localizado se estiver ligado mesmo em standby, as outras operadoras só consegue localizar se estiver em algum tipo de ligação, ou seja conexão entre celular e antena.

Se você for especificar só a nextel, tu consegue fazer mais o trabalho é bem duro.
Se você for fazer todas as operadoras, há grandes chances de você se enrolar com o tempo restante. e podendo não conseguir entregar o projeto funcioonando como você queria.

M

E aqueles celulares (Sumsung I8000 por exemplo) que possui GPS?
Tem como obter as coordenadas geografica a partir do GPS dele não?

Se eu conseguir extrair as coordenadas talvez eu consiga envia-las pela internet e jogaria num mapa…
Será que isso da certo?

Acho que usar o numero de telefone nao vai da muito certo mesmo… rsrs
Valeu pessoal

Criado 3 de junho de 2010
Ultima resposta 9 de jun. de 2010
Respostas 9
Participantes 5